Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts

banner no cabeçalho.

--ASSESSORIA E SUPORTE PUBLICITÁRIO PARA SUA EMPRESA E COMÉRCIO--


AKIAGORA

Clique na imagem e contate-nos


AKIAGORA

CASA DO AGRICULTOR

Gravatá PE

 









-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pátio de Eventos bate recorde e recebe multidão na segunda noite do São João de Gravatá



Mais uma noite que o Arraiá da Felicidade recebe grande público, entre eles gravataenses e visitantes, que vieram curtir o bom forró no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar

 

Sábado (18), foi a segunda noite do São João de Gravatá 2022 – O Arraiá da Felicidade, e foi um momento ímpar na grande festa promovida pela Prefeitura de Gravatá, com o apoio da Fundarpe e Governo do Estado.

 

Uma multidão lotou o Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar para conferir as atrações que não deixaram a desejar e levaram o público ao delírio. O coral tomou conta em todas as apresentações que eram aguardadas com bastante ansiedade.

A primeira atração a subir ao palco foi o fenômeno, Tarcísio do Acordeon, que embalou o público presente com seus ritmos estourados pelo Brasil afora, como Meu Sonho, Proteção de Tela e Não Vou Te Bloquear. “Eu me senti realizado, como eu venho me sentindo desde o começo do São João, no final dessa pandemia a gente podendo subir ao palco. Eu que estourei no momento em que nada disso estava acontecendo, e poder subir no palco como eu subi hoje em Gravatá é um sonho realizado, é o grande presente que recebi hoje”, disse o cantor Tarcísio.


Em seguida, com seu carisma e chapéu de couro, Antônio Costa, cantor da Banda Toca do Vale, com seu repertório animado e atualizado, alegrou os presentes e ninguém conseguiu ficar parado. Ele disse: “O que eu estou fazendo todos os dias, cantando e levando muito forró para a galera. A gente faz uma mistura de música antiga com música nova e a gente termina o show agradando. Mas a gente está muito bem nesse mundo, nesse nordeste todo. A gente já vem há muitos anos trabalhando”.

 

E pensa que parou por aí? Claro que não. O terceiro artista a se apresentar foi Maciel Melo, cantor e compositor brasileiro, que com o forró tradicional e apaixonante, fez todos dançarem bem agarradinhos. Ele fala da volta aos palcos e da canção que não pode faltar de jeito nenhum em seu show: “Você não imagina quanto a satisfação que eu estou tendo de quase três anos, dentro de uma retoma de medo e solidão. Então, tem as pessoas também querendo ver os artistas, querendo ver a gente, então está tendo uma grande reciprocidade entre nós e o público. Em todo canto que eu estou passando a receptividade é boa, a alegria das pessoas, a energia, o olhar das pessoas, enfim, é poder cantar , cantar e cantar. Estou numa alegria só”.

 

Por fim, para não deixar ninguém com vontade de ir embora, levantando o público e fazendo todos arrastarem os sapatos, a banda Fulô de Mandacaru, composta por Armandinho do Acordeon, Pingo Barros e Bruno Mattos, entraram com a energia sem igual e abrilhantou a última apresentação da noite. “Um show muito especial A Fulô de Mandacaru depois de dois anos nessa pandemia, a gente estava com aquela energia acumulada. E aqui estamos esperando encerrar a noite em alto estilo e vai ser um show muito especial, eu tenho certeza que vai marcar mais um show em Gravatá. Parabenizar o nosso prefeito Joselito Gomes e toda equipe porque vem fazendo um São João Diferenciado, um São João para o povo e por isso Fulô de Mandacaru está aqui”, disse Armandinho.

Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Viviane Facundes, conferiu de perto essa multidão que tomou conta do Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar e aproveitaram bastante esse momento: “Que festa maravilhosa. Gravatá está realizando o Arraiá da Felicidade, o São João em Gravatá. Aqui está a prova, a multidão que participa aqui no Pátio Chucre Mussa Zarzar. Toda nossa gestão empenhada, determinada, com responsabilidade para organizar uma boa festa, uma excelente festa depois de um tempo que passamos sem a possibilidade de grandes eventos. Agora estamos de volta, estamos de uma forma excelente porque a população atendeu nosso convite, o gravataense, o visitante, pessoas que vieram de perto e de longe, sempre bem-vindas a nossa Gravatá e a presença de cada pessoa faz que nossa festa seja extraordinária, iluminada, uma festa que marca o encontro das pessoas, o divertimento e o clima de São João que é uma característica.  O meu reconhecimento e agradecimento a toda nossa equipe que faz a gestão e também a você que veio e que está participando, e convido para os dias 23, 24 e 25, novamente estaremos aqui. Então, vem pra cá, vem pra cá, vem pra cá, vem participar do São João de Gravatá no Arraiá da Felicidade”, disse a autoridade municipal.

 

Nos polos São João no Sítio e Pátio de Eventos a festa retorna na próxima quinta (23), véspera de São João, quando Danilo Henrique, Mano Walter, Myllena Dantas e Mari Fernandez vão animar o grande público que vai ao Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar.

 

Reportagem: Mathilde Souza 

Fotos: Ednaldo Lourenço / Marcone Barros / Nilson Silva / Anderson Souza / Eliese  Henrique (SECOM)

 



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Multidão vai ao delírio na abertura do São João no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar


Gestor municipal de Gravatá preparou o Arraiá da Felicidade e curtiu as apresentações da primeira noite do São João 2022 da Suíça pernambucana

 

 

 

Após abrir as atividades do Polo da Sanfona, onde fica o São João no Sítio, na Avenida Joaquim Didier, o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, e a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, junto com uma comitiva formada por secretários municipais, seguiram a pé até um lotado Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, onde a festa já tinha começado.

 

O que se encontrou foi um mar de felicidade! O prefeito viu uma multidão de gravataenses e visitantes aproveitando os shows de animação de Fabiana Pimentinha, a família Pikap Turbinada, o cantor da nova geração de artistas pernambucanos, Benil, cantor, compositor, intérprete e declamador, Santanna O Cantador e, encerrando a primeira noite, o fenômeno do piseiro, João Gomes. 

No camarote, o prefeito cumprimentou os convidados, entre eles os seus irmãos, Mery e Josenildo, amigos pessoais, secretários municipais e executivos do poder público municipal, integrantes da Procuradoria Municipal, empresários, o prefeito de Sairé, Gildo Dias, os vereadores de Gravatá, como o presidente da Câmara, Léo do Ar, Cabritinha, Bruno Sales e Nino da Gaiola. 

Em seguida, o gestor municipal, junto com a primeira-dama e a filha deles, Maria Fernanda, passaram nos camarins dos artistas e deram as boas-vindas a Santanna O Cantador e João Gomes. O prefeito também concedeu entrevistas à imprensa.

Junto com os convidados, o prefeito Joselito Gomes exaltou a festa popular e esse retorno triunfal da festa mais querida pelo nordestino. “Chegamos ao dia esperado e hoje, oficialmente, fazendo a abertura do São João de Gravatá, o Arraiá da Felicidade. Muita gente participando, é um momento de encontro, de divertimento, de abraçar, dançar, temos uma programação muito boa e tudo isto movimenta nossa cidade, nossa economia. Eu convido você: venha para cá, venha participar do Arraiá da Felicidade, em Gravatá. Neste sábado (18) e nos dias 23, 24 e 25 teremos grandes atrações no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, como Zé Ramalho, Alceu Valença, Léo Magalhães, além de outros. Temos ainda o Mercado Cultural, o Polo da Sanfona/São João no Sítio. Nosso trabalho continua, porque o nosso compromisso é com as pessoas”. 

 Neste sábado (18), sobem ao palco do Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, à partir das 19h30, Tarcísio do Acordeon, Maciel Melo, Toca do Vale e Fulô de Mandacaru.

 

Acompanhe todos os detalhes da festa animada de Gravatá pelos perfis oficiais do Instagram e Facebook, @prefeituradegravata e @saojoaodegravata .

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Anderson Souza, Ednaldo Lourenço, Marcone Barros e Nilson Silva (SECOM) e

Eliese Henrique (foto aérea)

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Primeira noite do São João no Sítio é marcada com muito forró e alegria


O famoso Polo da Sanfona contou com a presença do prefeito Joselito Gomes e o homenageado do São João de Gravatá 2022, o poeta Edson Francisco dos Santos 

 

Na sexta-feira (17), o São João no Sítio, no Polo da Sanfona, abrilhantou sua primeira noite no São João 2022, na cidade de Gravatá.

 

Esse polo é mais que um espaço festivo, é um lugar voltado inteiramente para a preservação da cultura nordestina, com diversas ações que buscam a promoção da nossa diversidade cultural e da nossa identidade.

 

Logo no início, as boas-vindas ficaram por conta da Banda de Pífanos do Mestre Ciel e da explosão de pólvoras secas dos bacamarteiros do Batalhão 78.

 


O tradicional forró pé-de-serra, que animou moradores, visitantes e apreciadores da boa música nordestina, ficou por conta de Tio do Acordeon, Anderson Alves, Henrique Brandão e Ricardo Alegria.


Joselito Gomes, prefeito do município, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, dançaram e curtiram bastante esse primeiro momento.

Esta noite alegre também abriu espaço para uma linda e justa homenagem ao poeta Edson Francisco, que é pernambucano de Santa Maria do Cambucá, mas reside em Gravatá há 21 anos. Além disso, Edson também é professor, escritor, cordelista, declamador, contador de causos, animador de eventos e é membro efetivo da Academia de Letras e Artes de Gravatá (ALAG).

 

Sua poesia tem a marca da simplicidade e da força da gente do agreste e do sertão nordestino.

Casado com Luciana Pereira, é pai de três Marias: Maria Luísa, Maria Helena e Maria Alice.

 

Edson Francisco, poeta, fala como está se sentindo com essa homenagem merecida: “Eu não sei nem dizer assim , é difícil. Eu vivo lutando com palavras, mas eu não consigo encontrar uma palavra ainda que traduza para mim o que é esse momento. Primeiro, eu sempre acredito que homenagem tem que ser feita as pessoas vivas, as pessoas que a gente saiba que está sendo homenageada. Então, pra mim, é um grande presente. Para mim nesses últimos anos foi um presente que a Secretaria de Turismo, com a equipe de Viviane, do prefeito Joselito me deram, Na verdade é um presente de gravatá, eu acredito que seja uma devolução por tantas coisas que eu também venho fazendo com a arte aqui que é minha bandeira. A palavra é felicidade, mas é muito mais que isso”.

 

Reportagem: Mathilde Souza 

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Apresentações no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar estão na Agenda Cultural de Gravatá deste fim de semana



Além da programação oferecida pelos bares, restaurantes, visitas a museus e feiras de artesanato que acontecem ao longo do ano, a Prefeitura de Gravatá dá início, sexta (17) e sábado (18), aos shows do Arraiá da Felicidade

 

 

 

 

A Agenda Cultural de Gravatá traz a programação que já é frequente nos finais de semana da cidade.

 

Além disso, a Prefeitura de Gravatá dá início ao Arraiá da Felicidade, no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, a partir das 19h. Nesta sexta-feira (17), sobem ao palco Fabiana Pimentinha, Santanna O Cantador, Pikap Turbinada e João Gomes encerrando a primeira noite.

 

 

Já no sábado (18), Maciel Melo, Toca do Vale, Fulô de Mandacaru e Tarcísio do Acordeon prometem muito forró a todos que vão confraternizar a felicidade do reencontro após o jejum de dois anos sem festejos juninos.

 

O São João no Sítio, no Polo da Sanfona, que fica na Avenida Joaquim Didier, também traz programação especial nesta sexta (17), com Tio do Acordeon, Anderson Alves, Henrique Alves e Ricardo Alegria, e no sábado (18), Don Tronxo, Irah Caldeira, Beto Hortis e Israel Filho. As apresentações acontecem a partir das 18h.

 

E no domingo (19), será a vez do São João da Gente, no Bairro Novo, com o Pão Doce Gigante, apresentações de quadrilhas e sorteios de brindes.

 

Portanto, programação é o que não falta. Vista sua camisa xadrez, roupa junina e venha se divertir no final de semana que promete muita alegria em Gravatá!

 

Boulevard 232 

Rua 15 de Novembro

Quinta – Nando Farias – 20h

Sexta e Sábado têm o Esquenta Festa – Arraiá do Boulevard                                                                                                                                             

 

Restaurante Mania Caseira 

Rua Manoel Bento da Silva, Nossa Senhora das Graças – (81) 3533-1639

Quinta – Luisinho Moreno / João Lucas e Pedrinho – 15h

Sexta – Anderson Alves / Edu Lira – 15h

Sábado – Silvinho Cavalcante / Leninho Filho – 15h

 

Cabana Petiscaria  

Av. Duarte Coelho – Polo Moveleiro 

Quinta – Phillipe Germano – 21h

 

Mercado Cultural  

Rua Sérgio Loreto, Centro.

Sábado – Xike Xote /Forro Rock – 13h

Domingo – Raízes do Sertão / Waldir Lyra – 13h

 

Restaurante Barito Fondue 

Av. Cícero Batista, Via Local – (81) 3155-3066

Sexta – The Bad Jets – 20h

 

Feira de Arte e Artesanato de Gravatá

Praça Rodolfo de Morais, Centro

Sábados das 9h às 16h

 

Bar Do Bell

Manoel Santiago Oliveira, Novo Gravatá

Sábados e Domingos – Bel do Forró – 15h

 

Taverna Suíça 

Avenida Cícero Batista de Oliveira – (81) 99999-8710

Piano e acordeon (Seu Luiz e Denivan Timóteo)

 

Charque da Dona Neuza

Vicente Soares da Silva 78, Gravatá – (81) 99371-0814

Música ao Piano com Ryvson Lacerda – 12h às 15h e 19h à 00h.

 

Muca – Museu de Cinema de animação – Lula Gonzaga

Rua Taciano Gomes de Melo , 3, Porta Florada. ( Perimetral centro, após Restaurante Regional Grill, 3 rua à direita)

Contato (81) 9.9771- 0501

Terça e Sábado- 14h às 17h ( Agendamento)

ENTRADA GRATUITA

 

Museu Memorial de Gravatá 

Rua Tenente Cleto Campelo, centro. 

Terça à sábado – 8h às 17h

Domingos – 8h às 14h

ENTRADA GRATUITA

 

Estação do Artesão 

(Centro de Artesanato local)

Tv. Presidente João Pessoa, Centro

Segunda à sábado – 9h às 17h

Domingo – 9h às 13h

 

Arraiá da Felicidade

Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar

A partir das 19h

Atrações sexta (17) – Fabiana Pimentinha, Santanna O Cantador, Pikap Turbinada e João Gomes

Atrações sábado (18) – Maciel Melo, Toca do Vale, Fulô de Mandacaru e Tarcísio do Acordeon  

 

São João no Sítio / Polo da Sanfona

Avenida Joaquim Didier

A partir das 18h

Atrações sexta (17) – Tio do Acordeon, Anderson Alves, Henrique Alves e Ricardo Alegria

Atrações sábado (18) –  Don Tronxo, Irah Caldeira, Beto Hortis e Israel Filho

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

São João da Gente dá a largada dos festejos juninos em Gravatá


Até 03 de julho, bairros e distritos recebem programação especial de forma única em cada localidade 

 

É São João em Gravatá! O bairro do Prado abriu a esperada festa tradicional na Suíça pernambucana, na noite desta terça (14), com o São João da Gente, dentro da programação do Arraiá da Felicidade


Ao todo, 11 localidades e distritos de Gravatá vão receber programação especial até o dia 03 de julho, com apresentações de quadrilhas juninas, sorteio de brindes e muita alegria.

 

Na primeira noite do São João da Gente, um cortejo cheio de cultura e beleza nordestina partiu da Praça Rodolfo de Moraes, em frente ao Paço Municipal, seguiu pelo Centro de Gravatá e culminou no bairro do Prado, onde moradores e visitantes aguardavam a chegada da comitiva com o melhor do forró apresentado por Lucas Pereira Gravatá. 

 

O Bacamarte Batalhão 78, que foi fundado em 2017, e tem o presidente Wagner Walber Trajano de Lima, foi o primeiro a se apresentar após a caminhada e realizou a dança tradicional com disparos em um local seguro. 

 

 

Em seguida, o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, e dos três filhos, Maria Fernanda, Luiz Fernando e Maria Luiza, declarou a abertura oficial do São João de Gravatá em 2022. Na ocasião, foi feita uma justa homenagem a dona Vera, moradora que sempre participou ativamente da cultura da cidade, sendo representada pelo filho dela, Júnior Vasconcelos.

Daí em diante a festa prosseguiu com sorteios de brindes aos moradores, com cestas de produtos juninos fornecidos pelos patrocinadores e o início da apresentação das quadrilhas juninas.

 

A primeira quadrilha que encantou o grande público foi a Portal do Agreste. Em seguida, foi a vez da Junina Traquejo trazer muito colorido e, por último, a Quadrilha Sivuca encerrou a noite com muita animação. 

 

Um dos quadrilheiros que abrilhantou a noite foi o artista José Flávio, de 16 anos. Ele comentou que “a dança, a cultura, é tudo para mim. Eu já queria participar de uma quadrilha há muito tempo, mas não tive oportunidade. Esse é o primeiro ano da Quadrilha Portal do Agreste e está sendo uma maravilha sentir essa emoção depois da pandemia, porque a gente sofreu sem ter São João, Carnaval, Natal, sem nada e está sendo uma emoção muito grande ter voltado agora para comemorar o São João e poder alegrar todos. Agradeço à Prefeitura de Gravatá e aos patrocinadores que ajudaram nossa quadrilha. A Prefeitura sempre vem fazendo o melhor para a nossa cidade e eu agradeço muito por isso, porque eles pensam no povo, não são aquelas pessoas esnobes que não pensam nas pessoas. Eles fazem as coisas irem para frente”, reconhece o quadrilheiro.


Severino Antônio, de 46 anos, autônomo, foi um dos moradores que prestigiaram a festa no bairro onde ele reside. Ele opinou que “essa retomada do São João é importante para o crescimento da economia e com essa nova administração municipal a gente só tem a ganhar. Depois de um processo de pandemia está tendo a festa e essa retomada é muito importante, porque trabalho na área de eventos e estou recomeçando. Fomos o primeiro setor a parar e o último que está voltando. Vim com minha esposa para prestigiar o São João de Gravatá, matando a saudade do abraço dos amigos. Agradeço à Prefeitura essa oportunidade, porque todo mundo ganha. Essa é a felicidade de ter um prefeito que contribui com a cidade, que cuida do crescimento dela”.

 

Entusiasmado, o prefeito disse: “o bairro do Prado, que tem toda uma tradição de festas, está iniciando aqui o São João da Gente. Estaremos percorrendo outros locais aqui na cidade e também nos distritos do município. Além disso, nos dias 17, 18, 23, 24 e 25 estaremos com programação no Mercado Cultural, Polo da Sanfona, São João no Sítio e o Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar. Depois de um tempo sem realizar grandes eventos, graças a Deus estamos retomando com muita determinação e animação. Que Deus continue nos abençoando e teremos, em Gravatá, em 2022, um grande e abençoado São João. Venha você também para cá, venha brincar conosco no Arraiá da Felicidade, no São João de Gravatá”. 

 

A Guarda Civil Municipal de Gravatá e a 5ª CIPM da Polícia Militar de Pernambuco deram apoio na organização do trânsito e na segurança durante o trajeto e no evento. 


