Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

CARUARU PE


AKIAGORA

AKIAGORA


CLIQUE NA IMAGEM E VISETE-NOS




------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito Rodrigo Pinheiro entrega taça de campeão ao Central e anuncia patrocínio ao clube em 2023

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, assistiu, nesse domingo, o jogo Central x Belo Jardim, no Lacerdão. A final foi bastante emocionante e os torcedores estavam vibrando desde o primeiro minuto de bola rolando em campo até o final de 1×0 trazendo o título de Campeão Pernambucano da Série A2 para o time caruaruense.

A taça de campeão foi entregue ao time do Central pelo prefeito de Caruaru, que já anunciou um patrocínio para o time a partir de 2023. “Nós, por meio da prefeitura municipal, já apoiamos todos os jogos, não apenas do Central, mas de todos os times de Caruaru facilitando a logística das equipes quando elas mandam o jogo na cidade. E no próximo ano, vamos aumentar ainda mais esse apoio através da festa do São João, onde nossa cidade realiza o maior e melhor do mundo, que vai entrar como patrocínio para o Central”, destacou Rodrigo.

O chefe do executivo municipal se emocionou ao entrar em campo para entregar a taça de campeão ao time que seu pai, o saudoso Pinheirão, foi presidente. “Quero parabenizar o Central que está voltando a primeira divisão do Campeonato Pernambucano de Futebol, junto com o Porto e Caruaru City, fato importante para o esporte caruaruense. 2023 será um ano de muitas vitórias para os times de Caruaru”, finalizou Pinheiro.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Samba no Monte encerra o calendário festivo do mês da Consciência Negra

Samba, pôr do sol e transporte gratuito para a população estão dentro da programação do domingo

Encerrando as festividades do mês da Consciência Negra, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, realiza neste domingo, 27, o tradicional Samba no Monte, no Monte Bom Jesus.

Com apresentações de mais de dez artistas, o Samba vai reunir muita música acompanhada do famoso pôr do sol do Monte.

As apresentações terão início a partir das 17h. A Prefeitura também irá disponibilizar de forma gratuita uma van para população que desejar subir ao Monte. O transporte realizará o percurso a partir das 15h.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Parque Naturalizado Lindaura Severina é inaugurado em Caruaru

Este já é o segundo equipamento do tipo no município. O primeiro foi no Monte Bom Jesus.

 

Foi inaugurado na tarde dessa sexta (25), o parque naturalizado da Praça Lindaura Severina da Silva, em Caruaru. O equipamento, localizado em frente ao CMEI José Pinheiro dos Santos, no bairro São José, recebeu a intervenção de um projeto de paisagismo interativo, com soluções baseadas em elementos da natureza, na criação dos espaços lúdicos para as crianças e toda a comunidade do entorno. O local foi um dos cinco CMEIS do município com espaços públicos escolhidos para receber a intervenção urbana. Além dele, Caruaru já conta com um parque naturalizado no Monte Bom Jesus, implantado em 2021, ao lado do CMEI Dom Antônio Soares Costa.

A intervenção foi feita sob a orientação do Instituto Alana (Programa Criança e Natureza), parceiro da Urban95, que, junto com a Prefeitura de Caruaru, viabilizou a implantação do projeto que prioriza o brincar livre na primeira infância. “O projeto olha para dentro do CMEI, capacita os professores, escuta toda a comunidade escolar e desenvolve um trabalho com o foco de desemparedar a infância e aproximar a criança da natureza”, explicou o assessor de projetos especiais da Prefeitura de Caruaru, Swami Lima, que está envolvido na ação também como representante da Rede Urban95 na cidade.

A Praça Lindaura Severina agora passa a contar com um projeto de arborização, que foi além da reorganização e manutenção do mobiliário e brinquedos existentes. A ação contemplou a criação de brinquedos naturalizados, construídos a partir de elementos naturais como troncos, plantas e pedras, além do plantio de árvores frutíferas e de espécies nativas. Para oferecer mais segurança, foi construída uma travessia na frente da escola, melhorando a segurança viária das crianças no acesso à praça.

O prefeito Rodrigo Pinheiro participou da inauguração e destacou a importância dos investimentos na primeira infância, como poder transformador no desenvolvimento da sociedade. “Esse equipamento que a gente entrega, agora adaptado, naturalizado, vai, cada vez mais, envolver as crianças da comunidade, permitindo que elas tenham mais contato com a natureza. Isso ajuda a ativar os sentidos das crianças, o desenvolvimento cognitivo, psicológico e isso, com certeza, vai reverberar na vida delas, que são o futuro do Brasil”, destacou.

O evento de inauguração contou com atividades lúdicas e as apresentações culturais do Boi “Tira-Teima” e grupo de dança Pérola Negra. Teve também contação de histórias com Gabi Kopinits e oficina de barro com Azivan Galvão. Foram parceiros: Cardeal, Caruaru Polpas e Produtos Caruaru.

*Caruaru e a Urban95*

A Rede Urban95 é uma iniciativa internacional, fundada pela Fundação Bernard van Leer, que trabalha os espaços públicos e natureza, a mobilidade para as famílias e o bem estar das crianças, entre outros. Caruaru participa da Rede Urban95 desde o ano de 2020, sendo atualmente uma das 24 cidades brasileiras que integra a rede pela primeira infância (da gestação até os seis anos de idade).

*Dona Lindaura Severina e a história do Boi Tira-Teima e o Bairro São José*

Lindaura Severina da Silva nasceu no dia 09 de dezembro de 1935, na cidade de Caruaru e cresceu no distrito de Pau Santo. Aos 16 anos, se casou com Sr. Gercino Bernardo da Silva e dessa junção matrimonial, nasceram 22 filhos, criando-se nove. Ambos tornaram-se guardiões do folguedo Boi Tira-Teima, que conheceram quando trabalhavam como agricultores na moagem da cana de açúcar, em usinas canavieiras.

O boi, que surgiu em 1922, a partir de um grupo de pessoas que não tinha condições de brincar o carnaval nos clubes caruaruenses, passou para a guarda de Dona Lindaura e família na década de 1970. Anos depois, ao receber a notícia da abertura de um loteamento pelas bandas da “Queimadinha”, resolveu adquirir um lote de terra para construir o seu novo lar. Um mutirão de amigos construiu uma “meia água”, que depois se tornou uma casinha maior, ajudando a desenvolver e povoar o bairro que hoje conhecemos com São José.

A casa de Dona Lindaura, além de morada, serviu de tenda missionária, pastoral da criança, centro cultural e palco de diversas atividades comunitárias. De uma comemoração carnavalesca, o Boi Tira-Teima transpassou a esfera cultural e se tornou um projeto de inclusão e trabalho social.

A “Vó”, como era chamada por muitos, e “Dinda”, para seu Gerson, morreu em 30 de setembro de 2017. Dona Lindaura deixou, como legado, um papel importantíssimo na manutenção da tradição do Boi Tira-teima e na assistência social. Neste ano de 2022, a agremiação completou 100 anos de existência e segue sob o comando de Roberto Gercino, filho de Lindaura e Gercino Bernardo.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Caruaru apoia realização do II Seminário Rede Ouvir PE

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Controladoria Geral do Município, está apoiando a realização do II Seminário Rede Ouvir PE – Fortalecendo as Ouvidorias Pernambucanas. O evento tem como objetivo fomentar as atividades das ouvidorias municipais com atuação em todo o estado de Pernambuco e será promovido, nesta terça (29) e quarta-feira (30), na Uninassau.

Realizado pela Rede Ouvir PE, o seminário tem como públicos-alvos: gestores públicos, estudantes e a sociedade civil. Na programação, várias palestras com conteúdos interessantes e voltados para o setor de Ouvidoria e Controladoria.

Atualmente, a Rede Ouvir PE é coordenada pela Ouvidoria Geral de Pernambuco e tem como integrantes as ouvidorias do Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público de Pernambuco, da Assembleia Legislativa de Pernambuco, do Tribunal de Justiça e dos Municípios de Caruaru, Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Jaboatão dos Guararapes, Bezerros, Cabo de Santo Agostinho e a Ordem dos Advogados do Brasil.

Confira a programação e inscreva-se em: https://doity.com.br/2-seminario-rede-ouvir-pe*. Vagas limitadas.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Caruaru celebra o “Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres”, nesta sexta-feira (25)

Vivenciado no dia 25 de cada mês, na Secretaria de Políticas para Mulheres, o “Dia Laranja” alerta para a urgente necessidade de prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas

No dia 25 de novembro é celebrado o “Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres” e a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), realizará o encerramento anual do projeto “Todo dia 25 é Dia Laranja”, nesta sexta-feira (25), às 14h, no Auditório Antonieta de Barros, localizado na SPM.

“Todo Dia 25 é Dia Laranja” é mais uma iniciativa da Prefeitura de Caruaru, para o fortalecimento ao enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, realizado ao longo de todo ano e celebrado no dia 25 de cada mês.

O evento terá como convidadas a defensora pública, Virginia Moury, e a advogada e membra do Conselho Municipal da Mulher, Lucimary Passos, que é uma mulher negra e engajada nas causas feministas. Os temas serão: “O papel da Defensoria Pública no Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres” e “O Papel da Sociedade Civil no Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, Especialmente as Mulheres Negras”.

Para participar basta se inscrever no link bit.ly/dialaranjanov22 e comparecer no dia 25, na sede da SPM, localizada na rua dos Expedicionários , 30, Centro. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

“Dia Laranja”

Celebrado no dia 25 de cada mês, o “Dia Laranja” alerta para a urgente necessidade de prevenir e eliminar a violência contra mulheres e meninas. Convocando ativistas, governos e agências das Nações Unidas a se mobilizarem pela prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas, não só uma vez ao ano.

Projeto “Todo Dia 25 é Dia Laranja”
A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), lançou no mês de Janeiro de 2021, o Projeto “Todo Dia 25 é Dia Laranja”, que é mais uma iniciativa de fortalecimento ao enfrentamento à violência contra as mulheres realizado ao longo de todo ano.

Desde 2019 a Prefeitura de Caruaru, por meio da SPM, adotou a campanha do “Dia Laranja” e realiza, no dia 25 de cada mês, ações de prevenção à violência contra as mulheres, por meio de panfletagens com os telefones úteis e campanhas nas redes sociais que levam informações as mulheres e a sociedade em geral. Em 2021, foi lançada uma série de debates sobre temas específicos relacionados ao enfrentamento à violência contra as mulheres para reforçar o “Dia Laranja”.

Em Janeiro de 2022, foi lançada a “Cartilha Informativa Conhecendo Algumas Leis de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres”, e a partir dos meses seguintes foram abordados temas nela tratados.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Caruaru divulga calendário do IPTU 2023 e oferece descontos de até 30%

Os carnês serão distribuídos a partir de janeiro de 2023 pelos Correios. Além dos descontos especiais em cota única, o contribuinte também poderá pagar em dez parcelas

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), divulga o calendário para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), relativo ao exercício do ano de 2023. Os descontos, para pagamento em cota única, podem chegar a 30%. O contribuinte ainda terá a opção do pagamento em dez parcelas.

Os carnês começarão a ser distribuídos no mês de janeiro de 2023, pelos Correios. Caso o contribuinte não receba o documento, deverá procurar a agência matriz dos Correios (localizada na rua Martins Júnior, 12 A, Centro); Secretaria da Fazenda, sede ou posto avançado, ou acessar os boletos através do Portal do Contribuinte munido do cadastro do imóvel, CPF ou CNPJ, para obter a 2ª via.

Serão concedidos descontos para pagamento em parcela única nos seguintes percentuais:
– 30% sobre o valor total do IPTU 2023, para pagamento em cota única até 31.01.2023;
– 20% sobre o valor total do IPTU 2023, para pagamento em cota única até 28.02.2023;
– 10% sobre o valor total do IPTU 2023, para pagamento em cota única até 31.03.2023.

Para o contribuinte que optar pelo pagamento parcelado, a primeira parcela vence em 31 de janeiro de 2023 e a última em 31 de outubro de 2023.

Os pagamentos poderão ser realizados nos agentes arrecadadores credenciados: Caixa Econômica Federal; casas lotéricas; Banco do Brasil; tesouraria da prefeitura; sede ou posto avançado da Sefaz.

A sede da Secretaria da Fazenda de Caruaru (Sefaz) está localizada na rua Professor Lourival Vilanova, 118, Bairro Universitário. Já o posto avançado da Sefaz, fica na Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), na rua Floriano Peixoto, 85, Bairro Nossa Senhora das Dores (Centro). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
Outras informações:(81) 9 8384-5383 / (81) 9 8384-5637.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Desenvolvimento Rural intensifica fomentos de certificação de produtos orgânicos


Nessa terça-feira (22), na Secretaria de Desenvolvimento Rural de Caruaru (SDR), aconteceu mais uma aula do curso de Sistemas Agroflorestais. O curso é ministrado pela SDR em parceria com o Sebrae e o Serta-PE.

A capacitação teve como tema “Organização de Controle Social (OCS)” e contou com 15 agricultores participantes do curso.

Para o secretário executivo, Wesley Nascimento, é importante o fomento da certificação de produtos orgânicos. “A prefeitura de Caruaru tem dado condições ao produtor para certificar seus produtos orgânicos, para que, em breve, garanta o selo de produtos orgânicos do Brasil”, pontua.

Através das parcerias com o Sebrae e o Serta-PE, estão sendo realizados debates sobre o controle social e a responsabilidade solidária da certificação. Os agricultores participantes do curso conseguem ter acesso às informações acerca dos organismos de controle social.

O conhecimento possibilita a certificação dos produtos a partir dos meios legais, estimulando os agricultores a expandirem seus mercados.

OCS

A Organização de Controle Social (OCS) fornece um documento que é a conformidade de produção orgânica participativa. Esse documento contém todos os dados do produtor e da propriedade, incluindo o número de cadastro. A partir dessas informações, é possível realizar uma consulta no site do MAPA e encontrar não só o produtor, mas também a lista com o tipo de produto que ele cultiva.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Ações de conscientização contra o câncer de próstata são realizadas na Central de Abastecimento de Caruaru


Nesta quarta-feira(23), foram realizadas, na Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca), ações em alusão ao Novembro Azul, mês voltado para conscientização e prevenção contra o câncer de próstata.

Diversos serviços foram disponibilizados, como: corte de cabelo masculino, desperdício zero, ventosaterapia, vacinações, aferição de glicose e pressão, exame de sífilis, HIV, exame de vista e consulta odontológica no odontomóvel.

Para o presidente da Ceaca, Gilvan Calado, a ação se torna importante não só para os cuidados com a saúde, mas sim para estreitar laços entre comerciantes, compradores e população em geral. “Todos os meses estamos realizando ações que incluam a população como um todo. Conscientizando-os da importância do autocuidado e estreitando os laços entre comerciantes e compradores”, comentou.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Caruaru inicia 2ª etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), iniciou a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra Febre Aftosa de 2022. A dose de reforço segue até 30 de novembro e é destinada a bovinos e bubalinos, na idade de zero a 24 meses.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural orienta que quem não imunizar seu rebanho ou não declarar a vacinação poderá pagar multa, ficando impossibilitado de emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal) e de comercializar a carne no município e região, bem como não receberá a ficha sanitária, que é exigida por instituições bancárias para a liberação de linhas de crédito para o produtor rural.

Para o secretário da SDR, Manoel Júnior, a Campanha de Vacinação contra a Aftosa tem como objetivo preservar a saúde do rebanho, mantendo o compromisso com os pequenos criadores. “Esta segunda etapa é muito importante por se tratar de animais jovens. Alguns ainda nem receberam a dose da vacina e estão com o sistema imunológico em formação. Portanto, mais vulneráveis às doenças”, destaca.

Para solicitar a vacina, o produtor rural deve ir até a Secretaria de Desenvolvimento Rural, localizada no Bloco C da Prefeitura de Caruaru, na rua Rafael Cavalcanti, 200, no Bairro Pinheirópolis. É necessário levar CPF, RG e repassar o endereço do local onde os animais deverão ser imunizados, além do quantitativo de vacinas a serem aplicadas. O horário de atendimento é das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira.

Sobre a febre aftosa

A febre aftosa ataca animais como bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, suínos e alguns animais silvestres, a exemplo da capivara. A manifestação da doença, além da febre, são aftas na boca, feridas entre as unhas, nas tetas, no úbere e no prepúcio dos touros, mas ocasiona também inflamação no coração do animal, capaz de levar à morte, principalmente de bezerros.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Após oito meses de aumentos sucessivos, a cesta básica em Caruaru tem redução mínima

Em outubro houve redução de 0,73% no valor médio pago pela cesta básica no município

Entre os dias 24 e 26 de outubro, a Gerência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Caruaru) realizou uma nova pesquisa de variação de preços da cesta básica. Neste levantamento, o que chamou a atenção é que, após oito meses de aumento consecutivo no valor médio pago pela cesta básica em Caruaru, houve uma queda de 0,73% em outubro.

Os valores foram calculados a partir de uma cesta composta por itens básicos, em quantidade supostamente suficiente para alimentar uma família de até quatro pessoas, por 30 dias. Sendo assim, de acordo com os cálculos do Procon Caruaru, a cesta básica no município passou de R$ 661,57 (pesquisa referente ao mês de setembro) para R$ 656,78, em outubro. O impacto sobre o salário mínimo, que atualmente é R$ 1.212, foi de 54,19%.

“Depois de aumentos sucessivos, o preço médio da cesta básica apresentou, em Caruaru, uma leve redução. A variação, em comparação ao mês de setembro, foi de menos de 1%, e por essa razão, não temos como afirmar, no momento, que se trata de uma tendência de queda, mas sim, de uma aparente estabilização dos preços, pois, por exemplo, a variação de agosto para setembro foi de 0,42% para mais. Falando em números, a redução foi de apenas R$ 5,00 (cinco) reais”, é o que afirma o gerente do Procon Caruaru, Nyverson Moura.

O levantamento foi realizado em 13 estabelecimentos, situados em 11 bairros. As equipes de fiscalização registraram os preços de 27 itens, dos quais, 19 foram de gêneros alimentícios, quatro de limpeza doméstica e quatro de higiene pessoal. Dos alimentos pesquisados, o produto que apresentou a maior redução percentual no preço, entre as lojas visitadas, foi o quilo do frango inteiro, com uma diminuição de -10,7 % no valor do produto. O quilo do frango pode ser encontrado entre R$ 14,79 e R$ 6,49, com preço médio de R$ 11,58. No mês de setembro, o preço médio do quilo do frango era de R$ 12,82.

Em segundo lugar do ranking veio a salsicha avulsa, com uma redução de 5,9% no valor do quilo do produto, que está chegando ao consumidor, neste mês de outubro, com valor médio de R$ 11,56, podendo ser encontrado entre R$ 16,50 e R$ 5,50. Em setembro, o quilo da salsicha custava em média R$ 12,24. Em terceiro lugar está o charque de segunda, que em setembro custava em média, R$ 40,42 o quilo e agora, em outubro, está custando em média, R$ 38,26. Empataram em quarto lugar, com redução de 4,8% no preço, o óleo de soja, que custava, em média, R$ 9,05 em setembro, e passou a custar R$ 8,64, em média, no mês de outubro, e o feijão mulatinho, que era encontrado nas prateleiras em setembro por R$ 7,86, em média, e agora custa R$ 7,50, em média.

Em relação aos gêneros alimentícios que subiram de preço, a cebola foi o que mais encareceu no bolso do consumidor, com um aumento percentual de 16,6%, sendo encontrado, em média, por R$ 7,05 o quilo (o menor preço do produto foi encontrado por R$ 4,69 e maior, por R$ 9,09). Em setembro, a cebola custava em média R$ 5,88. Subiram também de preço, a farinha de mandioca, que custa em média R$ 5,37 (podendo ser encontrada agora com variação de preços entre R$ 3,89 e R$ 6,89), e em setembro estava por R$ 4,90, a margarina, que pode ser encontrada a R$ 3,68 em média (sendo R$ 4,49 o maior preço encontrado e R$ 2,99, o menor), quando em setembro, o valor médio era de R$ 3,48, entre outros itens.

O Procon Caruaru tomou como referência as diretrizes do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) para estipular os itens e as quantidades da cesta básica analisada utilizada como referência. O conteúdo completo do levantamento, com os preços aplicados em cada estabelecimento, está disponível no site da Prefeitura de Caruaru, através do link: www.caruaru.pe.gov.br e também pelo WhatsApp do Procon Caruaru, que é o (81) 9 8384-5909. Nele, o consumidor poderá solicitar a pesquisa da cesta básica do mês de outubro.

Gás de cozinha

Após quatro reduções consecutivas no preço médio do gás de cozinha GLP de 13 quilos, em outubro, foi registrado um aumento de 0,06%, chegando a um valor médio de R$ 99,08.

Na compra à vista, o menor valor do gás encontrado para compra no local da revenda foi de R$ 90,00, em três estabelecimentos localizados nos bairros Vila Kennedy, José Carlos de Oliveira e Pinheirópolis. O valor mais caro para a compra a prazo, com retirada no local, foi no bairro Santa Rosa, com o produto podendo ser encontrado da R$ 125.

A pesquisa do valor médio do gás de cozinha foi realizada pelo Procon Caruaru no dia 27 de outubro, em 10 estabelecimentos, de nove bairros: Salgado, Pinheirópolis, Vassoural, José Carlos de Oliveira, Vila Kennedy, Santa Rosa, João Mota, Nova Caruaru e Cedro.

O PROCON Caruaru funciona de segunda a sexta, das 8h às 14h, na rua Floriano Peixoto, 147, Centro.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Caruaru divulga serviços que irão funcionar no feriado do Dia de Finados

Nesta quarta-feira (02), não haverá expediente para os servidores municipais. Na data, apenas os serviços essenciais serão oferecidos

Confira abaixo as atividades das secretarias municipais em atuação, bem como os horários de funcionamento de alguns espaços públicos.

Saúde: Hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Samu estarão funcionando normalmente, assim como a vacinação, que acontece na Via Parque, das 8h até as 18h. Já os serviços ambulatoriais como os Ambulatórios Médicos Especializados (AME), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Centros de Saúde (CS) não funcionarão na data.

Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade: Os parques urbanos funcionarão das 6h às 19h. Bem como, o Parque Natural Professor João Vasconcelos Sobrinho (Serra dos Cavalos), das 7h às 16h. Já a coleta de lixo, as manutenções de iluminação pública e a limpeza do Rio Ipojuca acontecerão normalmente.

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: Plantão do auxílio funeral pelos telefones (81) 9.8384-2410 e (81) 9.8384-3756. Também funciona normalmente o atendimento à população em situação de rua no Acolhimento Adulto, que fica na rua Alferes Jorge, no bairro Indianópolis.

Ceaca: Feira acontece normalmente, com o comércio aberto a partir das 4h, inclusive a Feira de Flores que está sendo realizada na entrada da Ceaca. O setor administrativo estará fechado.

Secretaria de Política para Mulheres: Plantão do Centro de Referência da Mulher Maria Bonita (acolhimento de mulheres vítimas de violência) pelo telefone (81) 9.8384-4310.

Monte do Bom Jesus: Funcionamento das 8h às 22h.

Via Parque: Funcionamento das 6h às 22h.

Feira das Capelas: Funciona até as 16h, nesta quarta-feira (02), na Feira de Artesanato, do Parque 18 de maio (próximo ao Polo Gastronômico). A feira oferece aos compradores variedades de itens, dentre eles capelas, velas, rosas, flores artesanais e artificiais.

Cemitérios Municipais: Estarão abertos das 5h30 às 17h.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Mês da Consciência Negra terá programação vasta em Caruaru


A Prefeitura de Caruaru, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), Políticas para Mulheres, Saúde, Educação e Esporte e Fundação de Cultura, em parceria com a Comissão de Trabalho dos Povos de Terreiro de Caruaru e o Coletivo MC Street, realizará durante novembro uma programação especial voltada para o Mês da Consciência Negra, celebrado no dia 20.

As atividades começam nesta terça-feira (01) e vão até 30 de novembro. As ações têm como objetivo enfrentar as discriminações em torno da população negra e valorizar as expressões artísticas.

O Dia da Consciência Negra é considerado importante no reconhecimento dos descendentes africanos e da construção da sociedade brasileira. A data, dentre outras coisas, suscita questões sobre racismo, discriminação, igualdade social, inclusão de negros na sociedade e a cultura afro-brasileira, assim como a promoção de fóruns, debates e outras atividades que valorizam a cultura afro-brasileira e africana.

O Dia Nacional da Consciência Negra foi oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista.

“A programação do mês da Consciência Negra é um marco na luta de todos os povos tradicionais de matriz afro na cidade. Os Povos de Terreiros de Caruaru estarão juntos nesta linda programação que vai até o dia 30 com a Caminhada dos Terreiros de Caruaru. Nosso município cresce quando seus povos trabalham em coletividade”, afirmou a Comissão de Trabalho dos Povos de Terreiros de Caruaru (CTPTC).

“As ações de enfretamento ao racismo estrutural acontecem diariamente pelo Núcleo de Apoio e Fortalecimento em Direitos Humanos – Luís Gama da SDSDH, através de uma equipe multidisciplinar oferta suporte para pessoas vítimas de injúria racial e intolerância religiosa, além do reforço no enfrentamento às discriminações e violências. O núcleo faz um trabalho preventivo, conscientizando a população sobre a importância do enfrentamento ao racismo e outras discriminações” explicou a Gerente de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Joana Figueirêdo.

Programação

Data: 01/11/2022
Local: Recife
Atividade: Viagem para a Caminhada dos Povos de Terreiro de Pernambuco em Recife/PE
Organização: Comissão de Trabalho dos Povos de Terreiro de Caruaru
Apoio: Fundação de Cultura de Caruaru

Data: 07/11/2022
Horário: às 19h
Local: Fundação de Cultura de Caruaru
Atividade: Inauguração da Exposição de Arte
Organização: Fundação de Cultura de Caruaru

Data: 08/11/2022 a 30/11/2022
Horário: 08h às 17h
Local: Fundação de Cultura de Caruaru
Atividade: Exposição de Arte
Organização: Fundação de Cultura de Caruaru

Data: 08/11/2022
Horário: 09h às 10h
Local: Secretaria de Educação e Esportes – SEDUC
Atividade: Projeto Conexão Corpo e Tambor
Organização: Secretaria de Educação e Esportes

Data: 08/11/2022
Horário: 09h às 12h
Local: Comunidade Guaribas
Atividade: Ação de Cidadania
Organização: Núcleo de Apoio e Fortalecimento em Luís Gama, SDSDH
Apoio: CRAS Malhada de Pedra, Secretaria de Saúde e Secretaria de Políticas para Mulheres

Data: 09/11/2022
Horário: 13h às 15h
Local: EM Profª Laura Florêncio
Atividade: Projeto Conexão Corpo e Tambor
Organização: SEDUC

Data: 09/11/2022
Horário: 9h às 12h
Local: FUNASE
Atividade: Roda de Diálogo: Abordando o Racismo Estrutural
Organização: Núcleo de Apoio e Fortalecimento em Luís Gama, SDSDH

Data: 11/11/2022
Horário: 09h às 12h
Local: Terreiro de Pai Juraci – Vila do Cipó
Atividade: Saúde no Axé
Organização: Comissão de Trabalho dos Povos de Terreiro de Caruaru

Data: 11/11/2022
Horário: 14h
Local: Secretaria de Políticas para Mulheres
Atividade: Oficina de Turbante
Organização: Secretaria de Saúde

Data: 14/11/2022
Horário: manhã e tarde
Local: EM Profº Leudo Valença
Atividade: Tarde de Contação de História e Oficina de Bonecas Abayomi
Organização: Secretaria de Educação e Esporte

Data: 14/11/2022
Horário: 19h
Local: EM Profº Leudo Valença
Atividade: Palestra Musical: Muimbo, Ritmo Ancestral em Mim
Organização: Secretaria de Educação e Esporte

Data: 16/11/2022
Horário: 8h30 às 10h30
Local: ETI Reunidas Duque de Caxias
Atividade: Projeto Conexão Corpo e Tambor
Organização: Secretaria de Educação e Esporte

Data: 17/11/2022
Horário: 13h30
Local: Secretaria de Saúde
Atividade: 1º Encontro de Servidores Negros
Organização: Secretaria de Saúde
Data: 17/11/2022
Horário: 9h às 12h
Local: EM Maria Félix de Lima
Atividade: Oficina de Dança Breaking
Organização: Coletivo MC Street
Apoio: Secretaria de Educação e Esporte

Data: 17/11/2022
Horário: 14h às 17h
Local: EM Profª Mariana de Lourdes Lima
Atividade: Oficina de Dança Breaking
Organização: Coletivo MC Street
Apoio: Secretaria de Educação e Esporte

Data: 17/11/2022
Horário: 19h
Local: Largo da Estação Ferroviária
Atividade: Encontro de Ogans – Percussionistas da Religião
Organização: Comissão de Trabalho dos Povos de Terreiro de Caruaru
Apoio: Prefeitura Municipal de Caruaru

Data: 19/11/2022
Horário: 9h às 12h
Local: Residencial Alto do Moura
Atividade: Ação Cidadã em Alusão ao Dia Municipal da Pessoa Com Deficiência (Recorte Racial – Pessoas PCD Negras)
Organização: Serviço de Inclusão Social Para Pessoa com Deficiência e Gerência de Habitação – Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
Apoio: Núcleo de Apoio e Fortalecimento em Luís Gama, SDSDH

Data: 19/11/2022
Horário: 13h às 16h30
Local: Centro Integrado de Direitos Humanos
Atividade: Encontro da Juventude – Roda de Diálogo sobre Consciência Negra
Organização: Projeto Juventude Vitalina – SDSDH

Data: 20/11/2022
Horário: 19h
Local: Fundação de Cultura de Caruaru
Atividade: Entrega do Título de Notório Saber
Organização: Fundação de Cultura de Caruaru
Data: 21/11/2022
Horário: 8h30 às 10h30
Local: ETI Rubem de Lima Barros
Atividade: Oficia de Turbante como Resistência Negra
Organização: Secretaria de Educação e Esporte

Data: 21/11/2022
Horário: 13h às 15h
Local: EM Deputada Cristina Tavares
Atividade: Oficina de Turbante como Resistência Negra
Organização: Secretaria de Educação e Esporte

Data: 22/11/2022
Horário: 13h às 15h
Local: EM Prof. José Lourenço Neto (Machadinho)
Atividade: Oficina de Turbante como Resistência Negra
Organização: Secretaria de Educação e Esporte

Data: 22/11/2022
Horário: 9h às 12h
Local: Secretaria de Educação e Esporte
Atividade: Contação de História e Oficina Bonecas Abayoni
Organização: Secretaria de Educação e Esporte

Data: 23/11/2022
Horário: 13h às 15h
Local: EM Dom Bernardino Marchió
Atividade: Oficina de Turbante como Resistência Negra
Organização: Secretaria de Educação e Esporte

Data: 23/11/2022
Horário: 9h às 12h
Local: Centro Integrado de Direitos Humanos – CIDH
Atividade: Roda de Diálogo: Povos Tradicionais com a Rede Intersetorial
Organização: Núcleo de Apoio e Fortalecimento em Luís Gama, SDSDH

Data: 23/11/2022
Horário: 19h
Local: Fundação de Cultura de Caruaru
Atividade: Palestra sobre Ancestralidade
Organização: Fundação de Cultura de Caruaru

Data: 25/11/2022
Horário: Tarde
Local: Secretaria de Políticas para Mulheres
Atividade: Momento Cultural de Poesia Negra
Organização: Secretaria de Políticas para Mulheres

Data: 25/11/2022
Horário: Tarde
Local: EM Dom Bernardino Marchió
Atividade: Festival Afro
Organização: Projeto Juventude Vitalina, SDSDH

Data: 26/11/2022
Horário: 9h às 12h e 14h às 17h
Local: Associação de Moradores do Riachão
Atividade: Oficina de Dança, Grafite e Malabares
Organização: Coletivo MC Street

Data: 27/11/2022
Horário: 9h às 12h e 13h às 19:30
Local: Associação de Moradores do Riachão
Atividade: Oficina Campeonato de Hip Hop (Batalha MC Street) e Palestra com Prof. João Paulo, “A Negritude na Atualidade: Sentir-se Negro”
Organização: Coletivo MC Street

Data: 27/11/2022
Horário: 17h
Local: Monte Bom Jesus
Atividade: Samba no Monte
Organização: Fundação de Cultura de Caruaru

Data: 29/11/2022
Horário: 8h
Local: UBS Sinhazinha
Atividade: Encontro de Saúde do Homem Negro
Organização: Secretaria de Saúde

Data: 30/11/2022
Horário: 14h
Local: Secretaria de Políticas para Mulheres
Atividades: Projeto Mulheres de Axé – Roda de Diálogo: “Consciência Negra, uma Percepção de sua História”
Organização: Secretaria de Políticas para Mulheres

Data: 30/11/2022
Horário: 12h às 17h
Local: Concentração na Estação Ferroviária até o Parque 18 de Maio
Atividade: Caminhada dos Povos de Terreiro
Organização: Comissão de Trabalho dos Povos de Terreiro de Caruaru

Data: 30/11/2022
Horário: 12h40 às 14h20
Local: ETI João Lyra
Atividade: Roda de diálogos/musical Afrobetizando as ideias
Organização: Secretaria de Educação e Esporte

------------------------------------------------------------------------------------------------

Profissionais de saúde dos serviços de urgência e emergência são vacinados contra meningite

Com objetivo de garantir maior proteção para os profissionais de saúde que atuam nos serviços de urgência e emergência, a Secretaria de Saúde de Caruaru está realizando a vacinação contra meningite desses profissionais.

