CLIQUE NA IMAGEM E VISETE-NOS




------------------------------------------------------------------------------------------------


Devido ao número crescente de casos de COVID-19 na nossa cidade (inclusive com afastamentos de funcionários, médicos e enfermeiros), medidas de profilaxia devem ser adotadas. 

Assim, comunicamos que a máscara é obrigatória para entrar nas unidades de saúde em Gravatá e que as pessoas não devem se dirigir a esses locais sem o Equipamento de Proteção Individual (EPI).

Não há, ainda, casos graves e que provoquem a necessidade de internamento, mas são necessárias medidas preventivas para que a situação esteja sob controle.
------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Saúde informa: Fornecimento de medicamentos psicotrópicos garantidos por mais um ano



Mais de R$ 3 milhões são investidos para garantir esses medicamentos de forma ininterrupta

 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, autoriza pregão eletrônico para aquisição de Medicamentos Psicotrópicos por 12 meses, com o valor de referência o montante de R$ 3.105.064,25

 

Essa medida é essencial e visa suprir as necessidades apuradas pela Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) para fornecimento ininterrupto de 30 tipos de medicamentos às Unidades Básicas de Saúde, à Farmácia da Gente, ao Hospital Municipal Dr. Paulo da Veiga Pessoa e ao Serviço de Atendimento Domiciliar.

 

fotos: Anderson Souza (SECOM)

------------------------------------------------------------------------------------------------

Saúde do Homem: mototaxistas recebem atendimento primário de saúde na Praça Aarão Lins de Andrade


Ação teve vacinação, teste rápido, agendamento de exames e de atendimento médico, além de orientação sobre acidentes de transporte terrestre

 

 

 

A saúde do homem está recebendo atenção especial da Prefeitura de Gravatá neste mês, quando é realizada a campanha Novembro Azul, que trabalha a prevenção do câncer de próstata.  

 

 

Na sexta (25), a Secretaria Municipal de Saúde montou uma estrutura na Praça Aarão Lins de Andrade, local em que há uma grande concentração de mototaxistas, onde ofertou vacinação contra a covid, febre amarela e gripe, teste rápido de HIV, sífilis e covid, agendamento de exames laboratoriais de rotina como hemograma, triglicerídeos e glicose, além de agendamento para atendimento médico nas Unidades de Saúde da Família para a próxima semana. 

 

 

A equipe estava aproveitando para orientar mototaxistas, público alvo da ação, sobre acidentes de transporte terrestre, onde verificou-se que 83% das ocorrências foram com motociclistas.  

 

 

O mototaxista Rosivaldo Correia de Melo (sentado), de 34 anos, foi um dos profissionais atendidos na ação desta sexta. “Essa é a primeira vez que está acontecendo isso aqui e eu estava com uma dúvida para falar com o médico e já marquei aqui minha consulta e meu exame. Como é uma correria eu não tenho tempo e pra gente foi muito bom. Recomendo que outros colegas procurem o cuidado médico porque é para o nosso bem e não perde tanto tempo assim”. 

 

O objetivo é atender o público que geralmente não procura atendimento médico nas Unidades de Saúde de forma espontânea, como fala o secretário de Saúde de Gravatá, Laércio Lemos. “É bom que eles conversem uns com os outros, porque o homem é muito resistente em relação à saúde. Não quer fazer exame, nem ir ao médico, e os mototaxistas tendo conhecimento dessa ação incentivam outros colegas e os homens em geral. Isso não se restringe à essa ação de hoje. No dia a dia, nos postos, procurem as unidades de saúde de Gravatá para fazer esses exames. O mês de novembro é apenas para chamar a atenção da necessidade dos homens terem esse acompanhamento da saúde, mas é uma ação que permanece o ano inteiro, em todos os postos”.  

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

------------------------------------------------------------------------------------------------


Natal: Doações para o segundo ano da campanha Doe Brinquedos, Ganhe Sorrisos podem ser feitas até 13 de dezembro



População gravataense é convocada mais uma vez para fazer a alegria de crianças no Natal deste ano com a doação de brinquedos novos

 

 

A alegria de uma criança é algo que cativa o coração de muitas pessoas e uma forma de conseguir isso é dando um presente de Natal para ela. Se for um brinquedo, então, a felicidade é ainda maior.

 

Por isso, pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, realiza a campanha “Doe Brinquedos, Ganhe Sorrisos, a doação que faz bem ao coração”, proposta que pretende arrecadar brinquedos, de preferência novos, para alegrar a data comemorativa de meninas e meninos da cidade.

 

Este ano, os pontos de arrecadação são: Prefeitura de Gravatá (R. Cleto Campelo, 268, Centro); Secretaria de Assistência Social e Juventude (Avenida Dantas Barreto, 51, Centro)Secretaria de Administração e Finanças (Rua Izaltino Poggy, 265, Prado).

 

A campanha de sensibilização será realizada em vários pontos da cidade, através das equipes dos Centros de Referência de Assistência Social – CRAS, crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Formação de Vínculos – SCFV,  e equipe do Programa Criança Feliz, com panfletagem indicando os locais de distribuição e coleta dos presentes.

 

Participe desta campanha e garanta a alegria de muitas crianças de Gravatá.

 

Serviço:

Campanha Natalina Doe Brinquedos, Ganhe Sorrisos

Até 13 de dezembro

Pontos de arrecadação:

  • Prefeitura de Gravatá  – R. Cleto Campelo, 268, Centro 
  • Secretaria de Assistência Social e Juventude – Avenida Dantas Barreto, 51, Centro
  • Secretaria de Administração e Finanças – Rua Izaltino Poggy, 265, Prado

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

 

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Gravatá garante imunização da COVID-19 em crianças com comorbidades de 6 meses a 2 anos



Pais ou responsáveis podem realizar a vacinação de suas crianças no Centro de Vacinação localizado na Praça da Rua do Norte

 

Nesta quinta-feira (24), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, deu início a vacinação das crianças com comorbidades de 6 meses a 2 anos no Centro de Inclusão Gravatá (CIG) e no Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança (SERC).

 

Realizada pela equipe do Programa Nacional de Imunização (PNI), os pequenos estão sendo protegidos pela primeira dose da vacina da Pfizer Baby.

 

Vale destacar que, para receber a dose, o cadastro deve ser feito pelos pais ou responsáveis no Centro de Vacinação, na Praça da Rua do Norte, de segunda a sexta, das 08h às 15h. É necessário apresentar documento oficial da criança e do pai e/ou mãe.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Equipe do PNI Gravatá

------------------------------------------------------------------------------------------------

Ampliação de funcionamento: Centro de Testagem realiza atendimento aos sábados das 8h às 12h



Buscando atender melhor a população gravataense, a Prefeitura de Gravatá amplia dia de funcionamento do Centro de Testagem ao lado do SAMU

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, comunica à população gravataense que o Centro de Testagem, que funciona no Hospital Municipal Drº Paulo da Veiga Pessoa, ao lado da base do SAMU, começa a realizar atendimentos também aos sábados.

 

Para atender melhor aos pacientes que precisam desse serviço, a testagem acontece no município de segunda a sexta-feira das 08h às 16h, e amplia o atendimento aos sábados, das 08h às 12h.

 

É indicado aos pacientes que apresentam sintomas gripais com pelo menos 3 dias de início dos sintomas, realizando a coleta até o 8° dia de início dos sintomas. Basta levar a documentação pessoal e cartão SUS.

 

Reportagem: Mathilde Souza

------------------------------------------------------------------------------------------------

Começa a aplicação da 5ª dose da vacina contra Covid em Gravatá

 por Filipe Vasconcelos

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, convoca as pessoas com 80 anos ou mais para tomarem a 5ª dose da vacina contra a Covid-19. É necessário ter tomado a 4ª dose há, no mínimo, quatro meses, para tomar a vacina.

Para receber a dose, é preciso levar um documento com foto, CPF e o cartão de vacina. A vacinação vai acontecer em todas as USFs e no Posto I, das 08h às 16h, e no Centro de Vacinação, das 08h às 12h e das 13h às 16h.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito participa de encerramento da Ação Cultural Pernambuco na Luta contra as Drogas que teve cerimônia emocionante

Ana Paula Figueirêdo 

Ação movimentou a cidade por 15 dias, com diversas atividades, como cursos, oficinas, atividades esportivas e palestras 

 

 

 

A política de construção para uma nova sociedade com efeito multiplicador foi uma das motivações da Ação Cultural Pernambuco na Luta contra as Drogas, que teve o encerramento na noite da quarta (23), na Quadra do Povo.

 

 

A solenidade reuniu público que participou dos cursos realizados ao longo dos 15 dias de atividades, secretários municipais e executivos de Gravatá, além de demais autoridades. 

 

 

Estavam presentes na mesa o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o presidente do Instituto Asa Branca, José Maria de Souza, o gestor público Leandro Araújo, representando o deputado estadual pastor Cleiton Collins, autor da emenda parlamentar que proporcionou esse evento, o comandante da 5ª CIPM, Kléber de Freitas, o promotor de Justiça da 2ª Promotoria de Gravatá, Ivan Viegas, o representante do SENAI, Matheus Correia, o representante do SEBRAE-PE, Chaslon Bruno, e o secretário de Desenvolvimento Econômico de Gravatá, João Paulo de Lemos. 

 

 

Leandro Araújo é ex-usuário de drogas e ele falou como esse tipo de iniciativa impacta na vida da sociedade. “Quero agradecer ao deputado Cleiton Collins por destinar uma emenda parlamentar  ao instituto e realizar essa ação, que vem desfazer todo estigma e preconceito no que diz respeito a esse público e você gera oportunidade no acolhimento. Essa ação veio para Gravatá com esse enfoque de convidar e oferecer oportunidades e vamos construir um novo olhar para essa população. Parabenizo Gravatá por receber essa iniciativa junto ao Instituto Asa Branca”. 

 

 

O presidente do Instituto Asa Branca fez o balanço dos 15 dias da ação cultural. “Nós tivemos desde a palestra de abertura com Netinho da Bahia, falando sobre o não uso anabolizantes e realizamos ainda mais seis palestras, no lado formativo foram mais de 20 oficinas e cursos, acima de 450 inscrições, muito bem sucedido. Na parte esportiva tivemos a corrida pedestre e a corrida de bike, além de oficinas de Break Dance e de Maracatu com o Sol Nascente. O evento foi exitoso e Gravatá nos deu um retorno mais que esperado. O Instituto já teve outros eventos menores e esse é o nosso grande evento inicial e que venham outros tão exitosos como esse”.

 

 

O chefe do executivo municipal destacou que “foram dias preciosos de acolhida, aprendizado, de partilha, um caminho verdadeiramente de prevenção, porque a luta contra as drogas implica antes de tudo um trabalho de prevenção e nós acreditamos que vidas são salvas, transformadas e um sentido que falta para muita gente em sua existência é encontrado através de ações assim. O trabalho sempre continua porque nosso compromisso é com as pessoas”. 

 

 

Estiveram presentes ainda, prestigiando o encerramento da ação cultural, o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, a secretária executiva de Assistência Social e Juventude, Viviane Salgado, o secretário executivo de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Ricardo Machado, a chefe de gabinete, Liliane Costa, e o comandante da Guarda Civil Municipal de Gravatá, André Paiva. 

 

 

Ao final da solenidade, os certificados dos cursos foram entregues aos concluintes. 

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

------------------------------------------------------------------------------------------------

Decreto 054/2022 estabelece horário de expediente nos órgãos municipais nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2022

 por Rodolfo Lima

Confira a dinâmica em que os órgãos funcionarão nos dias de jogos

A Prefeitura de Gravatá, publicou o Decreto 054/2022 que estabelece o expediente dos órgãos municipais da administração direta e indireta de Gravatá nos dias de realização dos jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo FIFA 2022, bem como dispõe sobre a compensação das horas não trabalhadas, conforme especifica.

Art. 1º – Em caráter excepcional fica alterado o horário do expediente dos órgãos municipais integrantes e subordinados à administração direta e indireta nos dias em que a Seleção Brasileira de Futebol jogar nos meses de novembro e dezembro de 2022, nos termos deste Decreto:

§ 1º O horário de expediente, nos dias referidos no caput deste artigo, será:

I – das 07h às 13h, quando o jogo ocorrer às 16h;

II – das 07h às 10h, quando o jogo ocorrer às 12h ou às 13h;

Clique em DECRETO 054/2022 e confira na íntegra.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Gravatá marca presença na 29ª Agrinordeste e produção de flores são destaque no evento

 por Ana Paula Figueirêdo | 

Feira é maior evento indoor do agronegócio no Norte e Nordeste e a Suíça pernambucana participa com a exposição de flores tropicais 

 

 

 

A 29ª Agrinordeste começou na terça (01), no Centro de Convenções, em Olinda (RMR), e Gravatá marca presença mais uma vez, com o estande da cidade serrana de Pernambuco recebendo o público com as flores típicas da região, logo na entrada da feira. 

 

 

A Prefeitura de Gravatá é uma das mais de 40 gestões municipais e seus produtores que participam da feira este ano. 

 

 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, prestigiou a abertura do evento, junto com a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Paulo de Lemos, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Lula do Padre, o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL, Jaime Prado, o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, e a diretora de Cultura, Thamires Ferreira. 

 

O chefe do executivo municipal percorreu a feira  junto com a comitiva e prestigiou estandes que levaram o melhor de Gravatá para a 29ª Agrinordeste, além de visitar estandes de outras cidades, como a vizinha Pombos e Lagoa do Carro, que fica na Zona da Mata Norte. 

 

 

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (FAEPE), Pio Guerra, destacou a participação de Gravatá no evento. “Só o fato de Gravatá ser um grande destino turístico, pois o próprio Ministério do Turismo sabe valorizar a importância da cidade para o turismo rural no estado de Pernambuco e tem também a importância na floricultura, sobretudo com suas flores temperadas que trazem regularmente uma beleza diferenciada, uma qualidade de bom gosto dos seus produtos na feira da Agrinordeste e acredito que o maior representante do turismo rural do estado seja Gravatá”.

 

Jaime Prado falou de planos para um futuro próximo que vai agradar a todos. “O turismo de natureza hoje é muito mais amplo e é um dos segmentos em que Gravatá é muito rica. Temos vários atrativos e, entre eles, está a floricultura. A administração do prefeito Joselito, em uma das incubências que ele colocou foi para estudarmos uma forma de termos rotas específicas para a floricultura, para que nossos visitantes, além dos outros atrativos que Gravatá já tem, tenham mais essa opção e possa conhecer nosso nível de produção de floricultura que o Brasil já conhece e usa e que os visitantes de Gravatá às vezes nem sabem que são produzidos em nossa terra”.   

 

Lula do Padre falou sobre a produção rica da agricultura de Gravatá. “Gravatá tem sido destaque em todos os eventos realizados em Pernambuco devido a uma administração de alta qualidade que nós temos capitaneada pelo prefeito Joselito. Desta vez estamos aqui na Agrinordeste expondo as flores. Gravatá que está entre as quatro cidades do país em produção de flores, sendo a maior do Norte/Nordeste, flores que elevam o nome de nossa cidade, de tal forma que seja trazida a implantação de um turismo rural que passa pela rota das flores, que é uma determinação do prefeito Joselito para que isto se torne uma realidade e que a nossa cidade continue trilhando o caminho do desenvolvimento. Abastecemos, além do Norte e Nordeste, o Sul do Brasil. E vemos que Gravatá é um expoente na produção de flores tropicais”. 

 

João Paulo de Lemos destacou o trabalho dos produtores rurais para o crescimento da economia local. “Estamos aqui pelo segundo ano consecutivo, expondo nossos produtos, prestigiando a Agrinordeste, em parceria com a SECTURCEL, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e trouxemos esse produto nosso que são as flores. Temos aproximadamente 300 produtores de flores em Gravatá, que geram mais de mil empregos na cidade, então é um segmento que faz parte da nossa economia e é bem aquecido. E Gravatá, que tem potencial para o turismo rural, será inserida nesse retorno daqui para frente”.

 

O prefeito Joselito Gomes comemora o retorno do aquecimento das vendas dos produtores rurais de Gravatá. “Muito importante nesse momento mais uma edição da Agrinordeste e Gravatá poder apresentar seu principal produto, que são as flores. Depois de um tempo tão difícil que vivemos, pouco a pouco a normalidade vai sendo retomada e isto é positivo para o produtor, a oportunidade de trabalho em nosso município e aqui estou visitando nosso estande que está lindo e convido você para participar do evento. Nosso trabalho continua porque é focado no compromisso que temos com as pessoas”.

 

 A 29ª Agrinordeste  segue até a próxima sexta-feira (04) e a entrada é gratuita.

 

 

29ª Agrinordeste – A maior feira indoor do agronegócio do Norte e Nordeste funciona das 10h às 21h e a entrada é gratuita. A Agrinordeste é uma realização da Faepe, com patrocínio do Sebrae nacional, Sistema CNA/Senar, Senar Pernambuco e Banco do Nordeste. A feira conta com apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Ministério do Turismo. Neste ano, a feira ocupa 18.670 metros quadrados do Pavilhão de eventos do Centro de Convenções, o que representa um crescimento de 51% em relação à edição de 2021. Além disso, o período de duração também foi ampliado, passando de três para quatro dias. (Fonte: https://www.agrinordeste.com.br)

 

 

 

 

Serviço:

29ª Agrinordeste

De 1 a 4 de novembro

Das 10h às 21h

Centro de Convenções de Pernambuco, Olinda

Entrada grátis 

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Gravatá orienta trânsito no Cruzeiro para o Dia de Finados

T Ana Paula Figueirêdo |

Objetivo da mudança temporária é para garantir a segurança de todas as pessoas que vão homenagear os parentes mortos

 

 

Na próxima quarta-feira, dia 02 de novembro, será celebrado o Dia de Finados, quando muitas pessoas se dirigem aos cemitérios e rendem homenagem aos parentes que já morreram, com flores, velas e rezas.

 

Com o aumento da movimentação no Cemitério de Santo Amaro, que fica na área urbana de Gravatá, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil e do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Gravatá – DMGTTRANS, orienta motoristas e pedestres sobre a logística do trânsito para este dia.

 

O secretário de Segurança e Defesa Civil de Gravatá, Gilmar Oliveira, explica que “os carros deverão subir até o cemitério em sentido único, e retornarão pela lateral do logradouro, saindo na Rua 1 de Janeiro. O estacionamento será permitido em um lado da via e em frente ao cemitério. Com isso, as pessoas com dificuldade de locomoção poderão desembarcar próximo e a Guarda Civil Municipal (GCM) estará presente para orientar e disciplinar o trânsito das 06h às 18h”.

 

A orientação também é que os motoristas sigam as placas de sinalização e, na dúvida, mantenham contato com a GCM, que terá 20 agentes à disposição da população neste dia.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza e Marcone Barros (SECOM)

------------------------------------------------------------------------------------------------

Paratletas gravataenses garantem vitória no Campeonato Challenger Plus Recife 2022

por Mathilde Souza 


A Prefeitura de Gravatá oferece todo apoio aos paratletas do município que se destacam em grandes torneios a nível nacional

 

No último domingo (23), os paratletas gravataenses participaram do Campeonato Challenger Plus Recife 2022, na etapa nacional de tênis de mesa, no Ginásio do Geraldão, na Imbiribeira.

 

O esporte tem crescido e ganha todo apoio da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer. 

 

Os paratletas conquistaram colocações como Sara, que foi vice-campeã da Classe C2 (Cadeirante), Guilherme – 3 Lugar Classe C9 e  Maria Raiane – Campeã Classe C7.

 

Fotos: cortesia do torneio

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura realiza exame preventivo do câncer do colo do útero para servidoras municipais na Clínica da Mulher


por Ana Paula Figueirêdo 

Este é o segundo ano consecutivo em que a gestão da Prefeitura de Gravatá tem esse cuidado com as funcionárias públicas

 




 

A Clínica da Mulher de Gravatá, equipamento importante que cuida da saúde feminina do município, promoveu um dia de exame preventivo ao câncer do colo do útero voltado especialmente para aquelas profissionais que cuidam da população: as servidoras municipais.

 


 

Andrielly Barbosa é enfermeira da Rede Municipal de Saúde e foi uma das servidoras contempladas com a ação. “Muito importante esse passo da gestão de abrir um tempo para marcar a prevenção para nós que cuidamos do outro. No decorrer do dia, nossa vida pessoal, profissional, acaba não tendo tanto tempo para se cuidar. A gente sabe o quanto é importante a mulher realizar os exames citopatológicos todo ano. Agradeço essa iniciativa que demonstra que a gestão está tendo um cuidado com seus profissionais”.

 

A enfermeira obstetra da Clínica da Mulher de Gravatá, Rhayza Jordão, atendeu as servidoras e explicou que “estamos aproveitando o Outubro Rosa, que é o mês do auto cuidado, que a gente denota algumas ações de saúde para as mulheres de um modo geral e aproveitando isso, o município pensou em trazer as próprias servidoras para ter a oportunidade de se cuidar para fazer o preventivo do câncer do colo do útero, que deve ser feito todo ano. A partir dos 25 anos até 64, toda mulher deve fazer citologia oncótica anualmente e fazer o rastreamento. Ela vem, passa por algumas orientações, é um exame rápido, ela traz a documentação e estando dentro dos critérios faz a consulta e dependendo a gente faz o encaminhamento para exames complementares”.  

 

Fabiana Andrade, coordenadora de Saúde da Mulher de Gravatá, destacou a atenção da gestão municipal com as servidoras. “Já tivemos esse momento ano passado e nesse mês de outubro reforçamos não apenas a saúde da mama, mas o cuidado geral da mulher. Dessa iniciativa, recebemos as mulheres que fazem o cuidado da população e porque não fazer isso para elas? Nós precisamos estar bem para cuidar do outro. Por isso, foi necessário ter essa iniciativa para que essas mulheres parassem para olhar para si e o foco foi no rastreamento organizado que é a citologia das mulheres de 25 a 64 anos, que são as mais propícias de desenvolver o câncer do colo do útero, que é um dos problemas de saúde que atinge a população brasileira e predominantemente no Nordeste. A gente procura tanto cuidar dos pacientes como também dos nossos funcionários”.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

------------------------------------------------------------------------------------------------

Ponto facultativo do dia do servidor público será transferido para o dia 14 de novembro em Gravatá

 por Rodolfo Lima 

Por meio do Decreto 048/2022 a transferência considera a proximidade com o feriado de 15 de novembro
e o interesse da Administração Municipal em agrupar as referidas datas comemorativas

 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, assinou o Decreto Municipal nº 048/2022 que dispõe a transferência do ponto facultativo de 28 de outubro para o dia 14 de novembro de 2022.