 

Confira a programação do São João da Gente 2022 dos próximos dias:

 

Quarta (15) – Rua do Norte

 

Domingo (19) – Bairro Novo (Pão Doce Gigante)

 

Terça (21) – Amaury de Medeiros

 

Quarta (22) – Alpes Suíços

 

Domingo (26) – São Severino

 

Segunda (27) – Salgadão

 

Terça (28) – Mandacaru

 

Quarta (29) – Uruçu-Mirim

 

Sábado (02) – Russinha

 

Domingo (03) – Avencas

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Marcone Barros e Nilson Silva (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mais de R$ 3,7 milhões são injetados na economia do município com o pagamento da primeira parcela do 13º


Servidores ativo e inativos receberam o pagamento nesta quarta-feira e irão passar o São João com o dinheiro na conta

 

A Prefeitura de Gravatá efetuou o pagamento da primeira parcela do 13º salário nesta quarta-feira (15), um compromisso que a gestão vem mantendo desde o início do governo. Com isso, a Prefeitura injetou mais de R$3,7 milhões na economia do município, em plena chegada do São João.

 

“Valorizar o servidor público municipal é um dos nossos compromissos. Por isso, pagamos a todos os servidores ativos e inativos, a primeira parcela do 13º salário e, com isso, mais de 3 milhões e 700 mil reais serão injetados na economia do município. São João com dinheiro na conta é compromisso com as pessoas”, disse o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mudanças no trânsito de Gravatá começam a valer nesta quinta-feira de Corpus Christi (16)


Modificações acontecem nas ruas Régis Velho, Felinto de Farias Castro, João Pessoa, São José, Estevam Câmara e avenidas Joaquim Didier, Dantas Barreto e Cícero Batista de Oliveira







A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, através do Departamento Municipal de Gravatá de Trânsito e Transportes – DMGTTRANS, informa que, em virtude do grande fluxo de veículos no período festivo junino na cidade, serão implantadas algumas mudanças no trânsito em ruas e avenidas da cidade.







Algumas vias serão interditadas e outras terão o sentido do fluxo alterado. Confira as mudanças abaixo:Avenida Joaquim Didier, Rua Régis Velho, Rua Felinto de Farias Castro, Rua João Pessoa – totalmente interditadas
Avenida Dantas Barreto – interditada no sentido Prado-Centro, será permitido apenas o trânsito no sentido Centro-Prado
Rua São José – será permitido apenas o trânsito no sentido Centro-Jardim Petrópolis
Rua Estevam Câmara – trânsito permitido apenas no sentido Centro-Rua do Norte no trecho entre o semáforo ao lado da Prefeitura e a Rua Lourenço Correia de Melo
Avenida Cícero Batista de Oliveira (Via Local da BR 232) – no trecho compreendido entre o Manibu e a antiga Dafonte Veículos, o tráfego será em mão única sentido Recife-Caruaru. No trecho compreendido entre o Hotel Fazenda Portal de Gravatá e a Petur, o tráfego será em mão única sentido Caruaru-Recife.



Para esclarecimento de dúvidas e denúncias de infrações de trânsito, deve-se acionar a Guarda Civil Municipal de Gravatá pelo telefone 0800 000 1379, das 08h às 13h.



Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Administração divulga resultado preliminar da Seleção Simplificada nº 002/2022


Confira a lista com o resultado preliminar e as classificações dos candidatos

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria Municipal de Administração, divulgas o resultado preliminar da Seleção Pública Simplificada referente ao Edital nº 002/2022.

 

Clique em RESULTADO PRELIMINAR e confira a lista dos candidatos classificados.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Apresentações no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar estão na Agenda Cultural de Gravatá deste fim de semana



Além da programação oferecida pelos bares, restaurantes, visitas a museus e feiras de artesanato que acontecem ao longo do ano, a Prefeitura de Gravatá dá início, sexta (17) e sábado (18), aos shows do Arraiá da Felicidade

 

 

 

 

A Agenda Cultural de Gravatá traz a programação que já é frequente nos finais de semana da cidade.

 

Além disso, a Prefeitura de Gravatá dá início ao Arraiá da Felicidade, no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, a partir das 19h. Nesta sexta-feira (17), sobem ao palco Fabiana Pimentinha, Santanna O Cantador, Pikap Turbinada e João Gomes encerrando a primeira noite.

 

 

Já no sábado (18), Maciel Melo, Toca do Vale, Fulô de Mandacaru e Tarcísio do Acordeon prometem muito forró a todos que vão confraternizar a felicidade do reencontro após o jejum de dois anos sem festejos juninos.

 

O São João no Sítio, no Polo da Sanfona, que fica na Avenida Joaquim Didier, também traz programação especial nesta sexta (17), com Tio do Acordeon, Anderson Alves, Henrique Alves e Ricardo Alegria, e no sábado (18), Don Tronxo, Irah Caldeira, Beto Hortis e Israel Filho. As apresentações acontecem a partir das 18h.

 

E no domingo (19), será a vez do São João da Gente, no Bairro Novo, com o Pão Doce Gigante, apresentações de quadrilhas e sorteios de brindes.

 

Portanto, programação é o que não falta. Vista sua camisa xadrez, roupa junina e venha se divertir no final de semana que promete muita alegria em Gravatá!

 

Boulevard 232 

Rua 15 de Novembro

Quinta – Nando Farias – 20h

Sexta e Sábado têm o Esquenta Festa – Arraiá do Boulevard                                                                                                                                             

 

Restaurante Mania Caseira 

Rua Manoel Bento da Silva, Nossa Senhora das Graças – (81) 3533-1639

Quinta – Luisinho Moreno / João Lucas e Pedrinho – 15h

Sexta – Anderson Alves / Edu Lira – 15h

Sábado – Silvinho Cavalcante / Leninho Filho – 15h

 

Cabana Petiscaria  

Av. Duarte Coelho – Polo Moveleiro 

Quinta – Phillipe Germano – 21h

 

Mercado Cultural  

Rua Sérgio Loreto, Centro.

Sábado – Xike Xote /Forro Rock – 13h

Domingo – Raízes do Sertão / Waldir Lyra – 13h

 

Restaurante Barito Fondue 

Av. Cícero Batista, Via Local – (81) 3155-3066

Sexta – The Bad Jets – 20h

 

Feira de Arte e Artesanato de Gravatá

Praça Rodolfo de Morais, Centro

Sábados das 9h às 16h

 

Bar Do Bell

Manoel Santiago Oliveira, Novo Gravatá

Sábados e Domingos – Bel do Forró – 15h

 

Taverna Suíça 

Avenida Cícero Batista de Oliveira – (81) 99999-8710

Piano e acordeon (Seu Luiz e Denivan Timóteo)

 

Charque da Dona Neuza

Vicente Soares da Silva 78, Gravatá – (81) 99371-0814

Música ao Piano com Ryvson Lacerda – 12h às 15h e 19h à 00h.

 

Muca – Museu de Cinema de animação – Lula Gonzaga

Rua Taciano Gomes de Melo , 3, Porta Florada. ( Perimetral centro, após Restaurante Regional Grill, 3 rua à direita)

Contato (81) 9.9771- 0501

Terça e Sábado- 14h às 17h ( Agendamento)

ENTRADA GRATUITA

 

Museu Memorial de Gravatá 

Rua Tenente Cleto Campelo, centro. 

Terça à sábado – 8h às 17h

Domingos – 8h às 14h

ENTRADA GRATUITA

 

Estação do Artesão 

(Centro de Artesanato local)

Tv. Presidente João Pessoa, Centro

Segunda à sábado – 9h às 17h

Domingo – 9h às 13h

 

Arraiá da Felicidade

Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar

A partir das 19h

Atrações sexta (17) – Fabiana Pimentinha, Santanna O Cantador, Pikap Turbinada e João Gomes

Atrações sábado (18) – Maciel Melo, Toca do Vale, Fulô de Mandacaru e Tarcísio do Acordeon  

 

São João no Sítio / Polo da Sanfona

Avenida Joaquim Didier

A partir das 18h

Atrações sexta (17) – Tio do Acordeon, Anderson Alves, Henrique Alves e Ricardo Alegria

Atrações sábado (18) –  Don Tronxo, Irah Caldeira, Beto Hortis e Israel Filho

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gravatá foi sede da final do 39ª Jogos Escolares Regionais e times de vôlei e handebol do município vencem nesta fase



Competição é uma seletiva para os Jogos Escolares de Pernambuco, que serão realizados no segundo semestre deste ano 

 

 

ETE – Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça, que fica em Gravatá, recebeu a final do 39º Jogos Escolares Regionais (JERs) 2022, que foi disputada por alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino, das escolas estaduais e das particulares.

Os times de vôlei masculino, idades 15-17, da Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias – EREMPAF, feminino idades 15-17, do Colégio Salesianas, masculino e feminino idades 12-14, da Escola Recrearte, além de Handebol feminino idades 12-14, do Colégio Céu Azul, venceram esta etapa e passaram para a próxima fase.

Além de Gravatá, participaram desta fase dos jogos escolares estudantes dos municípios de Chã Grande, Vitória de Santo Antão, Chã de Alegria, São Joaquim e Bezerros, nas modalidades futsal, voleibol e handebol.   

 

O diretor de Esportes de Gravatá, Anderson Pedroza, explicou que “os Jogos Escolares são realizados nas fases municipal, depois Regional, que foi a que Gravatá recepcionou e participou, em seguida vem a macrorregional, quando nessa fase cada GRE irá competir entre si para ir para a próxima fase, que é a estadual. É Gravatá mais uma vez no cenário esportivo de todo estado de Pernambuco”.

 

Conceição Lilian, que é a coordenadora da logística na GRE – Gerência Regional de Educação Mata Centro, ressaltou que “Gravatá sempre foi um município acolhedor, recepcionando a gente de uma maneira muito especial. Agradecemos ao diretor de Esportes do município, Anderson Pedroza, junto a Prefeitura, ao pessoal da saúde, às equipes das escolas. Acredito que após os dois anos da pandemia, esses estão sendo os jogos da vitória, da inovação, da vida”. 

 

De acordo com a Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco, os vencedores da fase estadual na categoria 12 a 14 anos garantem vaga para os Jogos Escolares Brasileiros – JEBs, organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). Já os vencedores na categoria 15 a 17 anos participam dos Jogos da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

 

 

Classificação para os Jogos Escolares de Pernambuco:

  

Basquetebol 

 

15-17 Masculino 

ETE Bezerros 

 

Futsal

 

12-14

Júlio Carneiro – Chã de Alegria (Masc)

João Cavalcanti – Chã de Alegria (Fem)

 

15-17

Radar – Vitória (Masc)

João Cleofas – Vitória (Fem)

 

Handebol

 

12-14

Nossa Senhora das Dores – Bezerros (Masc)

Céu Azul – Gravatá (Fem)

 

15-17

Nossa Senhora das Dores – Bezerros (Masc)

Nossa Senhora das Dores – Bezerros (Fem)

 

Voleibol

 

12-14

Recrearte – Gravatá (Masc)

Recrearte – Gravatá (Fem)

 

15-17

EREMPAF – Gravatá (Masc) 

Salesianas – Gravatá (Fem)

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Marcone Barros (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia dos Namorados foi marcado por programação para os apaixonados no Mercado Cultural

Banda The Rossi levou amor em forma de melodias para os casais que procuraram o Mercado Cultural de Gravatá para comemorar a data que celebra os sentimentos

 

 

A Prefeitura de Gravatá, em parceria com a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco – FUNDARPE, ofereceu aos munícipes e visitantes uma tarde cheia de romantismo e alegria no Mercado Cultural do município com o show da banda The Rossi, um momento de descontração e boa música em que todos puderam curtir com muita alegria.

Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Defesa Civil e Departamento Municipal de Gravatá de Trânsito e Transportes realizam ações educativas no Colégio Céu Azul


Órgãos municipais levaram aos alunos dos ensinos fundamental e médio conhecimentos acerca de prevenção de desastres ambientais e de acidentes de trânsito

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, através da Defesa Civil e do Departamento Municipal de Gravatá de Trânsito e Transportes – DMGTTRANS realizou, na manhã desta terça (14), uma série de palestras educativas que contemplou os alunos dos ensinos fundamental e médio do Colégio Céu Azul.


A Defesa Civil levou ao conhecimento de alunos e professores medidas preventivas de desastres naturais, o que cada um pode fazer em seu dia a dia para cuidar do ambiente em que vive e as atitudes diante das catástrofes. O DMGTTRANS apresentou aos alunos dados sobre a violência no trânsito e a participação preventiva de cada personagem para que a atitude ao transitar e trafegar garanta a segurança de todos. A ação aconteceu de sala em sala, no auditório e também na quadra da instituição.


Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito de Gravatá é vice-campeão na categoria Cidade Empreendedora no XI prêmio do SEBRAE/PE


Premiação é o resultado do diálogo e da valorização que o gestor municipal, Joselito Gomes, tem implementado no segmento da construção civil, que alavancou os negócios na cidade em menos de dois anos 

 

 


O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, foi vice-campeão na categoria Cidade Empreendedora, no XI Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor, cuja solenidade de entrega foi realizada na noite desta segunda (13), no Hotel Grand Mercure, em Boa Viagem, na zona sul do Recife.

Acompanhando o prefeito Joselito Gomes no evento estavam a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, João Paulo de Lemos, e os executivos da pasta, Josias Teles e Lidiane Bezerra, além de Nathália Andrade, secretária executiva de Controle Urbano. 


 58 municípios participaram desta edição do prêmio, cujo tema trabalhado foi “Seu Município Mais Inovador” e inscreveram projetos que atendiam oito categorias. Gravatá se classificou em duas delas: Desburocratização e Cidade Empreendedora, sendo premiada nesta última categoria e ficando atrás apenas da capital de Pernambuco, Recife.

 

O prefeito Joselito Gomes conquistar a vice-liderança nesta categoria significa que este é o resultado de uma nova imagem que o município tem e, com isto, o munícipe e os empreendedores sentem confiança nesta gestão.

Entre as enumerações que justificam isto, estão a arrecadação municipal, que deu um salto de 256% de 2021 para 2022. Além disso, Gravatá está com a construção de três condomínios, quatro loteamentos e projeto para a construção de um resort, fruto do atual diálogo com o segmento, principalmente após a criação Núcleo do Empreendedor da Construção Civil, que fica no Parque da Cidade, com a junção de três setores importantes para a construção, facilitando todo o trâmite desses empreendedores e aprovação dos projetos.

Na cerimônia, Carlos Melles, presidente do SEBRAE nacional, mandou mensagem, de forma remota, dando uma palavra sobre o prêmio e a importância dele no desenvolvimento das cidades empreendedoras. 

 

Pelo SEBRAE de Pernambuco, além dos conselheiros da instituição, estavam presentes no salão o presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE/PE, Ricardo Essinger, e o superintendente do SEBRAE/PE, Francisco Saboya, que disse: “Costumamos dizer que todos estão de parabéns, pois ao participarem desta premiação as prefeituras estão sistematizando seus projetos, iniciativas e compartilhando para que sirva de um grande banco de aprendizado. Essa categoria em que Gravatá disputou é, em especial, uma categoria muito concorrida, então aqueles que estão classificados nas três primeiras colocações são todos vencedores e realmente disseram a que vieram. A gente saúda e cumprimenta Gravatá por essa premiação. É um segundo lugar que é tão disputado que tem um gostinho de primeiro. Parabéns, Gravatá, e que continue assim e que o ano que vem vocês participem mais categorias e possam trazer mais experiência vencedora para que possa compartilhar com nosso estado que precisa tanto das boas ideias e iniciativas”.

 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, parabenizou todos da gestão municipal. “Esta premiação em segundo lugar demonstra a determinação, responsabilidade e o trabalho da gestão focando em nosso município e preparando a cada dia o terreno para que mais empreendedores estejam acreditando em Gravatá e encontrando em nosso município a segurança jurídica de que necessitam para poder desenvolver seus empreendimentos. E aqui eu deixo meu agradecimento a toda nossa equipe que, de uma forma ou de outra, vem colaborando nesse sentido. O nosso trabalho continua, porque nosso compromisso é com as pessoas”. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Guarda Civil Municipal de Gravatá participa de treinamento do SINESP-CAD


Com aplicativo de celular, sistema integrado de informações como mandados de prisão, furtos e roubos de veículos será usado por guardas municipais

 

Nesta segunda-feira (13), a Guarda Civil Municipal de Gravatá – GCM iniciou o treinamento do Sistema Central de Atendimento e Despacho (SINESP-CAD), na Escola Técnica Estadual Professor José Luiz de Mendonça (ETE).

 

 

Este programa faz parte do Governo Federal com uma ferramenta que oferece informações em tempo real sobre incidentes registrados pelas forças de segurança. A tecnologia, que é uma grande aliada, fornece a possibilidade de consulta de veículos e de pessoas na base nacional, bem como o acompanhamento de imagens de câmeras de monitoramento e equipes disponíveis para atendimento de ocorrências. Além disso, o sistema permite a consulta no banco nacional de informações de trânsito e foragidos da Justiça.

 

O treinamento é gratuito, acontece no decorrer desta semana e é ministrado pelos inspetores e Guarda Civil Municipal de Camaragibe, Janielson Rodrigues e Abidenego Francisco, com a participação das GCMs de Gravatá, Garanhuns, Vitória de Santo Antão, Camaragibe e Goiânia.

 

De acordo com o GCM de Camaragibe e instrutor do treinamento SINESP-CAD, Janielson Rodrigues, esse momento é muito importante para  profissionalizar o atendimento desse sistema: “O município vai ter acesso aos relatórios estatísticos de tudo o que é feito, tudo o que é feito vai ficar registrado, isso é muito bom por uma questão de processo e do que aconteceu para apurar as verdades dos fatos e é um sistema que ajuda no gerenciamento da política de segurança pública desenvolvida pelo município, porque permite que os atendimentos sejam georreferenciados e cada atendimento fica registrado no sistema. A Guarda precisa estar capacitada para trabalhar isso no município”.

 

Gilmar Oliveira, secretário de Segurança e Defesa Civil, fala sobre esse treinamento: “Iniciamos hoje mais um trabalho de capacitação da Guarda Civil Municipal de Gravatá. É uma preocupação do prefeito Joselito Gomes em cada vez mais buscar e valorizar a Guarda Municipal e esse curso do SINESP CARD é mais uma ferramenta de apoio ao cidadão, porque irá buscar, através do portal de aplicativo, através da informatização, melhores resultados para que a Guarda Municipal possa atender o cidadão gravataense”. 

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Educação realiza 12º Concurso Ler Bem


 ASPA promove este concurso que tem intuito de incentivar a leitura dos alunos da rede municipal de ensino

 

Nesta sexta-feira (10), aconteceu a primeira fase do 12º Concurso Ler Bem promovido pela Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com a Associação Pernambucana de Atacadista e Distribuidores (ASPA), no auditório da secretaria da pasta de forma presencial e remota.

 


Este concurso tem o objetivo de desenvolver atividades que promovam a formação de jovens leitores a todos os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I, com idade máxima até 10 anos, das escolas públicas municipais, devidamente matriculados no corrente ano letivo.


A mesa de jurados foi composta pela coordenadora do Censo Escolar, Carolina Pereira, pela diretora do PME, Ana Catharina, pelo assistente de Direção de Ensino, Danilo Torres, pela coordenadora de Educação de Jovens e Adultos, Isana Fonseca, e pela coordenadora Escolar, Andreia Carla.