A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, geralmente causada por uma infecção. Geralmente, é causada por uma infecção viral, mas também pode ser de origem bacteriana ou fúngica.

Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão. A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação.

“O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, no entanto pode acontecer em qualquer idade. Por ficarem mais expostos, esses profissionais acabam se tornam mais vulneráveis à contaminação pela doença”, explicou a coordenadora do PNI, Tatiane Lino.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Semana de prevenção ao câncer de mama com várias ações de saúde, beleza e empreendedorismo foi realizada em Caruaru

A iniciativa da prefeitura em alusão ao “Outubro Rosa”, contou com palestras, na cidade e na zona rural, exames de citologia oncótica, “A Feira é Delas”, entre outros serviços para as mulheres

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), promoveu uma semana bastante produtiva com diversos serviços e ações voltadas para mulheres, em alusão ao “Outubro Rosa”. Entre as ações estão palestras, feira, serviços de beleza e saúde, entre outros.

Na segunda, 24, a semana foi iniciada na Feira da Sulanca com o projeto “SPM na Feira”, com diversas ações, entre elas exames de citologia. No mesmo dia houve o “Todo dia 25 é Dia Laranja”, no auditório Antonieta de Barros (SPM), com a palestra: “Lei Maria da Penha, Rede de Proteção à Mulher e Feminicídio”, com a palestrante Elba Ravane Amorim, do Núcleo de Estudos de Gênero Elma Novaes (Nugen/Asces Unita).

A segunda edição do “A Feira é Delas” teve início na terça-feira (25), das 10h às 15h, no Salão Adalgisa Cavalcante, da SPM, com 15 mulheres que fazem parte do projeto “Mulheres Empreendedoras”, comercializando seus produtos. “A Feira é Delas” segue até o dia 1º de novembro.

No dia 26 (quarta-feira), foi a vez de uma ação destinada às mulheres da zona rural, no salão paroquial da igreja de São Pedro, Vila Gonçalves Ferreira. A palestra, em alusão ao “Outubro Rosa”, teve por finalidade contribuir com a difusão dos temas: saúde e qualidade de vida da mulher, prevenção e tratamento do câncer de mama e a importância de atividades físicas na vida de mulheres.

Outra ação foi realizada na zona rural de Caruaru, desta vez na Vila Peladas, no dia 27 (quinta-feira). O evento aconteceu em alusão ao “Dia Internacional da Pessoa Idosa”, e foi um momento de autocuidado, com o tema “Autocuidado na Terceira Idade – A Importância de Preservar a Autoestima”.

Também no dia 27, foi a vez do “Dia Rosa”, realizado na SPM, das 9h às 15h. Durante a grande ação em alusão ao “Outubro Rosa”, foram disponibilizados serviços de beleza, como manicure, design de sobrancelhas, cabeleireiro, entre outros; autocuidado e serviço de Reiki; orientações de saúde e exame de citologia (lâmina); além de orientações sobre o enfrentamento à violência e empoderamento das mulheres.

A SPM participou, ainda, da 14ª campanha de prevenção ao câncer de mama da Clínica Dr Manoel Florêncio, durante toda a semana, no Shopping Difusora. Lá foram distribuídos panfletos, com telefones úteis e sobre cuidados com a prevenção ao câncer de mama e de enfrentamento à violência contra a mulher.

“Tivemos um mês intenso de trabalho. Atuamos juntos com a Secretaria da Saúde e diversos parceiros com palestras sobre a prevenção do câncer de mama e do cólon de útero, além do enfrentamento à violência contra a mulher, empreendedorismo e também como a saúde da mulher como um todo”, avaliou a secretária de Políticas para as Mulheres, Juliana Gouveia. “É importante esse olhar, para que a mulher possa fortalecer nela a necessidade desse autocuidado.”

A Secretaria de Políticas para as Mulheres de Caruaru fica na rua dos Expedicionários, 30, Centro. Outras informações: (81) 9.8384-2954.

------------------------------------------------------------------------------------------------

25ª Audiência Pública do Sistema Municipal de Saúde é realizada em Caruaru

A Secretaria de Saúde de Caruaru realizou, nesta quinta-feira (27), a 25ª Audiência  Pública do Sistema Municipal de Saúde. O evento aconteceu no Salão Nobre Vereador Leonardo Chaves, na Câmara de Vereadores do município, onde foram apresentadas as atividades realizadas, auditorias executadas e recursos financeiros aplicados na saúde, referente ao segundo quadrimestre de 2022.

Fizeram parte da mesa, a secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Bruno Lambreta e o conselheiro do Conselho Municipal de Saúde, Itamar Souza. Estiverem presentes ainda os secretários executivos da pasta, representantes do Conselho Municipal de Saúde, servidores municipais, vereadores e membros da sociedade civil.

Os dados apresentados na Audiência Pública da Saúde são registrados no sistema oficial do Ministério da Saúde (MS) e podem ser verificados pela sociedade civil.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Transporte Público terá tarifa com 50% de desconto neste domingo em Caruaru, além de gratuidade para passageiros específicos

A Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru (AMTTC) informa que, neste domingo (30), o Sistema Público de Transporte de Passageiros do município oferecerá 50% de desconto na tarifa para todos os usuários, como ocorreu no primeiro turno das Eleições 2022, como também, desde o início do contrato, no transporte urbano e rural. Além disso, há a disponibilidade de gratuidade no transporte público para pessoas que se enquadrem em pré-requisitos estabelecidos na legislação municipal.

Os usuários que se enquadram na lei de transporte gratuito são: pessoas de baixa renda, portadoras de câncer, HIV, anemias congênitas e coagulatórias congênitas, que possuem os requisitos mínimos dispostos na lei municipal nº 4.299/2003. Além disso, há gratuidade para pessoas com deficiência física, sensorial, mental ou intelectual, bem como aos respectivos acompanhantes, de acordo com as premissas da lei municipal nº 6.907/2022. Também tem direito à gratuidade, os idosos a partir dos 60 anos de idade, de acordo com a lei nº 4359/2004.

Não haverá diminuição do quantitativo de ônibus disponíveis para o dia de eleições, podendo ter a frota ampliada, de acordo com a demanda necessária. Aos usuários que possuem cartão LEVA, é concedido o desconto de 50% no valor da tarifa de transporte público municipal, tanto para as linhas urbanas como também para as rurais.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Caruaru libera, nesta quarta (26), pagamento do segundo lote do Fundef para professores da rede municipal

O pagamento será feito de forma gradativa até o dia primeiro de novembro.

Começa a ser pago, nesta quarta-feira (26), o segundo lote do rateio do Fundef para os professores da rede municipal de ensino de Caruaru. Terão direito os servidores ativos e aposentados (Caruaruprev) que fizeram os requerimentos entre os dias oito e 19 de outubro deste ano, no site do Fundef. Nesta leva, serão também contemplados ex-servidores que não possuem mais vínculo com o município e que também fizeram o requerimento. O pagamento será feito de forma gradativa até o dia primeiro de novembro.

O segundo lote de pagamentos é para quem perdeu o prazo de confirmação ou contestação das informações levantadas pelas secretarias de Administração (SAD) e Educação de Caruaru (Seduc), através do fundef.caruaru.pe.gov.br , que encerrou no dia sete deste mês. O primeiro lote foi liberado no último dia 14.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Bebê Prefeito recebe chave da cidade das mãos de Rodrigo Pinheiro

Iniciativa faz parte das ações de comemoração da Semana do Bebê

Na manhã desta terça-feira (25), foi realizada, na Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres (MMSDP), a diplomação do Bebê Prefeito de Caruaru. O título simbólico é conferido à primeira criança nascida às 00h do primeiro dia da Semana do Bebê, que teve início no último dia 23, na Maternidade Municipal. Essa é uma das estratégia de mobilização social do Fundo das Nações Unidas para a Primeira Infância (UNICEF).

Para receber o título, a mamãe precisa ser natural de Caruaru e ter realizado, pelo menos, sete consultas de pré-natal. A entrega da chave e do título foi realizada pelo prefeito da cidade, Rodrigo Pinheiro.

O evento é realizado pela Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH).

O bebê que recebeu o título de prefeito foi o pequeno Daniel Lima Gomes, nascido às 10h57 do último domingo (23), com 3, 799 kg. Daniel é filho Letícia Milena Silva, de 24 anos, que realizou todo pré-natal na UBS Centenário. Durante a gestação, Letícia foi acompanhada pelo Programa Criança Feliz. O programa foi instituído por meio do Decreto nº 8.869, de 5 de outubro de 2016, alterado pelo Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018 e tem a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

“Estamos comemorando a Semana do Bebê de uma maneira muito especial. Este ano, na nova Maternidade Municipal de Caruaru, com ações integradas em parceria com várias secretarias do governo com objetivo comum de investir na primeira infância, desde o pré-natal até após o nascimento do bebê”, disse o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias da UNICEF para assegurar à atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros. Além disso, a Semana do Bebê conta ainda com o apoio das Secretarias de Saúde, de Política para Mulheres, de Educação, de Planejamento e Gestão e do Programa Criança Feliz.

A cada edição, que acontece anualmente, ocorrem discussões sobre temas como: mortalidade infantil; aleitamento materno; gravidez na adolescência; formação de vínculo e estimulação do bebê, por meio da organização de oficinas; atividades lúdicas e culturais.

BrincaAR Livre

Entre as ações realizadas em alusão a Semana do Bebê está a entrega de um “panão”, tecido customizado, utilizado para incentivar o desenvolvimento das crianças e promover brincadeiras ao ar livre nas áreas abertas da cidade, como parques e praças.

O BrincAR Livre faz parte da Urban95, rede que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles, da qual o município faz parte. A entrega do panão foi realizada pela equipe da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

------------------------------------------------------------------------------------------------

Rua Tropical passará a ter sentido único visando maior fluidez no trânsito

A Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru (AMTTC) informa que, a partir desta quarta-feira (26), a rua Tropical, localizada no bairro Mauricio de Nassau, terá sentido único.

Conforme mostra o mapa abaixo, o fluxo da via terá sentido rua Visconde de Inhaúma/Posto de Gasolina. A rua Tropical fará parte de um binário com a rua Gonçalo Coelho.

O objetivo da mudança é dar maior fluidez ao trânsito do local, buscando reduzir os congestionamentos provocados na via, principalmente, nos horários de pico.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito Rodrigo Pinheiro participa da escolha oficial do samba-enredo em homenagem a Caruaru e o Alto do Moura pela Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel


O Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro e o Presidente da Fundação de Cultura, Rafael Martiniano, juntamente com sua equipe, estiveram neste domingo (23), na cidade do Rio de Janeiro a convite da Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel para participarem da escolha oficial do samba-enredo 2023, que homenageará Caruaru e o Alto do Moura, patrimônio histórico-cultural.

O evento ocorreu na quadra oficial da Escola e reuniu cerca de 8 mil pessoas, com apresentações de todos os segmentos da escola. O enredo vencedor foi a parceria de Diego Nicolau, Richard Valença, Orlando Ambrosio, Gigi da Estiva, W. Correa, Leandro Budegas e Cabeça do Ajax.

A Mocidade Independente de Padre Miguel no próximo ano seguirá em busca pelo seu sétimo título com o enredo “Terra do meu céu, estrelas do meu chão” do carnavalesco Marcus Ferreira, que estreia na escola. A obra abordará o legado dos artistas do Alto do Moura, discípulos de Mestre Vitalino.

A Mocidade será a terceira escola a desfilar no domingo de carnaval, dia 19 de fevereiro.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia das Crianças é celebrado no Monte Bom Jesus e Vias Parque I, II e III

 


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), realizou, nesta quarta-feira (12), atividades no Monte Bom Jesus e nas Vias Parque I, II e III para celebrar o Dia das Crianças.

A programação contou com aula de dança, recreação, torneio de futsal, karatê, judô, vôlei, pintura no rosto, atividades lúdicas, palhaço, apresentação de mágica, pipoca, algodão doce e banda de pífano jovem. Todas as atividades foram gratuitas.

“Celebrar esse dia é ver de perto o direito a convivência e ao lazer sendo assegurados e, principalmente, a certeza de que as crianças de Caruaru são prioridade absoluta em Políticas Públicas”, afirmou a secretária da SDSDH, Dayse Silva.

A festa teve o apoio da Gerência de Esportes, Proteção Social Básica, Fundação de Cultura, SIURB, SESP, Destra, Guarda Municipal e Polícia Militar.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Caruaru promove ação para celebrar o Dia das Crianças


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), realizou, nesta terça-feira (11), na comunidade Lago de Sonhos, atividades para celebrar o Dia das Crianças. A ação aconteceu no CT do Porto, para, aproximadamente, 40 crianças das Unidades de Acolhimento: Casa de Passagem, Casa I, Casa II, Casa III e Reconectar.

“A comemoração do Dia das Crianças para crianças e adolescentes de todas as Unidades de Acolhimento que ofertam proteção integral para este grupo, foi idealizada com o intuito de promover um momento de confraternização, com construção de memórias afetivas e de significados que minimizem as perdas trazidas pelo distanciamento familiar”, afirmou a gerente de Proteção Social Especial da SDSDH, Thamires Lima.

A Proteção Social Especial de Alta Complexidade tem como o objetivo ofertar serviços especializados, em diferentes modalidades e equipamentos, com vistas a afiançar segurança de acolhida a indivíduos ou famílias afastadas temporariamente do núcleo familiar e comunitários de origem. Garantindo proteção integral aos sujeitos atendidos, mantendo um atendimento personalizado e em pequenos grupos, com respeito às diversidades.

O Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes é um serviço que acolhe Crianças e Adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família.

O momento contou com a presença do Conselho Tutelar, do Grupo de Apoio Apadrinhamento e Adoção (GAAP), Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e do Corpo de Bombeiros.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Caruaru divulga serviços que irão funcionar no feriado da Padroeira do Brasil

Devido ao feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, nesta quarta-feira (12), em que também se comemora o Dia das Crianças, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração (SAD), informa que não haverá expediente para os servidores municipais. Na data, apenas os serviços essenciais serão oferecidos.

Confira abaixo as atividades das pastas em atuação, bem como os horários de funcionamento de alguns espaços públicos.

Saúde: Hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Samu estarão funcionando normalmente, assim como a vacinação, que acontece na Via Parque, das 8h até as 18h. Já os serviços ambulatoriais como os Ambulatórios Médicos Especializados (AME), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Centros de Saúde (CS) não funcionarão na data.

Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade: Os parques urbanos funcionarão das 6h às 19h. Bem como, o Parque Natural Professor João Vasconcelos Sobrinho (Serra dos Cavalos), das 7h às 16h. Já a coleta de lixo, as manutenções de iluminação pública e a limpeza do Rio Ipojuca acontecerão normalmente.

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: Plantão do auxílio funeral pelos telefones (81) 9.8384-2410 e (81) 9.8384-3756. Também funciona normalmente o atendimento à população em situação de rua no Acolhimento Adulto, que fica na rua Alferes Jorge, no bairro Indianópolis.

Ceaca – Feira acontece normalmente, com o comércio aberto a partir das 4h. O setor administrativo estará fechado.

Secretaria de Política para Mulheres: Plantão do Centro de Referência da Mulher Maria Bonita (acolhimento de mulheres vítimas de violência) pelo telefone (81) 9.8384-4310.

Monte do Bom Jesus: Funcionamento das 8h às 22h.

Via Parque: Funcionamento das 6h às 22h.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Novidades e reencontros marcam a abertura dos Jogos Escolares Municipais e Jogos Universitários de Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, realizou, nesta segunda-feira (10), a cerimônia de abertura dos XX Jogos Escolares Municipais de Caruaru e VII Jogos Universitários de Caruaru, no Ginásio Municipal Poliesportivo Professor Erlandsen Rodrigues da Silva. Estiveram presentes 77 delegações representando as instituições participantes.

Os jogos escolares e universitários visam fortalecer os princípios que norteiam o esporte escolar, proporcionando as instituições envolvidas um momento de competição e de integração social entre alunos, professores e comunidade, buscando também incentivar à prática esportiva, oportunizando o surgimento de novos talentos que poderão representar Caruaru, Pernambuco e até mesmo o Brasil em outras competições. Desde 2017, a prefeitura de Caruaru retomou os Jogos Escolares, tornando-o Lei na cidade.

O evento teve início com a entrada das delegações que irão participar dos jogos, em seguida teve a entrada do Pavilhão e Guardiões das Bandeiras, com os estudantes e atletas destaques de Caruaru. Com a bandeira do Brasil, a atleta de Karatê, Maria Gabriela Cristina Pinheiro Mousinho, Campeã Brasileira e Tricampeã dos Jogos Universitários de Pernambuco; com a bandeira de Pernambuco, o aluno do 8º ano da ETI João Lyra Filho e atleta de Judô 75kg categoria Infantil, Adrian Leonardo da Silva Soares Souza; com a bandeira de Caruaru, a atleta de Judô 50kg categoria Mirim, Mariana Vitória Nogueira de Carvalho, campeã em várias competições regionais e estaduais; com a bandeira do JEMC, Ana Karollyne de Oliveira Ferreira, aluna do 2º ano da Escola Estadual Elizete Lopes e vice-campeã Internacional de Judô; e com a bandeira do JUC’s, a aluna da Asces-Unita, Helen Germana, vice-campeã brasileira universitária de Karatê.

O juramento do atleta foi feito pelo aluno do 8º ano da Escola Municipal Dom Bernardino Marchiór e atleta de Futsal, Voleibol e Atletismo, categoria mirim, Ítalo Eduardo Antônio da Silva. Já o juramento do árbitro foi feito por Geneton Vicente da Silva, árbitro de Judô há mais de 50 anos. A entrada da tocha olímpica foi feita pelos estudantes Gustavo Dantas Libório, aluno do 8º Ano do Colégio GGE Caruaru e campeão brasileiro de Karatê; e Myrela Coutinho Barbosa do Rego, aluna do 9º do Colégio Sagrado Coração e atleta de alto rendimento na natação, sendo premiada como melhor atleta da competição, em 2021. A pira olímpica foi acesa pelo vice-campeão Universitário Brasileiro de Atletismo na prova salto em altura e estudante da Asces-Unita, Marco Antônio Barbosa.

A declaração de Abertura dos XIX Jogos Escolares Municipais de Caruaru foi feita pelo prefeito do município, Rodrigo Pinheiro, que estava bastante emocionado com o evento. “É uma alegria muito grande reviver tudo isso e acompanhar os atletas que se prepararam bastante para esta competição. Me sinto emocionado em prestigiar a abertura dos jogos de Caruaru”, disse o chefe do executivo.

Mascote – Durante a cerimônia de abertura dos jogos, foi apresentado o mascote que representará a competição de agora em diante, trata-se de “Borginho”, uma homenagem a Arismario Carvalho da Silva, conhecido como Borges Carvalho. Ele que foi jogador, técnico, professor e gerente de futebol. Faleceu em 2021, em decorrência de um câncer.

Ele atuou como lateral-direito de Central e Náutico, nos anos 70, e também defendeu clubes como Goiânia e Noroeste. Na Patativa, Borges foi o técnico campeão pernambucano de juniores em 1983. Pelo Porto-PE, foi o primeiro treinador da equipe profissional, ajudou a revelar jogadores do Gavião do Agreste e depois se tornou gerente de futebol. Borges também tem uma história ligada aos jogos escolares de Caruaru. Ele foi professor de colégios como Nicanor Souto Maior, Sagrado Coração e Santo Antônio e na Escola Professora Elisete Lopes de Lima Pires.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Procon Caruaru orienta consumidores sobre a compra de presentes para o Dia das Crianças

É preciso ficar atento aos preços e às normas do Código de Defesa do Consumidor.


Com a proximidade do Dia das Crianças, comemorado nesta quarta (12), a Gerência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) Caruaru, orienta os consumidores em relação às compras de brinquedos para este período. Sejam nas compras presenciais ou feitas pela internet, é preciso ficar atento a alguns detalhes na hora da compra dos presentes.

A gerente jurídica do Procon Caruaru, Cynthia Nunes, orienta sobre a importância do consumidor ficar atento à faixa etária da criança na hora da escolha do presente e também quanto ao prazo para troca, já que essa possibilidade vai de acordo com cada estabelecimento. “É importante o consumidor ficar atento à possibilidade de troca do produto e qual a política da loja para tal, já que a lei só prevê o direito de arrependimento quando a compra é feita fora do estabelecimento comercial, ou seja, internet, telefone, etc”, destaca.

Mesmo para as compras pela internet, é preciso redobrar a atenção. É necessário se certificar, por exemplo, se a página é de confiança. “Nas compras on-line, dentre outras coisas, o consumidor deve verificar prazo para entrega, para que não haja nenhuma frustração para o dia tão esperado pelos pequenos”, reforça Cyntia. Nesses casos, conforme o Código do Consumidor, o cliente tem sete dias, contados após o recebimento do produto ou serviço para efetuar a troca.

Em caso de ser identificada alguma prática abusiva, o consumidor deve denunciar ao Procon Caruaru pelo WhatsApp (81) 98384-5909.

Presentes

• Os valores das mercadorias devem estar expressos nas prateleiras e na vitrine;
• O ideal é que o consumidor saia de casa sabendo o que realmente vai comprar, assim, evita as famosas compras por impulso;
• O consumidor deve ficar atento à política de troca do estabelecimento. Havendo possibilidade de troca, o consumidor deve exigir tal oferta por escrito;
• O comerciante não pode estabelecer um valor mínimo para o pagamento via cartão de crédito ou débito;
• O comerciante deverá expor, de forma clara, os valores parcelados e à vista, dando assim a opção de escolha para o consumidor;
• É preciso saber sobre a possibilidade de troca do presente, em razão de cor, modelo ou tamanho. A lei só obriga a troca de mercadoria por vício (defeito);
• O ideal é que no caso de aquisição de produtos eletroeletrônicos, o consumidor solicite que seja testado na loja. Em caso de vício (defeito), o estabelecimento tem o prazo máximo de 30 dias para sanar o problema. A lei não garante a troca imediata;
• Nas compras pela internet, o consumidor deverá redobrar a atenção. Deve-se certificar de que a página é de confiança. Nesses casos, conforme o Código do Consumidor, o cliente tem sete dias, contados após o recebimento do produto ou serviço para efetuar a troca.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Caruaru participa de evento nacional de Educação

A Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru (Seduc), por meio da secretária municipal, Aline Tibúrcio, e da gerente de Tecnologia de Informação, Lays Rosiene, participou, na última semana, de um encontro da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), em São Paulo.

Com o tema “Construindo Comunidades Criativas”, o evento teve como objetivo conectar e fortalecer lideranças em um grande espaço de experimentação, compartilhamento de experiências e reflexão sobre como é possível criar e implementar ambientes educacionais nos quais crianças, jovens e adultos tenham mais oportunidades de desenvolver a criatividade, a curiosidade e o espírito inventivo.

“Vivenciamos momentos significativos e levaremos muito conhecimento para compartilhar e contagiar a equipe da Educação com uma abordagem poderosa para os alunos significarem o aprendizado através do programa Escolas Criativas, que o município já participa desde 2021”, comentou a secretária de Educação, Aline Tibúrcio.

A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) é um movimento social que busca nutrir pensadores criativos, pessoas que se sintam confortáveis para enfrentar questões abertas, colaborar com gente e lidar criativamente com os recursos ao redor.

------------------

Memorial Mestre Galdino é reaberto ao público

No local, peças de barro, fotografia e poesias fazem parte do acervo do Mestre

Aconteceu na noite dessa sexta-feira (19), a reabertura do Memorial Mestre Galdino, no Alto do Moura. O local passou por requalificação e agora está aberto para visitação do público.

O espaço conta com mais de 30 peças do Mestre Galdino, além de fotografias e poesias do próprio artesão. “A população caruaruense recebeu, nesta noite, mais um equipamento público para desfrutar com muita história cultural, que envolve a cidade e a própria história do Alto do Moura”, pontuou o presidente da Fundação de Cultura, Rafael Martiniano.

Além de artesão, Galdino também foi ceramista, poeta e cantador com viola. Sua arte arte passou de geração em geração e, hoje, é conhecida por todo mundo.

“Dia marcante para nossa cidade e nossa cultura. Escolhemos esta data, pois ela tem um significado muito importante, hoje também é comemorado o dia do aniversário desse grande Mestre, o Galdino. Vamos aproveitar este espaço para que cada vez mais, mais pessoas possam conhecer a história do barro, do Alto do Moura e de Caruaru”, finalizou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Covid-19: boletim quinzenal da Secretaria de Saúde – 04/08/22 a 17/08/22

A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até a última quarta-feira (17), foram registrados 58.547 casos de Covid-19, sendo 56.454 casos leves, 222 novos casos leves, nenhum novo caso grave e 763 óbitos.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE) identificou que três pacientes graves não eram residentes de Caruaru. Por esse motivo, a SES corrigiu o quantitativo de casos de SRAG do município de 2.091 casos graves para 2.088, do início da pandemia até o momento.

Ministério da Saúde (e-SUS Notifica, MS – Casos Leves até 17/08/2022)

Cievs PE – Secretaria Estadual de Saúde (Notifica PE – Cievs PE – Casos Graves e Óbitos até 17/08/2022).

------------------

ACS e ACE recebem reajuste do novo piso salarial

Valor foi pago nesta sexta-feira, 19

Nesta sexta-feira (19), a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o pagamento do novo piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Endemias (ACE).

A medida cumpre determinação da Emenda à Constituição (EC) 120/2022, que trata de reajuste no piso das duas categorias em todo o país, a ser realizado com recursos da União.

Com isso, as categorias que recebiam a remuneração de R$ 1.550.00 passaram a receber R$ 2.424,00. Um aumento real de R$ 874.00. O pagamento retroativo, feito nesta sexta-feira (19), foi referente aos meses de maio, junho e julho. A partir da folha de pagamento do mês de agosto, os ACS e ACE receberão o valor integral de dois salários mínimos.

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) atuam na promoção da saúde e na prevenção de doenças por meio de visitas domiciliares e acompanhamentos de saúde de usuários cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS), fazendo uma ponte entre a comunidade e os serviços de saúde. Já os Agentes de Combate à Endemias (ACE), estão ligados a Vigilância em Saúde e trabalham em contato direto com a população por meio do desenvolvimento de ações educativas e de mobilização quanto a prevenção e ao controle de doenças, assim como realizando medidas de controle das arboviroses. A implementação do novo piso salarial dos profissionais reflete na importância da categoria para o Sistema Único de Saúde.

“A implementação do novo piso salarial dos profissionais reflete a importância das categorias para o Sistema Único de Saúde”, disse a secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Edital do Patrimônio Vivo 2022 está com inscrições abertas

Resultado final será divulgado no dia 20 de outubro

Foi publicado no Diário Oficial, da quarta-feira (17), o edital de Patrimônio Vivo edição 2022, que disponibiliza cinco vagas. Para se inscrever, cada interessado deve realizar as inscrições, que iniciou desde ontem (18) e segue até 26 de setembro, de forma presencial, na sede da Fundação de Cultura, que fica localizada na Rua José Marques Fontes, 21, Indianópolis, das 8h às 14h, ou através do email: patrimoniovivocaruaru@gmail.com

De acordo com o edital, o processo de seleção engloba as fases de publicidade; inscrição; seleção; divulgação do resultado e registro final em livro específico. Poderão participar das inscrições, pessoas físicas ou jurídicas sem fins lucrativos, de natureza cultural. O edital tem como objetivo o apoio financeiro e a proteção por incentivo da administração municipal, dos processos de criação e de divulgação de técnicas, modos de fazer e saberes das culturas, tradicional ou popular mediante atividades, ações e projetos desenvolvidos por essas pessoas, sem fins lucrativos, residentes e com atuação, em Caruaru, há mais de 20 anos.