 

Considerando ser o dia 28 de outubro uma data consagrada ao Servidor Público e que o dia 14 de novembro (segunda-feira) que antecede o feriado do Dia da Proclamação da República, celebrado no dia 15 de novembro; considerando também a proximidade das datas de feriados e o interesse da Administração Municipal em agrupar as referidas datas comemorativas, foi decretada a transferência do ponto facultativo.

 

Clique em DECRETO 048/2022 e confira o texto na íntegra.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------

Religião: Avencas de Cima realiza 8ª Festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro



Distrito de Gravatá convida todos os fiéis para celebrar a Virgem Maria, mãe de Jesus 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------

Gravatá esteve representada na 15ª Super Mix


Feira reúne expositores de todos os setores de abastecimento de supermercados de todo o país

 

 

Na última quinta-feira (06), representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e do comércio varejista e atacadista de supermercados de Gravatá, estiveram na 15ª Super Mix, feira que reúne expositores de todos os setores de abastecimento de supermercados e que recebe visitantes de todo o país. O evento, realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, é fonte de oportunidades para o fortalecimento nos investimentos no setor e a ida da comitiva de Gravatá trouxe novas ideias para que o comércio local se desenvolva cada vez mais.

 

 

 

 

 

Fotos: SEDEC

------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano abre processo de Seleção Simplificada para provimento de vagas



Serão 102 vagas que contemplarão profissionais com ensino fundamental, médio e superior

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano, torna público, para todos os interessados, a abertura de Processo Seletivo Público Simplificado, autorizado pelo Decreto Municipal Nº 034/2022, destinado à contratação temporária de 102 profissionais para o preenchimento de vagas existentes.

Acesse aqui o edital para obter todas as informações sobre o processo seletivo.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Destaque Internacional: paratleta gravataense Leylane Castro vence competição no Peru



As medalhas de ouro foram conquistadas em duas categorias: lançamento de disco e arremesso de peso 

 

 

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, apoia na divulgação dos atletas do município como uma das políticas públicas da atual gestão.

 

 

Uma delas é a paratleta gravataense, Leylane Castro, que garantiu duas medalhas de ouro  no Open Paratletismo Lima 2022, competição que aconteceu neste fim de semana, no Peru. Ela venceu em duas modalidades: no lançamento de disco e no arremesso de peso.

 

 

A paratleta viajou no último dia 05 e está com retorno marcado para esta terça (11). Tanto o transporte da ida, quanto da volta do aeroporto, tiveram o apoio da prefeitura. No próximo dia 23, ela embarca para Belo Horizonte para ter uma semana de treinamento.

 

 

Recentemente, Leylane ganhou a primeira colocação em arremesso de peso no Circuito Paralímpico Loterias Caixa, que aconteceu em São Paulo,e bateu o próprio recorde das Américas.

 

 

O secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, Júnior Darita, considerou que “é importante divulgar Leylane porque coloca Gravatá numa condição privilegiada em esportes paralímpicos internacionalmente, chamando atenção para o verdadeiro recorde: a superação. A vitória de Leylane  vai muito além da competição, é a superação de muitas barreiras: físicas, sociais, psicológicas e motoras. Ela é, sem dúvidas, uma medalhista de vida”.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM) e arquivo pessoal da atleta

------------------------------------------------------------------------------------------------

Governador Paulo Câmara inaugura sistemas de abastecimento e de esgotamento sanitário em Gravatá




Além das inaugurações, chefe do executivo estadual vistoriou as obras da PE-087, que liga Gravatá aos distritos de Mandacaru e Uruçu-Mirim

 

A manhã da terça-feira (11) reservou para os gravataenses um grande presente: a inauguração da ampliação do sistema de abastecimento de água da adutora de Amaraji para Gravatá. Com investimento de R$ 28 milhões, a obra retira, de imediato, 40% da cidade do rodízio de abastecimento, essas pessoas com água nas torneiras todos os dias. Até o final do ano, 80% da população já será beneficiada com o fim do racionamento.

 

 

 

O sistema possui uma nova adutora por gravidade, com 20 km de extensão em tubos de ferro fundido, que se interliga à Estação de Tratamento de Água Gravatá. Além disso, as estações elevatórias receberam adequações, com o objetivo de propiciar uma operação que respeita os limites das bombas existentes. Para tanto, foi necessário substituir e instalar novos motores, adquirir conjuntos de motobombas para as estações elevatórias, trocar os quadros de comando existentes e verificar as instalações elétricas.

 

Na visita, o governador, acompanhado do prefeito Joselito Gomes, também inaugurou a obra da segunda etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário de Gravatá. Com um investimento de R$ 14,6 milhões, a intervenção consistiu na implantação de cerca de 16 quilômetros de tubulações, entre rede coletora e ramais de calçada, além de mais de 2 mil novas ligações. Assim, ampliou-se para 40% a cobertura de esgotamento sanitário do município, que chegará a 50% até o final de 2022.

 

 


“Essa obra era um sonho antigo da população. Estaremos, até o final do ano, tirando 80% da cidade do rodízio de água. Isso é um avanço muito significativo, que vai proporcionar uma grande melhoria na qualidade de vida dos moradores de Gravatá”, destacou Paulo Câmara.

 

 

De acordo com a presidente da Compesa, Manuela Marinho, o novo serviço aumentou a capacidade de captação no Rio Amaraji de 190 litros por segundo para 320 litros por segundo. “Isso só mostra o compromisso do governador Paulo Câmara em colocar abastecimento de água e esgotamento sanitário como prioridades da sua gestão”, salientou.

 

 

Logo após as inaugurações, a comitiva seguiu para uma vistoria nas obras de restauração da rodovia PE-087, que nesta primeira etapa contemplam a restauração o trecho de 12 quilômetros entre a cidade e o distrito de Mandacaru. Com recursos de aproximadamente R$ 25 milhões, o serviço abrange pavimentação completa, instalação de dispositivos de drenagem e sinalização horizontal e vertical.

 

As obras da PE-087 foram iniciadas em setembro deste ano e a expectativa é de que os trabalhos desta etapa terminem ainda este ano, quando a segunda etapa, que consiste na pavimentação do trecho entre os distritos de Mandacaru e Uruçu-Mirim, será iniciada, com término previsto para março de 2023. “A nova via vai facilitar o escoamento da produção agrícola e pecuária local”, enfatizou o presidente do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Maurício Canuto.

 

Segundo o prefeito do município, Joselito Gomes, com a parceria entre gestão municipal e Governo de Pernambuco, quem tem a ganhar é a população. “A previsão é que até o final do ano tenhamos 80% da população já recebendo a água sem o rodízio e também tenhamos 50% de esgotamento sanitário. Além disso teremos a etapa Gravatá-Mandacaru, do asfalto que estava danificado, pronta no final do ano. O trabalho continua e o nosso compromisso é com as pessoas.”

Também participaram da solenidade a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes; o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita; a vice-governadora Luciana Santos; secretários municipais e estaduais; diretores de departamentos municipais; o deputado estadual Waldemar Borges; e os vereadores Neném de Uruçu, Zé da Saúde, Nêgo Suíno, Léo Giestosa, e o presidente da Câmara, Leo do Ar.

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos 

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM) e Aluísio Moreira (SEI)

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Gravatá realiza 2ª Audiência Pública de Saúde de 2022 e mostra à população gravataense os avanços deste setor



Essa audiência, que aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, corresponde aos meses de maio, junho, julho e agosto 

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou, nesta quinta-feira (06), a 2ª Audiência Pública de Saúde de 2022, correspondente aos meses de maio, junho, julho e agosto.

 

De acordo com a Constituição Federal de 1988 e a Lei Complementar nº 141/2012, Cristina Zarzar, técnica em planejamento da Secretaria de Saúde, comandou a audiência que aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores. Na ocasião foram mostrados aos presentes toda a estrutura, as principais ações, os serviços, procedimentos, atendimentos, implementações de equipamentos e trabalhos preventivos realizados pela Secretaria de Saúde de Gravatá. 

 

Junto ao atual secretário de Saúde, Laércio Lemos, o ex secretário de Saúde, José Edson, junto aos ex-executivos Frailan Mota e Maria Araújo, acompanharam toda apresentação, que é importante e necessária para que haja troca com a administração, bem como a efetivação da cidadania.

 

Também esteve presente o presidente da Câmara dos Vereadores, Léo do Ar, e os vereadores Neném de Uruçu, Zé da Saúde, Nego Suíno, Cabritinha, Régis da Compesa, Tadeu, Bruno Sales, Gil Dantas, Nino da Gaiola e Leandro do Transporte Alternativo.

 

Com uma avaliação positiva da saúde em Gravatá, Léo do Ar, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, comenta que: “Eu queira falar dos investimentos da saúde do município de Gravatá, a importância de todos os serviços essenciais para um bom funcionamento da saúde pública do município está sendo atualizado e funcionando bem. Nós que fazemos a Câmara ficamos com o dever cumprido da gestão de Dr. Edson e Frailan que fizeram muito por Gravatá, várias especialidades que não existiam no município agora estão sendo atendidas para o bem do coletivo que é o povo de Gravatá.  A Câmara está sempre de braços abertos para projetos relacionados ao bem do povo de Gravatá que vem do prefeito Joselito Gomes e da Secretaria de Saúde para nós analisarmos, planejarmos e aprovarmos”.

 

Para Laércio Lemos, secretário de Saúde, é importante a execução da Audiência Pública, porque mostra todo o investimento que esse setor recebe e avança na gestão do prefeito Joselito Gomes: “Essa Audiência Pública, embora seja obrigatória por Lei, ela é extremamente importante para a sociedade de Gravatá, para mostrar como a saúde está funcionando em Gravatá e mostrar toda preocupação que o prefeito de Gravatá tem com a saúde da população”.

 

Reportagem: Mathilde Souza 

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Saúde realiza Audiência Pública para apresentação do Relatório Detalhado do 2º Quadrimestre de 2022 na quinta-feira (06)



Apresentação acontece na plenária da Câmara Municipal de Vereadores às 09h

 

A Secretaria de Saúde de Gravatá apresenta nesta quinta-feira (06), por meio de Audiência Pública, o relatório detalhado do 2º quadrimestre de 2022 (contas de maio a agosto), às 09h, na Câmara Municipal de Vereadores.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Sala do Empreendedor de Gravatá e SEBRAE realizam oficina Meu Negócio no Google



Palestra faz parte da política pública municipal que trabalha na ampliação da aprendizagem do setor

 

 

 

Ter um negócio envolve muito investimento e o mais importante deles é na aprendizagem, em como tornar esse empreendimento cada vez mais atrativo para o público.

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sala do Empreendedor, entende que a cidade só tende a ganhar com esse tipo de investimento.

 

Em parceria com o SEBRAE, a gestão municipal promove a oficina Meu Negócio no Google, que será realizada no próximo dia 27/10, às 19h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.  

 

As vagas são limitadas e os empreendedores formais e informais podem se inscrever no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScfrgxEjmmL9MvxlS7IxFS_DuX00pNQHjrn1w6nJmAJvFj-qg/viewform ou na bio do Instagram @gravataempreendedor . 

 

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico fica na Rua Presidente João Pessoa, nº 44, próximo ao prédio da Prefeitura.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Gravatá e SEBRAE promovem Consultoria Contábil para empreendedores 



Parceria vai proporcionar um dia de orientação para esses trabalhadores que giram a economia da cidade

 

 

Os empreendedores formais e informais de Gravatá poderão receber Consultoria Contábil do SEBRAE, uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Sala do Empreendedor, no próximo dia 11/10.

 

Para receber a orientação, os profissionais devem agendar o atendimento, que pode durar até uma hora, pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc3793FfX8dArUdvwpS6q_MFCjRkbFigOZ21jrFGgwzWbiqZw/viewform  ou na bio do Instagram @gravataempreendedor .

 

A Sala do Empreendedor fica na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Rua Presidente João Pessoa, nº 44, próximo ao prédio da prefeitura. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

 

------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Educação convoca selecionados dos processos seletivos 01/2021 e 04/2022



Confira a lista dos convocados e o prazo para entrega de documentos

 

A Secretaria Municipal de Educação convoca por meio da Portaria de Convocação nº 21/2022 do Processo Seletivo nº 01/2021 e da Portaria de Convocação nº 01/2022 do Processo Seletivo nº 04/2022, os profissionais aprovados nos referidos processos de seleção pública simplificada.

 

Os candidatos convocados, deverão comparecer na Secretaria de Administração, no prazo de 05 (cinco dias úteis), contados a partir do dia seguinte à data de publicação das portarias, munidos dos documentos descritos nos itens 11.1.1 até 11.1.14 dos referidos editais, atendidos os requisitos previstos para ocupação de cada função.

 

A Secretaria de Administração está localizada à Rua Izaltino Poggi, S/N, no bairro do Prado e o horário para entrega dos documentos é das 07h30 às 13h.

 

Clique em PORTARIA DE CONVOCAÇÃO Nº 21/2022 para ver a lista dos convocados do Processo de Seleção Pública Simplificada nº 01/2021.

 

Clique em PORTARIA DE CONVOCAÇÃO Nº 01/2022 para ver a lista dos convocados do Processo de Seleção Pública Simplificada nº 04/2022.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Educação convoca selecionados dos processos seletivos 01/2021 e 04/2022

Tags: 
Publicado em 03 de outubro de 2022, por Rodolfo Lima | Categoria: Destaque

Confira a lista dos convocados e o prazo para entrega de documentos

 

A Secretaria Municipal de Educação convoca por meio da Portaria de Convocação nº 21/2022 do Processo Seletivo nº 01/2021 e da Portaria de Convocação nº 01/2022 do Processo Seletivo nº 04/2022, os profissionais aprovados nos referidos processos de seleção pública simplificada.

 

Os candidatos convocados, deverão comparecer na Secretaria de Administração, no prazo de 05 (cinco dias úteis), contados a partir do dia seguinte à data de publicação das portarias, munidos dos documentos descritos nos itens 11.1.1 até 11.1.14 dos referidos editais, atendidos os requisitos previstos para ocupação de cada função.

 

A Secretaria de Administração está localizada à Rua Izaltino Poggi, S/N, no bairro do Prado e o horário para entrega dos documentos é das 07h30 às 13h.

 

Clique em PORTARIA DE CONVOCAÇÃO Nº 21/2022 para ver a lista dos convocados do Processo de Seleção Pública Simplificada nº 01/2021.

 

Clique em PORTARIA DE CONVOCAÇÃO Nº 01/2022 para ver a lista dos convocados do Processo de Seleção Pública Simplificada nº 04/2022.

 

Secretaria de Educação convoca selecionados dos processos seletivos 01/2021 e 04/2022

Tags: 
Publicado em 03 de outubro de 2022, por Rodolfo Lima | Categoria: Destaque


Confira a lista dos convocados e o prazo para entrega de documentos

 

A Secretaria Municipal de Educação convoca por meio da Portaria de Convocação nº 21/2022 do Processo Seletivo nº 01/2021 e da Portaria de Convocação nº 01/2022 do Processo Seletivo nº 04/2022, os profissionais aprovados nos referidos processos de seleção pública simplificada.

 

Os candidatos convocados, deverão comparecer na Secretaria de Administração, no prazo de 05 (cinco dias úteis), contados a partir do dia seguinte à data de publicação das portarias, munidos dos documentos descritos nos itens 11.1.1 até 11.1.14 dos referidos editais, atendidos os requisitos previstos para ocupação de cada função.

 

A Secretaria de Administração está localizada à Rua Izaltino Poggi, S/N, no bairro do Prado e o horário para entrega dos documentos é das 07h30 às 13h.

 

Clique em PORTARIA DE CONVOCAÇÃO Nº 21/2022 para ver a lista dos convocados do Processo de Seleção Pública Simplificada nº 01/2021.

 

Clique em PORTARIA DE CONVOCAÇÃO Nº 01/2022 para ver a lista dos convocados do Processo de Seleção Pública Simplificada nº 04/2022.

 

Secretaria de Educação convoca selecionados dos processos seletivos 01/2021 e 04/2022

Tags: 
Publicado em 03 de outubro de 2022, por Rodolfo Lima | Categoria: Destaque


Confira a lista dos convocados e o prazo para entrega de documentos

 

A Secretaria Municipal de Educação convoca por meio da Portaria de Convocação nº 21/2022 do Processo Seletivo nº 01/2021 e da Portaria de Convocação nº 01/2022 do Processo Seletivo nº 04/2022, os profissionais aprovados nos referidos processos de seleção pública simplificada.

 

Os candidatos convocados, deverão comparecer na Secretaria de Administração, no prazo de 05 (cinco dias úteis), contados a partir do dia seguinte à data de publicação das portarias, munidos dos documentos descritos nos itens 11.1.1 até 11.1.14 dos referidos editais, atendidos os requisitos previstos para ocupação de cada função.

 

A Secretaria de Administração está localizada à Rua Izaltino Poggi, S/N, no bairro do Prado e o horário para entrega dos documentos é das 07h30 às 13h.

 

Clique em PORTARIA DE CONVOCAÇÃO Nº 21/2022 para ver a lista dos convocados do Processo de Seleção Pública Simplificada nº 01/2021.

 

Clique em PORTARIA DE CONVOCAÇÃO Nº 01/2022 para ver a lista dos convocados do Processo de Seleção Pública Simplificada nº 04/2022.

 


------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Gravatá dá início a construção dos abrigos para mototaxistas



Investimento de R$170 mil foi conseguido através de uma emenda do Governo de Pernambuco e demonstra a confiança que a gestão do prefeito Joselito Gomes tem em menos de dois anos

 

 

 

Na gestão do prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, é dito e feito. Dois dias depois da assinatura da Ordem de Serviço da construção dos abrigos para os mototaxistas do município, as obras já tiveram início nesta sexta (30).

 

 

Serão, inicialmente, quatro abrigos modernos que serão construídos com o investimento de quase R$170 mil reais, uma conquista para a categoria após 20 anos de luta por um espaço com mais dignidade.

 

 

A obra, que foi elaborada e está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano, teve investimento através de uma emenda do Governo de Pernambuco, uma prova de que o prefeito Joselito Gomes tem prestígio e confiança para receber investimentos que melhoram a vida das pessoas.

 

Confira aqui como vão ficar os abrigos para os mototaxistas.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Marcone Barros (SECOM)

 

------------------------------------------------------------------------------------------------

SETEQ-PE prorroga inscrições e mantém 30 vagas abertas para curso de marceneiro em Gravatá



Todas as inscrições são online e as matrículas são presenciais
na Secretaria de Desenvolvimento Econômico

 

Moradores de Gravatá estão sendo contemplados com o curso de marcenaria. A qualificação é da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação de Pernambuco que reforça a potencialidade da cidade. Em Gravatá, há o Polo Moveleiro que além de ser porta de entrada, se destaca no município pela infinidade de peças produzidas em diversos tipos de madeira.

 

“Os cursos oferecidos pela Secretaria do Trabalho estadual estão de acordo com as demandas exigidas pelo mercado de trabalho. Cada vez mais, as pessoas procuram marceneiros para mobiliar seus móveis, de forma personalizada e a gente sabe que Gravatá tem um polo de móveis.  Para quem quer entrar na área de conserto de aparelhos de celular para evitar novos gastos, a diária de um marceneiro pode chegar a R$ 170. Já para quem conserta celular, pode ganhar de R$ 2 mil a R$ 15 mil por mês”.  O mecânico de motocicleta que se aperfeiçoa consegue tirar em média R$ 1,5 mil. Já o gesseiro, pode tirar de R$ 30 a R$ 60 em um metro quadrado”, disse a secretária executiva de Trabalho e Qualificação, Romana Sousa.

 

Em Gravatá, há 20 vagas para o curso de marceneiro, mais 10 de cadastro reserva, com carga horária de 60 horas-aula. A matrícula presencial é no dia 10 de outubro, no mesmo dia do início das aulas, no turno da noite. Lembrando que, o local das aulas e matrícula presencial é na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que fica na Rua João Pessoa, 44, no Centro, próximo à sede da Prefeitura Municipal. O Novos Talentos continua até o final do ano.

 

Para se inscrever, entre no site www.seteq.pe.gov.br ou diretamente no endereço: https://sistemas.seteq.pe.gov.br/sima/inscricao_login/ .

 

A inscrição presencial é no mesmo local onde as aulas serão ministradas, quem não comparecer deixa a vaga para quem estiver no cadastro reserva.

------------------------------------------------------------------------------------------------

TRE divulga quadro geral dos percursos para transporte de eleitores no dia de eleição para a 30ª Zona Eleitoral



Confira os roteiros, locais de embarque e desembarque para eleitores da zona rural de Gravatá
no próximo domingo 02 de outubro

 

A Juíza da 30ª Zona Eleitoral, Drª Brenda Azevedo Paes Barreto Teixeira, assinou nesta quinta-feira (29), o Edital Nº 18 TRE-PE/PRES/DG/ZE030, no qual FAZ SABER a todas e todos que o presente Edital virem, dele notícia tiverem e a quem interessar possa, em vista da Lei nº. 6.091/74, que se encontra anexo ao presente, o quadro geral de percursos para transporte de eleitoras e eleitores referentes a esta 030ª. Zona Eleitoral, o qual se dará, por volta das 06 às 18 horas, no 1º Turno das Eleições Gerais de 2022 (02/10/2022) e, se houver 2º Turno, no dia 30/10/2022.

