Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts

banner no cabeçalho.

---------------------------------CLIQUE NO BANNER E FALE CONOSCO EM NOSSO WHATSAPP--------------------------------------


AKIAGORA

Clique na imagem e contate-nos


AKIAGORA

CASA DO AGRICULTOR

CARUARU PE




Clique na imagem e visite as melhores empresas da cidade



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------







Mais de 70% da população acima de 18 anos recebeu a 1ª dose da vacina contra a Covid-19





Até esta segunda-feira (9), mais de 240 mil doses de vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas no município. Com isso, 70% da população acima de 18 anos já recebeu, pelo menos, uma dose do imunizante. Isso significa mais de 180 mil doses aplicadas, entre a primeira e a dose única (DU).

Para alcançar esses números, Caruaru adotou uma campanha de busca ativa por idosos, realizou vacinação em domicílio para pessoas acamadas, implementou novos Centros de Vacinação Covid-19 e intensificou a imunização itinerante, feita com o apoio da Unidade Móvel de Vacinação, o Vacimóvel.

Para se vacinar, é preciso fazer o pré-cadastro no site www.vacina.caruaru.pe.gov.br ou pelo Disque-vacina, no 0800 281 7080.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Campanha de vacinação contra a gripe é ampliada para o público geral em Caruaru



A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou a vacinação contra a influenza para toda a população acima dos seis meses de idade. A partir desta segunda-feira (9), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas, das 7h30 às 16h30, para a imunização.

Até o dia 8 de agosto, estavam sendo vacinados apenas os grupos prioritários. Para se vacinar, é importante comparecer ao local com todos os documentos necessários: xerox do CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e um documento oficial com foto.

“Nossa meta é alcançar 90% de toda a população caruaruense. Para isso, estamos ampliando a vacinação de influenza, contra a gripe, para que possamos chegar a um número ainda maior de imunizados”, disse a coordenadora do PNI, Leticia Galvão.

Covid-19

Considerando a ausência de estudos sobre a coadministração das vacinas, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Covid-19: Boletim diário da Secretaria de Saúde 

Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até este sábado (5), 96,78% dos pacientes já se recuperaram do novo coronavírus. Hoje, foram registrados 43 novos casos, 54 pessoas recuperadas da doença e três óbitos.

O número de testes realizados subiu para 91.174 dos quais 34.025 foram através do teste molecular e 57.149 pelo teste rápido, com 26.834 confirmações para a Covid-19.

O número de casos descartados subiu para 63.774.

Também já foram registrados 106.911 casos de síndrome gripal e 3.269 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Em investigação, a secretaria informa que são 566 casos, 18 pessoas em isolamento domiciliar e 122 internamentos.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Covid-19: veja a ocupação dos leitos de UTI e enfermaria em Caruaru

Veja os dados atualizados até às 10h30 desta terça-feira (1º).


Veja a situação do Sistema Único de Saúde (SUS) em hospitais de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, de acordo com dados divulgados até às 10h30 desta terça-feira (1º) pelas assessorias das unidades e da Secretaria Municipal de Saúde.

Leitos de enfermaria (Covid-19)


Nome do hospital Taxa de ocupação
Hospital Mestre Vitalino e de Campanha 87%
Hospital Manoel Afonso 70%
Hospital Unimed 92%
Hospital Santa Efigênia 78%

Fonte: Assessorias dos hospitais e da Secretaria Municipal de Saúde


Leitos de UTI (Covid-19)

Nome do hospital Taxa de ocupação
Hospital Mestre Vitalino e de Campanha 100%
Hospital Manoel Afonso 90%
Hospital Regional do Agreste 100%
Hospital Unimed 100%
Hospital Santa Efigênia 100%

Fonte: Assessorias dos hospitais e da Secretaria Municipal de Saúde
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Covid-19: Caruaru amplia vacinação para pessoas acima de 55 anos

Agendamentos já estão disponíveis e devem ser feitos pelo site Vacina Caruaru ou pelo Disque-Vacina, no 0800 281 7080.



A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, ampliou a vacinação contra a Covid-19 no município. A partir desta terça-feira (1°) as pessoas com 55 anos ou mais já podem realizar o agendamento para receber a 1ª dose.

Os agendamentos já estão disponíveis e devem ser feitos pelo site Vacina Caruaru ou pelo Disque-Vacina, no 0800 281 7080. Para se vacinar, é preciso apresentar um documento oficial com foto, cópia do CPF, Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência.

Além da ampliação para pessoas com 55 anos ou mais, Caruaru continua fazendo a vacinação de gestantes e puérperas (mulheres com 45 dias após o parto); de pessoas com deficiência permanente; com comorbidades; idosos com 60 anos ou mais e todos os grupos prioritários elencados pelo Programa Nacional de Operacionalização (PNO), com 40 anos ou mais.