 

Neste primeiro momento 16 alunos participaram do concurso realizando a leitura de textos de gêneros diversos selecionados pela Secretaria de Educação. Em seguida, seis alunos, divididos em dois grupos, foram escolhidos e classificados para a seguinte etapa. Compuseram o primeiro grupo: Alejandro Teixeira da Escola Adalgisa Gonçalves Soares da Silva (terceiro lugar); André Gabriel da Escola da Serra (segundo lugar); e Laísa Fernanda da Escola Intermediária Dom Paulo Hipólito de Souza Libório (primeiro lugar). Já o segundo grupo foi formado por: Luana Ester da Escola Monsenhor José Elias de Almeida – CAIC (terceiro lugar); Ricardo Wermison da Escola Cônego Eugênio Vilanova; e José Guilherme da Escola Maria Alice da Veiga Pessoa (primeiro lugar).

 

Obedecendo aos critérios de espontaneidade, entonação da voz e aplicação de pausas necessárias pela pontuação, os três classificados para a final desta 1ª fase foram: Ricardo Wermison, José Guilherme e Laísa Fernanda.

 


Os finalistas passaram por mais um teste de leitura e a grande vencedora do 12º Concurso Ler Bem foi Laísa Fernanda e ganhou um tablet. Ela irá representar o município na segunda fase do concurso que é a Fase Regional – Semifinal – que acontece no dia 04 de agosto de forma online.

 

Joselma Melo, secretária executiva de Educação, comenta: “Este ano tivemos dezesseis participantes das nossas Escolas Municipais e agora no momento nós realizamos na secretaria de Educação e também tivemos algumas escolas online e a vencedora foi a aluna Laísa Fernanda da Escola Intermediária Dom Paulo Hipólito de Souza Libório localizada em Uruçu-Mirim. Para nós foi um momento de gratidão por todos que contribuíram para que essa etapa acontecesse porque nós tivemos a colaboração dos professores, dos pais, dos nossos coordenadores, de modo geral todos nós estamos empenhados para que esse concurso acontecesse em nossa cidade. E a finalista irá concorrer a nível regional no dia 04 de agosto representando a cidade de Gravatá, e depois teremos a final, e estamos torcendo para que seja nossa estudante gravataense”.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em parceria com o Governo de Pernambuco, Prefeitura de Gravatá Oferece testagem de DSTs e ISTs aos munícipes

Ação aconteceu no Parque da Cidade e contemplou cerca de 100 gravataenses que fizeram os testes de HIV, Sífilis e Hepatites B e C

 

 

Com suas ações sempre voltadas a proporcionar aos munícipes a melhor qualidade de vida, sempre dentro o possível e da legalidade, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo de Pernambuco, aderiu ao ônibus do projeto Testagem para Tod@s que ofereceu, na última sexta-feira (10), um dia de testagens para identificar e prevenir DSTs e ISTs que são extremamente corriqueiras, mas que muitas pessoas nem sabem que possuem.

 

 

O veículo ficou localizado no estacionamento do Parque da Cidade e atendeu, por demanda espontânea, todos os que procuraram a unidade. Ao todo, foram aproximadamente 100 testes realizados e vale salientar que a identidade dos testados, bem como o resultado de seus exames é totalmente preservada. Após receber o resultado de seu exame, a pessoa era encaminhada para uma sala reservada de aconselhamento quanto à prevenção e, se necessário, tratamento das doenças e/ou infecções detectadas.

 

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gravatá ganha prédio novo da Secretaria da Mulher e do Centro de Referência da Mulher Ana Lúcia Pereira Bezerra


Novas instalações ficam na área central do município e vão atender demandas referentes à mulher e ao público LGBTQIAP+ gravataense 

 

 

A nova sede da Secretaria da Mulher de Gravatá, onde também vai funcionar o Centro de Referência da Mulher Ana Lúcia Pereira Bezerra, foi entregue à população na tarde desta sexta-feira (10). 

As instalações, localizadas na Rua Coronel Estevam Câmara, número 241, possuem recepção, espaço criativo, salas de atendimento e banheiros em um espaço bonito, bem decorado e acolhedor, tudo distribuído em três andares. 


A secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, fala dessa grande conquista e como as sedes irão funcionar. “Essa noite é marcada de forma bem especial, expressiva, é histórico para Gravatá estarmos hoje reafirmando uma política tão importante que é a construção e efetivação da política da mulher e isso traz esse equipamento, onde esse espaço ocupa dois grandes equipamentos. Um é a Secretaria Municipal da Mulher e o outro é o Centro de Referência da Mulher, que leva honrosamente o nome de Ana Lúcia Pereira Beserra e para todas nós, para a gestão pública, isso de fato é uja conquista muito importante. Começa agora, todo o trabalho propriamente dito no que consiste um espaço de acolhimento, um espaço de garantia de direitos, de proteção e é aqui que as mulheres de gravatá, de mais idade, do campo, da cidade, da periferia, terá vez e voz”.


O prefeito Joselito Gomes finalizou dizendo que : “passamos um tempo estruturando a parte mais interna da Secretaria da Mulher e diante da demanda que temos, um espaço adequado e seguro estava sendo necessário há algum tempo, está sendo entregue a casa da mulher, onde fica a Secretaria da Mulher e o Centro de Referência da Mulher no município. A secretária Ester Gomes e sua equipe competente vem articulando junto a Secretaria da Mulher de Pernambuco para que tenhamos, efetivamente, política pública para a mulher e atendendo ao segmento LGBTQIAP+, de modo que esta realização demonstra uma gestão inclusiva e que tem compromisso com as pessoas”.

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quadrilhas Juninas estão a todo vapor para as festividades do São João 2022


Após dois anos de pandemia, segmento volta a realizar apresentações e promete encantar o público apaixonado por quadrilhas juninas e cultura popular

 

O mês de junho traz alegria e a cidade de Gravatá começa a se caracterizar com o friozinho da serra, com cheirinho de comidas típicas, e ganha cores em balões e em bandeirinhas pelas ruas da cidade.

 

Após dois anos sem São João, devido a pandemia, as Quadrilhas Juninas: Sivuca, Traquejo e Portal do Agreste iniciaram seus ensaios intensos e prepararam apresentações lindas para encantar o público apaixonado pela cultura popular e pela magia que esse espetáculo oferece. 

 

Desde 2017 a Quadrilha Junina Sivuca vem mostrando seu trabalho e alegrando os apreciadores por onde passa. Para o São João deste ano, 24 casais vestiram a camisa com o tema “A União Faz a Força”. O grupo será conduzido pelo casal de noivos Jéssica e Rian.

 

De acordo com diretor e projetistas da Sivuca, Fábio Luna, a escolha do tema foi: “Na verdade a gente vinha pensando há anos atrás e ficamos em dúvida por causa da pandemia. Eu já vinha estudando qual seria o tema para a Sivuca esse ano. Aí Jaciel me pediu para que eu fizesse algo que fosse para cima e alegre, porque eu tenho dificuldade de escrever algo de alegria, festivo porque eu gosto de temas apelativos, que retratam muita dor e sertão. Coisa nossa mesmo. Eu me sentei em casa mesmo e em duas horas eu pensei porque não a União Faz a Força já que estamos voltando de um momento que foi difícil para todos. Então, veio daí o tema deste ano”.

 

Para o diretor e coreógrafo, Jaciel Joaquim, a expectativa para esse ano é de muita alegria “depois de dois anos poder retornar com essa festa maravilhosa, com a quadrilha, é muita gente parada, sem poder dançar e o público está esperando, Gravatá está esperando, o São João esse ano será enorme, grandioso e é uma alegria poder voltar as ruas da cidade, poder estar com a Prefeitura também, com o pessoal que está nos apoiando e é só festança. Aguardem porque esse ano é só alegria e festança”.

 

Uma grande equipe composta pela diretoria de Vinícius Gabriel e Felipe Santos (figurinistas), Bruno Victor e Vitor Oliveira (financeiro e marketing), estão se doando para que as apresentações sejam lindas, ricas culturalmente e mágicas. Além disso, a quadrilha irá se apresentar em dois concursos na cidade de São Bento do Una e Arcoverde, em apresentações privadas e no “São João da Gente”, nas comunidades, realizado pela da Prefeitura de Gravatá.

 

Completando 15 anos este ano, a Quadrilha Junina Traquejo, também está a todo vapor em seus ensaios. É nítido ver a alegria, a força e o grito de guerra dos componentes, que estão ansiosos e cheios de expectativas para as apresentações.

 

Toda coreografia foi pensada junto ao tema escolhido para este ano: “Tem coisas que a gente nunca esquece” que busca lembrar toda a trajetória exemplar que essa quadrilha já viveu e quer reviver, além de construir uma família gigante e de muito amor.

 

O casal de noivos, Luciana Souza e Luis Eduardo, abrilhantaram suas performances e seguindo seus passos 73 casais estão doando o que há de melhor para levar a magia que esse segmento promete aos espectadores.

 

A diretoria composta por Wanderson José, Luciana Souza, Luis Eduardo, Tácila Madalena, Herica Araújo, Carlos Nascimento, além dos produtores Rita Borges e Walter Conegundes, e toda sua equipe de 120 participantes estão trabalhando de forma incansável e com todo gás para poder matar a saudade após dois anos sem apresentações.

 

E por falar em apresentações, a Quadrilha Junina Traquejo, irá participar de três concursos: Amigos de Moreno, Fequajupe, Sítio Trindade, e na Globo Nordeste, no especial de mostra de quadrilhas que apresenta as 10 finalistas de Pernambuco em 2019. Além dessa agenda, a Traquejo se apresenta no Polo da Sanfona e no São João da Gente, nas comunidades de Gravatá.

 

Durante o ensaio geral especial, foi nítido ver a alegria desse retorno e a ansiedade nos ensaios do diretor Wanderson José: “No retorno, 15 anos de trabalho, 15 anos de espetáculo, então nós decidimos reunir coisas que a gente não esquece como os 15 anos da quadrilha, nesta pandemia o que a gente passou de forma sucinta, lembrando do artista, do que ele sofreu, e como resistimos até aqui e a gente conseguiu, não é? O artista sofreu, foi bem penalizado, mas ele resistiu. A arte é resistência e é esse amor que tem coisas que a gente não esquece. A gente nunca vai esquecer o que passou, mas a gente lutou para estar até aqui. Então, são 15 anos da quadrilha, são os artistas de forma reunida e várias formas que a gente nunca esquece como a primeira paixão, aquele triângulo, aquela briga que fica e a quadrilha vai desvendando tudo isso”.

 

Em seu primeiro ano, a Quadrilha Portal do Agreste surge com o tema “Quem vê cara não vê coração”, o qual tem o objetivo abordar temas que sejam relacionados a cidade de Gravatá e a cultura popular. 

 

Formada por 20 casais, totalizando 50 pessoas envolvidas diretamente, a Quadrilha Portal do Agreste, composta pelo diretor geral Lucas Silva, coreógrafo e figurinista Alberto Lima, financeiro Fábio Lima e tesoureiro, Everton Kássio prometem transbordar muita emoção e cantoria em suas apresentações. Além de frisar a cultura popular e também periféricas.

 

Os casais de noivos, Alberto Lima e Danielly Maria, puxam a quadrilha com todo fervor e é nítido ver características como cordel, xilogravura, romance de maneira viva em todo ensaio. As apresentações acontecerão em Gravatá nos condomínios: Alameda dos Pinheiros e Nossa Senhora da Conceição, além das cidades de Vitória de Santo Antão, Cortês, e em Natuba na Paraíba.

 

Alberto Lima, coreógrafo e figurinista, comenta a expectativa de se apresentar pela primeira vez na Quadrilha Portal do Agreste: “A gente ficou dois anos parados, isso para a vida de um quadrilheiro é terrível.  Esse ano recebi o convite para ser coreógrafo e figurinista dessa nova quadrilha que surgiu em Gravatá, que é a Portal do Agreste e estamos para Gravatá, para outras cidades vizinhas, vamos para outros estados levando sempre a nossa cultura que precisa ser valorizada”.

 

Lucas Silva, diretor geral, relata como surgiu a escolha do tema: “A Quadrilha Portal do Agreste surge esse ano 2022 com o objetivo de apresentar e representar Gravatá e todo Agreste de Pernambuco dentro da cultura popular das juninas. O tema ‘Quem vê cara não ver coração”, vem para abrir a história do Portal do Agreste, trazendo muita vida para o São João de Gravatá e para onde a quadrilha for se apresentar, como também para as pessoas que vão participar pela primeira vez da quadrilha. Esse nosso compromisso de manter viva a cultura popular da quadrilha junina está sendo colocada em campo esse ano”.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Anderson Souza (SECOM)   

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito decreta ponto facultativo em Gravatá para o dia de Corpus Christi

No dia 16 de junho (quinta-feira) será facultativo nas repartições públicas municipais
da administração direta e indireta

 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, assinou na quinta-feira (09) o Decreto Municipal Nº 031/2022, que decreta ponto facultativo nas repartições públicas municipais da Administração Direta e Indireta no dia 16 de junho de 2022, data em que se comemora o Corpus Christi.

 

O Art. 2º do decreto não se aplica aos seguintes serviços essenciais: de urgência e emergência; serviços de saneamento; serviços de coleta de volumosos; serviços de terraplanagem; e outras atividades que não possam sofrer descontinuidade.

 

Clique em DECRETO 031/2022 e confira na íntegra.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estrada Velha de Mandacaru passa por obra de drenagem



Cuidado maior nesse momento deve-se ao período de chuvas intensas







A manutenção de uma cidade está diretamente ligada ao bem-estar dos moradores e a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Mobilidade e Controle Urbano, além de realizar as obras que estão no calendário de programação, está atenta aos cuidados mais urgentes também.



A Estrada Velha de Mandacaru, por exemplo, precisou passar por obra de limpeza da drenagem que fica na lateral da via, serviço que não era realizado há muito tempo, como explica o secretário da pasta, Ricardo Malta. “A lateral da pista estava completamente obstruída, provocando alagamento na estrada e dificultando o acesso das pessoas. Foi utilizada uma retroescavadeira e um caminhão caçamba para fazer o recolhimento dos resíduos retirados e com essa limpeza acontece o escoamento das águas das chuvas drenadas e a estrada não será mais alagada. Esse compromisso com as pessoas, assumido pelo prefeito Joselito Gomes, é cumprido diariamente”.


Esse trabalho de prevenção realizado pela Prefeitura de Gravatá no período de chuvas mais intensas e manutenção da drenagem tem o objetivo de evitar que a estrada seja danificada e, com isso, não comprometa a mobilidade de quem precisa trafegar pelo local.



O serviço foi acompanhado pelo administrador distrital de Mandacaru, Roberval Ferreira.



Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito Joselito recebe crianças e adolescentes assistidos pelo GAMR em seu gabinete



As meninas e meninos da ONG Grupo de Apoio aos Meninos de Rua levaram ao gestor municipal seus agradecimentos e seus pedidos e sugestões para que o governo municipal continue com seu compromisso com as pessoas

 


Na manhã da última sexta-feira, 03/06, o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, recebeu em seu gabinete crianças e adolescentes que são assistidos pela ONG Grupo de Apoio aos Meninos de Rua – GAMR, que funciona no bairro do Cruzeiro e atende meninos e meninas do bairro de de outros bairros periféricos como CAIC, Bairro Novo, Riacho do Mel e Boa Vista. Na ONG os alunos, que são estudantes da rede pública de ensino, participam de diversas atividades de qualificação, como música, dança, fotografia, artes plásticas e até aprendem a preparar pizzas.

 

Estes gravataenses levaram ao prefeito, acompanhados do diretor da instituição, Edson de Oliveira, e de Macione Pessoa, fomentadora da Rede das Organizações da Sociedade Civil, uma carta que escreveram sobre a jornada que participam no GAMR, numa viagem de conhecimento do eu, do nós e do próximo, bem como seus agradecimentos e seus pedidos para que a gestão municipal continue em seu caminho de compromisso com a pessoas.

 

O gestor do município recebeu também das mãos da adolescente Sara uma fotografia que fez em sua comunidade, a Ilha das Cobras, que contém duas crianças e uma mensagem para lembrar sempre que o desenvolvimento da cidade, em especial das comunidades, deve ser como o de uma criança: em segurança e com os direitos garantidos. A foto agora fará parte do gabinete do prefeito em lugar de destaque. Todos puderam conhecer o Paço Municipal, prédio que tem 114 anos, e voltaram para suas casas com a certeza de que a gestão do prefeito Joselito Gomes continuará a trabalhar em prol de todas e todos os gravataenses.


Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura convoca pessoas interessadas em montar barracas no São João de GravatáPublicado em 03 de junho de 2022, por Rodolfo Lima | Categoria: Desenvolvimento Econômico


As inscrições acontecem de 03 a 07 de junho das 07h às 13h, na Central de Oportunidades (COPE)



A Prefeitura de Gravatá convoca os gravataenses interessados em montar barraca para negociar no Pátio de Eventos, durante o período do São João de Gravatá 2022, para realizarem o pré-cadastro, entre os dias 03 e 07 de junho, das 07h às 13h, na Central de Oportunidades (COPE), que fica localizada na Rua Sérgio Loreto, 255 (próximo à Prefeitura), por trás da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.


Os interessados devem comparecer ao local, preencher o formulário para o cadastro de vendedores.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Declaração Anual de Faturamento do Microempreendedor Individual deve ser entregue até 30 de junho

MEIs devem procurar a Sala do Empreendedor de Gravatá para emitir sua declaração



A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, através da Sala do Empreendedor de Gravatá, informa que o prazo para a Declaração Anual de Faturamento do Microempreendedor Individual referente ao ano de 2021 será até o dia 30/06. Para evitar complicações com o CNPJ, o MEI deve comparecer à SEDEC, que funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Rua João Pessoa, N°44 – Centro
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Administração prorroga prazo de inscrição para Seleção Pública Simplificada 002/2022
Errata nº 001/2022 estabelece dia 08/06/2022 como limite das inscrições



A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Administração, estabelece o dia 08/06/2022 como novo prazo para as inscrições da Seleção Pública Simplificada 002/2022. Resolução foi tomada devido ao período em que o site da Prefeitura e Portal da Transparência passaram por manutenção, bem como os demais prazos foram proporcionalmente restabelecidos.

Clique em INSCRIÇÃO para ter acesso ao formulário.



Clique aqui e tenha acesso ao edital 002/2022 para obter todas as informações sobre o processo seletivo.
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito Joselito Gomes se reúne com os Administradores Distritais do município

Elogios à gestão, melhorias em alguns segmentos e prazos de solução foram assuntos abordados neste encontro
Nesta terça-feira (31), o prefeito Joselito Gomes se reuniu com os Administradores Distritais em seu gabinete com o objetivo de ouvi-los e buscar soluções a curto, médio e longo prazos às demandas solicitadas nas áreas de suma importância como: saúde, educação, infraestrutura, desenvolvimento rural, assistência e segurança, nos distritos da Zona Rural de Gravatá.



Essa reunião contou com a presença da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, e dos secretários de Saúde, José Edson, Infraestrutura, Ricardo Malta, Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Lula do Padre, Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira.