A comissão julgadora do processo será composta pelo presidente da Fundação de Cultura, dois representantes da Fundação de Cultura e dois representantes do Conselho Municipal de Política Cultural – CMPC. Além dos candidatos inscritos, um candidato também será eleito pelo voto popular, que será realizado através do portal www.caruaru.pe.gov.br .

De acordo com o calendário, os habilitados e inabilitados serão divulgados, no dia 27 de setembro, e o resultado final será divulgado, no dia 20 de outubro, comemorado o Dia do Poeta.

Confira aqui o edital

------------------

Prefeitura de Caruaru e segmentos sociais realizam ações na Semana da Pessoa com Deficiência

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), através do Serviço de Inclusão Social para Pessoa com Deficiência (SISPD) e segmentos da sociedade civil organizados, realizará de 21 a 29 de agosto uma programação voltada para a Semana da Pessoa com Deficiência, conforme institui a Lei n° 16.241/17.

As ações são para dar visibilidade as pautas ligadas à população com deficiência e chamar a atenção para suas necessidades, tanto para a definição de políticas públicas quanto para o enfrentamento ao preconceito. Com base no eixo central a nível estadual, para edição 2022, o tema usado será “Avanços e desafios da política pública para pessoa com deficiência: cultura, turismo e lazer acessíveis”.

“Neste ano, iremos valorizar ainda mais a participação da pessoa com deficiência na cultura, turismo e lazer, sempre com olhares para acessibilidade e inclusão. Todos poderão curtir a programação, a partir de uma peça teatral, exibição de filmes com audiodescrição, palestras, passeio ciclístico e o primeiro concurso artístico para pessoas com deficiência, intitulado Ciranda Cultural”, afirmou o coordenador de Promoção à Pessoa com Deficiência, Marcos Gervasio.

Além da SDSDH, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Secretaria de Educação e Esportes, Secretaria de Saúde, Secretaria de Políticas para Mulheres, Fundação de Cultura, Associação de Pessoa com Deficiência de Caruaru (APODEC), Orgulho Down, Associação Mundo Azul – AMA, Associação de Pais e Amigos de Excepcionais – APAE, Associação Caruaruense de Cegos – ACACE, Associação dos Surdos de Caruaru -ASSC e o Instituto Atipicamente, estão colaborando com a iniciativa.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito Rodrigo Pinheiro lança aplicativo “Caruaru Segura” e inaugura Posto Avançado de Segurança

Em evento realizado na tarde desta quinta-feira (18), o prefeito Rodrigo Pinheiro, juntamente com a Secretaria de Ordem Pública (Secop), lançou o aplicativo “Caruaru Segura” e inaugurou o Posto Avançado de Segurança, ambos serviços com o objetivo de agilizar a resolução de ocorrências, garantindo mais segurança para a Capital do Agreste.

O app garante a possibilidade do usuário registrar ocorrências de vários segmentos, dentre elas: acidente de trânsito, agressão, assalto, deslizamento de barreiras, furto, homicídio, pertubação de sossego e tráfico de drogas. Por meio do link: appseguranca.caruaru.pe.gov.br, o cidadão poderá acessar o site e baixar o aplicativo, caso o celular não tenha espaço suficiente, o site permite registrar a ocorrência selecionada.

“O aplicativo estará a disposição 24 horas para a população, em qualquer local que o cidadão precise, basta o acesso a internet para registrar a ocorrência ”, garantiu o secretário de Ordem Pública, coronel Patrício Filho.

O Posto Avançado de Segurança vai funcionar, inicialmente, de 8h às 19h, no Marco Zero, na rua 15 de Novembro, no centro da cidade. O Posto será utilizado como base de apoio para as ações integradas da Guarda Municipal, fiscais da Secop e Polícia Militar. O local também contará com imagens das câmeras de monitoramento, agilizando assim a resolução das ocorrências necessárias.

“Entregamos hoje mais ações na área de segurança para Caruaru, o espaço do Posto Avançado de Segurança foi um pedido dos comerciantes, estaremos garantindo mais tranquilidade para o centro da cidade. Caruaru beneficia, inclusive, outros municípios por conta do comércio. Agradecemos a parceria das forças de segurança, representates da ACIC, CDL e vereadores”, afirmou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

------------------

Ceaca cotou o preço de 65 itens nesta semana

Na cotação da semana foi constatado que 15 produtos sofreram aumento nos preços

A cotação de preços desta semana (15 a 19 de agosto), realizada pela Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca), analisou 65 itens, entre frutas, verduras, legumes e temperos. Desses, 40 continuam com os mesmos valores da semana passada; 10 apresentaram reduções de preços e 15 sofreram aumento.

Com redução de preço estão: a vagem (-70%), a acelga e a banana prata (-40%), além do tomate (-33%). As maiores altas chegaram a 25%, no abacate, na batata doce roxa, na batatinha e no pepino.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria da Fazenda de Caruaru inicia cadastro de ambulantes para comercializar no Motofest


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda(Sefaz), dá início ao cadastramento dos ambulantes que irão comercializar durante o Motofest. O evento acontecerá entre os dias 8 e 11 de setembro, no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga.

Os interessados em comercializar no perímetro da festa devem comparecer até a sede da Sefaz, localizada na Rua Professor Lourival Vilanova, nº 118, no bairro Universitário; no horário das 8h às 14h, até o dia 26 de agosto.

No ato do cadastramento se faz necessário apresentar RG, CPF ou CNH e comprovante de residência. Ao todo serão cadastrados 40 ambulantes.

------------

Secretaria da Fazenda de Caruaru inicia cadastro de ambulantes para comercializar no Motofest

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda(Sefaz), dá início ao cadastramento dos ambulantes que irão comercializar durante o Motofest. O evento acontecerá entre os dias 8 e 11 de setembro, no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga.

Os interessados em comercializar no perímetro da festa devem comparecer até a sede da Sefaz, localizada na Rua Professor Lourival Vilanova, nº 118, no bairro Universitário; no horário das 8h às 14h, até o dia 26 de agosto.

No ato do cadastramento se faz necessário apresentar RG, CPF ou CNH e comprovante de residência. Ao todo serão cadastrados 40 ambulantes.

------

AMTTC realiza mudança em sentido de rua no bairro Nossa Senhora das Dores

A Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru (AMTTC) informa que, a partir desta quinta-feira (18), algumas ruas próximas ao Pátio de Eventos passarão por mudanças no sentido de fluxo.

Conforme o mapa, em anexo, os condutores que estiverem transitando na localidade estarão fazendo o seguinte trajeto: Centro/Subúrbio (Rua Cleto Campelo, Rua Agnelo Dias Vidal, podendo entrar no bairro do Salgado pela rua Filemon Bastos de Oliveira). Subúrbio/Centro (2ª Travessa Filemon Bastos, rua Manoel Surubim e rua Frei Caneca).

O local, que será sinalizado a partir desta quinta, tem previsão de término na segunda-feira (22). Agentes de trânsito da autarquia estarão no local orientando os condutores nos primeiros dias.

O projeto é voltado para a ampliação do binário da Via Parque, ligando toda cidade em uma via que acompanhe o equipamento.

As datas de realização dos serviços podem sofrer alterações de um dia ou mais devido às condições climáticas.

Essa alteração faz parte do planejamento de ações da AMTTC para este ano, com o objetivo de melhorar a mobilidade e segurança viária para condutores.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Caruaru divulga novas vagas de emprego no Conecta Oportunidades

O programa Conecta Oportunidades, da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa (Sedetec), se encontra, nesta semana, com 14 oportunidades de emprego em destaque para preenchimento. O serviço atua como intermediador de ofertas de trabalho entre empregados e empregadores.

Há vagas para as áreas de saúde, comércio e serviços. As funções demandadas são: auxiliar de serviços gerais, auxiliar de limpeza, técnico de manutenção, analista de sistemas e suporte técnico; doméstica, gerente comercial, coordenador comercial, diretor comercial, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo e assistente em RH.

Mais informações sobre essas e demais ofertas podem ser acessadas pelo site http://co.caruaru.pe.gov.br/ Caso o interessado não possua cadastro no serviço, deverá clicar no link “Para quem busca vaga”, dando continuidade ao preenchimento dos dados. Após o procedimento, o candidato passará a concorrer às ofertas.

Mais sobre o Conecta

De forma automática, o Conecta Oportunidades direciona os currículos dos candidatos para aquelas empresas que estão oferecendo vagas indicadas para os seus perfis. Através desse facilitador, a economia caruaruense só tende a se fortalecer ainda mais com a geração de mais postos de trabalho.

------

Professores não terão desconto de imposto nos valores repassados do Fundef

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, iniciou a noite desta terça-feira (16), anunciando, na sua rede social, uma excelente notícia para os professores que possuem direito a receber os precatórios do Fundef: a isenção completa de desconto do Imposto de Renda (IR) dos valores que serão repassados a todos os beneficiários. Ele assinou projeto de Lei garantindo o repasse dos valores.

“Por se tratar de uma verba de caráter indenizatório não haverá desconto no IR. Parabéns a todos os professores que transformam a vida de todos os caruaruenses para melhor”, comemorou Rodrigo. Para terem acesso aos valores do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), os profissionais do magistério trabalharam na educação básica da Rede Municipal de Ensino, de 1997 a 2006, como estatutário, celetista ou temporário.

O projeto do prefeito Rodrigo, determinando a divisão desses precatórios, foi aprovado por unanimidade, na semana passada, na Câmara Municipal de Vereadores. Quase 30 milhões de reais serão distribuídos aos contemplados sem qualquer custo para Prefeitura, haja vista que o montante garantido se deu em decorrência de uma dívida da União junto ao município por erro de cálculo do repasse do Fundef, no período já citado.

Os professores que ainda possuem vínculo empregatício com a Prefeitura, sejam eles servidores ativos ou aposentados, terão os seus respectivos valores repassados pela folha salarial. Em contrapartida, os que já não possuem mais vínculo receberão por meio de ordem de pagamento junto à instituição financeira responsável pela administração da folha do município. Já nos casos de morte dos servidores, os herdeiros terão acesso ao dinheiro mediante apresentação de alvará judicial.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Caruaru realiza reunião da Câmara Intersetorial de Prevenção do Juntos Pela Segurança

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Ordem Pública (Secop), e em parceria com representantes dos poderes públicos Federal e Estadual além de demais entidades, realizou, nesta terça-feira (16), a quinta reunião da Câmara Intersetorial de Prevenção, com foco no planejamento e balanço das ações de combate à violência na Capital do Agreste.

O encontro aconteceu na Sala de Monitoramento da Prefeitura de Caruaru e iniciou detalhando as atuações de prevenção dos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) no âmbito municipal. Na sequência, a Secop apresentou aos representantes, várias demandas concluídas com destaques para melhorias de segurança e iluminação na Via Parque, segurança no São João, campanha de perturbação de sossego, além das ações da Guarda Municipal monitorando pontos de tráfico e consumo de drogas no centro da cidade. Novas solicitações foram feitas durante o encontro e a previsão é que a próxima reunião seja no final deste mês.

“Isso mostra que o trabalho vem sendo bem feito, trazendo mais segurança aos caruaruenses. Todas as demandas que são solicitadas estamos conseguindo resolver, por meio de planejamento e ações conjuntas”, garantiu o secretário de Ordem Pública, coronel Patrício Filho.

A Câmara Intersetorial de Prevenção tem como objetivo a antecipação de causas que tornam a sociedade vulnerável, oportunizando a sensação de segurança, fortalecendo o convívio social e evitando a prática da violência e da criminalidade. Os encontros acontecem a cada 15 dias.


------

Nota sobre o furto dos cabos de cobre na Via Parque

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade (SESP), esclarece que, após o furto de cabos de cobre, na última quinta-feira (04), na Via Parque da Vila Kennedy, está tomando as devidas providências para identificação dos responsáveis pelo roubo.

A prefeitura também, já está trabalhando para reposição destes cabos. Durante esta ação, serão instalados refletores para garantir melhor iluminação e segurança no local.

Ainda, a pasta pede o auxílio da população para fiscalizar e denunciar esta situação, que configura-se como crime. Disque-denúncia (81) 3719-4545.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Caruaru disponibiliza mais um ponto de atendimento do Sistema de Benefício ao Cidadão

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), disponibilizará , a partir da próxima segunda-feira (08), mais um ponto de atendimento do Sistema de Benefício do Auxílio Brasil. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira das 7h às 16h no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Irmã Werburga.

Diante do aumento de famílias elencadas pelo Ministério da Cidadania para receber o Auxílio Brasil, a pasta teve como objetivo atender de forma mais ágil e efetiva a população, a fim de consultar a liberação do benefício e realizar a impressão da folha de pagamento.

O programa Auxílio Brasil é um programa social de transferência direta de renda que é destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. Além de garantir uma renda básica a essas famílias, o programa busca a autonomia e superação de situações de vulnerabilidade social.

Local: Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, irmã Werburga, n 40, Divinópolis. Localizado próximo a Praça São Roque
Hora: 7h às 16h.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos divulga programação do Dia Internacional da Juventude

Em comemoração ao Dia Internacional da Juventude (12 de Agosto), a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), divulgou programação de atividades referente à data. Elas ocorrerão junto aos adolescentes e jovens do projeto Juventude Vitalina, bem como aos estudantes das escolas municipais, das Casas de Acolhimento e do CASEM.

O objetivo do evento é estimular o debate sobre a construção de políticas públicas que beneficiem a construção de vidas pautadas na garantia de direitos e no desenvolvimento pleno desse público. Isso ajuda no fortalecimento de vínculos com os jovens, aprofundando o debate sobre os cuidados, direitos e garantias deles.

Para a secretária da SDSDH, Dayse Williane, as atividades se tornam ferramentas de grande importância para o debate sobre as especificidades e necessidades dessa faixa etária. “A data deve ser entendida não só como um momento de comemoração, mas, principalmente, como momento de explicitar a real necessidade dos jovens ao redor do mundo, enaltecendo a importância de inseri-los nas discussões de construção de políticas públicas de saúde, educação, trabalho, cultura, para que exerçam seu o protagonismo”, pontuou.

Para mais informações sobre a programação e inscrições, os interessados devem entrar em contato através do telefone: 81 99129-4095.

Programação:

08/08 às 14h – Atividade na Escola Municipal Padre Pedro Aguiar, localizada no Residencial Alto do Moura;

09/08 às 9h e às 14h – Atividade na Casa do Trabalhador;

10/08 às 14h – Atividade na Escola Municipal Dom Bernardino Marchió, localizada no Residencial Luiz Bezerra Torres;

11/08 às 14h – Atividade no CASEM (Casa de Semiliberdade);

12/08 às 14h – Oficina de formação (a definir) com os adolescentes e jovens das Casas de Acolhimento;

13/08 às 09h – Sarau Cultural da Juventude em alusão ao Dia Internacional da Juventude;

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Presidente da Fundação de Cultura é recebido pela secretária de Turismo de PE

O presidente da Fundação de Cultura de Caruaru, Rafael Martiniano, foi recebido, pela secretária de Turismo de Pernambuco, Milu Megale, esta semana, no Recife. Em pauta, as novas parcerias a serem firmadas para Caruaru, em especial na área cultural da cidade.

“Foi um encontro bastante positivo, com muitas ideias a se concretizarem, projetos que precisam ser destravados e muitas novidades para breve. Sem dúvidas, uma firme parceria que Caruaru comemora”, pontuou o presidente, Rafael Martiniano.

Temas como o Motofest 2022, museus da cidade, casas de Cultura e requalificações foram abordados durante o encontro.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Caruaru apresenta balanço da Operação Tapa-Buracos

Mais de quinze mil metros quadrados de requalificação de pavimentação e mil e setecentos metros de reparos no saneamento foram realizados pela pasta

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), divulgou, nesta sexta-feira (05), o balanço da Operação Tapa-Buracos referente aos meses com maior registro de chuvas na cidade. Ao todo, foram 840 pontos de intervenções, entre junho e julho, em mais de 30 localidade com um investimento, na melhoria da infraestrutura do município, de mais de R$ 1,6 milhão.

De acordo com o secretário da Siurb, Andrews Melo, a força-tarefa vem sendo intensificada também nos últimos dias devido ao aumento das equipes de tapa-buracos e manutenção. “Garantimos um aumento da mão de obra para suprir ao máximo as demandas geradas por esses meses de chuvas. Distribuímos as frentes de trabalho de manutenção de ruas em paralelo e asfalto nos diversos bairros da zona urbana e zona rural, no intuito de minimizar os danos que se apresentam durante o inverno”, pontuou.

Os bairros que receberam os serviços da Tapa-Buraco foram: Rendeiras, Cidade Jardim, José Liberato, Maurício de Nassau, Serranópolis, Luiz Gonzaga, Salgado, Universitário, São João da Escócia, Nossa Senhora Das Dores, Divinópolis, Caiucá, Petrópolis, Jardim Panorama, Maria Auxiliadora, Santa Rosa, Centenário, João Mota, Vila Kennedy, Vila Padre Inácio, Cidade Alta, São Francisco, Indianópolis, Inocoop, Nova Caruaru, Vassoural, Alto do Moura, além da zona rural, onde contemplou todos os distritos.

Além de totalizar mais de 260 ruas com reparos na pavimentação, a pasta também revitalizou as praças do Sítio do Pau Santo, do São Francisco, Chico Porto, da Avenida México, do Círculo Operário, do Kennedy, do Adalgisa Nunes, em Terra Vermelha, do Xicuru, em Gonçalves Ferreira, do Caiucá, além do Santa Rosa.

A ação segue sendo realizada junto a um cronograma semanal, planejado de acordo com as necessidades emergenciais de cada localidade. Para a população que também queira auxiliar na denúncia de áreas afetadas, necessitadas de reparos, basta ligar para a ouvidoria do município, através do telefone: 156.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Empresas do Caruaru Moda Mundo em preparativos para 34ª Rodada de Negócios

A 34ª edição da Rodada de Negócios da Moda Pernambucana ocorrerá do dia 3 a 5 de agosto, no Polo Caruaru, às margens da BR 232, movimentando bastante toda a cadeia confeccionista da região do Agreste do Estado. Considerado um dos eventos mais importantes e consolidados do ramo têxtil do país, a Rodada contará com a participação das 10 empresas beneficiadas pelo 4º Caruaru Moda Mundo.

Realizado pela Prefeitura de Caruaru e pelo Sebrae de Pernambuco, o CMM tem como objetivo proporcionar qualificação e capacitação aos empreendimentos de moda caruaruenses, com a oferta gratuita de um ciclo de atividades voltadas para gestão, inovação e vendas. Atualmente, se encontram participando da 4ª edição do programa as empresas: Adrix, Doce Doce Bebê, Dona Anne, Gallzarth, Planeta Bubu, Raven, Ricco Genuine, Seu Mané, Imaginare Jeans e MDonnie.

Elas, através de seus gestores, tiveram reunião com o representante da instituição realizadora da Rodada de Negócios, a Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic), onde receberam maiores informações, além de dicas sobre o evento. Presente no encontro, que aconteceu na tarde da quinta-feira (21), na sede da Acic, o proprietário da MDonnie, Carlos Alexandre, se disse empolgado com a estréia na Rodada.

“A satisfação tem sido elevada em relação ao CMM. Estamos adquirindo conhecimentos que já estão sendo de grande valia para expandirmos as atividades da nossa empresa e essa participação na Rodada só reforçará ainda mais os nossos aprendizados. Poderemos conhecer novos clientes, observar outras coleções, ou seja, uma experiência em tanto para a MDonnie!”.

Wamberto Barbosa é o coordenador da Rodada de Negócios da Acic e foi o responsável pelo repasse dos conteúdos sobre o evento às empresas presentes no encontro da última quinta. Ele mensurou a importância da Rodada na trajetória dos empreendimentos confeccionistas da região. “Ela atrai compradores de todo o Brasil, impulsiona bastante a produção e a lucratividade das expositoras participantes e as nossas estimativas são as melhores possível em relação a esta 34ª edição”.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

AMTTC marca presença em evento em comemoração ao Dia do Motorista

A Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru (AMTTC) esteve participando no último sábado (23), no SEST SENAT, das ações em comemoração ao Dia do Motorista.

“Participamos do evento por meio da realização de uma palestra, que foi ministrada com objetivo de estimular os profissionais do transporte, aprimorando seus conhecimentos e reforçando a atenção aos cuidados no trânsito”, afirmou a gerente de Educação de Trânsito da AMTTC, Carol Melo.

O Dia do Motorista é comemorado, nesta segunda-feira (25), no Dia de São Cristóvão, santo católico considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Caruaru é contemplada com Programa de Regularização Fundiária

Nesta segunda-feira (25), Caruaru recebeu a notícia de que foi aprovado no processo de seleção de propostas do Programa de Regularização Fundiária e Melhoria Habitacional, integrante do Programa Casa Verde e Amarela, através da Portaria n° 899 de 25 de março de 2022.

A empresa credenciada junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional para realização dos trabalhos é a Legaliza Brasil, representada por Eduardo Tabosa, e que esteve reunida com os representantes das secretarias SEPLAG, URB e Secretaria Municipal de Tecnologia e Inovação para dar início as próximas etapas do programa, que irá contemplar 700 famílias no bairro José Carlos de Oliveira; a partir de um cadastro que deverá ser iniciado na primeira quinzena de agosto.

É importante ressaltar que os moradores receberão o documento de posse dos imóveis que já residem, desde que se enquadrem nos critérios estabelecidos pelo programa.

Na foto: Aline Portela, secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão;
Mayara Soares, secretária executiva de Captação de Recursos e Convênios;
Luís Carlos, secretário executivo de Tecnologia e Inovação e Lucas Gustavo, Gerente da URB.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Covid-19: boletim quinzenal da Secretaria de Saúde – 05/07/22 a 19/07/22

A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até a terça-feira (19), foram registrados 57.206 casos de Covid-19, sendo 55.117 casos leves, 2.635 novos casos leves e 761 óbitos. Já de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), foi registrado um novo caso, totalizando 2.089 casos. Nenhum novo óbito foi registrado neste período.

Fontes:

Ministério da Saúde (e-SUS Notifica, MS – Casos Leves até 18/07/2022)

Cievs PE – Secretaria Estadual de Saúde (Notifica PE – Cievs PE – Casos Graves e Óbitos até 18/07/2022).

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Projeto do Parque Ferroviário de Caruaru é apresentado a membros da arte e cultura da cidade

O novo espaço manterá toda parte histórica e cultural do local, trazendo modernidade e uma nova estrutura para os ambientes

A Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura e demais secretarias envolvidas, apresentaram, nesta quinta-feira (21), na Sala de Monitoramento do Palácio Jaimr Nejaim, o novo projeto do Parque Ferroviário de Caruaru – Estação Armazém de Cargas, localizado na Estação Ferroviária.

O encontro contou com as participações de membros do Instituto Histórico de Caruaru, da Academia de Cordel, do Conselho de Cultura, da Academia de Letras, de representante do Poder Legislativo, dentre outros.

Na ocasião, foi apresentada em forma de projeto, toda estrutura de como ficará os espaços, áreas as quais serão restauradas, novos espaços, bem como, toda estrutura que será mantida dentro do protejo. “O projeto foi pensado e idealizado para manter a identidade histórica e cultural do local, trazendo novos traços, modernidade aos ambientes e claro, um local bem estruturado em relação à parte física. A nova Estação Ferroviária trará ainda mais cultura para Caruaru”, pontuou o arquiteto e responsável por restauros, Jorge Passos.

A nova área terá espaço escola, artesanato, lojas colaborativas, espaços de oficinas, espaço para mamulengo e também para o Instituto Histórico da cidade, entre outras áreas culturais. “Caruaru além de ser um grande centro de artes e de cultura de Pernambuco, também será responsável pela primeira requalificação de uma estação ferroviária do interior do Estado. O projeto da nova Estação Ferroviária, sem dúvidas, será um grande marco na cidade. Será através do novo espaço que a história passada poderá ser recontada de gerações para gerações”, afirmou o presidente da Fundação de Cultura, Rafael Martiniano.

De acordo com o historiador e também presidente do Conselho de Cultura de Caruaru, José Urbano, são projetos como este que dão sinal que a valorização da cultura não fica para trás, que aliás, revive com o passar dos anos. “É de um grande avanço poder acompanhar a elaboração e execução de uma grandiosa obra como esta que Caruaru irá ganhar. De uma vez só, vamos resgatar os valores históricos e culturais da cidade, como também trazer o que há de novo e moderno para dentro dos ambientes, trazendo mais conforto e com uma estrutura adequada que irá atender a todos. Tenho certeza que Caruaru só tem a ganhar”, disse José Urbano.

A obra tem duração de 14 meses após o seu início.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Projeto Brincando nas Férias é realizado em Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Gerência de Esporte e Lazer, está realizando a 4ª edição do projeto Brincando nas Férias.

O projeto oferece atividades esportivas e de lazer direcionadas as crianças e jovens, visando ocupar o tempo ocioso durante o período de recesso escolar, principalmente, em áreas de vulnerabilidade social na cidade e na zona rural, utilizando espaços como parques e praças do município. O Brincando nas Férias faz parte do Caruaru em Movimento.

Esta é a 2ª etapa do projeto, nesse ano, e conta com a participação de professores de educação física da Gerência de Esporte e Lazer e acadêmicos de educação física. São esperadas, em média, 40 crianças e adolescentes por horário. Em janeiro, foi realizada a 1ª etapa do Brincando nas Férias, atendendo crianças e adolescentes dos residenciais Luiz Bezerra Torres, Alto do Moura, Residencial Jardins e do bairro São João da Escócia. Já na zona rural, os distritos de Pau Santo e Juá foram contemplados.

“É importante lembrar que as atividades são gratuitas e esse é um momento importante para as crianças e adolescentes, elas irão brincar, se divertir e ter contato com outros colegas da mesma faixa etária”, ressaltou o gerente de Esporte e Lazer da SDSDH, Allyson Florêncio.

Lembrando que na parte da manhã as atividades acontecem das 7h30 às 10h e a tarde das 14h30 às 17h.

Programação:

23/07/2022 – Manhã – Bairro da Santa Clara – Praça da Santa Clara

Tarde – Monte Bom Jesus

30/07/2022 – Manhã – Peladas – Zona Rural

Tarde – Serra Velha – Zona Rural

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Concurso Petisco da Feira segue até quarta-feira (20) com opções saborosas e votação de consumidores

O São João já se despediu do calendário 2022, mas o Mercado Cultural Casa Rosa, no Parque 18 de Maio, que foi um dos polos dos festejos da Capital do Forró, permanece com vários atrativos para quem não dispensa uma comida gostosa junto de aperitivos deliciosos e de uma boa música. Em paralelo à programação cultural dotada de bastante forró, o local sedia até esta quarta-feira (20), o 1º Concurso Gastronômico O Petisco da Feira de Caruaru.

Ao todo, 25 estabelecimentos se encontram oferecendo petiscos deliciosos, que foram inscritos na competição e que estão sendo avaliados pelos consumidores. Dentre as opções de dar água na boca estão a mini buchada, o arrumadinho de bode, a rabada com cuscuz e salada, a macaxeira cremosa com charque e o bolinho de carne seca.

“O concurso tem como objetivo promover justamente a Capital do Agreste como importante polo gastronômico do Estado disseminando também esse conceito para a população local. Convidamos a todos a saborearem as delícias disponíveis”, destacou o secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa de Caruaru, André Teixeira Filho.

O 1º Concurso Gastronômico O Petisco da Feira de Caruaru é uma realização da Prefeitura de Caruaru juntamente do Sebrae de Pernambuco. A iniciativa faz parte da série de atividades que tem sido empregada no local, por meio do Festival Gastronômico do Mercado Casa Rosa.

Votação

A avaliação dos petiscos se dará em duas etapas, sendo a primeira mediante votação popular via QR Code disponível nos estabelecimentos participantes e a segunda mediante avaliação de júri técnico. Os três primeiros colocados receberão certificado fornecido pelo Sebrae e Prefeitura de Caruaru.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ceaca instala placas de conscientização contra abusos e abandono

Ação é voltada para conscientizar a população sobre abusos e explorações sexuais de crianças e mulheres, além do abandono de animais

 

A Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) obedecendo a lei nº 14.114, de 23 de agosto de 2010, que tornou obrigatórias placas informativas sobre abuso e exploração sexual, afixou, em suas dependências, sinalização informando os números do Disque Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (Disque 100).

Além das placas sobre o crime de abuso e exploração contra crianças e adolescentes, a administração da Ceaca afixou sinalização sobre a lei estadual nº 15.722, de oito de março de 2016, que impõe a obrigatoriedade de placas sobre a exploração contra a mulher. “Violência, abuso e exploração sexual contra a mulher é crime. Denuncie discando 180”.

Na ação de conscientização foram incluídas quatro placas contra o abandono de animais, já que muitos são deixados na Central de Abastecimento de Caruaru.

*Guarita*

A guarita da Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) está sendo reformada. A obra, que teve início nesta semana, visa modernizar o ambiente e torná-lo mais seguro e dinâmico. De acordo com o presidente da Ceaca, Gilvan Calado, a previsão é que a reforma seja concluída em três semanas.

“A reforma da guarita teve início na segunda-feira (11). Ela ficará mais ampla e confortável”, explicou Gilvan Calado. “Estão sendo construídos novos banheiros, masculino e feminino, e o objetivo dessa reforma é oferecer mais comodidade e segurança para os servidores”, adiantou.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Saúde conclui processo de mudança para a nova maternidade municipal


 

A partir das 8h desta sexta-feira (15), as gestantes residentes em Caruaru, que entrarem em trabalho de parto ou necessitarem de atendimento de urgência e emergência obstétrica, poderão se dirigir até nova maternidade. Localizada no bairro Luiz Gonzaga, a Maternidade Municipal Santa Dulce dos Pobres (MMSDP) fica por trás do Hospital Mestre Vitalino (HMV). Desde o mês de abril, a unidade já vem realizando atendimentos ambulatoriais, como: teste do pezinho e consultas com neonatologistas para egressos (bebês nascidos na Casa de Saúde Bom Jesus).

A secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio, comemorou a conclusão do processo de mudança e explicou como será o atendimento no local. “É um momento de grande alegria para nós poder concluir mais esta etapa de um equipamento de saúde, que é de extrema importância para as mulheres. A nova maternidade vai atender, exclusivamente, as mulheres residentes no município. Lá, poderão ser atendidas as mulheres com pré-natal de baixo risco. O serviço de alta complexidade, para partos de alto risco, se mantém sob a competência do Estado”, concluiu.

Agora, a MMSDP passa a ser referência municipal em obstetrícia e está equipada para atender a demanda de, aproximadamente, 20 mil gestantes de baixo risco ao ano e uma média mensal de 1.700 (um mil e setecentas) gestantes. O local conta com mais de 300 colaboradores, entre ginecologistas obstetras, pediatras neonatologistas, enfermeiros obstetras, técnicos de enfermagem, auxiliares de serviços administrativos, serviços gerais, porteiros, maqueiros e uma equipe multiprofissional composta por fonoaudióloga, psicólogas, assistentes sociais, fisioterapeutas, entre outras especialidades.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Caruaru avança quase 100 posições em índice medidor de contabilidade pública

Caruaru prossegue obtendo destaque no Estado através do trabalho desenvolvido pela Prefeitura. A cidade comemora o excelente resultado alcançado no Índice de Consistência e Convergência Contábil (ICCPE) do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). De uma edição para outra deste índice bianual que avalia as prestações de contas realizadas pelos municípios de PE, a Capital do Agreste evoluiu quase 100% passando da 107ª para 11ª posição, de 2018 para 2020.

Desenvolvido pela Diretoria de Controle Externo do TCE-PE, o estudo referente ao ICCPE verifica o grau de atendimento das cidades às normas de contabilidade pública como determina a Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), comparando os resultados aos da pesquisa anterior, neste caso, a que foi feita em 2018.

Devido à intensificação da pandemia da Covid-19, o ranking referente ao último ICCPE foi divulgado apenas em 2022. Nele, Caruaru se encontra à frente de cidades de grandes portes do Estado, a exemplos de Recife, Jaboatão dos Guararapes e Petrolina. “Esse índice promove o contínuo aprimoramento da gestão municipal, pois viabiliza a transparência do resultado da ação governamental, presente em seus demonstrativos e informações contábeis aos cidadãos e aos diversos órgãos governamentais”, explicou o presidente do TCE, Ranilson Ramos.

Para o Prefeito Rodrigo Pinheiro, tal desempenho obtido pela Capital do Agreste no ICCPE só vem a reforçar ainda mais o trabalho sério e comprometido que tem sido realizado pela Prefeitura de Caruaru em prol da população caruaruense. “A série histórica do índice demonstra que a cidade tem se tornado cada vez mais transparente em relação às suas prestações de contas junto ao TCE e a nossa contabilidade está de parabéns pelos serviços prestados”.

A Secretaria Municipal da Fazenda, através do Departamento de Contabilidade que é responsável pelo registro das informações contábeis, atua na prestação de contas da PMC. A secretária Simone Nunes reforçou as palavras de Rodrigo destacando que esse resultado é fruto de um trabalho que envolve o reequilíbrio fiscal do município e o fortalecimento das práticas de governança e gestão adotadas pela gestão.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Rodrigo Pinheiro assina contrato que garante cidade totalmente iluminada por LED

Esta parceria assegura melhorias na qualidade de vida dos mais de 365 mil caruaruenses, tornando a cidade mais segura e sustentável

Na noite desta segunda-feira (11), em uma solenidade realizada no Teatro Difusora, o Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, assinou o contrato de Parceria Público-Privada (PPP) para modernização, expansão, operação e manutenção da rede de iluminação pública da cidade. O convênio foi firmado entre o município e o Consórcio Luz de Caruaru, formado pelas empresas Enel X Brasil, Mobit e Selt Engenharia, e com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O investimento previsto no contrato assinado é de R$ 90.529.373,35 ao longo dos 20 anos de concessão da empresa, resultando na economia de 48,4% no consumo de energia elétrica com a iluminação pública do município.

Serão realizadas mais de 34 mil instalações de pontos de iluminação pública que vão beneficiar mais de 365 mil caruaruenses. Além das novas instalações em toda a rede de iluminação da cidade com luminárias de tecnologia LED, a concessionária deverá implantar um sistema com tecnologia de gestão remota e um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por telefone e canais digitais.

O prefeito Rodrigo Pinheiro, que completa hoje 100 dias a frente do município, ressaltou a importância da assinatura deste contrato para cidade. “O dia de hoje é um marco na história de Caruaru, a assinatura deste contrato garantirá mais segurança e qualidade de vida para população da zona urbana e rural do nosso município. Gerando também grandes avanços tecnológicos no desenvolvimento sustentável da nossa cidade”, disse o Prefeito.

O representante da empresa Enel X também falou sobre este grande passo para tornar a cidade de Caruaru mais inteligente. “Com o Consórcio Luz de Caruaru, além de garantir mais eficiência com menores níveis de consumo, a implantação desse novo acervo trará mais confiabilidade à operação a partir de um sistema moderno, que contará com monitoramento 24 horas em locais estratégicos. Com isso, permitiremos que administração pública torne a cidade de Caruaru mais sustentável”, ressaltou o presidente da Enel X no Brasil, Francisco Scroffa.

Além da imprensa local e dos representantes da empresa Enel X, também estavam presentes representantes do poder legislativo, incluindo o Presidente do Legislativo Bruno Lambreta, secretários municipais; o presidente da OAB Caruaru, Fernando Santos Jr.; o vice-presidente da ACIC, Jaime Anselmo, entre outras representações.

Durante a solenidade ainda foi apresentado o Conselho Gestor das Parcerias Público-Privada, formado por: Dimitre Bezerra, Procurador do Município, que ocupa à presidência do conselho; Andrews de Melo, secretário de Infraestrutura Urbana e Obras; Heleno Júnior, secretário executivo da Fazenda; Francisco Batista, presidente da Autarquia de Urbanização e Meio Ambiente; Ytalo Farias, secretário de Serviços Públicos e Sustentabilidade; e Swami Soares, assessor especial do gabinete do prefeito.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Diálogo é a palavra-chave dos 100 dias de governo de Rodrigo Pinheiro

O prefeito de Caruaru buscou se aproximar e ouvir a todos desde que assumiu a cadeira principal do Palácio Jaime Nejaim

O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, completa 100 dias à frente do poder executivo da principal cidade do Agreste pernambucano. A marca da sua gestão, nesse período, está sendo o diálogo com diversas categorias, políticos e servidores municipais.

“Desde que assumi a missão de comandar Caruaru como prefeito, quero ouvir e ser ouvido para conseguir fazer uma administração justa e construir uma cidade cada vez melhor”, disse Rodrigo Pinheiro.

Por meio de diálogos e articulações políticas, o prefeito de Caruaru conseguiu um investimento na ordem de R$ 3,5 milhões junto ao governo do Estado para o São João 2022 da Capital da Forró, por exemplo. E, por falar em São João, Rodrigo Pinheiro realizou o São João do Reencontro, que movimentou R$ 558 milhões e teve um impacto econômico 123% maior que em 2019. Foram 24 polos de animação, mais de mil apresentações, 3,2 milhões de visitantes e, algo inédito, um aumento de 30% no cachê dos artistas locais.

Para comemorar os 100 dias de governo e dar continuidade ao trabalho que vem sendo desenvolvido, o prefeito Rodrigo Pinheiro lança um pacote de melhorias para cidade e a primeira será entregue, nesta segunda-feira (11), à população: a assinatura do contrato de Parceria Público-Privada (PPP) para modernização, expansão, operação e manutenção da rede de iluminação pública da cidade. O convênio será firmado entre o município e o Consórcio Luz de Caruar, formado pelas empresas Enel X Brasil, Mobit e Selt Engenharia, e com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Com o convênio, serão realizadas mais de 34 mil instalações de pontos de iluminação pública que vão beneficiar mais de 365 mil caruaruenses. Além das novas instalações em toda a rede de iluminação da cidade com luminárias de tecnologia LED, a concessionária deverá implantar um sistema com tecnologia de gestão remota e um centro de controle para monitoramento 24 horas por dia, com atendimento por telefone e canais digitais.

Também estão previstos o lançamento das obras do Parque Pinheirão, na Vila Padre Inácio; a construção de praças no Centro, no Adalgisa Nunes e em Terra Vermelha; pavimentação nos bairros Rendeiras, Severino Afonso, São José, Campo Novo, Vassoural e na zona rural: Cipó, Malhada de Barreira Queimada, Juá, Cachoeira Seca, acesso Serra dos Pintos e acesso do Parque João Vasconcelos; e intervenção asfáltica nos bairros Indianópolis, São João da Escócia, Alto do Moura, Distrito Industrial e Centenário.

“Me sinto muito feliz em ter conduzido Caruaru nestes 100 primeiros dias. Tivemos o melhor São João dos últimos tempos, benfeitorias em todas as secretarias e tudo está apenas começando. Vamos continuar ouvindo a população, os vereadores, empresários e todos que possam contribuir para a construção de uma cidade cada vez melhor, com infraestrutura, saúde, educação, emprego e renda para todos”, finalizou o prefeito.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota em homenagem aos 113 anos do Mestre Vitalino

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, homenageia Vitalino Pereira dos Santos – o Mestre Vitalino, pela passagem de seu aniversário, que se estivesse vivo, completaria 113 anos nesta data.

Dono de um talento inconfundível, sua simplicidade foi sua maior riqueza. O amor por Caruaru foi tema retratado em diversas formas pela arte feita de barro através de seu talento e genialidade.

Vitalino, sinônimo de arte, cor, encanto, talento e muita criatividade. Seu nome será sempre lembrado com muito orgulho e amor.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Transforma lança a campanha “Caruaru Solidária”

O Transforma Caruaru, lança nesta sexta-feira (8), a campanha “Caruaru Solidária”. A iniciativa visa arrecadar donativos para as vítimas das chuvas na Mata Sul e Agreste do estado.

Estão sendo arrecadados roupas, colchões, água mineral e, principalmente, alimentos não perecíveis.

“É importante que a população seja consciente e faça doação de materiais em bom estado de conservação, que possam ser usados imediatamente. Essas pessoas já estão em situação de vulnerabilidade social, então, é necessário um cuidado especial com essas doações”, afirmou a gerente do Transforma Caruaru, Christianny Magalhães.

As doações devem ser levadas para os pontos de coleta, que são: as lojas O Boticário e Loja do Bem, que fica no 3º andar do shopping Difusora.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Educação abre inscrição para Cursinho Popular em Caruaru


A Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru (Seduc), inicia, nesta terça-feira (05), as inscrições para o Cursinho Popular Professor Edilson de Góis.

Os aulões acontecerão na Escola Municipal Professor Machadinho, no bairro São Francisco, das 13h30 às 17h30 e irá abranger as quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e redação, ciências humanas, ciências da natureza e matemática. A aula inaugural será no dia 06 de agosto, com o professor Menelau Júnior.

O objetivo do Cursinho Popular Professor Edilson de Góis é preparar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e também para os vestibulares das faculdades públicas e privadas de toda região.

Podem participar os alunos que estiverem cursando o terceiro ano do ensino médio ou os que já concluíram.

As inscrições seguem até o dia 04 de agosto. Serão ofertadas 600 vagas. Para ter acesso a uma das vagas basta acessar o link https://bityli.com/iOnuNM e preencher o formulário de inscrição.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

São João de Caruaru movimenta mais de R$ 550 milhões na economia da cidade e tem 96% de aprovação do público

Mais de 3,2 milhões de pessoas passaram pelos 24 polos de animação

Nesta terça-feira (5), o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, reuniu imprensa e membros do Comitê Gestor do São João 2022, para apresentar o balanço de todas as ações deste ano.

Após dois anos de hiato, causado pela pandemia do coronavírus, o São João de Caruaru voltou ainda mais grandioso. Recorde de público, de atrações e de movimentação financeira, a edição de 2022 é a maior da história. O impacto econômico foi 123% maior que em 2019. Foram movimentados, na economia da cidade, R$ 558 milhões. Só na rede hoteleira, que teve 98% de ocupação, o faturamento ficou acima de R$ 6,2 milhões. A geração de empregos também ficou acima da média. Mais de 7 mil empregos diretos foram criados, enquanto que, indiretos, foram impactados mais de 12 mil postos.

“Os números superaram todas as nossas expectativas. Nossa projeção era de uma movimentação econômica de R$ 250 a R$ 300 milhões. Através de pesquisa, analisando o gasto médio do turista, do excursionista e também do morador da cidade, chegamos a mais de R$ 550 milhões injetados na economia da nossa cidade. Isso só corrobora o sucesso da edição deste ano”, explica o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

Pelos 24 polos de animação, passaram mais de 3,2 milhões de pessoas, que curtiram mais de mil apresentações de 609 atrações. Dessas, 72,82% foram artistas caruaruenses e 80,3% contratados via edital. O Pátio do Forró registrou recorde de público em várias noites, chegando a atingir quase 100 mil pessoas em apenas um dia.

Com a criação de novos polos e ampliação do já consagrado São João na Roça, a aprovação do São João entre o público chegou a 96%. Quando avaliado por turistas e excursionistas, esse número chega a 98%. Com o objetivo de tornar a festa ainda mais acessível, uma das novidades foi o Polo da Inclusão, que contemplou atividades culturais e grupos musicais formados por pessoas com deficiência. Novidade na edição 2022, o Polo da Saúde também registra saldo positivo. Foram aplicadas 953 doses de vacina contra a covid-19, 107 contra a influenza, além da realização de 8024 testes para detecção de covid. O número de atendimentos feitos pela Secretaria de Saúde foi de 1369, abaixo dos 1676 de 2019.

Criado durante a pandemia com a finalidade de ajudar artistas e cadeia produtiva prejudicada com a proibição da festa, o São João Solidário foi realizado com o objetivo de auxiliar vítimas das chuvas que atingiram Recife e municípios da Região Metropolitana. Em junho, foram arrecadadas quase 8 toneladas de alimentos, cerca de 9 mil peças de roupa, mais de 8 mil garrafas de água, dentre outros itens.

Na imprensa, o São João de Caruaru também foi destaque. Foram mais de 4500 matérias citando a festa só nos últimos 30 dias. Além da imprensa nacional, o São João se mostrou relevante internacionalmente. Foram quase 70 publicações no exterior com uma audiência estimada em 683,3 milhões de leitores (segundo o software de monitoramento Meltwater).

“Como foi bom rever nossa cidade cheia de alegria, que só o Maior e Melhor São João do Mundo pode proporcionar. Tive a oportunidade de liderar, como prefeito de Caruaru, a volta do São João, depois de dois anos sem a festa, e a sensação de dever cumprido é o que nos move para nos reencontrarmos em 2023, quando pretendemos fazer uma festa ainda maior, e já estamos em busca disso. Tivemos uma reunião com a organização do Rock in Rio para nos auxiliar a formular um novo conceito estrutural para o ano que vem. Será, sem dúvida, um grande São João”, comemora Rodrigo.

Em 2023, a festa está prevista para ser realizada de 3 de junho a 1º de julho. Dentre as atrações já confirmadas para o ano que vem, estão Maiara e Maraísa, Nattan e Toca do Vale.

Confira os números abaixo.

Economia– Impacto econômico foi 123% maior do que em 2019.
R$ 558 milhões de movimentação financeira
98% de ocupação na rede hoteleira
R$ 6,2 milhões de faturamento na rede hoteleira
7 mil empregos diretos
12 mil empregos indiretos

Cultura– Recorde com mais de mil apresentações.
1049 apresentações
609 atrações
80,3% contratações via edital
72,82% atrações de Caruaru

Pesquisa – Quase 100% de aprovação.
98% de aprovação entre turistas e excursionistas
96% de aprovação entre o público geral

Saúde– Diminuição do número de atendimentos em comparação com 2019.
Em 2022, foram realizados 1369 atendimentos, contra 1676 no último São João.
Aplicação de 1060 doses de vacinas, sendo 953 contra a covid-19 e 107 contra a influenza.
Testes contra a covid – 8024

São João Solidário – Com o objetivo de auxiliar as vítimas das chuvas que atingiram o Recife e Região Metropolitana, campanha foi realizada durante todo o mês.
Alimentos – 7,6 toneladas
Água mineral – 8360 garrafas
Sapatos – 1800 pares
Roupas – 8600 peças
Lençóis e mantas – 958 unidades
Materiais de limpeza – 1820 unidades
Colchões e travesseiros – 400 unidades

Imprensa – Mais de 4500 matérias citaram o São João nos últimos 30 dias.
Contato com 4462 jornalistas do Brasil e do exterior.
600 inserções no rádio
160 inserções na TV
Mais de 140 publicações nos três principais jornais do estado                                    Quase 70 publicações no exterior com audiência estimada em 683,3 milhões de leitores

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota

A Prefeitura de Caruaru informa que, nesta terça-feira (05), Rubens Júnior deixa a presidência da Fundação de Cultura de Caruaru para se dedicar à campanha eleitoral da pré-candidata ao Governo do Estado, Raquel Lyra.

Rubens Júnior foi um dos grandes responsáveis pelo sucesso do São João 2022 e, por isso, fica externada nossa gratidão por tanto empenho e dedicação.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Caruaru desenvolve censo para criação do Cartão de Identificação da Pessoa Fibromiálgica

A Síndrome da Fibromialgia (FM) é uma síndrome clínica que se manifesta com dor no corpo todo, principalmente na musculatura. Junto com a dor, a fibromialgia causa sintomas de fadiga (cansaço), sono não reparador (a pessoa acorda cansada) e outros sintomas como alterações de memória e atenção, ansiedade, depressão e alterações intestinais. A fibromialgia é uma condição recém-descoberta e, por isso, requer políticas públicas específicas para assistência desse grupo.

Por isso, a Secretaria de Saúde de Caruaru, com base na Lei Municipal 6.847, de 30 de março de 2022, instituiu a criação do censo para produção dos cartões de identificação dos fibromiálgicos para garantir maior conforto e qualidade de vida para esses pacientes.

Para se beneficiar dessa ação, os pacientes devem responder ao censo para implantação da carteira de identificação, que garantirá tais direitos. O formulário está disponível no link https://forms.gle/nrFFg8RFF8puTHfc9

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Covid-19: boletim quinzenal da Secretaria de Saúde – 20/06/22 a 04/07/22

A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até a segunda-feira (4), foram registrados 54.570 casos de Covid-19, sendo 52.482 caos leves, 1.853 novos casos leves, 6 novos casos graves e 761 óbitos. Já de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), foram registrados 2.088 casos. Dois novos óbitos foram registrados neste período, sendo: um óbito do dia 15/05/2021 e outro do dia 01/02/2022.

Fontes:

Ministério da Saúde (e-SUS Notifica, MS – Casos Leves até 04/07/2022)

Cievs PE – Secretaria Estadual de Saúde (Notifica PE – Cievs PE – Casos Graves e Óbitos até 04/07/2022).

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Campanha de vacinação contra gripe é ampliada para público geral, em Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou a vacinação contra a influenza para toda população, acima dos seis meses de idade.

A vacina está disponível na Via Parque (no trecho do INSS) e em todas as unidades básicas de saúde do município. Para se vacinar é importante comparecer ao local escolhido com o CPF ou cartão do SUS e caderneta de vacinação para as crianças.

A coordenadora do PNI, Tatiane Lino, explicou que, mesmo com a ampliação para o público em geral, a campanha para os grupos prioritários continua. “A cobertura vacinal entre alguns grupos, a exemplo das gestantes e das crianças, ainda está muito abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 90%. É necessário que esses públicos busquem a vacinação para evitar o agravamento de doenças causadas pelo vírus da Influenza”, disse a coordenadora.

São parte dos grupos prioritários: as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Com a ampliação, qualquer cidadão, pertencente ao grupo prioritário ou não, poderá se vacinar.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

NOTA

A Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura, informa que recebeu com tristeza, na tarde de hoje, a notícia do cancelamento do show de Wesley Safadão, previsto para ser realizado, nesta quarta-feira (29), no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, em virtude do problema de saúde do artista.

Sendo assim, a Prefeitura não teve tempo hábil para uma substituição na grade de programação dos shows de hoje.

Até o dia 02 de julho, o Maior e Melhor São João do Mundo continua com toda a sua tradição.

Segue alteração dos horários da grade de hoje:

*Horários Reajustados*

19h30 – Magnatas do Forró
21h30 – Quinteto Violado
23h40 – Geraldinho Lins

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Encerramento em grande estilo no Polo Mestre Vitalino, no Alto do Moura

Nesta quarta-feira (29), Dia de São Pedro, subiram ao palco as últimas atrações do Polo Mestre Vitalino. Mais de 10 mil pessoas vieram aproveitar este último dia de shows neste polo. O público estava num misto de alegria e saudade do São João no Alto do Moura.

O Maior Centro de Artes Figurativas das Américas bateu recordes de públicos, neste São João, chegando a registrar 80 mil pessoas, no dia 11 deste mês, e 50 mil pessoas no dia da abertura do Polo Mestre Vitalino.

Passaram pelo palco do Polo Mestre Vitalino mais de 40 atrações, como Santanna O Cantador, Flávio José, Assisão e Elifas Jr. Hoje quem subiu ao palco para completar este time de grandes atrações foi o cantor Petrúcio Amorim, que falou da alegria de estar cantando mais uma vez no Alto do Moura. “Foi espetacular fazer mais uma vez o encerramento daqui, este lugar que tenho muito carinho. Já se tornou uma tradição gostosa fazer este fechamento e para mim isto é uma grande honra”, disse o cantor.

Também se apresentaram, nesta quarta-feira, no Polo Mestre Vitalino, o Trio Café com Leite, Domingos Acioly, André Julião e o cantor Douglas Leon.

E assim, com muito forró e animação, que os forrozeiros e visitantes se despediram dos festejos juninos no Alto do Moura. Muitos, já com grandes expectativas para o próximo São João.

Fotos: Elvis Edson

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bonecos de barro e forró marcaram o dia do Polo Infantil


Nesta quarta-feira (29), o Polo Infantil recebeu um grande público que, mais uma vez, se divertiu muito na Praça da Criança. A festa começou com a recreação da Turma da Kika, com várias atividades que prenderam a atenção dos pequenos.

As crianças ficaram encantadas com a Oficina de Barro: Flor e Barro, além de aprender com as artesãs do Alto do Moura, os pequenos assimilaram algumas dicas para refazerem em casa, com massas de modelar.

Na sequência, foi a vez do Arraial do ZTheus, que trouxe um repertório repleto de canções infantis em ritmo de forró, que fizeram a criançada e os pais cantarem juntos. O polo é um lugar para que as famílias possam aproveitar mais ainda o São João de Caruaru

Fotos: Felipe Correia

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Show de Onildo Almeida atrai turistas ao Polo do Repente

Aos 94 anos, o compositor, músico e poeta, Onildo Almeida se apresentou, nesta quarta-feira (29), no Polo do Repente, Cinema e Alpendre, na Estação Ferroviária. Com participação especial do Trio Forró Quentão, o artista trouxe composições como “A feira de Caruaru”, “Sanfoneiro Macho” e “Morena Bela”, além de seus versos.

“Todos os anos eu apresento ao público minhas composições, tanto música, como poemas e sempre é diferente. Caruaru está de parabéns pelo São João, nossa cidade é a pioneira nessa festa e em levar cultura nordestina ao povo brasileiro”, afirmou Onildo Almeida.

Com o título, “Onildo Almeida em grande aula espetáculo@, o evento atraiu turistas de vários estados.

“Essa é a verdadeira tradição do São João, estou feliz que aqui na Estação Ferroviária, a gente consegue conhecer artistas e assistir esse espetáculo maravilhoso”, comentou a professora, Janeide Lima, que veio do estado de Mato Grosso do Sul.

Como compositor, Onildo escreveu mais de 530 canções, muitas gravadas por nomes famosos como Gilberto Gil e Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Fotos: Felipe Correia

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Homenagem
Quinta-feira (30) tem homenagem a Dominguinhos, São João na Roça e muito forró no São João de Caruaru


Foto: Allison Lima/Divulgação.

A última quinta-feira do São João de Caruaru vem embalada por muito forró e, também, por um emocionante tributo. O cantor, compositor e sanfoneiro Dominguinhos será homenageado no Pátio do Forró com o especial "Caruaru canta Dominguinhos". A lista de participações é extensa. Quem comanda o espetáculo é a filha do pernambucano, Liv Moraes, e Mestre Gennaro, que recebem como convidados Gilvan Neves, Didi Caruaru, Benil, Humberto Bonny, Isabela Moraes, Joana Angélica, Marlene do Forró, Renilda Cardoso, Yngrid Bitencourt, Maestro Mozart Vieira e Elifas Junior, um dos homenageados do São João 2022. O show começa às 20h.

Em seguida, às 22h, quem sobre ao palco é Raí Saia Rodada, com os sucessos da banda que está na estrada há cerca de 20 anos. À 0h, para embalar os casais e emocionar com o forró romântico, o cantor Batista Lima encerra à noite. No Polo Camarão, localizado no Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga, dentre as atrações, tem a ex-Capim com Mel, Suzy Lima, e Josildo Sá. O São João na Roça estaciona na comunidade de Xicuru com quadrilha, banda de pífanos, Trio Caruru e os cantores Diego Henrique e Azulinho, filho de Azulão.



Outros polos - A Casa Rosa começa com a programação musical a partir das 13h e recebe duas atrações conhecidas dos caruaruenses, a banda Dama do Rei e a cantora Gisele Coutinho. O Polo Infantil começa às 17h na Praça da Criança. Os Polos Juarez Santiago e do Repente seguem atraindo quem gosta do forró pé de serra e de poesia.



Abaixo, segue a programação completa.



Quinta - 30/JUN


Polo Casa Rosa


13h - Dama do Rei


15h - Gisele Coutinho



Polo Infantil


19h - Recreação com Turma da Kika


20h - Oficina de Perna de Pau com Sebá




São João na Roça - Xicuru


19h - Trio Caruru


Quadrilha Molecodrilha


Banda de Pífano Vitoriano Jovem


20h30 - Diego Henrique


22h30 - Azulinho



Polo Camarão


19h - Jô Querino


20h15 - Cleoman e Banda Xamego


21h30 - Suzy Lima


23h - Rangel Brazzaville


0h30 - Josildo Sá



Polo Juarez Santiago


20h - Trio Luz do Candeeiro


21h20 - Trio Orlando


23h - Bau dos Oito Baixos



Polo do Repente


19h às 22h - Oficina de Fotografia com Itaquê Fontinelle


Declamadores: Nerisvaldo Alves, Iram Bradock e João Bosco do Pajeú


Aboiadores: Antonio Barbosa e Zito Alves


22h - Cia. De Dança Flávio Barbosa


23h - Esaú e banda



Pátio do Forró


20h - Caruaru canta Dominguinhos


22h - Raí Saia Rodada


0h - Batista Lima
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Programação do Polo Azulão é sucesso entre o público alternativo

Encerrando o primeiro fim de semana de funcionamento do Polo Azulão, conhecido como Polo Alternativo, neste domingo (19), o espaço contou com apresentações de artistas que tocaram os ritmos blues, baião e rock.

O primeiro a subir ao palco foi o cantor caruauense Joanatan Richard, ele foi fundador de uma das bandas de blues pioneiras em Pernambuco, a The Bluz. Em seguida, o público, amante de ritmos culturais, dançou ao som de baião, música embalada na voz do cantor Erisson Porto. O artista apresentou obras autorais inspiradas nos poetas e na literatura de cordel. Logo após foi a vez do cantor pernambucano Siba, um dos pioneiros do movimento Manguebeat.

A dona de casa, Jade Samuel, é de Caruaru, mas nunca tinha vindo ao polo. “Vim conhecer com minha família e fiquei muito feliz. O Polo Azulão é muito divertido e agrada um público que não quer curtir apenas o forró. Estou encantada”, afirmou.

Para fechar a noite com chave de ouro, um dos shows mais esperados do polo, o do cantor de rock Paulo Miklos, ex Titãs. “É uma honra cantar a primeira vez no São João de Caruaru e neste espaço, que é a nossa cara. Me sinto honrado em fazer parte desta festa tão democrática”, comentou o artista.

Os shows voltam a ser apresentados na próxima quarta-feira (22), sempre às 20h e seguem até as 2h. O Polo Azulão fica na Rua Armando da Fonte, em frente ao prédio da Associação Comercial e Industrial de Caruaru (Acic), no centro da cidade.

Fotos: Felipe Correia

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Muito forró romântico, piseiro e arrocha no 3º Domingão do Pátio

O terceiro domingo do São João 2022 de Caruaru, no Pátio do Forró, teve quase de tudo um pouco em termos de ritmos: forró romântico e estilizado, xote, arrastapé, vaquejada, piseiro, sofrência e arrocha. A programação ficou por conta da banda Magníficos e dos cantores Tarcísio do Acordeon e Tierry, que conseguiram elevar a temperatura do polo principal dos festejos juninos da Capital do Forró, em meio à noite fria, deste dia 19, com sucessos que vêm atravessando gerações.

Na estrada há mais de 20 anos levando o forró romântico para todas as regiões do país, Magníficos desembarcou no Maior e Melhor São do Mundo com todo gás possível fazendo a nação forrozeira dançar agarradinha. No repertório, verdadeiros hinos desse estilo musical, que predominou principalmente na década de 90, e que ainda permanece cultivando e atraindo milhares de fãs como: “Me Usa”, “Verdadeiro Amor”, “Cristal Quebrado”, “Bandeja”, “Meu Tesão é Você!”, dentre vários outros.

Após o show da “Preferida do Brasil” foi a vez de Tarcísio do Acordeon esquentar a temperatura do Pátio com a sua lista de hits sob os ritmos do piseiro e da vaquejada. Esta foi a primeira vez que o artista cearense se apresentou no São João de Caruaru. “Estava conversando minutos atrás com o meu pai e ele comentou sobre o orgulho de me ver cantando no Maior São João do Nordeste. Hoje, aqui, estou realizando um sonho!”.

Baiano de Salvador, Tierry também fez a sua estreia nos festejos da Capital do Forró mantendo a animação da noite. Com poucos anos de carreira, mas já com vários hits na bagagem, o cantor fechou o domingão do Pátio do Forró com muito arrocha, sofrência e forró. Com a ajuda, em coro, das mais de 65 mil pessoas que permaneciam no polo, ele trouxe no repertório, canções que continuam na ponta da língua do público como: “Cabeça Branca”, “Rita” e “Hackeram-me”.

“Preparei um repertório especial para esse período de São João, com muita sofrência, mas também com muito forró. Sou baiano e sei o quanto é importante este último ritmo para todo o Nordeste. Acho que essa galera de Caruaru vai gostar!”, disse Tierry, durante entrevista antes de subir no palco.