A imunização acontece no Centro de Vacinação Covid-19, que fica no Espaço Cultural Tancredo Neves, de domingo a domingo, das 7h às 19h.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia de Corpus Christi não é feriado em Caruaru; Sindloja explica motivo

Em Caruaru os feriados religiosos são Sexta-feira da Paixão de Cristo, São João, São Pedro e Dia da Padroeira Nossa Senhora das Dores.


O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja), no Agreste de Pernambuco, explicou a respeito do feriado do Dia de Corpus Christi no município.

Segundo o Sindloja, em Caruaru, a quinta-feira que celebra Corpus Christi, não possui previsão legal, pois a cidade já possui como feriados religiosos, incluindo a Sexta-feira da Paixão de Cristo, os dias 24 e 29 de junho, São João e São Pedro, e Dia da Padroeira Nossa Senhora das Dores, no dia 15 de setembro.

Porém, mesmo diante da cultura religiosa local, as empresas, que têm atividades permitidas segundo o decreto para conter a Covid-19, poderão determinar jornada de trabalho na próxima quinta-feira (3), Dia de Corpus Christi, pois esta data não é considerada feriado na cidade.
CARUARU E REGIÃO

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

'Quando canto no São João de Caruaru é como se tivesse entrando no Maracanã em uma Copa do Mundo', fala Xand Avião

Músico falou da experiência de cantar na 'Maior e Melhor' festa do mundo e também como se sente em não ver a festa ser realizada pelo 2º ano consecutivo.



Pelo segundo ano consecutivo, a festa do Maior e Melhor São João do Mundo, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, não será realizada por causa da pandemia da Covid-19. Ao invés de multidão, está o isolamento, ao invés de calor humano, tem o distanciamento, em vez de lotação nos hotéis, tem a lotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

O cantor Xand Avião já se apresentou no palco principal do São João, no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, várias de vezes. O músico canta profissionalmente há 18 anos, e começou a carreira em bares, para ele, cantar em Caruaru é uma grande realização.

"Quando canto em Caruaru é como se eu tivesse entrando no Maracanã em uma Copa do Mundo. Primeira vez que subi no palco no São João de Caruaru foi no ano de 2006, eu subi sem acreditar. Parecia que eu estava em êxtase, nunca vi tanta gente reunida em um só lugar, o nome de Maior São João do mundo não é em vão. Não é só pela multidão, é pelo o que representa a música nordestina. Eu acho que quem é cantor de forró tem que passar a faculdade inteira cantando em algum canto, e a formação é em Caruaru”, afirmou o cantor.

Xand também falou sobre as necessidades que os músicos estão passando neste período em que festas não podem ser realizadas, mas ele reconhece que neste momento a prioridade é a saúde de todos.

“Muita gente sentindo falta de fazer o que gosta, fora a parte de está passando necessidade. Um músico vive da música, graças a Deus a gente que é cantor tem alguma coisa pra vender, vende e se vira. Estou segurando meus músicos ainda, até hoje estamos dando um jeito de segurar. O mais importante é a saúde do povo, é a vacinação, então vamos vacinar para poder voltar a dançar forró logo. Depois da vacina, a melhor coisa do mundo é dançar forró".

O cantor também fez um apelo para todos se cuidarem e assim a normalidade da vida voltar o mais rápido possível. Por enquanto, o que fica é a saudade de dançar um forró no Maior e Melhor São João do Mundo.

“Eu tive a doença logo em março do ano passado, a Covid muita gente acha que é brincadeira, mas não é. Vamos nos cuidar, usem máscara e álcool em gel. Eu quero que isso passe logo para que a gente possa dançar forró”, falou Xand.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Raquel Lyra assina convênio com a UFPE para monitoramento de variantes da Covid-19 na região

A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, recebeu, na tarde desta segunda-feira (31), o reitor da UFPE, o professor Alfredo Gomes. O encontro marcou a assinatura de um convênio com a instituição com o objetivo de fazer um monitoramento epidemiológico de variantes do vírus SARS-Cov-2 para melhor controle da pandemia da Covid-19 na região. O convênio tem duração de seis meses e o monitoramento começará de imediato.

“Esse é mais um importante convênio firmado entre o município e a Universidade Federal de Pernambuco que vai nos ajudar a buscar soluções para frear o avanço da doença. A partir desse monitoramento, poderemos ter um diagnóstico preciso, identificando a possibilidade de novas variantes que estão circulando no Agreste e, assim, solicitar o reforço de vacinas para a nossa população”, explicou a Prefeita.

De acordo com o professor Alfredo, Caruaru é o primeiro município de Pernambuco a realizar um processo de monitoramento das novas variantes da Covid-19. “Esse é um trabalho de extrema importância para a nossa universidade e para o município”, afirmou.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Delivery Sulanca movimentou mais de R$ 7 milhões nesta segunda-feira (31)


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade, informa o balanço do Delivery Sulanca realizado nesta segunda-feira (31). De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa, cerca de mil automóveis com feirantes fizeram uso do serviço e mais de 70 veículos com compradores/excursionistas estiveram no local. A movimentação financeira superou os R$ 7.300 milhões, 14% a mais do que a última edição, em março.