 

Clique em EDITAL Nº 18 TRE-PE para baixar o arquivo.

 

Confira os roteiros para o transporte dos eleitores vindos da zona rural de Gravatá para a zona urbana:

 

ROTEIRO DE TRANSPORTE PARA OS DIAS 02 DE OUTUBRO DE 2022 (1º TURNO) E 30 DE

OUTUBRO (2º TURNO, SE HOUVER):

 

GRAVATÁ

 

Roteiro 01:

Transportes de eleitores vindos da Zona Rural (Urucu-Mirim, Mandacaru e adjacentes), via PERIMETRAL LESTE. Segue pela Rua 04 de Outubro, ao chegar à Estação do Artesão entra à direita, cruza a linha do trem e pega a rua São José em direção ao Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. Retorno pelo mesmo percurso, em sentindo inverso. Parada para embarque e desembarque no Pátio de Eventos.

 

Saídas: 07:00h e 14:00h

Retornos: 11:00h e 17:30h

 

Roteiro 02:

Transportes de eleitores vindos da Zona Rural (Urucu-Mirim, Mandacaru e adjacentes), via RUA 1º DE JANEIRO. Entra na rua Felinto Farias Castro (SUCAM), descendo até o pátio de eventos. Parada para embarque e desembarque na SUCAM e no Pátio de Eventos.

 

Saídas: 07:00h e 14:00h

Retornos: 11:00h e 17:30h

 

Roteiro 03:

Transportes de eleitores vindos da Zona Rural (Sítio Brejo de Vila, Sítio Azeite, Três Vendas, etc.), via COHAB II. Segue pela Av. Amaury de Medeiros, Rua Hilda Gonzáles/ Praça 10. Retorno: Pontilhão e restante do percurso inverso. Paradas para embarque e desembarque:

COHAB II – esquina da Rua 18 com Amaury de Medeiros, Igrejinha de São Sebastião, Praça 10

 

Saídas: 07:00h e 14:00h

Retornos: 11:00h e 17:30h

 

Roteiro 04:

Transportes de eleitores vindos da Zona Rural, via CAIC. Segue pela Rua São Pedro, Rua 7 de

Setembro, entrando à esquerda na Rua 1º de Janeiro (SUCAM) e descendo à direita na Rua Felinto de Farias Castro, terminando no Pátio de Eventos. Retorno pelo sentido do percurso inverso. Parada para embarque e desembarque: CAIC, SUCAM, Pátio de Eventos

 

Saídas: 07:00h e 14:00h

Retornos: 11:00h e 17:30h

 

Roteiro 05:

Transportes de eleitores vindos loteamento Santana (mercearia de Vera), via pista local (Hotel

Portal de Gravatá/Viaduto). Segue pela pista local (sentido Caruaru/Recife) / Rua Quinze de Novembro / Av. Agamenon Magalhães / Rua Manoel Castor da Rosa/ Pátio da Feira Livre.

Retorno: Rua Joaquim Nabuco/ Rua do Norte / Via local sentido (Gravatá/Recife) / Rotatória/Viaduto / Via Local sentido (Gravatá/Caruaru) até o loteamento Santana.

Paradas para embarque e desembarque:

De fronte ao Terminal Rodoviário de Gravatá

De fronte ao Privê Gravatá (Ponto de ônibus)

De fronte ao antigo Restaurante Picanha da Serra (Ponto de ônibus)

De fronte ao Quartel de Bombeiros (Ponto de ônibus)

De fronte ao antigo Restaurante Varanda (Ponto de ônibus)

Na entrada do antigo Restaurante Castelinho

Em frente à Igreja Evangélica Assembleia de Deus

De frente ao Espetinho do Mozinho (Ponto de ônibus)

De frente a Escola Cleto Campelo (Ponto de ônibus)

Em frente ao Shopping Avenida

Pátio da feira livre

 

Saídas: 07:00h, 10:30h, 13:30h e 14:30h

Retornos: 10:30h, 13:30h, 15:30h e 17:30h

 

Roteiro 06:

Transportes de eleitores vindos do Sítio Casa Nova Gravatá.

BR 232/ via local (sentido Recife/Caruaru) / Viaduto/Rotatória / Via Local (sentido

Caruaru/Recife) Rua Quinze de Novembro / Av. Agamenon Magalhães / Rua Manoel Castor da

Rosa / Pátio da Feira Livre. Retorno: pela Rua Joaquim Nabuco/ Rua Padre Joaquim Cavalcante / Rua Lourenço Correia de Melo / Rua João Pessoa / Rua Cleto Campelo / Av. Feliz Sobrinho / Rua Vereador Elias Torres / Rua Izaltino Poggi / Av. Agamenon Magalhães / Av. Quinze de Novembro e restante do percurso inverso.

Paradas para embarque e desembarque:

De fronte ao Privê Gravatá (Ponto de ônibus)

De fronte ao antigo Restaurante Picanha da Serra (Ponto de ônibus)

De fronte ao Quartel de Bombeiros (Ponto de ônibus)

De fronte ao antigo Restaurante Varanda (Ponto de ônibus)

Na entrada do antigo Restaurante Castelinho

Em frente à Igreja Evangélica Assembleia de Deus

De fronte ao Espetinho do Mozinho (Ponto de ônibus)

De frente a Escola Cleto Campelo (Ponto de ônibus)

Em frente ao Shopping Avenida

Pátio da feira livre

 

Saídas: 07:00h e 14:00h

Retornos: 11:00h e 17:30h

 

Roteiro 07:

Transportes de eleitores vindos da Igreja São Francisco de Assis

Igreja São Francisco de Assis / Igreja São Pedro e São Paulo / Prive San Marco / Segue pela pista local (sentido Nildo Flores) / Viaduto/Rotatória / Via local (sentido Rodoviária) Rua do Norte / Rua Estevão Câmara / Rua Sérgio Loreto/ Pátio da Feira. Retorno: Rua Joaquim Nabuco / Rua do Norte e restante do percurso inverso.

Paradas para embarque e desembarque:

De frente Mercadinho Serra do Maroto

De frente ao Maroto Rações (Vacaria)

De frente a DAU Autopeças

De frente a Pipoqueira

De frente ao Condomínio Veneza

De frente a Espaço da Construção

De frente a Rodoviária

 

Saídas: 07:00h, 10:30h, 13:30h e 14:30h

Retornos: 10:30h, 13:30h, 15:30h e 17:30h

 

Roteiro 08:

Transportes de eleitores vindos da Zona Rural (Sítio Lagoa do Fernando, Serra das Caibras, Vila

Pitombeiras, etc.) Via Local (Hotel Portal de Gravatá). Segue pela pista local (sentido Caruaru/Recife) / Rua do Norte / Rua Estevão Câmara / Rua Sérgio Loreto / Pátio da Feira.

Retorno: Rua Joaquim Nabuco / Rua do Norte / Via local sentido (Gravatá/Recife) / Rotatória/Viaduto / Via Local sentido (Gravatá/Caruaru) / entrando na Motorauto / Lagoa do Fernando.

Paradas para embarque e desembarque: Pátio da feira livre.

 

Saídas: 07:00h e 14:00h

Retornos: 11:00h e 17:30h

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Gravatá realiza Audiência Pública para apresentar o relatório do 2º Quadrimestre 2022 das Metas Fiscais



Apresentação do balanço referente ao mês de maio a agosto de 2022 aconteceu na Câmara dos Vereadores 

Na manhã desta quinta-feira (29), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Planejamento e Orçamento, realizou a Audiência Pública referente ao 2º Quadrimestre 2022, de maio a agosto, das Metas Fiscais, na Câmara dos  Vereadores. 

 

Em cumprimento ao estabelecido no § 4° do art 9° da Lei de Responsabilidade Fiscal, o qual determina que o Poder Executivo demonstrará e avaliará o cumprimento das metas fiscais do orçamento fiscal e da seguridade social ao final de cada quadrimestre.

 

A finalidade desta audiência é trazer para a sociedade a prestação de contas da gestão do prefeito nesse período. Foi observado o quanto o município está investindo na saúde e também na educação, principalmente no que diz respeito aos profissionais da educação (do magistério), onde o município ultrapassa a sua responsabilidade mínima que seria 70%. Isso mostra o compromisso que o prefeito tem na área da Educação e também na área da Saúde, a Saúde era para ser 15% e já estamos em 21% de recursos aplicados na saúde. Houve um crescimento de serviços e atendimento na área da saúde, o município vai além do que sua obrigação.

 

Também foi apresentado a avaliação de receita com o comparativo da receita orçada x realizada; as despesas realizadas x liquidada; aplicação do Fundeb; receita corrente líquida; despesa com o pessoal 2022; resultado nominal 2022; resultado final; dívida consolidada; e as principais ações do Governo Municipal no período do 2º quadrimestre de 2022: conquistas para os gravataenses.

 

A apresentação foi feita pelo secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros e fizeram parte da mesa Márcia André, secretária executiva de Planejamento e Orçamento, Eliaquim Herbet, estagiário de Planejamento e Orçamento, a secretária da Mulher, Ester Gomes, e o procurador geral do Município, Brasílio Guerra.

 

Para Brasílio Guerra, procurador geral do Município, esse momento é muito relevante: “A audiência pública de prestação de contas realmente é um momento muito importante porque numa audiência desta a gestão e administração diz o que fez. Há um compromisso de realizar obras, prestar serviços, e muitas vezes a população não toma conhecimento do que foi feito e cabe a população também se interessar mais em saber o que a gestão está fazendo e o que fez Eu considero um momento muito importante do ponto de vista democrático”.  

 

Vital Medeiros, secretário de Planejamento e Orçamento, comenta sobre a importância da realização da Audiência Pública: “É importante a presença e participação da população gravataense na audiência porque a gente de maneira transparente a gente mostra o que arrecadou e onde está sendo aplicado os recursos. Mostramos aqui em síntese as principais ações, de maio a agosto, realizadas pelo prefeito Joselito Gomes. Então, fico muito gratificante quando encontro aqui as representações dos vereadores, as representações da sociedade para acompanhar a transferência de informações. Isso é espetacular porque é um direito da sociedade ter as informações, não só pelo portal da transparência. É um governo com compromisso com as pessoas”. 

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Gravatá e Governo de Pernambuco firmam mais uma parceria e mais três obras serão iniciadas imediatamente no município para benefício imediato da população



 

Restauração e requalificação da Escadaria da Felicidade, construção do mirante do Alto do Cruzeiro e construção de mais três abrigos para mototaxistas foram as obras contempladas com a assinatura das Ordens de Serviço, no Palácio do Campo das Princesas, pelo prefeito Joselito Gomes e pelo governador Paulo Câmara na manhã da quinta-feira (29)

 

Não é novidade que as ações em conjunto do Governo de Pernambuco e da Prefeitura de Gravatá tem acontecido com constância no município e mudado a vida da população e a manhã da quinta-feira (29) marcou a assinatura de Ordens de Serviço que trarão mais benefícios diretos aos gravataenses e ao turistas e veranistas que visitam o lugar.

 

 

No Palácio do Campo das Princesas, em Recife, com suas assinaturas, o governador Paulo Câmara e o prefeito Joselito Gomes garantiram a realização de mais três obras que serão iniciadas de imediato: a revitalização e requalificação da Escadaria da Felicidade, a construção do mirante do Alto do Cruzeiro e também a construção de mais três abrigos para mototaxistas no município, que juntamente com os outros quatro que já estão em fase de construção, mostram o compromisso da gestão com a classe.

 

O vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, que estava na comitiva, comemorou esse momento de conquista para os munícipes. ”É uma imensa satisfação participar desse processo, dessa gestão do prefeito Joselito, com toda a comunidade de Gravatá e saber que vamos poder fazer essa entrega que faz parte da história e da construção da identidade de nossa cidade, a Escadaria da Felicidade, e também o Mirante do Cruzeiro que faz parte de um conjunto de obras e reformas que serão feitas naquele que é o nosso melhor e maior equipamento urbano de turismo, além dos grandes benefícios sociais que teremos pra a própria comunidade. É importante a gente ressaltar que essas obras são estruturadoras e nunca foram feitas obras estruturadoras no turismo de Gravatá e agora na gestão do prefeito Joselito e Darita elas estão acontecendo. Agradeço ao governador Paulo Câmara, à secretária Milu Megale, mas principalmente a todo o contexto lá da nossa gestão, o secretário Ricardo Malta e a toda a gestão que se irmanou pra que essas e outras conquistas se concretizem em Gravatá.”

 

 

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, traz o sentimento do Governo de Pernambuco em entregar mais esses benefícios aos pernambucanos de Gravatá. ”A gente fica muito feliz de saber que Gravatá, que é essa cidade que todo pernambucano gosta de visitar, de frequentar, está tendo a oportunidade, também, de se requalificar em termos de equipamentos turísticos e hoje o Governo do Estado faz mais essa parceria com a Prefeitura, mais de 1 milhão de reais investidos e a gente vai requalificar alguns equipamentos urbanos e, ai mesmo tempo, vamos atuar na Escadaria da Felicidade, para que ela esteja totalmente requalificada. São ações como essa que vão ao encontro do que nós queremos: parcerias com os municípios, um olhar pra o desenvolvimento e para a vocação de cada município e Gravatá é um exemplo de vocação turística que a gente quer divulgar pelo Brasil afora.”

 

 

Na sua luta incansável por melhorias para todos os gravataenses, o prefeito Joselito Gomes afirma que ”é um investimento importante para o município de Gravatá, para a nossa população. Hoje a assinatura dessa Ordem de Serviço, a secretária Milu Megale, o governador Paulo Câmara, teremos, sim, essa reestruturação da Escadaria da Felicidade, no morro do Cruzeiro, o mirante no Cristo e mais três abrigos de mototaxistas em nosso município. Isto vem casar com o desejo da própria população que há algum tempo vem pedindo uma atenção para o Cruzeiro que precisa ser repaginado. Então o empenho do secretário de Turismo, Darita, juntamente com Patrick, tudo isto convergiu para uma rapidez nesse processo e hoje, graças a Deus, assinamos a Ordem de Serviço e, logo em seguida, o trabalho sendo iniciado. E assim vamos trilhando esse caminho, porque nosso compromisso é com as pessoas.”

 

Participaram deste momento, também, a secretária de Turismo e Lazer de Pernambuco, Milu Megale, secretários executivos estaduais, o secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano de Gravatá, Ricardo Malta, e o diretor de Turismo de Gravatá, Patrick Serapião.

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

------------------------------------------------------------------------------------------------

10ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE TEMA: COMPROMISSO COM O SUS E COM A SAÚDE DAS PESSOAS

------------------------------------------------------------------------------------------------

Audiência Pública no dia 30/09/2021 às 10h30


------------------------------------------------------------------------------------------------

Gravatá sedia a IV etapa do Campeonato Pernambucano de Xadrez Rápido


Graças ao apoio da gestão do prefeito Joselito Gomes, vários esportes ganham força e destaque 

 

Domingo (21) foi sediado em Gravatá, na Escola Cônego Eugênio Vilanova, a IV etapa do Campeonato Pernambucano de Xadrez Rápido.

 

Esse evento é realizado pela Federação Pernambucana de Xadrez junto a Prefeitura Municipal de Gravatá, por meio Secretaria de Educação e da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, com apoio da Carol Esportes.

 

O campeonato contou com 36 jogadores de diversas cidades de Pernambuco, incluindo Mestres Nacionais. O estilo do jogo foi no ritmo suíço em 6 rodadas, com troféus para o pódio e medalhas até o 10 lugar (Tanto do absoluto quanto do feminino) e R$1.000,00 em premiação. Erick Feitosa, natural de Paulo Afonso, mas mora atualmente em Gravatá, foi o campeão.

 

Lucas Timossi, diretor da Federação Pernambucana de Xadrez, comenta que: “Eu como um jogador ativo que já fui para vários eventos ao redor do Brasil, posso falar que o evento foi ótimo, a prefeitura nos deu todo apoio possível, todos ficaram satisfeitos, foi um clima muito agradável rever os amigos e jogar Xadrez de alto nível com eles. Gostaria de agradecer a Prefeitura de Gravatá e sua equipe, em particular a Iranice Secretaria de Educação do município de Gravatá. Carinhosamente chamada como Ninha, sem ela nada disso seria possível”.

 

O diretor de esportes, Anderson Pedrosa, fala sobre o apoio da gestão: “É uma alegria para todos nós da gestão padre Joselito Gomes e Darita poder sediar esse campeonato. Essa está sendo umas das marcas da gestão, a viabilização de eventos esportivos de todas as esferas. Pois sabemos dos impactos positivos sociais que estão relacionados com o crescimento da prática esportiva”.

 

Reportagem: Mathilde Souza 

Fotos: Marcone Barros (SECOM)

------------------------------------------------------------------------------------------------

Solenidade marca abertura da Semana da Pessoa com Deficiência



Momento expressou o olhar humanizado que a gestão do prefeito Joselito Gomes tem com todas as pessoas 

 

Na segunda-feira (22), aconteceu a solenidade de abertura da Semana da Pessoa com Deficiência, na Praça Rodolfo de Moraes, promovido pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMUD), Centro de Inclusão de Gravatá (CIG) e o Serviço de Estimulação e Reabilitação da Criança (SERC). 

 


Esse evento, que contou com a presença do prefeito Joselito Gomes e da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, teve o intuito de apresentar as atividades que fazem parte da programação humanizada preparada com muito carinho, além de sensibilizar a comunidade, de modo geral, em relação às potencialidades das pessoas com deficiências e chamar atenção para as suas necessidades, tanto para a definição de políticas públicas quanto ao combate ao preconceito.

 

Estiveram presentes na apresentação das atividades da grade de programação os secretários municipais, executivos e diretores de departamentos, além do vereador Neném de Uruçu. 

 

Denise Pereira, Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Gravatá, expressou sua alegria e gratidão pela gestão que tem um olhar diferenciado com as pessoas e que esse evento é muito importante para inclusão.

 

Representando o Centro de Inclusão de Gravatá (CIG), Juliana Alves, explanou as atividades que serão desenvolvidas ao longo da semana: “Durante essa semana que se inicia, a Prefeitura, o CIG, SERC e o COMUD, prepararam uma vasta programação para toda semana. Entre ela teremos a primeira carreata que será sexta-feira saindo da prefeitura em sentido ao CIG. Nós já comunicamos a todos os órgãos e estamos contando com a presença de toda população, de toda sociedade para que venha se juntar a nós e fazer uma grande carreata, tudo isso visando o direito de pessoas com deficiência”. 

 

Maria José Arruda, avó de três netas, agradece a gestão do prefeito Joselito Gomes pelo atendimento humanizado que o CIG tem proporcionado: “Eu sou grata a Deus como falei e gratidão ao padre Joselito, nosso prefeito, e a primeira-dama Viviane e não posso esquecer de todos os profissionais do CIG que atende as crianças. São três netas que estão sendo acolhidas, eu estou tendo uma assistência porque cuidar de criança não é fácil porque eu sou avó, sou mãe, sou pai, sou tudo”.

 

Sempre ressaltando que a gestão dar vez e voz às pessoas, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, comenta sobre a importância da inclusão: “Além do compromisso com as pessoas estamos cumprindo com a Lei Federal que é a Lei da Inclusão da Pessoa com Deficiência. Nossa gestão é uma gestão que inclui. Já temos ônibus adaptados para as pessoas com deficiências, temos salas multifuncionais e todo apoio da Assistência Social. Toda nossa gestão, padre Joselito que tem esse olhar sensível de dar vez e voz às pessoas, esse é nosso compromisso”.

 

O prefeito Joselito Gomes, em  seu discurso destaca que a gestão possibilita o ir e vir das pessoas com deficiência e as preparações das formas de inclusão: “Uma semana importante porque irá possibilitar momentos assim de reflexão, de aprofundar algumas  situações, de buscar soluções para outras e enxergar o que no momento está sendo feito e de que forma podemos ampliar esse atendimento e acolhimento de pessoas com a deficiência porque o compromisso que a gestão tem é com as pessoas, e quando falo as pessoas são todas as pessoas, não importa a situação, a condição que aquela pessoa esteja. Todas as áreas da administração pública devem ter essa atenção e sensibilidade, assim como assistência, saúde, educação estão tendo em relação ao CIG, ao SERC que fazem um trabalho extraordinário  em nosso município e também na região no acolhimento, acompanhamento e tratamento de pessoas com deficiência”. 

 


Confira a programação completa da Semana da Pessoa com Deficiência:

 

Terça-feira (23) – 8h às 16h – seminário: Educação Inclusiva em foco para garantir a inclusão na ETE

Quarta-feira (24) – às 19h – entrevista no Programa Arroxa o Nó, da Rádio Gravatá FM

Quinta-feira (25) – às 09:30h – apresentação institucional do SERC e CIG, no auditório do Espaço Integrar localizado no CAIC

Sexta-feira (26) – às 8h – carreata do CIG, saída do Paço Municipal e às 15h – inauguração da Sala de Recurso Multifuncionais da Escola Municipal Jesus Pequenino

Sábado (27) – às 8:30h – visita ao Centro de Artesanato de Pernambuco em Bezerros

Terça (30) – às 15h – Marcha pela Inclusão do SERC –  saída do SERC localizado na Rua José Inácio da Silva, 30, Centro.

 

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

------------------------------------------------------------------------------------------------

Mês da Primeira Infância de Gravatá realiza minicurso sobre a importância do cuidador no desenvolvimento da criança



Conversa tratou do cuidado com a infância e com a família da criança  

 

 

Cuidadores e pais de crianças que fazem parte do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que é oferecido nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), tiveram encontro com o conhecimento na tarde desta segunda (22). 

 

 

O minicurso, promovido pela Secretaria de Assistência Social e Juventude de Gravatá, por meio do CRAS I, em parceria com o Grupo de Apoio aos Meninos de Rua – GAMR, faz parte da programação do Mês da Primeira Infância e o tema trabalhado foi “A Importância do Cuidador no Desenvolvimento da Criança”.