Cada administrador distrital, José Ximenes, de Avencas, Ozeias da Silva, de Russinhas, Roberval Ferreira, de Mandacaru, Jocilene Ferreira, de São Severino e José Edson, de Uruçu-Mirim, teve um espaço para falar dos acontecimentos, das necessidades que cada distrito apresenta e também elogiar a gestão nas melhorias em vários segmentos que agora caminham perfeitamente.

Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, fala da importância dessa reunião: “Isso é importante porque há um acompanhamento da ações realizadas em cada distrito e comunidades que fazem parte daquele distrito, com a presença dos secretários, onde cada secretário vai esclarecendo o que precisa ser esclarecido e ao mesmo tempo vamos percebendo o saldo positivo de ações, mesmo tendo consciência que ainda falta muito a ser feito. Porém, estamos avançando de maneira integrada, planejada e fazendo acontecer o melhor, pois precisamos sempre oferecer serviços de qualidade à população e a população esteja satisfeita com o trabalho que é realizado diariamente no município”.



Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Nilson Silva (SECOM)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gravatá recebe 8º Passeio Alto Risco e atrai grande público movido à adrenalina


Concentração de motos, quadriciclos, UTVs e veículos 4×4 agitaram o domingo do município





Gravatá é um lugar que tem espaço para todos os públicos e a turma que adora aventura tem lugar cativo nas programações de lazer na cidade serrana de Pernambuco.



Neste domingo (29), foi realizado o 8º Passeio Alto Risco, que é um conjunto de eventos off-road que acontece em Gravatá e que ajuda muito a somar no turismo de aventura, no qual a cidade está se qualificando cada vez mais





Cerca de mil pessoas deixaram a preguiça do tempo frio de lado, vestiram a camisa do evento e tomaram as ruas com seus veículos 4×4, UTVs, motos e quadriciclos, com o ponto de partida do Alto do Cruzeiro.







De acordo com o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, Júnior Darita, “o evento foi organizado por Maurício Motos e Júnior Motos, que fazem a Equipe Alto Risco. Esse evento está na sua oitava edição e tinha parado por causa da pandemia. Alguns dias atrás os organizadores procuraram a nossa secretaria para pedir apoio e disponibilizamos carro de som e a presença da Guarda Civil Municipal orientando o trânsito. Foi um evento ordeiro, bonito, com inúmeros veículos e terminou com uma festividade com muito forró no Alto do Caboclo. Aproveito para parabenizar e dizer que a gestão do prefeito Joselito apoia todo tipo de movimentação dessa natureza que seja bom para o município”.







Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Gravatá convoca artesãos que desejam participar da Fenearte 2022

Participação dos artistas locais na maior feira de artesanato da América Latina faz parte da nova política pública de incentivo à cultura do município

Gravatá é um verdadeiro celeiro de artistas das mais diversas expressões e o artesanato é um dos pontos fortes do município.





Sabendo desse potencial, a Prefeitur Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer – SECTURCEL, convoca os artesãos, a partir desta segunda (30), que desejam participar da 22ª Fenearte, que este ano será realizada entre os dias 06 e 17 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

O assistente técnico da SECTURCEL, Lucas Alves, explica como os artesãos podem fazer a inscrição para expor e vender as peças no estande da Prefeitura de Gravatá na feira. “Estamos fazendo esse chamamento desses artistas, que terão que fazer a inscrição aqui na sede da secretaria, e vamos fazer uma plataforma de seleção pelo Conselho Municipal de Cultura, de acordo com o segmento de cada um, como madeira, barro, pintura, fotografia, entre outros, e vamos fazer a seleção. Infelizmente não podemos levar todos, pois nosso espaço na feira é limitado, mas a ideia é levar um representante de cada segmento. O artista não terá custo, pois o estande é pago pela prefeitura por meio da ADDIPPER. A secretaria irá fornecer a ida e vinda deles durante os 12 dias de feira”.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, Júnior Darita, “a Fenearte é uma vitrine do artesanato gravataense e a cidade contempla os artesãos que precisam ser conhecidos e reconhecidos. Gravatá é um polo efervescente de artesanato, temos todos os artesãos representados pela nossa bonequinha da sorte, que é a nossa matriz cultural e precisamos expor cada vez mais a forte cultura que existe aqui”.

O artesão interessado em concorrer deverá preencher um formulário de inscrição, que será disponibilizado a partir desta segunda (30), na sede da secretaria, que fica na Rua Cleto Campelo, próximo ao prédio da prefeitura, de segunda a sexta, das 8h às 13h.





O artista deve apresentar, além do formulário preenchido, documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência, release ou currículo e fotografia de ações de que já participou.



Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza (SECOM)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Gravatá é finalista do XI Prêmio Sebrae – Prefeito Empreendedor

Isso é o resultado do trabalho do prefeito Joselito Gomes com a desburocratização da Construção Civil para estimular novos empreendimentos em Gravatá
O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, é finalista do XI Prêmio Sebrae – Prefeito Empreendedor nas categorias de desburocratização da Construção Civil e Cidade Empreendedora.

Este programa é um reconhecimento aos prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento de pequenos negócios do município e tem como objeo premiar gestores que tenham implantado projetos com resultados promissores.

O projeto de Gravatá é Cidade Empreendedora, e tem o objetivo de recuperar a imagem da cidade como município empreendedor do segmento da Construção Civil.

A solenidade final está prevista para acontecer em 07 de junho, em Recife.

Joselito Gomes, prefeito de Gravatá, comemorou o resultado e está bastante feliz com o caminhar de sua gestão: “Quando soube que estava concorrendo à final do XI Prêmio Sebrae – Prefeito Empreendedor fiquei muito feliz e com a sensação de que estou no caminho certo com minha gestão. Duas categorias importantes para o município de Gravatá que é a desburocratização da Construção Civil e Cidade Empreendedora, com soluções para esses dois pontos que estavam travados em Gravatá já podemos ver que novos empreendimentos chegam ao município e é assim que queremos continuar. Fazer uma Gravatá diferente, ainda mais acolhedora e desenvolvida’.
Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Nilson Silva (SECOM)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura convoca população para acompanhar audiência pública para avaliação das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2022


A audiência será realizada às 10h, do dia 30 de maio de 2022 na Câmara Municipal de Vereadores

 

A Prefeitura Municipal de Gravatá, Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Planejamento e Orçamento, em cumprimento ao §4º do Art. 9º, da Lei nº 101/2000 de Responsabilidade Fiscal – LRF e Art. 44 da Lei nº 10.257/2001 – Estatuto das Cidades, que dispõe sobre a transparência na Gestão Fiscal, torna público, e convoca a sociedade em geral a participar da Audiência Públicano dia 30/05/2022 às 10h, na Câmara Municipal de Gravatá, para a apresentação do RELATÓRIO RESUMIDO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA – RREO E O RELATÓRIO DE GESTÃO FISCAL – RGF, referente ao 1º Quadrimestre do Exercício de 2022 (janeiro a abril). Toda a comunidade gravataense será convidada a participar do ato.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito entrega na Área Verde a Academia da Saúde Fernando Alexandre Bezerra 


Equipamento, que vai promover saúde e lazer aos moradores da região, foi entregue na quinta-feira (19)





Atividade física e o acesso ao lazer fazem parte de uma vida saudável e a Prefeitura de Gravatá tem trabalhado para entregar locais que promovem isto aos moradores do município.


O bairro Área Verde recebeu, do prefeito Joselito Gomes, na tarde da quinta-feira (19), a Academia da Saúde Fernando Alexandre Bezerra.




O nome foi denominado através da Lei número 3866/2022, de autoria do vereador Cabritinha, que disse: “fico muito grato ao prefeito Joselito Gomes por sancionar essa lei em denominar a praça com o nome de um gravataense ilustre, que vai beneficiar toda população. Faço o pedido para que as pessoas preservem esse espaço, porque ele não é de Cabritinha, não é do prefeito, é da população que vai usufruir dessa benfeitoria”.





O espaço foi pensado para os moradores da área e conta com equipamentos para exercício físico, bancos, brinquedos (como balanço e escorrego), pista de cooper e vegetação.


O secretário de Saúde de Gravatá, José Edson, ressaltou que “se tivéssemos possibilidade, isso deveria ter em todos os bairros, pois é um equipamento importante que promove saúde à população e faz com que as pessoas se reúnam e tenham contato no dia a dia. Teremos educador físico que virá todos os dias incentivar jovens e idosos a fazer exercício. Essa Academia da Saúde está no local certo e fica atrelada à USF Ana Caminha. É um momento importante, colocado como prioridade na gestão do prefeito, para entregar um local de lazer bonito, agradável e com qualidade. Tenho certeza de que as pessoas vão cuidar do espaço como se fosse alguém da família”
O prefeito do município, Joselito Gomes, destacou o compromisso da atual gestão municipal com a qualidade de vida dos moradores de Gravatá. “Esse é um espaço que já existia aqui, estava inacabado, destruído e foi recuperado. Um espaço que vai atender todas as idades e que estarão utilizando essa academia para que tenham saúde e possam viver com qualidade. Nada melhor do que a própria população cuidar desse ambiente. Vamos continuar o trabalho, sempre em sintonia com as necessidades que o povo vai apresentando e pouco a pouco vamos chegando nos lugares e correspondendo a essas necessidades, porque nosso compromisso é com as pessoas”.


Na ocasião, houve a plantação de uma árvore da espécie acácia felícia como forma simbólica de representar o homenageado que dá nome ao equipamento.

Além da população, que compareceu em peso ao evento de entrega, estiveram presentes o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer de Gravatá, Júnior Darita, secretários municipais e executivos e funcionários da prefeitura, familiares do homenageado que dá nome à Academia da Saúde, além dos vereadores Nego Suíno, Neném de Uruçu, Leandro do Transporte Alternativo e Zé da Saúde.

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gravatá trabalha campanha Faça Bonito pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Evento teve apresentação de vídeo sobre a data, palestra e contou com a participação do prefeito do município, Joselito Gomes

18 de maio é lembrado como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído pela Lei Federal 9.970/2000.

Para marcar a data, foi realizado o encontro de conscientização da campanha Maio Laranja, uma iniciativa que visa dar visibilidade ao tema.




Neste ano, Gravatá trabalhou a campanha intitulada Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, no auditório da Secretaria de Educação, na tarde desta quarta (18), com apresentação de vídeo explicando a origem dessa data e palestra da mestranda em Educação Contemporânea pela UFPE, Jéssica Villiana.


O encontro teve a participação de representantes dos Conselhos Municipais, do Conselho Tutelar, da Guarda Civil Municipal, das polícias Civil e Militar de Pernambuco, de secretários municipais e executivos da prefeitura e da sociedade civil de Gravatá.


Hielton Souza é gerente da Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social e Juventude de Gravatá, e ele destacou que “essa é uma temática que está em todo território nacional e a importância de reunir e ter uma data que dedique a esse encontro é fortalecer a rede de proteção no município, no que se refere à saúde, educação, assistência social e todas as outras pastas para se unir no enfrentamento e fortalecimento dessa demanda”.

A secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, esteve presente no encontro e reforçou que todos fazem parte desse debate. “Nosso objetivo hoje é mobilizar toda sociedade para que o 18 de Maio não seja só uma data que a gente fala em combate ao abuso e exploração sexual de jovens e de crianças, ela vem para lembrar que a gente pode fazer essa mobilização, cuidar deles durante a vida. É preciso cuidar para que no futuro a gente não tenha adultos com traumas. Infelizmente, a sociedade ainda tem medo de fazer denúncia e de se envolver. Estamos aqui chamando atenção para o fazer bonito na vida, pois esse é o papel de toda sociedade”.



O prefeito Joselito Gomes lamentou que precise ter esse tipo de data, mas ratificou que a gestão pública municipal está atenta a esta causa. “A nossa gestão, tendo consciência e a responsabilidade de priorizar crianças e adolescentes, que a rede combate a tudo aquilo que de uma forma ou de outra destruir nossas crianças, que realize cada vez mais um trabalho integrado, que através de ações possamos obter resultados positivos, de modo especial ao combate a esse abuso. É uma responsabilidade de todos nós essa tomada de consciência, o aprofundamento do tema, a reflexão que sempre se faz no dia de hoje, possa nos ajudar a diminuir esses casos e um esforço contínuo para zerar. Não podemos descuidar desse compromisso com as pessoas”.




Durante todo esse mês estão sendo realizadas ações voltadas para o Maio Laranja, quando é lembrado o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. A Secretaria de Assistência Social e Juventude de Gravatá tem feito ações nas escolas do município e nas organizações da sociedade civil.



Os quatro Centros de Referência de Assistência Social – CRAS e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS também estão recebendo atividades voltadas para a temática.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Microempreendedores individuais de Gravatá seguem em semana especial de conhecimento

Terceiro dia de curso trouxe instruções sobre produção de conteúdo digital

 

Essa semana está sendo bem enriquecedora para os microempreendedores individuais (MEI) de Gravatá que seguem adquirindo conhecimentos, e nesta quarta-feira (18), eles puderam contar com instruções sobre produção de conteúdo digital que é uma ferramenta importante para seu negócio nos dias atuais.


O consultor do Sebrae, Flammarion Cysneiros, explicou aos trinta participantes de sua palestra sobre marketing de conteúdo, deu dicas de como atrair o público para seu produto, pontuou os princípios do marketing de conteúdo e forneceu instruções do passo a passo para realizar uma curadoria e ter ideias de conteúdo, além de técnicas para expandir e organizar as ideias de conteúdo.

 

“Essas oficinas vêm do Sebrae para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico é muito importante para os microempreendedores de Gravatá conhecerem um pouco o lado direito do seu cérebro, como trabalhar criatividade para produção de conteúdo digital. Essa habilidade vai fomentar para que você consiga se comunicar melhor com seu cliente de forma online, trazer os pontos fortes do seu produto, trabalhar a agregação de valor e consequentemente vender mais. Então, participem toda essa semana de empreendedorismo, de capacitações porque vem muitas coisas boas, e um complemento vai complementar o outro”, disse Flammarion Cysneiros


Essa é mais uma iniciativa da Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Sala do Empreendedor, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

 

  •   Confira a programação:
     

19/05 – às 19h – Como aumentar suas vendas

 

20/05 –  às 19h – Estoque: Nem sobrar e nem faltar

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Gravatá e Softex ofertam curso gratuito para jovens e adultos na área de programação



A formação acontecerá em 24 semanas e irá preparar profissionais para o mercado de TI



A Prefeitura de Gravatá, por meio da Coordenação de Tecnologia da Informação, em parceria com o Centro de Excelência em Tecnologia de Software – Softex Pernambuco, inicia as inscrições para o programa Formação Acelerada em Programação (FAP). Com o objetivo de formar profissionais para o mercado de TI, a ação é desenvolvida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O curso terá duração de 24 semanas, com um total de 276 horas, num total de 180 horas no modo Ensino à Distância (EaD) e 96 horas de aula presenciais, que acontecerão na ETE Professor José Luiz de Mendonça, no bairro do Jucá. Serão contemplados jovens e adultos e não é necessário ter conhecimento na área, o único pré-requisito é ter ensino médio completo.

O objetivo do FAP é formar desenvolvedores em programação Front-end e Back-end, com combinação de conhecimentos teóricos e práticos. Na formação Front-end, o aluno aprenderá como desenvolver interfaces web, ricas em visual e interação com o usuário. Na formação Back-end, o aluno aprenderá como desenvolver arquiteturas de servidor, que interagem com aplicações web.

Os alunos de curso de Front-end aprenderão as linguagens:Lógica de Programação e Orientação a Objetos
JavaScript
HTML + CSS / SASS
Angular 2+
Web services – Client
Noções de UX

Os alunos de curso de Back-end aprenderão as linguagens:Lógica de Programação e Orientação a Objetos
Java Script
Padrões de Desenvolvimento de Software
Web Services – Server
Noções de Banco de Dados
Node JS + express



O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, destaca a importância de contribuir com a formação de jovens e adultos e investir na área de tecnologia. “O mundo avança diariamente com a tecnologia e aqui em Gravatá não pode ser diferente. Gradativamente estamos modernizando os sistemas em nossa gestão municipal, e investir em tecnologia, contribuir com a formação de jovens e adultos para atuarem na área de TI também é um compromisso que assumimos. Esse convênio com a SOFTEX irá proporcionar aos candidatos a possibilidade de formação na área de programação, de forma gratuita, com qualidade, e tenho certeza que o mercado está de braços abertos para receber esses futuros profissionais. E assim, iremos seguir com o trabalho, em busca de parceiros e ofertas de qualificação para a nossa população, porque o nosso compromisso com as pessoas continua todos os dias”.

 

Para se inscrever, clique aqui.

Fotos: Anderson Souza e Ednaldo Lourenço (SECOM)


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura abre Processo Seletivo para contratação de Assistente Administrativo

O período de inscrição será de 18 de maio a 01 de junho por meio do site de seleções da Prefeitura

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria Municipal de Administração publicou o edital nº 002/2022 SEC ADM, que dispõe de 10 vagas para Assistente Administrativo, em contratação temporária, para preenchimento de vagas existentes na Administração Pública.

 

As inscrições iniciam no dia 18/05/2022 e seguem até o dia 01/06/2022 pelo endereço eletrônico: www.selecoes.gravata.pe.gov.br

 

Entre as 10 vagas, uma será destinada para Pessoa com Deficiência (PCD), a jornada semanal é de 30 horas e a remuneração mensal no valor de R$ 1.212,00. O resultado preliminar será divulgado no dia 06 de junho e o resultado final deverá ser publicado no dia 15/06/2022, conforme o cronograma do edital (Anexo II).

 

Clique em EDITAL 002/2022 SEC ADM para ter acesso ao edital.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Gravatá inicia série de palestras educativas sobre o Maio Amarelo nas Escolas de Referência em Ensino Médio da cidade


Gestão municipal visa promover conscientização em jovens que estão em idade próxima de tirar CNH

 

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, através do Departamento Municipal de Gravatá de Trânsito e Transportes – DMGTTRANS, em parceria com o Detran-PE, deu início, na última quarta-feira (11), na Escola de Referência em Ensino Médio Professor Antônio Farias – EREMPAF, a uma série de palestras alusivas à campanha Maio Amarelo que irá contemplar todas as escolas públicas estaduais do município que são responsáveis pelo ensino médio.

 

 

Como os jovens que cursam o ensino médio estão próximos de completar ou já completaram idade que lhes permite tirar a Carteira Nacional de Habilitação – CNH, se faz necessário instruí-los quanto à responsabilidade de cada um, seja como pedestre ou condutor, na manutenção de um trânsito seguro para todos.

 

O diretor da EREMPAF, Carlos Eduardo, fala de como é importante receber essa palestra. “Essa ação é muito importante que chegue até as escolas, porque são nas escolas que a gente forma os cidadãos do futuro. Então essa consciência de respeitar o trânsito salva vidas, por isso que a gente gosta de trabalhar isso desde cedo com os nossos estudantes. A gente agradece muito à Prefeitura de Gravatá por ter trazido uma ação dessas aqui para a nossa escola.”

 

O diretor do DMGTTRANS, José Agostinho, que comandou a palestra, afirma que “estamos vivendo o Maio Amarelo. O que é Maio Amarelo? É um movimento, uma campanha que é feita mundialmente com a intenção de diminuir o número de acidentes de trânsito, que no ano de 2009 era absurdo, chegando a 1,3 milhões de morte por ano e a ONU resolveu criar este movimento para diminuir e, graças a Deus diminuiu sensivelmente. Juntos cuidamos das pessoas e salvamos vidas. A intenção de trazer isso a esse colégio e aos cinco colégios do estado aqui em Gravatá é para atingir uma faixa etária com alunos de 17 anos em diante que já estão pensando em tirar sua Carteira de Habilitação, essa é a nossa intenção de levar a todos a mensagem de cuidado no trânsito.”