Para o secretário de Serviços Públicos e Sustentabilidade, Ytalo Farias, os números superaram a expectativa. “Mais de 1.705 mil unidades de produtos foram comercializadas hoje, resultado do engajamento de vários setores da Prefeitura de Caruaru para que o feirante tenha uma alternativa para obter sua renda semanal”, explica

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mulher fica presa em varanda durante incêndio, em Caruaru

Uma mulher ficou presa na varanda de casa durante um incêndio na manhã deste sábado (29), no bairro Riachão, em Caruaru, Agreste de Pernambuco. O Corpo de Bombeiros foi até o local e conseguiu resgatar a mulher, que foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Estadual.

Segundo os bombeiros, o incêndio começou em um dos cômodos do primeiro andar do imóvel e se espalhou rapidamente. Antes da chegada do Corpo de Bombeiros, vizinhos da mulher tentaram ajudá-la tentando serrar a grade da varanda e também com extintores.

O incêndio foi controlado pelos bombeiros, que resgatam a mulher e a encaminharam para a UPA. Ainda não se sabe qual foi a causa das chamas.



---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Raquel Lyra recebe ministro da Saúde e pede mais vacinas para o Agreste

A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, se reuniu com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na manhã deste domingo (30). Durante o encontro, foi apresentado o trabalho desenvolvido pela gestão municipal durante toda a pandemia, além do panorama atual da região. A agenda aconteceu em um hotel da cidade e também contou com a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado.

O crescente número de casos da Covid-19 no Agreste foi uma das pautas tratadas. A Prefeita reforçou a necessidade de mais vacinas para a região, a fim de frear o avanço da doença. “Iniciamos um estudo para poder entender se existe algum tipo de variante no Agreste que justifique esse crescimento, superlotando as unidades de saúde. Dessa forma, poderemos fundamentar a solicitação ao ministério por mais vacinas, com base nesse estudo”, explicou Raquel.

O município também recebeu do ministério nove concentradores de oxigênio, que ajudarão no suporte dos pacientes da rede municipal.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Covid-19: Boletim diário da Secretaria de Saúde – 27.05.21


A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até esta quinta-feira (27), 96,91% dos pacientes já se recuperaram do novo coronavírus. Hoje, foram registrados 242 novos casos, 228 pessoas recuperadas da doença e um óbito.

O número de testes realizados subiu para 87.986 dos quais 32.831 foram através do teste molecular e 55.155 pelo teste rápido, com 25.609 confirmações para a Covid-19.

O número de casos descartados subiu para 61.809.

Também já foram registrados 103.746 casos de síndrome gripal e 3.082 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Em investigação, a secretaria informa que são 568 casos, 23 pessoas em isolamento domiciliar e 117 internamentos.




----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ceaca continuará em funcionamento durante o período de medidas mais rígidas, porém com restrições


Por se tratar de serviço essencial, a Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) continuará em funcionamento, com restrições, ao longo do período de medidas mais rígidas, seguindo todos os protocolos estabelecidos devido ao decreto do Governo do Estado para conter o avanço da Covid-19 no município.

No entanto, de acordo com a presidente da Ceaca, Thallyta Figueroa, para assegurar o abastecimento e o fornecimento de alimentos para a população, é fundamental intensificar, a compradores, feirantes e comerciantes, a importância do uso de máscaras de proteção facial, do distanciamento entre as pessoas e da higienização das mãos. “Continuamos trabalhando para que não haja aglomeração de pessoas dentro da Ceaca. Então é preciso também a compreensão de todos neste momento e cada um fazer a sua parte”, afirma Thallyta.

Fiscais da Ceaca seguirão distribuindo máscaras faciais e orientando os compradores e feirantes, em caso de sintomas da Covid-19, a buscarem orientações na sede administrativa, para que sejam encaminhados aos serviços de saúde.

“Reforçamos que o público só deve visitar a central de distribuição em caso de real necessidade. É fundamental que a população obedeça às determinações para que o vírus não circule pela cidade”, alertou a presidente da Ceaca.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Procon Caruaru reforça o uso de canais digitais para atendimento no órgão


Para ajudar o consumidor a ter acesso aos serviços do Procon Caruaru, durante o período de novas medidas de restrições para conter a alta da pandemia da Covid-19, evitando, assim, a presença física no órgão, o público pode utilizar a plataforma Caruaru Digital, através do site www.caruaru.pe.gov.br. Por ela é possível tirar dúvidas, registrar queixas, fiscalizações, denúncias em relação ao consumo e agendar atendimento presencial.

Para ter acesso aos serviços pela plataforma digital, o consumidor deverá acessar a aba de protocolos, realizar o cadastro, escolher a opção de atendimento ao consumidor e informar o teor da demanda. Ainda será necessário anexar um documento pessoal com foto e comprovantes das alegações para liberar a opção de protocolos.