 

 

A facilitadora Mical Santos, psicóloga da Unidade de Acolhimento Irmã Dulce, teve uma conversa clara e objetiva com o público presente e ela destacou que “o primordial é quando você trabalha a harmonia do lar, a interação familiar é fundamental, porque tudo aquilo que uma criança traz na sua fase de desenvolvimento, suas descobertas, inicia na verdade durante a gestação e começamos trabalhando esse eixo até a chegada da adolescência. É fundamental se eu tenho um ambiente saudável, uma família estruturada, eu posso ter um desenvolvimento favorável que começa na infância”.

 

O coordenador do Programa Criança Feliz de Gravatá, Josinaldo Leão, disse: “hoje nós trouxemos pais, tios, família, porque a figura do cuidador é aquele que cuida e zela pela criança. Portanto, essas pessoas são fundamentais e falam da importância desse cuidador para o desenvolvimento da criança. Isso mostra o comprometimento da gestão do prefeito, Joselito Gomes, e da secretária, Viviane Facundes, em que a gente vê o quanto a pauta da primeira infância e o quanto nossas crianças são felizes. Isso é o que importa, mostrar que Gravatá está no caminho certo. Hoje foi o primeiro minicurso e teremos mais três, com temas diferentes, ao longo dessa semana, voltados para a primeira infância. Vamos trazer gestantes, cuidadores, família, visitadores, professores, todo mundo que está junto por essa pauta”.  

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

 

------------------------------------------------------------------------------------------------

Flauta de Bloco encerra XII Festival Virtuosi de Gravatá


Público apreciou a boa música pernambucana e prestigiou o último dia do festival











O estado que abriga a cidade de Gravatá, Pernambuco, foi o grande homenageado no quarto e último dia de apresentações do XII Festival Virtuosi, no domingo (21).











A apresentação do grupo Flauta de Bloco trouxe toda a poesia da cultura pernambucana para o palco montado na Igreja Matriz de Sant’Ana.











Além da musicalidade, o público assistiu a uma verdadeira exibição de expressão cultural, com uso da dança popular como elemento cênico. Bumba-meu-boi, xaxado, caboclinho, maracatu e, obviamente, o frevo foram apresentados com maestria pela bailarina Érika Farias.













O grupo tocou arranjos da professora de música Lúcia Cysneiros, Arriégua e Lula no Coco, ambos com composição de Egildo Vieira. Mais um terceiro arranjo dela, Altamirando, composição de Emanuel Santana, foi apresentado ao público. Lúcia estava na plateia contemplando o concerto.















O Flauta de Bloco surgiu há 12 anos inicialmente como um grupo de extensão do curso de música da UFPE, com o objetivo de executar músicas do novo repertório proposto para a flauta doce: música pernambucana.







Diante do projeto de pesquisa de repertório, diversos arranjadores, entre eles alunos, professores e ex-alunos dos cursos de música UFPE, tiveram interesse em arranjar para a formação de oito flautas, com auxílio de instrumentos como: violão, contrabaixo e percussão, como explica a instrumentista Daniele Cruz Barros. “Esse é um conjunto de flauta doce, com alguns instrumentos a mais, mas essa é uma família das flautas que vai da menor, que é mais aguda, até a maior, mais grave. É sempre uma alegria poder mostrar o trabalho, ter um público cativo, igreja cheia, é muito bom. Quando participamos do Virtuosi a gente se dá ao luxo de vir apenas tocar, porque todo trabalho de divulgação é do festival. Esse grupo é dedicado à música regional, pernambucana, todos são compositores pernambucanos, tanto os arranjos das músicas mais conhecidas, como os frevos que apresentamos, como as composições que são feitas pelo grupo e são feitas nesse mesmo ambiente sonoro da nossa música”.




A diretora artística do XII Festival Virtuosi de Gravatá, Ana Lúcia Altino, faz um balanço do evento. “Apesar de ser um festival menor, porque foram somente quatro dias, com cinco concertos, foi excelente a receptividade do público, que é maravilhosa e sempre digo que é o melhor público que a gente tem é o daqui de Gravatá. Andamos por muitos lugares e aqui é um público muito quente, caloroso, sabe receber a música e gosto imensamente do público daqui. Todo artista que vem se apresentar aqui acha maravilhoso. Superou nossas expectativas, porque foi fora da época normal, que é o mês de julho, mas foi fantástico. Terminamos com essa homenagem a Pernambuco, com o astral alto, com a música de Pernambuco feita de uma forma muito sofisticada e de qualidade, porque foram usadas as flautas doces, um instrumento barroco, que você está acostumado a ouvir na música barroca, mas não tocando frevo e outras do nosso repertório folclórico. Foi uma manifestação popular nos instrumentos clássicos e foi muito bonito”.




Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)


------------------------------------------------------------------------------------------------

12º Festival Virtuosi Gravatá arrebata corações com terceiro dia de concertos



Programação diurna e noturna trouxe a fina flor da música clássica aos gravataenses e visitantes



O espetáculo não pode parar e ele segue com harmonia, melodia e muito sentimento na Suíça Pernambucana. O Festival Virtuosi Gravatá proporcionou um dia de concertos arrebatadores no último sábado (20), com apresentações que prenderam a atenção do público do início ao fim.













Pela manhã foi a vez do pianista Luis Felipe de Oliveira dar seu show. Gravataense, o artista de 25 anos é bacharel em piano pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e atualmente estuda na Academia Internacional de Música Aquiles Delle Vigne em Coimbra, Portugal. Com uma carreira ainda recente, Luis Felipe já conquistou prêmios importantes, a exemplo do 1º lugar no Piracicaba International Piano Concerto Competition (2017), 1º lugar no Mozart Special Prize (2022) e 1º lugar no 13º Concurso Internacional Piano Edna Basseti Habith, dentre outras.















À noite foi a vez do contratenor Edson Cordeiro encantar o público na Igreja Matriz de Sant’Ana. O consagrado artista trouxe peças que são amadas pelo público, como “Granada”, do compositor mexicano Augustín Lara, “Habanera” (da ópera Carmen), do compositor francês Georges Bizet, “Ave Maria”, de Johan Sebastian Bach e Charles Gounod. Acompanhado da Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência do maestro Nilson Galvão, Cordeiro ainda fez uma homenagem aos compositores e cantores pernambucanos com a apresentação de “De Volta Pro Aconchego”, canção de Dominguinhos e Nando Cordel que compartilhou com as vozes da plateia.











O concerto da noite foi dedicado ao maestro Rafael Garcia e, antes da apresentação, foi exibido um breve documentário sobre sua vida que emocionou a todos os presentes. O maestro Nilson Galvão estava muito emocionado, pois foi aluno de Garcia e esteve à frente da orquestra no mesmo palco que seu mestre, homenageando-o. Para ele, “ninguém vai assumir, esse lugar é dele e eu fico grato que a professora Ana Lúcia tenha confiado em mim para reger esse concerto, mas de fato não tem como substituí-lo. O maestro tinha uma forma e um jeito que a gente não tem como substituir. Fico muito feliz, pois esse é um festival que tem uma importância muito grande, tem uma história muito importante pra mim.”











Encantado com o espetáculo, o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, ressalta que “é uma sensação de dever cumprido ver um espetáculo dessa magnitude aqui no Virtuosi, na Igreja Matriz de Gravatá, e juntamente com o prefeito Joselito Gomes nós tivemos a grande satisfação de receber esse espetáculo de volta e democratizar a arte erudita, fazendo com que as pessoas se emocionem, aplaudam. O show foi épico.”





A programação segue para o último dia, no domingo, com o grupo Flauta de Bloco, às 11h.



Esteve presente o chefe de Gabinete Lucas Noia.



Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Ednaldo Lourenço e Nilson Silva (SECOM)
PORTAL DA TRANSPARÊNCIA
TRANSPARÊNCIA DA COVID-19
CARTA DE SERVIÇOS - CSU
e-SIC
OUVIDORIA MUNICIPAL
IPTU ONLINE
NOTA FISCAL ELETRÔNICA
PORTAL DO SERVIDOR
CONTROLE URBANO
DEPARTAMENTO DE TRÂNSITO
LEGISLAÇÃO MUNICIPAL
MAIS SERVIÇOS



DESTAQUES



MATÉRIAS E PUBLICAÇÕES
ACERVO ELETRÔNICO (2017 - 2020)


PreviousNext



INFORMAÇÕES ÚTEIS
Processos de Licitação
Contratos e Termos Aditivos
Demonstrativos Fiscais
Planejamento Orçamentário
Prestação de Contas
Acervo de Leis
Lei Orgânica Municipal
Regulamentação da Lei de Acesso à Informação
Perguntas Frequentemente Questionadas



ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Gravatá sedia a IV etapa do Campeonato Pernambucano de Xadrez Rápido

Publicado em: 22 de agosto de 2022





Gravatá realiza primeira atividade dentro da Semana da Pessoa com Deficiência

Publicado em: 22 de agosto de 2022





Solenidade marca abertura da Semana da Pessoa com Deficiência

Publicado em: 22 de agosto de 2022





Mês da Primeira Infância de Gravatá realiza minicurso sobre a importância do cuidador no desenvolvimento da criança

Publicado em: 22 de agosto de 2022





SETEQ/PE e Prefeitura de Gravatá apresentam o projeto Empreende Pernambuco

Publicado em: 22 de agosto de 2022





Flauta de Bloco encerra XII Festival Virtuosi de Gravatá

Publicado em: 21 de agosto de 2022





Sarau encerra a 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco

Publicado em: 21 de agosto de 2022





CIG e SERC levam usuários dos serviços para participar de Missa dominical na Igreja de Sant’Ana

Publicado em: 21 de agosto de 2022


VER TODAS NOTÍCIAS



UTILIDADE PÚBLICA
PreviousNext



LINKS ÚTEIS
AMUPE
Governo de Pernambuco
Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco
Ministério Público do Estado de Pernambuco
Controladoria-Geral da União
Confederação Nacional de Municípios - CNM
QEdu
SICONFI - Tesouro Nacional
Consultar Convênios
Receber Informações sobre novos Repasses


------------------------------------------------------------------------------------------------

Passeio ciclístico marca o Dia do Ciclista em Gravatá




Iniciativa reuniu ciclistas amadores e profissionais do município



A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL, apoiou, na última sexta-feira (19), um passeio ciclístico para marcar o Dia do Ciclista.









O evento reuniu ciclistas amadores e profissionais de diversas equipes, como Pedal da Serra, Ciclobeer, Equipe Sem Limites, Gravatá Cycling, Equipe CNT, DownHill Gravatá, Bike Girls, Equipe Tuba Bike e Sextou Bike, esta do município de Pombos. A concentração aconteceu na Quadra do Povo, de onde aproximadamente 100 esportistas saíram pela cidade por um percurso de 8,5km até voltarem ao ponto de partida.









Estiveram presentes o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, e o diretor de Esportes do Município, Anderson Pedroza. O evento contou com o apoio da Guarda Civil Municipal de Gravatá – GCM.






Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)
------------------------------------------------------------------------------------------------

População de Gravatá participa ativamente do Dia D de Vacinação e Multivacinação


Imunização na Praça da Matriz atrai pessoas de todas as idades e garante atualização da caderneta







Os sábados de Gravatá, geralmente, são bastante movimentados por causa da Feira Livre, das compras nos mercados públicos e da circulação de visitantes que aumenta aos fins de semana.







Por esse motivo, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, montou uma estrutura na Praça da Matriz, no centro, para realizar o Dia D de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação.







Com a campanha, que acontece em sintonia com o Plano Nacional de Imunização – PNI, são contempladas crianças de 1 a 4 anos de idade para poliomielite, e de 1 ano a menores de 15, para atualização da caderneta.







Além da área central, a Prefeitura realizou a ação em todas as unidades de saúde da Zona Urbana do município no turno da manhã.







Susane Barbosa foi uma das pessoas que levou a irmã, Maria Luiza Barbosa, de 3 anos e 9 meses, para o Dia D. “A caderneta de vacinação dela está em dia, o que eu acho importante, e também gostei desse tipo de iniciativa, um gesto muito bom da prefeitura e dos profissionais de saúde para conscientizar a população, pois essa é uma vacina muito importante e não pode deixar de tomar. Acho importante também os pais levarem seus filhos para se vacinarem”.








Edvalda Bezerra, 54 anos, professora, levou o filho, de 16 anos, para tomar a 3a dose da covid-19. “Eu tomei minha 4a dose ontem, no posto da Rua do Norte, e achei interessante essa ação aqui hoje porque eu precisei ir no meu horário de trabalho. Hoje que estou de folga, o Dia D acontecer no sábado é importante”.




A coordenadora de PNI de Gravatá, Mariana Batista, reforça que “essa ação de hoje foi pactuada pelo Ministério da Saúde devido às baixas coberturas que temos hoje e reinserção da poliomielite. Junto com essa campanha, estamos realizando a multivacinação de adolescentes também para atualização da caderneta”.




O coordenador da Atenção Primária em Saúde de Gravatá, Jairo Teixeira, fala da importância de manter o calendário vacinal em dia. “Um dos principais problemas da não vacinação é de fato emergir algumas doenças que antes estavam erradicadas ou sob controle, como por exemplo a própria poliomielite, sarampo, e a ideia é que as pessoas procurem suas unidades, independente do Dia D, e levem seus filhos para que eles possam ter a caderneta de vacinação atualizada, uma vez que esse novo cenário das pessoas que não querem vacinar ou não procuram os postos em busca do imunobiológico resulta no aparecimento dessas doenças que podem ter várias complicações, não só a nível de indivíduos ou a nível sanitário. Vacinar é um método eficaz de proteção e a possibilidade de uma pessoa que não está imunizada adoecer ou passar a doença para outras pessoas é muito maior”.








A Campanha Nacional contra Poliomielite e Multivacinação segue até o dia 09 de Setembro, para crianças entre 1 ano e menores de 5 receberem as vacinas do calendário de rotina e a da poliomielite, e multivacinação para menores de 15 anos.







Vacinas disponíveis – Diariamente, a população de Gravatá conta com o compromisso da gestão municipal, que disponibiliza essas vacinas em todas as USFs do município: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).



Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)


------------------------------------------------------------------------------------------------

Agosto Lilás de Gravatá realiza Seminário na ETE


Auditório lotado participou de momento de reflexão sobre a violência contra a mulher para alunos de três escolas municipais









“O Poder da Igualdade e a Força das Mulheres”. Este foi o tema do seminário realizado pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, na ETE José Luiz de Mendonça, na tarde desta sexta (19).













Primeiro, houve um momento cultural com alunos da ETE, do Núcleo do Estudo de Gênero Mirella Sena – NEG, que trouxeram, em forma de poema e interpretação teatral, a infeliz realidade de muitas casas brasileiras. Logo após, ao violão, a estudante Júlia Milena e alunas do NEG apresentaram uma música composta por ela.













Além dos alunos da Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça, estavam presentes no auditório estudantes das Escolas de Referência em Ensino Médio Devaldo Borges e Professor Antônio Farias, além do Professor Wilson, pai da fisioterapeuta Mirella Sena, que foi assassinada pelo vizinho em 2017, no Recife.









Na mesa estavam o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, o vice-prefeito e secretário municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, a secretária Estadual da Mulher, Ana Elisa Sobreira, a secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, a gestora da ETE, Carline Moura, a vice-presidente do Conselho Municipal da Mulher, Maria das Dores Brito, a coordenadora do Disque Denúncia Agreste, Janeilda Rodrigues, a coordenadora Jurídica do Instituto Maria da Penha, Anabel Pessoa, e a psicóloga voluntária no Instituto Maria da Penha, Dulce Carmelita.







A secretária da Mulher de Pernambuco, Ana Elisa Sobreira, comenta sobre o trabalho de combate à violência contra a mulher em Gravatá. “Esse é um tema extremamente relevante, tendo em vista a gente viver em uma sociedade ainda estruturalmente machista e é através de ações como essa que a gente vai refletir, conhecer, ter informações sobre essa lei tão importante que é a Lei Maria da Penha, afinal são 16 anos de uma lei que veio descortinar violências que já aconteciam, mas que infelizmente as pessoas não falavam. Conversar sobre isso, hoje, é importante para mostrar à sociedade que existe saída e que a gente precisa mostrar cada vez mais essa violência. Aqui em Gravatá temos a nossa querida Ester Gomes, que traz esse apoio para o estado aqui no município e essa cidade tem esse lado da sensibilidade com uma gestão pensando em política pública para a mulher e isso faz toda diferença. Isso é importante para a cidade, para o estado e para nossa sociedade”.




A secretária da pasta municipal, Ester Gomes, levanta a bandeira da união pelo fim da violência contra a mulher. “Esse momento hoje acontece com várias parcerias, entre elas a Escola Técnica Estadual, a presença da secretária estadual da Mulher, dra. Ana Elisa, e dizer que é uma alegria imensa estarmos realizando esse momento expressivo para falarmos exaustivamente sobre o enfrentamento à violência contra a mulher. Quero dizer que essa tarde marca esse calendário das várias atividades do Agosto Lilás e da alegria de poder trazer isso para o público das escolas, da presença de representantes de organizações da sociedade civil, e quero demonstrar a nossa alegria por isso, pois conclamamos todas e todos que possam estar irmanados nesse enfrentamento”.




O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, considera que esse momento de diálogo é fundamental para uma sociedade igualitária. “Muito necessário esse evento hoje, pois é importante que a gente crie consciência que não estamos convivendo para que haja violência entre nós. Precisamos nos respeitar, somos diferentes, mas temos dignidade e importância. É preciso criar uma convivência pacífica e é esse o caminho que estamos trilhando junto com a Secretaria da Mulher do nosso município, através da secretária, Ester Gomes, e toda sua equipe competente, que vem realizando um trabalho do caminho de construção da política pública voltada para a mulher em nosso município, porque nosso compromisso é com as pessoas”.










Exposição fotográfica – O evento contou com a Exposição Fotográfica Mães do Sol, com registros realizados pelas filhas, sobrinhas e netas das mulheres que foram fotografadas. Esse é o resultado de um curso de fotografia de estúdio, realizado pela Fábrica de Cultura e pelo Grupo de Apoio aos Meninos de Rua – GAMR, com apoio da Prefeitura de Gravatá. A exposição estará na sede da Secretaria da Mulher, de 29 de agosto a 02 de Setembro, e estará aberta a visitações do grande público. Vale a pena conferir.



Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)
------------------------------------------------------------------------------------------------

Evento no Salão 3S celebrou patrimônios culturais vivos de Gravatá


Encontro aconteceu no Dia Nacional do Patrimônio Cultural, data celebrada em homenagem ao mestre Rodrigo Melo Franco de Andrade, nome de expressão que trabalhou pela preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro











A programação da 15a Semana Nacional do Patrimônio Cultural, uma realização da Prefeitura de Gravatá e da FUNDARPE – Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco, promoveu encontro de mestres da cultura popular de Gravatá, no Salão 3S, na quarta (17).













Essa ocasião faz parte da política pública que a gestão municipal está desenvolvendo, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL, promovendo essa interação entre os mestres e a educação de Gravatá.











Alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA do município puderam ter contato com expressões culturais, como poesia, música, aboio e literatura de cordel, na data em que se comemora o Dia Nacional do Patrimônio Cultural.









Entre os grandes nomes estavam Geovane Poeta, Belarmino Aboiador, o professor e poeta, Edson Francisco dos Santos, e a filha dele, a declamadora Maria Alice, além da musicalidade do Catimbó do Forró.











Representando a Prefeitura de Gravatá estavam o assistente técnico da SECTURCEL, Lucas Alves, e o diretor de Turismo da SECTURCEL, Patrick Serapião.







Neste sábado (20), o público poderá participar do sarau histórico O Tombo do Tenente, que fala sobre a passagem de Cleto Campelo em Gravatá, com a participação de coletivo de pesquisadores do município. O evento, que será realizado no Memorial de Gravatá, vai marcar o encerramento da programação da 15a edição da Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco na Suíça pernambucana.



Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)


------------------------------------------------------------------------------------------------

Cristina Braga abrilhanta a segunda noite da 12ª edição do Festival Virtuosi Gravatá




Público presente estava encantado com a apresentação da harpista que esbanjou técnica e sentimento em sua apresentação



Hoje se consolidou a segunda noite da 12ª edição do Festival Virtuosi Gravatá, apresentado pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, com realização da Virtuosi Sociedade Artística.









A Igreja Matriz de Sant’Ana virou palco dos concertos e na noite desta sexta-feira (19) a harpista pioneira, Cristina Braga, abrilhantou a noite do público presente e deu um show no que há de melhor na música clássica.









As peças e compositores escolhidos para montar seu repertório foram a Ozaniná do Tradicional Canto Pareci, Sol com Chuva de C. Braga (1966) e R.Medeiros (1953), Carolan’s Concreto de Tourlough O’ Carolan (1670-1738), The Last Rose of Summer de Tradicional Celta, Cio da Terra de C. Buarque (1944) e M.Nascimento (1942), Santa Morena de Jacob do Bandolim (1918-1969) e Itabaiana, Melodia Sentimental, Veleiro, Trenzinho do Caipira de Heitor Villa-Lobos (1887-1959).









O público presente prestou bastante atenção enquanto seus dedos deslizavam pelo instrumento com muita técnica e sentimento. Ao fim de sua apresentação, foi aplaudida de pé por todos.











Vale destacar que a harpista pioneira colocou a harpa em outro patamar no Brasil ao transitar livremente pela música popular e pela clássica. Primeira Harpista do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, no período 1993-2016, possui extensa discografia com mais de 17 álbuns. Como um membro do quinteto instrumental Opus 5, Braga gravou CDs que foram lançados internacionalmente. Em 1992, ela ganhou o concurso Medalha de Ouro, promovido pela Universidade do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 1995, Braga participou do Songbook Instrumental Antônio Carlos Jobim, no qual interpretou, com Mário Sève, a música “Deus e o Diabo na Terra”, de Tom Jobim.



Apaixonado por música boa, Sr. Severino Zeferino Vilar, professor aposentado, morador da cidade de Escada, comenta sobre esse evento: “Eu gosto muito de música e é uma oportunidade de ver uma artista hoje, e o Edson Cordeiro no próximo sábado. Nós faremos o possível para vir. Estamos satisfeitos com o resultado que vimos aqui hoje”.