 

Para o prefeito Joselito Gomes essa ação é importante para conscientizar a geração que está prestes dar entrada no processo de aquisição da CNH. “Juntos salvamos vidas, ou seja, o trânsito mata, daí uma necessidade de consciência maior para que, entre nós haja um clima de respeito, obediência às leis de trânsito e, ao mesmo tempo, possamos colaborar o pedestre de fato tenha a prioridade. Vamos nos esforçar, foi essa a orientação que recebemos, é uma chamada de atenção, para que haja uma responsabilidade maior e, assim sendo, em nosso município de Gravatá, estejamos diminuindo os casos de acidente no trânsito, tenhamos um trânsito seguro e pacífico, porque nosso compromisso é com as pessoas.”

 

 

Logo após a palestra, todos puderam participar de simuladores dos efeitos do álcool no organismo, tanto na direção, quanto para pedestres.

 

 

Estiveram presentes no evento a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, o secretário de Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira, o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, a assessora especial de Gestão, Marta Lima, e o chefe de Gabinete, Lucas Noia.

Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria da Mulher promove formação para Conselho da Mulher de Gravatá


Parceria com as Evangélicas pela Igualdade de Gêneros (EIG) e Faculdade Unida é importante para fortalecer laços das mulheres e seus direitos 

 

Esta sexta-feira (13) é mais um dia importante para a Secretaria da Mulher, que promoveu uma formação para o Conselho da Mulher de Gravatá, em parceria com a Evangélicas pela Igualdade de Gênero (EIG) e a Faculdade Unida.

 

Pela manhã ocorreu uma escuta empática de mulheres vítimas de violência com técnicos dos CRAS, CREAS e Secretaria da Mulher.

 

No período da tarde aconteceu uma reunião ampliada do Conselho Municipal da Mulher. Com o tema “Caminhada de Direitos das Mulheres”, Valéria Vilhena, presidente e fundadora da Associação das Mulheres da EIG, ministrou uma palestra para os membros do Conselho da Mulher, do Conselho Municipal de Assistência Social, do COMDICA e do COMUD.

 

Valéria Vilhena, presidente e fundadora da Associação das Mulheres do EIG, estava acompanhada da assessoria jurídica, Daniela Leão, comentou sobre o que foi abordado nesse encontro: “Pela manhã a gente trabalhou as questões estruturais do sexismo, machismo e agora a tarde especificamos mais do que é essa estrutura, do que a gente vem falando sobre estrutura, como o machismo tem se construído do período da transição do sistema feudal para o sistema capitalista. Aprofundamos nessas questões históricas”.

 

Ester Gomes, secretária da Mulher, fala desse dia: “Essa é mais uma iniciativa da gestão pública municipal e dessa forma estabelecemos um bloco de atividades e ações que se darão nos dias de hoje e amanhã. As atividades que iniciaram pela manhã foram voltadas a uma formação para uma rede de proteção com a presença de técnicos dos CRAS, CREAS e da Secretaria da Mulher, onde foi feito uma abordagem em torno da escuta empática direcionada às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. E pela tarde realizamos uma reunião ampliada do Conselho Municipal da Mulher onde houve apresentação, reflexão e discussão acerca de toda caminhada da história envolvendo o direito da mulher e sobre avanços, retrocessos e o que a gente consegue caminhar no que consiste a enfatização dos direitos voltados para a mulher”.

 

Reportagem: Mathilde Souza 

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Município de Gravatá é presenteado com uma máquina fumacê para atuar no combate ao mosquito aedes aegypti


Serviço que antes era realizado por máquina do estado, agora é realizado por máquina do município comprada com recursos próprios

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, adquiriu, com recursos próprios, uma máquina do tipo fumacê para o combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika e Chikungunya. O equipamento foi entregue à população nesta segunda-feira (16).

 

 

O serviço antes era feito por uma máquina do estado que atende 32 municípios num ciclo de rodízio em que cada cidade tem direito a utilizar a máquina por 21 dias, com exceção do município de Caruaru, que por seu porte, utiliza a máquina por dois meses. Já agora, com a máquina própria, Gravatá, além de se beneficiar por ter o serviço disponível o ano inteiro, abre mais tempo para que os outros 31 municípios da região utilizem a máquina do estado por mais tempo.

 

 

José Edson, secretário de Saúde, compartilhou da importância dessa aquisição para os gravataenses. “Nós estamos aqui hoje entregando à população de Gravatá, o prefeito do município, deixando a população com um carro fumacê que, a partir de agora, será exclusivamente de Gravatá. Anteriormente eram 32 municípios para um carro fumacê, muitas vezes passavam três, quatro, cinco, seis meses pra gente ter esse carro fumacê aqui na nossa cidade e agora nós faremos todo o trabalho diariamente nos bairros que estão sendo mais afetados até o bairro que está sendo menos afetado. Nós teremos um carro fumacê mais eficiente e com menos fumaça, então ele terá não apenas o inseticida mais eficaz, como também a questão do equipamento muito mais moderno.”

 

 

Os esforços do prefeito Joselito Gomes para cuidar de cada gravataense têm sido constantes e cotidianos. Feliz por mais essa entrega aos munícipes, o gestor municipal comenta que “a Secretaria de Saúde do nosso município, através do secretário dr. Edson, hoje, aqui na praça Rodolfo, entregando esse equipamento, essa máquina justamente para que o trabalho seja realizado a partir de todo um mapeamento que a Secretaria fez e a população diariamente pedindo o tão conhecido fumacê para o combate do mosquito da Dengue. Sabemos que não basta apenas o fumacê, é preciso que em cada residência haja aquele cuidado necessário para que o mosquito não esteja proliferando. Nós agradecemos o esforço, o empenho do secretário José Edson e hoje estamos entregando equipamento que vem beneficiar a população de Gravatá, porque nosso compromisso é com as pessoas.”

 

 

Estiveram presentes a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o chefe de Gabinete, Lucas Noia, secretários e secretários executivos municipais, os vereadores Nego Suíno (autor da indicação da aquisição da máquina fumacê), Cabritinha, Tonho da Rodoviária, Neném de Uruçu, Régis da Compesa, Zé da Saúde e Nino da Gaiola.

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Semana do MEI é iniciada com palestra sobre gestão financeira

Iniciativa é parceria da Prefeitura de Gravatá com o Sebrae para qualificação dos microempreendedores individuais gravataenses

 

A gestão do prefeito Joselito Gomes tem dado oportunidades a todos os segmentos, e nesta segunda (16), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através da Sala do Empreendedor, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) iniciou a Semana do Microempreendedor Individual com palestra sobre gestão financeira. 

 

Na ocasião foram abordados pontos sobre a abertura de empresas, a importância do planejamento da empresa para que a partir disso sejam tomadas decisões com relação ao seu crescimento. Além de dicas valiosas para permanecer no mercado e como definir suas vendas e metas.

 

O consultor empresarial e palestrante do SEBRAE, José Fábio, comenta que: “Eu como consultor credenciado ao SEBRAE estou aqui para contribuir com esse pessoal que está aqui presente, e a grande maioria é microempreendedor individual, a melhorar os seus controles na gestão financeira e eu sempre digo para eles que não só o financeiro é importante dentro da empresa, como a gestão de pessoas e a gestão comercial, porque é um tripé de sustentabilidade dentro do negócio. Nesse curto espaço de tempo eu quero ver se consigo transmitir para eles algumas informações nesse sentido para que eles possam sair daqui melhores que entraram e possam aplicar isso no dia a dia do negócio”. 

 

Thiago Casele, proprietário de hamburgueria, destaca a oportunidade que a gestão do prefeito Joselito Gomes oferece aos microempreendedores de Gravatá: “O que me motiva hoje em fazer mais um curso, em participar de uma palestra desta, é que hoje eu sou representante de todos ali da Av. Joaquim Didier. Temos uma associação e a gente está adquirindo conhecimento, é sempre bom e através da nova gestão de Joselito e seu secretariado vem trazendo essa oportunidade para todos nós. Então, com isso, eu vou levando o conhecimento até eles, porque como você pode ver, nem todos podem vir e eu como cabeça da associação, estou com o secretário também e a gente está adquirindo esse conhecimento para levar para os demais”. 

 

Jônatas Velozo, supervisor da Sala do Empreendedor e coordenador da Central de Oportunidade de Gravatá,   explica que: “Nós da Sala do Empreendedor, com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o prefeito Joselito Gomes, juntamente também com nosso secretário João Paulo de Lemos, pensamos em trazer sempre capacitações para o empresário gravataense. Pensando nisso, na Semana do MEI trazemos também oficinas voltadas para empresários que hoje se trata da gestão financeira e ao decorrer da semana em outras áreas que interessam ao empreendedor gravataense”. 

 

 

  •   Confira a programação:

 

17/05 – às 19h – Como definir preço de venda

 

18/05 – às 19h – Produção de conteúdo digital

 

19/05 – às 19h – Como aumentar suas vendas

 

20/05 –  às 19h – Estoque: Nem sobrar e nem faltar

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gravataense, mister Pernambuco representa o estado no Mister Brasil CNB 2022

Concurso acontece neste sábado (07), em Balneário Camboriú-SC e será transmitido a partir das 20h pelo YouTube

 

O gravataense Arthur Sávyo está na final do Mister Brasil CNB 2022. Eleito mister Pernambuco em 2021, o bailarino representa a cidade e o estado no concurso nacional que acontece neste sábado (07), a partir das 20h, em Balneário Camboriú-SC.

O júri será composto pelo atual mister Brasil CNB, o amazonense William Gama, e por personalidades do setor do entretenimento dos Estados Unidos, Reino Unido, Filipinas e Venezuela. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo YouTube.

Confinados desde quarta-feira (04), o mister Pernambuco Arthur Savyo ganhou a prova de talento e externa seu sentimento em representar sua terra no concurso. “É um prazer receber o título de mister Pernambuco e ter a oportunidade de trazer o título nacional para meu estado e minha cidade. Farei de tudo para ser o melhor representante possível dos pernambucanos.”

O vencedor do concurso tem viagem garantida a Nowa Saczy (Polônia) para disputar no dia 16 de julho o Mister Supranational 2022. Ele também ganhará uma viagem a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e se tornará um embaixador da luta contra a hanseníase no Brasil.

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos 

Fotos: arquivo pessoal

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Gravatá oferece oficina de doces finos às usuárias dos CRAS I, III e IV


Gestão do prefeito Joselito Gomes trabalha pelo aprendizado e empreendedorismo das mulheres/mães gravataenses

 

As mulheres que são assistidas pelos CRAS – Centro de Referência de Assistência Social I, III e IV, foram contempladas pela Prefeitura Municipal de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, com a oficina de doces finos, que tem duração de 4h, nesta quinta-feira (05) na Cozinha Comunitária localizada no CAIC.

O intuito dessa oficina é capacitar as empreendedoras, levar conhecimentos e dicas de como confeccionar os doces finos. Desta maneira, aproveitar as datas comemorativas para acrescentar a renda familiar e crescer profissionalmente.

40 mulheres, divididas em duas turmas entre manhã e tarde, passam por capacitadas pelas instrutoras Socorro Nunes e Daniele Nunes.

Renata Manuela, doceira, participou da oficina e agradece a gestão do prefeito Joselito Gomes pela oportunidade. “Eu gostaria de agradecer a gestão, ao prefeito Joselito, à primeira dama que está dando essa oportunidade de crescer no mercado que é tão disputado e que faz tanta diferença. Depois dessa pandemia todo mundo sem renda e essa oportunidade que eles estão dando é excelente porque a gente pode trabalhar com apenas R$100 e aqui eles estão mostrando que a gente é capaz, que a gente consegue. E muito obrigada ao prefeito Joselito e à primeira-dama pela oportunidade e que essa seja a porta de começo de muita gente”.


A instrutora da oficina de doces finos, Daniele Nunes, deu dicas às alunas da confecção dos doces: “esse curso foi pensado para que elas possam comercializar não só os doces doces tradicionais, mas doces decorados e temáticos, utilizando as técnicas de chocolate, de pasta americana para que elas possam estar trabalhando tanto para doces de festas particulares, temáticas infantis, casamentos e também para esse período do dia das mães, dia dos namorados que sempre foi uma forma de presentar bem interessante. Então, foi pensado para que elas saiam um pouco do tradicional e elas possam fazer brindes comestíveis e participar dos eventos”.


Viviane Facundes, primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, sempre pensa em melhorar a vida das pessoas. Ela explica que essa oficina é para “melhorar dando oportunidade para quem quer começar um novo empreendimento ou quem quer agregar a sua renda. Então, pensando nisso, o prefeito Joselito fica atento a essas necessidades e pede que a gente que está em frente à Secretaria promova esse encontro. É um momento de encontro, de aprendizagem, de gerar alguma renda para essas mães que estão sendo contempladas. O compromisso que ele tem é que tem seriedade, que tem respeito para dar dignidade a essas famílias”.

 




Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Profissionais da Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino recebem formação


Cerca de 100 profissionais passaram por formação preparatória ao longo desta sexta-feira (06)

 

Com o grande aumento de alunos autistas que estudam nas escolas da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, promoveu uma formação para todos os profissionais da Educação Inclusiva.

 

Em parceria com a Clínica Conectar foi trabalhado com os profissionais o tema “Manejo de comportamento e comunicação alternativa para inclusão escolar de estudantes com o TEA”, no auditório da Secretaria de Educação, nesta sexta-feira (06).

 


Mildênia Santos, fonoaudióloga e proprietária da Clínica Conectar junto com Cida Silva, psicopedagoga e aplicadora ABA, foram as responsáveis por ministrar palestras, levar conhecimentos e habilidades da básica à mais complexas a estes profissionais.

Cerca de 100 profissionais: professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), professores auxiliares, cuidadores, psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais e intérpretes de livros participaram desse momento importante.

 

Sheila Sinara, psicóloga do Centro de Inclusão de Gravatá comenta: “Estou amando, está sendo muito gratificante para nós profissionais principalmente nós que trabalhamos com autista e Gravatá precisa muito, porque tem muita criança autista e vai contribuir para o nosso trabalho dentro de Gravatá”.

 

Érica Etiene, professora do AEE, opina como essa formação vai ajudar no dia a dia: “Essa formação é essencial para nossa prática, uma vez que conviver com crianças que têm necessidades específicas na escola. Cada criança é um mundo, cada criança tem uma necessidade quando a gente vem de uma formação de pessoas que vivem a prática e que compartilham experiências com a gente, enriquece esse trabalho, nos dá embasamento e a gente consegue atuar de forma mais eficiente na escola”.

 

A fonoaudióloga e proprietária da Clínica Conectar, Mildênia Santos elogia a gestão do prefeito Joselito Gomes pela iniciativa desta formação para os profissionais: “Gostaria de parabenizar a Prefeitura de Gravatá, a Secretaria de Educação pela iniciativa de estar fazendo essa formação, essa capacitação com os professores de ensino especializado. É de grande importância essa formação que deve ser continuada e constante, porque temos um aprendizado que não para, que é construído a cada dia. Então, estão de parabéns e as pessoas que estão aqui também porque estão buscando fazer o melhor atendimento em sala de aula”.

 


Ninha Professora, secretária de Educação, esteve presente na ocasião com a coordenadora de Educação Inclusiva, Amanda Monteiro. “Estamos fazendo uma parceria com a Clínica Conectar e eles estão fazendo essa formação com esses profissionais para que a gente vá se aprofundando cada vez mais, melhorando cada vez mais o atendimento que a gente pode dar a essas crianças. Estamos aqui com o NAIF, CIG e todos profissionais da educação que trabalham com crianças especiais e para fortalecer mais ainda esse espaço que eles têm com essas crianças e trabalhar ainda melhor com essas crianças. Esse é o compromisso da gestão do prefeito padre Joselito, investir em educação e melhorar a qualidade do ensino”, disse a secretária de Educação.

 

Reportagem: Mathilde Souza 

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Saúde convoca gestantes para participarem do Programa Mãe Coruja Pernambucana


Os atendimentos às gestantes acontecem das 08h às 13h na sede da Secretaria de Saúde
que fica na Rua Dr Régis Velho, 156, próximo à UPA

 

As gestantes do município de Gravatá, que já contam com atenção especial em toda rede municipal de saúde, contam com mais um atendimento voltado à elas. Trata-se do Programa Mãe Coruja Pernambucana, uma parceria com o Governo do Estado, integrada com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Juventude, que tem como objetivo qualificar as questões relacionadas ao pré-natal e à primeira infância.

 

Os atendimentos acontecem de segunda a sexta, das 08h às 13h, em uma sala específica, na sede da Secretaria de Saúde, que está situada à Rua Dr. Régis Velho, 156, próximo à UPA, com dois técnicos aptos para dar o suporte necessário às gestantes.

 

Este programa vem para somar, ampliar, e cuidar dessas pessoas. As gestantes que precisam de um acompanhamento pelo Mãe Coruja Pernambucana serão encaminhadas pelas Unidades de Saúde da Família (USF) ou de modo espontâneo.

 

Para receber o atendimento é necessário apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, caderneta da gestante, Cartão do SUS e NIS.

 

No último dia 25 de abril, o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, esteve na Secretaria de Saúde para realizar o lançamento do programa, que contou com a presença de Sofia Costa, que é diretora do Programa Mãe Coruja Pernambucana.


Fotos: Anderson Souza (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Depois de seis anos, Guarda Municipal recebe novos fardamentos e equipamentos de proteção individual


O prefeito Joselito Gomes, realizou a entrega do fardamento completo que contém, pela primeira vez, colete balístico

 

O intuito do prefeito Joselito Gomes é oferecer o que há de melhor em todas as áreas de atuação, e nesta quinta-feira (05), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, realizou a entrega dos novos uniformes da Guarda Civil Municipal (GCM).

 

Uma gestão que desde o ano passado vem fazendo esforço contínuo para oferecer à Guarda Civil Municipal os equipamentos necessários para sua segurança e execução melhor de suas atividades na zona urbana e rural de Gravatá.

 

Após seis anos, a GCM recebeu o fardamento completo e seguro que contém camisa de proteção UV, camisa de malha, gandola e calça, cinto de guarnição, coturno, gorro de pala azul e branco, e pela primeira vez o colete balístico.

 

Vale destacar que a aquisição do novo fardamento da GCM foi indicação do vereador Neném de Uruçu à Câmara dos Vereadores.

 

Gilmar Oliveira, secretário de Segurança e Defesa Civil, fala sobre o tipo de equipamento que foi entregue aos GCM: “Chegamos hoje a mais um compromisso realizado pela gestão do prefeito Joselito Gomes, mais um compromisso com a Guarda Municipal. Os uniformes foram confeccionados e entregues, dois uniformes para cada Guarda Municipal, que há mais de seis anos não recebiam e o colete balístico, um equipamento de proteção individual bastante resistente, devidamente testado onde o Guarda Municipal vai com mais segurança para desenvolver suas atividades nos diversos serviços que eles atuam na cidade.