*WHATSAPP -* Outro importante canal de atendimento digital é o WhatsApp do Procon Caruaru. Nele, o usuário poderá tirar suas dúvidas, ter informações e esclarecimentos por meio de mensagem de texto pelo número (81) 98384-5909. “Esse WhatsApp foi criado justamente para dar orientações aos consumidores residentes em Caruaru. Sempre tem uma equipe do jurídico do órgão de prontidão para atender, da melhor forma, as demandas da população do município”, enfatizou o gerente geral do Procon Caruaru, Nyverson Moura.

Os consumidores que não têm acesso à internet podem se dirigir ao órgão, de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Avenida Rio Branco, no mesmo prédio do Centro Administrativo do município. Lá será feita uma triagem, bem como um agendamento prévio para o atendimento ao público.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Covid-19: Boletim diário da Secretaria de Saúde – 25.05.21




A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até esta terça-feira (25), 97,04% dos pacientes já se recuperaram do novo coronavírus. Hoje, foram registrados 200 novos casos, 193 pessoas recuperadas da doença e dois óbitos.

O número de testes realizados subiu para 86.650 dos quais 32.495 foram através do teste molecular e 54.155 pelo teste rápido, com 25.139 confirmações para a Covid-19.

O número de casos descartados subiu para 60.943.

Também já foram registrados 103.164 casos de síndrome gripal e 3.190 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Em investigação, a secretaria informa que são 568 casos, 28 pessoas em isolamento domiciliar e 103 internamentos.



____________________________________________________________________________

Prefeitura de Caruaru divulga o que abre e o que fecha no aniversário da cidade

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração, informa os serviços e espaços municipais que irão funcionar nesta terça-feira (18), aniversário da cidade.

Confira, abaixo, as atividades das secretarias em atuação.

Na área da Saúde, hospitais, UPAs e Samu estarão operando nos sistemas de emergência e urgência, bem como haverá expediente no Centro Municipal de Vacinação, das 7h às 19h, no Espaço Cultural Tancredo Neves. Apenas as Unidades Básicas de Saúde e o Centro Municipal de Testagem estarão fechados, voltando ao funcionamento normal na quarta-feira (19).

A Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) estará aberta normalmente nesta terça-feira, seguindo todos os protocolos sanitários devido à Covid-19. O horário de funcionamento é da 0h às 15h.

Na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos haverá plantão do auxílio funeral pelos telefones 98384-2410 e 98384-3756, bem como atendimento à população em situação de rua, no Acolhimento Adulto, que fica na Rua Alferes Jorge, Bairro Indianópolis.

Na Secretaria de Política para Mulheres não haverá expediente. O Centro de Referência da Mulher Maria Bonita (acolhimento de mulheres vítimas de violência) estará de sobreaviso e pode ser acionado pelo telefone 98384-4310.

Na sede do Procon Caruaru e na sede da Prefeitura de Caruaru não haverá expediente interno, com o retorno das atividades na quarta-feira (19).

___________________________________________________________________________

Covid-19: Boletim diário da Secretaria de Saúde – 16.05.21


A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até este domingo (16), 97,04% dos pacientes já se recuperaram do novo coronavírus. Hoje, foram registrados 60 novos casos, 42 pessoas recuperadas da doença e dois óbitos.

O número de testes realizados subiu para 82.399 dos quais 31.127 foram através do teste molecular e 51.272 pelo teste rápido, com 23.767 confirmações para a Covid-19.

O número de casos descartados subiu para 58.029.

Também já foram registrados 99.615 casos de síndrome gripal e 3.245 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Em investigação, a secretaria informa que são 603 casos, 17 pessoas em isolamento domiciliar e 97 internamentos.





_______________________________________________________________________

Confira a programação de aulas para alunos da Rede Municipal de Ensino de Caruaru na TV Câmara


A Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru (Seic) divulga a programação das aulas transmitidas pela TV Câmara desta semana (17 a 21 de maio, com exceção do dia 18, feriado de aniversário de Caruaru). O conteúdo pode ser acompanhado pelo canal 22.2.

O material disponibilizado na programação da TV Câmara conta com tradução em libras e também será hospedado no Portal e no YouTube Aula em Casa Caruaru.