Admiradora e fã da harpista Cristina Braga, Melissa de Menezes tem 12 anos e fala como se sentiu ao assistir sua artista: “Eu gostei muito, porque eu nunca vi ninguém colocar tanto sentimento em uma música. Foi muito lindo e eu consegui imaginar exatamente o que ela queria que eu visse. Então, eu gostei demais”.





Para Cristina Braga, harpista, é um prazer participar desse evento numa cidade tão espetacular: “Uma alegria imensa. A Ana com esse esforço de levar adiante todo esse trabalho do Rafael, as coisas boas a gente tem que perpetuar e a música é capaz de transformar a arte, ela é educação em outra dimensão. Em apenas uma hora, em apenas um som você é capaz de transformar tanta coisa dentro de você e é muito importante que as pessoas tenham contato com a música”, disse.





O festival segue pelos dias 20 e 21 de agosto com a seguinte programação:

Sábado (20): às 11h – apresentação do pianista gravataense Luis Felipe Oliveira

Sábado (20): às 20h30 – apresentação do contratenor Edson Cordeiro acompanhado da Orquestra Jovem de Pernambuco, sob a regência do maestro Nilson Galvão

Domingo (21): às 11h – apresentação do grupo Flauta de Bloco



Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Anderson Souza (SECOM)
------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito Joselito Gomes e primeira-dama Viviane Facundes recebem prêmio em Recife

Premiação agraciou 100 profissionais de diversas áreas que têm atuação relevante no desenvolvimento da região

 

Aconteceu na última terça (16), em Recife, a entrega dos prêmios “Homens e Mulheres que Orgulham o Nordeste”, no Bulgan Hotel Recife, que contemplou o prefeito Joselito Gomes e a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, com essa comenda internacional.

 

 

 

 

O trabalho do gestor de Gravatá é destaque pela seriedade, transparência, celeridade e compromisso com o município e os munícipes. à frente da Prefeitura desde primeiro de janeiro de 2021, Joselito tem trabalhado com agilidade para que problemas estruturais antigos do município sejam resolvidos em tempo hábil e isso se reflete no slogan da gestão “compromisso com as pessoas”. Em pouco mais de um ano e meio de gestão foram criados 20 leitos de UTI, inaugurada a UPA do município, revitalização de estradas rurais, municipalização do trânsito, inauguração de uma escola que se tornou referência para outros municípios, inauguração de quatro creches, construção da radial urbana, que está em fase de conclusão, dentre outras ações que beneficiam a todos.

 

 

 

 

À frente da Secretaria de Assistência Social e Juventude, Viviane tem desempenhado um papel preponderante na mudança de vida de famílias gravataenses e, dentre essas ações se destacam a entrega das casas populares do Residencial Riacho do Mel III, implantação do Espaço Integrar, fortalecimento do Programa Criança Feliz, inauguração da Cozinha Comunitária no bairro do CAIC, descentralização do CadÚnico e a nova sede do CREAS, que está em fase de finalização.

 

 

 

 

O evento é organizado pela revista internacional Referência Pernambucana, que tem como CEO Patrick Barbosa, que é escritor e membro do Brazilian Publishers e da Câmara Brasileira Do Livro (CBL). Cerca de 100 profissionais das áreas de gestão pública, jurídica de de áreas privadas receberam o prêmio em reconhecimento ao seu trabalho.

 

 

Para Viviane Facundes, receber esse prêmio mostra que o trabalho é feito da forma correta. “Estamos à frente da Secretaria de Assistência Social e Juventude há cerca de um ano e oito meses e não medimos esforços para que os programas sociais no município sejam realizados da forma mais limpa e transparente e beneficiem realmente quem necessita. Trabalhamos em alinhamento às ideias do prefeito Joselito Gomes e esse trabalho tem sido um sucesso porque nessa gestão valorizamos as pessoas. Receber esse reconhecimento é, também, reconhecer o nosso povo, as nossas e os nossos gravataenses.”

 

 

O gestor comemora o sucesso do trabalho da sua gestão e o reconhecimento recebido. Joselito Gomes ressalta que “esse não é um prêmio para mim, mas para Gravatá, pois o nosso trabalho, dia após dia, é para tornar a vida dos gravataenses mais digna e melhor. Fui eleito para um cargo político de extrema importância, porque o município está sob minha direção, mas sou um cidadão gravataense como todos os outros e por isso o meu objetivo na gestão é transformar a vida dos munícipes. Iremos continuar nosso trabalho com muita seriedade e compromisso, pois é a gravataense e o gravataense que importam, é por eles e para eles que fazemos o nosso trabalho todos os dias. Agradeço à revista Referência Pernambucana por esse reconhecimento.”

 

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura promove Dia D de vacinação para crianças e adolescentes no próximo sábado, 20/08


Ação acontece nas unidades de saúde da Zona Urbana e em praças da região central do município e contemplará crianças de 1 a 4 anos contra Poliomielite e crianças de 1 ano a adolescentes menores de 15 anos com Multivacinação

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, promove no próximo sábado (20) o Dia D de vacinação contra Poliomielite que irá contemplar crianças de 1 a 4 anos de idade e Multivacinação para crianças de 1 ano a menores de 15 anos. A ação acontece em alinhamento com o Plano Nacional de Imunização – PNI.

 

A ação acontecerá em todas as unidades de saúde da Zona Urbana do município, das 8h às 12h, e nas Praças da Matriz e Pedro Joaquim de Souza (Praça 10), das 8h às 15h. É importante que as crianças e adolescentes estejam acompanhados de responsável legal e levem documento de identificação e cartão de vacinação.

 

A vacinação infantil é um compromisso da gestão durante o ano inteiro, em todas as USFs do município. Dentre as vacinas disponíveis nos postos diariamente, estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos

 

-----------------

Confira o novo cronograma de resultados do Edital 04/2022 da Seleção Simplificada da Secretaria de Educação


No dia 23 de agosto será divulgada a Lista Geral das inscrições
e até o dia 13 de setembro o resultado final

 

A Secretaria de Educação divulgou uma ERRATA com o novo cronograma de resultados do Edital do Processo Seletivo nº 04/2022.

 

Confira as novas datas:

Clique em SELEÇÃO SIMPLIFICADA 004/2022 para ter acesso ao edital.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Agosto Lilás chega às escolas da Zona Rural de Gravatá


Ações são importantes nessas localidades para levarem informações e conhecimentos sobre a violência doméstica

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, neste mês de agosto, vem levando conhecimentos e esclarecimentos sobre o Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. 

 

Nesta segunda-feira (15), a grade de programação chegou na Escola Intermediária João Paulo, em Mandacaru e na Escola Dom Paulo Hipólito de Souza Libório, em Uruçu-mirim, na zona rural do município, onde a psicóloga Juliana Vieira e a advogada July Karem, que fazem parte da equipe da Mulher, abordaram o pontos relevantes como porquê do Agosto Lilás, da luta constante sobre a conscientização da violência doméstica, além disso, apresentaram dados de feminicídio do Brasil e do município de Gravatá. 

 

Em seguida, foi realizada uma dinâmica de fato ou fake para envolver os alunos e constatar o nível de conscientização e esclarecimento sobre cada assunto abordado. 

 

 

Reportagem: Mathilde Souza
Fotos: equipe da Secretaria da Mulher 

-----------------

Secretaria de Administração divulga resultado preliminar do processo seletivo 003/2022


Confira a classificação preliminar dos candidatos inscritos para ocupar o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais

 

A Secretaria de Administração divulgou, por meio da Comissão de Coordenação e Avaliação de Processo Seletivo Público Simplificado, declarou, preliminarmente, aprovados os candidatos inscritos na Seleção Simplificada no processo nº 003/2022.

 

Clique em RESULTADO PRELIMINAR e acesse a relação dos candidatos devidamente inscritos, para ocupar o cargo de Auxiliar de Serviços Gerais.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito de Gravatá participa de reunião com governador de Pernambuco


Joselito Gomes e mais seis gestores municipais do Agreste trataram da regulamentação do uso do adubo conhecido como cama de galinha

 

 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, e outros chefes do executivo municipal de seis cidades do Agreste, participou de encontro com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, na sede do Governo do Estado, Palácio do Campo das Princesas, em Recife.

 

 

A conversa, que teve a participação também de representantes do Ministério Público de Pernambuco – MPPE, da Assembleia Legislativa de Pernambuco – Alepe, e da  Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco – ADAGRO, tratou sobre a utilização do adubo orgânico conhecido como cama de galinha nos plantios de cará e de banana, produtos que são fortes no município. 

 

 

Ficou definido que haverá a construção de uma proposta visando beneficiar os produtores a curto prazo. 

 

Na ocasião, o prefeito estava acompanhado do secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Gravatá, Lula do Padre (à direita), que explicou a razão desse encontro. “Ficou definido que será dado um prazo para que os produtores rurais possam se adaptar à forma correta de utilização desse adubo, uma vez que ele provoca a proliferação da “mosca-dos-chifres”,  vetor de doenças para o gado, causando prejuízos aos criadores. Entende-se que no momento seria muito difícil a proibição terminantemente, mas será apresentada uma emenda à Lei 17.890, de julho de 2022. Uma das soluções é seguir a determinação da Portaria da ADAGRO nº 14 de 09 de fevereiro de 2015, que torna obrigatória a colocação de uma camada de solo sobre o esterco”. 

 

Além de Gravatá, os municípios que participaram da reunião foram Amaraji, Barra de Guabiraba, Bonito, Camocim de São Félix, Cortês e Sairé.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Cortesia Governo de Pernambuco

-----------------

Gravatá participa da 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco



De 16 a 20 de agosto, Museu Memorial de Gravatá vai receber sarau, palestras e lançamento do Projeto do Sítio Histórico e Arquitetônico do Casario Secular

 

 

Gravatá está dentro da programação da 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco, que será realizada no município entre os dias 16 e 20 de agosto, e marca a volta das atividades presenciais do evento estadual após dois anos de restrições por causa da pandemia da Covid-19.

 

O evento, que é uma celebração pelo Dia Nacional do Patrimônio Histórico, data comemorada em 17 de agosto, é uma realização da Secretaria de Cultura de Pernambuco e

da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – Fundarpe. Em Gravatá, conta com a parceria da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer.

 

O tema deste ano é: Patrimônio Cultural: resistências e perspectivas” e entre as atividades da programação na Suíça Pernambucana, estão saraus, palestras, apresentações musicais e o lançamento do Projeto do Sítio Histórico e Arquitetônico do Casario Secular de Gravatá.

 

Confira a programação da 15ª Semana do Patrimônio Cultural de Pernambuco em Gravatá.

 

16.08 (terça) 

O que: Sarau Narrativa de Saberes, um encontro de Mestres e Mestras do Patrimônio vivo da Região Turísticas Serras e Artes de Pernambuco

Local: Memorial de Gravatá – Rua Cleto Campelo, S/N, Centro

Horário: 10h

 

17.08 (quarta)

O que: Evento Cultural EJA, com apresentação de artistas locais e estudantes com o intuito de incentivar, apresentar e valorizar os músicos do município

Local: Salão 3S – Rua Tenente Cleto Campelo, S/N, Centro

Horário: 19h

 

 

18.08 (quinta)

O que: Lançamento do Projeto do Sítio Histórico e Arquitetônico do Casario Secular de Gravatá

Local: Memorial de Gravatá – Rua Cleto Campelo, S/N, Centro

Horário: 16h

 

19.08 (sexta)

O que: Palestra: Tombamento – Uma Visão Patrimonial, com a arquiteta e urbanista da Fundarpe, Débora Nadini

Local: Memorial de Gravatá – Rua Cleto Campelo, S/N, Centro

Horário: 10h

 

20.08 (sábado)

O que: Palestra: O Tombo do Tenente, sarau histórico sobre a passagem de Cleto Campelo em Gravatá, com a participação de coletivo de pesquisadores do município

Local: Memorial de Gravatá – Rua Cleto Campelo, S/N, Centro

Horário: 18h

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Rolê Empreendedor conversou com jovens de Gravatá



Encontro teve música, mágica, emoção e bate-papo descontraído sobre a força da alma empreendedora 

 

 

 

O empreendedorismo e a juventude tiveram um encontro na tarde da sexta (05), no auditório da Secretaria de Educação. 

 

 

O momento foi uma parceria entre a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, através da Sala do Empreendedor, e do SEBRAE-PE, com a apresentação do projeto Rolê  Empreendedor.

 

 

Antes de começar a conversa, o grupo que faz parte do projeto tocou músicas conhecidas da MPB,  de forma entusiasmada, e teve apresentação com o mágico Crispim. 

 

 

O palestrante,  Roberto Montanha, e a palestrante e YouTuber, Dani Amaral, apresentaram um pouco da história deles e a relação dessa experiência de vida com o empreendedorismo. 

 

 

Na plateia, alunos das Escolas Municipais da Serra, Edgar Nunes e Amenayde Farias. Entre eles estava Mairi Santos, de 14 anos, que é estudante do 9º ano. “Achei maravilhoso, emocionante da Dani, foi tudo super legal, amei. Espero que continue tendo essas oportunidades e depois de ter visto tudo o que foi apresentado aqui, vou levar para a vida”.  

 

Marianny Gomes, 15 anos, também é estudante da Rede Municipal de Ensino de Gravatá e disse: “achei esse momento bom e satisfatório e será algo que podemos evoluir no futuro, foi um exemplo para a gente e um incentivo”. 

 

Dani Amaral, que é palestrante desde 2016, falou sobre o Rolê Empreendedor. “Esta é uma iniciativa do SEBRAE, de educação empreendedora, e eles entraram em contato com a gente porque eles queriam levar esse assunto para as escolas, mas de maneira diferente. Roberto Montanha então me chamou para estar junto com ele nesse projeto, porque a vontade é ajudar os jovens a se transformarem, não somente falar de empreendedorismo, na parte técnica, mas falar sobre atitudes, o que eles podem fazer no dia a dia deles para se transformarem, transformarem sua própria realidade, a gente vem com uma equipe que faz a recepção dos alunos, captação de imagens, som, o mágico Crispim, para fazer esse movimento”.

 

O palestrante Roberto Montanha já falou em mais de 100 escolas por todo o estado de Pernambuco, conversando com alunos e com professores sobre empreendedorismo. Ele comentou que “a ideia do Rolê Empreendedor é ter uma linguagem em que a gente consiga atingir uma comunicação efetiva. Não adianta a gente chegar aqui e falar sobre empreendedorismo sem eles conseguirem entender de fato o que é isso. Falar sobre atitudes empreendedoras e sobre a jornada até chegar onde eles querem e que as pessoas devem se esforçar nessa jornada, que não é como mágica, pra gente é um prazer enorme. Ver o brilho no olho de cada um, sabendo que podemos inspirá-los através de nossas histórias. O movimento empreendedor do SEBRAE causa em cada jovem a vontade de dar o melhor, encontrar o seu talento e realizar o sonho que ele quiser. Esse movimento que está acontecendo nas prefeituras e aqui em Gravatá, de trazer esse assunto no começo, nas primeiras idades de uma pessoa, nas escolas, esse trabalho de parceira, é algo que certamente será semente e isso vai beneficiar muito a cidade futuramente”.  

 

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico de Gravatá, Lidiane Bezerra (de amarelo), que estava acompanhada da agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor do município, Maria Eduarda Rocha, opinou que “pela primeira vez no município, nós trouxemos esse momento para agregar ao currículo deles. Vemos que, muitas vezes, é um tema distante da realidade deles e hoje eles puderam conhecer as práticas, comportamento empreendedor. Não tenho dúvidas de que, num futuro próximo, eles vão poder conhecer mais e aprofundar sobre o assunto e vamos ter futuros empreendedores em nosso município. Essa parceria com o SEBRAE veio agregar muito para nossos alunos, que hoje tiveram uma tarde riquíssima de informações e conhecimento”. 

 

 

O evento teve articulação da Secretaria de Educação de Gravatá.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito entrega veículo novo à Central de Abastecimento Farmacêutico que irá reforçar a distribuição dos medicamentos e insumos na rede de saúde do município



Com isso o processo de distribuição de medicamentos e insumos nas Unidades e Centros de Saúde, UPA e Hospital Drº Paulo da Veiga Pessoa será mais rápido e a população mais bem assistida

 

O empenho da Prefeitura Municipal de Gravatá é constante, e a Secretaria de Saúde recebeu, nesta quinta-feira (04), um veículo, modelo Fiorino, que vai atender aos serviços e demandas da Central de Abastecimento Farmacêutico – CAF.

 

 

A cerimônia de entrega do veículo aconteceu na sede da Secretaria de Saúde com a presença do prefeito Joselito Gomes, do secretário de Saúde, José Edson, da coordenadora da CAF, Chris Santos, da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes e do vice-prefeito Júnior Darita. Além de secretários municipais e executivos, servidores da Prefeitura de Gravatá e os vereadores: Cabritinha, Leandro do Transporte Alternativo e Zé da Saúde.

 

A aquisição do veículo modelo Fiorino, no valor de quase R$ 112 mil foi através de recursos do Ministério da Saúde e do Governo de Pernambuco, por intermédio da Diretoria Geral de Assistência Farmacêutica. Sua funcionalidade vai ser para ajudar na celeridade de distribuição de medicamentos nas Unidades de Saúde, UPA e Hospital Drº Paulo da Veiga Pessoa.

 

José Edson, secretário de Saúde, falou sobre a funcionalidade deste veículo: “A CAF, que é a Central de Abastecimento Farmacêutico, não tinha carro para transportar o medicamento e o material que é uma coisa bem específica e de primeiríssima necessidade. Com o carro, agora vamos receber e distribuir imediatamente e a população vai estar mais perto da medicação e isso quem se beneficia é a população de Gravatá”.

 

O prefeito Joselito Gomes destacou a importância dessa conquista: “Uma entrega importante, necessária para a Secretaria de Saúde, o veículo que vai fazer o transporte do medicamento. A secretaria estava precisando há algum tempo e com a presença  desse veículo e sua atualização teremos uma celeridade nas entregas. A população tem o direito de buscar os remédios, deve buscar e encontrar, a não ser que determinado remédio não esteja sendo fabricado. Porém é necessário que os demais medicamentos estejam chegando no município, e, uma vez estando aqui, sejam distribuídos e a população encontre onde deve encontrar. O trabalho vai continuar porque nosso compromisso é com as pessoas”. 

 

Na ocasião, o prefeito de Gravatá sancionou a Lei Nº 3873/2022 que dispõe acerca do piso salarial dos Agentes Comunitário de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE). Esse momento foi marcado por muitos aplausos, dos profissionais das categorias e do público presente, e agradecimentos ao prefeito.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Nilson Silva (SECOM) 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gravatá dá a largada para as atividades do Mês da Primeira Infância 2022

Pelo segundo ano consecutivo, gestão municipal assume compromisso com as crianças gravataenses e assina o termo de adesão ao Pacto Nacional pela Primeira Infância 

 

 

 

O Mês da Primeira Infância de Gravatá de 2022 teve início com evento solene no auditório da Secretaria de Educação, na noite desta quarta-feira (03).

 

 

O evento marcou a assinatura da Prefeitura de Gravatá no termo de adesão ao Pacto Nacional pela Primeira Infância, da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (SNAPI), o que representa o interesse da gestão municipal em investir nessa fase da vida da criança, com uma rede de fortalecimento formada pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e Juventude, de Educação e de Saúde.     

 

 

Na mesa, estavam o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o coordenador do Programa Criança Feliz de Gravatá, Josinaldo Leão, a secretária executiva de Saúde de Gravatá, Maria Araújo, e a coordenadora da Educação Infantil do município, Fabiana Bezerra.

 

 

No público, além do vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, e da presidente do COMDICA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Irmã Velúzia Rodrigues, estavam secretários municipais e executivos de outras pastas, coordenadores, integrantes da gestão municipal e sociedade civil de Gravatá. 

 

 

Uma das visitadoras do Programa Criança Feliz de Gravatá, Raíza Silva, cantou a música de Toquinho, “Aquarela”, enquanto no telão eram apresentados registros de alguns atendimentos realizados pelo programa.

 

 

Josinaldo Leão destacou as atividades ao longo do mês. “Iniciamos hoje com essa solenidade de abertura e teremos palestras, uma semana de formação CDC, minicursos nos CRAS para que nossos usuários possam participar, atualização do Plano Municipal da primeira Infância, teremos diversas atividades nas creches e em tantas esferas que envolvem a primeira infância, porque nosso compromisso é com as pessoas e com as crianças”.

 

 

 

A secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, disse: “O prefeito Joselito Gomes tem esse olhar voltado para as crianças do nosso município e não poderia ser diferente o momento como estamos vivendo agora com um mês voltado para a primeira infância. A gente ajuda no desenvolvimento para no futuro termos bons cristãos e honestos cidadãos. É de grande importância para o nosso município esse olhar que o prefeito tem junto com a equipe da assistência social e o Programa Criança Feliz, que é um olhar especial, que tem amor, carinho e disponibilidade de ir em busca dessas crianças. Hoje, 800 famílias são atendidas e não poderia ser diferente o nosso apoio nesse momento que a gente vê tantas dificuldades, mas estamos aqui, firmes e fortes para construir e fazer história no nosso município através da primeira infância”.