No Pátio, a programação será retomada, nesta quinta-feira (23), véspera de São João, tendo como atrações: Dorgival Dantas, Barões da Pisadinha, Mano Walter e Brucelose.

Fotos: Prefeitura de Caruaru

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Alto do Moura recebe décima nona edição da macaxeira gigante


Além das atrações do Alto do Moura com Flávio José e Maciel Melo, ocorreu neste domingo (19), a décima nona edição da Macaxeira Gigante. Evento ainda contou com trio de forró pé de serra e Givanildo do Acordeon.

Para o organizador do evento, Marcílio Bernardo, a festa mantém a tradição do São João de bairro. “Muito importante a preservação dessa identidade de Caruaru do São João raiz, com forró e comidas gigantes”, destaca.

A comida realizada na Praça do Artesão, no Alto do Moura, pesa 400 quilos e teve a mistura com 100 quilos de galinha guizada e margarina.

 

Foto: Felipe Correia

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Polo Infantil continua encantando todas as gerações


Neste domingo (19), mais uma vez, o Polo Infantil surpreendeu. A criançada tem um espaço garantido para a diversão, mas os pais que levam os pequenos, também ficam encantados e revivem grandes emoções.

O Polo é um lugar para que as famílias possam aproveitar mais ainda o São João de Caruaru.

A primeira atração foi Espetáculo Cordel Animado, depois foi a vez da Trupe Gargalhada animando ainda mais a festa. “Estou aqui todo fim de semana e o local me faz lembrar quando era criança, o quanto eu amava vim na Praça da Criança. A prefeitura, esse ano, surpreendeu em escolher esse local como o Polo Infantil”, comentou a dentista Graça Nunes.

As brincadeiras lúdicas, mágicas e diversão voltam na próxima quarta-feira (22).

Fotos: Elvis Edson

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Grandes atrações, como o cantor Flavio José, atraíram uma multidão de forrozeiros para o Alto do Moura

Olá colegas, boa noite! Segue sugestão de pauta do São João do Reencontro

Neste domingo (19), o Alto do Moura mais uma vez recebeu uma multidão de forrozeiros para curtir o São João do Reencontro. Mais de 12 mil pessoas aproveitaram a tarde de muito forró no Maior Centro de Arte Figurativas das Américas.

A primeira atração a subir ao palco do Polo Mestre Vitalino foi Anderson do Pife e seu Terno de Zabumba, que fez um verdadeiro show cultural para os forrozeiros. Depois quem fez a alegria do público foi a cantora caruaruense Renilda Cardoso. Ela montou um show cheio de surpresas, como: uma homenagem aos artistas do barro do Alto do Moura e com um belo time de bailarinos.

A atração mais esperada da tarde foi o cantor Flávio José, que levou o público ao delírio com um repertório repleto de grandes sucessos do forró tradicional. O mar de gente fez couro para cada música do cantor. Flávio José ficou encantado com o carinho dos forrozeiros. “Esta foi a primeira vez que me apresentei aqui e foi sensacional! No próximo ano quero voltar para este palco novamente”, disse o cantor.

A despedida da tarde deste domingo, no Polo Mestre Vitalino, foi com o cantor Maciel Melo, que fez o público dançar sem parar durante seu show. E foi assim, com muita animação e forró que se encerrou mais um fim de semana no Alto do Moura.

Fotos: Felipe Correria

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Forró das antigas marcou o domingo no Polo Casa Rosa

Encerrando mais um fim de semana do Polo Casa Rosa, os forrozeiros que foram ao local dançaram muito relembrando grandes sucessos das bandas de forró. Wanessa Roger, ex-vocalista do Forró do Muído, puxou o arrasta pé e fez o público dançar mais agarradinho.

A sanfona continuou trazendo o forró das antigas com Samara Costa, a segunda atração da tarde fez os forrozeiros cantarem Matruz com Leite, Capital do Sol, Limão com Mel, Calcinha Preta, Magníficos, dentre outras bandas que marcaram época no meio forrozeiro.

O Mercado Cultural Casa Rosa, durante o mês de junho, receberá 40 atrações, até o dia 3 de julho. O local também conta com 12 estabelecimentos com serviços variados, entre comida de boteco, portuguesa, mediterrânea, regional, doces e drinks.

O forró volta à Casa Rosa, nesta quinta (23), a partir de 13h, com Vyni Amorin, Banda Pingo de Ouro e Matheus Lima.

 

Fotos: Elvis Edson

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Multidão toma conta do Alto no Moura neste domingo, com público de 80 mil pessoas

Fotos: Felipe Correia / Fotos aéreas: Defesa Civil

Alto do Moura é palco de grandes atrações e da 27º Caminhada do Cuscuz

Neste domingo (11), a festa começou cedo no Maior Centro de Arte Figurativas das Américas. Além da 27º edição da Caminhada do Cuscuz, o Alto do Moura também foi palco de muito forró. Segundo A primeira atração a subir no polo Mestre Vitalino foi o cantor J. Lima do Forró Gogó de Ouro, que aqueceu o público com muito pé de serra. A banda Caruforró foi a segunda atração da tarde e fez a alegria dos forrozeiros com um repertório eclético, do forró tradicional ao frevo.

Uma das atrações mais esperadas deste domingo foi o Rei das Drilhas, Elifas Júnior, que também é um dos homenageados do São João do Reencontro. Elifas, disse que foi um prazer fazer seu show no polo do Alto do Moura. “Para mim, sempre é uma honra me apresentar aqui, este lugar que levou Caruaru para o mundo através da arte do barro, o Alto do Moura é um celeiro cultural,” disse o cantor.

Muitos casais que vieram para curtir o Dia dos Namorados no Alto do Moura aproveitaram o show do ilustre Assisão para dançar agarradinhos. O cantor, que fez o encerramento da festa neste domingo no polo Mestre Vitalino, embalou os casais apaixonados com seus grandes sucessos, como a música reconhecida mundialmente “Eu fiz uma fogueirinha”.

Assisão, que também foi muito esperado pelo público, disse que estava emocionado com as demonstrações de carinho. “Fico muito feliz em fazer a alegria dessas pessoas e receber todo esse amor do público enche meu coração”.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Caminhada do Cuscuz Gigante atraiu milhares de pessoas neste domingo

Fotos: Elvis Edson

Comida gigante pesa mais de 800 quilos

A tradicional Caminhada do Maior Cuscuz do Mundo aconteceu neste domingo (12). O evento que sai da Av. Leão Dourado, na Vila do Aeroporto, e segue até o pórtico do Alto do Moura atraiu milhares de forrozeiros para as ruas seguindo o Trio da Pitú Mania.

Para o organizador, José Augusto, é uma grande felicidade poder realizar a 27ª edição da Caminhada do Cuscuz. “Não tenho nem palavras para agradecer a todos que participam da festa, que já é tradição no Maior e Melhor São João do Mundo”, comentou.

Em pleno Dia dos Namorados, muitos casais também curtiram a movimentação da festa do cuscuz juntos, é o caso de Ewerthon e Júlia que aguardaram ansiosos por esse dia chegar. “Estávamos ansiosos por esse dia, para nós é o maior evento do São João de Caruaru e nada melhor do que comemorar com o maridão”, disse Júlia.

Às 17h, já no Alto do Moura, teve a distribuição de mais de 800 quilos de cuscuz para toda a população presente.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Casais aproveitaram a noite dos apaixonados na Estação Ferroviária

Fotos: Felipe Correia

Na véspera de Santo Antônio, santo que tem a fama de ser casamenteiro, os casais apaixonados aproveitaram cada pedacinho da Estação Ferroviária, um dos Polos do São João do Reencontro. A noite dos namorados foi cenário para momentos românticos na noite deste domingo (12).

Os casais aproveitaram a barraca do beijo para registrar a noite dos apaixonados, teve quem fizesse promessa em frente a igrejinha e até ensaiar o próximo passo do relacionamento, o casamento.

Para o casal Carla dos Santos e Luciano Vieira, que vieram do Recife, não importa o local, o Dia dos Namorados é uma data romântica e merece ser comemorada. “Viemos da Capital Pernambucana aproveitar cada momento desse dia, o forró, as apresentações culturais e, claro, curtir a companhia um do outro”, afirmou a funcionária pública, Carla dos Santos.

Para atender a expectativa do público, a Prefeitura de Caruaru preparou uma programação especial para atender os românticos de plantão. Se apresentaram no Polo do Repente Cinema e Alpendre do Forró Onildo Almeida, seis declamadores, repentistas e emboladores. Já no Polo Juarez Santiago, os Trios Santa Rosa, Pedrinho do Acordeon, Ardente do Forró, Leonara Moreno e a Banda Fixação, embalaram a noite de domingo.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fim de semana de multidão no São João de Caruaru

Em mais de dez polos, um público demais de 300 mil pessoas foi registrado2

A programação do Pátio do Forró, em Caruaru, começou na sexta (10) e em grande estilo: mais de 60 mil pessoas lotaram o Pátio para ver Renan Cruz, Toca do Vale e a dupla Simone e Simaria. Quem encerrou a noite foi a cantora Simone, que levantou a plateia sozinha a maior parte do show. Simaria, que se sentiu mal durante o dia, veio num voo mais tarde e só conseguiu chegar para o final da apresentação, emocionando o público.

Já no sábado (11), axé, galope, sertanejo, vaneirão, piseiro e música romântica guiaram quem estava no Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga. No entanto, o grande protagonista da noite foi o público. Mais de 80 mil pessoas compareceram ao Pátio para curtir os shows de Bell Marques, Luan Estilizado, Matheus e Kauan e Vilões do Forró. Um dos portões precisou ser fechado devido à multidão.

Estreando a volta das matinês, nada melhor do que um artista que conhece muito bem a atmosfera do São João de Caruaru: Bell Marques. Conhecido principalmente pelos seus hits de axé, também alcançou um histórico respeitável em relação ao universo do forró. “Transito muito bem pelo forró. Tenho vários sucessos gravados nesse estilo e é sempre uma honra cantar no São João de Caruaru”, comentou Bell durante entrevista.

Em seguida, foi a vez do forró e do piseiro com Luan Estilizado. O filho do sanfoneiro Amazan não deixou ninguém parado com um repertório movido a hits atuais. Em seu quinto show no São João de Caruaru, Matheus e Kauan se emocionaram com a receptividade e com a volta dos festejos. A dupla, que interagiu com o público durante todo o show, embalou casais e solteiros com grandes sucessos. O show teve, ainda, homenagem à inesquecível Marília Mendonça.

Coube à banda Vilões do Forró fechar a primeira noite de matinê – de um total de cinco. Em pouco mais de uma hora de apresentação, a banda pernambucana trouxe no seu repertório muito forró, piseiro e vaquejada.

No domingo (12), Dia dos Namorados, o que não faltou foi forró para dançar agarradinho. O Alto do Moura registrou o público recorde de 80 mil pessoas. Além de Elifas Jr. e Assisão, o local recebeu a Caminhada do Cuscuz, com o Maior Cuscuz do Mundo. Com mais de 800 kg de flocos de milho, numa cuscuzeira de 4,2 metros de altura, uma das comidas gigantes mais famosas levou uma multidão às ruas. No Pátio, O cantor Israel Filho e as bandas Limão com Mel e Calcinha Preta foram as atrações responsáveis por embalar os casais apaixonados. A estimativa é que 65 mil pessoas compareceram ao polo.

Prestes a completar 40 anos de carreira, o cantor, compositor e poeta caruaruense Israel Filho levou seu forró autêntico e inspirado nos ensinamentos deixados pelo “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga.

Na sequência, foi a vez de Limão com Mel esquentar ainda mais o clima de romance entre os casais. Sob as vozes de Edson Lima e de Adma Andrade, a banda pernambucana fez todo mundo cantar seus sucessos.

No encerramento da noite em clima de romance, o Pátio do Forró explodiu de emoção com o show de Calcinha Preta. Sob os comandos de Daniel Diau, Silvânia Aquino e Bell Oliver, o grupo sergipano retornou ao palco do Maior e Melhor São João do Mundo após mais de uma década. Ainda rolou homenagem para a ex-integrante e cantora Paulinha Abelha, que faleceu no último mês de fevereiro.

O próximo fim de semana promete números tão expressivos quanto esses. Passarão pelo Pátio o cantor Xand Avião, os estreantes João Gomes, Thierry e Tarcísio do Acordeon, além de Azulão, que fará o último show dos seus 60 anos de carreira.

São João na Roça – Fim de semana de estreia em um dos polos mais aguardados do São João de Caruaru. Três vilas da zona rural receberam trio pé de serra, quadrilha, banda de pífanos e todo o colorido dos festejos. Itaúna, Lages e Pau Santo foram as primeiras a sediar o polo. Atrações como Joquinha Gonzaga, Forró na Mídia e Petrucio Amorim animaram os moradores das localidades.

Polo Saúde- Equipes da Secretaria de Saúde da cidade atuam todos os dias no polo. Até o momento, 1.867 inspeções foram realizadas, com 174 testes de covid-19, sendo 14 reagentes e 160 não reagentes, além das vacinações, que, nesse fim de semana, foram 380 doses no total, sendo 338 contra a covid e 42 contra a influenza.

Reciclável- Em parceria com o Rotary Club e Caruaru Recicla, a Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade, por meio dos catadores de resíduos, realizou a coleta de mais de 2 toneladas de recicláveis no Polo Parque de Eventos Luiz Lua Gonzaga. Os resíduos serão convertidos em renda para os catadores e em cadeiras de rodas para pessoas de baixa renda.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta quinta-feira (9), em Caruaru e região

Oportunidades são para Arcoverde, Belo Jardim, Bezerros, Caruaru, Pesqueira, Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe, Palmares e Serra Talhada.

Por g1 Caruaru



Carteira de trabalho; emprego; trabalho — Foto: Letícia Queiroz/G1

As agências de trabalho estão com vagas abertas para esta quinta-feira (9), em Arcoverde, Bezerros, Belo Jardim, Caruaru, Pesqueira, Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, Serra Talhada, no Sertão, e Palmares, na Mata Sul de Pernambuco.

Em Caruaru, a agência está funcionando na Rua Padre Antônio Tomáz, número 127, no bairro Maurício de Nassau. O telefone para contato da agência é o (81) 3719-9480.

Confira as vagas disponíveis:


Arcoverde
Ajudante de motorista - 1
Chaveiro - 1
Cozinheiro de restaurante - 1
Flebotomista - 1
Gerente comercial - 1
Mecânico de automóvel - 2
Motorista carreteiro - 1
Motorista entregador - 2
Reparador de aparelhos eletrodomésticos (exceto imagem e som) - 1
Vendedor pracista - 2



Belo Jardim
Vendedor interno - 1


Bezerros
Ajudante de eletricista - 1
Auxiliar de Linha de Produção - 2
Eletricista - 2
Servente de Obras - 7


Caruaru
Açougueiro - 1
Ajudante de serralheiro - 1
Analista administrativo - 1
Assistente de contadoria fiscal - 1
Auxiliar administrativo (aprendiz) - 3
Auxiliar contábil - 1
Auxiliar de cozinha - 4
Caixa de loja - 1
Cobrador externo - 1
Consultor de vendas - 1
Costureira de Máquina Overloque - 2
Costureira de máquina reta - 1
Costureiro na Confecção em Série (ter experiência em máquina de traveto) - 1
Cozinheiro geral - 1
Encarregado de lavanderia - 1
Gesseiro (Temporária - 180 dias) - 4
Instalador-reparador de redes telefônicas e de comunicação de dados (temporária - 60 dias) - 1
Recepcionista de hospital - 1
Técnico em Segurança do Trabalho - 1
Vendedor Pracista (irá trabalhar com vendas externas de pneus) - 2
Vidraceiro - 1


Garanhuns
Cozinheiro geral - 2
Impressor gráfico manual - 1
Vendedor interno - 1


Pesqueira
Analista de sistemas - 1
Auxiliar administrativo - 1
Auxiliar de linha de produção - 5
Auxiliar de mecânico de autos - 1
Motorista de caminhão (rotas regionais e internacionais) - 4
Operador de inspeção de qualidade - 1


Serra Talhada
Motorista de Caminhão - 1
Auxiliar de faturamento - 2


Santa Cruz do Capibaribe
Babá - 1
Consultor de vendas - 1
Costureiro, à máquina na confecção em série - 8
Cozinheiro de restaurante - 1
Pedreiro - 5
Secretária(o) executiva(o) - 1
Servente de obras - 5
Vendedor Interno - 1
Vendedor porta a porta - 5
Vendedor pracista - 2
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Matinê no São João de Caruaru inicia temporada no sábado (11) com show de Bell Marques

Show vai começar às 18h20, no Pátio de Eventos.
Por g1 Caruaru




Bell Marques — Foto: Divulgação

Os shows matinês vão começar ser realizados no São João de Caruaru, Agreste de Pernambuco, a partir do sábado (11). O primeiro show da temporada será de Bell Marques, às 18h20, no Pátio de Eventos.

Os portões serão abertos a partir das 17h. Em seguida, vão ter apresentações dos cantores Luan Estilizado, às 20h50, dupla Matheus e Kauan começa o show às 22h40 e a banda Vilões do Forró que começa às 0h30.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Caruaru ocupa 2º lugar no ranking das cidades de PE com maior saldo de empregos criados

Município fechou o mês de abril com saldo positivo de 264 postos de trabalho formais criados.

Por g1 Caruaru



Caruaru fica em 2º lugar no ranking das cidades com o maior saldo de empregos criados em PE — Foto: Prefeitura de Caruaru/Reprodução

O município de Caruaru, Agreste de Pernambuco, ficou em 2º lugar no ranking das cidades de Pernambuco com maior saldo de empregos criados. Em abril, a cidade fechou com um saldo positivo de 264 postos de trabalho formais criados.

O setor de serviços foi o que mais gerou empregos formais no período de avaliação, com 100 vagas preenchidas. Na sequência vieram o comércio, com 73 postos de trabalho criados, construção civil com 69 postos registrados e o setor da indústria com 24 empregos ocupados. No total, foram 4.327 postos gerados.

A cidade também teve um desempenho maior no que se refere ao Estado. Caruaru fechou o intervalo com o resultado positivo e maior que a quantidade de empregos gerados em Pernambuco.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Procon Caruaru vai atuar com fiscalização no São João

Entre as ações do Procon Caruaru, está a fiscalização quanto ao cumprimento dos direitos dos consumidores que irão aproveitar o São João de Caruaru

 

Durante os dias de festa do São João, a Gerência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Caruaru – Procon – realizará monitoramento e fiscalização aos direitos do consumidor nos restaurantes, bares e barracas existentes nos principais polos da grandiosa festa. O objetivo é evitar condutas vedadas pela legislação consumerista. O Procon Caruaru usa como referência as regras existentes na Lei Federal nº 8.078/1990, na Lei Estadual nº 16.559/2019 – Código Estadual de Defesa do Consumidor, entre outras legislações, e que devem ser cumpridas em sua integralidade pelos comerciantes.

A equipe de fiscalização atua verificando se estão sendo cumpridas as determinações previstas no Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado entre Ministério Público, Procon e demais órgãos atuantes no São João. A equipe do Procon Caruaru verifica se as informações sobre preços de produtos e serviços estão sendo expostas de maneira clara, visível e ostensiva pelos comerciantes, de modo a garantir que o consumidor seja bem informado de seus direitos.

De acordo com a Gerente Jurídica do Procon Caruaru, Cynthia Nunes, deve ser garantido o cumprimento do que está previsto no Código de Defesa do Consumidor. “A gente faz esse trabalho de observar se o estabelecimento dispõe do Código de Defesa do Consumidor, se o informativo com os direitos básicos do consumidor (ver anexo) está visível, além de verificar se está sendo disponibilizado o cardápio, com a limitação de preços sugerida (ver anexo), lotação do local, entre outras verificações. A gente realiza essa fiscalização para que o consumidor tenha seu direito resguardado, também na maior festa popular da região”, explicou Cynthia.

A fiscalização é integrada junto a outras secretarias e órgãos da Prefeitura, a exemplo da Vigilância Sanitária, AMTTC, Secop e outros setores. “A equipe vai circular antes e durante a festa, nos principais polos”, adiantou a gerente jurídica, que informou que o Procon disponibilizará um número de whatsapp (9 8384-5909) para que as denúncias sejam direcionadas para a equipe, durante todo o evento”, finalizou Cynthia.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pontapé das comidas gigantes é no José Carlos de Oliveira

Maior bolo de chocolate do mundo ganhou as ruas nesta quinta-feira

 

A tradicional festa do maior bolo de chocolate ganhou as ruas do José Carlos de Oliveira, nesta quinta-feira (02). O bolo foi feito em conjunto com moradores do bairro e o evento contou com grande público.

A comida tem ao todo 15 metros e pesa 240 quilos. Além do bolo, tiveram shows de Jonatas Chaves, Bira Araújo e Eric Carlos, ex-cantor da banda Magníficos, que alegraram a noite dos caruaruenses apaixonados pelo forró.

De acordo com o organizador do evento, Ninho do Bolo, trazer a festa para o José Carlos de Oliveira é motivo de muita alegria. “Ver todas essas pessoas, adultos e crianças nas ruas para brincar, dançar forró e comer o nosso bolo faz meu coração se encher de alegria. E hoje damos o pontapé na maior festa de São João do mundo, com o maior bolo de chocolate do mundo, aqui no bairro José Carlos de Oliveira. Vamos curtir o São João do reencontro e trazer de volta a magia do São João para a cidade”, destaca.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Defesa Civil de Caruaru vai controlar espaço aéreo das festividades do São João

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Ordem Pública, estará controlando o espaço aéreo dos polos do São João da Capital do Forró. A determinação tem por objetivo o estabelecimento de medidas que promovam a melhoria da segurança, na organização do controle de tráfego aéreo de RPAs (Aeronave Remotamente Pilotada) e similares.

A portaria foi publicada nessa quarta-feira (01), no Diário Oficial do município e determina a proibição de todo e qualquer tipo de sobrevôos sobre multidões ou aglomerações de pessoas em eventos neste município, sendo as áreas permitidas previamente definidas pela a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Caruaru (COMPDC).

“Será obrigatório apresentar, com antecedência, a solicitação de autorização e declaração de que o piloto remoto conhece e cumpre as legislações e regulamentações aplicáveis. Estaremos controlando o espaço aéreo do Alto do Moura, polos do São João na Roça, Comidas Gigantes, Pátio de Eventos, Estação Ferroviária, Polo Azulão, dentre outros”, detalhou o coordenador da Defesa Civil, Kleber Aleksander.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

São João 2022: Ruas no entorno do Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga serão interditadas em dias de shows


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru (AMTTC), informa que algumas ruas estarão bloqueadas partir do próximo sábado (04), para a abertura do São João de Caruaru.

O arquivo em anexo detalha horários de fechamento de ruas no entorno do Polo Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, corredor de emergência e pontos de transporte público. Agentes da AMTTC estarão orientado os condutores.

Ruas fechadas a partir das 16h
Agnelo Dias Vidal (trecho), Capitão Nilton Prado, Manoel Surubim, Av. Cleto Campelo, Dr. Júlio de Melo, Coronel Limeira.

Ruas interditadas a partir das 18h(Acesso para veículos credenciados)
São Vicente de Paula e Travessa Manoel Surubim

Rua interditada 24h
Agnelo Dias Vidal (trecho)

Pontos de transporte público
Ônibus: Rua Mestre Pedro, Rua Silva Filho e Rua Silva Jardim
Taxi: Av. Capitão João Velho e Rua Belmiro Pereira
Mototáxi: Rua Capitão João Velho e Travessa Coronel Limeira
Taxi / Mototáxi: Av. Cleto Campelo e Rua Filemom Bastos

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

São João 2022: Vigilância Sanitária fiscalizará o comércio de alimentos durante o São João de Caruaru

Durante todo período junino, cerca de 50 profissionais que integram as equipes da Vigilância Sanitária (Visa) irão realizar fiscalizações nos estabelecimentos comerciais de Caruaru. Além das ações nas ruas, a Vigilância terá um ponto fixo montado no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga.

Segundo a gerente da Vigilância Sanitária, Cecília Borba, o principal objetivo das ações é garantir a qualidade dos alimentos e bebidas que serão comercializados durante os festejos juninos. “Queremos um São João seguro para a população e prevenir riscos à saúde. Não queremos proibir as pessoas de comercializarem alimentos e bebidas, mas temos a responsabilidade de checar as condições higiênico-sanitárias do que está sendo vendido”, explicou.

Cecília disse ainda como serão realizadas as fiscalizações. “Recentemente tivemos uma encontro com os comerciantes para respassar orientações básicas que devem ser cumpridas para garantir a segurança do alimento. Na ocasião, entregamos panfletos com as recomendações e vamos fiscalizar para que tudo seja cumprido de acordo com o que determina a resolução ANVISA de Boas Práticas para o Serviço de Alimentação – RDC”.

A população também pode ajudar no trabalho da Vigilância Sanitária, realizando denúncias, caso observem alguma irregularidade. As denúncias podem ser feitas no posto que será instalado no Espaço Cultural, pelo WhatsApp 81 8384-3772 ou através da Ouvidoria 156, que estarão disponíveis durante todo horário do evento.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Caruaru ganha mais um ponto de vacinação

O Polo da Saúde, localizado na Praça Giácomo Mastroianni, próximo do Assaí, receberá mais um ponto de vacinação durante o São João. No local, serão disponibilizadas vacina para Covid-19 e para Influenza.

Atualmente, Caruaru conta com oito pontos de vacinação para Covid-19, que ficam localizados na Via Parque, no trecho do INSS; no Centro de Saúde Boa Vista; na UBS Dr. Antônio Vieira; na AME Maria Lira; na UBS Agamemnon 1 e Encanto da Serra; na UBS Indianópolis, na UBS, Demóstenes Veras e Novo Mundo e na AME Pedro Justino.

Além de mais esse espaço para vacinação, que facilitará o acesso a imunização para os turistas e visitantes, o Polo da Saúde estará realizando, também, testagem rápida para Covid-19 e para doenças sexualmente transmissível, além de orientações sobre uso excessivo de álcool, prevenção de acidentes, entre outras ações. O espaço começa a funcionar neste sábado (4).

Apesar de não haver exigência da obrigatoriedade do comprovante de vacinação em espaços abertos, conforme o Decreto Estadual n° 52.630, de 19 de Abril de 2022, a Secretaria de Saúde de Caruaru orienta que a população atualize o esquema vacinal contra Covid-19 para evitar a propagação de novas cepas durante o São João e evitar o agravamento da doença, principalmente, para as pessoas quem tenham crianças menores de cinco anos na família e que ainda não podem se vacinar.

“A vacinação é um pacto coletivo que busca não só a nossa proteção, mas a proteção das pessoas ao nosso redor. Por isso, é importante proteger quem ainda não pode se imunizar”, disse a coordenadora do PNI, Tatiane Lino.

São João da Solidariedade

A Prefeitura de Caruaru, em parceria com o Transforma Caruaru, está arrecadando, durante o São João, donativos para as vítimas das enchentes do nosso Estado. O Polo Arraial da Saúde, localizado na Praça Giácomo Mastroianni, estará com um ponto de arrecadação para receber as doações.

Podem ser doados alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal, roupas em bom estado de conservação, itens de cama, mesa e banho, entre outros.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Caruaru intensifica ações de combate e prevenção à Covid-19

A pandemia causada pela Covid-19 nos privou, por dois anos, de comemorar o São João de Caruaru. Com o avanço da vacinação e com a flexibilização no Plano de Convivência com a Covid-19, este ano, será possível celebrar essa festa que deixou tanta saudade.

Mas, para que isso seja feito com segurança, as equipes da Secretaria de Saúde de Caruaru estarão, durante todo o evento, realizando orientações, testagem para detecção da doença e ofertando vacinas para as pessoas que residem no município e para os turistas que, eventualmente, estejam com alguma dose em atraso.

É importante que quem já esteja no prazo de tomar a segunda dose (D2) ou a dose de reforço (D3), que faça o quanto antes. Atualmente, a primeira dose de reforço (D3) está sendo aplicada em pacientes que tenham mais de 18 anos e tenham tomado a D2 há quatro meses, adolescentes grávidas e imunussuprimidos também podem tomar a dose de reforço.

Já a segunda dose de reforço, também chamada de 4ª dose (D4) está sendo aplicada em idosos com 60 anos ou mais e pacientes imunissuprimidos com mais de 18 anos e que tenham tomado a 3ª dose há quatro meses. As crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, são considerados com esquema vacinal completo, tomando a D1 e a D2.

A obrigatoriedade para o esquema vacinal completo se aplica aos locais fechados. Porém, a Secretaria de Saúde de Caruaru, diante do aumento de casos de doenças respiratórias, principalmente, entre as crianças, recomenda o esquema vacinal completo para que se possa curtir os festejos juninos com maior tranquilidade e garantindo a segurança e bem-estar de todos.

“Se você está apto a tomar as vacinas que protegem contra Covid-19, a gripe, que faça essa imunização o quanto antes para evitar uma maior circulação viral durante os dias de festa e para que possa se proteger dessas doenças que ainda estão causando graves problemas à saúde, principalmente, entre as crianças”, disse a coordenadora do PNI Caruaru, Tatiane Lino.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Espaço da Estação Ferroviária recebe visita técnica do IPHAN

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) realizou, nessa quinta-feira (26), uma visita técnica em Caruaru para fiscalizar o Pátio Ferroviário e analisar as estruturas de montagem do São João, na Estação Ferroviária, Centro.

De acordo com o vice-presidente, o encontro serviu como canal de diálogo entre o IPHAN e os responsáveis pela logística e realização da maior festa junina do país. “É de grande importância para que possamos continuar promovendo políticas públicas de preservação, mantendo, assim, a nossa cultura popular principalmente para as linguagens registradas que ocuparão a Estação Ferroviária após a sua total requalificação”, afirmou Fúlvio Wagner.

Participaram da visita, Lívia Moraes, historiadora do setor de Patrimônio Imaterial, o arquiteto João Magno, o arquiteto responsável pelo São João, Haroldo Bernardino, o vice-presidente da Fundação de Cultura, Fúlvio Wagner, o engenheiro responsável pela obra, Emanuel Marques, além da representante do Conselho de Políticas Públicas de Caruaru, Cláudia Pinto.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ceaca oferece oficina de reaproveitamento de alimentos

O curso é gratuito e aberto ao público com aulas de duas horas e certificado de conclusão



A Central de Abastecimento de Caruaru Ceaca oferece oficina de reaproveitamento dos alimentos, todas as quartas-feiras, a partir das 9h. O curso é gratuito e aberto ao público em geral. Para participar, basta dar o nome na recepção da Ceaca.

