Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts

banner no cabeçalho.

---------------------------------CLIQUE NO BANNER E FALE CONOSCO EM NOSSO WHATSAPP--------------------------------------


AKIAGORA

Clique na imagem e contate-nos


AKIAGORA

CASA DO AGRICULTOR

Chã Grande




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Secretaria de Saúde realiza mutirão de vacinação contra a Covid-19 nesta terça (10)

A Secretaria de Saúde de Chã Grande realiza nesta terça-feira, 10, a partir das 8h, um mutirão de vacinação contra a Covid-19. A ação é voltada para as pessoas acima de 30 anos, público-alvo da campanha local de vacinação. Segundo a Saúde, também será realizado agendamento para outras idades fora da faixa etária atendida pela campanha.

Para ter acesso ao imunizante é necessário comparecer até a Escola Municipal XV de Março, enquanto durar o estoque destinado para o mutirão, apresentando documentos de identificação pessoal, como RG e CPF, além do cartão do SUS. O uso de máscaras no local é obrigatório, bem como a observação ao distanciamento social.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 ocorre normalmente nas Unidades Básicas de Saúde, espalhadas pela cidade e zona rural. Atualmente, além da faixa etária acima de 30 anos, a cidade está vacinando também pessoas acima de 18 anos com comorbidades inclusas no Plano Nacional de Imunização.

Segundo os dados da Saúde, até a última sexta-feira, 6, 12.859 doses de imunizantes já foram utilizadas em Chã Grande. Desse total, 9.760 se enquadram como primeira aplicação, enquanto 2.919 fazem parte já da segunda. Dos quatro tipos de vacinas utilizados, três dependem de duas doses para a imunização completa, segundo orientações dos fabricantes, seguidas pelo Ministério da Saúde, que faz o repasse aos municípios brasileiros.



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em parceria com Ministério Público, cadeiras de rodas são entregues em Chã Grande




A Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu nesta quarta-feira, 14, a entrega de cadeiras de rodas para pessoas com dificuldades de locomoção. A ação faz parte de uma parceria entre a administração municipal e o Ministério Público de Pernambuco, através da Promotoria de Justiça de Chã Grande.

Ao todo, 27 cadeiras de rodas foram entregues nesta quarta, no Centro de Convivência de Idosos (CCI), numa cerimônia que contou com a participação dos familiares dos beneficiados, do promotor de justiça do município, Dr. Gustavo Dias Kershaw, do prefeito, Diogo Alexandre, da Secretária de Desenvolvimento Social, Alexandra Gomes, e da representante da Coordenadoria da Mulher, Cícera Maria.

As cadeiras de rodas foram garantidas ao município através de recursos oriundos de Acordos de Não Persecução Penal (ANPP’s), que são pagos por pessoas que cometem infrações leves e entram em acordo judicial.

Além da Secretaria de Desenvolvimento Social, também fazem parte das instituições beneficiadas pela ação o Lar Luiz Rios, a Associação de Proteção aos Animais de Chã Grande (APAC) e a Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental, com atividades diversas na cidade.



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chã Grande inicia o programa Moradia Legal


A Prefeitura de Chã Grande deu início nesta segunda-feira, 12, ao programa Moradia Legal. A ação é uma parceria dos municípios com diversos setores, da esfera estadual ao Governo Federal, e tem como objetivo promover a emissão gratuita de documentos como escritura de casas de forma gratuita ou a um preço acessível a todos.

O pontapé inicial ocorreu pelo bairro Morada Nova. No local, a equipe formada pelo Centro de Referência em Assistência Social I (CRAS I), Secretaria de Obras, Defesa Civil, entre outros, levantou os primeiros dados das residências junto aos moradores. A coleta dessas informações é feita de forma online, o que agiliza o serviço.

O projeto deve percorrer todo o município de Chã Grande, promovendo a emissão desses documentos definitivos para os moradores, garantindo também mais segurança. A expectativa é de que o maior número possível de pessoas seja atendida pela ação.

A dona de casa Anderly Patrícia, que há dez anos reside no local, foi a primeira atendida pelo programa em Chã Grande. “Isso nos traz uma satisfação muito grande, pois é um documento muito importante, que nós moradores devemos ter. Pra mim tá sendo ótimo, maravilhoso”, destacou.