*Programação*

*Segunda-feira (17/05)*

7h30 – Ensino Fundamental (1º ano) – Língua Portuguesa

7h57 – Ensino Fundamental (2° ano) – Língua Portuguesa

8h26 – Ensino Fundamental (6° ano) – História e Português

8h48 – Ensino Fundamental (7° ano) – História e Português

9h13 – Ensino Fundamental (8° ano) – História e Português

9h40 – Ensino Fundamental (9° ano) – História e Português

*Quarta-feira (19/05)*

7h30 – Ensino Fundamental (3º ano) – Língua Portuguesa

7h56 – Ensino Fundamental (4° e 5° ano) – Português

8h16 – Ensino Fundamental (1° ano) – Matemática

8h44 – Ensino Fundamental (6° ano) – Ciências

8h56 – Ensino Fundamental (6° e 7° ano) – Ed. Física

9h02 – Ensino Fundamental (7° ano) – Ciências

9h16 – Ensino Fundamental (8° ano) – Ciências

9h30 – Ensino Fundamental (8° e 9° ano) – Ed. Física

9h40 – Ensino Fundamental (9° ano) – Ciências

*Quinta-feira (20/05)*

7h30 – Ensino Fundamental (2º ano) – Matemática

7h58 – Ensino Fundamental (3° ano) – Matemática

8h18 – Ensino Fundamental (6° ano) – Matemática e Geografia

8h42 – Ensino Fundamental (7° ano) – Matemática e Geografia

9h02 – Ensino Fundamental (8° ano) – Matemática e Geografia

9h20 – Ensino Fundamental (9° ano) – Matemática e Geografia

9h37 – Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) Especial Obmep

9h42 – EJA (Tempos de Fale News)

*Sexta-feira (21/05)*

7h30 – Ensino Fundamental (4º ano) – Matemática

7h50 – Ensino Fundamental (5° ano) – Matemática

8h12 – Ensino Fundamental (6° ano) – Português e Religião

8h43 – Ensino Fundamental (7° ano) – Português e Religião

9h13 – Ensino Fundamental (8° ano) – Português e Religião

9h38 – Ensino Fundamental (9° ano) – Português e Religião

10h07 – Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) – História da Dança

_____________________________________________________________________________

Covid-19: Boletim diário da Secretaria de Saúde – 13.05.21


A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até esta quinta-feira (13), 97% dos pacientes já se recuperaram do novo coronavírus. Hoje, foram registrados 106 novos casos, 118 pessoas recuperadas da doença e um óbito.

O número de testes realizados subiu para 81.734 dos quais 30.714 foram através do teste molecular e 51.020 pelo teste rápido, com 23.555 confirmações para a Covid-19.

O número de casos descartados subiu para 57.576.

Também já foram registrados 98.996 casos de síndrome gripal e 3.030 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Em investigação, a secretaria informa que são 603 casos, 17 pessoas em isolamento domiciliar e 105 internamentos.



______________________________________________________________________________

Prefeitura de Caruaru inicia entrega dos novos cartões alimentação


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, inicia, nesta quarta-feira (12), a entrega da primeira remessa dos novos cartões alimentação. Nesta primeira etapa serão entregues os cartões de 32 escolas. Cada unidade educacional ficará responsável pela entrega aos alunos.

A distribuição acontecerá de forma gradual, considerando a série e a ordem alfabética. O cartão já será entregue com a carga. Acompanhe o cronograma das escolas pelo site caruaru.pe.gov.br

Escolas que receberão o cartão nesta primeira etapa

SANTA REGINA

TÍPICA RURAL

SANTA INÊS

PROF MARIA DE LOURDES AZEVEDO LIRA

PROFESSORA MARIA CÂNDIDA

CMEI TIA MALUDE

SÃO LUIZ DE GONZAGA

PADRE ANTONIO FAUSTINO

CMEI SEVERINO OLIVEIRA DA SILVA

SÃO VICENTE DE PAULA

PROFESSORA MARIA EMÍLIA

LANDELINO ROCHA

NOSSA SENHORA DE APARECIDA

SÃO JUDAS TADEU

SÃO JOSÉ

PROFESSORA CACILDA SANTOS

PROFESSORA EUNICE TABOSA

PROFESSORA MARIA BEZERRA TORRES

PROF IVA DO CARMO SILVA

ETI PREFEITO JOÃO LYRA FILHO

MARIA ANUNCIADA RODRIGUES

PAULINA MONTEIRO

PROF MARIA DE LOURDES PEPEU

CMEI TIA CLARICE

CMEI MARIA DE LOURDES N PONTES

CMEI PROF MARIA DO CARMO QUEIROZ CABRAL

CMEI PROF NERINE FRANCISCA DE CARVALHO

CMEI PREFEITO ANASTÁCIO RODRIGUES DA SILVA

CMEI TIA CARMINHA

CMEI SEVERINA MARIA DO CARMO

TOMÉ CLAUDINO TORRES

MARIA ALICE

_________________________________________________________________________________

Secretaria de Saúde realiza chamamento para a 2ª dose da CoronaVac


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, está fazendo o chamamento dos idosos para receberem a 2ª dose da vacina CoronaVac. Neste momento, a convocação é só para aqueles que estavam marcados para o dia 1° de maio. A nova data agora é 12 de maio e não precisa fazer agendamento. O Centro de Vacinação fica localizado do Espaço Cultural Tancredo Neves. Com o recebimento de novas doses, um novo chamamento será realizado.



___________________________________________________________________________________

Confira a programação de aulas para alunos da Rede Municipal de Ensino de Caruaru na TV Câmara


A Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru (Seic) divulga a programação das aulas transmitidas pela TV Câmara desta semana (10 a 14 de maio). O conteúdo pode ser acompanhado pelo canal 22.2.