O minicurso tem a duração de, aproximadamente, duas horas, com direito a certificado de conclusão. Entre o aprendizado, estão as geléias de frutas, que podem ser comercializadas. Ao final do curso, os alunos levam para casa as cestas verdes, confeccionadas por eles, montadas com as doações dos comerciantes locais. Uma vez por mês esses alunos podem vender seus produtos na área externa da Ceaca.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Polo Mestre Vitalino terá mais de 40 shows e grandes nomes do forró no Alto do Moura

Flávio José, Santanna, Petrúcio Amorim, Nádia Maia e Maciel Melo estão dentre as atrações




O Alto do Moura é a sede da arte do barro em Caruaru e, por isso, conhecido como o Maior Centro de Artes Figurativas das Américas. Também bastante visitado por causa dos restaurantes e sua gastronomia típica da região, o local está consolidado como o grande ponto de encontro, durante o dia, nos finais de semana de junho.

Para atender a multidão que visita, no São João, um dos maiores pontos turísticos da Capital do Forró, o Polo Mestre Vitalino terá uma grade com grandes forrozeiros e atrações bem conhecidas do público. Começando no dia 5 de junho com o cantador Santanna. Em 2019, última edição dos festejos, o cantor e compositor fez história com um show de emocionar os que lotaram o polo.

No final de semana dos namorados, passam por lá Assisão, Helton Lima, Pedrinho do Acordeon, Maestro Forró e Elifas Junior, um dos homenageados do São João do Reencontro. Já nos dias 18 e 19 de junho, sobem ao palco Cezzinha, Felipe e Gabriel, João do Pife e Banda Dois Irmãos, Renilda Cardoso e os poetas Maciel Melo e Flávio José, com shows que prometem levantar o público.

De 23 a 26 de junho, principal final de semana da festa, quase 20 atrações se apresentam no polo. Azulinho, Banda Fim de Feira, Guilherme Topado, Banda Zé do Estado, Irah Caldeira, Benil, Forró Vumbora, Capim com Mel e Nádia Maia estão dentre os shows. Finalizando a edição de 2022, nos dias 28 e 29 de junho, véspera e Dia de São Pedro respectivamente, apresentam-se Jucélio Vilela, Cristina Amaral, Fabiana Pimentinha, Domingos Acioly e André Julião, além do cantor e compositor Petrúcio Amorim.

Os shows começam sempre a partir do meio-dia. O Alto do Moura conta, ainda, com dezenas de ateliês e restaurantes, estacionamentos, serviço de transporte público, além de um Centro de Atendimento ao Turista, que funciona diariamente.

Abaixo, segue a programação completa do Polo Mestre Vitalino.

DOM 05/JUN
TRIO REMELEXO
JOANA ANGÉLICA
SANTANNA, O CANTADOR
JAILSON ROSSET

SÁB 11/JUN
PEDRINHO DO ACORDEON
ÉLIDA MENDONÇA
MAESTRO FORRÓ E FOLE ASSOPRADO
HELTON LIMA

DOM 12/JUN
J. LIMA
CARUFORRÓ
ELIFAS JR.
ASSISÃO

SÁB 18/JUN
JOÃO DO PIFE E BANDA DOIS IRMÃOS
TOTONHO
CEZZINHA
FELIPE & GABRIEL

DOM 19/JUN
ANDERSON DO PIFE E SEU TERNO DE ZABUMBA
RENILDA CARDOSO
FLÁVIO JOSÉ
MACIEL MELO

QUI 23/JUN
BANDA FOLE DE OURO
AZULINHO
GUILHERME TOPADO
BANDA FIM DE FEIRA

SEX 24/JUN
BANDA ZÉ DO ESTADO
LUCAS COSTA
GILVAN NEVES
IRAH CALDEIRA

SÁB 25/JUN
BARTHÔ
VUMBORA
BENIL
FORRÓ DE BOA

DOM 26/JUN
TRIO J. JR
DIDI CARUARU
CAPIM COM MEL
NÁDIA MAIA

TER 28/JUN
TRIO VOZES DA SECA
JUCÉLIO VILELLA
CRISTINA AMARAL
FABIANA PIMENTINHA

QUA 29/JUN
TRIO CAFÉ COM LEITE
DOMINGOS ACIOLY E ANDRÉ JULIÃO
PETRÚCIO AMORIM
DOUGLAS LEON
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Acidente entre ônibus e motos deixa 3 pessoas feridas no Centro de Caruaru

Caso aconteceu na Rua Capitão João Velho.



Acidente no Centro de Caruaru — Foto: WhastApp/Reprodução

Um acidente envolvendo um ônibus e motocicletas foi registrado na manhã desta segunda-feira (30), na Rua Capitão João Velho, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou o atendimento de uma mulher de 25 anos, e um homem de 41 anos. Eles sofreram fraturas no membros inferiores e foram levadas para o Hospital Regional do Agreste. Uma terceira vítima também foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros.

A causa do acidente está sendo investigada pela Polícia Civil.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Confira as 67 vagas de emprego disponíveis nesta segunda-feira (30), em Caruaru e região

Oportunidades são para Arcoverde, Bezerros, Caruaru, Pesqueira, Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe, Palmares e Serra Talhada.



Carteira de trabalho; emprego; agência do trabalhador — Foto: José Fernando Ogura/AEN

As agências de trabalho estão com 67 vagas abertas para esta segunda-feira (30), em Arcoverde, Bezerros, Caruaru, Pesqueira, Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, Serra Talhada, no Sertão, e Palmares, na Mata Sul de Pernambuco.


Em Caruaru, a agência está funcionando na Rua Padre Antônio Tomáz, número 127, no bairro Maurício de Nassau. O telefone para contato da agência é o (81) 3719-9480.

Confira as vagas disponíveis:
Arcoverde
Vendedor Pracista - 3

Bezerros
Atendente de Farmácia - Balconista (ter exp. anterior) - 1
Auxiliar Administrativo (ter domínio em office, criação e alimentação de planilhas) - 1
Auxiliar Técnico de Refrigeração (ter NR 35 e NR 10) - 1
Auxiliar de Linha de Produção - 2
Técnico de Refrigeração (instalação) (ter NR 35 e NR 10) - 1
Servente de Obras - 7

Caruaru
Churrasqueiro (temporária: 30 dias) - 1
Costureira de Máquina Overloque - 2
Costureira em Geral (irá trabalhar com máquina galoneira) - 2
Costureiro na Confecção em Série (ter experiência em máquina de traveto) - 1
Encarregado de Obras (ter experiência na função e conhecimento em elétrica) - 1
Técnico em Segurança do Trabalho - 1
Vendedor Pracista (irá trabalhar com vendas externas de pneus) - 2

Garanhuns
Desenhista Industrial Gráfico (Designer gráfico) (dominar o corel draw) - 1
Empregado Doméstico Arrumador (disponibilidade pra viajar) - 1
Instalador de Alarmes Residenciais - 2
Repositor de Mercadorias - 1
Vendedor Interno - 5

Pesqueira
Gerente Comercial - 2

Serra Talhada
Motorista de Caminhão - 1
Representante Comercial Autônomo - 1
Vendedor de Serviços - 1

Santa Cruz do Capibaribe
Agente de microcrédito (precisa ter veículo próprio) - 1
Babá - 1
Costureiro, à máquina na confecção em série - 8
Cozinheiro de restaurante - 1
Pedreiro - 5
Servente de obras - 5
Vendedor Interno - 1
Vendedor porta a porta - 5
Vendedor Pracista - 1
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Caruaru inicia aplicação da dose de reforço em adolescentes de 12 a 17 anos

Público pode receber os imunizantes Pfizer e ConoraVac, desde que respeitado o intervalo entre as doses.



Dose de reforço em adolescentes — Foto: Secom/Divulgação

Os adolescentes de 12 aos 17 anos, que tenham tomado a segunda dose (D2) da vacina contra Covid-19 há quatro meses ou mais, já poderão tomar a dose de reforço, também chamada de terceira dose (D3), nesta segunda-feira (30), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco.

Segundo a Prefeitura, conforme a Nota Técnica n°35/2022 do Ministro de Saúde (MS), o público pode receber os imunizantes Pfizer e ConoraVac, desde que respeitado o intervalo entre as doses. “Estamos prestes a iniciar os festejos juninos no município, onde naturalmente haverá uma circulação maior do vírus. Com essa proteção extra, os adolescentes estarão mais protegidos e poderão curtir os festejos com maior segurança”, disse a coordenadora do PNI, Tatiane Lino.

Para receber a vacina, os pais e/ou responsáveis poderão levar os adolescentes no ponto de vacinação localizado na Via Parque, no trecho em frente ao INSS. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e das 17h às 20h. Já nos sábados, domingos e feriados, o horário é das 8h às 18h. É necessário levar cartão SUS ou CPF, além do comprovante de vacinação com as doses anteriores. Os adolescentes que precisarem se vacinar desacompanhados deverão apresentar o termo de responsabilidade assinado pelo responsável. O termo está disponível no site Vacina Caruaru.

Além da Via Parque, outros sete pontos de vacinação funcionam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Confira os locais de vacinação:
Centro de Saúde Boa Vista
Endereço: Rua Cabo, s/n° Cohab I
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Unidade Dr. Antônio Vieira
Endereço: Rua Presidente Artur Bernardes, s/n° Salgado
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h (de segunda a sexta-feira)

AME Maria Lira
Endereço: Rua Francisco Maximiniano, n° 280, Rendeiras
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Agamenon 1 e Encanto da Serra
Endereço: Rua Marieta Cruz, s/n°, Bairro Agamenon
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Indianópolis l e Il
Endereço: Rua Monteiro Lobato, n° 480, Indianópolis
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Demóstenes Veras e Novo Mundo
Endereço: Av. Recife, s/n°
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h (de segunda a sexta-feira)

AME Pedro Justino
Endereço: Rua Joaquim Alves de Souza, s/n°, Vila Kennedy
Horário: 8h às 12h e 13h às 16h (de segunda a sexta-feira).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Tarifa pública de transporte de ônibus sofre aumento a partir do domingo (29), em Caruaru; preço vai de R$ 3,70 para R$ 4,50

Reajuste foi publicado neste sábado (28) no Diário Oficial do município.




Frota de ônibus em Caruaru — Foto: AETPC/Divulgação

A tarifa pública de transporte de ônibus vai sofrer aumento a partir do domingo (29), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O preço da tarifa pública urbana vai de R$ 3,70 para R$ 4,50. O aumento foi discutido em reunião realizada no Conselho Municipal de Trânsito e Transportes (COMUT) na quinta-feira (26).

De acordo com a Autarquia de Mobilidade Trânsito e Transporte de Caruaru (AMTTC), haverá valor diferenciado para usuários que possuem o Cartão Leva Comum, tendo a tarifa o valor de R$ 4,10. Já os cartões dos servidores municipais e estudantes terão tarifa com desconto de 50% no valor, ficando R$ 2,25.

Também haverá alteração tarifária sobre as linhas do transporte público rural de acordo com a localidade do serviço utilizado, mas também terão valores diferenciados para quem possui o Cartão Leva Comum, Servidor e Estudante.

"A alteração, prevista contratualmente, considera também na atual situação econômica no que diz respeito aos preços de insumos necessários para a operação de transporte", conforme informou a AMTTC.

Veja novos valores da tarifa de ônibus, em Caruaru:




Veja novos valores da tarifa de ônibus, em Caruaru — Foto: Divulgação
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aniversário de Caruaru 165 anos: Aprender com Saúde realiza entrega de óculos na Escola Joel de Pontes

A entrega faz parte das ações em comemoração ao aniversário de 165 anos de Caruaru


Após passarem pelas etapas de triagem e consultas oftalmológicas, os alunos da Escola Municipal Joel de Pontes, localizada no bairro Santa Rosa, selecionados pelo programa Aprender com Saúde e que foram diagnosticados com necessidades de uso de lentes corretivas, receberam os óculos na terça-feira (17), na referida escola.

“Costumo dizer que entre tantas entregas da saúde essa é a minha favorita. É o momento de proporcionar às crianças uma forma melhor de ver o mundo. Estamos conseguindo cuidar das nossas crianças onde elas mais precisam, levando dentista, nutricionista, vacinação, entre outros serviços de saúde, para dentro das escolas do município”, disse a secretária de saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio.

Nesta edição do programa, foram beneficiados 472 alunos de 16 turmas, sendo: Infantil, Pré I e II e Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano. Oitenta e oito alunos realizaram as consultas oftalmológicas. Desses, 63 alunos receberam as lentes corretivas.

O programa municipal Aprender com Saúde busca a integração e articulação permanente da Educação e da Saúde e tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde buscando o enfrentamento das vulnerabilidades, que comprometem o pleno aprendizado de crianças e jovens da rede pública de ensino.

“O programa Aprender com Saúde une as secretarias, permitindo a realização de um trabalho integrado com objetivo de cuidar das pessoas. Em especial, cuidar das nossas crianças, que são o futuro da nossa cidade e da nossa sociedade, transformando para melhor a vida das pessoas” disse o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

O programa Aprender com Saúde realiza ainda ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, promoção de atividade física, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, prevenção de violências e avaliação da saúde bucal e auditiva, além da atualização vacinal dos estudantes. Desde a criação do programa, em 2017, foram realizadas 24.137 triagens, 6.670 consultas oftalmológicas e mais de três mil óculos foram entregues aos estudantes da rede municipal de ensino.vvvv
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura divulga serviços que funcionarão nos 165 anos de Caruaru



Em cumprimento ao Calendário Anual de Feriados 2022, a Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração (SAD), informa que não haverá expediente para os servidores municipais nesta quarta-feira (18), dia do Aniversário de 165 anos de Caruaru. Na data, apenas os serviços essenciais estarão sendo oferecidos por algumas secretarias da PMC.

Confira, abaixo, as atividades das pastas em atuação, bem como os horários de funcionamento de alguns espaços públicos no feriado.

Secretaria de Política para Mulheres: Plantão do Centro de Referência da Mulher Maria Bonita (acolhimento de mulheres vítimas de violência) pelo telefone: 98384-4310.

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos: Plantão do auxílio funeral pelos telefones 98384-2410 e 98384-3756, bem como atendimento à população em situação de rua no Acolhimento Adulto, que fica na Rua Alferes Jorge, Bairro Indianópolis.

Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras: Operação tapa-buracos sendo realizada no Centro, incluindo as avenidas Agamenon Magalhães e Rui Barbosa.

Saúde: Hospitais, UPAs e Samu estarão operando normalmente, e haverá vacinação, das 8h às 18h, na Via Parque – trecho INSS. Já os serviços ambulatoriais nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Saúde e nas AMEs não serão realizados na data. A tenda de testagem de Covid-19 também não terá expediente.

Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade: Os parques urbanos funcionarão das 8h às 19h, bem como o Parque Natural Professor João Vasconcelos Sobrinho (Serra dos Cavalos), das 9h às 16h. A coleta de lixo, assim como as manutenções de iluminação pública e do Rio Ipojuca acontecerão normalmente.

Monte do Bom Jesus: Funcionamento das 8h às 22h.

Via Parque: Funcionamento das 6h às 22h.

Ceaca: Expediente ocorrendo de forma habitual das 0h às 15h.

Casa Rosa: Horário das 11h às 17h.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Novo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e Sede do Programa Criança Feliz são inaugurados em Caruaru

 

Aniversário de Caruaru 165 anos – A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, inaugurou, nessa segunda-feira (16), o Novo Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (CCFV) Irmã Werburga e a Sede do Programa Criança Feliz. Os serviços passam a funcionar na Rua Bahia, n° 40, no bairro Divinópolis.

O Centro atende cerca de 455 pessoas, sendo 360 idosos integrados a 20 grupos, com oficinas de dança, artesanato e educação social e 95 crianças e adolescentes, distribuídos nas oficinas de balé clássico, violão, bateria, percussão, pífano, acordeom, sopro, musicalização e educação social. O espaço conta com atividades de educação social e oficinas artísticas, culturais, de lazer e desportivas.

“O novo espaço foi pensado para elevar a qualidade de vida dos cidadãos, através da promoção de políticas públicas, desenvolvendo atividades de Educação Social e oficinas com crianças, adolescentes, adultos e idosos, de modo a favorecer uma efetiva integração entre as diferentes faixas etárias, possibilitando relação dialógica de respeito, troca de experiências e convivência comunitária”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Yury Ribeiro.

“Este é um serviço que acolhe crianças, adolescentes, jovens e idosos. Um equipamento importante e bem localizado. Vamos continuar investindo e tendo essa atenção, pois entendemos que precisamos estar juntos da população e ter esse olhar diferenciado para as ações sociais”, afirmou o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

O atendimento à primeira infância também será fortalecido através da sede do Programa Criança Feliz, onde é mediado o acesso da gestante, das crianças de zero aos seis anos de idade e das suas famílias, às políticas e serviços públicos que necessitem.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Pré-São João atrai quase 30 mil pessoas ao Polo Caruaru


Uma noite especial, sob os ritmos do forró, do piseiro e do sertanejo marcou o início das comemorações do aniversário de 165 anos da Capital do Agreste. Realizado pela Prefeitura, nesta terça-feira (17) – véspera da data festiva -, no Polo Caruaru, o pré-São João teve como grandes atrações os cantores: Elifas Júnior, Zé Felipe e Ávine Vinny.

Conforme destacou o Prefeito Rodrigo Pinheiro, o evento, desta noite, serviu como um grande esquenta para a chegada do Maior e Melhor São João do Mundo 2022, que promete ser o mais animado da história da Capital do Forró.

“Grandes atrações, público em peso, organização e segurança garantidas. O sentimento é de dever cumprido ao realizarmos um evento à altura da nossa Caruaru, com as famílias se divertindo e aproveitando esta noite de muita alegria. E as expectativas são as melhores possíveis para a realização do São João 2022. Preparamos uma grande festa, que ficará na memória dos caruaruenses e visitantes”, comentou o Prefeito.

E por falar no Maior e Melhor São João do Mundo, um dos homenageados da edição deste ano, foi quem abriu a noite de muito forró no Polo. Conhecido como o “Rei das Drilhas”, Elifas Júnior, não deixou ninguém parado com canções que marcaram a sua carreira.

Antes de subir no trio elétrico, ele não escondeu a emoção de ser um dos homenageados dos festejos juninos da Capital do Forró. “Depois de tanto tempo de estrada, de tantos shows em Caruaru, receber esse reconhecimento por parte da Prefeitura e de todo público caruaruense é motivo de muito orgulho e satisfação”, agradeceu Elifas.

Hits como: “Caruaru Explode Paixão”, “Sapadrilha”, “Gaydrilha”, “Vê Se Não Esquece de Mim” e “Doce Paz” estiveram no repertório do artista caruaruense, que ainda interpretou várias canções nacionais de sucesso nos ritmos do forró, xote e arrastapé.

Depois do “Rei das Drilhas” foi a vez do cantor Zé Felipe colocar todo mundo para dançar com os seus sucessos: “Malvada”, “Tamo, Tamo, Vapo, Vapo”, “Minha Galega” e “Senta Danada”. O filho do cantor Leonardo ainda interpretou várias canções do universo sertanejo.

E para fechar a noite com chave d’ ouro, nada mais, nada menos do que Ávine Vinny, com os seus hits que têm embalado os forrozeiros de plantão. “Coração Cachorro”, “Não Valorizei”, “Seu Beijo Joga Sujo”, dentre outros, estiveram no repertório da noite.

De acordo com a estimativa da Fundação de Cultura de Caruaru, aproximadamente 30 mil pessoas estiveram marcando presença no pré-São João da Capital do Forró.

Segurança

A Secretaria de Ordem Pública, juntamente de demais órgãos, pôs em prática esquema de segurança para o evento. O trabalho integrado contou com as atuações da Polícia Militar, do Conselho Tutelar, da Polícia Civil, da Guarda Municipal, da Polícia Rodoviária Federal, do Detran e da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru.

“Todo planejamento e execução da festa foram um grande sucesso. As ações conjuntas das forças de segurança garantiram um evento seguro para os caruaruenses. Será, desta forma, o São João 2022. O cidadão poderá se divertir com tranquilidade”, afirmou o secretário de Ordem Pública, coronel Patrício Filho.

Polos

Também nesta terça-feira foram divulgadas as grades completas de programação de dois polos do São João 2022: o Azulão e o da Roça. No que se refere ao Azulão, as novidades ficaram por conta dos shows confirmados dos cantores Jorge Du Peixe, Marcelo Jeneci e Ortinho, bem como das bandas Devotos e Fundo de Quintal. Já em relação ao da Roça, nomes de peso como Petrúcio Amorim e Almir Rouche estão na programação.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Núcleo Integrado da Prefeitura é inaugurado no Residencial Luiz Bezerra Torres

(Fotos: Felipe Correia)

Aniversário de Caruaru 165 anos – O Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, entregou, nesta terça-feira (17), o Núcleo Integrado da Prefeitura (NIP), localizado no Residencial Luiz Bezerra Torres. O equipamento busca aproximar os serviços públicos municipais da população residente na localidade.

Diversas secretarias estarão envolvidas, facilitando o acesso e recebendo as solicitações dos moradores, que serão atendidos pela manhã, das 8h às 11h, e no período da tarde, das 13h às 16h.

O NIP é pioneiro no Brasil e surgiu como iniciativa da Prefeitura de Caruaru como forma de prestar melhor os serviços públicos, onde muitas vezes os beneficiários sequer possuem os recursos necessários para acessar os equipamentos que ficam fora do residencial.

“Esse é um equipamento importante, pioneiro no Brasil. No NIP, os moradores do residencial poderão usufruir de vários serviços em apenas um local. Estamos cada vez mais trazendo benefícios e melhorias para o povo caruaruense”, afirmou o Prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

“Realizamos diversos estudos buscando tornar mais eficiente a atuação da Prefeitura nesse importante empreendimento habitacional de interesse social, onde residem aproximadamente 9.500 pessoas, que agora poderão se beneficiar dos serviços mais perto de suas casas”, explicou o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Yury Ribeiro.

Além dos serviços da Prefeitura, no local, também será instalada a primeira Câmara de Mediação de Conflitos nos empreendimentos do município, em parceria com instituições de ensino superior.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sesc Caruaru abre inscrições para cursos voltados para música e artes cênicas

São turmas de Iniciação ao Violão, Dança de Salão, Iniciação ao Teatro e Teatro para Infância e Juventude.










O Sesc Caruaru, no Agreste de Pernambuco, está com vagas em aberto para cursos de cultura oferecidos pela unidade. São turmas de Iniciação ao Violão, Dança de Salão, Iniciação ao Teatro e Teatro para Infância e Juventude. As matrículas podem ser feitas na Central de Relacionamento, que fica na Rua Rui Limeira Rosal, sem número, no bairro Petrópolis. As mensalidades custam R$ 84; trabalhadores do comércio e seus dependentes com a Credencial Sesc têm desconto e pagam R$ 42.


O curso de Iniciação ao Violão dispõe de duas turmas para faixas etárias distintas: nas terças e quintas, das 16h às 18h, são aulas para o público dos 8 aos 16 anos; para quem tem mais de 16 anos, as aulas acontecem nas terças e sextas, das 19h às 21h. As aulas são ministradas pelo professor de Música Edson Pedro.


O curso de Dança de Salão será com a professora Vânia Patrício. O público-alvo dessa turma é quem tem mais de 16 anos de idade. As aulas acontecem duas vezes por semana: nas segundas e quartas, sempre das 19h às 21h.


Em Teatro, são dois cursos: Iniciação ao Teatro e Teatro para Infância e Juventude, ambos com o professor Moisés Gonçalves. O primeiro é para quem tem mais de 16 anos; o segundo para crianças e adolescentes dos 8 aos 16 anos. As aulas de Iniciação são nas terças e quintas, das 19h às 22h; as de Teatro para Infância e Juventude são quartas e sextas, das 16h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelos números (81) 3721-3967 ou (81) 99168-2355.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Centro universitário de Caruaru segue com inscrições abertas para o projeto 'Encontro de Profissões'

Projeto será realizado na terça (26) e na quarta-feira (27).









Será realizado na terça (26) e na quarta-feira (27) o projeto "Encontro de Profissões", realizado pelo Centro Universitário Asces-Unita, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Para os estudantes do ensino médio participarem do evento, é preciso se inscrever, de forma gratuita, no site da instituição.


Durante o projeto, os estudantes vão ter acesso às informações sobre as carreiras de interesse, vão conhecer as estruturas dos cursos e também vão poder bater um papo com professores, universitários e profissionais convidados que já vivem essa realidade.


As atividades do "Encontro de Profissões" acontecem nos turnos da manhã e da tarde, no horário das 8h e 14h, nos campi I e II da Asces.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Centro de Testagem Covid-19 passa a funcionar no Centro de Saúde Ana Rodrigues, em Caruaru

Mudança de local do Centro de Testagem será na segunda-feira (11).



A partir da segunda-feira (11), quem precisar realizar teste para a Covid-19 deve se dirigir ao Centro de Saúde Ana Rodrigues, também conhecido como antigo "Ciclo Operário", que está localizado na Rua Martin Safando, número 267, no Bairro São Francisco. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Não é necessário agendamento.


Com a mudança, o CS Ana Rodrigues passa a ser referência na realização dos testes de Covid-19.. A população poderá buscar o exame também nas Unidades Básicas de Saúdes mais próximas de onde moram, de acordo com o cronograma de cada uma.


O Centro Municipal de Testagem (CTM) teve os serviços direcionados para o CS Ana Rodrigues devido à baixa procura. A secretária de Saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio, atribuiu a redução dos casos da Covid-19 ao avanço da vacinação no município.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Senac abre seleção para professor do Ensino Médio em Caruaru

Vaga é para atuar na disciplina de artes; inscrições seguem até o dia 13 de abril.


O Senac Pernambuco abriu um processo seletivo para o preenchimento de uma vaga para o cargo de professor de artes do Ensino Médio, em Caruaru, no Agreste. As inscrições vão até às 23h59 da quarta-feira (13) e podem ser realizadas pelo site do Senac.


Os candidatos precisarão ter ensino superior completo em Licenciatura em Artes Visuais e experiência mínima de seis meses como professor no Ensino Fundamental II ou Ensino Médio. Entre as atribuições, estão: planejar e ministrar aulas teóricas e práticas, e avaliações pedagógicas no Mediotec Senac (Ensino Técnico integrado ao Médio), elaborar o plano de ação docente, acompanhar a produção da área educacional e cultural, além de executar outras atividades inerentes ao carg


A seleção será realizada por meio das seguintes etapas: inscrição na vaga, prova de conhecimentos, análise documental, avaliação comportamental e avaliação didático-pedagógica. Os selecionados serão contratados sob o regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), com carga-horária de até 220h mensais, e farão jus a um salário por hora-aula de R$ 38,03.


Além disso, terão direito a vale refeição e/ou alimentação (dependendo da carga horária), vale transporte, assistência médica opcional, com participação do empregado, e assistência odontológica opcional.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Festival Gastronômico Mercado Casa Rosa recebe data de estreia em Caruaru



A Prefeitura de Caruaru, em parceria com o Instituto Cesar Santos, através do Sebrae-PE, inicia, na próxima sexta-feira (8), o primeiro Festival Gastronômico Mercado Casa Rosa. A ação vai acontecer no espaço recém-inaugurado, bem no coração da Feira de Caruaru, no Parque 18 de Maio, pelos próximos quatro meses.


No local, o público vai poder aproveitar 12 operações comandadas por restaurantes da cidade que servirão cardápios exclusivos para o festival. Os empreendimentos participantes serão: Bacalhau do Portuga, Negro Brownie Cafeteria, Dona Macaxeira, Restô no Mercado e Boteco Paulistano, além do Barão, Rabada do Bigode, The Garden Gastrobar, Restaurante da Perua, Santorini Culinária, Mediterrânea, Matutões Grill e o Empório Raiz.


"A partir do Instituto, promovemos uma série de capacitações com 25 restaurantes do município e, desses, 12 estão embarcados no festival. Ao longo dos próximos meses, as operações deverão ser renovadas no mercado e, assim, garantir sempre novidades para os frequentadores", detalhou o chef Cesar Santos, diretor presidente do Instituto.

O Mercado vai funcionar sempre no fim de semana, a partir da sexta-feira. Na programação, estão previstas exposições, apresentações culturais, desfiles de moda e aulas-show com grandes nomes da gastronomia do estado. Já no primeiro dia do evento, terá o lançamento da publicação "Pernambuco Livro dos Chefs", do jornalista Bruno Albertim.


Na programação de aulas, para o primeiro fim de semana de festival, Cesar Santos vai ensinar o Pirarucu Perfumado, uma receita recém-lançada no cardápio do seu famoso restaurante Oficina do Sabor, em Olinda. Ainda durante a tarde, o chef Raphael Diniz vai apresentar a receita do confit de filé de cioba defumada. Por fim, o chef Raul Menezes com o filé de tilápia grelhado.


Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa de Caruaru, André Teixeira Filho, o Festival Gastronômico Casa Rosa, chega para fortalecer ainda mais as atividades do Polo Gastronômico da Capital do Agreste. "Caruaru é um celeiro de grandes empreendimentos em termos de gastronomia. Possui uma gama de opções em cardápio, que se estende da comida regional à internacional, e não temos dúvidas de que o festival possibilitará uma visibilidade e rentabilidade expressiva para todos os restaurantes participantes", disse André.


Confira a programação do sábado e domingo


Sábado (9)


11h - Chef Jafs | Tortilha de mexidinho de peixe e geleia de vinho


12h30 - Chef Alfredo Cândido | Homus de feijão verde, camarões, molho de iogurte e crocante de beiju


14h - Arena Kids com o chef Heleno Junior | Cone de Sorvete recheado com brownie, chantininho e pirulito de chocolate


15h30 - Chef Bárbara Vieira | Arroz cremoso de bacalhau


Domingo (10)


11h - Chef Adriano Oliveira | Ballotini de Camurim com molho de cajá, farofa de bredo e jerimum tostado


12h30 - Chef Paulo Frederico | Sangria Portuguesa


14h - Chef Ana Karinina | Sorvete em casquinha de chocolate


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ruas ficam alagadas após fortes chuvas registradas em Caruaru; veja vídeo
Assista aqui.

Previsão é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca a moderada na região Agreste.


Ruas ficaram alagadas após fortes chuvas na tarde desta segunda-feira (14), em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Nas imagens acima, é possível ver registros das chuvas na Via Parque, no bairro Divinópolis, e na Avenida Caruaru, no bairro Boa Vista.