O coordenador da Defesa Civil no município, Mayr Lapenda, participa ativamente do projeto, desde a sua fase de implantação. Segundo ele, o município aderiu ainda no ano passado ao programa, que “vem com a intenção de regularizar as casas dos munícipes de nossa cidade, como a gente chama, no popular, dar o papel da casa”, explicou Mayr.

 

Foto: Alves Santos

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estão abertas inscrições para seleção simplificada com vagas para professores de Educação de Jovens e Adultos



A Secretaria de Educação de Chã Grande deu início a uma seleção simplificada para a contratação de professores para o projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições são gratuitas, e os candidatos aprovados serão convocados para o exercício das funções na área urbana e rural.

As inscrições poderão ser feitas presencialmente, na Escola Municipal João Faustino de Queiroz, no bairro Newton Carneiro, das 8h às 13h, ou então de forma online, através do e-mail processoseletivoeja.chagrande@gmail.com. Nessa opção, as inscrições serão aceitas até o dia 20 de julho, e os e-mails devem conter cópias no formato PDF dos documentos necessários: certidão de nascimento (ou casamento), CPF, RG, comprovante de residência e título eleitoral.

Segundo a Secretaria de Educação, as aulas devem ser iniciadas assim que os professores das escolas municipais tomarem a segunda dose do imunizante contra a Covid-19.

Confira o edital e os anexos:

EDITAL 01.2021 – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Anexo III – A – Declaração

Anexo III – Formulário de Inscrição

Anexo IV – Apresentação de Títulos

Anexo VI – Interposicção de Recursos

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Chã Grande abre credenciamento para artistas locais participarem do “São João em casa”



A Prefeitura de Chã Grande, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, comunicou nesta sexta-feira (4), no Diário dos Municípios, da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a abertura do credenciamento de artistas locais, bandas e grupos musicais para o projeto “São João em casa”.

O credenciamento deve ser realizado na sede da Prefeitura de Chã Grande, na Avenida São José, centro da cidade, até a próxima quinta-feira (10).

Segundo o comunicado oficial, o evento será realizado nas datas do período junino, com transmissão pela Internet, seguindo todas as medidas sanitárias e restritivas para garantir a segurança de todos os participantes.

Além disso, o objetivo do projeto é promover também uma renda para os artistas locais, afetados pela pandemia mundial do novo coronavírus, que afetou, desde o ano passado, a realização de shows artísticos com a presença de público. Por conta da pandemia, esse é o segundo ano sem a realização das tradicionais festas juninas, que sempre movimentam as cidades nordestinas.

O período junino é marcado pelas festas dos três santos da tradição católica: Santo Antônio, São João e São Pedro. A primeira delas ocorre no dia 12 de junho, também conhecido como dia dos namorados. A segunda no dia 24, e a terceira no dia 28, fechando o calendário.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Secretaria de Saúde inicia vacinação de trabalhadores da educação



O município de Chã Grande deu mais um importante passo na campanha de imunização contra a Covid-19. Nesta terça-feira (1º), a Secretaria de Saúde iniciou a vacinação dos trabalhadores da educação, que inclui professores e demais servidores das escolas públicas municipais. A vacinação foi dividida de acordo com a demanda das unidades de ensino, e o objetivo é vacinar todos que atuam nessas instituições, tanto na cidade quanto na zona rural.

A primeira escola a receber o imunizante foi a XV de Março, atendida pela Unidade Básica de Saúde Urbano III. No local, professores, equipe gestora e serviços gerais receberam a primeira dose do imunizante AstraZeneca/Oxford, distribuída no Programa Nacional de Imunização através da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A segunda dose deverá ser aplicada em até três meses.

A vacinação segue pelos próximos dias. Nesta quarta (2), funcionários e professores de outras unidades de ensino, como a Nossa Senhora de Fátima, no Bairro das Palmeiras, e a Sandra Siqueira, no Morada Nova, também estão sendo imunizados.

A campanha de vacinação para os trabalhadores da educação também vai atender as escolas privadas de Chã Grande. Atualmente, cinco unidades oferecem o ensino particular na cidade. A vacinação dessas escolas seguirá um cronograma da Secretaria de Saúde.



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chã Grande reforça medidas no combate ao Covid-19


Entra em vigor nesta quarta-feira (26), o decreto municipal de número 030, de 25 de maio de 2021, de autoria do prefeito Diogo Alexandre. O documento, que tem a vigência até o dia 06 de junho, reforça as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus no município, como o funcionamento de diversos serviços.