 

 

O prefeito, Joselito Gomes, fala da adesão ao Pacto Nacional pela Primeira Infância. “Não podemos pensar em uma gestão promissora sem exercitar e colocar em prática a lógica do cuidado. Cuidar das pessoas é essencial e a prioridade são nossas crianças, em especial entre as idades de zero a seis anos. O município de Gravatá através de políticas públicas voltadas para garantir o direito de nossas crianças e adolescentes deve avançar mais e mais e receber os investimentos necessários para que essas políticas sejam implementadas. Temos o Programa Criança Feliz, graças a Deus funcionando em nosso município atendendo no momento 800 famílias queremos avançar com essa meta, temos o Mãe Coruja, através da Secretaria de Saúde, e assim vamos percebendo que há um cuidado tanto da mãe, quanto da criança no ventre materno e aí acontece o que eu entendo de uma verdadeira educação do amor que implica na lógica do cuidado. Vamos continuar avançando com esse trabalho, porque  nosso compromisso é com as pessoas”. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Gravatá e Fórum municipal realizam Semana de Negociação para contribuintes com débitos com IPTU e TLF



 Até o próximo dia 12, contribuintes estão sendo convocados para ficar em dia com os impostos importantes para a manutenção de serviços essenciais para a cidade 

 

 

 

O contribuinte de Gravatá, que está inscrito em dívida ativa com o município, tem a oportunidade de acertar os débitos do  Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Taxa de Licença e Funcionamento (TLF), até o dia 12, na Semana de Negociação que acontece no Fórum de Gravatá.

 

A iniciativa é promovida pelas 1º e 2ª varas cíveis da Comarca e pelo Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Gravatá – Cejusc, em parceria com a Prefeitura do Município.  

 

O contribuinte com débito já foi intimado a comparecer no Fórum, e lá encontra apoio de uma equipe de mediadores, comandada pelos juízes da Comarca para fazerem acordos e realizarem os pagamentos de suas dívidas.

 

A procuradora municipal de Gravatá, Jacyara Medeiros, explica que “o contribuinte consegue resolver todos os processos em seu nome e com parcelamentos de até 60 vezes, tudo em uma única oportunidade. Ele já sai com os boletos para pagamento. O atendimento é personalizado e transparente, com mediadores, procuradores e servidores da Secretaria de Finanças do Município, que acessam o sistema interno na hora, possibilitando que o devedor resolva realmente todo o débito existente junto ao cadastro do imóvel ou de sua empresa”. 

 

Vale destacar que a proposta é aproveitar a oportunidade conferida pelo REFIS/2022, Lei Nº 3867/2022, que dispõe sobre a concessão dos benefícios fiscais aos contribuintes do Município, onde prevê a regularização de débitos com descontos de até 100% (cem por cento) em juros e multas, sendo uma excelente oportunidade oferecida ao contribuinte para realizar acordo e solucionar pendências judiciais em razão da redução significativa no valor das dívidas.

 

O Fórum da Comarca de Gravatá Desembargador Pedro Ribeiro fica na Rua Quintino Bocaiúva, S/N. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Após muito trabalho e análises Prefeitura de Gravatá encerra os processos de auditoria em obras do FNDE que estavam paralisadas



O próximo passo é iniciar o novo processo licitatório para dar continuidade às obras das escolas, quadras e creches 

 

No início da gestão do prefeito Joselito Gomes, a secretária de Educação, Ninha Professora, foi até ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em Brasília, para receber orientações sobre como proceder com as obras de escolas, quadras e creches  que estavam inacabadas e paralisadas.

 

De imediato, foi realizada uma fiscalização em cima dessas obras, que totalizam a construção de quatro quadras e três escolas, incluindo creches.

 

Confira a seguir os nomes dessas obras: quadra de Russinhas, quadra de Uruçu-Mirim, quadra de Avencas, quadrada de Mandacaru, creche no Cruzeiro, creche no Alpes Suíço e construção da escola ao lado do Terminal Rodoviário.

 

Então, a Prefeitura de Gravatá, seguindo a orientação do FNDE, contratou uma empresa que fez a auditoria, que identificou vários problemas e irregularidades. Essa consultoria foi finalizada no final de 2021, e, em 2022, foram tomados os procedimentos de distrato dos contratos com as empresas dessas obras e instaurado um processo administrativo.

 

De acordo com a secretária, o FNDE encaminhou seus fiscais, que em 2022 estão com empresas para fazer essa fiscalização, onde constataram todos os equívocos identificados pela Prefeitura Municipal de Gravatá. Considerando os relatórios da PMG da fiscalização das obras e somando as fiscalizações feitas pelo FNDE, também em loco, a secretaria está em Brasília, nesta quarta-feira (03), para ver com o FNDE que procedimento deve ser adotado a partir de agora.

 

Então, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) autorizou a continuidade dos processos, ou seja, agora a Prefeitura de Gravatá vai atualizar os valores dessas obras, verificar o que foi feito e o que falta fazer. Em seguida, abrir um novo processo licitatório para cada obra, para que, com autorização do FNDE, possam dar continuidade às obras e de fato beneficiar quem mais espera, que são os estudantes e população.

 

Para Ninha Professora, secretária de Educação, é mais um passo conquistado pela gestão do prefeito Joselito Gomes: “Dentro da legalidade estamos tomando todas as medidas cabíveis para que enfim possamos dar continuidade às obras inacabadas pela gestão anterior. Hoje, em Brasília, no Fundo de Desenvolvimento da Educação, FNDE,  demos um grande passo e nos foi orientado a atualização dos valores das obras, verificação do que foi feito, do que falta fazer, para que em seguida possamos abrir um processo licitatório de cada obra. Consequentemente vamos conseguir a autorização do FNDE para continuar essas obras paralisadas. Mais uma vez a gestão do prefeito Joselito Gomes mostra que tem compromisso com as pessoas e com os alunos da rede municipal de ensino, que vão ser os mais beneficiados com as obras prontas”.

 

Reportagem: Mathilde Souza 

Imagens aéreas: Eliese Henrique

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Gravatá realiza Semana Municipal da Juventude de 2022 a partir do domingo (07)



A abertura oficial das atividades será marcada pela realização da 1ª Corrida da Juventude com largada na Estação do Artesão

 

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude e do Conselho Municipal da Juventude – COMJUVE, realiza, de 07 a 13 de agosto, a Semana da Juventude 2022.

 

A abertura oficial será neste domingo (07), com a I Corrida da Juventude, que terá concentração na Estação do Artesão, a partir das 15h, e largada marcada para 16h. Quem tiver interesse em participar, o link para inscrição é  https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeBnAzyQennrhjwfj-EHmi79SrS3ljidj2GwZWdNtE-JCONyQ/viewform?usp=sf_link . 

 

A partir daí, será uma semana de atividades intensas, com participação em entrevistas de rádio, trabalho de divulgação do Acelera no ENEM e ID Jovem, palestra interativa sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos, além de treinamento para os conselheiros do COMJUVE. 

 

Confira a programação completa da Semana Municipal da Juventude 2022:

 

Domingo (07)

Abertura Oficial – I Corrida da Juventude

15h  – Concentração, com MARACATU do GAMR

16h – Largada 

Estação do Artesão

 

 

Segunda (08) 

Entrevista no Programa Destaque Social

17h às 18h

Rádio Clima FM

 

 

Terça (09)

Divulgação do Acelera no ENEM e do ID Jovem

08h às 16h

ETE e EREM’s Aarão Lins e Cleto Campelo

 

 

Quarta (10)

Divulgação do Acelera no ENEM e do ID Jovem

08h às 12h

EREM’s Devaldo Borges e Professor Antônio Farias

 

Entrevista no programa Arroxa o Nó

19h às 21h

Rádio Gravatá FM

 

Quinta (11)

Palestra Interativa sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos

09h às 11h

Auditório da ETE

 

Sexta (12)

Visita aos quatro CRAS

Diálogo com coordenações sobre as juventudes de territórios

 

Sábado (13)

Treinamento para os(as) Conselheiros (as) do COMJUVE

08h às 16h

Casa dos Conselhos, Prado.

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Começou o Censo 2022 e a sua participação é importante para o país


 

Recenseadores começaram as visitas na segunda (1º de agosto) e são identificados com padrão do IBGE

 

Teve início na segunda (1º) o Censo 2022 que irá coletar os dados dos brasileiros para atualização do cadastro do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

 

 

 

Os recenseadores visitarão todos os domicílios do país. É fundamental que o morador atenda o recenseador e responda às perguntas do questionário do Censo: presencialmente, por telefone ou pela internet. O síndico é a pessoa-chave nessa etapa e é ele quem vai informar os moradores sobre a importância de atender o recenseador e colaborar para a qualidade do Censo.

 

 

Todas as informações prestadas são sigilosas, utilizadas exclusivamente para fins estatísticos. Educação, saúde, emprego,
transporte, tudo o que diz respeito ao brasileiro e ao seu bem-estar pessoal, social e econômico é planejado com base nas informações geradas pelo Censo.

 

Tocador de vídeo
00:00
00:30

 

Os recenseadores do IBGE trabalham uniformizados com colete, boné e equipamentos de proteção adequados. Caso o morador queira confirmar a identidade do recenseador, poderá fazer através do telefone 0800 721 8181 ou pelo site Respondendo do IBGE.

 

 

Para identificar o recenseador observe:

  • Colete do IBGE
  • Boné do Censo
  • Crachá de identificação
  • DMC – Dispositivo Móvel de Coleta

 

Participe, assim você colabora com um Brasil melhor.

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Gravatá convida artistas do município para se inscreverem no Mapa Cultural de Pernambuco



Plataforma é uma ferramenta que permite o mapeamento das diversas iniciativas culturais do Estado

 

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL, convida mestres, artesãos e entidades da cultura popular e tradicional para se inscreverem no Mapa Cultural de Pernambuco.

 

A ferramenta virtual é uma plataforma que reúne informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais de Pernambuco e atua de modo colaborativo, que permite que a população cadastre iniciativas. 

 

Os interessados em fazer parte da plataforma devem se dirigir à sede da SECTURCEL, que fica na Rua Presidente João Pessoa, 12, Centro, próximo ao prédio da Prefeitura, às terças e quintas, das 8h às 10h.

 

Os documentos necessários para a inscrição são: Currículo, RG, CPF, comprovante de residência, vídeo e fotos das ações culturais e artísticas, e-mail e telefone para contato.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mais profissionais capacitados: Prefeitura de Gravatá e SENAR concluem mais um curso de Jardineiro


Curso foi uma oportunidade para profissionais que já trabalham na área e iniciantes adquirirem conhecimento em área muito requisitada no município











A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, concluiu, na tarde desta quarta (27), mais um Curso de Jardineiro, que teve início na última segunda (25).















O curso, oferecido de forma gratuita, teve aulas teóricas e práticas, com a carga horária de 24 horas, e quem passou mais detalhes foi Magda Mendonça, que é engenheira agrônoma e instrutora do SENAR. “Nesse curso eles aprenderam algumas técnicas de paisagismo e conhecimentos agronômicos, que servem para capacitar esses profissionais do município de Gravatá e abrir esse leque de trabalho aqui, pois é uma cidade turística, com muitos hotéis, pousadas, casas de temporada, então fica essa possibilidade a mais para esses profissionais que se apresentaram aqui neste curso”.







Paulo Manoel, 40 anos, já atua na profissão e ele comentou que: “vir para esse curso que o SENAR proporcionou para aprimorar mais algumas técnicas e como essa área sempre está expandindo, a gente tem que aprender mais e aplicar a técnica na prática. É sempre bom procurar melhorar, fazer o trabalho bem feito e fazer o trabalho ao gosto do cliente. Nunca é demais aprender e eu vim para cá, trabalhamos em equipe e só tenho que agradecer e todos de parabéns”.







Assim como Paulo Manoel, Aguinaldo Valdemar é jardineiro e não perdeu a oportunidade de adquirir mais conhecimento. “Foi um diferencial muito grande na minha vida. Em nome dos meus colegas do curso o SENAR e a Prefeitura de Gravatá acertaram em cheio com esse curso. Era o que a gente estava precisando: ter uma qualificação melhor, porque mesmo sendo jardineiro a cada dia a gente aprende coisas novas. Para mim, foi muito satisfatório, aprendi muito, como dá para ver que o espaço aqui é pequeno, mas conseguimos modificar ele completamente. Estou muito agradecido ao SENAR e pela prefeitura ter trazido isso para a gente”.







Josias Teles, secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, esteve presente no encerramento de mais esse curso oferecido pela prefeitura. “Estamos concluindo esse curso importante, foram três dias de aprendizado e ensinamento em parceria com o SENAR e com o Sindicato Rural de Bezerros. Cuidar das pessoas é isso, é cuidar da formação profissional. A gente sabe que Gravatá tem uma demanda muito importante nessa área de jardinagem e preparar essas pessoas para atender essa demanda é importante. Nós estamos, em nome da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, muito satisfeitos, transformando esse jardim da sede em um novo local. Parabéns a quem fez parte do curso e agradecer a todos os parceiros”.



Composteira – Uma composteira doméstica, que foi confeccionada pelos próprios alunos, foi sorteada ao final do curso. Ela é uma técnica de decomposição dos alimentos para nutrição do solo e das plantas, como forma de reaproveitamento desses ingredientes que geralmente vão para o lixo. Essa técnica é ideal para quem não tem muito espaço, como quem mora em apartamento.



Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Festa de Senhora Sant’Ana: dia da padroeira de Gravatá é celebrado com procissão e santa missa


Ao longo do dia houve uma programação especial dedicada à mãe de Maria, avó de Jesus



Há 200 anos, a Senhora Sant’Ana abençoa o município de Gravatá, e na terça-feira, 26 de julho, é comemorado o seu dia. Então, ao longo desse dia, os fiéis e devotos da padroeira contaram com uma programação bastante especial dedicada à mãe de Maria.













A tradicional procissão com as imagens de São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus, reuniu uma multidão de fiéis e devotos, que com seus lenços nas mãos percorreram, na tarde chuvosa, as principais ruas do município de Gravatá cantando, louvando, agradecendo e renovando a sua fé.















Ao chegar na praça Matriz de Sant’Ana, houve a celebração eucarística presidida pelo Padre Luís Eduardo Feitosa e concelebrada pelo pároco da Matriz, Padre Antônio Márcio.











Após a Santa Missa, com o apoio da Prefeitura de Gravatá e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), aconteceu o show do Padre João Carlos, que animou a noite dos fiéis com lindas canções religiosas, entoadas também pelo público presente. Ao mesmo tempo, ocorreu a quermesse onde todos puderam degustar comidas deliciosas como cachorro-quente, bolos, pizzas, entre outros.





Padre João Carlos comenta sobre sua participação em uma noite tão especial para os devotos da Senhora Sant’Ana: “É uma alegria muito grande, a minha, de estar nessa noite abençoada no final dessa festa para cantar canções que fortaleçam o sentimento de cada um, de fé, de família, de paz, essa é nossa mensagem hoje. Com a fé podemos construir algo melhor no nosso relacionamento, na nossa convivência, particularmente em relação aos idosos e aos avós celebrados essa semana”.



O pároco da Matriz de Sant’Ana, Padre Antônio Márcio, agradece o apoio de todos para que essa festa fosse linda e a altura da padroeira do município: “Meu muito obrigado a Prefeitura Municipal, ao senhor prefeito que teve do início ao fim junto conosco, agradecer a todos os homens e mulheres de boa vontade, ao povo gravataense aos meus amigos de São Caetano e de Santa Cruz que juntos fizemos essa festa acontecer. Meu muito obrigado. Deus abençoe a todos”.



Devota de Sant’Ana, a aposentada Maria de Oliveira, fala desse momento: “Muito boa, muito linda, agradeço pela festa e pelo poder de Sant’Ana. Glória a Sant’Ana e a Joaquim e a toda comunidade de Gravatá que se encontra aqui”.



O prefeito Joselito Gomes, esteve acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência e Juventude, Viviane Facundes. Sobre essa comemoração especial e tradicional ele comenta que: “A festa de 2022 comemorando 200 anos da presença da imagem da imagem de Sant’Ana nas terras de Gravatá e hoje comemorando também o dia do vovô e da vovó. Parabenizando você vovô e vovó, você traz toda uma sabedoria para transmitir, partilhar com os seus. O que nos deixa a festa de Sant’Ana? Que a exemplo de Sant’Ana e São Joaquim precisamos continuar depositando nossa confiança em Deus. Uma festa abençoada, um momento forte de evangelização e fortalecimento espiritual. Que Deus continue abençoando e Sant’Ana intercedendo por todos nós”.



Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

Imagens aéreas: Eliese Henrique
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Projeto Sarau Artístico e Cultural chega em julho no município em Gravatá





Os saraus artísticos acontecem nos últimos sábados do mês de julho a novembro de 2022



A arte é expressada de várias maneiras e a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, apoia todas as manifestações artísticas e vem divulgar à população o projeto Sarau Artístico e Cultural.



Esse projeto tem o intuito de promover saraus artísticos e culturais que abrangem os mais diversos gêneros de manifestações, linguagens artísticas, cultura popular local e regional.



Com o tema “No Fio da Madeira” de R. Pacheco, as instalações de culturas em madeiras será realizada no próximo sábado, 30 de julho, no Sítio Histórico e Arquitetônico no Casarão 245, localizado na Avenida Joaquim Didier, às 18h. Já a exposição acontece de 1 a 6 de agosto no mesmo local.



Os saraus serão realizados nos últimos sábados do mês, nos meses de julho a novembro de 2022, das 18h às 21h, de modo itinerante.



Reportagem: Mathilde Souza
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROCON de Gravatá oferece atendimento presencial ao consumidor de segunda a sexta-feira



Instrumento trabalha na política de proteção e defesa do consumidor, além de orientar e fiscalizar o cumprimento do Código Brasileiro de Defesa do Consumidor 

 

 

 

O consumidor gravataense não precisa se deslocar para outras cidades para fazer valer seus direitos. 

 

 

A unidade do Procon Gravatá, instituição que faz cumprir a Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, conhecida como Código de Defesa do Consumidor, é um canal de proteção e defesa dentro do município.

 

 

Caso o consumidor precise acionar os seus direitos, o órgão possui os canais de atendimento e um deles é pelo e-mail procongravata@gmail.com

 

 

Você também pode tirar dúvidas pelo telefone 3299-1899, ramal 1076, ou ainda pelo atendimento presencial,  na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que fica Rua João Pessoa, número 44, próximo ao prédio da Prefeitura.

 

 

O atendimento é de segunda a sexta, exceto feriados, das 8h às 13h e não precisa de agendamento.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

26 de julho: Dia da padroeira Senhora Sant’Ana é feriado municipal em Gravatá

Na segunda-feira (25) foi decretado ponto facultativo e na próxima terça-feira (26)
os fieis devotos da padroeira participam do encerramento da festa na Praça da Matriz

 

O dia 26 de julho, data em que A Igreja Católica Apostólica Romana celebra o dia de Santa Ana, mãe de Maria e avó de Jesus, é feriado em Gravatá. Isso porque o município tem a Senhora Sant’Ana como a santa padroeira, tradição que é celebrada há 200 anos.

 

Em virtude dos festejos, a próxima terça-feira (26) é feriado municipal, em homenagem à padroeira do município, de acordo com a Lei Municipal 3815/2019, que institui os feriados no município.

 

Em cumprimento a referida lei, não é necessário decretar feriado nos dias que já estão instituídos.

 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, decretou ponto facultativo para a segunda-feira (25), data que antecede o feriado, para as repartições públicas municipais da Administração Direta e Indireta.

 

A Programação da Festa de Sant’Ana teve início no sábado (16) e segue até a próxima terça-feira (26), com celebrações, procissão, quermesse animada entre outros. Confira:

23.07 – Festa das Crianças, na Praça da Matriz, às 15h30;

 

24.07 – Cavalgada com saída no terreno da antiga CILPE, ao lado do Parque da Cidade, às 9h30;

 

24.07 – Carreata com saída do Posto Petur para a Igreja Matriz de Sant’Ana, às 14h30;

 

25.07 – Motorreata com saída do Posto Petur, às 17h30;

 

26.07 – Dia de Sant’Ana:

 

06h – Repique festivo dos sinos em toda a Paróquia

07h – Ofício de Nossa Senhora, na Igreja Matriz

10h – Solene Concelebração Eucarística, presidida pelo Bispo da Diocese de Caruaru, Dom José Lopes.

12h – Repique festivo dos sinos em toda a Paróquia

15h – Hora da Misericórdia

16h – Bênção do Santíssimo Sacramento

16h30 – Procissão saindo da Matriz de Sant’Ana, percorrendo as ruas de Gravatá e retornando para a igreja

17h30 – Solene celebração eucarística de encerramento dos festejos, em seguida, quermesse com atração cultural.

 


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pela primeira vez usuário do CAPS II – Nova Vida expõe seu produto na Fenearte

Rodolfo Ugarte tem 63 anos e há 40 anos trabalha com artesanato, mas depois das oficinas terapêuticas do CAPS retomou sua paixão pela arte

 

O argentino, Rodolfo Ugarte, 63 anos, está no Brasil há 40 anos e, desses, 22 no município de Gravatá. Sempre teve uma paixão forte pela arte, mas esse sentimento foi reaceso quando começou a frequentar o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II – Nova Vida).

 

Ele começou a produzir a mandala tridimensional que é um objeto com diversos movimentos e formas. Para Rodolfo é uma ferramenta de trabalho para ativar sua potência, além de ser uma forma terapêutica para desviar a atenção do cérebro e proporcionar bem-estar, tranquilidade e se tornar uma fonte de renda.

 

Com o resultado de sua dedicação e aprimoração, Rodolfo Ugarte, passou por todos os critérios exigidos pela feira e foi expor seu produto, que é a mandala tridimensional, na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), no Centro de Convenções de Pernambuco. Dessa forma, ele é o primeiro usuário assistido pelo CAPS II – Nova Vida a participar da Fenearte e representou muito bem o município de Gravatá.

 

Para Rodolfo Ugarte foi muito importante participar desse evento grandioso e que atende público de vários países. “Para mim foi ótimo porque eu estava muito afastado do trabalho, de tudo, e graças ao CAPS, voltei! Não tenho muito a falar porque está na feira da Fenearte é muito bom e com muito orgulho digo que nosso material não tinha outra pessoa a fazê-lo, somos únicos”, enfatizou.

 

 

 

De acordo com o usuário da CAPS II – Nova Vida, o seu interesse em voltar a produzir as  peças é graças a unidade: “Fazer de novo é graças ao CAPS porque é como eu digo sempre, que quando a pessoa vem para cá se renova e renasce, até o CAPS tem o slogan que é Nova Vida”, disse.