 

O comandante da GCM, André Paiva, comenta sobre a expectativa de todo efetivo para receber o fardamento após seis anos de espera: “Essa é uma expectativa que a corporação estava aguardando nesses seis anos sem ter um fardamento da corporação. O prefeito Joselito Gomes e o secretário Gilmar juntamente com Irnaldo e os demais membros da secretaria conquistaram e trouxeram para a Guarda Municipal esse fardamento que dá dignidade ao trabalhador e também nunca tivemos um colete balístico que hoje foi uma conquista que o prefeito conseguiu para o município que é essa proteção. Esse é o compromisso que o prefeito Joselito está sendo com os servidores e com os munícipes de Gravatá”. 

 

Joselito Gomes, recepcionou uma comissão dos GCM  em seu gabinete para a entrega do novo fardamento e não escondeu a sua satisfação em buscar melhorias para esse segmento: “Hoje, estamos aqui na entrega do fardamento e também do colete balístico que por sinal é a primeira vez que a Guarda Municipal estará usando o colete em nosso município. O esforço continuará pois ainda temos outros equipamentos que a Guarda Municipal precisa para continuar realizando um trabalho que corresponda às necessidades que as pessoas estão apresentando porque o nosso compromisso é com as pessoas”.

 

Nessa ocasião também estiveram presentes a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, o secretário executivo de Segurança e Defesa Civil Irnaldo Pedro, o diretor de Trânsito, José Agostinho, e o vereador Neném de Uruçu.

 

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Equipes de Saúde da Família realizam atualizações de saúde aos usuários do Programa Auxílio Brasil

Além dos atendimentos nas USFs, haverá postos volantes para atender áreas descobertas
e também no Posto 1, todas as sextas-feiras de maio

 

As equipes das Unidades de Saúde de Família (USF) estão atendendo os beneficiários do Programa Auxílio Brasil, para atualização das informações de saúde. Em todos os postos de saúde do município, além dos Agentes Comunitários de Saúde, o usuário pode realizar a atualização do cadastro.

 

Um dos critérios para o recebimento do benefício é o cumprimento da condicionalidade de saúde, pois assim são garantidos à população os serviços da Atenção Básica. Durante a atualização, serão checados se os beneficiários estão em dia com o calendário de vacinação, e ainda o acompanhamento da pesagem e estatura das crianças, além de pré-natal no caso das gestantes.

 

Os pais ou responsáveis devem levar para a atualização das informações, a caderneta de saúde (caderneta de vacinação) das crianças e a responsável legal (ou mãe) levar o cartão do benefício. Se a mãe estiver grávida, deve levar também a caderneta de gestante. As famílias são acompanhadas periodicamente. As que deixarem de cumprir as condicionalidades podem ter o benefício suspenso.

 

Para os usuários do SUS que moram em áreas descobertas, haverá atendimento todas as sextas-feiras de maio no Posto 1, das 08h às 16h. Além disso, para facilitar e oferecer o serviço a todos que precisam, haverá postos volantes nas comunidades conforme programação abaixo:

 

VOLANTES: AUXÍLIO BRASIL

 

Porta Florada: 09/05 e 10/05 das 09h às 15h
Ponto de referência: Igreja de Deus no Brasil, próximo ao campo.

 

Manibu: 11/05 e 12/05 das 09h às 15h
Ponto de referência: ao lado do Hotel Manibu (antes da ponte).

 

Volta do Rio: 13/05 das 09h às 15h
Ponto de referência: Oratório Dom Bosco, ao lado da Igreja Nossa Senhora das Dores.

 

Princesa de Gales: 16/05 e 17/05 das 09h às 15h
Ponto de referência: Capela Maria Auxiliadora.

 

Catinga Vermelha: 18/05 das 09h às 15h
Ponto de referência: Bar da Sandra.

 

Novo Gravatá: 19/05 e 20/05 das 09h às 15h
Ponto de referência: na residência da senhora Teolina, Rua Inácio Ferreira, 32, Novo Gravatá.

 

PROGRAMA AUXÍLIO BRASIL: O Programa Auxílio Brasil é um programa federal de transferência direta e indireta de renda que integra benefícios de assistência social, saúde, educação e emprego, destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza. Além disso, o Programa oferece ferramentas para a emancipação socioeconômica da família em situação de vulnerabilidade social.

 

O objetivo das condicionalidades do Programa é garantir a oferta das ações básicas, e potencializar a melhoria da qualidade de vida das famílias e contribuir para a sua inclusão social.

A agenda de saúde do Auxílio Brasil no SUS compreende a oferta de serviços para a realização do pré-natal pelas gestantes, o acompanhamento do estado nutricional infantil e imunização das crianças. Assim, as famílias beneficiárias do Auxílio Brasil com mulheres com idade entre 14 e 44 anos e crianças menores de sete anos de idade deverão ser assistidas por uma equipe de saúde da família, por agentes comunitários de saúde ou por unidades básicas de saúde, que proverão os serviços necessários ao cumprimento das ações de responsabilidade da família.

 

Reportagem: Rodolfo Lima com informações do Programa Auxílio Brasil

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Junta de Serviço Militar atende em horário estendido até às 17h nesta quarta-feira (04)

Devido ao último dia para emissão do Título de Eleitor
o serviço terá horário ampliado para atender ao maior número de jovens

 

A Prefeitura de Gravatá, preocupada com os jovens que precisam emitir o Título de Eleitor, que terá o último dia nesta quarta-feira (04), estenderá o horário de atendimento na Junta de Serviço Militar das 07h às 17h.

Na ocasião, serão ofertados os serviços de alistamento online e presencial. A equipe estará disponível para atender aos jovens que completam 18 anos neste ano (nascidos em 2004), e aos demais que precisam realizar o alistamento militar.

 

O prefeito Joselito Gomes, fala sobre a decisão de estender o horário no serviço. “O horário estendido no Serviço da Junta Militar em nosso município é uma forma de atender ainda mais pessoas e assim contribuir com a emissão de mais títulos de eleitor, para que mais cidadãos possam exercer a cidadania e contribuir para que a democracia possa acontecer”.

Reportagem: Rodolfo Lima
Foto: Ednaldo Lourenço (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em comemoração aos 98 anos de Madacaru, prefeito Joselito entrega obras que beneficiarão a comunidade


Gestão municipal mostra mais uma vez que o seu compromisso é com todas e todos os gravataenses

 

 

A tarde do dia 30 de abril de 2022 ficou marcada com alegria nos corações dos gravataenses que vivem em Mandacaru. Em comemoração aos 98 anos do distrito, o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, entregou obras que impactam diretamente no cotidiano dessa população e contribuem para a melhoria da mobilidade e da segurança de todos.

 

A primeira obra entregue foi o calçamento da rua que dá acesso ao cemitério, uma rua íngreme e que até pouco tempo atrás não era pavimentada e trazia perigo a quem a utilizada, principalmente em dias chuvosos. Mas depois de uma entrega de mais de 90 anos, a rua foi calçada e o problema foi sanado pela Prefeitura de Gravatá.


Logo depois todos seguiram para o centro do distrito, para uma escadaria que liga a PE-087 à Rua Boa Vista e está localizada ao lado do Posto Policial. Antes da intervenção da gestão municipal os degraus estavam quebrados, o local estava sem corrimão e sem iluminação. Mas agora todos podem ir e vir com segurança.

 

O prefeito de Gravatá, Joselito Gomes muito feliz em entregar mais estes benefícios aos munícipes, externou seu sentimento dizendo que “hoje estamos comemorando, aqui no distrito de Mandacaru, os 98 anos do distrito, fazendo a entrega do acesso do pátio do cemitério São Francisco e também a entrega, aqui ao lado do posto policial, daquele acesso onde fizemos a recuperação, colocando corrimão, iluminação, degrau mais largo, possibilitando, assim, uma segurança maior às pessoas que diariamente precisam usar aquele espaço. E, através do vereador Cabritinha, que conseguiu com a Iquine as tintas para a pintura da igreja de São José, a igreja já está pintada e organizada. Estamos correspondendo às necessidades das pessoas, porque, na verdade, nosso compromisso é com as pessoas.”

 

Logo após as entregas houve uma missa em ação de graças pelos 98 anos de Mandacaru na Igreja de São José.

 

Participaram destes momentos a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, o secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, Lula do Padre, o secretário de Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira, o administrador distrital de Mandacaru, Roberval Ferreira, a administradora distrital de São Severino, Cilene Alves, bem como secretários executivos, coordenadores e diretores de departamentos municipais.



Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Nilson Silva

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Crianças e idosos são imunizados em Dia D de Vacinação em Gravatá

Sarampo em crianças e Influenza em idosos, vacina levou proteção aos munícipes

 

Dentro do Programa Nacional de Imunização, numa campanha do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde do município, realizou neste sábado (30) o Dia D de Vacinação contra Sarampo e Influenza.

A campanha contemplou crianças de 6 meses a 4 anos com a vacina contra Sarampo e pessoas com 60 anos ou mais com a vacina contra Influenza, na Praça da Matriz, Parque da Cidade e todas as unidades de saúde da zona urbana. Além desses grupos, os trabalhadores de saúde podem ser vacinados contra Influenza, Sarampo e com a vacina Tríplice Viral.

A ação não acontece apenas nesse dia em Gravatá e Jairo Teixeira, coordenador da Atenção Primária em Saúde, detalha como é a vacinação para essas doenças no município. “Hoje é um dia estratégico recomendado pelo Ministério da Saúde relacionado a uma campanha de vacinação contra Sarampo e Influenza. A ação está acontecendo nas unidades da zona urbana e pontos como a Praça da Matriz e o Parque da Cidade. Recomendamos que as pessoas que não conseguiram ser contempladas no dia de hoje, uma vez que essa ação está acontecendo das 8h às 12h, procurem sua unidade de saúde, pois doenças como Sarampo e Influenza têm um impacto significativo na qualidade de vida e é um grave problema de saúde pública. Portanto, a gente recomenda que essas pessoas procurem suas unidades, atualizem suas cadernetas, a Influenza para maiores de 60 anos de idade e Sarampo para menores de 5 anos, para que a gente possa, dessa forma, aumentar a cobertura vacinal e proteger as pessoas.”

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia D de Vacinação contra Sarampo e Influenza acontece no próximo sábado em Gravatá


Imunização contempla crianças de 6 meses a 4 anos, idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde


No próximo sábado (30), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, realizará o Dia D de Vacinação contra Sarampo e Influenza em todas as USFs da zona urbana e na Praça da Matriz, das 8h às 12h.

 

A época de maior taxa de contágio das doenças está prestes a chegar e se faz importante a imunização dos grupos prioritários, nesse primeiro momento. A campanha será realizada pelos profissionais do município no período da manhã e é importante que o usuário leve seu CPF e cartão de vacina.

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Parabéns Mandacaru pelos seus 98 anos!



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Gravatá lança o Programa Mãe Coruja Pernambucana


Parceria entre Governo do Estado e Prefeitura de Gravatá beneficia as gestantes do município

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, integrada com a Assistência Social e Juventude e Educação, começa a semana com o lançamento do Programa Mãe Coruja Pernambucana, que tem o intuito de qualificar as questões relacionadas ao pré-natal e à primeira infância.

 


Foi disponibilizada uma sala específica, na sede da Secretaria de Saúde, que está situada à Rua Dr. Régis Velho (próximo a UPA), com dois técnicos aptos para dar o suporte necessário e ampliar os cuidados com o pré-natal e a primeira infância dessas gestantes. Este programa vem para somar, ampliar, e cuidar dessas pessoas. Vale lembrar que, todas as gestantes que precisam de um acompanhamento pela Mãe Coruja Pernambucana serão encaminhadas pelas Unidades de Saúde da Família (USF) ou de modo espontâneo.

 

A agricultora Patrícia Barbosa, é uma das beneficiadas deste programa. “Quero agradecer ao prefeito Joselito por esse programa que é muito importante para a gente, para a gente se sentir acolhida na hora que a gente procura o SUS, é muito importante”, disse.

 

Sofia Costa, diretora do programa Mãe Coruja Pernambucana, explica que: “É um programa intersetorial que trabalham juntos a Saúde, Educação, Assistência Social, Qualificação Social, Desenvolvimento Agrário numa perspectiva de você melhorar, ofertar para aquela mulher grávida, para aquela gestante e também o seu filho na primeira infância a gente ofertar o desenvolvimento humano. A gente acompanha a mulher gestante oferecendo todas as políticas públicas que já existem no município e também para a criança estimulando o desenvolvimento infantil”.

 

O Programa Mãe Coruja Pernambucana vai beneficiar cerca de 600 gestantes em Gravatá. José Edson, secretário de Saúde, explica que: “É um programa de integração que traz o Criança Feliz da Assistência Social e Juventude, junto com a Educação para a gente fazer a educação continuada das mães, e também fazer uma abrangência para que todas essas mães tenham o seu acompanhamento e tenham sua gravidez muito tranquila e com toda assistência necessária. O prefeito Joselito Gomes tem nos cobrado para que todas as entidades, todas as pessoas, e cada um, especialmente as mães que estão esperando mais um ser vivo, para que elas tenham esse cuidado e a gente tenha uma redução na mortalidade infantil e na mortalidade materna”.

 

Em mais um dia histórico na gestão, o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, esteve presente no lançamento do programa Mãe Coruja Pernambucana. “Estamos fazendo o lançamento do programa Mãe Coruja já presente no estado de Pernambuco desde 2007. Vários municípios do estado já estão com esse programa e agora Gravatá. O município  de Gravatá abraçando essa causa. Um trabalho integrado que tem como objetivo cuidar da mãe e do bebê e assim estaremos fortalecendo esse trabalho de prevenção em nosso município, para que mãe e filho possam receber os cuidados necessários e possam caminhar com saúde, com segurança, é um compromisso que nós temos com as pessoas”, disse.

 



Também estiveram presentes Catarina que é apoiadora do programa Mãe Coruja Pernambucana da IV Gerência Regional de Saúde (IV Geres), Viviane Facundes, primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Jairo Teixeira, coordenador da Atenção Primária em Saúde, os executivos da Secretaria de Saúde, Frailan Mota e Maria Araújo e a secretária da Mulher, Ester Gomes.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Guarda Civil Municipal começa a atuar efetivamente no trânsito de Gravatá

Depois de passarem por cursos de aperfeiçoamento e capacitação, agentes da GCM estão aptos para a organização do trânsito da cidade

 

 

Os guardas civis municipais de Gravatá foram autorizados, em cerimônia realizada no gabinete do prefeito Joselito Gomes, no último dia 20, a atuarem de forma preventiva e ostensiva na organização do trânsito do município.

 

Os agentes da GCM passaram por cursos que os prepararam para operar em prol da melhora do fluxo de veículos e, consequentemente, garantir a segurança de pedestres e condutores.

 

O comandante da GCM, André Paiva, destaca a importância da atuação dos agentes em Gravatá. “A Guarda Municipal há 13 anos vem desempenhando essa função de educação no trânsito em todo o município e agora, com essa ação do prefeito Joselito, está gerando dignidade para os servidores da GCM para gerar um trânsito cada vez mais seguro, mais educado, mais transitável para pedestres, para condutores, com vários planejamentos e é um momento ímpar, momento histórico para o município, que vai gerar mais fluidez e segurança para todos os munícipes.”

 


O secretário de Segurança e Defesa Civil, Gilmar Oliveira, destaca a parte operacional. “Há um ano e quatro meses nós iniciamos o processo de municipalização e organização do trânsito. Hoje nós chegamos à conclusão administrativa e agora colocando a parte operacional com a Guarda Municipal, organizando a parte principal que é a fiscalização de trânsito. A Guarda Municipal hoje, através do talonário eletrônico, tem o poder de notificar aqueles infratores que insistirem em infringir as leis de trânsito. Nós não queremos isso, nós queremos orientar e educar, mas sempre tem aquele que insiste em continuar infringindo as leis de trânsito, então para esse teremos que atuar de forma repressiva para que, assim, ele possa contribuir para o trânsito do município.”

 

O prefeito Joselito Gomes, que assinou o documento que autoriza o início da atuação dos guardas municipais, fala da importância desse momento. “Aqui no gabinete recebi uma parte da Guarda Municipal, precisamente os 10 guardas municipais que estarão, a partir de agora, através do talonário eletrônico, procedendo com as multas de trânsito em nosso município, caso haja a real necessidade. É um dia importante para o município de Gravatá, pois já há algum tempo estávamos organizando e respeitando cada etapa até chegar a este momento. Eu espero que o condutor em nosso município possa então respeitar a sinalização e, assim sendo, tenhamos um trânsito mais organizado, um trânsito que possa fluir, que possa trazer mais tranquilidade e segurança para os gravataenses e as pessoas que nos visitam, que gostam de estar em Gravatá. Nosso trabalho continua, porque o nosso compromisso é com as pessoas.”

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Março Lilás: Secretaria da Mulher finaliza série de atividades sobre direitos, conquistas e lutas do gênero


Em momentos proporcionados na EREM Devaldo Borges e na Escola Edgar Nunes Batista, alunos e professores puderam se aprofundar sobre assuntos pertinentes relacionados à mulher e à luta pela igualdade de gênero

 


Na última quarta-feira (30), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher – SECMULHER, finalizou a série de atividades alusivas ao 8 de março, dentro do Março Lilás, com temáticas voltadas às conquistas, direitos, lutas e lacunas que precisam ainda de muita batalha para que seja assegurada a igualdade de gênero e o fim da cultura de violência contra às mulheres.

Pela manhã os alunos da EREM Devaldo Borges e à tarde os alunos da Escola Edgar Nunes Batista, bem como alguns professores e funcionários, puderam aprender em diálogos com os esclarecimentos trazidos por Iana Paula e Juliana Vieira, respectivamente advogada e psicóloga da SECMULHER, acerca do papel da mulher na sociedade, as definições de abuso, assédio e importunação sexual, bem como os tipos de violência que a mulher pode sofrer e o histórico jornalístico, político e legislativo da desigualdade à busca pela igualdade, passando por momentos trágicos pelos quais passaram mulheres ao longo da história.

 

Em instantes de troca de saberes e percepções entre palestrantes e espectadores, alunas e alunos responderam, indagaram e contribuíram com o diálogo. Lethícia Rauãny, estudante da 3ª série do Ensino Médio da EREM Devaldo Borges, avaliou a troca de conhecimentos com a gestão municipal. “São coisas que nós vivenciamos na nossa realidade e trazer isso à tona é de extrema importância, porque aí a gente pode despertar nos alunos o que poderia, por exemplo, ter passado despercebido, mas que agora tem esse cuidado. Então é de extrema importância também que a gente fale sobre esse assunto, porque é a nossa realidade e infelizmente isso circunda nosso ambiente escolar. A palestra foi muito proveitosa e acredito que a partir de tudo isso muitos alunos sairão daqui com esperança e novos conhecimentos sobre o assunto a fim de ter uma melhor resolução para os problemas.”

Iana Paula fala sobre a contribuição com o pensamento crítico e a possível mudança de atitudes e percepções por parte dos alunos. “Foi extremamente gratificante. Fizemos palestras em várias escolas e a percepção que eu tenho é que o pensamento em prol da igualdade de gênero, apesar de ainda ter muito o que avançar, ele vem se disseminando totalmente entre os estudantes, o que é muito importante e gratificante de se ver. Focar na educação não sexista, a educação para a igualdade de gênero é o melhor caminho pra criar uma sociedade em que homens e mulheres sejam realmente iguais em direitos e oportunidades, e principalmente de disseminar a consciência coletiva,  responsabilidade que todos nós temos de construir uma sociedade livre de machismo.”