O decreto determina o horário de abertura e os dias em que os locais poderão funcionar normalmente ou deverão adotar medidas mais restritivas. Além disso, estabelece exigências para que esses espaços possam implementar, como quantidade de pessoas em atendimento, uso de máscara e higienização das mãos com álcool líquido 70% ou em gel.

O documento enumera uma série de serviços, desde academias e similares, que não poderão abrir aos finais de semana) ao comércio em geral. Os supermercados, por exemplo, devem seguir o horário das 7h às 18h, de segunda a sábado, enquanto os templos religiosos terão que priorizar as celebrações com transmissões pela internet aos finais de semana.

Nas últimas semanas, os casos de Covid-19 registraram um aumento significativo em Chã Grande. Desde então, a administração municipal vem reforçando as medidas que já estão em vigor para conter o avanço do vírus na cidade. Segundo os números da Secretaria de Saúde, 783 casos foram confirmados até esta terça-feira, enquanto 27 óbitos foram contabilizados. O município registra ainda 175 casos ativos.

O decreto pode ser consultado abaixo.

 

Anexo Único – Decreto Municipal N. 30 (1)




------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é lembrado com ação em Chã Grande




O dia 18 de maio é marcado no calendário brasileiro como uma data de luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. E em Chã Grande, que nos últimos anos realizou mobilizações para reforçar o tema na cidade, a data não poderia passar despercebida. Uma ação conjunta do Conselho Tutelar, Secretaria de Desenvolvimento Social e Polícia Militar espalhou conscientização nesta terça-feira.

Com a pandemia impedindo ainda a realização de eventos, a forma encontrada pelos órgãos que formam a Rede de Assistência em Chã Grande foi, literalmente, parar o trânsito na Rodovia PE-71, próximo à entrada da cidade.

Com o auxílio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), centenas de motoristas e motoqueiros pararam por alguns momentos para ouvir um pouco mais sobre a campanha e demonstrar seu apoio ao tema.

Histórico – O dia 18 de maio relembra a data em que a menina Araceli Crespo, de apenas oito anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 1973, por integrantes da alta sociedade capixaba, que nunca foram condenados pelo crime.





--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dez professores de Chã Grande recebem a primeira dose da vacina contra a Covid-19




A Secretaria de Saúde de Chã Grande iniciou nesta terça-feira, 18, a vacinação de professores das escolas municipais contra a Covid-19. A ação garantiu a imunização de dez profissionais, que se enquadram dentro das comorbidades. A vacinação foi feita no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima.

Os professores receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 após a apresentação de laudos médicos que comprovam a comorbidade, como pede o Ministério da Saúde nesta fase da campanha de vacinação.

Atualmente, a imunização está atendendo a pessoas com comorbidades dos 18 aos 59 anos, dentro do primeiro grupo, e de 50 a 59 anos dentro do segundo grupo (informações disponíveis nos cards abaixo).

Segundo os dados disponibilizados até esta terça, a campanha de vacinação em Chã Grande já garantiu a aplicação de 4.762 doses, entre primeira e segunda, de um total de 7.170 já recebidas. Outras 1.516 estão reservadas para a segunda dose, enquanto 892 seguem em estoque para a continuidade da campanha.

________________________________________________________________________________

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável convoca seus membros para eleição da diretoria executiva e conselho fiscal




O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Chã Grande se reúne nesta segunda-feira (17), para a eleição de sua diretoria executiva e conselho fiscal para o biênio 2021 a 2023. A sessão tem início às 8h, podendo votar os membros que compõem o órgão, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável.

A eleição será realizada no Centro de Convivência de Idosos (CCI), na Rua José Trajano Lopes. Segundo o edital de convocação, assinado pela comissão eleitoral, presidida pelo secretário municipal de desenvolvimento rural e sustentável de Chã Grande, Joseildo Santos, a primeira chamada ocorrerá às 8h, com outras duas chamadas podendo ser feitas no intervalo de uma hora cada.