O material disponibilizado na programação da TV Câmara conta com tradução em libras e também será hospedado no Portal e no YouTube Aula em Casa Caruaru.

*Programação*

*Segunda-feira (10/05)*

7h30 – Ensino Fundamental (1º ano) – Língua Portuguesa

7h51 – Ensino Fundamental (2° ano) – Língua Portuguesa

8h23 – Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) – Acolhimento, Fique Bem, Mediação de Leitura, Fique Bem e Acolhimento

*Terça-feira (11/05)*

7h30 – Ensino Fundamental (3º ano) – Língua Portuguesa

7h51 – Ensino Fundamental (4° ano) – Língua Portuguesa

8h12 – Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) – Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) – Acolhimento, Fique Bem, Mediação de Leitura, Fique Bem e Acolhimento

*Quarta-feira (12/05)*

7h30 – Ensino Fundamental (5º ano) – Língua Portuguesa

7h49 – Ensino Fundamental (1° ano) – Matemática

8h16 – Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) – Acolhimento, Fique Bem, Mediação de Leitura, Fique Bem e Acolhimento

*Quinta-feira (13/05)*

7h30 – Ensino Fundamental (2º ano) – Matemática

7h56 – Ensino Fundamental (3° ano) – Matemática

8h21 – Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) – Acolhimento, Fique Bem, Mediação de Leitura, Fique Bem e Acolhimento

*Sexta-feira (14/05)*

7h30 – Ensino Fundamental (4º ano) – Matemática

7h49 – Ensino Fundamental (5° ano) – Matemática

8h19 – Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) – Acolhimento, Fique Bem, Mediação de Leitura, Fique Bem, Acolhimento, Hora de se Exercitar, Fique Bem e Acolhimento

_______________________________________________________________________________________

Covid-19: Boletim diário da Secretaria de Saúde – 09.05.21


A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até este domingo (9), 96,81% dos pacientes já se recuperaram do novo coronavírus. Hoje, foram registrados 47 novos casos, 38 pessoas recuperadas da doença e um óbito.

O número de testes realizados subiu para 80.047 dos quais 30.210 foram através do teste molecular e 49.837 pelo teste rápido, com 23.064 confirmações para a Covid-19.

O número de casos descartados subiu para 56.340.

Também já foram registrados 97.195 casos de síndrome gripal e 3.711 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Em investigação, a secretaria informa que são 643 casos, 14 pessoas em isolamento domiciliar e 106 internamentos.





_________________________________________________________________________________

Covid-19: Boletim diário da Secretaria de Saúde – 06.05.21


A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até esta quinta-feira (6), 96,74% dos pacientes já se recuperaram do novo coronavírus. Hoje, foram registrados 116 novos casos, 126 pessoas recuperadas da doença e um óbito.

O número de testes realizados subiu para 79.163 dos quais 29.844 foram através do teste molecular e 49.319 pelo teste rápido, com 22.847 confirmações para a Covid-19.

O número de casos descartados subiu para 55.671.

Também já foram registrados 96.141 casos de síndrome gripal e 3.444 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Em investigação, a secretaria informa que são 645 casos, 18 pessoas em isolamento domiciliar e 108 internamentos.

_________________________________________________________________________________

Prefeitura de Caruaru amplia vacinação contra a Covid-19 para novos grupos


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, fará a ampliação da vacinação no município. Dando continuidade ao grupo dos profissionais da saúde da rede privada, agora serão beneficiados os com menos de 40 anos.

Neste grupo, serão vacinados médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacional, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem, educador físico e médico veterinário.

Serão contemplados, também, os profissionais de educação física, veterinário e farmacêutico, com idade entre 50 e 59 anos, além de pessoas com comorbidade, que teve seu público ampliado, contando agora com: pessoas com deficiência permanente, cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente e nos estágios 1, 2 e 3 com lesão em órgão-alvo e/ou
comorbidade; insuficiência cardíaca (IC); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; imunossuprimidos; anemia falciforme e cirrose hepática.

O agendamento já está disponível e deve ser feito pelo site www.vacina.caruaru.pe.gov.br ou pelo Disque-Vacina pelo 0800 281 7080.

A imunização acontece no Centro de Vacinação, que fica no Espaço Cultural Tancredo Neves, das 7h às 19h. A vacinação desses grupos será realizada com o imunizante AstraZeneca.

*Documentação*

Os profissionais de saúde devem apresentar
a carteira de conselho de classe, cópia do CPF e cópia da declaração de vínculo (contracheque, carteira de trabalho ou alvará da clínica/consultório).

Já as pessoas com algum tipo de comorbidade, que se enquadrem nesta primeira fase do grupo, precisam apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS, cópia do CPF, comprovante de residência e o modelo de atestado para imunização de pessoas com comorbidades, que está disponível no site da Secretaria de Saúde de Pernambuco (http://portal.saude.pe.gov.br ) e no site do município (http://vacina.caruaru.pe.gov.br) .

Além do atestado, poderão ser anexados outros documentos para comprovação das comorbidades, como receitas, relatório médico, prescrição médica, entre outros que contenham carimbo da unidade com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).