De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), em um ponto do município choveu 23,03 mm, em outras localidades choveu 12,04 mm e 11,05 mm.


A previsão é de tempo parcialmente nublado com pancadas de chuva de forma isolada ao longo do dia com intensidade fraca a moderada na região Agreste para a terça (15).

G1
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Professores efetivos de Caruaru entram em greve por tempo indeterminado




Os professores efetivos de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, decidiram entrar em greve nesta segunda-feira (14) por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em uma assembleia geral realizada também nesta segunda.


Depois da assembleia, os professores foram até a prefeitura, em sinal de protesto. Entre as reivindicações, a categoria pede a implantação do reajuste salarial de 2020, de 12,64%, de acordo com o plano de cargos e carreiras, e a aplicação do percentual de 33,24%, para janeiro deste ano, pago a todos os professores.

G1
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura abre inscrições para cursos profissionalizantes para moradores da zona rural de Caruaru na segunda (14)







A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, vai abrir na segunda-feira (14) inscrições para oficinas e cursos profissionalizantes para moradores da zona rural. As capacitações, que fazem parte do Programa Qualifica, vão ensinar aos participantes como fazer produtos com chocolates ligados ao período da Páscoa.


As inscrições podem ser feitas, exclusivamente, nos Cras Taquara - Centro de Qualificação Profissional IV (Residencial Luiz Bezerra Torres), Cras Itaúna, Cras Xicuru e Cras Malhada de Pedra. Os encontros acontecerão de 14 de março a 8 de abril, no período da tarde, em quatro turmas.


As oficinas terão carga horária de 10h, com cinco encontros, onde serão trabalhados a confecção de ovos de Páscoa (tradicional e trufado), de diversos recheios, trufas, pirulito, pão pascoal, como também o planejamento de vida, carreira (empreendedorismo) e formação sociopolítica. Os participantes receberão, após a confirmação da frequência, certificados de conclusão. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 99129-4031.G1


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Vacinação infantil contra a Covid-19 passa a funcionar em livre demanda, em Caruaru

O Centro de Vacinação Infantil está localizado na Via Parque, em frente ao INSS.Por g1 Caruaru

Campanha de vacinação infantil contra a Covid-19 — Foto: Glaucia Paulino/Secop Suzano



A partir do sábado (12) não será mais necessário o agendamento da vacinação para as crianças de 5 a 11 anos, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. As que ainda não tomaram o imunizante contra a Covid-19 poderão comparecer ao local sem necessidade de marcação.


O horário segue o mesmo: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e das 17h às 20h, e, nos finais de semana e feriados, das 8h às 18h. O Centro de Vacinação Infantil está localizado na Via Parque, em frente ao INSS.


“Estamos avançando na meta de vacinar ainda mais crianças no município. Pensando em como facilitar ainda mais esse processo, optamos por retirar o agendamento e atender em livre demanda”, explicou a coordenadora do PNI, Tatiane Lino.


Tatiane reforçou ainda sobre a importância de levar as crianças, dentro da faixa etária, para receberem a vacina, bem como a documentação necessária. “A vacinação é um pacto coletivo para a erradicação de doenças. Por isso é tão importante a adesão de todas as crianças que estejam na faixa etária liberada pelo Ministério da Saúde. No dia da vacina, é necessário levar a caderneta de vacinação e xerox do CPF ou do Cartão do SUS”, concluiu a coordenadora.

G1
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Caruaru entrega veículo para uso dos conselheiros tutelares






Foto: Janaína Pepeu

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), entregou, na tarde de hoje (21), na sede da PMC, um veículo Jeep Renegade, para uso dos conselheiros tutelares.

A ação foi articulada junto ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, por meio de Chamamento Público, com a finalidade de equipar e de modernizar a infraestrutura dos conselhos tutelares. Além do veículo, também foram adquiridos computadores, impressoras e bebedouros.

A entrega foi feita pela Prefeita Raquel Lyra, que destacou a importância dos equipamentos no serviço essencial dos conselheiros. “A gente tem um propósito, que é garantir direitos em nossa cidade. E para realizar o trabalho da garantia dos direitos das crianças, tem o Conselho Tutelar, que, algumas vezes, é negligenciado por falta de estrutura. E isso acontece por falta de recursos que muitas vezes não são repassados. Aqui na Prefeitura de Caruaru, tivemos a decisão de garantir os investimentos e garantir esses direitos da melhor forma possível. Seguimos trabalhando para que a gente chegue em um patamar maior e nunca mais tenhamos retrocessos nessa luta”, disse Raquel.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Caruaru completa um mês de vacinação infantil contra a Covid-19






Nesta quinta-feira (17), o município comemora o primeiro mês da vacinação infantil contra a Covid-19. Até o momento, foram imunizadas 13.357 crianças, cerca 28% desse público no município. 1.853 dessas doses pediátricas foram aplicadas nas escolas, tanto da rede pública quanto da privada.

Atualmente a imunização está sendo ofertada para crianças de 5 a 11 anos. Para receber a dose na Tenda de Vacinação Infantil, localizada na Via Parque, em frente ao INSS, é necessário realizar o pré-cadastro no site Vacina Caruaru. Quem já fez deve consultar a guia de agendamento no mesmo local.

Já as crianças que estão sendo vacinadas nas escolas, elas só precisam apresentar a documentação necessária e a autorização dos pais ou responsáveis. Essa ação nas unidades educacionais teve início no último dia 7 de fevereiro.

A coordenadora do PNI, Tatiane Lino, explica o que os pais ou responsáveis devem fazer, caso a data do agendamento já tenha passado. “Se, por ventura, os pais tenham esquecido ou ficado impossibilitados de levar a criança no dia agendado, basta comparecer ao local de vacinação com o comprovante de agendamento vencido e justificar a ausência. A vacinação será realizada sem necessidade de uma nova marcação”, explicou.

Tatiane falou ainda sobre a importância de levar a caderneta de vacinação de rotina. “Sempre reforçamos a documentação necessária, que é o CPF, Cartão do SUS e a caderneta de vacinação. A caderneta é fundamental para que possamos nos certificar que nenhuma outra vacina tenha sido aplicada no intervalo de 15 dias, como recomenda o Ministério da Saúde, e, também, para registrar a aplicação do imunizante nela”, concluiu a coordenadora.

O horário de funcionamento da Tenda Infantil é de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h e das 17h às 20h. Já nos sábados, domingos e feriados, esse horário é das 8h às 18h.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atividades do Caruaru em Movimento serão realizadas neste domingo (20)






A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH), informa que, neste domingo (20), serão realizadas atividades do projeto Caruaru em Movimento.

O evento acontecerá de forma presencial, na Via Parque 1, ao lado do Grande Hotel, das 7h às 10h.

“Neste domingo, em comemoração à semana pré-carnavalesca, os participantes podem ir fantasiados ou com adereços, mas sem esquecer das orientações de distanciamento social, uso permanente de máscaras e sem compartilhamento de material”, explicou o gerente de Esporte e Lazer da SDSDH, Allyson Florêncio.

Programação:

7h – Aquecimento e alongamento

7h30 – Funcional

8h – Lutas

8h30 – Ritmos


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Crianças com cinco anos têm agendamento liberado em Caruaru




As crianças com cinco anos ou mais, que já realizaram o pré-cadastro para o recebimento da vacina contra a Covid-19, no site Vacina Caruaru, já podem consultar seu agendamento.

Os pais e responsáveis, que tenham crianças de 5 a 11 anos e que ainda não realizaram o pré-cadastro, precisam fazê-lo. Apenas as agendadas poderão receber o imunizante.

No dia, é preciso comparecer ao local de vacinação, na Via Parque, em frente ao INSS, com o CPF, Cartão do SUS e caderneta de vacinação. A tenda infantil funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e, nos sábados, domingos e feriados, das 8h às 18h.

De acordo com a coordenadora do PNI, Tatiane Lino, alguns cuidados precisam ser adotados no dia da vacinação. “A criança não deve ter tomado nenhuma vacina de rotina e nem apresentar sintomas gripais ou da Covid-19”, disse.

Tatiane falou ainda sobre os cuidados no pós-vacina. “Algumas reações, como dor no braço, vermelhidão e febre baixa, são comuns após a aplicação de imunobiológicos. Outras reações mais graves devem ser notificadas ao PNI. Após a aplicação do imunizante, as crianças serão acolhidas e permanecerão no local por pelo menos 20 minutos, para observação”, concluiu Lino.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Procon Caruaru divulga pesquisa de preços da cesta básica




A Gerência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Caruaru) realizou um levantamento de variação de preços dos produtos mais consumidos que compõem a cesta básica dos caruaruenses. A média de valor da cesta no período foi de R$ 563,19, o que corresponde a 46,47% do salário mínimo.

A pesquisa, realizada entre os dias 24 e 26 de janeiro, em 12 supermercados, verificou uma diferença de até 34,39% no quilo do feijão carioca e de 35,25% no quilo do arroz no valor médio, quando comparado entre um supermercado e outro.

Outros itens que constam na lista com maior variação na porcentagem estão a bandeja de ovos brancos (30 unidades), com 60,80%; o pacote de macarrão espaguete (500 gramas), com 81,76%; o quilo da farinha de mandioca, com 150,55%, e o quilo do frango inteiro, com 192,87% de diferença entre os estabelecimentos.

Ainda de acordo com a pesquisa, outros itens que apresentaram alteração considerável de um estabelecimento para o outro foram a garrafa de óleo de soja (900 ml), com variação de 16,49%, sendo comercializada entre R$ 8,49 e R$ 9,89; o leite em pó, com a embalagem de 200 gramas sendo vendido entre R$ 4,69 e R$ 6,39, ficando 36,25% mais caro de um supermercado para o outro, e o quilo da carne de charque de segunda, que teve uma variação de 56,39%, sendo comercializado entre R$ 29,99 e R$ 46,90.

A gerente jurídica do Procon Caruaru, Cynthia Nunes, ressalta que o levantamento de preços tem como objetivo proporcionar ao consumidor caruaruense um meio para facilitá-los na hora da compra. Ela reforça que os preços dos produtos podem variar, já que existe a possibilidade dos supermercados realizarem alguma oferta ou promoção.

“O levantamento da cesta básica realizada pelo Procon é um meio para que a população caruaruense possa economizar e conferir, atentamente, os valores de cada item que irá compor a sua cesta na hora de realizar as compras, com atenção para a variação de preços aplicados de um supermercado para o outro, pois poderá resultar em um impacto financeiro no bolso”, reforçou.

A pesquisa completa, com os preços aplicados em cada supermercado, está disponível no site da Prefeitura de Caruaru, através do link www.caruaru.pe.gov.br ou ainda pelo WhatsApp do Procon Caruaru: (81) 9 8384-5909.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Crianças com comorbidades serão vacinadas primeiro em Caruaru




Com o tema “Entre criança e saia um super-herói”, a campanha de vacinação contra a Covid-19 para crianças, entre 5 e 11 anos, tem início na próxima segunda-feira (17), em Caruaru. Para isso, os pais e responsáveis devem realizar o pré-cadastro no site Vacina Caruaru. A imunização acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Nos sábados, domingos e feriados, o horário será das 8h às 18h.

Seguindo a nota técnica do Ministro da Saúde (MS) de n° 02/22, a vacina pediátrica não deve ser administrada junto com outras do calendário de rotina. Por isso, foi criado um espaço exclusivo para a imunização desse público, que será em uma tenda lúdica e personalizada, localizada na Via Parque, em frente ao INSS.

De acordo com a secretária de Saúde de Caruaru, Barbara Florêncio, a vacinação do público em geral, que já acontecia no local, de segunda a sexta, das 17h às 20h, e nos sábados, domingos e feriados, das 8h às 16h, se concentrará em um outro ponto da Via Parque, na antiga Estação Ferroviária, com a mesma programação que é realizada atualmente.

Para vacinar os pequenos, os pais e responsáveis devem se dirigir ao local com o CPF, Cartão do SUS e caderneta de vacinação. Não será exigida prescrição médica. “Neste primeiro momento, serão imunizadas as crianças com doença neurológica crônica, autismo, síndrome de down, deficientes e imunossuprimidas. O agendamento estará disponível no site, www.vacina.caruaru.pe.gov.br”, explicou Barbara

A vacina pediátrica será aplicada em um intervalo de oito semanas, entre a 1ª dose (D1) e a 2ª (D2). O imunizante será Pfizer, em dose de 0,2ml.

A nota recomenda, ainda, que a vacinação deve ser adiada em crianças que apresentem doença febril aguda grave ou infeção aguda. A presença de uma infeção ligeira e/ou febre baixa não deve causar o adiamento da imunização.

Caso surja reação diferente das mais comuns, procurar um serviço de saúde mais próximo. Em relação à contraindicação, a nota orienta que o imunizante não deve ser administrado em crianças com hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer um dos excipientes da vacina.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Covid-19 e Influenza A: boletins diários da Secretaria de Saúde – 16.01.22






A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até este domingo (16), foram registrados 36.624 casos de Covid-19, sendo 34.639 leves, 3 novos casos e 721 óbitos. Já de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) foram registrados 1.985 casos. Não há registro de novos casos de óbitos.

Foram confirmados também 587 casos para a Influenzavírus A, subtipo H3N2, sendo 555 casos leves e 32 casos graves. 7 novos casos foram confirmados hoje. Não há registrado de óbito pela doença no município, até o momento.

Fontes:

Ministério da Saúde (e-SUS Notifica, MS – Casos Leves até 15/01/2022)

Cievs PE – Secretaria Estadual de Saúde (Notifica PE – Cievs PE – Casos Graves e Óbitos até 15/01/2022).
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Caruaru: Pré-cadastro para vacinação de crianças contra a Covid-19 é iniciado.




A partir desta quarta-feira (13), os responsáveis pelas crianças com idade a partir dos 3 anos poderão realizar o agendamento da vacinação contra a Covid-19 em Caruaru, no Agreste do estado.


A imunização ainda não está disponível mas, de acordo com a prefeitura do município, o pré-cadastro é fundamental para que a gestão possa fazer o planejamento de novas ampliações na cidade, com a chegada das vacinas.

Para realizar o pré-cadastro basta acessar o site www.vacina.caruaru.pe.gov.br. É necessário preencher um formulário com os dados pessoais da criança. A marcação será feita automaticamente, quando houver a ampliação da vacinação para o grupo.


“Se você é pai, mãe ou responsável por crianças com 3 anos ou mais, pedimos que realize o pré-cadastro no site Vacina Caruaru. Apenas com esse senso, poderemos planejar a vacinação desse grupo e continuar avançando no município”, afirmou a secretária de saúde de Caruaru, Bárbara Florêncio.

DP
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vacinação noturna segue acontecendo na Via Parque






A Via Parque, em frente ao INSS, está recebendo as equipes de vacinadores da Secretaria de Saúde de Caruaru, que estão realizando a imunização contra a Covid-19.

O objetivo da ação, que já vem acontecendo desde o dia 16 de outubro, é de facilitar a vacinação para as pessoas que circulam pelo local. Até a próxima sexta-feira (29), é possível receber a dose comparecendo ao local, das 17h às 20h, levando cópia do CPF ou do Cartão Nacional do Sus ( CNS).

É importante, também, lembrar dos prazos para quem vai tomar a 2ª ou a 3ª dose. Quem vai receber a D2 da CoronaVac deve aguardar o prazo de 28 dias, entre a primeira e a segunda dose. Para quem vai tomar a Pfizer, já pode receber a vacina no intervalo de 21 dias. O prazo da AstraZeneca é o mais longo e precisa respeitar o intervalo de 90 dias entre as doses.

Atualmente, podem tomar a 3ª dose, ou dose de reforço, os trabalhadores da Saúde, idosos com +60 (que tenham tomado a 2ª dose ou dose única há mais de 6 meses) e as pessoas imunossuprimidas (que receberam a 2ª dose ou dose única há mais de 28 dia
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Covid-19: Caruaru inicia vacinação nas escolas municipais



A partir desta terça-feira (5), as escolas da rede municipal de ensino irão começar a disponibilizar a vacina contra a Covid-19 em suas unidades. Para isso, os alunos precisarão apresentar RG ou Certidão de Nascimento, Cartão do SUS ou CPF, comprovante de residência e a declaração de vacina para menores desacompanhados, que será fornecida pela escola, mas que, também, está disponível no site Vacina Caruaru.

“A vacinação é uma forma segura e eficaz de prevenir doenças e salvar vidas e, pensando nisso, é muito importante que os jovens procurem a sua imunização para evitar o contágio da doença”, disse a coordenadora do PNI, Tatiane Lino.

Com a ação, a Prefeitura de Caruaru conta com um cronograma em 25 escolas da zona urbana. São elas: Colégio Municipal Professor Luiz Pessoa, Colégio Municipal Professora Laura Florêncio, Escola Municipal Professor José Florêncio Leão, Escola Prefeito João Lyra Filho, Escola Professor Rubem de Lima Barros, Escola Municipal Deputada Cristina Tavares, Escola Municipal Dom Bernardino Marchió, Escola Municipal Mestre Vitalino, Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima, Escola Municipal Padre Pedro Batista de Aguiar, Escola Municipal Presidente Kennedy, Escola Municipal Professor Amaro Matias Silva, Escola Municipal Álvaro Lins, Escola Municipal Professor José Florêncio Neto Machadinho, Escola Municipal José Laurentino Santos, Escola Municipal Professor Kermógenes Dias de Araújo, Escola Municipal Professora Gianete Silva, Escola Municipal Professora Josélia Florêncio da Silveira, Escola Municipal Professora Margarida Maria de Farias Barros Miranda, Escola Municipal Professora Sinhazinha, Escola Municipal Professora Mariana de Lourdes Lima, Escola Municipal Professora Teresa Neuma Pereira Pedrosa, Escola Reunidas Casa do Trabalhador e Escolas Reunidas Duque De Caxias. E sete escolas da zona rural: Escola Municipal Capitão João Velho, Escola Municipal Capitão Rufino, Escola Municipal José Clemente de Souza, Escola Municipal Manoel Limeira, Escola Municipal Maria Félix de Lima, Escola Municipal Professora Cesarina Moura Vieira Costa e Escola Municipal Professora Maria Bezerra Torres.

A expectativa é vacinar cerca de oito mil alunos, entre 12 e 19 anos de idade.

Programação:

Escolas Municipais da Zona Urbana:

Colégio Municipal Professor Luiz Pessoa
Data: 14/10 e 18/10
Turno: Manhã e tarde

Colégio Municipal Professora Laura Florêncio
Data: 05/10 e 13/10
Turno: Manhã e tarde

Escola Municipal Professor José Florêncio Leão
Data: 05/10 e 13/10
Turno: Tarde

Escola Prefeito João Lyra Filho
Data: 05/10 e 13/10
Turno: Manhã e tarde

Escola Professor Rubem de Lima Barros
Data: 18/10 e 25/10
Turno: Manhã e tarde

Escola Municipal Deputada Cristina Tavares
Data: 06/10 e 14/10
Turno: Manhã e tarde

Escola Municipal Dom Bernardino Marchió
Data: 06/10 e 14/10
Turno: Tarde

Escola Municipal Mestre Vitalino
Data: 06/10 e 14/10
Turno: Manhã e tarde

Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima
Data: 06/10 e 14/10
Turno: Tarde

Escola Municipal Padre Pedro Batista de Aguiar
Data: 06/10 e 14/10
Turno: Tarde

Escola Municipal Presidente Kennedy
Data: 07/10 e 18/10
Turno: Tarde

Escola Municipal Professor Amaro Matias Silva
Data: 07/10 e 18/10
Turno: Manhã e tarde

Escola Municipal Álvaro Lins
Data: 07/10 e 18/10
Turno: Manhã e tarde

Escola Municipal Professor José Florêncio Neto Machadinho
Data: 07/10 e 18/10
Turno: Tarde

Escola Municipal José Laurentino Santos
Data: 07/10 e 18/10
Turno: Manhã e tarde

Escola Municipal Professor Kermógenes Dias de Araújo
Data: 08/10 e 19/10
Turno: Tarde

Escola Municipal Professora Gianete Silva
Data: 08/10 e 19/10
Turno: Tarde

Escola Municipal Professora Josélia Florêncio da Silveira
Data: 08/10 e 19/10
Turno: Tarde

Escola Municipal Professora Margarida Maria de Farias Barros Miranda
Data: 08/10 e 25/10
Turno: Tarde

Escola Municipal Professora Sinhazinha
Data: 19/10 e 26/10
Turno: Tarde

Escola Municipal Professora Mariana de Lourdes Lima
Data: 20/10 e 25/10
Turno: Manhã e tarde

Escola Municipal Professora Teresa Neuma Pereira Pedrosa
Data: 20/10 e 25/10
Turno: Manhã e tarde

Escola Reunidas Casa Do Trabalhador
Data: 20/10 e 25/10
Turno: Manhã e tarde

Escolas Reunidas Duque De Caxias
Data: 20/10 e 25/10
Turno: Manhã e tarde

Escolas Municipais da Zona Rural:

Escola Municipal Capitão João Velho
Data: 05/10 e 13/10
Turno: Manhã e tarde

Escola Municipal Capitão Rufino
Data: 05/10 e 13/10
Turno: Manhã e tarde

Escola Municipal José Clemente De Souza
Data: 06/10 e 14/10
Turno: Manhã e tarde

Escola Municipal Manoel Limeira
Data: 07/10 e 18/10
Turno: Manhã e tarde

Escola Municipal Maria Félix De Lima
Data: 07/10 e 18/10
Turno: Manhã e tarde

Escola Municipal Professora Cesarina Moura Vieira Costa
Data: 07/10 e 18/10
Turno: Manhã e tarde

Escola Municipal Professora Maria Bezerra Torres
Data: 07/10 e 18/10
Turno: Manhã e tarde
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mais de 70% da população acima de 18 anos recebeu a 1ª dose da vacina contra a Covid-19








Até esta segunda-feira (9), mais de 240 mil doses de vacina contra a Covid-19 já foram aplicadas no município. Com isso, 70% da população acima de 18 anos já recebeu, pelo menos, uma dose do imunizante. Isso significa mais de 180 mil doses aplicadas, entre a primeira e a dose única (DU).

Para alcançar esses números, Caruaru adotou uma campanha de busca ativa por idosos, realizou vacinação em domicílio para pessoas acamadas, implementou novos Centros de Vacinação Covid-19 e intensificou a imunização itinerante, feita com o apoio da Unidade Móvel de Vacinação, o Vacimóvel.

Para se vacinar, é preciso fazer o pré-cadastro no site www.vacina.caruaru.pe.gov.br ou pelo Disque-vacina, no 0800 281 7080.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Campanha de vacinação contra a gripe é ampliada para o público geral em Caruaru






A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, ampliou a vacinação contra a influenza para toda a população acima dos seis meses de idade. A partir desta segunda-feira (9), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas, das 7h30 às 16h30, para a imunização.

Até o dia 8 de agosto, estavam sendo vacinados apenas os grupos prioritários. Para se vacinar, é importante comparecer ao local com todos os documentos necessários: xerox do CPF ou cartão do SUS, comprovante de residência e um documento oficial com foto.

“Nossa meta é alcançar 90% de toda a população caruaruense. Para isso, estamos ampliando a vacinação de influenza, contra a gripe, para que possamos chegar a um número ainda maior de imunizados”, disse a coordenadora do PNI, Leticia Galvão.

Covid-19

Considerando a ausência de estudos sobre a coadministração das vacinas, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Covid-19: Boletim diário da Secretaria de Saúde




Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até este sábado (5), 96,78% dos pacientes já se recuperaram do novo coronavírus. Hoje, foram registrados 43 novos casos, 54 pessoas recuperadas da doença e três óbitos.

O número de testes realizados subiu para 91.174 dos quais 34.025 foram através do teste molecular e 57.149 pelo teste rápido, com 26.834 confirmações para a Covid-19.

O número de casos descartados subiu para 63.774.

Também já foram registrados 106.911 casos de síndrome gripal e 3.269 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Em investigação, a secretaria informa que são 566 casos, 18 pessoas em isolamento domiciliar e 122 internamentos.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Covid-19: veja a ocupação dos leitos de UTI e enfermaria em Caruaru

Veja os dados atualizados até às 10h30 desta terça-feira (1º).





Veja a situação do Sistema Único de Saúde (SUS) em hospitais de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, de acordo com dados divulgados até às 10h30 desta terça-feira (1º) pelas assessorias das unidades e da Secretaria Municipal de Saúde.

Leitos de enfermaria (Covid-19)

Nome do hospital Taxa de ocupação
Hospital Mestre Vitalino e de Campanha 87%
Hospital Manoel Afonso 70%
Hospital Unimed 92%
Hospital Santa Efigênia 78%

Fonte: Assessorias dos hospitais e da Secretaria Municipal de Saúde


Leitos de UTI (Covid-19)

Nome do hospital Taxa de ocupação
Hospital Mestre Vitalino e de Campanha 100%
Hospital Manoel Afonso 90%
Hospital Regional do Agreste 100%
Hospital Unimed 100%
Hospital Santa Efigênia 100%


Fonte: Assessorias dos hospitais e da Secretaria Municipal de Saúde
CARUARU E REGIÃO
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Covid-19: Caruaru amplia vacinação para pessoas acima de 55 anos

Agendamentos já estão disponíveis e devem ser feitos pelo site Vacina Caruaru ou pelo Disque-Vacina, no 0800 281 7080.


A Prefeitura de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, ampliou a vacinação contra a Covid-19 no município. A partir desta terça-feira (1°) as pessoas com 55 anos ou mais já podem realizar o agendamento para receber a 1ª dose.

Os agendamentos já estão disponíveis e devem ser feitos pelo site Vacina Caruaru ou pelo Disque-Vacina, no 0800 281 7080. Para se vacinar, é preciso apresentar um documento oficial com foto, cópia do CPF, Cartão Nacional do SUS e comprovante de residência.

Além da ampliação para pessoas com 55 anos ou mais, Caruaru continua fazendo a vacinação de gestantes e puérperas (mulheres com 45 dias após o parto); de pessoas com deficiência permanente; com comorbidades; idosos com 60 anos ou mais e todos os grupos prioritários elencados pelo Programa Nacional de Operacionalização (PNO), com 40 anos ou mais.

A imunização acontece no Centro de Vacinação Covid-19, que fica no Espaço Cultural Tancredo Neves, de domingo a domingo, das 7h às 19h.




CARUARU E REGIÃO


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia de Corpus Christi não é feriado em Caruaru; Sindloja explica motivo

Em Caruaru os feriados religiosos são Sexta-feira da Paixão de Cristo, São João, São Pedro e Dia da Padroeira Nossa Senhora das Dores.

O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja), no Agreste de Pernambuco, explicou a respeito do feriado do Dia de Corpus Christi no município.

Segundo o Sindloja, em Caruaru, a quinta-feira que celebra Corpus Christi, não possui previsão legal, pois a cidade já possui como feriados religiosos, incluindo a Sexta-feira da Paixão de Cristo, os dias 24 e 29 de junho, São João e São Pedro, e Dia da Padroeira Nossa Senhora das Dores, no dia 15 de setembro.

Porém, mesmo diante da cultura religiosa local, as empresas, que têm atividades permitidas segundo o decreto para conter a Covid-19, poderão determinar jornada de trabalho na próxima quinta-feira (3), Dia de Corpus Christi, pois esta data não é considerada feriado na cidade.CARUARU E REGIÃO


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

'Quando canto no São João de Caruaru é como se tivesse entrando no Maracanã em uma Copa do Mundo', fala Xand Avião

Músico falou da experiência de cantar na 'Maior e Melhor' festa do mundo e também como se sente em não ver a festa ser realizada pelo 2º ano consecutivo.





Pelo segundo ano consecutivo, a festa do Maior e Melhor São João do Mundo, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, não será realizada por causa da pandemia da Covid-19. Ao invés de multidão, está o isolamento, ao invés de calor humano, tem o distanciamento, em vez de lotação nos hotéis, tem a lotação das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

O cantor Xand Avião já se apresentou no palco principal do São João, no Pátio de Eventos Luiz Lua Gonzaga, várias de vezes. O músico canta profissionalmente há 18 anos, e começou a carreira em bares, para ele, cantar em Caruaru é uma grande realização.

"Quando canto em Caruaru é como se eu tivesse entrando no Maracanã em uma Copa do Mundo. Primeira vez que subi no palco no São João de Caruaru foi no ano de 2006, eu subi sem acreditar. Parecia que eu estava em êxtase, nunca vi tanta gente reunida em um só lugar, o nome de Maior São João do mundo não é em vão. Não é só pela multidão, é pelo o que representa a música nordestina. Eu acho que quem é cantor de forró tem que passar a faculdade inteira cantando em algum canto, e a formação é em Caruaru”, afirmou o cantor.

Xand também falou sobre as necessidades que os músicos estão passando neste período em que festas não podem ser realizadas, mas ele reconhece que neste momento a prioridade é a saúde de todos.

“Muita gente sentindo falta de fazer o que gosta, fora a parte de está passando necessidade. Um músico vive da música, graças a Deus a gente que é cantor tem alguma coisa pra vender, vende e se vira. Estou segurando meus músicos ainda, até hoje estamos dando um jeito de segurar. O mais importante é a saúde do povo, é a vacinação, então vamos vacinar para poder voltar a dançar forró logo. Depois da vacina, a melhor coisa do mundo é dançar forró".

O cantor também fez um apelo para todos se cuidarem e assim a normalidade da vida voltar o mais rápido possível. Por enquanto, o que fica é a saudade de dançar um forró no Maior e Melhor São João do Mundo.

“Eu tive a doença logo em março do ano passado, a Covid muita gente acha que é brincadeira, mas não é. Vamos nos cuidar, usem máscara e álcool em gel. Eu quero que isso passe logo para que a gente possa dançar forró”, falou Xand.








CARUARU E REGIÃO
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Raquel Lyra assina convênio com a UFPE para monitoramento de variantes da Covid-19 na região



A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, recebeu, na tarde desta segunda-feira (31), o reitor da UFPE, o professor Alfredo Gomes. O encontro marcou a assinatura de um convênio com a instituição com o objetivo de fazer um monitoramento epidemiológico de variantes do vírus SARS-Cov-2 para melhor controle da pandemia da Covid-19 na região. O convênio tem duração de seis meses e o monitoramento começará de imediato.