 

A secretária da Mulher, Ester Gomes, feliz por esse mês de contribuição com a construção do pensamento coletivo de igualdade, fala sobre o encerramento da série de palestras do Março Lilás. “O mês de março foi um mês de intensas atividades promovidas pela Prefeitura Municipal de Gravatá, através da Secretaria da Mulher, e culminamos hoje com mais dois momentos importantes. A SECMULHER, através de sua equipe, fica muito feliz por termos feito uma maratona em alusão ao Dia Internacional da Mulher e dessa forma nós promovemos várias atividades, dentre elas, live, encontro com as profissionais do sexo, encontro com as mulheres que atuam na parte de limpeza urbana, com as mulheres agricultoras e o fechamento foi muito expressivo que foi a  assinatura dos termos de cooperação técnica entre a Prefeitura de Gravatá e o Ministério Público de Pernambuco. Nosso sentimento é de muita alegria e de grandes realizações, através das atividades realizadas e fazemos o fechamento do mês de março nesse espírito de alegria, de satisfação, do sentimento do dever cumprido e, sobretudo, o início de tantas outras atividades que se darão de forma contínua e efetiva, Essa é a nossa grande alegria e de fato a gente pode reafirmar que essa gestão tem um compromisso firmado com as pessoas.”

 

Dentre tantos conhecimentos adquiridos, entregues e compartilhados, ficou uma certeza: 8 de março mão é sobre romantizar o papel da mulher na sociedade com flores e mensagens, mas sim sobre a luta das mulheres ao longo da história da humanidade pela igualdade de gênero e o direito de serem humanas respeitadas, valorizadas e dignas, como todo o humano deve ser e essa é a luta e o compromisso da gestão municipal do prefeito Joselito Gomes.

 

Reportagem: Filipe Vasconcelos
Fotos: Nilson Silva e Ednaldo Lourenço (SECOM)

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Missa de ação de graças e bolo de aniversário encerram festividades pelos 129 anos  de Gravatá

Tags: 
Publicado em 16 de março de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Aniversário de Gravatá

Celebrações foram realizadas na Igreja e na Praça da Matriz de Sant’Ana com a presença do prefeito Joselito Gomes e de moradores do município 

 


Depois de um dia marcado por entregas e celebrações, o aniversário de 129 anos da cidade de Gravatá encerrou com missa de ação de graças, celebrada pelo pároco da Igreja de Sant’Ana, padre Antônio Márcio, e por cerimônia de parabéns na Praça da Matriz.


Por causa da pandemia, a Prefeitura de Gravatá teve o cuidado de distribuir as fatias, já embaladas, em duas barracas, que garantiu a higiene e segurança às pessoas.


Entre as autoridades presentes, estavam o prefeito do município, Joselito Gomes, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o vice-prefeito e secretário municipal de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, o chefe de gabinete, Lucas Noia, o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima, o secretário de Planejamento e Orçamento, Vital Medeiros, a secretária executiva de Assistência Social e Juventude, Gleizy Gueiros, e os vereadores Nego Suíno, Regi da Compesa, Nino da Gaiola e Tonho da Rodoviária. O prefeito de Sairé, Gildo Dias, também estava presente. 

Por fim, o prefeito Joselito Gomes faz um balanço do grande dia. “Hoje foi um dia especial, de comemorações, de ação de graças, de entregas à população. Solenidade de hasteamento das bandeiras, a entrega da cozinha comunitária, no Caic, um equipamento muito necessário para nossa população, a entrega de 120 títulos de propriedade, na quadra da ODIP, para famílias do Porta Florada, na primeira etapa do Programa Minha Casa Legal, e esse trabalho vai continuar. E  encerramos aqui na Matriz de Sant’Ana com missa em ação de graças e o corte do bolo parabenizando Gravatá pelos 129 anos de emancipação política. Vamos continuar construindo essa história bonita, cheia de fé, de esperança, porque cada pessoa vem escrevendo um pouco dessa história no momento. Deus nos abençoe, Sant’Ana interceda por nós e nosso compromisso é com as pessoas”. 

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Marcone Barros e Nilson Silva (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sonho realizado: Títulos de propriedade são entregues no dia do aniversário de Gravatá

Tags: 
Publicado em 16 de março de 2022, por Ana Paula Figueirêdo | Categoria: Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente

Nesta primeira etapa, 120 famílias de Porta Florada estão sendo beneficiadas com a entrega

Esta terça-feira, 15 de março de 2022, além de ser celebrado o aniversário de Gravatá, será um dia que vai ficar na história do município.

120 famílias receberam, em cerimônia na quadra da ODIP, os títulos de propriedade da Regularização Fundiária do Loteamento Porta Florada II, dentro do Programa Moradia Legal. Esta foi uma indicação do vereador Bruno Sales. 

Além das autoridades do Tribunal de Justiça de Pernambuco – TJPE, que estavam interagindo de forma remota em telão com transmissão ao vivo, estavam presentes na quadra o prefeito Joselito Gomes, a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, a procuradora do município, Amanda Ferreira, o  coordenador dos programas de Regularização Fundiária no município de Gravatá, Renné Gonçalves, a promotora de justiça, Fernanda Nóbrega, secretários municipais e executivos, e os vereadores Bruno Sales, Cabritinha, Leandro do Transporte Alternativo, Neném de Uruçu, Nego Suíno, Léo Giestosa. 

O prefeito Joselito Gomes falou sobre mais essa entrega. “Gravatá completa 129 anos e a população é quem ganha o presente. Com esse ato de hoje, trazemos dignidade, respeito e aquele desejo de toda pessoas que diz: um dia eu gostaria de ter uma casa própria. Pois aí está entregue o seu título de propriedade. O meu agradecimento a todos que estiveram empenhados nessa primeira etapa. Estagiários, Secretaria de Desenvolvimento Rural, cartório. O trabalho vai continuar, o primeiro passo para a segunda etapa já foi dado e queremos chegar a outras comunidades do nosso município, porque o nosso compromisso é com as pessoas”. 

 

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Anderson Souza e Ednaldo Lourenço (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito inaugura Cozinha Comunitária e dá posse aos Membros do Conselho de Segurança Alimentar no aniversário de Gravatá

Publicado em 15 de março de 2022, por Mathilde Souza | Categoria: Assistência Social e Juventude

Esse Programa vai beneficiar a população carente de Gravatá e serão servidas cerca de 800 refeições por semana

 

Na terça-feira (15), dando continuidade a grade de programação especial da emancipação política de Gravatá, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, em parceira com o Governo do Estado, pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude, inaugura a Cozinha Comunitária no CAIC. 

Essa Cozinha Comunitária faz parte do Programa Tá Na Mesa Pernambuco e beneficiará os usuários dos quatros Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município.


Por semana serão servidas 800 refeições por semana nas terças e quintas, alternando em cada CRAS.

A ocasião iniciou com a apresentação do Maracatu Sol Nascente do GAMR, em seguida a inauguração da Cozinha Comunitária com a presença das autoridades municipais, do estado de Pernambuco, dos vereadores e população gravataense. 

 

Após esse momento tão importante para os gravataenses, o Prefeito Joselito Gomes acompanhado da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, deu posse aos membros do COMSEA – Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional deste Município, considerando o teor do Decreto nº 012/2022, que reestruturou o aludido Colegiado.

 

São componentes, então, do COMSEA, conforme indicações das repartições públicas devidas, e Assembleia de Eleição da Bancada da Sociedade Civil Organizada, para o mandato 2022 – 2024:

 

Joelson Rodrigues, executivo da secretaria de Assistência Social do Estado de Pernambuco representou o secretário da pasta, Sileno Guedes, comenta que: “Esse equipamento de Segurança Alimentar é uma parceria entre o Governo do Estado de Pernambuco junto com o município que fez a adesão, que fez o aceite e que nessa junção de esforços está entregando esse equipamento que visa produzir a alimentação, mas não só isso, é garantia de segurança alimentar, de segurança do uso adequado da alimentação, orientação nutricionais e que vai atender a população mais pobre, mais vulnerável que se encontram em insegurança alimentar. Então a gente agradece, fica feliz em acompanhar esse processo, já de resultado é que o equipamento a partir de agora já começa a funcionar”. 

 

Viviane Facundes, secretária de Assistência Social e Juventude, estava bastante feliz com essa conquista. “Hoje foi entregue mais um presente para a população de Gravatá, a tão sonhada e esperada Cozinha Comunitária que há 11 anos a população vinha esperando esse momento. Ao prefeito Joselito agradeço a oportunidade de estar à frente da Assistência Social e Juventude para poder conduzir junto com minha equipe esse projeto que vai beneficiar tantas famílias carentes de Gravatá”. 

 

O Prefeito Joselito Gomes, destaca que: “Celebrando hoje os 129 anos de emancipação política de Gravatá tenho o prazer de entregar a população de gravatá esse espaço, uma Cozinha Comunitária que nossa gestão através da Secretaria de Assistência Social e Juventude, Viviane Facundes, junto com sua equipe bem articulada em parceria com o governo do Estado, a Secretaria de Assistência Social do Estado. Todo um projeto foi feito, elaborado, esse espaço foi adequado equipado, organizado para que aqui duas vezes por semana 800 refeições, a meta para o momento, seja oferecida para a população. E assim queremos caminhar focando nas necessidades que a população vem apresentando porque o nosso compromisso é com as pessoas”.

 



Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Anderson Souza / Marcone Barros (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

129 anos de Gravatá: Prefeitura prepara uma programação especial para este dia


Joselito Gomes, prefeito do município, convida a toda população gravataense a participar junto com ele desse dia de Emancipação Política de Gravatá

 

Neste dia 15 de março de 2022, terça-feira, Gravatá conhecida como cidade encantada, bela e gentil, celebra seus 129 anos de emancipação política, e a gestão municipal preparou uma programação especial para os gravataenses.


No início da manhã, esta data importante e comemorativa contou com a presença das autoridades municipais, das Escolas da Rede Municipal e Privada do município, da Associação dos Escoteiros de Gravatá, da Guarda Municipal, e dos vereadores, que participaram da solenidade do hasteamento das bandeiras de Gravatá, Pernambuco e Brasil ao som orquestrado dos seus respectivos hinos pela Banda Musical XV de Novembro, sob o comando do maestro Adelson Silva.


No momento do hasteamento das bandeiras, se dirigiu ao pavilhões das bandeiras, localizado em frente ao Paço Municipal Joaquim Didier, na Praça Rodolfo de Morais, o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes ao lado da bandeira de Gravatá, o vereador Bruno Sales representando o Poder Legislativo, na bandeira de Pernambuco e o Capitão PM Lacerda na bandeira do Brasil. 


No dia da emancipação política, o prefeito Joselito Gomes, abordou em seu discurso sobre as contribuições das pessoas para a história de Gravatá e as que continuam até hoje. Além dos encantos do município com seu clima, localização e beleza. 

 

Durante a solenidade, o gestor municipal falou da população gravataense que trabalha e luta por dias melhores. Também lembrou dos entes queridos que deixaram suas famílias devido ao COVID-19, e pediu que as pessoas continuem se cuidando porque ainda estamos em uma pandemia.


Em seu discurso ele destacou o ensinamento da boa política e que através de diálogos se busca e encontra alternativas para melhorar a qualidade de vida da população gravataense.

 

Por fim, Joselito Gomes, Prefeito de Gravatá convida a todos a participarem junto a ele da programação preparada com muito carinho em comemoração aos 129 de Gravatá: “Estamos celebrando hoje os 129 anos de emancipação política de Gravatá. Pela manhã tivemos o hasteamento das bandeiras, em seguida a inauguração da cozinha comunitária no CAIC e a tarde convido você para participar na quadra da ODIP a entrega de 120 títulos de propriedade a famílias do Porta Florada, às 19h na Matriz de Sant’Ana a Missa em Ação de Graças e Após a missa, o corte do bolo na Praça da Matriz. Parabéns Gravatá”.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço / Nilson Silva (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gravatá celebra 129 anos de emancipação política na próxima terça-feira com programação especial


Além de solenidades oficiais, haverá inaugurações, entrega de títulos de propriedade
e celebração em ação de graças

 

Na próxima terça-feira, 15 de março, o município de Gravatá celebra os 129 anos de emancipação política com uma programação especial para os gravataenses. Com entregas significativas, a gestão municipal preparou uma série de ações que irão marcar a data e a história da vida das pessoas.

 

Pela manhã, às 07h30, as autoridades municipais participarão da solenidade do hasteamento das bandeiras, com a presença da Banda XV de Novembro, em frente ao Paço Municipal, na Praça Rodolfo de Moraes.

 

Em seguida, no CAIC, às 11h30, a Secretaria de Assistência Social e Juventude irá inaugurar a Cozinha Comunitária, do Programa Tá Na Mesa Pernambuco.

 

À tarde, a partir das 15h30, os moradores do bairro Porta Florada irão realizar um sonho antigo: eles receberão os títulos de propriedade do Programa Moradia Legal, que realiza a regularização fundiária no município. Nessa primeira etapa, 120 família serão beneficiadas.

 

Para encerrar o dia, será celebrada uma missa em ação de graças, às 19h, na Igreja Matriz de Sant’Ana. Ao final da celebração, os munícipes e autoridades irão cantar os parabéns pelos 129 anos de Gravatá com o tradicional corte do bolo, na Praça da Matriz.

 

GRAVATÁ 129 ANOS – PROGRAMAÇÃO:

 

07h30 – Solenidade de Hasteamento das Bandeiras, com a presença da Banda XV de Novembro

Local: Pavilhão das Bandeiras – Praça Rodolfo de Moraes, em frente ao Paço Municipal

 

11h30 – Inauguração da Cozinha Comunitária – Programa

Tá na Mesa – Pernambuco

Local: CAIC – Avenida Agenor Peixoto, S/N, Riacho do Mel

 

15h30 – Entrega dos Títulos de Propriedade do Programa

Moradia Legal

Local: Quadra da ODIP – Fazenda Sampaio, S/N, Gravatá

 

19h – Missa em Ação de Graças pelos 129 anos de

Gravatá

Local: Igreja Matriz de Sant’Ana – Rua Rui Barbosa, S/N, Centro

Após a Missa – Corte do Bolo de Aniversário

Local: Praça da Matriz

HISTÓRIA DE GRAVATÁ: Gravatá é um município brasileiro do estado de Pernambuco que está a uma altitude de 447 metros e localiza-se a 84 km da capital, Recife. Originado de uma fazenda, em 1808, que pertencia a José Justino Carreiro de Miranda. Os viajantes que passavam pelo local começaram a chamar de Crauatá, denominação, que deriva do tupi: Karawatã “mato que fura”, por conta da predominância de uma planta do gênero da família das bromélias, também chamada caraguatá, caroatá, caroá e gravatá.

 

Foi no fim do século XVIII – 1797 (ou princípios de 1798) que José Justino Carreiro de Miranda tomou posse da Fazenda Gravatá que, por muito tempo, serviu de hospedagem para viajantes e, como consequência natural, surgiram dois arruados, um em cada margem do Rio Ipojuca.

 

Em 1816 iniciou-se a construção de uma capela dedicada a Sant’Ana que, em 1822 provavelmente em 26 de Julho, dedicado pela Igreja Católica a Sant’Ana, seria concluída por seu filho João Félix Justiniano. Em seguida, as terras foram divididas em 100 lotes e vendidas aos moradores, dando início ao povoado de Gravatá, sendo um distrito do município de Bezerros.

 

Finalmente no dia (25 de Maio de 1857), 35 anos de pois da inauguração da capela, pela Lei Provincial 422 foi a povoação elevada a Freguezia de Gravatá. Foi o primeiro vigário encomendado da nova freguezia o padre Joaquim da Cunha Cavalcanti, sendo feito o registro competente no Livro 1 de Casamentos desse ano. No Termo de Abertura está o nome do provisor Francisco José Tavares da Gama e a data de 7 de Setembro de 1857, quando chegou o padre interino. A inscrição datal da paróquia foi feita com solenidade no mesmo dia da chegada do tonsurado, da fundação efetiva do grande sonho dos católicos gravataenses.

 

Em 13 de junho de 1884, a sede do município foi elevada à categoria de cidade (Lei Provincial nº 1.805), porém sua emancipação política só veio a ocorrer após a Proclamação da República, pela Lei Orgânica dos Município, de 15 de março de 1893, quando a cidade adquiriu sua autonomia municipal e elegeu o seu primeiro prefeito, Antônio Avelino do Rego Barros.

 

No final do século XIX, com a inauguração da Ferrovia Great Western Railways, ligando o Recife ao sertão pernambucano, a cidade tomou considerável impulso e, aos poucos, foi definida sua vocação para o turismo, sobretudo com a construção da BR-232, em 1950, o que permitiu um melhor acesso, encurtando o tempo de viagem e vencendo o desafio da Serra das Russas. A comemoração da emancipação do município acontece todo dia 15 de março.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Gravatá realiza 1ª Cavalgada da Lua 2022 na próxima sexta (18)

Caminhada é uma reedição de um evento de bastante sucesso da década passada no município do Agreste de Pernambuco

 

O município de Gravatá se destaca no setor equestre com a existência de centenas de haras. 

 

Como incentivo, a Prefeitura de Gravatá realiza, nesta sexta-feira (14), por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, a 1ª Cavalgada da Lua de 2022. 

 

Esta é a reedição de um evento de sucesso que ocorreu na década passada em Gravatá. A concentração será no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar, às 18h, e saída marcada para às 20h.

 

No trajeto, terá bate-sela em Bel do Forró e show de Renato Souza e Jasi&Kelly. A expectativa é movimentar o setor do agronegócio de Gravatá com políticas públicas específicas, proporcionando um momento de lazer para toda família.

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura dá início a curso básico de libras para servidores municipais


O intuito é capacitar profissionais de cada setor para melhorar o atendimento aos surdos que procuram os serviços da Prefeitura Municipal de Gravatá

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Juventude, deu início nesta segunda-feira (14), ao curso básico de libras ministrado pelos professores Denise e Emerson, no Centro de Inclusão de Gravatá (CIG).

 

Com duração de 04 meses, ocorrendo nas segundas, quartas e sextas de 08 às 10h, esse curso foi ofertado aos servidores municipais, onde foram selecionados dois profissionais de cada secretaria, visando melhorar seu atendimento diário a este público, os surdos.

 

Hoje foi ensinado através de sinais as letras, palavras e números, além de incentivar os alunos a formar algumas frases e dicas de articulações dos dedos para facilitar na aprendizagem.

 

Ivanise Vilar, agente social do Cadastro Único, fala da importância desse curso: “A importância desse curso para a gente é no atendimento diário que temos com os usuários nos Cras e também na sede do Bolsa Família, atendemos todos os tipos de usuários, então é importante que a gente aprenda a falar libras para que a gente possa tratar o nosso usuário de uma forma melhor, coerente, para que eles nos entenda e que seja de uma forma fácil para eles e para nós também”.

 

As coordenadoras do CIG, Alessandra Facundes e Juliana Alves, participaram do curso.