_______________________________________________________________________________

Caruaruense integra equipe de karatê da seleção brasileira e deve participar dos Jogos Pan-Americanos da Juventude, em Cali


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, juntamente com a Gerência de Esporte e Lazer, enviou, no último dia 30 de abril, a atleta Camila Mirely Medeiros da Silva para a cidade de Fortaleza, no Ceará. Ela participou da seletiva nacional de formação da seleção brasileira para os jogos Pan-Americanos da Juventude, que acontecerá em Cali, na Colômbia, em 2023.

Camila representou Caruaru, foi a única atleta do estado de Pernambuco na competição e lutou contra representantes de todo o país. Ela concorreu na categoria -61Kg, uma das mais disputadas do evento.

A atleta teve três lutas bastante concorridas. No primeiro confronto, enfrentou umas das favoritas e medalhista do mundial escolar, Brenda Garret, do Paraná, e venceu por 4 x 1.

Em busca da segunda vitória, Camila enfrentou a atleta da casa, Ledjane Ferreira, onde também venceu por 5 x 1.

Na última luta do rodízio, a caruaruense enfrentou a experiente Anna Prezzoti, de São Paulo, onde acabou perdendo a disputa e a vaga de titular para a seleção brasileira. “Mesmo assim, a caruaruense conseguiu a vaga reserva da seleção brasileira e irá participar dos treinamentos no Centro de Karatê do Brasil, em Caucaia (CE), junto à equipe titular”, afirmou o técnico Anderson Santana.

De acordo com Anderson, o evento foi muito importante para a atleta, que vem em uma constante evolução, pois conseguiu desenvolver suas habilidades técnicas diante de medalhistas internacionais.

“Eu queria ter conseguido a vaga de titular, mas tenho a convicção que dei o meu melhor e lutei até o final. Estou feliz pelo meu desempenho técnico. Agora é replanejar, executar e aguardar as convocações da seleção brasileira para os próximos treinamentos”, disse Camila.

A atleta é uma das contempladas do Programa Bolsa Atleta, na categoria Nacional B. É filiada à Federação Pernambucana das Associações de Karatê (FPAK) e à Confederação Brasileira de Karatê (CBK), bem como atleta da Academia Santana Dojo de Karatê.

“Reafirmo a importância do Programa Bolsa Atleta, pois me ajudou muito em toda a minha viagem. Sem essa ajuda, eu não iria conseguir viajar”, concluiu a atleta.

_____________________________________________________________________________

AMTTC realizará ações educativas de trânsito, em alusão à Campanha Maio Amarelo de 2021


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru (AMTTC), vai realizar uma série de ações durante todo o mês, em alusão à Campanha Maio Amarelo, que objetiva a educação para o trânsito. As atividades serão realizadas em datas específicas, evitando, assim, aglomeração.

O movimento, que este ano traz como tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, tem a proposta de chamar a atenção para a responsabilidade como elemento principal, levando mais segurança e educação para todos os condutores do país.

Por essa razão, foi produzida uma programação que reúne ações educativas de trânsito em ruas e avenidas da cidade, com blitze educativas, reforçando a importância da sinalização, bem como da mobilização quanto às vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos.

Também serão trabalhadas, de forma variada, a conscientização do não uso de aparelho celular e a não ingestão de álcool no momento de condução, práticas que podem evitar vários acidentes.

No Marco Zero da cidade e em um centro de compras de Caruaru, um veículo batido ficará exposto, com o objetivo de chamar a atenção dos condutores.

“O Maio Amarelo é de extrema importância enquanto campanha educativa para população como um todo. Dedicamos o mês à conscientização das nossas ações e à importância de cada condutor, com o objetivo de salvar vidas. Todas as ações educativas da autarquia neste mês serão direcionadas com esse objetivo”, pontuou o presidente da AMTTC, Diogo Bezerra.

Maio Amarelo – O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito. Sua primeira edição ocorreu em 2014. Ele foi criado com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em maio de 2011.

O movimento nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.

___________________________________________________________________________________

Prefeitura de Caruaru entrega peças doadas através da Aldir Blanc para instituições filantrópicas

A Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura (FCC), entregou, na manhã desta terça-feira (4), cerca de 700 peças doadas em contrapartida dos recursos da Lei Aldir Blanc. As obras de artesãos do Alto do Moura foram distribuídas para instituições filantrópicas do município, que poderão também comercializar as mesmas e reverter a renda para manutenção dos serviços e dos espaços.

Foram beneficiadas instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Caruaru; Casa dos Pobres; Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) e a Liga Feminina de Combate ao Câncer. “A orientação técnica da Fundação de Cultura foi de que a gente destinasse as peças às instituições para que elas pudessem utilizar ou comercializar. Pedimos que os artistas dissessem o valor mínimo de cada peça e, daqui para frente, a responsabilidade é de cada instituição”, destacou o presidente da FCC, Rubens Júnior.