“Esse é mais um importante convênio firmado entre o município e a Universidade Federal de Pernambuco que vai nos ajudar a buscar soluções para frear o avanço da doença. A partir desse monitoramento, poderemos ter um diagnóstico preciso, identificando a possibilidade de novas variantes que estão circulando no Agreste e, assim, solicitar o reforço de vacinas para a nossa população”, explicou a Prefeita.

De acordo com o professor Alfredo, Caruaru é o primeiro município de Pernambuco a realizar um processo de monitoramento das novas variantes da Covid-19. “Esse é um trabalho de extrema importância para a nossa universidade e para o município”, afirmou.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Delivery Sulanca movimentou mais de R$ 7 milhões nesta segunda-feira (31)





A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade, informa o balanço do Delivery Sulanca realizado nesta segunda-feira (31). De acordo com dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa, cerca de mil automóveis com feirantes fizeram uso do serviço e mais de 70 veículos com compradores/excursionistas estiveram no local. A movimentação financeira superou os R$ 7.300 milhões, 14% a mais do que a última edição, em março.

Para o secretário de Serviços Públicos e Sustentabilidade, Ytalo Farias, os números superaram a expectativa. “Mais de 1.705 mil unidades de produtos foram comercializadas hoje, resultado do engajamento de vários setores da Prefeitura de Caruaru para que o feirante tenha uma alternativa para obter sua renda semanal”, explica
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Mulher fica presa em varanda durante incêndio, em Caruaru




Uma mulher ficou presa na varanda de casa durante um incêndio na manhã deste sábado (29), no bairro Riachão, em Caruaru, Agreste de Pernambuco. O Corpo de Bombeiros foi até o local e conseguiu resgatar a mulher, que foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Estadual.

Segundo os bombeiros, o incêndio começou em um dos cômodos do primeiro andar do imóvel e se espalhou rapidamente. Antes da chegada do Corpo de Bombeiros, vizinhos da mulher tentaram ajudá-la tentando serrar a grade da varanda e também com extintores.

O incêndio foi controlado pelos bombeiros, que resgatam a mulher e a encaminharam para a UPA. Ainda não se sabe qual foi a causa das chamas.



---------------------------------------------------------------------------------------------------------



Raquel Lyra recebe ministro da Saúde e pede mais vacinas para o Agreste



A Prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, se reuniu com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na manhã deste domingo (30). Durante o encontro, foi apresentado o trabalho desenvolvido pela gestão municipal durante toda a pandemia, além do panorama atual da região. A agenda aconteceu em um hotel da cidade e também contou com a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado.

O crescente número de casos da Covid-19 no Agreste foi uma das pautas tratadas. A Prefeita reforçou a necessidade de mais vacinas para a região, a fim de frear o avanço da doença. “Iniciamos um estudo para poder entender se existe algum tipo de variante no Agreste que justifique esse crescimento, superlotando as unidades de saúde. Dessa forma, poderemos fundamentar a solicitação ao ministério por mais vacinas, com base nesse estudo”, explicou Raquel.

O município também recebeu do ministério nove concentradores de oxigênio, que ajudarão no suporte dos pacientes da rede municipal.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Covid-19: Boletim diário da Secretaria de Saúde – 27.05.21





A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até esta quinta-feira (27), 96,91% dos pacientes já se recuperaram do novo coronavírus. Hoje, foram registrados 242 novos casos, 228 pessoas recuperadas da doença e um óbito.

O número de testes realizados subiu para 87.986 dos quais 32.831 foram através do teste molecular e 55.155 pelo teste rápido, com 25.609 confirmações para a Covid-19.

O número de casos descartados subiu para 61.809.

Também já foram registrados 103.746 casos de síndrome gripal e 3.082 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Em investigação, a secretaria informa que são 568 casos, 23 pessoas em isolamento domiciliar e 117 internamentos.




----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Ceaca continuará em funcionamento durante o período de medidas mais rígidas, porém com restrições





Por se tratar de serviço essencial, a Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) continuará em funcionamento, com restrições, ao longo do período de medidas mais rígidas, seguindo todos os protocolos estabelecidos devido ao decreto do Governo do Estado para conter o avanço da Covid-19 no município.

No entanto, de acordo com a presidente da Ceaca, Thallyta Figueroa, para assegurar o abastecimento e o fornecimento de alimentos para a população, é fundamental intensificar, a compradores, feirantes e comerciantes, a importância do uso de máscaras de proteção facial, do distanciamento entre as pessoas e da higienização das mãos. “Continuamos trabalhando para que não haja aglomeração de pessoas dentro da Ceaca. Então é preciso também a compreensão de todos neste momento e cada um fazer a sua parte”, afirma Thallyta.

Fiscais da Ceaca seguirão distribuindo máscaras faciais e orientando os compradores e feirantes, em caso de sintomas da Covid-19, a buscarem orientações na sede administrativa, para que sejam encaminhados aos serviços de saúde.

“Reforçamos que o público só deve visitar a central de distribuição em caso de real necessidade. É fundamental que a população obedeça às determinações para que o vírus não circule pela cidade”, alertou a presidente da Ceaca.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Procon Caruaru reforça o uso de canais digitais para atendimento no órgão





Para ajudar o consumidor a ter acesso aos serviços do Procon Caruaru, durante o período de novas medidas de restrições para conter a alta da pandemia da Covid-19, evitando, assim, a presença física no órgão, o público pode utilizar a plataforma Caruaru Digital, através do site www.caruaru.pe.gov.br. Por ela é possível tirar dúvidas, registrar queixas, fiscalizações, denúncias em relação ao consumo e agendar atendimento presencial.

Para ter acesso aos serviços pela plataforma digital, o consumidor deverá acessar a aba de protocolos, realizar o cadastro, escolher a opção de atendimento ao consumidor e informar o teor da demanda. Ainda será necessário anexar um documento pessoal com foto e comprovantes das alegações para liberar a opção de protocolos.

*WHATSAPP -* Outro importante canal de atendimento digital é o WhatsApp do Procon Caruaru. Nele, o usuário poderá tirar suas dúvidas, ter informações e esclarecimentos por meio de mensagem de texto pelo número (81) 98384-5909. “Esse WhatsApp foi criado justamente para dar orientações aos consumidores residentes em Caruaru. Sempre tem uma equipe do jurídico do órgão de prontidão para atender, da melhor forma, as demandas da população do município”, enfatizou o gerente geral do Procon Caruaru, Nyverson Moura.

Os consumidores que não têm acesso à internet podem se dirigir ao órgão, de segunda a sexta, das 7h às 13h, na Avenida Rio Branco, no mesmo prédio do Centro Administrativo do município. Lá será feita uma triagem, bem como um agendamento prévio para o atendimento ao público.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Covid-19: Boletim diário da Secretaria de Saúde – 25.05.21








A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até esta terça-feira (25), 97,04% dos pacientes já se recuperaram do novo coronavírus. Hoje, foram registrados 200 novos casos, 193 pessoas recuperadas da doença e dois óbitos.

O número de testes realizados subiu para 86.650 dos quais 32.495 foram através do teste molecular e 54.155 pelo teste rápido, com 25.139 confirmações para a Covid-19.

O número de casos descartados subiu para 60.943.

Também já foram registrados 103.164 casos de síndrome gripal e 3.190 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Em investigação, a secretaria informa que são 568 casos, 28 pessoas em isolamento domiciliar e 103 internamentos.


____________________________________________________________________________

Prefeitura de Caruaru divulga o que abre e o que fecha no aniversário da cidade



A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Administração, informa os serviços e espaços municipais que irão funcionar nesta terça-feira (18), aniversário da cidade.

Confira, abaixo, as atividades das secretarias em atuação.

Na área da Saúde, hospitais, UPAs e Samu estarão operando nos sistemas de emergência e urgência, bem como haverá expediente no Centro Municipal de Vacinação, das 7h às 19h, no Espaço Cultural Tancredo Neves. Apenas as Unidades Básicas de Saúde e o Centro Municipal de Testagem estarão fechados, voltando ao funcionamento normal na quarta-feira (19).

A Central de Abastecimento de Caruaru (Ceaca) estará aberta normalmente nesta terça-feira, seguindo todos os protocolos sanitários devido à Covid-19. O horário de funcionamento é da 0h às 15h.

Na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos haverá plantão do auxílio funeral pelos telefones 98384-2410 e 98384-3756, bem como atendimento à população em situação de rua, no Acolhimento Adulto, que fica na Rua Alferes Jorge, Bairro Indianópolis.

Na Secretaria de Política para Mulheres não haverá expediente. O Centro de Referência da Mulher Maria Bonita (acolhimento de mulheres vítimas de violência) estará de sobreaviso e pode ser acionado pelo telefone 98384-4310.

Na sede do Procon Caruaru e na sede da Prefeitura de Caruaru não haverá expediente interno, com o retorno das atividades na quarta-feira (19).
___________________________________________________________________________



Covid-19: Boletim diário da Secretaria de Saúde – 16.05.21





A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até este domingo (16), 97,04% dos pacientes já se recuperaram do novo coronavírus. Hoje, foram registrados 60 novos casos, 42 pessoas recuperadas da doença e dois óbitos.

O número de testes realizados subiu para 82.399 dos quais 31.127 foram através do teste molecular e 51.272 pelo teste rápido, com 23.767 confirmações para a Covid-19.

O número de casos descartados subiu para 58.029.

Também já foram registrados 99.615 casos de síndrome gripal e 3.245 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Em investigação, a secretaria informa que são 603 casos, 17 pessoas em isolamento domiciliar e 97 internamentos.






_______________________________________________________________________

Confira a programação de aulas para alunos da Rede Municipal de Ensino de Caruaru na TV Câmara





A Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru (Seic) divulga a programação das aulas transmitidas pela TV Câmara desta semana (17 a 21 de maio, com exceção do dia 18, feriado de aniversário de Caruaru). O conteúdo pode ser acompanhado pelo canal 22.2.

O material disponibilizado na programação da TV Câmara conta com tradução em libras e também será hospedado no Portal e no YouTube Aula em Casa Caruaru.

*Programação*

*Segunda-feira (17/05)*

7h30 – Ensino Fundamental (1º ano) – Língua Portuguesa

7h57 – Ensino Fundamental (2° ano) – Língua Portuguesa

8h26 – Ensino Fundamental (6° ano) – História e Português

8h48 – Ensino Fundamental (7° ano) – História e Português

9h13 – Ensino Fundamental (8° ano) – História e Português

9h40 – Ensino Fundamental (9° ano) – História e Português

*Quarta-feira (19/05)*

7h30 – Ensino Fundamental (3º ano) – Língua Portuguesa

7h56 – Ensino Fundamental (4° e 5° ano) – Português

8h16 – Ensino Fundamental (1° ano) – Matemática

8h44 – Ensino Fundamental (6° ano) – Ciências

8h56 – Ensino Fundamental (6° e 7° ano) – Ed. Física

9h02 – Ensino Fundamental (7° ano) – Ciências

9h16 – Ensino Fundamental (8° ano) – Ciências

9h30 – Ensino Fundamental (8° e 9° ano) – Ed. Física

9h40 – Ensino Fundamental (9° ano) – Ciências

*Quinta-feira (20/05)*

7h30 – Ensino Fundamental (2º ano) – Matemática

7h58 – Ensino Fundamental (3° ano) – Matemática

8h18 – Ensino Fundamental (6° ano) – Matemática e Geografia

8h42 – Ensino Fundamental (7° ano) – Matemática e Geografia

9h02 – Ensino Fundamental (8° ano) – Matemática e Geografia

9h20 – Ensino Fundamental (9° ano) – Matemática e Geografia

9h37 – Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) Especial Obmep

9h42 – EJA (Tempos de Fale News)

*Sexta-feira (21/05)*

7h30 – Ensino Fundamental (4º ano) – Matemática

7h50 – Ensino Fundamental (5° ano) – Matemática

8h12 – Ensino Fundamental (6° ano) – Português e Religião

8h43 – Ensino Fundamental (7° ano) – Português e Religião

9h13 – Ensino Fundamental (8° ano) – Português e Religião

9h38 – Ensino Fundamental (9° ano) – Português e Religião

10h07 – Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) – História da Dança
_____________________________________________________________________________

Covid-19: Boletim diário da Secretaria de Saúde – 13.05.21





A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até esta quinta-feira (13), 97% dos pacientes já se recuperaram do novo coronavírus. Hoje, foram registrados 106 novos casos, 118 pessoas recuperadas da doença e um óbito.

O número de testes realizados subiu para 81.734 dos quais 30.714 foram através do teste molecular e 51.020 pelo teste rápido, com 23.555 confirmações para a Covid-19.

O número de casos descartados subiu para 57.576.

Também já foram registrados 98.996 casos de síndrome gripal e 3.030 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Em investigação, a secretaria informa que são 603 casos, 17 pessoas em isolamento domiciliar e 105 internamentos.


______________________________________________________________________________

Prefeitura de Caruaru inicia entrega dos novos cartões alimentação





A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes, inicia, nesta quarta-feira (12), a entrega da primeira remessa dos novos cartões alimentação. Nesta primeira etapa serão entregues os cartões de 32 escolas. Cada unidade educacional ficará responsável pela entrega aos alunos.

A distribuição acontecerá de forma gradual, considerando a série e a ordem alfabética. O cartão já será entregue com a carga. Acompanhe o cronograma das escolas pelo site caruaru.pe.gov.br

Escolas que receberão o cartão nesta primeira etapa

SANTA REGINA

TÍPICA RURAL

SANTA INÊS

PROF MARIA DE LOURDES AZEVEDO LIRA

PROFESSORA MARIA CÂNDIDA

CMEI TIA MALUDE

SÃO LUIZ DE GONZAGA

PADRE ANTONIO FAUSTINO

CMEI SEVERINO OLIVEIRA DA SILVA

SÃO VICENTE DE PAULA

PROFESSORA MARIA EMÍLIA

LANDELINO ROCHA

NOSSA SENHORA DE APARECIDA

SÃO JUDAS TADEU

SÃO JOSÉ

PROFESSORA CACILDA SANTOS

PROFESSORA EUNICE TABOSA

PROFESSORA MARIA BEZERRA TORRES

PROF IVA DO CARMO SILVA

ETI PREFEITO JOÃO LYRA FILHO

MARIA ANUNCIADA RODRIGUES

PAULINA MONTEIRO

PROF MARIA DE LOURDES PEPEU

CMEI TIA CLARICE

CMEI MARIA DE LOURDES N PONTES

CMEI PROF MARIA DO CARMO QUEIROZ CABRAL

CMEI PROF NERINE FRANCISCA DE CARVALHO

CMEI PREFEITO ANASTÁCIO RODRIGUES DA SILVA

CMEI TIA CARMINHA

CMEI SEVERINA MARIA DO CARMO

TOMÉ CLAUDINO TORRES

MARIA ALICE
_________________________________________________________________________________

Secretaria de Saúde realiza chamamento para a 2ª dose da CoronaVac



A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, está fazendo o chamamento dos idosos para receberem a 2ª dose da vacina CoronaVac. Neste momento, a convocação é só para aqueles que estavam marcados para o dia 1° de maio. A nova data agora é 12 de maio e não precisa fazer agendamento. O Centro de Vacinação fica localizado do Espaço Cultural Tancredo Neves. Com o recebimento de novas doses, um novo chamamento será realizado.




___________________________________________________________________________________



Confira a programação de aulas para alunos da Rede Municipal de Ensino de Caruaru na TV Câmara





A Secretaria de Educação e Esportes de Caruaru (Seic) divulga a programação das aulas transmitidas pela TV Câmara desta semana (10 a 14 de maio). O conteúdo pode ser acompanhado pelo canal 22.2.

O material disponibilizado na programação da TV Câmara conta com tradução em libras e também será hospedado no Portal e no YouTube Aula em Casa Caruaru.

*Programação*

*Segunda-feira (10/05)*

7h30 – Ensino Fundamental (1º ano) – Língua Portuguesa

7h51 – Ensino Fundamental (2° ano) – Língua Portuguesa

8h23 – Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) – Acolhimento, Fique Bem, Mediação de Leitura, Fique Bem e Acolhimento

*Terça-feira (11/05)*

7h30 – Ensino Fundamental (3º ano) – Língua Portuguesa

7h51 – Ensino Fundamental (4° ano) – Língua Portuguesa

8h12 – Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) – Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) – Acolhimento, Fique Bem, Mediação de Leitura, Fique Bem e Acolhimento

*Quarta-feira (12/05)*

7h30 – Ensino Fundamental (5º ano) – Língua Portuguesa

7h49 – Ensino Fundamental (1° ano) – Matemática

8h16 – Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) – Acolhimento, Fique Bem, Mediação de Leitura, Fique Bem e Acolhimento

*Quinta-feira (13/05)*

7h30 – Ensino Fundamental (2º ano) – Matemática

7h56 – Ensino Fundamental (3° ano) – Matemática

8h21 – Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) – Acolhimento, Fique Bem, Mediação de Leitura, Fique Bem e Acolhimento

*Sexta-feira (14/05)*

7h30 – Ensino Fundamental (4º ano) – Matemática

7h49 – Ensino Fundamental (5° ano) – Matemática

8h19 – Ensino Fundamental (6° ao 9° ano) – Acolhimento, Fique Bem, Mediação de Leitura, Fique Bem, Acolhimento, Hora de se Exercitar, Fique Bem e Acolhimento

_______________________________________________________________________________________
Covid-19: Boletim diário da Secretaria de Saúde – 09.05.21





A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até este domingo (9), 96,81% dos pacientes já se recuperaram do novo coronavírus. Hoje, foram registrados 47 novos casos, 38 pessoas recuperadas da doença e um óbito.

O número de testes realizados subiu para 80.047 dos quais 30.210 foram através do teste molecular e 49.837 pelo teste rápido, com 23.064 confirmações para a Covid-19.

O número de casos descartados subiu para 56.340.

Também já foram registrados 97.195 casos de síndrome gripal e 3.711 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Em investigação, a secretaria informa que são 643 casos, 14 pessoas em isolamento domiciliar e 106 internamentos.





_________________________________________________________________________________

Covid-19: Boletim diário da Secretaria de Saúde – 06.05.21





A Secretaria de Saúde de Caruaru informa que, até esta quinta-feira (6), 96,74% dos pacientes já se recuperaram do novo coronavírus. Hoje, foram registrados 116 novos casos, 126 pessoas recuperadas da doença e um óbito.

O número de testes realizados subiu para 79.163 dos quais 29.844 foram através do teste molecular e 49.319 pelo teste rápido, com 22.847 confirmações para a Covid-19.

O número de casos descartados subiu para 55.671.

Também já foram registrados 96.141 casos de síndrome gripal e 3.444 pessoas estão em isolamento domiciliar.

Em investigação, a secretaria informa que são 645 casos, 18 pessoas em isolamento domiciliar e 108 internamentos.
_________________________________________________________________________________



Prefeitura de Caruaru amplia vacinação contra a Covid-19 para novos grupos





A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Saúde, fará a ampliação da vacinação no município. Dando continuidade ao grupo dos profissionais da saúde da rede privada, agora serão beneficiados os com menos de 40 anos.

Neste grupo, serão vacinados médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacional, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem, educador físico e médico veterinário.

Serão contemplados, também, os profissionais de educação física, veterinário e farmacêutico, com idade entre 50 e 59 anos, além de pessoas com comorbidade, que teve seu público ampliado, contando agora com: pessoas com deficiência permanente, cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos; diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente e nos estágios 1, 2 e 3 com lesão em órgão-alvo e/ou
comorbidade; insuficiência cardíaca (IC); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular; imunossuprimidos; anemia falciforme e cirrose hepática.

O agendamento já está disponível e deve ser feito pelo site www.vacina.caruaru.pe.gov.br ou pelo Disque-Vacina pelo 0800 281 7080.

A imunização acontece no Centro de Vacinação, que fica no Espaço Cultural Tancredo Neves, das 7h às 19h. A vacinação desses grupos será realizada com o imunizante AstraZeneca.

*Documentação*

Os profissionais de saúde devem apresentar
a carteira de conselho de classe, cópia do CPF e cópia da declaração de vínculo (contracheque, carteira de trabalho ou alvará da clínica/consultório).

Já as pessoas com algum tipo de comorbidade, que se enquadrem nesta primeira fase do grupo, precisam apresentar documento oficial com foto, cartão do SUS, cópia do CPF, comprovante de residência e o modelo de atestado para imunização de pessoas com comorbidades, que está disponível no site da Secretaria de Saúde de Pernambuco (http://portal.saude.pe.gov.br ) e no site do município (http://vacina.caruaru.pe.gov.br) .

Além do atestado, poderão ser anexados outros documentos para comprovação das comorbidades, como receitas, relatório médico, prescrição médica, entre outros que contenham carimbo da unidade com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).




_______________________________________________________________________________

Caruaruense integra equipe de karatê da seleção brasileira e deve participar dos Jogos Pan-Americanos da Juventude, em Cali





A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, juntamente com a Gerência de Esporte e Lazer, enviou, no último dia 30 de abril, a atleta Camila Mirely Medeiros da Silva para a cidade de Fortaleza, no Ceará. Ela participou da seletiva nacional de formação da seleção brasileira para os jogos Pan-Americanos da Juventude, que acontecerá em Cali, na Colômbia, em 2023.

Camila representou Caruaru, foi a única atleta do estado de Pernambuco na competição e lutou contra representantes de todo o país. Ela concorreu na categoria -61Kg, uma das mais disputadas do evento.

A atleta teve três lutas bastante concorridas. No primeiro confronto, enfrentou umas das favoritas e medalhista do mundial escolar, Brenda Garret, do Paraná, e venceu por 4 x 1.

Em busca da segunda vitória, Camila enfrentou a atleta da casa, Ledjane Ferreira, onde também venceu por 5 x 1.

Na última luta do rodízio, a caruaruense enfrentou a experiente Anna Prezzoti, de São Paulo, onde acabou perdendo a disputa e a vaga de titular para a seleção brasileira. “Mesmo assim, a caruaruense conseguiu a vaga reserva da seleção brasileira e irá participar dos treinamentos no Centro de Karatê do Brasil, em Caucaia (CE), junto à equipe titular”, afirmou o técnico Anderson Santana.

De acordo com Anderson, o evento foi muito importante para a atleta, que vem em uma constante evolução, pois conseguiu desenvolver suas habilidades técnicas diante de medalhistas internacionais.

“Eu queria ter conseguido a vaga de titular, mas tenho a convicção que dei o meu melhor e lutei até o final. Estou feliz pelo meu desempenho técnico. Agora é replanejar, executar e aguardar as convocações da seleção brasileira para os próximos treinamentos”, disse Camila.

A atleta é uma das contempladas do Programa Bolsa Atleta, na categoria Nacional B. É filiada à Federação Pernambucana das Associações de Karatê (FPAK) e à Confederação Brasileira de Karatê (CBK), bem como atleta da Academia Santana Dojo de Karatê.

“Reafirmo a importância do Programa Bolsa Atleta, pois me ajudou muito em toda a minha viagem. Sem essa ajuda, eu não iria conseguir viajar”, concluiu a atleta.
_____________________________________________________________________________



AMTTC realizará ações educativas de trânsito, em alusão à Campanha Maio Amarelo de 2021





A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru (AMTTC), vai realizar uma série de ações durante todo o mês, em alusão à Campanha Maio Amarelo, que objetiva a educação para o trânsito. As atividades serão realizadas em datas específicas, evitando, assim, aglomeração.

O movimento, que este ano traz como tema “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”, tem a proposta de chamar a atenção para a responsabilidade como elemento principal, levando mais segurança e educação para todos os condutores do país.

Por essa razão, foi produzida uma programação que reúne ações educativas de trânsito em ruas e avenidas da cidade, com blitze educativas, reforçando a importância da sinalização, bem como da mobilização quanto às vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e idosos.

Também serão trabalhadas, de forma variada, a conscientização do não uso de aparelho celular e a não ingestão de álcool no momento de condução, práticas que podem evitar vários acidentes.

No Marco Zero da cidade e em um centro de compras de Caruaru, um veículo batido ficará exposto, com o objetivo de chamar a atenção dos condutores.

“O Maio Amarelo é de extrema importância enquanto campanha educativa para população como um todo. Dedicamos o mês à conscientização das nossas ações e à importância de cada condutor, com o objetivo de salvar vidas. Todas as ações educativas da autarquia neste mês serão direcionadas com esse objetivo”, pontuou o presidente da AMTTC, Diogo Bezerra.

Maio Amarelo – O Maio Amarelo é uma campanha de conscientização sobre segurança no trânsito. Sua primeira edição ocorreu em 2014. Ele foi criado com base em uma resolução da Assembleia-Geral das Nações Unidas, em maio de 2011.

O movimento nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos.
___________________________________________________________________________________

Prefeitura de Caruaru entrega peças doadas através da Aldir Blanc para instituições filantrópicas



A Prefeitura de Caruaru, através da Fundação de Cultura (FCC), entregou, na manhã desta terça-feira (4), cerca de 700 peças doadas em contrapartida dos recursos da Lei Aldir Blanc. As obras de artesãos do Alto do Moura foram distribuídas para instituições filantrópicas do município, que poderão também comercializar as mesmas e reverter a renda para manutenção dos serviços e dos espaços.

Foram beneficiadas instituições como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Caruaru; Casa dos Pobres; Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) e a Liga Feminina de Combate ao Câncer. “A orientação técnica da Fundação de Cultura foi de que a gente destinasse as peças às instituições para que elas pudessem utilizar ou comercializar. Pedimos que os artistas dissessem o valor mínimo de cada peça e, daqui para frente, a responsabilidade é de cada instituição”, destacou o presidente da FCC, Rubens Júnior.

“Nós costumávamos fazer duas festas por ano e o dinheiro arrecadado era para manter a nossa casa de apoio. Com a pandemia, isso não foi possível acontecer. A ideia foi brilhante. Deus abençoe a todos vocês e a todos os artesãos que tiveram essa iniciativa de ajudar a todos nós. Muito obrigado de coração”, pontuou a presidente da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Irandy Alves Leonel.

“A dificuldade está presente em todos os segmentos. Diante de tudo isso, vocês tiveram essa iniciativa, essa sensibilidade de presentear as instituições com um ato tão nobre. A gente tem uma cultura muito rica e ela é extremamente valorizada. Então é algo muito sensível e a gente agradece muito de lembrar de todos nós”, finalizou a coordenadora dos voluntários do ICIA, Cynthia Alves.

*Obras expostas*
No Espaço Cultural Tancredo Neves, quem está indo para a vacinação tem a oportunidade de passar por algumas das obras de contrapartidas da Lei Aldir Blanc, que estão expostas temporariamente.
________________________________________________________________________________







Prefeitura de Caruaru inicia a primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, iniciou a primeira etapa da vacinação contra a febre aftosa, destinada a bovinos e bubalinos, na idade de zero a três anos. Nessa etapa estão sendo disponibilizadas 3 mil doses.

Inicialmente, a campanha de vacinação será levada para os animais de propriedades localizadas no 4° Distrito e, em seguida, será estendida as demais, seguindo o calendário da imunização. A ação seguirá até o dia 31 de maio.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural reforça que quem não vacinar seu rebanho ou não declarar a imunização poderá pagar multa, ficar impedido de emitir a GTA (Guia de Trânsito Animal) e de comercializar a carne no município e região, bem como não receberá a ficha sanitária que é exigida por instituições bancárias para a liberação de linha de crédito para o produtor rural.

Para solicitar a vacina, o produtor rural deve ir até a Secretaria de Desenvolvimento Rural, localizada no Bloco C da Prefeitura de Caruaru, na Rua Dr. José Rafael Cavalcanti, s/n°, no Bairro Petrópolis. É necessário levar CPF, RG e repassar o endereço do local onde os animais deverão ser imunizados, além do quantitativo de vacinas a serem aplicadas. O horário de atendimento é das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (81) 3701-1455.

_______________________________________________________________________________________

Prefeitura de Caruaru apresenta a campanha de conscientização “Laço Azul” para os empresários do município


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) apresentou, nos dias 23 e 28 de abril, a campanha “Laço Azul” para as direções da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) e do Sindicato dos Lojistas do Comércio de Caruaru (Sindloja). A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre os direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), previsto na Lei Federal nº 13977/20, que trata do símbolo mundial de conscientização do autismo.

Durante a apresentação, que aconteceu on-line, o secretário da SDSDH, Carlos Braga, elencou as leis que norteiam o direito ao atendimento prioritário nos serviços público e privado para as pessoas autistas. “É importante a conscientização de todos sobre a criação de espaços mais humanizados no comércio de Caruaru que abranjam esse público. Conquistamos o apoio da Acic e do Sindloja e as duas entidades irão instalar adesivos com o símbolo ‘Laço Azul’, reforçando o atendimento prioritário para esse público”, afirmou.

_______________________________________________________________________________________





Prefeitura de Caruaru discute direitos da empregada doméstica


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), promove, nesta quarta-feira (5), um diálogo que tem como objetivo discutir os direitos da empregada doméstica, bem como fortalecer a categoria, tendo em vista que o Dia da Empregada Doméstica foi celebrado no último 27 de abril. O evento será realizado às 19h, pelo Google Meet.

O encontro terá como palestrante Júlia Santos, servidora pública de Caruaru, advogada e especialista em Direito e Processo do Trabalho pela LFG. Na ocasião, serão discutidos os direitos dessa categoria profissional, abordando a legislação existente, bem como as condições precárias de trabalho, principalmente, nesse período de pandemia.
As (Os) interessadas (os) em participar do encontro podem se inscrever, gratuitamente, através do https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSepaUdPNCjj0UYQLLC7-1Dbucd4KQYKyJrI1IH6GQUFOyyT5Q/viewform

Após finalizar o processo, o participante receberá por e-mail, no dia do evento, o link de acesso à palestra.

_______________________________________________________________________________________


AMTTC realiza pesquisa sobre mobilidade com a população


A Prefeitura de Caruaru, por meio da Autarquia de Mobilidade, Trânsito e Transportes de Caruaru (AMTTC), está realizando uma pesquisa de Origem-Destino em vários pontos da cidade e da zona rural.

O estudo tem como objetivo entender o comportamento dos principais meios de deslocamento dos caruaruenses, tornando possível a criação de políticas públicas que atendam às necessidades da cidade. O trabalho de levantamento em campo deverá ser finalizado até o final do mês de maio.

“Por meio dessa pesquisa, será possível identificar as principais demandas da população, em termos de mobilidade, e ouvir também a opinião das pessoas sobre vários temas, entre eles, qualidade do trânsito em cada bairro, meios de transporte utilizados e acessibilidade”, afirmou o diretor-presidente da AMTTC, Diogo Bezerra.

_______________________________________________________________________________________

Postar um comentário

0 Comentários