 

O CAPS II – Nova Vida vem realizando um trabalho com seus usuários que cada vez mais se destaca por proporcionar oportunidades e incentivá-los a passar por cima dos seus limites, dificuldades e gerar sua própria renda.

 

Nas oficinas de arte terapêutica eles aprendem a fazer mandala (filtro dos sonhos), bandejas, colar decorativo, expressões de argilas e garrafas decorativas. Todo trabalho é manual com materiais vindos da natureza.

 

Cleuton Azevedo, é o professor da oficina de arte, fala da importância de ter essas oficinas os usuários que é uma forma de aliviar a tensão e descarregar as energias nos dedos: “O grande problema da saúde mental é que as pessoas às vezes são frágeis. E a pessoa que é frágil, que é uma pessoa sensível, ela passa até um peso. Então, resgatar essas pessoas diante dessas sensibilidades que elas têm e mostrar que elas têm capacidade de fazer algo e capacidade retomar a vida, de ver o mundo de outra forma”.

 

Era nítido ver o orgulho e felicidade de Patrícia Silva, coordenadora do CAPS II, por ver o primeiro usuário assistido pela unidade a expor seu produto na Fenearte. “Para mim é uma satisfação muito grande acreditar na arte como nós acreditamos enquanto equipe, enquanto serviço de saúde mental. Levando em consideração a reforma psiquiátrica e o cuidado em liberdade.  Então você vê um usuário do serviço tendo uma oportunidade de se inscrever, de passar pelos critérios de avaliação com seu artesanato, estar indo lá, vender, divulgar, se motivar, se mostrar, é dignidade para ele. Então, para mim é fazer valer o que a gente acredita no município de Gravatá enquanto saúde mental”, disse.

 

A coordenadora do CAPS aproveitou a ocasião para fazer seu agradecimento: “Quero aproveitar esse momento para agradecer ao prefeito Joselito Gomes por abrir as portas para o nosso CAPS. Em especial aos nossos parceiros da Secretarias de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer e a de Desenvolvimento Econômico que promoveram a inscrição e a avaliação para que o nosso usuário, Rodolfo, pudesse participar. Muito obrigada a todos pelo carinho e envolvimento conosco”.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Nilson Silva (SECOM) /  coordenadora do CAPS II

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ponte Radial Urbana na Cohab II recebe concretagem e avança mais uma etapa

 Ana Paula Figueirêdo | 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, esteve presente para vistoriar mais uma etapa da obra que fica mais perto da conclusão e vai melhorar a mobilidade do município

 

 

A Ponte Radial, que vai ligar os bairros da Cohab II e Porta Florada (Fazenda Sampaio), está cada dia mais perto de ser concluída.

 

 

O elevado, que vai devolver a mobilidade e melhorar a qualidade de vida dos munícipes e visitantes, passa pela concretagem da segunda etapa do tabuleiro da ponte.

 

 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, esteve na obra para acompanhar mais essa fase de construção de um equipamento que vai trazer inúmeros benefícios para moradores e visitantes da cidade.

 

 

O gestor municipal relembrou a relevância desse equipamento para Gravatá. “Esta é uma obra muito importante para a cidade de Gravatá já bastante esperada pela população e que vem, pouco a pouco, avançando. Mesmo com as chuvas que caíram aqui no município, o ritmo diminuiu um pouco, mas mesmo assim estamos seguindo e, dentro de pouco tempo, estaremos entregando essa obra para que facilite o ir e vir de pessoas, veículos, desafogando a Amaury de Medeiros e o centro da nossa cidade. O trabalho continua e o compromisso é com as pessoas”. 

 

 

O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano de Gravatá, Ricardo Malta, também acompanhou a vistoria técnica junto com o prefeito Joselito Gomes.

 

 

Essa ponte faz parte do projeto da Radial Urbana, que tem por objetivo desobstruir o trânsito da Rua Dr. Amaury de Medeiros, principal via de acesso aos bairros Cohab II, Bairro Novo e Boa Vista, bem como a fábricas, condomínios e propriedades rurais das regiões dos sítios Três Vendas, Limeira, Serra do Boi, dentre outros.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Marcone Barros (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gravatá celebra 200 anos de bênçãos com a Festa de Sant’Ana

Novena da padroeira da cidade começa no sábado (16) e segue até o dia 26 de julho com programação diversificada e tradicionais procissões a pé

 


 

Os devotos da padroeira da cidade de Gravatá poderão celebrar a tradicional Festa da Senhora Sant’Ana, a partir do próximo sábado, 16 de julho, com o tema “Senhora Sant’Ana: há 200 anos abençoando Gravatá”. 

 

A programação religiosa segue até a terça, dia 26, data dedicada pela Igreja Católica no mundo inteiro à mãe de Maria, avó de Jesus. 

 

Após dois anos sem poder celebrar a novena de forma integral, por causa das restrições sanitárias da pandemia, a Paróquia de Sant’Ana preparou uma programação especial para 2022, com motorreata, carreata, pedalada, cavalgada e um momento especial para as crianças. 

 

 

Todos os dias da novena, haverá recitação do terço, às 18h30, e novena solene às 19h, exceto aos domingos, que será às 17h30 e 18h, respectivamente.

 

Na abertura do evento, a paróquia, que fica na Praça da Matriz, vai receber a bandeira e a imagem peregrina de Sant’Ana vindas da procissão, que vai sair da Rua Francisco Bezerra de Carvalho, na comunidade de Nossa Senhora da Conceição, a partir das 18h30, com a celebração na Igreja Matriz, presidida pelo padre João Paulo Gomes.

 

E no dia 26, além das celebrações eucarísticas, diferente dos dois últimos anos, com as procissões motorizadas, os devotos de Sant’Ana poderão acompanhar as imagens da santa e de São Joaquim, a partir das 16h30, como sempre fizeram, a pé, percorrendo várias ruas e bairros de Gravatá. 

 

Confira a programação da 200ª Festa de Sant’Ana:

 

16.07 – Procissão saindo da comunidade Nossa Senhora da Conceição, próximo a Estação, até a Matriz, às 18h30;

 

20.07 – Pedalada com saída do Cruzeiro, às 18h30;

 

23.07 – Festa das Crianças, na Praça da Matriz, às 15h30;

 

24.07 – Cavalgada com saída do campo ao lado do Parque da Cidade, às 9h;

 

24.07 – Carreata vindo da Serra das Russas pela BR-232, chegando às 17h na via local;

 

25.07 – Motorreata com saída do Posto Petur, às 18h;

 

26.07– Solene concelebração eucarística, às 10h, presidida pelo Bispo da Diocese de Caruaru, Dom José Lopes. Procissão saindo da Matriz de Sant’Ana, a partir das 16h30, percorrendo as ruas de Gravatá e retornando para a igreja, onde será celebrada a Santa Missa de modo campal e conclusão dos festejos.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Administração convoca profissionais aprovados na Seleção Simplificada 002/2022

Confira a lista dos candidatos aprovados, o período e o local para a entrega de documentos

 

A Secretaria de Administração do Município de Gravatá publicou a Portaria de Convocação, para os sete primeiros candidatos aprovados na Seleção Pública Simplificada nº 02/2022 da Secretaria de Administração, de 06 de maio de 2022.

 

Os candidatos convocados irão ocupar os cargos de Assistente Administrativo e deverão comparecer no local e horário indicado no quadro abaixo, no prazo de 05 dias úteis contados a partir do dia seguinte à data de publicação desta Portaria, munidos dos documentos descritos nos itens 5.2.4. e 8.6. do Edital (originais e cópias), atendidos os requisitos editalícios.

 

A entrega de documentos acontece no prédio da Secretaria de Administração, situada à Rua Izaltino Poggi, 265, 1º andar, Prado e inicia na sexta-feira (15) e segue até a quinta-feira (21), no horário das 13h às 15h30.

 

Clique em PORTARIA DE CONVOCAÇÃO para ver a lista dos candidatos aprovados convocados.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Gravatá inicia Operação tapa-buracos em várias ruas do município

Melhorar a acessibilidade urbana devido aos danos causados pelas chuvas é prioridade do prefeito Joselito Gomes

 

Diante da situação em que várias ruas do município se encontram, causadas pelas fortes chuvas, a Prefeitura de Gravatá, por meio da secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano começa a operação tapa buracos, nesta quinta-feira (14).

 

Essa operação está sendo realizada tanto na parte do calçamento paralelo, quanto na de asfalto, com o intuito de melhorar a mobilidade urbana.

 

Vale destacar que os bairros que não possuem calçamento também estão recebendo a devida manutenção com a utilização da máquina Patrol e aplicação de piçarro.

 

De acordo com o secretário da pasta, Ricardo Malta, o serviço vai dar uma grande agilizada quando as condições climáticas melhorarem: “Estamos realizando essa primeira etapa da operação tapa buracos visando melhorar a acessibilidade da população gravataense, mas quando o tempo melhorar, quando o sol firmar, vamos conseguir acelerar todo esse processo e acabar com todos os pontos críticos que é um pedido urgente do prefeito Joselito Gomes, que trabalha diariamente para garantir mais qualidade de vida aos gravataenses”, disse o secretário.

 

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Marcone Barros (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura decreta ponto facultativo nas repartições públicas municipais no dia 25 de julho de 2022 (segunda-feira)

Em virtude do feriado da padroeira de Gravatá, Senhora Sant’Ana, no dia 26,
o ponto facultativo fica decretado para a Administração Direta e Indireta. Os serviços essenciais funcionam normalmente

 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, publicou na quinta-feira (14) o Decreto Municipal Nº 037/2022, que decreta ponto facultativo nas repartições públicas municipais da Administração Direta e Indireta no dia 25 de julho de 2022 (segunda-feira), e dá outras providências.

 

No uso das atribuições legais, e no uso do que lhe confere o inciso V, do Art. 59, da Lei Orgânica do Município e, considerando o feriado municipal de 26 de julho, dedicado a Padroeira de Gravatá, Senhora Sant’Ana, regulamentado através da Lei Municipal nº 3815/2019.

 

Considerando que em consonância com a Lei Orgânica Municipal compete privativamente ao Prefeito dispor sobre a organização e o funcionamento da Administração Pública Municipal.

 

Considerando que o município tem autonomia para decretar ponto facultativo.

 

DECRETA:

Art. 1º Fica declarado ponto facultativo nas repartições públicas municipais da Administração Direta e Indireta no dia 25 de julho de 2022 (segunda-feira).

 

Art. 2º O disposto no Art. 1º deste decreto não se aplica aos seguintes serviços essenciais:

I – Urgência e emergência;

II – Serviços de saneamento;

III – Serviços de coleta de volumosos;

IV – Serviços de terraplanagem;

V – Outras atividades que não possam sofrer descontinuidade.

 

Art. 3º Este decreto entra em vigor na data da sua publicação.

 

Palácio Joaquim Didier, em 14 de julho de 2022.

 

Joselito Gomes da Silva
Prefeito do Município de Gravatá

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mais mulheres gravataenses serão contempladas com exame de mamografia na próxima semana



Ação irá oferecer 140 exames nos dias 20 e 21 de julho

 

 

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Social e Humano de Pernambuco (IDESHPE) vai realizar, nos dias 20 e 21 de julho (quarta e quinta-feira), mais uma ação com oferta de exames de mamografia para as mulheres gravataenses. 

 

 

A ação irá contemplar mulheres com sintomas sugestivos de alteração na mama e tempo correto desde a última mamografia.

 

 

A realização dos exames será no Parque da Cidade, das 8h às 17h, e para participar a mulher deve procurar o posto de saúde de cobertura do seu bairro para agendar seu procedimento. 

 

 

Além da mamografia, os serviços de verificação de glicemia, pressão arterial e orientação nutricional serão oferecidos a essas mulheres.

 

Serviço: 

Exame de mamografia

Parque da Cidade

20 e 21 de julho, das 8h às 17h

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Empresas de Gravatá poderão inscrever colaboradores em cursos à distância oferecidos pelo Senac


As inscrições e as aulas são online, gratuitas e uma oportunidade para adquirir mais conhecimento em áreas específicas 

 

 

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico/Sala do Empreendedor,  estimula o conhecimento através de cursos oferecidos por parceiros importantes.

 

Um deles é o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), que por meio do Programa Senac Empresas está oferecendo cursos online gratuitos de Educação a Distância (EAD) para colaboradores de empresas de Gravatá.

 

A empresa interessada deve se inscrever através do link  https://senacempresas.senac.br/login.html até o dia 17 de julho e em seguida inscrever o colaborador, com o prazo de 24 horas para confirmar o interesse pelo e-mail cadastrado no ato da inscrição.

 

Os temas dos cursos são variados: Boas Práticas para Serviços de Alimentação; Business Intelligence com Power BI; Design Thinking; Metodologia Ágil; Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle – APPCC; e Sustentabilidade Aplicada à Cozinha.

 

As vagas são limitadas e as aulas iniciam no próximo dia 21.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gravatá ganha novo complexo turístico da EP House Empreendimentos e evento marca o lançamento

Filipe Vasconcelos

Complexo formado por resort Golden Tulip Gravatá, condomínio Riviera Gravatá Residence e vinícola Riviera será importante incremento no turismo do município que tem gestão que valoriza e investe no empreendedorismo

 

 

 

Aconteceu na noite da última terça (12) um evento para o lançamento de um complexo turístico da EP House Empreendimentos em Gravatá que promete gerar, aproximadamente, 600 empregos diretos e mais 600 indiretos, além de reposicionar o município na cena do turismo nacional.

 

 

 

O complexo contará com Resort Golden Tulip Gravatá, marca que faz parte do selo com maior número de hotéis em operação no mundo, com aproximadamente 2.000 hotéis em atividade. A franquia que está em construção no município terá 624 apartamentos e um grande conjunto de equipamentos de lazer, aliados à qualidade que o nome carrega, o que irá colocar a cidade no catálogo nacional de hospedagem.

 

 

 

O grupo do Paraná também trará ao município serrano de Pernambuco o condomínio Riviera Gravatá Residence e a Vinícola Riviera, dois empreendimentos que aquecerão ainda mais a procura de turistas e veranistas pelo destino Gravatá.

 

 

 

 

A gestão municipal de Gravatá valoriza e incentiva o empreendedorismo, o que tem se traduzido em grandes negócios que chegam à cidade. Além dos três investimentos da EP House Empreendimentos, o município ganhou uma umidade do Novo Atacarejo, loteamento Solar Monalisa, loteamento Serra do Mel, condomínio Estrela da Serra, dentre outros empreendimentos que chegam todos os dias ao município e trazem mais empregos, qualidade de vida e desenvolvimento aos gravataenses.

 

Os anfitriões da festa, os empresários paranaenses Rodolfo Rosa e Paulo Luviseti, que já se consideram gravataenses, receberam o prefeito do município, Joselito Gomes, e a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, na festa que contou também com a presença do deputado estadual Waldemar Borges, de secretários municipais, vereadores, imprensa regional, empresários dos ramos turístico e imobiliário e investidores deste setor, além da jornalista Meiry Lanunce e da atriz Monique Alfradique.


Reportagem: Filipe Vasconcelos 

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

Imagens do projeto: EP House Empreendimentos

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comércio de Gravatá registra aumento de até 500% em vendas no período de realização do São João de Gravatá 2022

por Filipe Vasconcelos 

Comerciantes comemoram sucesso da festa promovida pela Prefeitura de Gravatá no período junino que trouxe turistas e gravataenses para consumirem nos estabelecimentos locais

 

 

O São João de Gravatá 2022 – O Arraiá da Felicidade foi um sucesso. O número de visitantes no município girou em torno de 300 mil pessoas, o que proporcionou à rede hoteleira do município, que conta com cerca de 3,5 mil leitos, trabalhar com ocupação de 98% no período, além das casas de veraneio, que somam cerca de 22 mil residências, com ocupação em alta.

 

Tudo isso fez com que o movimento no comércio fosse bastante aquecido. Foi notório a circulação intensa de pessoas pelas ruas e estabelecimentos da cidade e isso é refletido no volume de vendas que, segundo relatos de comerciantes e comerciários, girou em torno de 200% a 500% de aumento em relação a períodos normais de venda.

 

 

 

A vendedora Thaís Nascimento trabalha na loja Ellegance. Com um faturamento aumentado em 200% ela comemora. “Através do São João teve um grande aumento de vendas, não só aqui na nossa loja, como em Gravatá inteiro, aumentou o fluxo de turistas e dos nossos gravataenses nas lojas. A gente teve, em média, uma porcentagem de 200% no aumento das vendas de roupas, calçados, no geral.”

 

Outra empresa que operou em alta de vendas no período foi a Arte Café Confeitaria. Segundo a sócia Milene Santos, foi o período que a empresa mais vendeu em 16 anos de funcionamento. “Com certeza foi de grande impacto para a nossa economia, falando como um todo, a retomada das festas no período junino. Pelos números, dos períodos de São João, foi o que a gente mais vendeu. Em 16 anos de funcionamento nesse prédio, durante esse São João de 2022, realizado pela Prefeitura, foi o que a gente mais vendeu. Teve uma movimentação muito maior, eram filas de espera durante esse período de festa, mesmo com horário de atendimento estendido, mas ainda assim a gente não deu vencimento à demanda.”

 

Lidiane Creusa, proprietária da lanchonete Hamburgão, na praça de alimentação, comemora o aumento de 500% de aumento nas vendas nos cinco dias de festa do Arraiá da Felicidade. “Devido o aumento de pessoas que estavam na cidade, a gente teve um aumento de 500% nas vendas, porque a cidade tava cheia por conta dos eventos que teve, que ajudou muito a gente. A gente pegava aqui de 3 horas da tarde e ia até 7 horas da manhã do outro dia, quando normalmente a gente funciona até meia-noite.”

 


Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Anderson Souza e Filipe Vasconcelos (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Encontro de Quadrilhas Juninas abrilhantou a noite dos gravataenses

Publicado em 10 de julho de 2022, por Mathilde Souza | Categoria: Destaque

Prefeito Joselito Gomes e família prestigiaram espetáculos que transbordaram alegria, cores e muita paixão dos participantes e do grande público presente 

 

A noite da sexta-feira (08) ficou marcada em Gravatá com o Encontro de Quadrilhas Juninas, na quadra das irmãs Salesianas, que encantaram os gravataenses que foram conferir de perto o show das quadrilhas Portal do Agreste, Sivuca e Traquejo. 

 

Com a quadra lotada, a plateia presente teve o privilégio e a oportunidade de assistir as apresentações das quadrilhas, que deram seu show particular, e conferir na íntegra as apresentações que acontecem em competições, com cenários e figurinos completos.

 

O gerente comercial, Flávio Vieira, acompanhado da esposa, conta que mora em Gravatá há apenas três anos e é a primeira vez que assiste ao Encontro de Quadrilhas Juninas no município: “A cidade de Gravatá cresceu muito com a nova Prefeitura, com o prefeito. As questões das festas juninas foram muito bem divulgadas, as atrações foram excelentes e agora com a questão do fechamento com as quadrilhas que é uma tradição nossa, do nordeste. Então, a gente curte muito isso aí, essas festas, muito bom”.

 

Com o tema “Quem não vê cara não vê coração”, a Portal do Agreste participa pela primeira vez desse encontro e deixa a plateia encantada.

 

Lucas Silva, diretor geral, fala que é “com muita satisfação que esta noite estamos realizando esse grande evento que é o encontro de quadrilhas. Na noite de hoje realizando o fechamento nesse espetáculo de 2022, depois de ter participado do São João da Gente com o apoio da Prefeitura Municipal de Gravatá, que inclusive foi uma das responsáveis para que a Quadrilha Portal de Agreste pudesse existir porque a gente teve nessa gestão o apoio voltado a cultura e isso nos animou para estar aqui realizando esse sonho. A Portal do Agreste vem agradecer a pessoa do Padre Joselito que nos abraçou e ano que vem vamos estar aqui de novo fazendo essa bela festa para a cidade de Gravatá”.  

 

A segunda a levar a plateia ao delírio foi a Sivuca que com o tema “A União Faz a Força”, levou cor e alegria em sua apresentação.

 

O diretor, coreógrafo e intérprete do padre, Fábio Luna, comenta que: “Estou muito feliz porque a gente está encerrando mais um ciclo do São João 2022 e eu quero agradecer muito o apoio da Prefeitura pelo evento que está tendo num lugar como esse, no Salesianas, que pensaram em todos nós. E o apoio em questão de ônibus, o apoio da Prefeitura com recursos conosco esse ano. A gente encerra um ciclo junino com muita alegria, que venha outros anos e a Prefeitura possa nos apoiar como fizeram, só tenho que agradecer”.

 

Por fim, a Traquejo fez uma singela homenagem ao prefeito Joselito Gomes, à primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, ao assessor estratégico, Eduardo Cassapa, à diretora de Cultura, Thamires Ferreira e ao secretário de Comunicação e Imprensa, Rodolfo Lima, por todo apoio e carinho, em seguida, iniciou sua apresentação.

 

Com o tema “Tem coisas que a gente não esquece”, a Traquejo abrilhantou a noite dos gravataenses, levando a plateia a ficar em pé e aplaudir o grande show particular.

 

Wanderson José, diretor da Traquejo, estava bastante feliz e aproveitou para agradecer o apoio da gestão: “É um imenso prazer estar aqui na noite de hoje, podendo apresentar o nosso espetáculo completo para a nossa cidade. Eu não posso deixar de agradecer, de forma nenhuma, a gestão da Prefeitura, ao prefeito, a primeira dama, a imprensa, a educação que abraçaram essa ideia com a gente. A presença do prefeito e da primeira-dama no concurso foi uma energia única para os componentes, pra gente. Foi uma soma de tanta coisa boa que não podia resultar em outro resultado, a não ser estar na final, e se Deus quiser, o título de campeã pernambucana mais uma vez”.