“Nós costumávamos fazer duas festas por ano e o dinheiro arrecadado era para manter a nossa casa de apoio. Com a pandemia, isso não foi possível acontecer. A ideia foi brilhante. Deus abençoe a todos vocês e a todos os artesãos que tiveram essa iniciativa de ajudar a todos nós. Muito obrigado de coração”, pontuou a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Irandy Alves Leonel.

“A dificuldade está presente em todos os segmentos. Diante de tudo isso, vocês tiveram essa iniciativa, essa sensibilidade de presentear as instituições com um ato tão nobre. A gente tem uma cultura muito rica e ela é extremamente valorizada. Então é algo muito sensível e a gente agradece muito de lembrar de todos nós”, finalizou a coordenadora dos voluntários do ICIA, Cynthia Alves.

*Obras expostas*
No Espaço Cultural Tancredo Neves, quem está indo para a vacinação tem a oportunidade de passar por algumas das obras de contrapartidas da Lei Aldir Blanc, que estão expostas temporariamente.

________________________________________________________________________________


Prefeitura de Caruaru inicia a primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, iniciou a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa, destinada a bovinos e bubalinos, na idade de zero a três anos. Nessa etapa estão sendo disponibilizadas 3 mil doses.

Inicialmente, a campanha de vacinação será levada para os animais de propriedades localizadas no 4° Distrito e, em seguida, será estendida as demais, seguindo o calendário da imunização. A ação seguirá até o dia 31 de maio.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural reforça que quem não vacinar seu rebanho ou não declarar a imunização poderá pagar multa, ficar impedido de emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal) e de comercializar a carne no município e região, bem como não receberá a ficha sanitária que é exigida por instituições bancárias para a liberação de linha de crédito para o produtor rural.

Para solicitar a vacina, o produtor rural deve ir até a Secretaria de Desenvolvimento Rural, localizada no Bloco C da Prefeitura de Caruaru, na Rua Dr. José Rafael Cavalcanti, s/n°, no Bairro Petrópolis. É necessário levar CPF, RG e repassar o endereço do local onde os animais deverão ser imunizados, além do quantitativo de vacinas a serem aplicadas. O horário de atendimento é das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (81) 3701-1455.

_______________________________________________________________________________________

Prefeitura de Caruaru apresenta a campanha de conscientização “Laço Azul” para os empresários do município

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) apresentou, nos dias 23 e 28 de abril, a campanha “Laço Azul” para as direções da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja). A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre os direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), previsto na Lei Federal nº 13977/20, que trata do símbolo mundial de conscientização do autismo.

Durante a apresentação, que aconteceu on-line, o secretário da SDSDH, Carlos Braga, elencou as leis que norteiam o direito ao atendimento prioritário nos serviços público e privado para as pessoas autistas. “É importante a conscientização de todos sobre a criação de espaços mais humanizados no comércio de Caruaru que abranjam esse público. Conquistamos o apoio da Acic e do Sindloja e as duas entidades irão instalar adesivos com o símbolo ‘Laço Azul’, reforçando o atendimento prioritário para esse público”, afirmou.

_______________________________________________________________________________________



Prefeitura de Caruaru discute direitos da empregada doméstica

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), promove, nesta quarta-feira (5), um diálogo que tem como objetivo discutir os direitos da empregada doméstica, bem como fortalecer a categoria, tendo em vista que o Dia da Empregada Doméstica foi celebrado no último 27 de abril. O evento será realizado às 19h, pelo Google Meet.

O encontro terá como palestrante Júlia Santos, servidora pública de Caruaru, advogada e especialista em Direito e Processo do Trabalho pela LFG. Na ocasião, serão discutidos os direitos dessa categoria profissional, abordando a legislação existente, bem como as condições precárias de trabalho, principalmente, nesse período de pandemia.
As (Os) interessadas (os) em participar do encontro podem se inscrever, gratuitamente, através do https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSepaUdPNCjj0UYQLLC7-1Dbucd4KQYKyJrI1IH6GQUFOyyT5Q/viewform

Após finalizar o processo, o participante receberá por e-mail, no dia do evento, o link de acesso à palestra.

_______________________________________________________________________________________



AMTTC realiza pesquisa sobre mobilidade com a população

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru (AMTTC), está realizando uma pesquisa de Origem-Destino em vários pontos da cidade e da zona rural.

O estudo tem como objetivo entender o comportamento dos principais meios de deslocamento dos caruaruenses, tornando possível a criação de políticas públicas que atendam às necessidades da cidade. O trabalho de levantamento em campo deverá ser finalizado até o final do mês de maio.

“Por meio dessa pesquisa, será possível identificar as principais demandas da população, em termos de mobilidade, e ouvir também a opinião das pessoas sobre vários temas, entre eles, qualidade do trânsito em cada bairro, meios de transporte utilizados e acessibilidade”, afirmou o diretor-presidente da AMTTC, Diogo Bezerra.

_______________________________________________________________________________________


Postar um comentário

0 Comentários