_______________________________________________________________________________

Chã Grande chega a 73 casos suspeitos de infecção pela Covid-19




O boletim epidemiológico de Chã Grande aponta mais um crescimento nos casos suspeitos, em atualização divulgada nesta terça-feira (11). Segundo a Secretaria de Saúde, os casos aguardando resultados de exames laboratoriais somam agora 73 pacientes, o maior quantitativo acumulado desde o início da pandemia no município.
Apenas nesta terça, a cidade realizou a coleta de mais 12 amostras, que foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde de Pernambuco (Lacen-PE), em seis homens, com idades entre seis e 73 anos, e outras seis mulheres, com idades variando entre três e 74 anos.
A ala de isolamento do Hospital Geral Alfredo Alves de Lima registra a presença de cinco pacientes, que estão sendo acompanhados pela equipe médica da unidade hospitalar. Estão no local três crianças, sendo dois meninos, de um e quatro anos, e uma menina, de um ano, além de dois adultos, com idades de 33 e 63 anos.
Os casos confirmados somam 461, que dividem entre recuperados, com 431 registros, ativos, com sete atualmente, e óbitos ocorridos em decorrência da Covid-19, com 23 mortes desde o ano passado.
Vacinação – Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o município já recebeu 6.170 doses de imunizantes, através do Ministério da Saúde. Desse total, 4.585 foram aplicadas, enquanto 771 estão reservadas para a aplicação da segunda dose. Outras 814 seguem em estoque para a sequência da campanha de imunização na cidade.


___________________________________________________________________________________

Mais cinco casos de infecção pela Covid-19 são confirmados em Chã Grande


O novo boletim epidemiológico de Chã Grande, atualizado nesta sexta-feira (7), aponta mais cinco casos de infecção pelo novo coronavirus. Agora, a cidade soma 461 confirmações desde abril do ano passado.
Os casos confirmados nesta sexta tratam-se de cinco mulheres, com idades entre 18 e 54 anos (18, 25, 54, 54 e 54). Os resultados também aumentaram o total de casos ativos, que agora somam sete.
Outros três casos foram descartados após resultados negativos dos exames laboratoriais, sendo de uma mulher de 42 anos e dois homens, com 20 e 31 anos. Os casos descartados somam 478.
Além dos casos ativos, os casos confirmados também contabilizam os pacientes recuperados, com 431 registros até o momento, e os óbitos, que são 23.
A ala de isolamento do Hospital Geral Alfredo Alves de Lima registra a presença de dois pacientes, que seguem sendo acompanhados pela equipe médica da unidade hospitalar.

 




__________________________________________________________________________________

Chã Grande chega a 48 casos suspeitos de infecção pela Covid-19


O novo boletim epidemiológico de Chã Grande, divulgado nesta quarta-feira (5), aponta a inclusão de mais 11 casos suspeitos na cidade, elevando para 48 o total de pacientes que aguardam resultados dos exames laboratoriais. As 11 coletas foram realizadas apenas nesta quarta, no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima.
O boletim ainda aponta dois pacientes em isolamento no hospital chã-grandense. Segundo os dados da Secretaria de Saúde, tratam-se de um homem de 34 anos e uma mulher de 63. Ambos estão sendo acompanhados pela equipe médica da unidade hospitalar.
Os outros dados seguem sem alterações. Os casos confirmados somam 454, que se dividem entre recuperados, com 431, e óbitos, com 23 registros. Já os casos ativos estão zerados.
Vacinação – Ao todo, Chã Grande já recebeu 5.830 doses de imunizantes contra a Covid-19. Desse total, 4.242 foram aplicadas até o momento. Outras 588 estão reservadas para a segunda dose, enquanto 1.000 seguem em estoque para a continuidade da campanha de vacinação, que atualmente está na primeira dose para idosos de 60 a 64 anos.


_________________________________________________________________________________

Chã Grande inicia na segunda a vacinação de pessoas com comorbidades


A partir da próxima segunda-feira (10), a Secretaria de Saúde de Chã Grande inicia a vacinação de um novo grupo prioritário contra a Covid-19. Após iniciar a campanha com os profissionais de saúde e os idosos, agora serão as pessoas com comorbidades atendidas pela nova etapa, proposta pelo Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.

As pessoas com comorbidades estão divididas em dois grupos prioritários. O primeiro, de 18 a 59 anos, compreende gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea, pessoas com síndrome de down, portadoras do vírus HIV, com doença renal crônica em terapia de substituição renal (dialise) e pessoas com obesidade mórbida.

Já o segundo grupo, com idade entre 55 e 59 anos, é voltado para pessoas com quaisquer comorbidades elencadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, incluindo, por exemplo, diabetes mellitus, arritmias cardíacas, cirrose hepática, entre outros tipos elencados pelo Ministério da Saúde.