 

O prefeito Joselito Gomes junto a sua família assistiu as apresentações e deu boas vindas a todos que estiveram presentes. Além de ressaltar que é a população gravataense que faz a festa e deixa a cultura nordestina em evidência. “Hoje aqui na quadra das Salesianas fazendo assim o coroamento, o fechamento dos festejos juninos em Gravatá com as apresentações de três grandes quadrilhas do nosso município: a Sivuca, a Portal do Agreste e a Traquejo. Um encontro assim fantástico, maravilhoso, o público presente, aplaudindo e aprovando e isso tudo nos traz ainda mais a responsabilidade que tenho como gestor e a gestão como todo em continuar  acolhendo, apoiando, incentivando todas as expressões culturais do nosso município. É esse o caminho que estamos percorrendo e juntos vamos construindo porque nosso compromisso é com as pessoas”, disse o prefeito.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Anderson Souza / Ednaldo Lourenço / Nilson Silva (SECOM)


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Profissionais da Educação Inclusiva de Gravatá participam de curso da ABA

Cerca de 80 profissionais da rede municipal de ensino tiveram momento enriquecedor que vai ajudá-los no dia-a-dia com seus alunos  

 

Nesta quinta-feira (07), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Centro de Capacitação em Saúde de Pernambuco (CCS), promoveu  uma palestra enriquecedora e de suma importância aos profissionais da educação inclusiva que vai ajudá-los a utilizar conhecimentos da ABA nas escolas.

 

A ABA é uma análise do comportamento aplicada utilizada para o tratamento de crianças com diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista. Além disso, tem o intuito de ajudar a ampliar a capacidade de comunicação e melhorar a interação com outras pessoas.

 

Cerca de 80 profissionais da educação inclusiva, divididos em duas turmas, participaram deste momento comandado pela analista comportamental e fonoaudióloga, Valência Marinho.

 

Para Valência é de suma importância trazer conhecimentos aos profissionais. “A Análise comportamental hoje é uma ciência que trabalha muito com as mudanças dos comportamentos não só dos alunos especificamente, mas que professores que trabalham com a educação inclusiva, mas também com os comportamento dos alunos de maneira geral. Então, para ajudar o professor a entender não só o comportamento do aluno, mas o seu próprio comportamento dentro da sala de aula, se está ajudando ou se está prejudicando a aprendizagem daquele aluno”, disse.

 

Ubiraneide Maria, professora da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), comenta que: “Eu já estou há 6 anos atuando como professora de AEE. Só vimos avanços  e a gestão está de parabéns, Amanda Monteiro é uma coordenadora sensacional que faz o possível e impossível. Nós só temos a agradecer. Estamos muito satisfeitos e nossas crianças só têm tido avanços e a prova disso são os relatos familiares, da própria gestão e de todo mundo que está envolvido. Só tivemos a ganhar”. 

 

Presente neste momento, a coordenadora da Educação Inclusiva, Amanda Monteiro, fala sobre trazer cursos e palestras a estes profissionais:  “Hoje estamos aqui para fechar o semestre letivo de 2022 com chave de ouro com esse curso introdutório a ABA que é uma ciência que analisa o comportamento que é aplicada especialmente para estudantes, para pessoas com autismo e como temos uma demanda crescente na nossa rede, então firmamos essa parceria com a CCS Cursos, trouxemos a grande Valéria Marinho para dar esse curso aos nosso profissionais, inicialmente os profissionais da educação inclusiva. Mais uma vez colocando que a gestão municipal, ela tá firma com o compromisso em formar os profissionais porque a formação, o conhecimento é necessário para que tenha sucesso e que dê certo. Então é o nosso compromisso, é o compromisso da gestão do prefeito Joselito Gomes”.

 

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Gravatá e SENAR oferecem curso de Jardinagem

 Ana Paula Figueirêdo |

A gestão municipal percebe que a procura por profissionais que trabalham com essa área de atuação é grande e esse conhecimento gera oportunidade de emprego e renda 

 

 

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, oferece curso de Jardinagem entre os dias 25 e 27 de julho. Uma oportunidade para profissionalizar quem deseja trabalhar no segmento que é muito procurado no município.

 

Os interessados poderão fazer a pré-inscrição a partir desta sexta (08), através do link https://linktr.ee/gravataempreendedor, até o próximo dia 13 de julho.

 

Nos dias 21 e 22 o candidato deverá validar a pré-inscrição na Sala do Empreendedor, que fica na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na Rua João Pessoa, nº 44, próximo ao prédio da prefeitura. 

 

As aulas teóricas e práticas, que terão carga horária de 24 horas, serão realizadas das 8h às 17h, com o intervalo de uma hora para o almoço.

 

A exigência é que o interessado tenha idade mínima de 18 anos. O curso é gratuito e as vagas são limitadas.

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo  

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura convoca população para acompanhar a audiência pública para elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2023


A audiência será realizada no dia 18 de julho às 14h30min no auditório da Secretaria de Educação

 

A Prefeitura de Gravatá convoca a população gravataense para participar no dia 18 de julho, às 14h30min, da Audiência Pública, no auditório da Secretaria de Educação, localizada na rua Agamenon Magalhães, nº43, bairro do Prado.

 

Na oportunidade, serão apresentados, debatidos, prestados esclarecimentos e recolhidas sugestões para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias 2023 (LDO).

 

No período de 08 a 25 de julho de 2022, também será disponibilizado canal de comunicação, acesso no site da Prefeitura Municipal de Gravatá, endereço eletrônico: www.gravata.pe.gov.br , ícone Orçamento Participativo, espaço em que o cidadão preencherá um formulário para contribuir com sugestões para elaboração dos instrumentos formais de planejamento.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Gravatá divulga balanço positivo de ocorrências no São João 2022

 por Ana Paula Figueirêdo | 

Enquanto o público se divertia e aproveitava os melhores shows da programação junina do Arraiá da Felicidade, profissionais de várias áreas trabalhavam para garantir a segurança de todos

 

 

Os dias de shows do Arraiá da Felicidade, em Gravatá, foram um verdadeiro sucesso de público e qualidade das apresentações. Para que todos pudessem aproveitar a festa ao máximo, foi preciso que diversos profissionais trabalhassem para garantir saúde e segurança de todos. Com isso, o balanço de ocorrências foi bastante positivo.

 

 

A Unidade de Pronto Atendimento – UPA de Gravatá realizou 1.142 atendimentos na sua sede e 64 atendimentos no stand montado no Pátio de Eventos.

 

 

Já o Hospital Doutor Paulo da Veiga Pessoa registrou 156 atendimentos e um óbito.  

 

 

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU, realizou ao todo 49 atendimentos no Pátio de Eventos ao longo dos cinco dias de festa. Destes, 36 foram atendimentos clínicos, 10 atendimentos de traumas e 03 atendimentos psiquiátricos, dos quais 44 foram encaminhados para a UPA e 05 foram atendidos no local.

 

 

A Vigilância Sanitária de Gravatá atuou na fiscalização de bares, restaurantes e lanchonetes. Além de realizar georreferenciamento dos polos da festa, para basear os pontos de fiscalização, a VISA realizou 138 inspeções, atendimento de uma denúncia, uma notificação e 6 coletas.

 

 

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – ABIH, antes das festividades do São João, a rede hoteleira de Gravatá ocupou 90 % dos leitos. Já durante o São João, foram 98%. Vale salientar que as reservas para estes período já tinham sido vendidas 60 dias antes.

 

 

De acordo com a Guarda Civil Municipal de Gravatá – GCM, nenhum acidente de trânsito com vítima foi registrado. Quanto às ocorrências conduzidas para a Delegacia de Polícia, foram registrados um roubo de aparelho celular na sexta (17) e, no sábado (18), uma agressão. Nas duas ocorrências os suspeitos foram detidos e conduzidos para a Delegacia de Polícia.

  

 

Além do serviço público municipal, o Governo de Pernambuco é um grande parceiro e também trabalhou para que a segurança fosse garantida. 

 

 

A Polícia Militar de Pernambuco atendeu seis ocorrências na sexta (17), sendo cinco conduções ao posto do comando por brigas e um encaminhamento à Delegacia de Polícia Civil por desacato. No sábado (18), foram registradas duas ocorrências, sendo um socorro de emergência e um encaminhamento para a DP por briga. Já na segunda semana de festa, na quinta (23) foram três ocorrências: um encaminhamento à DP por perturbação do sossego (TCO), outro por desacato e o terceiro por embriaguez e desordens. Na sexta (24), foram 3 encaminhamentos à Delegacia de Polícia, sendo um por embriaguez e desordem e os outros dois por furto (flagrante). No último dia de festa, sábado (25), foram cinco ocorrências: quatro encaminhamentos à DP por desordens e um por embriaguez e desordens. O total foi de 20 ocorrências.

 

 

A 5ª CIPM apresentou, ainda, a estimativa de 30 mil pessoas presentes no Pátio de Eventos na sexta (17), de 40 mil no sábado (18), de 25 mil na quinta (23), de 18 mil na sexta (24) e de 30 mil no sábado (25), um total de 153 mil pessoas que passaram pelo Pátio de Eventos nos cinco dias de festa.

 

 

O Corpo de Bombeiros Militar atendeu o total de 66 ocorrências ao longo dos dias de festa.  

 

 

O Conselho Tutelar de Gravatá, que também trabalhou nos dias de festa, não registrou ocorrência.

 

 

A limpeza urbana registrou o recolhimento de 74.025 TON de lixo nos dias em que houve o Arraiá da Felicidade.

 

 

Além da grade de shows que prestigiou artistas de renome regional e nacional, o Arraiá da Felicidade garantiu paz e tranquilidade a todos que vieram curtir os cinco dias de festa, um compromisso com as pessoas que é a marca da gestão do prefeito Joselito Gomes. 

 

 

No comércio o aumento no movimento foi expressivo. A vendedora Thaís Nascimento trabalha na loja Ellegance. Com um faturamento aumentado em 200% ela comemora. “Através do São João teve um grande aumento de vendas, não só aqui na nossa loja, como em Gravatá inteiro, aumentou o fluxo de turistas e dos nossos gravataenses nas lojas. A gente teve, em média, uma porcentagem de 200% no aumento das vendas de roupas, calçados, no geral.”

 

 

Já de acordo com Lidiane Santos, sócia da Arte Café Confeitaria, “em junho de 2022 batemos recorde de vendas. Nossa cafeteria tem 16 anos de mercado em Gravatá e o mês de junho desse ano foi o período que mais vendemos desde a nossa inauguração, em 2006. Com isso todos saem ganhando e a roda da economia da cidade gira.”

 

 

O prefeito Joselito Gomes se sente feliz e satisfeito com o resultado da primeira grande festa que sua gestão realizou em Gravatá. O chefe do executivo municipal avalia que “o São João de Gravatá 2022, o Arraiá da Felicidade, mais do que um momento de alegria e festejos no município, foi uma festa segura, muito pela proibição de recipientes de vidro no Pátio de Eventos, e foi também uma festa rentável para o comércio e rede hoteleira locais. Vamos sempre nos aperfeiçoar para que, cada vez mais, seja oferecido o melhor aos gravataenses e visitantes. Nossa equipe é dedicada e empenhada para trabalhar pelo bem de todos e o nosso compromisso com as pessoas continua, porque queremos fazer de Gravatá um lugar cada dia melhor para todos.”

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza, Ednaldo Lourenço, Nilson Silva e Marcone Barros (SECOM)

Fotos aéreas: Eliese Henrique

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Via Centro de Compras de Gravatá é entregue a comerciantes e clientes após passar por revitalização

 por Ana Paula Figueirêdo | 

Espaço que liga corredor onde ficam Mercado Cultural e Feira Livre e a Praça da Matriz recebeu cuidados que deixaram o local muito charmoso e aconchegante

 

 

 

Os 24 comerciantes e cerca de 90 funcionários das lojas da Via Centro de Compras comemoraram a entrega do novo espaço que passou por obra de revitalização por parte da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano, e que ganhou pórtico nas duas duas entradas da rua. 

 

 

O prefeito da cidade, Joselito Gomes, e a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, prestigiaram a inauguração, na noite da segunda (04), que contou com a presença dos empreendedores e funcionários das lojas do local, além de funcionários da Prefeitura.

 

 

A arquiteta da Secretaria de Infraestrutura de Gravatá, Bruna Carvalho, explicou o que foi feito na Via Centro de Compras. “Aqui, a gente tinha um espaço que frequentava carro, moto, então ficava inviável para os próprios clientes acessarem as lojas. Apesar de não ter fluxo de veículos aqui, as pessoas estacionavam. Com o incentivo dos lojistas, foram implementados bancos, humanizamos com as caqueiras de plantas, então toda essa humanização fez com que todos os lojistas se apropriassem da rua e tivessem mais zelo. Com isso, conseguimos ver essa transformação e toda a cidade vê esse local com diferencial”. 

 

Jailson Cavalcanti é comerciante na rua há 20 anos e trabalha com artigos religiosos e papelaria. Ele relembrou que “essa conversa surgiu da insistência do nosso amigo Fernando de Carvalho e todos os comerciantes compraram a ideia dele, porque a gente via um setor bom, bonito, produtivo, porque aqui é uma rua onde circulam muitas pessoas e é uma rua que liga acesso a supermercados, feira livre, escola, é perto da Matriz, e tinha muito acesso de carros, motos, bicicletas, gente que usava o espaço de forma irresponsável. Começamos a nos juntar para enfeitar a rua nas festas, como São João, e as pessoas foram tomando consciência sobre essa rua. Hoje a gente ama a rua, cuida dela, as pessoas vêm aqui descansar depois de circular pela cidade, à tarde aqui é gostoso e tudo está fluindo por causa da nova gestão, que está dando um olhar diferenciado, o que a gente não tinha antes”.

 

 

Apesar do nome da rua ser Padre Joaquim Cavalcanti, as pessoas conhecem como Rua do Centro por causa do Centro Desportivo Gravataense – CDG. Além disso, é uma rua que corta o norte e o sul do centro comercial da cidade.

 

 

O comerciante Fernando de Carvalho falou entusiasmado que “a realidade é que o prefeito Joselito Gomes é muito comprometido com Gravatá. Para não ficar subjetivo, ele não é comprometido só com a cidade, mas com as pessoas: comerciante, pequeno empresário, funcionários, todos envolvidos aqui. Ele e a esposa, Viviane, vieram conhecer nossa realidade e trouxeram secretários, arquitetos, mostrou que está empenhado em conhecer nossas dificuldades e tentar colaborar. Fiquei muito grato por isso”.

 

 

O prefeito Joselito Gomes considerou que “foi um primeiro passo dado no sentido de organizar esse espaço, deixá-lo mais agradável e atraente, para que o cliente se sinta mais confortável, podendo fazer suas compras com tranquilidade e segurança. Outros espaços comerciais aqui do centro da nossa cidade terão essa mesma proposta. Os comerciantes sentem essa necessidade e a gestão está nessa sintonia com essa necessidade e juntos vamos construindo esse caminho de melhoramento de alguns espaços, facilitando a vida dos comerciantes das pessoas de Gravatá e de fora que gostam de estar aqui admirando e fazendo compras”.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Distrito de Avencas encerra São João da Gente de 2022

 por Ana Paula Figueirêdo | 

O Arraiá da Felicidade foi até as comunidades e distritos de Gravatá levando cultura e alegria ao longo de 15 dias

 

 

 

O São João da Gente, festa promovida pela Prefeitura de Gravatá, não teve esse nome por acaso

 

 

No passo e compasso das quadrilhas juninas, na alegria de adultos e crianças, na cultura nordestina reverenciada, nas comidas típicas e nos sorteios de brindes, tudo foi vivido de forma intensa pela população de Gravatá nas festividades descentralizadas ao longo de 15 dias, com a disposição de quem esperou dois anos ansiosamente pela festa tradicional nordestina. 

 

 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, junto com a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, marcou presença em todas as edições do São João da Gente.

 

 

Avencas recebeu a festa, no domingo (03), e contou com o protagonismo dos moradores do distrito e região, que aproveitaram bem as atrações no encerramento do São João da Gente 2022. 

 

 

Primeiro, Léo do Acordeon recepcionou todos com o forró pé de serra, estilo que esteve presente em todas as noites da festa. Depois foi a vez dos moradores receberem brindes dos patrocinadores através de sorteio.

 

 

As quadrilhas juninas Sivuca, Portal do Agreste e Junina Traquejo dançaram, cantaram e contagiaram o público com o mesmo entusiasmo e a mesma entrega do primeiro dia de apresentação. 

 

O quadrilheiro Jaciel Joaquim, de 27 anos, autônomo, falou em nome de todas as quadrilhas. “Foi muito gratificante participar do São João da Gente, quero agradecer o apoio da Prefeitura de Gravatá e a gente faz quadrilha para o público e claro que essa iniciativa foi maravilhosa, de levar a festa para os bairros e distritos para alegrar as pessoas. Graças a Deus, esse ano, as quadrilhas puderam voltar a ativa e esperamos estar aqui novamente no próximo ano”. 

 

A estudante Maria Heloísa, 8 anos, opinou sobre a festa. “Achei esse São João muito bom e a prefeitura está sendo ótima. É uma das minhas festas favoritas, brinquei na fogueira com meus amigos. Sou muito apaixonada por esse São João de Gravatá”, declarou a menina, que é filha de um dos quadrilheiros gravataense. 

 

A empresária Marinês Beserra, 42 anos, mora em Gravatá e fala como foi o São João dela na cidade. “Curti mais o polo que tinha as casinhas, a decoração, foi perfeito. Não aproveitei bem o pátio, porque estava doente, mas as atrações escolhidas foram muito boas. Gosto muito do São João e viemos prestigiar essa festa aqui em Avencas também”. 

 

A dona de casa Fabiana Souza, 35 anos, é nascida e criada em Avencas. Ela declarou que “é uma animação para a comunidade, pois a gente nunca tem festa comemorativa. Estava com muita saudade do São João, depois dos dois anos de pandemia, e a festa está linda”.

 

O estudante Manuel Caíque Lima, 15 anos, é morador da divisa entre os municípios de Gravatá e Passira e aproveitou o São João da Gente. “Eu gostei muito da festa, achei que foi interessante para Avencas, pois aqui era uma área esquecida. Como eu não pude aproveitar a festa na cidade, acho que a prefeitura acertou demais em trazer esse divertimento para cá”.

 

José Ximenes (ao centro) , administrador distrital de Avencas, disse: “temos que agradecer ao nosso prefeito, Joselito Gomes, e é um prazer muito grande ter o último São João da Gente aqui em Avencas. Depois de dois anos sem festa, ter o povo comemorando, vibrando, só temos a agradecer a todos”.

 

O prefeito Joselito Gomes agradeceu a participação das pessoas e a dedicação de quem trabalhou para que a festa acontecesse. “O São João da Gente foi realmente um sucesso. Houve uma resposta muito positiva por parte da população com a realização dessa festa, que percorreu alguns bairros da cidade e os distritos. Aqui em Avencas foi mais um momento muito especial, com a presença das pessoas. Aproveito o momento para agradecer de coração a todas as pessoas que estiveram envolvidas na realização do São João da Gente. Esse projeto vai continuar, porque nosso compromisso é com as pessoas”.  

 

 

Estiveram presentes ainda o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Lula do Padre, e o executivo da pasta, Alex Andrade, o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, a secretária executiva de Assistência Social e Juventude, Viviane Salgado, o administrador distrital de Mandacaru, Roberval Ferreira, e os vereadores Nego Suíno e Bruno Sales. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em penúltima noite de forró, São João da gente chega ao distrito de Russinha

por Filipe Vasconcelos | 

Participação da população foi contagiante e fez linda a festa no local

 

A caravana do São João da Gente chegou ao distrito de Russinha, em sua penúltima noite de forró. Com apresentação do forrozeiro Lucas Pereira, apresentação da quadrilha Portal do Agreste, sorteio de prêmios e comidas típicas. Com a festa, a Prefeitura de Gravatá, em parceria com a FUNDARPE, Bom Dia Supermercado, Pipocas Gravatá, produtos Bem-te-vi e Vitamilho, leva a alegria das comemorações juninas ao povo nos quatro cantos da cidade, tanto na Zona Urbana, quanto na Zona Rural.

 

 

 

A noite começou com muito forró pé-de-serra do cantor e sanfoneiro Lucas Pereira. Logo depois, os tiros dos bacamarteiros saudaram os dançarinos da quadrilha Portal do Agreste, que se apresentou e emocionou a todos. Depois dessas apresentações, chegou a hora dos sorteios de prêmios dos patrocinadores e todos ficaram ansiosos por esse momento. Os ganhadores ficaram muito felizes e, ao fim do sorteio, a mesa de comidas típicas foi aberta e todos, ordeira e ordenadamente, se serviram e se deliciaram.

 

 

 

Estiveram presentes o prefeito Joselito Gomes, o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Lula do Padre, o administrador distrital de Russinha, Ozeias Rodrigues e o administrador distrital de Mandacaru, Roberval Ferreira.

 

 

Para o gestor municipal, Joselito Gomes, esse momento festivo é importante para todos. “O São João da Gente continua sua caminhada com muita animação, hoje no distrito de Russinha, com tantas pessoas participando, com apresentação de quadrilha, sorteio de prêmios, comidas típicas e um pé-de-serra maravilhoso, muito forró, muito xote e a turma dançando com alegria e satisfação. O São João da Gente segue seu caminho, porque nosso compromisso é com as pessoas.”

 

 

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rua do Norte recebe São João da Gente com apresentações de quadrilhas, muito forró, sorteio de prêmios e comidas típicas

 Mathilde Souza | 

A caravana chega a localidade levando animação e cultura nordestina aos moradores da comunidade

 

Na noite da sexta-feira (01), o São João da Gente chega a Rua do Norte com muito forró, um show de espetáculo com as quadrilhas juninas Portal do Agreste, Traquejo e Sivuca, muita cultura nordestina, comidas típicas deliciosas e sorteio de prêmios.

 

O prefeito Joselito Gomes marcou presença junto ao vereador Cabritinha, a secretária da Mulher, Ester Gomes, o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, o chefe de gabinete, Lucas Noia, o secretário executivo de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Ricardo Machado, a secretária executiva de Assistência Social e Juventude, Viviane Salgado. Também estiveram presentes nessa festa linda e encantadora os servidores do Paço Municipal.