 

Para Alessandra Facundes, é de fundamental importância oferecer esse curso para os servidores municipais para melhor atender a este usuário: “Esse curso veio através da Assistência Social e o objetivo dele é capacitar os profissionais de cada setor da prefeitura. Então, selecionamos dois profissionais de cada secretaria, estamos aqui realizando esse curso que vai ter duração de 04 meses, nas segundas, quartas e sextas de 08 às 10 da manhã”, disse.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Anderson Souza (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito de Gravatá recebe padres da igreja católica para falar sobre campanha da fraternidade 2022


Durante o encontro foi apresentado resultados dos trabalhos realizados pela gestão municipal
e o tema da campanha da fraternidade 2022 que é “Fraternidade e Educação”

 

Na última sexta-feira (11), o prefeito de Gravatá, Joselito Gomes, esteve reunido com padres da Igreja Católica de Gravatá. Na ocasião, estiveram presentes os sacerdotes: Antônio Márcio (Paróquia de Sant’Ana), Luís Eduardo Feitosa (Paróquia Nossa Senhora das Graças) e José Edmilson (Área Pastoral São João Paulo II – Mandacaru).

 

Também participaram do encontro a secretária de Assistência Social e Juventude e primeira-dama, Viviane Facundes, a secretária de Educação, Ninha Professora e a executiva da pasta, Joselma Melo e o secretário de Comunicação Social e Imprensa, Rodolfo Lima.


Durante o bate papo, o prefeito, Joselito Gomes destacou os avanços da gestão municipal desde que assumiu em 2021. Destaque para a saúde do município, que contou com a reativação de equipamentos e inauguração de novos, a exemplo da UTI e UPA 24h. Também foi falado sobre os investimentos em educação, como a construção de escolas, creches e melhorias na merenda e transporte escolar.

Entre os demais assuntos, foi apresentado e discutido o tema da Campanha da Fraternidade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, que em 2022 trabalha o tema: “Fraternidade e Educação: fala com sabedoria, ensina com amor”.

Os sacerdotes destacaram a importância de trabalhar na comunidade essa temática não apenas durante o período da Quaresma (a campanha é iniciada na Quarta-feira de Cinzas e segue até o Domingo de Ramos), mas, durante o ano inteiro, por se tratar de um tema pertinente e tão presente na sociedade, que é a educação.

Joselito Gomes destaca a importância de estar em comunhão com todos os líderes religiosos do município. “Estive reunido com pastores de igrejas evangélicas, alguns padres do município, de forma isolada, membros de comunidades católicas e representantes de religiões de matrizes africanas. Hoje, me reuni com os padres da Igreja Católica para que possamos estar caminhando juntos para o desenvolvimento de nosso município. Na ocasião também falamos sobre a Campanha da Fraternidade, na qual, devemos trabalhar em nossa rede municipal de ensino essa missão que é educar com amor. E falar com sabedoria e educar com amor também é compromisso com as pessoas”.

 

Para saber mais sobre a Campanha da Fraternidade CNBB 2022, acesse o link: https://campanhas.cnbb.org.br/sobre-a-campanha-da-fraternidade-2022.html

Reportagem: Rodolfo Lima

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretário de Turismo de Gravatá recebe visita de consultor internacional de Turismo de Aventura e representante da EMPETUR

Visita tem o intuito conhecer os pontos de aventuras de Gravatá, realizar o rapel negativo na Ponte Ferroviária Cascavel e debater o trade turístico local

 

Recentemente a cidade de Gravatá passou a ser considerada um município indutor do Turismo de Aventura. A Secretaria Estadual de Turismo (SETUR) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR) lançam ações para fortalecer os segmentos de Aventura e Turismo Criativo em Pernambuco.

 

Dentro desta programação, seguida por eles, o secretário de Turismo, Cultura, Esportes e Lazer, Júnior Darita, recebeu, na sexta-feira (12), o consultor internacional de Turismo de Aventura, Gustavo Timo e Ronaldo Alves, representante da EMPETUR, e os levou para conhecer pontos de aventura como a Antiga Estrada de Ferro Central de Pernambuco passando por dois túneis e duas pontes, além de proporcionar um rapel negativo de 48 metros de altura na centenária Ponte Ferroviária Cascavel com a equipe da Radical Adventure.

 

Além desse passeio, foi debatido com o trade turístico local as diversas possibilidades que Gravatá apresenta.

 

Júnior Darita, secretário da pasta, comenta que: “Estamos felizes em ver nossa cidade voltando a ser destaque em seu turismo e também poder mostrar as belezas que ela tem. Eu e o prefeito Joselito Gomes apoiamos ações que visam ampliar o conjunto de opções turísticas de Gravatá. Após a trilha dos túneis, fizemos o rapel na Ponte Ferroviária Cascavel, conhecemos a gastronomia local e encerramos no Hotel  Portal de Gravatá reunidos com executivo da pasta, Ricardo Machado, Eduardo Cavalcanti do Armazém 1507, com Breno da Gravatá Off Road, com Wellington e Monna da Radical Adventure, e Ronaldo representante da EMPETUR”.

 

Reportagem: Mathilde Souza

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gravatá adere ao Selo Unicef no 1º Fórum Comunitário realizado no município


Evento marca o interesse da gestão municipal no selo que certifica a criação e aplicação de políticas públicas voltadas para a criança e o adolescente 

Gravatá realizou o 1º Fórum Comunitário Selo UNICEF, na tarde desta sexta-feira (11), no auditório da Secretaria de Educação, com a presença de diversos segmentos da sociedade civil do município.

O evento celebrou o interesse da Prefeitura de Gravatá em receber o selo da UNICEF. Para isso, a gestão municipal deverá trabalhar, entre os anos de 2021 e 2024, em três pilares principais: assistência social, saúde e educação.

O interesse do município de Gravatá em receber esse selo é uma prova de que essa gestão é comprometida com a criança e o adolescente, como fala a presidente do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA e articuladora do Selo Unicef em Gravatá, Velúzia Rodrigues. “O último selo que ganhamos foi em 2013 e de lá para cá os prefeitos não se interessaram em aderir a essa ferramenta, porque a partir do momento em que assume esse compromisso, você tem que trabalhar, mostrar ações, melhorar os indicadores de conquista e isso não são as prefeituras que apresentam. A própria Unicef pesquisa pelos instrumentos nacionais e ela vai ver o que realmente tem no município e será dado um prazo para que isso melhore. Portanto, não tem como receber a certificação da Unicef se os indicadores não são melhorados. Por exemplo, na educação é vista a quantidade de crianças que deixaram a escola, na saúde a vacinação, ou casos de gravidez na adolescência, e na assistência ter o maior número de famílias que têm crianças e adolescentes que são acompanhadas. Aderir ao selo é a maior demonstração que o prefeito é comprometido em melhorar as políticas públicas em relação à criança e ao adolescente”.   

 

O prefeito Joselito Gomes fala que esta certificação reforça o empenho que o governo municipal já vem realizando desde quando ele assumiu a prefeitura. “Nossa gestão é comprometida com a pessoa e a adesão do município ao Selo Unicef demonstra também a prioridade que estamos dando à criança e ao adolescente, que possam viver com dignidade e respeito. Através das Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social e Juventude, e a gestão como um todo, queremos elevar os índices de cuidado com eles. Precisamos continuar assegurando seus direitos, já contemplados na Constituição Brasileira e também no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Este selo será a consequência de um trabalho que já estamos realizando e está sendo feito e construído com envolvimento e a participação das nossas crianças e adolescentes. Nada melhor do que ouví-los, acolhê-los e colocar em prática suas sugestões, porque nosso compromisso é com as pessoas”.

 

Selo Unicef – O Fundo das Nações Unidas para a Infância promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas. No Brasil, está presente desde 1950. Em parceria com governos, setor privado e sociedade civil articula, promove e assegura que os direitos de crianças e adolescentes sejam prioridade na agenda pública do País. Em nível municipal, desenvolve duas grandes iniciativas em territórios que concentram a maior parte das crianças em situação de exclusão ou de vulnerabilidade social: o Selo UNICEF e a Plataforma dos Centros Urbanos. (Fonte: https://www.selounicef.org.br )

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Educação divulga a convocação dos candidatos à vaga no Transporte Universitário


Os candidatos que conquistaram a vaga devem comparecer a Secretaria de Educação portando os documentos nas datas divulgadas no cronograma

 

Nesta sexta-feira (11), a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, divulgou a convocação dos candidatos à vaga do Transporte Universitário. 

 

Os candidatos devem ir até a Secretaria de Educação, localizada na Av. Agamenon Magalhães, 61, bairro Prado, portando os seguintes documentos: anexo I (ficha de cadastro), RG, CPF, ficha 19 ou declaração de conclusão de Ensino Médio em Escola Pública ou Particular com bolsa 100%, comprovante de residência, comprovante do Auxílio Brasil, declaração de matrícula da faculdade, comprovante de Bolsa Estudantil (FIES/SISU/PROUNI) e anexo II  (comprovação de renda).

 

Para evitar aglomerações, a Secretaria de Educação disponibilizou um cronograma de recebimento das documentações com as datas e com as iniciais dos nomes dos alunos.

 

Confira a lista dos candidatos:

 

PARA CONCESSÃO DO TRANSPORTE GRATUITO – VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – INTEGRAL 

PARA CONCESSÃO DO TRANSPORTE GRATUITO – VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – MANHà

PARA CONCESSÃO DO TRANSPORTE GRATUITO – VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – TARDE

PARA CONCESSÃO DO TRANSPORTE GRATUITO – VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – NOITE 

PARA CONCESSÃO DO TRANSPORTE GRATUITO – CARUARU – INTEGRAL 

PARA CONCESSÃO DO TRANSPORTE GRATUITO – CARUARU – MANHà

PARA CONCESSÃO DO TRANSPORTE GRATUITO – CARUARU TARDE 

PARA CONCESSÃO DO TRANSPORTE GRATUITO – CARUARU NOITE 

 

Reportagem: Mathilde Souza

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Projeto Professor Amigo do Trânsito 2022 é iniciado na Prefeitura de Gravatá

Evento aconteceu na tarde desta quinta-feira (10), no auditório da Secretaria de Educação, e contou com a presença do prefeito Joselito Gomes 

O trânsito é um espaço onde todos devem conviver em harmonia e pensando nisso, a Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação, lançou, pelo segundo ano consecutivo, o projeto Professor Amigo do Trânsito. 

O tema da campanha deste ano é: “Juntos, Salvamos Vidas” e será trabalhado nas salas de aula da rede municipal de ensino de Gravatá. 

Estiveram presentes na solenidade, que aconteceu nesta quinta (10), no auditório da Secretaria de Educação, o prefeito do município, Joselito Gomes, a secretária de Educação, Ninha Professora, e a executiva da pasta, Joselma Melo, além da diretora de Ensino de Gravatá, Sandra Moraes. 

Na plateia, gestores e coordenadores assistiram à palestra ministrada pela coordenadora da Circunscrição Regional de Trânsito de Gravatá – Ciretran, Rielma Nascimento.  

Ninha Professora falou como será o trabalho nas escolas municipais. “Tivemos êxito com o programa do ano passado e o intuito é que as crianças levem esse aprendizado para casa e também conversem com os pais para a importância da consciência no trânsito. O tema deste ano trabalha a paciência dentro do trânsito e o diálogo com as pessoas salva vidas. Por isso, aderimos novamente a esse programa e vamos levar mais uma vez para as escolas. Hoje foi a abertura desse projeto, com a palestra de Rielma, do Ciretran, que vai passar para coordenadores e diretores todo esse processo de como trabalhar com as crianças e eles passarão para os professores como esse projeto será vivenciado dentro da sala de aula”.  

 

O prefeito Joselito Gomes destacou que o aluno é um instrumento transformador no trânsito do futuro. “A escola é o espaço de transformação no trânsito também. A partir do momento que tomamos consciência que o espaço público é nosso precisamos assumir uma nova postura, uma nova mentalidade, marcada pelo respeito para que todos possamos viver de forma pacífica, facilitando o ir e vir de todas as pessoas que têm esse direito. Assim, a Secretaria de Educação, através da escola, irá discutir para que todos nós estejamos ganhando em qualidade de vida, porque juntos podemos salvar vidas. Com esse cuidado reforçamos que o nosso compromisso é com as pessoas”. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comunidade de Mandacaru celebra festa do padroeiro São José de 10 a 20 de março


Programação religiosa conta com procissão da bandeira,
celebrações eucarísticas e procissão com imagem do padroeiro

 

A comunidade do distrito de Mandacaru, na zona rural de Gravatá, celebra no período de 10 a 20 de março a festa do santo padroeiro, São José. Com programação religiosa, os fieis católicos contarão com a presença de celebrantes convidados e atividades como procissão com a imagem, no domingo (20) e nesta quinta-feira (10), a procissão da bandeira que marca o início das festividades.

Confira a programação da Festa de São José em Mandacaru:

 

10/03 – quinta-feira:

18h00 – Procissão da bandeira, saindo da casa de dona Etelvina, no sítio Candeeiro I

19h30 – Celebração Eucarística, presidida pelo padre Edmilson José


11/03 – sexta-feira:

18h30 – Terço de São José

19h30 – Celebração Eucarística, presidida pelo padre Valdenor José


12/03 – sábado:

18h30 – Terço de São José

19h30 – Celebração Eucarística, presidida pelo padre Edmilson José


13/03 – domingo:

18h30 – Terço de São José

19h30 – Celebração Eucarística, presidida pelo padre Edmilson José


14/03 – segunda-feira:

18h30 – Terço de São José

19h30 – Celebração Eucarística, presidida pelo padre Helder Tôrres


15/03 – terça-feira:

18h30 – Terço de São José

19h30 – Celebração Eucarística, presidida pelo padre Renan Silva


16/03 – quarta-feira:

18h30 – Terço de São José

19h30 – Celebração Eucarística, presidida pelo padre Ivemar Pontes


17/03 – quinta-feira:

18h30 – Terço de São José

19h30 – Celebração Eucarística, presidida pelo padre Antônio Márcio


18/03 – sexta-feira:

18h30 – Terço de São José

19h30 – Celebração Eucarística, presidida pelo padre João Bosco


19/03 – sábado:

18h30 – Terço de São José

19h30 – Celebração Eucarística, presidida pelo padre Edmilson José


20/03 – domingo:

16h00 – Procissão em carreata, saindo da casa do Sr. Antônio Josino, no sítio Boa Vista.

Em seguida, celebração solene, presidida pelo padre Edmilson José.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Posto de Saúde do Cruzeiro I oferece palestra pelo Março Lilás de combate ao câncer do colo do útero


Esta é uma das unidades de saúde de Gravatá que atende em horário estendido, até às 20h, uma quarta-feira por mês

Desde o mês de janeiro deste ano, as Unidades Básicas de Saúde de Gravatá realizam atendimento à população em horário estendido, até às 20h, uma vez por mês, sempre às quartas-feiras.

Esse diferencial na Atenção Primária em Saúde do município oferece atendimento de toda equipe e especialidades aos moradores da área urbana da cidade. 

Um desses postos é o Judas Tadeu (Cruzeiro I), que além de estender o horário do atendimento, realizou outra atividade importante nesta quarta (09), como explica a enfermeira responsável pelo posto, Luana Lima. “Março Lilás é um mês de prevenção e conscientização das mulheres sobre o câncer de colo de útero, que é um dos cânceres mais comuns que acomete as mulheres brasileiras, mas que tem prevenção, que é o exame citopatológico, que é realizado aqui e em todas as Unidades Básicas de Saúde de Gravatá. Unificamos o horário estendido hoje fazendo o dia D para demanda espontânea para as mulheres da comunidade que tivessem interesse em fazer o exame de prevenção. As Agentes Comunitárias de Saúde – ACS avisaram com antecedência e conseguimos atingir um público grande”.

 

A psicóloga aposentada Maria Auxiliadora Duarte, de 67 anos, foi uma dessas mulheres que aproveitou o atendimento em horário estendido. “Achei uma iniciativa maravilhosa, porque muitas mulheres trabalham e não têm tempo para vir durante  o expediente e nesse horário estendido facilita bastante. E essa questão da prevenção é necessária, pois todo mundo sabe que o câncer do colo do útero tem índice alto e se for tratado desde o início é bem mais fácil a chance de cura. Prevenir é a melhor estratégia. Quero destacar que o atendimento aqui é excelente, os profissionais são muito educados, da recepção, enfermagem, ACS, todos, fiquei encantada. Normalmente as pessoas falam mal do serviço público e temos que reconhecer quando esse serviço é bem prestado. Estou morando em Gravatá há um ano e tenho tido boas experiências com o serviço público daqui em geral”. 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo

Fotos: Nilson Silva (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria da Mulher de Gravatá, OAB-PE e MPPE promovem tarde de diálogo após apresentação de webdocumentário


O mês de março foi escolhido para tratar dos assuntos que reforçam as políticas públicas pela passagem do Dia Internacional da Mulher

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria da Mulher, segue a programação que dá visibilidade às políticas públicas voltadas para o público feminino do município durante todo este mês de março

Na tarde desta quarta (09), no auditório da Secretaria de Educação, foi apresentada uma das três partes do webdocumentário com o título Mulher, Força Motriz, uma realização da Ordem dos Advogados do Brasil de Pernambuco – OAB/PE, pela Escola Superior de Advocacia – ESA. 

Fizeram parte da mesa, que antecedeu o debate realizado após a exibição do curta, a secretária da Mulher de Gravatá, Ester Gomes, a secretária executiva de Assistência Social e Juventude de Gravatá, Gleizy Gueiros, a coordenadora de Gênero e Diversidade da ESA, integrante do Conselho da Mulher Advogada e presidente do Instituto Xegamiga de Combate à Violência Contra a Mulher, Daniela Mello, e a promotora de justiça do Ministério Público de Pernambuco e coordenadora do Núcleo de Apoio à Mulher – NAM, Bianca Stella.  

 

A representante da OAB/PE, Daniela Mello, destacou que “fiquei encantada com o convite que recebi da Secretaria da Mulher de Gravatá ano passado, quando participamos de uma roda de debate, junto com a codeputada Robeyoncé Lima, do coletivo Juntas, e eu fiquei feliz com esse espaço, porque é nessas oportunidades de fala que a gente pode construir uma contracultura que possa permear a mudança efetiva, especialmente numa época em que a gente vê que os índices de violência sobem e isso ficou claro no aumento do número de feminicídios em Pernambuco, dentro do contexto que o índice de homicídio caiu, então é inexplicável que o feminicídio só faça subir. Precisamos ressignificar a construção cultural para que a gente possa pavimentar essa estrada da igualdade e inclusão efetiva da mulher em todos os espaços”.   

 

A promotora Bianca Stella corrobora que “é muito importante esse tipo de iniciativa da prefeitura, principalmente para chamar o público da sociedade civil e tentar conscientizar que o MPPE está presente nesta pauta da mulher. Achei importante trazer esse documentário que traz várias visões, de várias mulheres, saber que a perspectiva de gênero tem que permear todas as secretarias e uma política pública pode tirar a mulher da situação de vulnerabilidade. A Secretaria da Mulher de Gravatá está adotando o projeto ELOS, que trata de grupos reflexivos masculinos para trabalhar esse público também, para que o homem entre nessa linha do ressignificar da mulher e todos possam viver a cultura de paz entre os gêneros”. 

 

A secretária municipal da Mulher, Ester Gomes, falou sobre o momento vivenciado. “Nós entendemos a importância de trazer pessoas dos mais variados segmentos e organismos de Gravatá para a oportunidade de assistir a esse documentário que trata da política da mulher, da força, das dificuldades, desafios e sobretudo da importância de se unir pela promoção do empoderamento da mulher”.

 

 

Reportagem: Ana Paula Figueirêdo 

Fotos: Ednaldo Lourenço (SECOM)

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Postar um comentário

0 Comentários