Para ter acesso ao imunizante, é necessário que a pessoa apresente um formulário preenchido. Esse formulário deve ser retirado em uma das Unidades de Saúde da Família, na cidade ou zona rural, devendo conter a assinatura e carimbo do médico ou enfermeira da USF, ou então de um médico particular. Apenas serão vacinadas as pessoas que apresentarem este documento, comprovando a comorbidade.

________________________________________________________________

Chã Grande chega a 48 casos suspeitos de infecção pela Covid-19


O novo boletim epidemiológico de Chã Grande, divulgado nesta quarta-feira (5), aponta a inclusão de mais 11 casos suspeitos na cidade, elevando para 48 o total de pacientes que aguardam resultados dos exames laboratoriais. As 11 coletas foram realizadas apenas nesta quarta, no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima.
O boletim ainda aponta dois pacientes em isolamento no hospital chã-grandense. Segundo os dados da Secretaria de Saúde, tratam-se de um homem de 34 anos e uma mulher de 63. Ambos estão sendo acompanhados pela equipe médica da unidade hospitalar.
Os outros dados seguem sem alterações. Os casos confirmados somam 454, que se dividem entre recuperados, com 431, e óbitos, com 23 registros. Já os casos ativos estão zerados.
Vacinação – Ao todo, Chã Grande já recebeu 5.830 doses de imunizantes contra a Covid-19. Desse total, 4.242 foram aplicadas até o momento. Outras 588 estão reservadas para a segunda dose, enquanto 1.000 seguem em estoque para a continuidade da campanha de vacinação, que atualmente está na primeira dose para idosos de 60 a 64 anos.

__________________________________________________________________________

Boletim chã-grandense não apresenta alterações nesta terça (4)




A atualização do boletim epidemiológico de Chã Grande, nesta terça-feira (4), apresenta uma continuidade dos dados com relação ao boletim da segunda (3).

Segundo o documento, disponibilizado através dos números da Vigilância Epidemiológica, o município segue com 454 casos confirmados. Esse total se divide entre recuperados, com 431, e óbitos ocorridos em decorrência da Covid-19, com 23 registros. Os casos ativos estão zerados.

Ao todo, 37 casos aguardam resultados de exames laboratoriais, após amostras colhidas no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima.

Uma nova atualização será divulgada na noite desta quarta-feira (5), pela Secretaria de Saúde de Chã Grande.



 ___________________________________________________________________________________

Mais 10 casos suspeitos são apontados em boletim chã-grandense


O novo boletim epidemiológico de Chã Grande, divulgado nesta segunda-feira, 3, apontou a inclusão de mais 10 casos suspeitos de infecção pela Covid-19 na cidade. Com isso, os dados apontam 37 casos em investigação, com amostras enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), na cidade do Recife.
Nos demais dados, os casos recuperados registraram mais uma paciente, indo agora a 431. Com isso, os casos ativos estão zerados. A ala de isolamento do Hospital Geral Alfredo Alves de Lima, que no domingo (2) chegou a registrar quatro pacientes, incluindo duas crianças, também está zerada no boletim atual.
Uma nova atualização do boletim epidemiológico será divulgado na noite desta terça-feira (4), através da Vigilância Epidemiológica do município.

__________________________________________________________________________

Crianças de cinco meses e três anos estão entre os pacientes em isolamento no hospital de Chã Grande


A Secretaria de Saúde de Chã Grande divulgou neste domingo, 02, mais um boletim epidemiológico que acompanha a situação da Covid-19 no município. Segundo os dados disponibilizados através da Vigilância Epidemiológica, quatro pacientes deram entrada no isolamento do Hospital Geral Alfredo Alves de Lima este final de semana, incluindo duas crianças.
Todos os quatro pacientes são enquadrados como casos suspeitos e terão as coletas realizadas nesta segunda-feira (03). Tratam-se de uma mulher de 67 anos, um homem de 71, um menino de três anos de idade e um bebê de apenas cinco meses. Todos estão sendo acompanhado pela equipe médica da unidade hospitalar.
Os outros dados seguem sem alterações com relação ao boletim divulgado na sexta-feira (30). Segundo os números, o município segue com 454 casos confirmados, sendo que estes se dividem entre os casos recuperados, com 430, óbitos em decorrência da Covid-19, com 23 registros, e um caso ativo.
Atualmente, 27 pacientes seguem em casos suspeitos de infecção pelo novo coronavirus. Outras coletas devem ser realizadas nesta segunda, quando uma nova atualização será divulgada.

Postar um comentário

1 Comentários

Facebook.com/akiagoraEventos