Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Gravatá contará com 17 vereadores a partir de 2025

 As duas novas vagas não causam prejuízo aos cofres públicos, pois está dentro do orçamento já destinado do executivo para o legislativo.



A partir de 2025 a Câmara Municipal de Gravatá, agreste pernambucano, passará a ter mais dois novos vereadores em seu quadro funcional. O Poder Legislativo aprovou por unanimidade a emenda modificativa Nº 0001/2023 que modificou a Lei Orgânica do Município, e por isso passará a ter 17 vereadores na próxima legislatura.


A ampliação no número de vereadores está fundamentada legalmente, pois dados do novo senso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou que o número de habitantes em Gravatá se elevou. Cidades com população entre 80/120 mil habitantes podem ter até 17 vereadores.


Com mais dois novos vereadores, fica mais fácil se tornar vereadores no município, pois o coeficiente, ou seja, o total de votos que um partido deve ter para eleger um vereador, fica menor a partir das eleições do próximo ano. As duas novas vagas não causam prejuízo aos cofres públicos, pois está dentro do orçamento já destinado do executivo para o legislativo.

O ex-presidente da câmara, Pedro Martiniano, já pensou no aumento do número de vagas, e durante a reforma do plenário da Casa Elias Torres já havia planejado o ambiente para comportar os 17 vereadores que tomarão posse brevemente.

Ainda é preciso seguir um rito para que efetivamente as duas novas vagas passam a existir. Primeiro o projeto precisou ser aprovado. Agora a matéria segue para aprovação do Prefeito Joselito Gomes (PSB). Uma vez que aprovada pelo Paço Municipal, o projeto retorna para a câmara, que deverá remeter seu conteúdo para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/PE), para que a partir disto o algorítimo vogue nas próximas eleições.



pernambuconoticias

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários