Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Chã Grande PE


AKIAGORA

AKIAGORA

CLIQUE NA IMAGEM E VISITE OS MELHORES DO ANO



------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Vereadores aprovam em 2ª discussão orçamento do município para 2023


A Câmara de Vereadores de Chã Grande se reuniu na noite da última sexta-feira (02), para a sétima reunião ordinária do quarto período. Sob a presidência do vereador Jorge Luís (PL), e a presença de todos os parlamentares, o legislativo aprovou, em segunda votação, o projeto de lei que estabelece o orçamento do município para o próximo ano. A proposta, de autoria do executivo municipal, já havia sido aprovada em primeira discussão, também por unanimidade.

Após a aprovação em segunda votação, o legislativo municipal encaminha então a proposta de volta ao poder executivo municipal. Cabe ao prefeito, Diogo Alexandre (Avante), a sanção, com prazo final nesta segunda-feira (5), para que entre em vigor em primeiro de janeiro de 2023, estimando as receitas e despesas do município para o próximo ano.

Antes de ser colocada em votação em duas sessões ordinárias, a proposta precisou passar por discussões na Câmara. No legislativo, o PL foi discutido em audiência pública, que contou com a participação da população e do poder executivo, além das comissões de finanças e orçamento e justiça e redação, que apresentaram pareceres favoráveis pela aprovação.

Segundo o presidente da Casa, Jorge Luís, a tramitação ocorreu de forma tranquila, tendo em vista a importância da matéria para o município. “Estamos diante de um orçamento muito bem elaborado por toda a área técnica da administração municipal, que contempla vários aspectos, e prevê muitos investimentos em nosso município. Não tenho dúvidas que 2023 será um ano ainda melhor para Chã Grande”, destacou.

Os vereadores voltam a se reunir na quarta-feira (7), a partir das 20h. Na ocasião, essa será a oitava reunião ordinária, de um total de dez previstas para esse período, que marca também o encerramento do ciclo 2021-2022.
FONTE GMK
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Festival Nordestino do Agricultor tem a primeira noite de shows em Chã Grande

 por Paulo Sérgio

 

Evento teve a abertura com Isac do Acordeom, Maria Clara e Vilões do Forró

 

A 24ª edição do Festival Nordestino do Agricultor teve início na noite deste sábado, 26, em Chã Grande. Milhares de pessoas se fizeram presentes na Avenida São José, Centro da cidade, para acompanhar os shows que abriram em grande estilo o evento festivo, que segue ainda neste domingo (27).

 

A abertura ficou por conta do artista chã-grandense Isac do Acordeom. Acompanhado de sua banda, com o filho Isacsom, de 14 anos, estreando no meio musical, Isac fez a festa do público que começava a chegar ao evento.  Logo em seguida, às 22h, a festa continuou com Maria Clara, que subiu ao palco para colocar todo mundo pra dançar ao som de um repertório atualizado.

 

A última atração da noite foi Vilões do Forró, que subiu ao palco já por volta de 0h. Com músicas do estilo de vaquejada, o vocalista Tony Baldock agitou o público que acompanhava a abertura do evento.

 

Os shows continuam neste domingo, com início às 20h. A primeira atração da noite será o Forró do Pistolão. Em seguida, Jardson Araújo sobe ao palco. A Banda Cavaleiros do Forró será a última atração, fechando com chave de ouro o tradicional Festival Nordestino do Agricultor.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Festival Nordestino do Agricultor começa neste sábado; confira a programação

 por Paulo Sérgio


Evento acontece no Centro da cidade

 

O Festival Nordestino do Agricultor, que este ano chega a sua 24ª edição, começa neste sábado (26), com shows ao vivo na Avenida São José, Centro da cidade. Esta será a primeira edição do evento após a pandemia do novo coronavírus. Lançado ainda nos anos 90, o Festival reforça a potencialidade da agricultura chã-grandense, integrando o calendário de eventos da cidade.

 

A abertura será às 20h30. A primeira atração a subir ao palco será o artista local Isac do Acordeom, abrindo o evento ao som de muito forró. Em seguida, às 22h, o palco será totalmente dedicado a Maria Clara, que promete colocar todo o público para dançar. A última atração, fechando a primeira noite, será a banda Vilões do Forró, a partir de 0h.

 

No domingo, a festa começará mais cedo. A partir das 20h, o público curte Forró do Pistolão, abrindo a segunda e última noite do evento. Em seguida, Jadson Araújo comanda a festa, com início às 22h. Para fechar com chave de ouro, Cavaleiros do Forró será a última atração.

 

Além dos shows, o público também poderá curtir os parques de diversões, ao longo da Avenida São José e ao lado da Igreja Matriz, e exposições, como a da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade. Em um estande na Praça Monsenhor João Inácio Ferreira, a pasta vai apresentar um pouco da potencialidade do município, abrindo espaço também para a comercialização de produtos.

 

Segurança – Para garantir que o público curta o evento da melhor forma possível, a Prefeitura de Chã Grande divulgou algumas medidas de segurança que serão adotadas. Está proibida, por exemplo, a entrada de garrafas de vidro no interior do evento, bem como a comercialização desses itens nas barracas e bares localizadas no local. Vasilhames plásticos serão distribuídos. Em cada uma das entradas, a administração municipal estará com equipes especializadas para garantir o cumprimento das medidas.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chã Grande passa a contar com unidade do Orelhão Digital

por Paulo Sérgio

Serviço vai disponibilizar atendimento em várias situações para a população chã-grandense

Foi inaugurada nesta quinta-feira (24), a unidade chã-grandense do projeto Orelhão Digital. Instalado na Secretaria de Desenvolvimento Social, o serviço vai disponibilizar atendimento para a população local em diversas situações.

A inauguração contou com a presença do prefeito, Diogo Alexandre, do vice, Sandro Advogado, da promotora de justiça do município, Eryne Ávila, e da promotora Fernanda Nóbrega, que coordenada o projeto em Pernambuco, e que também já atuou na promotoria de Chã Grande.

A inauguração também contou com um momento de apresentação de como será o projeto na cidade. Instalado na Secretaria de Desenvolvimento Social, o Orelhão Digital consiste no atendimento da população, para acessar serviços disponíveis exclusivamente pela internet, ou que podem ser resolvidos também pela grande rede.

Também será possível participar de audiências realizadas em outras cidades. O espaço conta com webcam para a transmissão de imagens.

O serviço fica disponível de segunda a sexta, das 8h às 13h, e pode ser consultado s agendamento. No mesmo prédio, o público pode ter acesso a emissão de documentos pessoais, através do setor de identificação.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Confira como será o expediente em Chã Grande durante os jogos do Brasil

por Paulo Sérgio

Datas contam com expedientes alterados nos setores da administração municipal e comércio

O Brasil faz nesta quinta-feira (24), a partir das 16h, o seu jogo de estreia na Copa do Mundo no Catar. A seleção brasileira encara a Sérvia, no Estádio Lusail. E o jogo do Brasil mexe diretamente com o funcionamento de setores da administração municipal e do comércio chã-gradense.

Através de decretos, a Prefeitura de Chã Grande determinou como será o funcionamento de repartições públicas durante esse período. O Brasil faz três jogos na primeira fase. Além da estreia nesta quinta, a seleção volta a campo na segunda (28), às 13h, diante da Suíça, e na sexta-feira (02/12), às 16h, contra Camarões.

Para esta quinta, as repartições públicas estarão com funcionamento normal, exceto as escolas municipais, das 7h às 13h. Na segunda, a cidade terá uma folga em virtude do feriado após o Festival Nordestino do Agricultor, que ocorre durante o final de semana. No último jogo da primeira fase, às 16h, segue a programação desta quinta-feira, já que o jogo não modificará o expediente.

Já o comércio da cidade segue por orientação da própria entidade que o representa, que no caso é a Associação Comercial de Chã Grande (Acigran). Segundo o presidente, Osman Queiroz, alguns estabelecimentos definiram pelo fechamento durante a partida e reabertura após o jogo nesta quinta. Na segunda, por conta do feriado, o comércio já estará fechado. Na sexta, por ser dia de feira livre, o funcionamento deve seguir o modelo desta quinta-feira.

Caso o Brasil se classifique como primeiro do Grupo G, a próxima partida da seleção será no dia 06 de dezembro, às 12h, numa terça-feira. Se a classificação vier como segundo colocado, o embate das oitavas será no mesmo dia, às 16h.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em parceria com MPPE, Prefeitura de Chã Grande dá início ao projeto Orelhão Digital nesta quinta

 Paulo Sérgio

 

Iniciativa traz uma série de serviços públicos para a população chã-grandense

 

O Projeto Orelhão Digital, desenvolvido pelo Ministério Público, chega ao município de Chã Grande. Nesta quinta-feira (24), a partir das 10h, será inaugurado o espaço de funcionamento do projeto, que traz uma série de serviços gratuitos para a população chã-grandense. Na cidade, a novidade chega através de uma parceria entre a gestão municipal e o MPPE.

 

O Centro Especializado do Orelhão Digital vai funcionar na Secretaria de Desenvolvimento Social. No local, a população vai encontrar a disponibilidade de atendimento para serviços que precisam de um atendimento online, ou que podem também ser resolvidos dessa forma, evitando que o solicitante precise se dirigir até o local para o atendimento presencial.

 

Vai ser possível encontrar serviços da Celpe, Compesa, INSS, Detran, Expresso Cidadão, Delegacia de Polícia, saúde municipal e estadual, Receita Federal, entre outros. Também será possível consultar processos em andamento no Ministério Público Estadual e no Tribunal de Justiça.

 

Foto: Ministério Público de Pernambuco / Divulgação

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chã Grande disponibiliza ônibus para estudantes que farão o Enem neste domingo (20)

 Paulo Sérgio






Veículos se destinarão aos estudantes que farão as provas na cidade de Gravatá

 

A Prefeitura de Chã Grande, através da Secretaria de Educação e do Departamento de Transportes, estará disponibilizando neste domingo (20), o transporte gratuito para estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O transporte terá como destino as escolas de Gravatá, onde serão aplicadas as provas.

 

Este será o segundo final de semana do Enem 2022. No domingo passado, os estudantes se submeteram às provas de linguagens e ciências humanas, além da redação. Para este domingo, o Enem traz as provas de matemática e ciências da natureza, que engloba química, física e biologia.

 

Assim como ocorreu no primeiro domingo, a saída do transporte será a partir das 10h. Estudantes devem se concentrar em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, na Avenida São José, Centro da cidade. Os ônibus também farão o transporte de volta.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chã Grande vai começar a vacinar contra a Covid crianças de seis meses a dois anos que apresentam comorbidades

 Paulo Sérgio





Hospital Geral Alfredo Alves de Lima será o local de vacinação neste primeiro momento

 

A Secretaria de Saúde de Chã Grande começa nesta quinta-feira (17), a vacinação de crianças de seis meses a dois anos de idade, que apresentam comorbidades, contra a Covid-19. A iniciativa segue uma determinação do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde de Pernambuco, como forma de ampliar o público imunizado contra a doença.

 

Neste primeiro momento, a aplicação se concentrará apenas no setor de vacinação do Hospital Geral Alfredo Alves de Lima. A expectativa é de que com a chegada de novas doses, a campanha seja estendida também às Unidades Básicas de Saúde, na cidade e zona rural. Até o momento não há previsão de quando começará a imunização para esse novo público-alvo nesses locais.

 

Para ter acesso ao imunizante, a criança precisa estar acompanhada dos pais ou responsáveis. Estes, por sua vez, precisam apresentar documentos de identificação pessoal no ato da vacinação.

 

Nesta nova etapa de vacinação, as crianças de seis meses a dois anos de idade, com comorbidades, receberão a vacina Pfizer Baby. A aplicação ocorrerá em três doses, seguindo o intervalo de três semanas entre a primeira e a segunda doses, e oito semanas entre a segunda e a terceira.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Departamento de Turismo de Chã Grande divulga programação oficial do Festival Nordestino do Agricultor

 Paulo Sérgio


Evento será realizado entre os dias 26 e 27 de novembro, na Avenida São José

 

O Departamento de Turismo divulgou nesta sexta-feira (11), a programação oficial do Festival Nordestino do Agricultor. O evento, que este ano chega à sua 24ª edição, será realizado entre os dias 26 e 27 de novembro, na Avenida São José, Centro da cidade, com uma programação especial.

 

 

A primeira noite de shows vai contar com as apresentações de Vilões do Forró, Maria Clara e Isac do Acordeon, com início às 21h. No mesmo horário, já no domingo (27), o público curte os shows de Cavaleiros do Forró, Jadson Araújo e Forró do Pistolão.

 

O Festival Nordestino do Agricultor, que é classificado como uma das mais tradicionais da região volta a ser realizado este ano, após dois anos de suspensão em virtude da pandemia do novo coronavírus.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Confira como será o dia de finados em Chã Grande

 por Paulo Sérgio






O feriado nesta quarta-feira (2) é marcado por visitação ao Cemitério Municipal

 

 

O dia de finados é mais do que apenas um feriado no calendário. Em Chã Grande, assim como em outras cidades, familiares realizam visitas ao Cemitério Municipal, onde prestam homenagens aos seus entes queridos já falecidos. Na cidade, a Prefeitura de Chã Grande preparou uma série de alterações no trânsito para garantir o acesso das pessoas ao local.

 

A Rua Joaquim José de Miranda, que dá acesso ao Cemitério Municipal, estará fechada durante todo o dia para a passagem de veículos. A determinação leva em consideração a montagem dos bancos para a comercialização de flores, velas, entre outros utensílios utilizados para os momentos de homenagem, na tradicional feira realizada neste dia.

 

Motoristas que precisam acessar a Rodovia PE-71, ou que querem vir até a cidade através Da rodovia estadual, não poderão utilizar a entrada conhecida como “ladeira do Santo”, que dá acesso ao Bairro das Palmeiras. Ela estará interditada, já que mais para cima se conecta com a Rua Joaquim José de Miranda. A Guarda Municipal e orientadores de trânsito estarão de prontidão.

 

O Cemitério de Chã Grande também estará com horário especial para funcionamento. O público poderá ter acesso ao local entre 6h e 21h. Tradicionalmente, o fluxo de pessoas é intenso nos três turnos, e a Prefeitura de Chã Grande reforçou, ainda no ano passado, a iluminação das vias de acesso dentro do cemitério, com instalação de lâmpadas de LED.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Eleitores da zona rural terão disponibilidade de transporte neste domingo (30), em Chã Grande

por Paulo Sérgio



Frota de veículos do município estará rodando para atender ao eleitorado chã-grandense que reside nos sítios

 

Assim como foi feito no primeiro turno, no dia 02 de outubro, toda a frota de ônibus escolares de Chã Grande estará em serviço neste domingo (30), durante o segundo turno das eleições. Os veículos atuarão nas rotas entre as regiões da zona rural e a cidade, proporcionando aos eleitores do município transporte gratuito até os locais de votação.

 

Para que os eleitores da zona rural tenham acesso ao direito do voto neste domingo, a Prefeitura de Chã Grande definiu uma força-tarefa de servidores e veículos, que estarão realizando diversas rotas durante horários específicos.

 

Como os veículos fazem o transporte de estudantes, a Prefeitura de Chã Grande realiza uma vistoria constante nos equipamentos, como forma de garantir a segurança de quem utiliza o serviço. Na última semana, por exemplo, os carros passaram por uma análise rigorosa na garagem da Prefeitura, onde vários critérios foram analisados.

 

A cidade de Chã Grande possui 18.885 eleitores aptos, segundo os dados do Tribunal Regional Eleitoral(TER-PE). Esse total se divide entre nove locais de votação, que são: escolas XV de Março, 20 de Dezembro, João Faustino de Queiroz, Nossa Senhora de Fátima, Maria Amélia e João Batista de Vasconcelos; secretarias de Educação e Desenvolvimento Social; e a Creche Maria Antonieta Cavalcante de Queiroz.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Centro Cultural de Chã Grande está com inscrições abertas para curso de flores artificiais

 por Paulo Sérgio

 

Interessados podem se inscrever diretamente através de Whatsapp

 

O Centro Cultural Maria Madalena Gomes de Vasconcelos está com inscrições abertas para o curso de flores artificiais. As inscrições, que são gratuitas, são voltadas para maiores de 18 anos, e devem ser feitas através do Whatsapp (85) 9 8962 – 9086. A formação também oferece gratuitamente todo o material para aprendizado.

 

As aulas terão início a partir de 07 de novembro, segunda-feira. Os interessados devem escolher entre os três turnos em que as aulas serão ministradas, num total de cinco dias seguidos. Pela manhã, as aulas serão das 8h30 às 11h. À tarde, o horário será das 15h às 17h30. Já no período da noite, o curso será ministrado entre 18h30 e 21h.

 

Todas as aulas serão ministradas no próprio espaço do Centro Cultural, localizado na Avenida São José, Centro da cidade, ao lado da Câmara de Vereadores. O curso tem o apoio da Prefeitura de Chã Grande e da JC Flores.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Caminhada do Outubro Rosa é realizada em Chã Grande

 por Paulo Sérgio

Evento contou com uma programação especial

 

Escolas municipais e particulares, órgãos públicos e a população chã-grandense saíram às ruas na manhã desta sexta-feira (21), durante a caminhada do Outubro Rosa, que percorreu as principais ruas da cidade. Organizado pela Câmara de Vereadores, as secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde e o grupo de mulheres Amigas do Peito, o evento contou com uma programação especial.

 

O objetivo da caminhada foi reviver os movimentos encabeçados pela saudosa professora Natália Silva, falecida ainda em 2020, e que estava sempre promovendo, através da caminhada pelas ruas de Chã Grande, a conscientização sobre a importância da saúde feminina.

 

Com a cor rosa predominante, como manda a campanha nesse mês de outubro, o público caminhou até a Câmara de Vereadores. Na sede do poder legislativo municipal, a programação seguiu com momentos musicais e palestras voltadas para a importância de tanto as mulheres quanto os homens realizarem o autoexame de mama, além da mamografia para as mulheres, todos os anos.

 

Na Câmara, o evento foi aberto pelo vereador Jorge Luís. Presidente da Casa, Jorge reforçou a importância de se trazer esse tema para o debate com a sociedade chã-grandense, e lembrou também a determinação de Natália Silva e das mulheres integrantes do grupo Amigas do Peito. Estiveram presentes também os vereadores Andreson de Agrício e Ninha de Zé Maria, além dos secretários Jairo Paiva (Saúde) e Alexandra Gomes (Desenvolvimento Social).

 

De forma paralela, a Prefeitura de Chã Grande também disponibilizou a visita do carro de mamografia, atendendo mais uma centena de mulheres chã-grandenses. O veículo, equipado com mamógrafo, está na cidade desde quinta (20).

   

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em Chã Grande, vacinação contra a poliomielite segue prorrogada


 

Objetivo da campanha é atingir o público-alvo, formado pro crianças de até cinco anos de idade

 

 

Pais, mães ou responsáveis por crianças ou adolescentes têm o compromisso de manter em dia a vacinação de seus pequenos em dia, conforme estabelece a legislação brasileira. E nessa nobre missão, garantida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), através da disponibilidade de diversos tipos de vacinas que protegem contra as mais variadas doenças, está a de vacinar crianças de até cinco anos de idade contra a poliomielite.

 

Por conta da baixa adesão de pais e mães na campanha em todo o país, o Ministério da Saúde decidiu por mais uma prorrogação da aplicação da vacinação. Em Chã Grande, Unidades de Saúde na cidade e na zona rural seguem aplicando o imunizante que protege contra a poliomielite, doença que provoca a paralisia infantil.

 

Desde o início da campanha, o município contabiliza até o momento apenas 67% de crianças na faixa etária já vacinadas. O número está longe do ideal, estabelecido pelas autoridades em saúde, que prevê um alcance de pelo menos 95% para que a campanha seja bem sucedida. O mesmo acontece em outros lugares no país. Tanto que a baixa adesão tem causado preocupação.

 

O Brasil é um país considerado livre da poliomielite desde 1994. Isso se deu, segundo especialistas, a campanhas massivas de conscientização sobre a importância da vacinação, e a presença dos pais ou responsáveis nas campanhas nacionais.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Outubro Rosa: exames de mamografia serão realizados nesta quarta e na sexta, em Chã Grande





Campanha busca lembrar às mulheres a importância de cuidar da saúde

 

O mês de outubro é lembrado nacionalmente pela campanha que busca alertar as mulheres sobre a importância de se cuidar da saúde. Tanto que durante este mês, estabelecimentos públicos e privados reforçam o uso da cor rosa, através da campanha do Outubro Rosa. Em Chã Grande, a passagem do mês também é lembrada com a realização de diversas atividades para as mulheres.

 

Esta semana, por exemplo, as mulheres chã-grandenses poderão realizar gratuitamente o exame de mamografia. O veículo especializado no procedimento estará na Avenida São José, Centro da cidade, bem em frente à Prefeitura Municipal, nesta quarta-feira (5) e na sexta-feira (7). Dezenas de mulheres poderão participar da iniciativa, encabeçada pela Secretaria de Desenvolvimento Social.

 

A mamografia é uma das formas de detectar a presença de anomalias, provenientes do câncer de mama. Esse é um dos tipos de cânceres mais comuns entre as mulheres, tanto no Brasil quanto no restante do mundo. E a prevenção é o melhor remédio. Quanto mais cedo ele for detectado, maiores são as chances de que a paciente tenha uma melhor resposta no tratamento.

 

A recomendação dos especialistas é de que as mulheres façam o exame de mamografia com regularidade, a partir dos 40 anos, ou até antes, quando há casos na família. Além desse procedimento mais específico, também é recomendado o autoexame para as mulheres, mas que não descarta a visita regular a médicos especialistas no assunto, nem a realização da mamografia.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chã Grande conta com nove locais de votação; confira





Escolas municipais, estadual e prédios de secretarias receberão as seções eleitorais neste domingo (2)

 

Nove locais de votação estarão à disposição dos eleitores chã-grandenses neste domingo (2), durante o primeiro turno das eleições deste ano. Escolas municipais, estadual e prédios de secretarias estarão funcionando com as seções eleitorais, entre 8h e 17h, na primeira eleição de horário unificado em todo o país.

 

No Bairro da Camela, os eleitores votarão na Escola de Referência em Ensino Médio João Batista de Vasconcelos, nas seções 127ª, 128ª, 129ª, 130ª, 131ª e 132ª. No Bairro das Palmeiras, a Escola Nossa Senhora de Fátima recebe as seções 139ª, 140ª, 141ª, 142ª e 143ª. Essas são os locais de votação mais próximos do Centro da cidade.

 

No Bairro Newton Carneiro estarão funcionando as seções 121ª, 122ª, 123ª, 133ª, 134ª, 135ª, 136ª, 137ª e 138ª na Escola Municipal João Faustino de Queiroz.

 

Já no entorno da Avenida 20 de Dezembro, no Bairro Dom Helder Câmara, funcionarão a maioria das seções eleitorais, divididas em seis locais de votação. Na Secretaria de Assistência Social, apenas a seção 119ª estará funcionando. Ao lado na Creche Antonieta Cavalcanti de Queiroz, funcionarão as seções 124ª, 125ª e 126ª.

 

Na Escola Municipal 20 de Dezembro, já no final da Avenida, após a Delegacia de Polícia de Chã Grande, os eleitores encontrarão as seções 74ª, 75ª, 76ª, 77ª, 78ª e 184ª. Próximo ao Clube Recreativo, no começo da Avenida 20 de Dezembro, a Escola Municipal Maria Amélia recebe as seções 110ª, 111ª, 112ª, 113ª, 114ª e 115ª.

 

Na Secretaria de Educação, estarão as seções 146ª, 147ª e 148ª. Ao lado, na Escola Municipal XV de Março, maior local de votação de Chã Grande, os eleitores encontrarão as seções 79ª, 80ª, 81ª, 82ª, 83ª, 84ª, 85ª, 86ª, 87ª, 88ª, 89ª, 90ª, 91ª, 92ª e 98ª, num total de 15 seções eleitorais.

 

Para encontrar os locais de votação, os eleitores podem observar o número indicado no título eleitoral, impresso ou virtual (e-Título), em seção eleitoral.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Setembro Amarelo: Chã Grande realiza caminhada



 

Evento teve como objetivo alertar a população sobre a importância de se cuidar da saúde mental

 

Nesta quinta-feira (29), o Centro de Atenção Psicossocial Antonio Batista Carneiro (CAPS-ABC) promoveu uma caminhada pelas ruas de Chã Grande. O evento fez parte da programação da campanha “Setembro Amarelo”, que busca alertar sobre a importância dos cuidados com a saúde mental, e contra o suicídio.

 

Dezenas de pessoas acompanharam a caminhada, que por onde passou fez o alerta à população. Do CAPS-ABC, o público seguiu até a Prefeitura de Chã Grande, no Centro da cidade, colorindo de amarelo as ruas e avenidas.

Em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, a programação seguiu com momentos de testemunhos de usuários que estão sendo acompanhados pelo serviço no município. A cada relato, o psicólogo José Adelmo, diretor do CAPS-ABC, reforçou a importância do trabalho desenvolvido no município.

 

Atualmente, além do CAPS-ABC, a rede na cidade conta ainda com duas residências terapêuticas e uma parceria com a Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental (AUFA-SM). Além disso, o trabalho é integrado com a Secretaria de Saúde, e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que fazem visitas diariamente nas casas na zona urbana e rural, podem fornecer informações importantes também para a equipe especializada.

A caminhada do Setembro Amarelo é realizada anualmente em Chã Grande como forma de reforçar a mensagem da campanha. A última edição havia sido realizada em 2019. Nos últimos anos, em virtude da pandemia, o evento precisou ser suspenso.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chã Grande recebe novos veículos para a Educação e Saúde

 

Entrega ocorreu neste sábado (24), na Avenida São José, Centro da cidade

 

As secretarias de Educação e Saúde foram agraciadas neste sábado (24), com a entrega de quatro novos veículos, pelo prefeito, Diogo Alexandre. Na ocasião, foram entregues três ônibus escolares, de médio porte, e uma van para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Todos os veículos possuem acessibilidade.

A entrega foi feita na Avenida São José, em frente à Câmara de Vereadores. Estiveram presentes, além do prefeito, o vice, Sandro Advogado; os vereadores Gilvan Bolão, Demir, Andreson de Agrício, Ninho Mototáxi, Ninha de Zé Maria, Wédson de Biu Beléu, Jorge Luís e Inaldo do Raio-X; secretários e diretores municipais e a população em geral.

 

Após a sua fala, Diogo Alexandre fez a entrega das chaves da van ao secretário de Saúde, Jairo Paiva, e dos ônibus escolares ao secretário de Educação, Joel Gomes. Após toda a questão documental, os veículos já devem ser introduzidos na frota municipal.

 

Atualmente, o município de Chã Grande conta com dois ônibus próprios que servem ao TFD, com duas viagens diariamente. Além disso, na Educação, todo o transporte de alunos é realizado através de ônibus próprios, sendo um dos poucos em Pernambuco.

 


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Três ônibus escolares e uma van para o TFD serão entregues neste sábado, em Chã Grande






Veículos serão integrados à frota pública do município

 

A Prefeitura de Chã Grande está reforçando a frota de veículos que atendem a população local, tanto na saúde quanto na educação. Neste sábado (24), três ônibus escolares e uma van para o transporte do Tratamento Fora de Domicílio (TFD) serão entregues. A ação terá início às 8h, na Avenida São José, Centro da cidade.

 

Os três ônibus escolares, de médio porte, serão utilizados para o transporte de estudantes, na área urbana e zona rural. Atualmente, todas as rotas são geridas e executadas pelo próprio município, através de uma frota própria da Secretaria de Educação.

 

Já o transporte do TFD ganhou um reforço e tanto com a aquisição de dois ônibus no ano passado. Dessa forma, a ida de pacientes chã-grandenses até o Recife passou a ser feita com mais conforto e segurança, em duas viagens por dia. Agora, uma van vai reforçar ainda mais esse serviço ofertado diariamente.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Após dez anos, Chã Grande volta a disponibilizar vacina anti-rábica para humanos

 

Doses estão disponíveis na Saúde do município, e podem ser aplicadas em caso de ocorrências envolvendo animais

 

A Secretaria de Saúde de Chã Grande recebeu esta semana o primeiro lote de 100 doses de vacinas contra a raiva para humanos. O repasse, por parte da Secretaria Estadual, marca o retorno da disponibilidade do produto no município. Desde 2013 que o município não contava com esse serviço.

 

Por conta da ausência da vacina em Chã Grande, todas as ocorrências estavam sendo encaminhadas para o Hospital João Murilo, na cidade de Vitória de Santo Antão. Agora, segundo a Saúde, o soro anti-rábico, que faz parte do tratamento em alguns pacientes, é que segue sem disponibilidade no município.

 

A solicitação da Secretaria de Saúde se deu em virtude do registro de ocorrências na cidade, o que fez com que pacientes, incluindo crianças, fossem deslocados até o hospital vitoriense, nas quatro doses do tratamento.

 

Recentemente, Chã Grande registrou o ataque de uma raposa a uma criança. A menina foi encaminhada ao João Murilo, sendo acompanhada por equipe médica. O animal foi abatido, e a cabeça encaminhada para análise, já que há a suspeita da raiva.

 

Ainda nesta quarta-feira (21), a primeira aplicação foi registrada na unidade hospitalar. Uma mulher, que não teve a identidade revelada, recebeu a primeira dose, após ter sido mordida por um gato.

 

A recomendação da Vigilância Epidemiológica do município é que em caso de incidentes envolvendo animais, o paciente deve ser encaminhado o mais breve possível até o Hospital Geral Alfredo Alves de Lima, onde ocorre a aplicação da vacina.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nota de Esclarecimento – Precatórios aos trabalhadores da educação

 por Paulo Sérgio
------------------------------------------------------------------------------------------------

Chã Grande realiza Dia D de vacinação neste sábado; confira o público-alvo


 

Objetivo é aplicar imunizantes contra a poliomielite e também colocar em dia a caderneta de vacinação

 

 

Todo o país participa neste sábado (20), do Dia D de vacinação contra a poliomielite e também da multivacinação, duas campanhas capitaneadas pelo Ministério da Saúde. Em Chã Grande, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), na cidade e zona rural, estarão abertas entre 8h e 16h. Também será possível ter acesso à campanha no Centro de Fisioterapia, na Avenida São José, no Centro de Chã Grande.

 

O público-alvo varia de acordo com a campanha. No combate à poliomielite, a vacinação estará destinada a crianças de até quatro anos de idade. Já na multivacinação, que tem como objetivo colocar em dia a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes,  podem participar até 14 anos de idade.

 

Uma série de imunizantes estará disponível para a aplicação neste sábado. Por conta disso, pais ou responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação. Os profissionais de saúde farão a conferência do documento.

------------

Após adiamento, espetáculo da Casa das Juventudes será apresentado nesta sexta, no Centro de Chã Grande





Previsão inicial era de que espetáculo fosse apresentado na semana passada, mas em virtude das chuvas, organização decidiu pelo adiamento

 

 

A Casa das Juventudes apresenta nesta sexta-feira, 19, a partir das 19h30, o seu espetáculo “Sob Corpos”. A apresentação, que será aberta ao público, ocorrerá na Praça da Bíblia, Centro de Chã Grande. O espetáculo seria apresentado na semana passada, mas acabou adiado em virtude das chuvas.

 

O espetáculo é produzido pelo coreógrafo Júlio César, e conta com a participação de adolescentes e jovens da Casa das Juventudes. Nos últimos dias, ensaios foram realizados no local pelo grupo que promete chamar a atenção do público, com um espetáculo de dança que vai abordar o respeito como tema principal.

 

A apresentação faz parte da programação de espetáculos móveis a ser promovida pela Casa das Juventudes na cidade. Uma próxima peça já está sendo produzida, que deverá ser divulgada em breve.

 

Espetáculo Sob Corpos

Praça da Bíblia, Centro da cidade

19h30

-------------

Secretaria de Saúde de Chã Grande promove mutirão noturno de vacinação nesta quarta

 por Paulo Sérgio





Ação busca atender pessoas que trabalham durante o dia, e que precisam colocar em dia o esquema vacinal



A Secretaria de Saúde de Chã Grande promove nesta quarta-feira (17), mais um mutirão noturno de vacinação contra a Covid-19 e a gripe. A ação será realizada no Centro de Fisioterapia, localizado na Avenida São José, área central da cidade, com início a partir das 18h. A vacinação ocorrerá de acordo com a disponibilidade de imunizantes.



Para a gripe, o atendimento é voltado para o público geral, sem faixa etária. Já para a Covid-19, a aplicação do imunizante varia de acordo com a idade. Pessoas a partir de 40 anos, e que tenham tomado a terceira dose há pelo menos quatro meses, podem ter acesso à quarta dose do imunizante.



Para quem já tomou uma das doses da vacina contra a Covid-19, é necessário apresentar também o cartão de vacinação, além do cartão do SUS e documentos de identificação pessoal. Crianças e adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis, também apresentando documentos.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chã Grande assina adesão ao projeto Cidade Pacífica, do MPPE

 por Nielson Santos | Secretaria de Governo



O município de Chã Grande aderiu nesta segunda-feira (3) ao projeto Cidade Pacífica, criado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) como forma de garantir segurança e qualidade de vida para os moradores das cidades pernambucanas. A assinatura de adesão foi realizada na sede da Promotoria de Justiça do município, com a participação do promotor, Dr. Gustavo Dias, do prefeito, Diogo Alexandre, do secretário de administração, Joseildo Martins, e da procuradora municipal, Kátia Oliveira.

Com a assinatura do documento, Chã Grande assume o compromisso de, neste momento, seguir seis dos 15 eixos principais, considerados obrigatórios. Eles se classificam do número ao 5º, além do 15º, tratando este último especificamente sobre a Covid-19. Os demais pontos iniciais abordam a Guarda Municipal pacificadora, segurança nos estabelecimentos comerciais, mesa municipal de segurança, iluminação pacificadora e pacificação de bares e similares.

“É um projeto muito importante na área de segurança pública. Chã Grande se soma ao lado de outros municípios que já aderiram ao projeto, e a partir de agora assumiu um compromisso de desenvolver ações para a população, no quesito da diminuição da criminalidade e melhoria da qualidade de vida”, comentou Dr. Gustavo Dias sobre a adesão do município ao projeto.

Com a entrada do município no projeto, Chã Grande já passou a pontuar dentro do Ranking de Pacificação, com relação aos meses de janeiro a junho de 2020. Segundo esse levantamento, a cidade está na 11ª posição, com possibilidade de alcançar posições mais altas, como revela o promotor local: “Já é uma boa posição. Com a implementação dessas medidas, a gente acredita que o município ainda vai ocupar posições melhores no ranking e melhorar a questão de segurança em nosso município ainda mais”.

No ato de assinatura, o prefeito Diogo Alexandre fez questão de assegurar o compromisso da cidade em garantir o cumprimento dos eixos obrigatórios neste primeiro momento, para em seguida buscar os demais pontos do projeto. “Vamos juntos implantar várias metas, e através destas metas de um trabalho em conjunto, sendo sempre discutido, não apenas com o Ministério Público, mas com toda a população para alcançar o objetivo maior que é o bem estar de toda a população chã-grandense”, comentou o gestor.

A reunião foi encerrada com a mensagem de boas vindas aos municípios de Chã Grande e São Joaquim do Monte, por parte do procurador geral de justiça, Francisco Dirceu Barros, apresentada pelo promotor Dr. Gustavo Dias. “É com entusiasmo que o Ministério Público recebe hoje a adesão das duas cidades ao projeto Cidade Pacífica”, disse, ao iniciar sua fala. “O diálogo entre o Ministério Público e as gestões municipais serão o ponto de apoio fundamental para atingirmos uma redução dos indicadores de violência em benefício de toda a população”, pontuou.
-------------

Chã Grande obtém índice satisfatório em avaliação do TCE-PE sobre gastos públicos relacionados com a Covid-19

por Nielson Santos | Secretaria de Governo



O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) divulgou nesta terça-feira (7), a avaliação dos municípios pernambucanos sobre os gastos relacionados com a Covid-19, além de informações sobre a propagação do novo coronavírus. A divulgação foi feita pelo presidente do TCE-PE, conselheiro Dirceu Rodolfo, em reunião com a presença da imprensa.

Segundo os critérios do TCE-PE, vários pontos foram analisados pela entidade, com o objetivo de “avaliar a transparência dos municípios pernambucanos na divulgação de dados relativos a contratos e aquisições destinados ao enfrentamento ao coronavírus”. O estudo foi realizando utilizando como base a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Lei de Acesso a Informação (LAI), os decretos federais 7.185/2010 e 7.724/2012, a Lei Federal 13.979/2020 e a Lei Federal nº 33/2018, além das resoluções TC 82/2020 e TC 91/2020.

O estudo aponta nove pontos principais, dos quais as prefeituras receberam avaliações “atende”, na coloração verde na tabela, “atende parcialmente”, com a cor amarela, e “não atende”, de cor vermelha. Os pontos foram divididos em três abas, dentro de transparência ativa e passiva: Informações Gerais, Informações da Sessão Específica da Covid-19 e Serviço Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-Sic).

Nas Informações Gerais, constam os pontos de publicização de sítio oficial e portal da transparência. Na segunda aba, informações da sessão específica da Covid-19, estão dispostos os pontos de existência de sessão específica para a Covid-19, disponibilização de informações sobre as contratações/aquisições relacionadas à Covid-19, funcionamento da ferramenta de pesquisa e geração de relatórios em formatos abertos. O último quesito leva em consideração a possibilidade de envio de solicitação de informação através de e-SIC, facilidade de envio da solicitação de informação e possibilidade de acompanhamento da solicitação de informação.

De acordo com o relatório do TCE-PE, o índice de transparência em Chã Grande foi considerado satisfatório. A cidade obteve pontuação positiva em sete dos nove pontos avaliados, sendo que em apenas dois deles o município recebeu uma avaliação como “atende parcialmente”. As justificativas do órgão são dispostas para os dois pontos que apresentaram a avaliação na cor amarela. O painel completo pode ser conferido aqui.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Chã Grande garante reforço na frota municipal com mais sete ônibus escolares

por Nielson Santos | Secretaria de Educação



O transporte de estudantes do município ganhou mais um reforço esta semana. A administração municipal garantiu a aquisição de mais sete novos veículos, que já foram incorporados à frota chã-grandense. Com isso, Chã Grande já soma 30 veículos, destinados exclusivamente ao transporte de alunos, o que significa um aumento de 300% com relação ao ano de 2017.

A chegada dos novos veículos foi comemorada pelo secretário de educação, Joel Gomes. “É uma satisfação a gente continuar trazendo melhorias para a educação em nosso município. Estamos vendo uma melhoria significativa, com a aquisição de veículos, melhorias nas escolas municipais e diversas outras ações”, comentou o secretário.

Segundo a administração municipal, os novos ônibus podem também reforçar a frota de transporte de estudantes universitários. Atualmente, a cidade de Chã Grande conta com veículos destinados para instituições de ensino superior nas cidades de Vitória de Santo Antão e Caruaru, sendo o serviço disponibilizado de forma gratuita para os estudantes.
-------------

Prefeitura de Chã Grande entrega mais 50 cisternas para famílias da zona rural

 por Nielson Santos | Secretaria de Agricultura



A Prefeitura de Chã Grande entregou mais 50 cisternas para famílias da zona rural do município, com o objetivo de assegurar o abastecimento de água durante todo o ano, principalmente, nas comunidades rurais mais atingidas nos períodos de estiagem. Com essas novas cisternas, já são 250 construídas desde 2017.

Uma das contempladas com o projeto, a agricultora Angela Irene, que mora do sítio Tipim, lembrou as dificuldades enfrentadas antes de ser beneficiada com a cisterna: “Pra lavar roupa a gente tinha que se locomover para muito longe ou pedir favor aos outros, água para beber era um sacrifício, tinha que buscar longe ou comprar. Para tomar banho ou limpeza da casa também tínhamos que buscar muito longe”, explicou. “Depois que a cisterna chegou a vida melhorou bastante”, celebrou a agricultora.

As cisternas têm capacidade de armazenar 16 mil litros e são integradas com uma calha no telhado da casa, assim também podendo captar água da chuva. As 50 novas cisternas contemplaram famílias dos sítios Água Fria, Boa Vista, Cutias, Lagoa do Barro, Mutuns e Tipim. Já os outros 200 reservatórios, entregues entre 2017 e 2019, beneficiou famílias de outras várias comunidades rurais, entre elas, Lajedo Grande, Catolé, Poldrinho, Lagoa da Mata, Alto do Rio, Freixeiras e Palmeiras.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura conclui construção das 134 casas na zona rural de Chã Grande

 por Nielson Santos | Secretaria de Social



A Prefeitura de Chã Grande finalizou a construção de mais 65 casas para famílias da zona rural do município, totalizando 134 moradias construídas através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). As novas 65 residências realiza o sonho da casa própria de famílias dos sítios Jabaranduba, Matias e Macacos.

Da casa de barro à moradia digna: este é o novo cenário de vida da família da agricultora Josivânia Maria, moradora do sítio Macacos, e uma das beneficiadas com o projeto. “Eu morava numa casa que era de barro e fui atrás desse projeto para conseguir uma nova, graças a Deus eu consegui. Um sonho realizado, uma casa bem estruturada é outra coisa. Só tenho de agradecer”, comemorou Josivânia.

Iniciado em 2018, o programa já havia contemplado 69 famílias de outras comunidades rurais de Chã Grande. Sendo assim, somando com estas novas 65 moradias, a administração municipal totaliza a construção das 134 casas previstas no projeto, garantindo assim mais qualidade de vida para famílias da zona rural do município.
-------------

Chã Grande inicia vacinação contra poliomielite e outras infecções; confira o público-alvo

, por Paulo Sérgio

 

Objetivo é atingir um maior número de crianças e adolescentes com a aplicação de imunizantes contra diferentes tipos de infecções

 

A Secretaria de Saúde de Chã Grande inicia nesta segunda-feira (8), a vacinação contra a poliomielite para crianças de 01 a menores de 05 anos de idade. A ação faz parte da campanha nacional do Ministério da Saúde, e também inclui a multivacinação, que atende crianças e adolescentes, com a disponibilidade de uma série de vacinas, abrangendo um número maior de infecções. A vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), na cidade e zona rural.

A campanha seguirá até o dia 09 de setembro. Neste período, crianças dentro da faixa etária compreendida pelo Ministério da Saúde devem ser imunizadas contra a poliomielite. Também é possível vacinar as crianças contra A Hepatite A e B; com a Penta (DTP/Hib/Hepatite B), pneumocócica 10 valente; VRH (Vacina Rotavírus Humano); Meningocócica C (Conjugada); Febre Amarela; tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela; DTP (Tríplice Bacteriana); Varicela e HPV Quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Já os adolescentes até 15 anos também podem ter acesso aos imunizantes, que são os seguintes: HPV, dT (Dupla Adulto); Febre Amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (Conjugada).

A vacinação ocorre mediante a apresentação da caderneta. É com base nas informações que os profissionais de saúde poderão atualizar o esquema vacinal tanto da criança quanto do adolescente, já que a campanha busca colocar em dia a vacinação de quem está com doses em atraso.

Para quem tem idade para receber o imunizante contra a Covid-19, o Ministério da Saúde informou que a aplicação pode ocorrer de forma simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do calendário, para quem tem mais de três anos de idade.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estudantes participam de vestibular do Unifacol em Chã Grande

por Paulo Sérgio

 

Provas foram aplicadas em escola da cidade, com vagas para cursos de ensino superior

 

Na noite desta quinta-feira (4), dezenas de estudantes chã-grandenses participaram do vestibular 2022.2 do Unifacol, aplicado em Chã Grande. O vestibular na cidade faz parte de uma parceria entre a instituição de ensino superior de Vitória de Santo Antão e a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, iniciada ainda em 2017, que também oferta descontos nas mensalidades.

 

Nesta quinta, as provas foram aplicadas na Escola Municipal Maria Amélia. Estudantes de todas as idades fizeram questão de participar, buscando o ingresso no ensino superior. Segundo os aplicadores do exame, o curso mais procurado pelos estudantes foi o de direito. O vestibular registrou uma baixa abstenção, com apenas três ausentes do total de inscritos.

 

O resultado do vestibular deve ser divulgado pelo Unifacol em breve. Após a divulgação, os estudantes aprovados poderão realizar a matrícula no curso escolhido, na sede da instituição de ensino. A parceria prevê descontos que podem chegar a até 40% de acordo com o curso do estudante.

O secretário de Educação, Joel Gomes, destacou a importância da parceria, que já permitiu a centenas de chã-grandenses ingressar no ensino superior. “Desde 2017 que temos esse projeto em nossa cidade, oportunizando aos nossos jovens e adultos a realização do sonho de ter um curso superior. É muito importante para nós celebrar essa parceria”, destacou.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escola modelo do sítio Japaranduba será inaugurada neste domingo

por Paulo Sérgio

 

Unidade escolar conta com salas climatizadas e substitui o ensino multisseriado na região rural

 

O sítio Japaranduba, na zona rural de Chã Grande, estará em festa neste domingo (7). O motivo será a inauguração da escola modelo da comunidade, denominada de Escola Municipal José Manoel de Farias. A inauguração está prevista para ter início às 13h, contando também com shows artísticos, com Silvio Costa e Conde e Banda Só Brega.

 

A unidade de ensino localizada na região rural conta com salas climatizadas e uma estrutura de chamar a atenção. Tanto que marcou o pontapé inicial da gestão municipal no projeto de erradicar o ensino multisseriado, que por muitos anos se fez presente na educação brasileira, com maior força na zona rural.

 

A nova escola já está em funcionamento, atendendo a crianças das regiões de Japaranduba, Vertentes, Matias, entre outras áreas vizinhas, com o ensino infantil e fundamental I. A ordem de serviço para a construção da escola foi assinada ainda no ano passado, e os serviços seguiram a todo vapor.

 

A cerimônia de entrega da escola modelo para a comunidade contará com uma programação especial. A abertura ficará por conta do cantor chã-grandense Silvio Costa. Em seguida, o prefeito, Diogo Alexandre, acompanhado do vice, Sandro Advogado, vereadores, secretários e a população em geral, farão a inauguração da obra, entregando a unidade de ensino à comunidade.

 

Se a abertura será com música, o encerramento não poderia ser diferente. Logo após a inauguração, o público vai curtir um show especial com o Conde e Banda Só Brega, prometendo colocar todo mundo pra dançar ao som do autêntico brega pernambucano.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Unifacol realiza vestibular em Chã Grande nesta quinta

 por Paulo Sérgio





Provas são aplicadas através de uma parceria entre a Unifacol e a Secretaria de Educação

 

O Unifacol da cidade de Vitória de Santo Antão promove nesta quinta-feira, 4, o seu vestibular 2022.2 em Chã Grande. As provas serão aplicadas na Escola Municipal Maria Amélia, através de uma parceria com a Secretaria de Educação, a partir das 19h. A recomendação é de que estudantes que vão participar cheguem 30 minutos antes ao local de provas.

 

O já tradicional vestibular do Unifacol em Chã Grande oferece vagas para cursos superiores da instituição de ensino. Além da comodidade de fazer a prova em sua cidade, o estudante também pode ter acesso a descontos importantes nas mensalidades do curso escolhido, que podem chegar a até 40%.

 

A parceria teve início ainda em 2017. Desde então, esse é o 11º vestibular realizado na cidade. Em 2020, por conta da pandemia, apenas a prova do início do ano foi realizada. Centenas de jovens já tiveram acesso ao ensino superior através do projeto, em diversos cursos, como pedagogia, direito, educação física, entre outros.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Artesãos e artistas de Chã Grande recebem carteira de identificação da categoria

 por Paulo Sérgio

 

Documentos foram entregues nesta terça, no Centro Cultural Maria Madalena Gomes de Vasconcelos

 

Os artistas e artesãos de Chã Grande, que fazem parte da associação ligada ao Departamento de Cultura do município, receberam nesta terça-feira (2), as carteiras de identificação da categoria. A entrega do documento foi feita no Centro Cultural Maria Madalena Gomes de Vasconcelos. O secretário de Administração, Emeson Campos, fez a entrega, representando o prefeito, Diogo Alexandre.

 

Segundo a diretora de Cultura de Chã Grande, Elma Campos, o documento tem validade de quatro anos e garante uma série de benefícios a quem possui, como espaço para comercialização em festas na cidade, por exemplo. “Em todo o estado, onde você apresentar ela, as pessoas vão identificar que você é artesão cadastrado no município”, explicou Elma Campos.

 

O artesão Manoel Paulino, mais conhecido como Manoel Moco, é um dos mais antigos atuando na cidade. Ele já possui a carteira de identificação nacional, mas fez questão de também possuir a confeccionada em Chã Grande. “Faz uns 15 anos que eu trabalho aqui. Com a minha carteirinha eu faço todos os meus compromissos”, disse.

 

Ao todo, 30 carteiras foram entregues pelo Departamento de Cultura, através da Associação. Todos os beneficiados são cadastrados e participam da produção de artesanato do município, nos mais variados estilos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Unifacol está com inscrições abertas para vestibular em Chã Grande

, por Paulo Sérgio

 

Entidade está oferecendo vagas para cursos superiores, com inscrições gratuitas e descontos nas mensalidades

 

Foram abertas ainda nesta segunda-feira (1º), as inscrições para o vestibular 2022.2 do Unifacol, da cidade de Vitória de Santo Antão. As provas serão realizadas em Chã Grande, numa parceria da instituição de ensino superior com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação.

 

O vestibular seguirá com as inscrições abertas até esta quarta-feira (3).Os interessados devem procurar a Secretaria de Educação, na Avenida 20 de Dezembro, das 8h às 13h. As inscrições são gratuitas. É necessário que o candidato apresente documentos de identificação pessoal no ato de inscrição e no momento do exame.

 

As provas serão aplicadas na quinta-feira (4), a partir das 19h, na Escola Municipal Maria Amélia. Os estudantes que pretendem participar devem ficar atentos ao horário, já que a recomendação é de que cheguem 30 minutos antes do início do exame.

 

O vestibular garante aos estudantes aprovados o direito de ingressar num dos cursos oferecidos pelo Unifacol em Vitória de Santo Antão. Além da possibilidade do transporte gratuito, ofertado pelo município, todos os dias, a parceria permite também descontos importantes para os estudantes nas mensalidades.

 

A parceria entre o Unifacol e a Prefeitura de Chã Grande começou ainda em 2017. Desde janeiro daquele ano, dois vestibulares passaram a ser realizados na cidade, oportunizando aos estudantes a possibilidade de realizar as provas na própria cidade. O primeiro vestibular é realizado sempre no mês de janeiro, enquanto o segundo ocorre entre julho e agosto.

 

Centenas de estudantes já ingressaram no ensino superior através dessa parceria, com descontos que podem chegar a até 40%, dependendo do curso escolhido pelo aluno.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Campeonato Chã-grandense chega ao fim com título do Ipiranga


 

Equipe aurinegra venceu o Mangueira pelo placar de 2 a 1, colocando fim ao jejum de dez anos

 

O futebol amador de Chã Grande tem um novo velho campeão. Após dez anos, o Grêmio Esportivo Ipiranga conquistou a sua 11ª taça neste domingo (31), ao vencer o Mangueira pelo placar de 2 a 1. De sobra, o Ipiranga faturou também a Musa do Campeonato, o artilheiro da competição, melhor goleiro, melhor técnico e jogador destaque. Já o gol mais bonito de todo o campeonato foi escolhido como o de Gabriel, do Fumuca, ainda na fase de grupos, diante do Atlético de Chã Grande.

 

Na partida deste domingo, o Ipiranga marcou o gol mais rápido de toda a competição. Com um minuto de jogo, Diego Magno recebeu fora da área. Mesmo de longe, o camisa 07 do Ipiranga acertou a meta do goleiro Jhony, sem chances de defesa do arqueiro alvirrubro. O jogou seguiu com o placar de 1 a 0 até os minutos finais do primeiro tempo.

Do lado do Mangueira, as esperanças estavam depositadas em um artilheiro: Léo do Pina. O camisa 10 do time da zona rural de Chã Grande aproveitou uma cobrança de falta, já aos 40 minutos, para colocar igualdade no placar. Antes disso, Léo do Pina já tinha mandado bola na trave, também em cobrança de falta.

No segundo tempo, quando parecia que o título seria definido nos pênaltis, Edson recebeu a bola na intermediária e carregou até a área do goleiro Jhony. O camisa 11 cruzou a bola, mas o zagueiro Lafa, do Mangueira, acabou se antecipando e colocando para a própria meta. O árbitro da partida anotou gol para Edson, que empatou a disputa pela artilharia.

Ao apito final do árbitro, o Ipiranga soltou o grito de campeão após 10 anos. A última conquista do aurinegro havia sido em 05 de fevereiro de 2012, no campeonato válido como 2011. No campeonato de 2018, o Ipiranga ficou com a terceira posição.

Após a partida, foram premiados campeões e vices, além dos destaques. Como Edson foi campeão, o título da artilharia ficou com ele, com seis gols marcados, o melhor goleiro foi Jé, do Ipiranga, o jogador destaque escolhido foi Léo Lima, enquanto o melhor técnico foi Nado, todos do Ipiranga.

 

Na escolha da Musa do Campeonato, competição que contou com votação popular através da internet, o título ficou com Anynha, do Ipiranga. Ela recebeu mais de 22% dos votos. Na segunda posição ficou Naeli, do Mangueira, enquanto Joana, do Atlético de Chã Grande, ficou com a terceira posição.

 

Fotos: Jaidilson Santos e Ewerson Manuel

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Após vencer clássico com Camela, Ipiranga vai à final; Mangueira será adversário

or Paulo Sérgio

 

Equipe do Ipiranga comemora vitória no clássico junto com a torcida – Foto: Ronaldo José

Jogos deste domingo definiram os finalistas da edição deste ano do Campeonato Chã-grandense

 

A edição de 2022 do Campeonato Chã-grandense de futebol terá uma final inédita. Ipiranga e Mangueira garantiram classificação para a decisão neste domingo (24), durante as semifinais do campeonato local. E a emoção também se fez presente, com as arquibancadas do Estádio Barbosão completamente lotadas.

 

Logo na primeira partida, o maior clássico de futebol amador de toda a região. Ipiranga e Camela se enfrentaram de olho numa vaga na final. Ambas as equipes disputaram suas últimas finais há dez anos. O Ipiranga saiu na frente no marcador com gol de Edson, camisa 11, aos 07 minutos do primeiro tempo. Ainda na primeira etapa, Paulo Roque empatou a partida.

No segundo tempo, o árbitro apontou pênalti a favor do Ipiranga em cima do atacante Pingo. Léo Lima bateu, parando nas mãos do goleiro Gessé. O jogo seguiu empatado. Mas o mesmo Léo Lima, que antes havia desperdiçado a chance, fez o segundo gol do Ipiranga. O Camela ainda seguiu em cima, buscando o empate.

No apito final, a torcida aurinegra comemorou a vitória sobre o principal rival e a classificação para a final. A última vez que o Ipiranga decidiu uma competição foi justamente contra o Camela, em 05 de fevereiro de 2012, válido pelo Campeonato Chã-grandense de 2011.

 

 

No outro jogo do dia, Mangueira e Grêmio Zizi disputaram uma vaga inédita na final. No primeiro tempo, a Mangueira fez 4 a 0. No começo da segunda etapa, o time alvirrubro ampliou para 5 o contador, com três gols de Léo do Pina. O Grêmio Zizi ainda reagiu, diminuindo a vantagem do adversário para 5 a 3.

 

Ipiranga e Mangueira se enfrentam no próximo domingo (31), a partir das 9h, no Estádio Barbosão. Na oportunidade, também será definida a garota vencedora do concurso Musa do Campeonato. Dez candidatas disputam o título.

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quadra de esportes de Mangueira será inaugurada neste domingo


 

Evento festivo marca a entrega do equipamento esportivo na zona rural do município


Neste domingo (24), a comunidade de Mangueira, na zona rural de Chã Grande, estará em festa. O motivo é a inauguração da quadra de esportes da comunidade, denominada de José Paulino dos Santos. Shows artísticos devem abrilhantar a entrega do equipamento esportivo, localizado bem no pátio da comunidade rural, ao lado da Escola Laerte Pedrosa.

A programação terá início às 13h. Além do ato de inauguração da quadra de esportes, com o prefeito, Diogo Alexandre, o vice, Sandro Advogado, vereadores, secretários e os moradores locais, o evento contará ainda com shows da dupla Pepita e Duarte e do cantor Rogério Som, animando o público com seu repertório.

A quadra de esportes é um anseio da comunidade, que viu o início das obras ainda na gestão passada.Mas o serviço não adiante na época, e a quadra foi abandonada antes mesmo de sua conclusão. Muitos materiais estavam se deteriorando no local. Foi na atual gestão que os serviços foram retomados, como a colocação da coberta e a finalização dos últimos detalhes.

Assim como a quadra de Mangueira, a de Lajedo Grande passou pela mesma situação. Na semana passada, o gestor do município, Diogo Alexandre, assinou a ordem de serviço para a conclusão das obras na localidade, com previsão de término em até seis meses.

Tanto em Mangueira quanto em Lajedo Grande, as quadras devem servir, principalmente, para a prática esportiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Além disso, reuniões e eventos das comunidades podem ser realizados no local, bem como reuniões e demais atividades.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em Chã Grande, conferência vai debater desafios e oportunidades para um desenvolvimento sustentável




Evento será realizado na quadra de esportes da Escola XV de Março nos dias 25 e 26 de julho; vagas são limitadas

O município de Chã Grande realiza na próxima semana, entre os dias 25 e 26 de julho, a I Conferência Municipal da Agricultura Familiar, Meio Ambiente e Sustentabilidade, na quadra de esportes da Escola XV de Março. O evento, que está com vagas limitadas, vai debater os desafios e oportunidades para um desenvolvimento sustentável.

Durante o evento, uma programação diversa será vivenciada, com debates e apresentações especiais para o público sobre a temática ambiental. Os participantes também poderão discutir o assunto, propondo idéias que possam incrementar ainda mais o trabalho desenvolvido no município.

Com a realização da Prefeitura de Chã Grande, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade, o evento conta ainda com o apoio do Instituto Federal de Pernambuco, Campus Vitória (IFPE), do Centro Nordestino de Medicina Popular (CNMP) e do Instituto de Agronomia de Pernambuco (IPA).

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas através do telefone: (81) 9 8926 – 1167. A conferência será realizada das 8h30 às 13h. As vagas para o público são limitadas.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chã Grande vai sediar Jogo das Estrelas com Marcelinho Carioca e Carlinhos Bala

 

Ex-atletas vão reunir amigos em um amistoso solidário no próximo mês

 

O Estádio Ewerson Simões Barbosa, em Chã Grande, será palco do Jogo das Estrelas, que colocará frente a frente os amigos de Marcelinho Carioca e de Carlinhos Bala. O duelo, divulgado já na noite desta quarta (20), será realizado no dia 13 de agosto, num domingo, a partir das 15h.

O jogo terá o caráter solidário, com a arrecadação de donativos. Para ter acesso às arquibancadas do Barbosão e acompanhar a partida, será necessária a contribuição de 2kg de alimentos não perecíveis. Toda a arrecadação será revertida a famílias carentes.

Ídolo no Corínthians e seleção brasileira, Marcelinho Carioca teve uma carreira de destaque no futebol. Chegou a atuar também fora do Brasil, até se despedir do futebol profissionalmente em 2009, pelo Santo André. Já Carlinhos Bala é considerado como um dos heróis do título do Sport na Copa do Brasil de 2008, até hoje o único do Nordeste.

Ao longo de sua carreira, Bala vestiu as cores dos três principais clubes do futebol pernambucano. Na final de 2008, contra o Corínthians, disse que o gol de Enilton, no jogo de ida, na derrota por 3 a 1 do Leão, seria o do título. Uma semana depois, com a vitória por 2 a 0 na Ilha do Retiro, o Sport se sagrava campeão.

Diversos nomes do futebol brasileiro devem participar do jogo. Já há expectativa por parte dos torcedores chã-grandenses com a divulgação da partida, que deve movimentar toda a região, tendo a solidariedade como principal objetivo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Curso de piscicultura segue com inscrições abertas até esta sexta-feira


 

Formação tem vagas limitadas; participantes receberão certificado ao final do curso


A Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Sustentabilidade de Chã Grande está oferecendo um curso de piscicultura no município. As inscrições seguem abertas até esta sexta (22). O curso tem vagas limitadas e oferece certificado ao final das aulas, que devem ocorrer entre os dias 02 e 05 de agosto.

As inscrições para o curso devem ser feitas na sede da Secretaria, na rua João Batista de Vasconcelos, por trás do Banco do Brasil. As aulas serão ministradas na própria Secretaria, das 8h às 16h.

A pasta está desenvolvendo também um projeto de criação de peixes na zona rural de Chã Grande, com a construção de tanques em propriedades rurais e a destinação de alevinos para esses locais, que ainda estão em fase de estudo para uma possível implantação mais ampla no município.

Para maiores informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Sustentabilidade, através do número: (81) 9 8926 – 1167.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Saúde de Chã Grande realiza mutirão de vacinação na noite desta quarta


 

Objetivo é atender público que trabalha durante o dia, e que não tem como participar dos mutirões promovidos pela Saúde pela manhã e à tarde

 

A Secretaria de Saúde de Chã Grande realiza nesta quarta-feira (20), a partir das 18h30, o mutirão de vacinação contra a gripe e a Covid-19. A ação ocorrerá no Centro de Fisioterapia, localizado na Avenida São José, Centro da cidade. Objetivo é atender as pessoas que trabalham durante o dia, e que não podem participar dos mutirões realizados nos horários da manhã e tarde pela Saúde.

Na ação, serão aplicadas vacinas contra a gripe e Covid-19. Para a primeira, podem ter acesso pessoas de todas as idades, de acordo com determinação do Ministério da Saúde. Já no imunizante contra o novo coronavírus, a campanha é dividida em alguns públicos específicos, de acordo com o imunizante determinado pelos órgãos de saúde.

Em Chã Grande, a vacinação contra a Covid-19 tem início a partir dos quatro anos de idade. Para esse público, o imunizante utilizado é o da CoronaVac. Dos cinco aos 11 anos, outros tipos de vacinas podem ser administradas, como a Pfizer pediátrica.

Além de 1ª e 2ª doses para quem ainda não tomou a vacina contra a Covid-19, o mutirão também estará ofertando a aplicação de 3ª e 4ª doses para as pessoas que se enquadram dentro dessa possibilidade. No caso da quarta dose, podem ter acesso pessoas acima de 40 anos, e que tenham tomado a segunda há mais de quatro meses.

Para crianças e adolescentes menores de idade, é necessário o acompanhamento de pais ou responsáveis. Devem apresentar documentos de identificação pessoal, como RG e CPF, além do cartão do SUS. Para quem vai tomar a partir da segunda dose, é obrigatória a apresentação do cartão de vacinação contra a Covid-19.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Crianças a partir de quatro anos de idade já podem ser vacinadas contra a Covid-19 em Chã Grande

 

Vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima

 

A campanha de vacinação contra a Covid-19 ganhou um novo público-alvo no Brasil, para crianças de três e quatro anos. Em Pernambuco, a Secretaria de Saúde do Estado orientou os municípios a aplicarem a vacina em crianças de quatro anos de idade, em virtude do estoque de vacinas disponíveis para essa fase da campanha. O município de Chã Grande seguiu a determinação estadual e já começou a campanha de vacinação de crianças na faixa etária.

Segundo a Secretaria de Saúde de Chã Grande, a vacinação das crianças de quatro anos só pode ser feita com o imunizante CoronaVac, seguindo a determinação da Anvisa. Recentemente, o órgão regulador autorizou a utilização da vacina para a aplicação em crianças de três e quatro anos no Brasil.

A aplicação da CoronaVac, que em Pernambuco está voltada apenas a crianças de quatro anos de idade, está disponível na ala de vacinação do Hospital Geral Alfredo Alves de Lima, bem como nas Unidades Básicas de Saúde, na cidade e zona rural. Para ter acesso ao imunizante, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis (maiores de idade), com documentos de identificação pessoal como o cartão do SUS e o CPF da criança e o CPF do responsável.

A CoronaVac se classifica como um imunizante com duas aplicações. No público geral, o tempo de intervalo entre as duas doses é de 28 dias.

Foto: Nielson Santos – Arquivo

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Confrontos das semifinais do Campeonato Chã-grandense são definidos em sorteio


 

Quatro clubes ainda brigam pelo título deste ano

 

As quatro equipes que vão disputar a semifinal do Campeonato Chã-grandense neste domingo (24) se reuniram na noite desta segunda para o sorteio dos confrontos. A definição ocorreu na Câmara de Vereadores, com a presença de Ipiranga, Camela, Mangueira e Grêmio Zizi. Torcedores dos times semifinalistas também estiveram presentes no evento, que ainda contou com a presença do prefeito, Diogo Alexandre, do vice, Sandro Advogado, dos vereadores Jorge Luís e Demir, além de secretários e diretores.

Os próprios representantes das equipes foram escolhidos para o sorteio. Cada um retirou do recipiente uma bola, onde estavam os nomes dos quatro times. O Ipiranga foi o primeiro sorteado. Logo em seguida, o presidente do Camela sorteou sua própria equipe como adversária do Ipiranga. Mangueira e Grêmio Zizi fazem a outra semifinal.

Mais do que uma simples partida de futebol, Ipiranga e Camela, no domingo, será o encontro de dois dos mais tradicionais clubes do futebol amador da região. De um lado estará o Ipiranga, fundado em 1960, e do outro o Camela, de 1971, que são os maiores vencedores locais, com títulos conquistados também fora de Chã Grande. Um dos dois ficará pelo caminho, enquanto o outro terá a oportunidade de colocar fim ao jejum de mais de dez anos sem conquistar o Campeonato Chã-grandense.  Enquanto o último título do Camela foi em 2010, o do Ipiranga foi em 2011. Desde então, Fumuca, Baixada e Guarani tiveram a oportunidade de levantar a taça.

Se de um lado da semifinal se encontram os dois rivais, do outro estão dois estreantes nessa fase da competição. Mangueira e Grêmio Zizi chegam pela primeira vez às semifinais, sonhando com uma vaga na final, no dia 31. As equipes já se enfrentaram na primeira fase, com vitória do Grêmio pelo placar de 1 a 0.

“Acredito que vão ser dois grandes jogos, grande semifinal, para que possamos dar sequência, e no próximo domingo (31), termos a final do nosso Campeonato do município de Chã Grande. Muita emoção, muita festa, muito futebol”, destacou o prefeito, Diogo Alexandre. “Participe junto conosco dessa grande semifinal”, convidou o gestor chã-grandense.

Torcida – Para garantir que o espetáculo dentro de campo seja o melhor possível, e fora dele também, o Departamento de Esportes definiu a separação de torcidas nas arquibancadas do Estádio Barbosão. Serão destinados dois acessos. O primeiro deles, voltado aos torcedores de Ipiranga e Mangueira, será pela primeira entrada, próxima a antena de transmissão da TV Globo. Já um pouco mais adiante, terão acesso as torcidas de Camela e Grêmio Zizi.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito Diogo Alexandre assina ordem de serviço para conclusão de quadra de esportes em Lajedo Grande

por Paulo Sérgio

 

 

Equipamento havia sido abandonado, na gestão passada, antes mesmo da metade da conclusão das obras

 

 

O prefeito de Chã Grande, Diogo Alexandre, assinou na manhã desta sexta-feira (15), a ordem de serviço para a conclusão das obras da quadra poliesportiva localizada no Sítio Lajedo Grande. A iniciativa contou com a presença de autoridades locais e de moradores da comunidade, que esperam ansiosos agora pela conclusão dos serviços. A quadra de esportes localizada em Lajedo Grande começou a ser construída ainda na gestão passada, mas acabou abandonada antes mesmo de 50% de conclusão das obras.

 

O estudante José Inocêncio, de 14 anos, morador da comunidade, espera ansioso a conclusão das obras. “Vai ser ótimo para a gente jogar, se divertir com os amigos. Vai ser bom”, disse o adolescente. O sentimento da comunidade é o mesmo. “Essa obra é um sonho de todos nós aqui da comunidade”, destacou o presidente da Associação dos Agricultores de Lajedo Grande, Antonio Mendes.

Além de servir a comunidade em geral, a quadra de esportes também atenderá aos estudantes da Escola Dr. José de Rocha, com um espaço para práticas esportivas e eventos. O secretário de Educação, Joel Gomes, destacou a importância da obra para a região. “Mais uma grande conquista para toda a população chã-grandense, principalmente para a comunidade rural do sítio Lajedo Grande”, disse. “Nós tínhamos a certeza que o prefeito Diogo Alexandre conseguiria destravar mais uma obra aqui em nosso município, que há muito tempo estava abandonada, e com a graça de Deus agora vai sair do papel”, completou Joel.

Em sua fala, o prefeito Diogo Alexandre também destacou o que representa a conclusão dessa quadra de esportes. Para Diogo, o equipamento deve ser utilizado principalmente para retirar adolescentes e jovens da ociosidade através da prática esportiva. “Através dessa quadra, é uma ferramenta onde vamos começar a desenvolver trabalhos importantes do ponto de vista social, esportivo, e fazer com que possa ser utilizada por toda comunidade”, disse o gestor.

As obras de conclusão, que incluem piso, reparos na estrutura e instalação elétrica, entre outros pontos, estão orçadas em R$ 531.068,74. Esse valor é dividido entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), com R$ 145.320,58, e o município de Chã Grande, com um aporte de R$ 385.748,16. As previsões iniciais, segundo Diogo, apontam o prazo de pelo menos seis meses para a conclusão. “De acordo com o cronograma da execução, estaremos, com a graça de Deus, primeiramente, fazendo a inauguração numa grande festa, entregando essa ferramenta importantíssima para a toda a comunidade de Lajedo Grande e a população em geral”, finalizou Diogo.

Inauguração – No próximo dia 24, a quadra de esportes do Sítio Mangueira será inaugurada oficialmente. A obra, assim como a de Lajedo Grande, foi abandonada pela gestão passada sem conclusão. A inauguração tem início às 13h. Além das modalidades esportivas que podem ser vivenciadas na quadra, a comunidade também pode utilizar o espaço para a realização de reuniões e eventos importantes.

 

Reportagem: Paulo Sérgio

Fotos: Jhonata Albuquerque

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Saúde de Chã Grande promove vacinação contra gripe e Covid-19 neste sábado

 por Paulo Sérgio

Vacinação será realizada no Centro de Fisioterapia, localizado no Centro da cidade

 

 

 

Quem precisa colocar em dia o calendário vacinal, seja da gripe ou da Covid-19, pode aproveitar o mutirão que será realizado pela Secretaria de Saúde de Chã Grande neste sábado (16). Com início às 8h, a ação será realizada no Centro de Fisioterapia, localizado na Avenida São José, área central da cidade. A vacinação seguirá durante todo o dia, de acordo com o cronograma de doses disponíveis.

Serão ofertadas vacinas contra a gripe e a Covid-19. Para a primeira, uma decisão do Ministério da Saúde, seguida pelos estados e municípios, ampliou o público-alvo. Agora, pessoas de qualquer idade podem ter acesso ao imunizante. Antes, a vacinação contra a influenza (gripe) estava destinada a determinados públicos, como crianças, professores, profissionais de saúde e idosos, por exemplo.

Já na vacinação contra a Covid-19, o mutirão estará ofertando a todas as especificações. É possível ter acesso à 1ª e 2ª dose normais; 3ª dose para pessoas acima de 12 anos, que estejam com quatro meses completos da segunda; e também a 4ª dose, voltada para pessoas acima de 40 anos, e que também estejam com quatro meses desde a aplicação da dose anterior.

Para este mutirão, estarão disponíveis a Pfizer Pediátrica, voltada para crianças, a CoronaVac, a AstraZeneca e a Pfizer para o público geral. A aplicação do imunizante vai de acordo com as aplicações anteriores, em casos em que já tenham tomado outras doses, ou também pela idade, caso seja primeira dose.

É necessário apresentar documentos de identificação pessoal, como RG e CPF, além do cartão do SUS. Pessoas que já tomaram uma das doses devem também apresentar o cartão de vacinação. Crianças e adolescentes menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou responsáveis.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito Diogo Alexandre assina ordem de serviço para conclusão de quadra de esportes na sexta (15)

 por Paulo Sérgio

Quadra de esportes havia sido abandonada, antes mesmo de se fazer a instalação da coberta

 

 

 

O prefeito Diogo Alexandre assina na próxima sexta-feira (15), a ordem de serviço para a conclusão das obras da quadra de esportes do Sítio Lajedo Grande, zona rural do município. A cerimônia está marcada para 9h, na própria comunidade. A quadra é um anseio dos moradores da localidade e de regiões vizinhas.

A obra na localidade chegou a ser abandonada, antes mesmo de ser coberta, ainda na gestão passada. Muitos dos materiais utilizados na construção do equipamento esportivo acabaram não servindo mais para a sua conclusão, o que fez com que o município precisasse colocar em prática uma força tarefa para a recuperação da estrutura abandonada.

O primeiro passo dado foi na instalação da cobertura. Em seguida foram realizadas obras de manutenção. Paralelamente, a gestão municipal também recuperou a quadra de esportes do Sítio Mangueira. Assim como Lajedo Grande, a obra havia sido abandonada pela gestão passada.

Em Mangueira, a quadra de esportes foi finalizada com a instalação elétrica e os últimos ajustes. O equipamento será entregue à comunidade no domingo (24), a partir das 13h. A quadra se localiza próxima à Escola Laerte Pedrosa, no pátio da Mangueira, recentemente pavimentado. Além de esportes, a obra também deve servir para a realização de eventos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em Chã Grande, AUFA-SM comemora 19 anos com arraial junino

 por Paulo Sérgio

Usuários, familiares, amigos e convidados participaram da festa junina, com direito a quadrilha e muita música

 

 

O clima foi de festa em dose dupla nesta segunda-feira (11), no arraial junino da Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental (AUFA-SM), em Chã Grande. Além de festejar o período junino, o evento, realizado na quadra de esportes da Escola João Faustino de Queiroz, também teve como foco principal a celebração pelo aniversário de 19 anos de funcionamento da ONG no município, neste mês de julho. E a festa contou com a tradicional quadrilha junina da AUFA-SM, animação e muita música.

A ex-presidente da AUFA-SM, e hoje atuando na direção da entidade, bem como na ala pedagógica, a psicopedagoga Mônica Lins fez questão de descrever o que os organizadores estavam sentindo com a realização do evento. “O sentimento é de gratidão, primeiramente a Deus, e segundo a todas as pessoas que colaboram, que são a AUFA. A AUFA é muito mais do que o usuário. E também o sentimento de partilha. São João é muito isso, a gente vê a fartura”, destacou a profissional. “É muito importante para eles. E pra gente, como equipe, é a consolidação de um pequeno sonho”, completou Mônica.


Durante a programação, os usuários apresentaram um pouco do que a entidade vem desenvolvendo através da oficina de música, coordenada pelo músico Franklin Silva. Diversos arranjos foram apresentados. “Eu nunca toquei um instrumento na vida, nunca participei de banda, nunca me apresentei em canto nenhum. Pra mim é motivo de felicidade. Momento único que a gente tem”, revelou o usuário Edvaldo. “Eu to me sentindo bem, alegre, contente. Eu gosto muito. É animado”, disse Eliane, que está na ONG desde o início.

A psicóloga Quitéria Lúcia, fundadora da instituição, também esteve presente no evento. Com o foco na integração de pessoas com deficiências, que antes eram colocadas à margem da sociedade, Drª Quitéria deu o pontapé inicial da ONG ainda em 2003, trazendo como lema principal “o amor salva”.

“A AUFA ta sempre se superando, ta sempre surpreendendo. E no alto de seus 19 anos, num período como esse, cheio de desafios, a gente conseguir reunir as pessoas com essa alegria, com esse entusiasmo, com esse amor, isso mostra que a gente continua, graças a Deus, em evolução”, celebrou Drª Quitéria.

O secretário de Educação, Joel Gomes, também esteve presente no evento. Ele destacou a importância do trabalho que a instituição vem desempenhando no município. “A AUFA-SM tem sido uma grande parceira nossa, no desenvolvimento de nossas crianças, principalmente daquelas que têm necessidades especiais, e há 19 anos vem prestando um enorme serviço para toda a sociedade chã-grandense”, comentou Joel. “Nada melhor do que comemorar esses 19 anos, aproveitando o ensejo dos festejos juninos, para comemorarmos com todos os nossos colaboradores, com as pessoas que fazem a AUFA-SM e também com todos os usuários desse serviço, que são as pessoas mais importantes e que fazem que a AUFA atue e que exista em nosso município”, finalizou o secretário.

 

 

Confira mais imagens em nossa galeria especial.

Fotos: Jhonata Albuquerque

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Conselho de Meio Ambiente é reativado e define nova composição

, por Paulo Sérgio

Entidade reúne sociedade civil e os poderes municipais

 

 

O Conselho Municipal de Meio Ambiente de Chã Grande tem uma nova composição. A definição dos membros da diretoria ocorreu nesta segunda-feira (11), durante reunião na Câmara de Vereadores. O encontro serviu também para marcar a reativação do Conselho, que estava com as reuniões suspensas desde o início da pandemia, ainda em 2020. A entidade reúne os poderes públicos municipais e a sociedade civil organizada, e tem como objetivo debater e propor idéias e projetos, além de analisar o andamento de ações voltadas ao meio ambiente no município.

Durante a reunião, foram debatidos temas ligados à questão ambiental no município e a importância do Conselho para a luta ambiental em Chã Grande. A abertura ficou por conta de um momento cultural com a participação da estudante universitária Thaís Lima . Criado ainda na década de 80, o colegiado passou por reformulações ao longo do ano, seguindo desde então com a divisão de funções entre os poderes constituídos e a população local.

Estudante universitária Thaís Lima declama versos de poesias e cordéis na abertura da reunião
Joseildo Martins, secretário de Desenvolvimento Agrário e Sustentabilidade, assume a presidência do Conselho

Para o novo período de funcionamento do Conselho, a entidade seguiu com a presidência a cargo do titular da pasta de Meio Ambiente, que em Chã Grande foi unificada com a de Agricultura. No município, Joseildo Martins está à frente da secretaria, ocupando também a presidência do colegiado. “Ele estando atrelado à Secretaria de Desenvolvimento Rural e Sustentabilidade nos dá uma força maior para que  agente possa desenvolver todos os trabalhos, tanto voltado ao desenvolvimento rural quanto ao meio ambiente do município”, explicou Joseildo.

Atuando há 10 anos em Chã Grande, Valter França está à frente do Mahabhumi

Na vice-presidência, o Conselho elegeu o empresário Valter França. Há dez anos empreendendo no município através do Mahabhumi, Valter se destaca pelo trabalho voltado para o meio ambiente em seu empreendimento, localizado na zona rural de Chã Grande. “Para nós, fazer parte desse Conselho, de alguma maneira, é o reconhecimento da sociedade civil, mas, principalmente, do setor público, a nossa pequena contribuição para essas causas ambientais tão urgentes e tão necessárias para o planeta”, comenta Valter.

Marcos Bezerra, do Recanto da Chã, também faz parte da direção da entidade

O empresário Marcos Bezerra, da Pousada Recanto da Chã, também foi chamado para compor a diretoria da entidade. Ao longo dos anos, Marcos vem conciliando muito bem o empreendimento comercial e o meio ambiente, fazendo desse uma fonte de renda importante. “Eu sou um grande defensor do turismo dentro do município, e também do nosso meio ambiente. Caminham lado a lado essas duas maravilhas do mundo que nós temos”, destaca Marcos. “Chã Grande é um município rico, com muitas atrações, muito verde, muita natureza, e a gente mostrar para a sociedade essa maravilha que nós temos aqui em Chã Grande, e que preservamos e cuidamos, é de altíssima importância”, complementa.

O presidente da Câmara, Jorge Luís, declarou o apoio do legislativo ao tema

Dona de dois assentos na composição do Conselho, a Câmara de Vereadores foi representada na reunião pelo presidente, Jorge Luís, e pelos vereadores Wédson de Biu Beléu e Ninha de Zé Maria. “Sabemos que é um tema que vem sendo debatido no mundo inteiro, Chã Grande vem dando sua contribuição ao longo desses anos. E nós vamos discutir ainda mais outras ações a serem implementadas no município, para que o nosso meio ambiente venha cada dia mais se recuperando”, destacou Jorge.

Além da presidência de Joseildo Martins, e a vice de Valter França, a nova composição do Conselho Municipal de Meio Ambiente conta com Marcos Bezerra e Severina Correia, como secretários; Gilvaldo Rodrigues e Lourenço Francisco, como tesoureiros; Wédson de Biu Beleu, Célia de Jaci, Arlete Prudente, Gilberto Braga, Professor Heleno e Maria José, nas funções de titulares e suplentes do Conselho Fiscal.

  

“A gente entende que uma ferramenta como o Conselho pode ser usada de várias formas, e num momento tão necessário, com tantas mudanças climáticas, a gente entende que o meio ambiente pode fazer toda a diferença nesse momento”, disse, finalizando, Joseildo Martins.

 

Fotos: Paulo Sérgio

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Segunda fase do Campeonato Chã-grandense começa neste domingo (10)

 por Paulo Sérgio

Ipiranga, Guarani, Camela e Malhadinha entram em campo para definir os primeiros semifinalistas da competição

Duelo entre Atlético e Nacional, ainda pela primeira rodada da competição. Foto: Ewerson Manuel

 

 

Após uma sequência de jogos na primeira fase, o Campeonato Chã-grandense vai se aproximando de sua reta final. Neste domingo, as equipes iniciam a disputa das quartas de finais da competição. Duas partidas abrem a segunda fase, sendo que três campeões entram em campo neste dia, com destaque para o duelo entre dois deles.

Ipiranga, maior vencedor da competição, encara o Guarani, que é o atual campeão chã-grandense. E as duas equipes chegam à segunda fase com campanhas quase parecidas. Enquanto o primeiro conquistou três vitórias, com 100% de aproveitamento, o Guarani passou para a próxima fase com duas vitórias e um empate. Além disso, os dois times contam com jovens promessas do futebol chã-grandense, como Edson e Felipe Pernambucano.

Edson, camisa 11 do Ipiranga, recebe o troféu de “Craque da Rodada”. Foto: Divulgação
Felipe Pernambucano, do Guarani, também recebe o troféu de “Craque da Rodada”. Foto: Divulgação

Edson esteve no Vera Cruz, da cidade de Vitória de Santo Antão, enquanto Felipe jogou pelo Maruinense, em Sergipe. Agora será a vez dos amigos se enfrentarem, sendo que ambos conquistaram o prêmio “destaque da rodada”, oferecido pela organização do Campeonato Chã-grandense. “Esse é o melhor momento da minha carreira. Edson está num momento bom”, destaca Felipe, que veste as cores do Guarani.

Os dois já jogaram juntos em vários momentos, e estiveram também na preparação do início de temporada no Vera Cruz, antes de Felipe seguir para o Sergipe. “Não queria enfrentar meu parceiro nesse momento do campeonato, mas foi o destino. Agora é ir pro jogo”, revela Edson, atleta do Ipiranga.

O duelo entre as duas equipes tem início às 8h30. Logo após, outro campeão entra em campo. Ou melhor, um bi-campeão. O time da Camela, dono da segunda melhor campanha da competição, encara o time da Malhadinha, considerado como uma surpresa até então e que ficou na terceira posição geral. No próximo domingo (17), Fumuca e Mangueira se enfrentam às 8h30, enquanto Grêmio Zizi e Atlético de Chã Grande medem forças às 10h.

De olho nesse momento decisivo do Campeonato, o Departamento de Esportes até garantiu um intervalo entre a primeira e a segunda fases da competição, já que não foram disputados jogos no último dia 03, como previsto inicialmente. Agora, o foco passa a ser totalmente nas partidas que vão movimentar os torcedores chã-grandenses. “A arbitragem está ok, os times já alinhados para fazermos umas quartas de final brilhantes”, destaca o diretor de Esportes, Hivandilson Marcone. “Domingo, com certeza, estádio lotado, o público vai comparecer em massa”, finaliza.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Reunião debate criação de centro especializado no atendimento de crianças autistas em Chã Grande

, por Paulo Sérgio

Município vai buscar o levantamento orçamentário para colocar em prática o projeto

 

 

Em Chã Grande, pelo menos mais de 60 crianças já apresentam sinais característicos que identificam a presença do Transtorno do Espectro Autismo (TEA), segundo um levantamento de um grupo de pais e mães da cidade. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (7), durante reunião, que teve como objetivo debater a implantação de um centro especializado para o atendimento de crianças que se enquadram dentro da especificidade. O encontro reuniu representantes dos poderes públicos municipais, como o prefeito, Diogo Alexandre, e os vereadores Jorge Luís e Ninha de Zé Maria, os secretários Jairo Paiva (Saúde) e Alexandra Gomes (Assistência Social), especialistas e os pais e mães que integram o grupo, que vem ganhando mais adeptos na cidade.

Andréa Maria, mãe e uma das idealizadoras – Foto: Paulo Sérgio

A reunião foi proposta ainda na semana passada, após um encontro realizado na Câmara de Vereadores com as mães Andréa Maria e Thalyta Maria, que também são idealizadoras do grupo de apoio. Mãe de duas crianças, sendo uma delas autista, Andréa entende bem a necessidade de implantação de um serviço de acompanhamento na cidade. ”É uma luta diária. Aqui em Chã Grande ainda não temos [centro especializado], estamos correndo atrás desses direitos dos nossos filhos, pra gente trazer melhorias de vida”, destaca.

Márcia Maria, fonoaudióloga – Foto: Paulo Sérgio

A idéia do grupo, apresentada durante a reunião, é de que o município coloque em prática um centro com equipe especializada para o atendimento. A fonoaudióloga Márcia Maria destacou a importância do pleito levantado pelos pais e mães: “o desenvolvimento dessas crianças depende da estimulação e do tratamento. E se torna mais efetivo quando acontece próximo de casa”, explica. “O município também vai cumprir as orientações do Ministério da Saúde, o Marco Legal da Criança e tudo aquilo que já está preconizado pela Lei”, completa a especialista.

Diogo Alexandre, prefeito de Chã Grande – Foto: Paulo Sérgio

Segundo o prefeito, Diogo Alexandre, a reunião marcou o pontapé inicial do projeto. Os próximos passos serão levantamentos de questões orçamentárias, como o local a ser instalado o Centro, a equipe para atuar no local e os custos necessários para colocar em prática. “É uma coisa que comove a gente, e é realmente importante a participação de todos”, destaca o gestor.

Lucas Henrique, pai e um dos idealizadores – Foto: Paulo Sérgio

Para Diogo, a proposta é de que o local seja um espaço para o atendimento amplo à sociedade: “[…] mais breve possível implantar aqui em nosso município um serviço voltado para todas as pessoas que têm algum tipo de deficiência. Isso é importante”, destaca. O fotógrafo Lucas Ramos, pai de uma criança autista, e um dos idealizadores, também partilha da idéia. “Inicialmente a gente ta falando de autismo, mas a gente vai abranger várias pessoas no projeto”, comenta.

Novas reuniões devem ser realizadas. Além do centro especializado, o grupo também busca um apoio para a emissão de laudos. Cerca de 30 crianças ainda dependem do documento para que suas famílias possam pleitear o benefício junto ao INSS. Segundo a secretária de Desenvolvimento Social, Alexandra Gomes, um psiquiatra será colocado à disposição para o atendimento desses casos.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sarau Literário é realizado em Chã Grande

 por Paulo Sérgio

Apresentações reuniram estudantes de duas escolas municipais

 

 

 

 

A literatura brasileira ganhou destaque nesta quarta-feira (6), em Chã Grande. Na quadra de esportes Luís Francisco de Paula, a Secretaria de Educação promoveu a primeira edição de seu Sarau Literário, momento em que alunos e professores apresentaram recitações de poemas, paródias e muitas outras atividades envolvendo a temática. Também houve espaço para uma aula sobre a Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, que este ano completa 100 anos, e é tida como fundamental para a identidade da cultura do país.

O evento contou com a coordenação do professor de linguagem Ranailton José, da Escola Municipal XV de Março. “O maior objetivo é esse público-alvo ser atingido pela cultura, pela boa música, pelo bom conteúdo, que faz parte do nosso dia a dia, do nosso cotidiano, e que rememora grandes histórias, de grandes personagens que passaram, mas que deixaram um legado cultural extraordinário”, destaca Ranailton.

Ainda segundo o professor, o trabalho conjunto das duas escolas, demonstrado através das apresentações, buscou mostrar ao público que “nossos alunos possuem senso crítico, coerência e conhecimento da literatura, que é a arte da palavra”.

Empolgada com a apresentação especial, a aluna Larissa Maria, de 12 anos, da Escola João Faustino de Queiroz, destacou como “interessante” sua participação no Sarau Literário. “Eu aprendi muita coisa, pois é um momento muito importante, fortalece nosso conhecimento, como aluno e como pessoa”, destacou.

O Sarau, que contou com alunos do EJA, fundamental I e II das duas escolas, marca o fechamento do primeiro semestre da Rede Municipal. O secretário de educação, Joel Gomes, que interagiu com versos antes das apresentações dos alunos e professores, fez questão de destacar a importância do evento. “Nada melhor do que encerrar esse primeiro semestre com o Sarau Literário, onde nós pudemos ver apresentações e encenações de trechos de nossa rica literatura”, comentou Joel.

 

O evento ainda contou com apresentações especiais dos professores Mauro Carvalho e Emerson Lima, da Escola João Faustino de Queiroz, e de José Paulino, da Escola XV de Março.

Nomes como Vinícius de Moraes, Leonardo Bastião, Milton Carneiro, Florbela, Castro Alves, Cecília Meireles, Ferreira Gullar, Zé da Luz, Olavo Bilac e Jessé Aguiar marcaram presença na programação.

     

 

Fotos: Ewerson Manuel

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Saúde amplia vacinação contra a influenza para toda a população chã-grandense

, por Paulo Sérgio

Aplicação da vacina que protege contra a gripe ocorre nas Unidades Básicas de Saúde, na cidade e zona rural

Com o objetivo de ampliar o quantitativo de imunizados contra a influenza, a Secretaria de Saúde de Chã Grande anunciou a ampliação do público-alvo da campanha. Agora, podem ter acesso ao imunizante todas as pessoas, independentemente da idade. A ampliação segue uma determinação do Ministério da Saúde.

A aplicação da vacina contra a influenza ocorre nas Unidades Básicas de Saúde, tanto na cidade quanto na zona rural. É preciso apresentar o cartão do Sistema Único de Saúde, bem como o RG, no posto de saúde mais próximo. A vacinação ocorrerá de acordo com a demanda de cada unidade.

A campanha de vacinação contra a influenza é realizada anualmente em todo o país. Este ano, a imunização foi aberta a alguns grupos prioritários, como crianças, idosos, professores, entre outros. Por conta da baixa cobertura vacinal registrada, o Ministério da Saúde decidiu pela ampliação do público-alvo, inserindo toda a população brasileira na vacinação.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Centro Cultural vai promover oficina de férias em Chã Grande

 por Paulo Sérgio

Atividades serão voltadas para crianças a partir dos oito anos de idade

 

O Centro Cultural Maria Madalena Gomes de Vasconcelos vai promover entre os dias 11 e 22 de julho, mais uma edição da oficina de férias. O evento, que reúne crianças a partir de oito anos de idade, conta com uma programação especial e diversificada, com o objetivo de atender a todos os gostos.

As inscrições para a oficina de férias já podem ser feitas na Biblioteca Pública Municipal João Prudente de Santana, localizada na Rua João Batista de Vasconcelos, por trás do Centro Cultural. É necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis no ato da inscrição.

 

Confira a programação:

 

11/07 – Oficina de Pintura

12/07 – Oficina de Brinquedos com Garrafa Pet

13/07 – Oficina de Fuxicos

14/07 – Confecção de Quebra-Cabeça

15/07 – Bonecas Decorativas com Garrafa e Papel Machê

18/07 – Pega Varetas e Porta Objetos de Palitos

19/07 – Esculturas de Arame e Papel Machê

20/07 – Oficina de Bijuteria Infantil

21/07 – Almofadas de Emojis

22/07 – Cine Pipoca

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sorteio define confrontos da próxima fase do Campeonato Chã Grande

por Paulo Sérgio

 

 

Ipiranga, Camela, Malhadinha, Guarani, Fumuca, Mangueira, Grêmio Zizi e Atlético de Chã Grande seguem na busca pelo título

 

A segunda fase do Campeonato Chã Grande está definida. Após os torcedores conhecerem os oito times classificados para essa nova etapa da competição, nesta quinta-feira (30) foram definidos os jogos, através de sorteio, realizado na Câmara de Vereadores. E logo na primeira partida, um duelo de campeões promete agitar as torcidas.

Até então uma novidade no Campeonato local, o sorteio reuniu as oito primeiras equipes, que se classificaram dentro de seus grupos: Ipiranga, Camela, Malhadinha, Guarani, Fumuca, Mangueira, Grêmio Zizi e Atlético de Chã Grande. Todos foram colocados no mesmo pote, como acertaram os representantes dos times antes do início do Campeonato.

O primeiro time sorteado foi o Guarani, atual campeão. O alviverde vai encarar o Ipiranga, maior vencedor do Chã-grandense, e que foi a segunda equipe sorteada. Em seguida, ainda foi definido o duelo entre Camela e Malhadinha. Ambas as partidas serão disputadas no dia 10 de julho, sendo o primeiro às 8h30 e o segundo às 10h.

Já no dia 17 de julho, o primeiro confronto colocará frente a frente as equipes do Fumuca e da Mangueira, ambos classificados como segundos em seus grupos. No horário das 10h, se enfrentam Grêmio Zizi e Atlético de Chã Grande, fechando a segunda fase da competição.

Organizado pelo Departamento de Esportes, o Campeonato Chã-grandense teve início ainda no mês de maio. Doze equipes iniciaram a disputa, divididas em três grupos. A final tem previsão para o dia 31 de julho.

A cada domingo, as arquibancadas do Estádio Barbosão recebem um bom público para acompanhar as partidas da competição. Chã-grandenses empolgados com suas equipes e incentivando os atletas na caminhada até o título. “Tem ajudado muito na economia local”, destaca o diretor de esportes, Hivandilson Marcone, sobre a comercialização de itens alimentícios e bebidas durante as partidas.

“Aproveito para convidar toda a torcida chã-grandense para se fazer presente no Estádio Barbosão, próximos dias 10 e 17 para as quartas de finais, para que assim possamos fazer, não apenas o esporte, mas um evento esportivo em nosso município”, convida Hivandilson. “Estamos trazendo esporte e lazer para os chã-grandenses”, conclui.

 

Fotos: Ewerson Manuel e Sandro Moura

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quadrilhas juninas fazem apresentações especiais no dia de São Pedro, em Chã Grande 
por Paulo Sérgio


Público compareceu em peso para acompanhar as apresentações das escolas Maria Amélia, João Faustino e XV de Março





A Avenida São José, no Centro de Chã Grande, se transformou em um arraial nesta quarta-feira (29), no dia de São Pedro, que fecha os festejos juninos. Três quadrilhas juninas se apresentaram para o público, que fez questão de comparecer em peso para incentivar a cultura chã-grandense. As apresentações reuniram crianças e adolescentes das escolas municipais Maria Amélia, João Faustino de Queiroz e XV de Março.





A programação de apresentações começou à tarde, com a escola Maria Amélia. Composta por crianças do ensino fundamental I, a Quadrilha Junina Balancear demonstrou sua animação ao se apresentar em praça pública.





À noite, a população chã-grandense voltou ao Centro da cidade para acompanhar mais duas apresentações. A primeira delas foi a Quadrilha Junina Eu Sou São João, da João Faustino de Queiroz, sob a coordenação do enfermeiro e coreógrafo Ronaldo Correia. “Eu sou quadrilheiro há 50 anos, tenho o maior prazer, me emociono muito”, destacou Ronaldo. “A Quadrilha Eu Sou São João é mais coreografia, e o figurino veio representando o São João dos sonhos”, explicou Ronaldo sobre a escolha do tema.


Ao longo do mês de junho, a quadrilha fez algumas viagens importantes representando tanto a escola quanto a cidade, motivo de orgulho também para os seus integrantes. “Foi maravilhoso, uma experiência maravilhosa, muitas viagens, concursos. A gente faz de tudo para dar um show, para levar o nome de Chã Grande nas outras cidades”, revela José Lucas, de 15 anos, um dos integrantes.





A noite ainda reservava uma apresentação especial da Quadrilha Junina Cordel, da XV de Março, que também esteve representando o município em outras cidades. Em Ribeirão, por exemplo, a quadrilha chã-grandense ficou entre as três primeiras colocadas, tendo vencido a categoria de “casal de noivos”. Sob a supervisão do coreógrafo Júlio César, a quadrilha focou em uma síntese da história televisiva “Cordel Encantado” da TV Globo, que narra a história de amor entre Jesuíno e Açucena.


Visivelmente emocionado, Júlio César fez questão de destacar também a superação após dois anos sem eventos juninos. “Pra gente foi uma gratificação muito grande pelo simples fato de nós, artistas, passarmos mais de dois anos distantes dos nossos ‘arraiás’. A gente ta aqui para mostrar a cultura popular, a cultura nordestina, que são as quadrilhas juninas”, comentou.


O público acompanhou com entusiasmo as apresentações. Nem mesmo o frio da noite foi capaz de desanimar quem estava nas calçadas, parabenizando as quadrilhas. “Achei muito bonita, muito bonita mesmo. Gostei demais, sempre acompanho. Valeu apena ta no frio, foi muito bonita”, elogiou a aposentada Severina Joana
.


Todas as apresentações fizeram parte de uma programação preparada especialmente pela Secretaria de Educação de Chã Grande. O titular da pasta, Joel Gomes, também foi só elogios ao desempenho das quadrilhas chã-grandenses. “Esse ano, apesar das dificuldades, nós pudemos trazer à praça pública um pouco de tudo que foi vivenciado nesse nosso projeto junino nas escolas municipais. Nossas quadrilhas têm dado um show em toda a região”, destacou Joel. “Hoje foi um momento de mostrar o que foi feito aqui para a população chã-grandense”, finalizou.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Primeira fase do Campeonato Chã-grandense chega ao fim; confira os classificados

 por Paulo Sérgio





Chegou ao fim neste domingo, 26, a primeira fase do Campeonato Chã-grandense 2022. Das 12 equipes da competição, oito seguem adiante. Os últimos classificados foram definidos nos jogos deste domingo, que contou com direito a goleada e virada emocionante. A segunda fase já começa no próximo domingo (03), com quatro equipes seguindo para as semifinais.

No único jogo da manhã, a equipe do Grêmio Zizi garantiu a sua classificação ao surpreender e vencer a Mangueira por 1 a 0. O gol solitário fez o time do sítio Freixeiras seguir adiante, enquanto o adversário já estava classificado.

À tarde, os dois maiores campeões locais entraram em campo. Primeiro foi a Camela, que encarou o Morada Nova. A equipe rubro negra aplicou um sonoro 5 a 0 no adversário, chegando aos 07 pontos e garantindo também sua classificação com a segunda melhor campanha no geral.

A melhor campanha ficou com o Ipiranga, que chegou a 100% de aproveitamento ao vencer seu terceiro jogo. O aurinegro superou o Atlético de Chã Grande de virada, pelo placar de 2 a 1, com direito a dois gols de Edson, camisa 11. O jogador ainda foi eleito o ‘craque da rodada’, recebendo o troféu após a partida.

Classificados – Além de Ipiranga, Camela, Grêmio Zizi e Mangueira, a competição tem ainda Guarani, Fumuca, Atlético de Chã Grande e Malhadinha na próxima fase. As oito equipes participam agora de um sorteio, que será realizado na quinta-feira (30), para definir os confrontos das quartas de final.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Educação divulga nova programação das quadrilhas juninas em Chã Grande

por Paulo Sérgio





A Secretaria de Educação divulgou nesta segunda-feira, 27, uma nova programação para as apresentações das quadrilhas juninas de Chã Grande. De acordo com a divulgação da pasta, as quadrilhas escolares se apresentam na quarta-feira (29), dia de São Pedro, que fecha a programação junina.
Anteriormente, a Secretaria havia divulgado que as quadrilhas se apresentariam em dias distintos. A quadrilha da Escola Maria Amélia, que seria na quarta (22), não pôde se apresentar em virtude das chuvas que caíram na região na semana passada.
Com a alteração, as apresentações ficaram divididas em três horários. A partir das 15h, se apresenta a Quadrilha Junina Balancear, da Escola Maria Amélia. Já no período da noite, às 19h30, será a vez da Quadrilha Junina Eu Sou São João, da Escola João Faustino de Queiroz. A última apresentação terá início às 20h, com a Quadrilha Junina Cordel, da Escola XV de Março.
Todas as apresentações das quadrilhas serão vivenciadas na Avenida São José, Centro da cidade, em frente à Prefeitura Municipal.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Feira de São João será realizada nesta quinta, em Chã Grande

por Paulo Sérgi




A tradicional feira junina será realizada nesta quinta (23), em Chã Grande. Por conta disso, a feira livre da cidade sofrerá uma alteração. Normalmente em dois dias, a feira livre terá apenas um dia de realização esta semana. A mudança se dá em virtude do feriado de São João, vivenciado no dia 24, e que este ano será na sexta, dia de início da comercialização na feira livre, que segue até o sábado.

A feira livre será realizada totalmente no sábado, seguindo o mesmo horário de funcionamento, na Avenida São José, Centro da cidade. Na próxima semana, a feira volta a ser realizada em dois dias.

Feriado – Por conta da folga de São João, o funcionamento das lojas da cidade também sofrerá alterações. O comércio local não funcionará na sexta. O mesmo será observado nas repartições públicas, com exceção do serviço de saúde, e nas agências bancárias.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Quadrilhas escolares vão se apresentar em Chã Grande; confira

, por Paulo Sérgio




Três quadrilhas juninas, formadas nas escolas municipais, devem se apresentar em Chã Grande. A programação concentra apresentações nesta quarta (22), na segunda (27) e terça (28). Os festejos juninos na cidade foram adiados em virtude das chuvas. Por conta disso, apenas três apresentações serão vivenciadas na área central de Chã Grande.

Desde 2017, a apresentação das quadrilhas juninas faz parte da programação do São João da cidade, interrompida a partir de 2020 em virtude da pandemia do novo coronavírus. Para este ano, as escolas rurais, que também abrilhantavam a programação, devem realizar apresentações nas próprias comunidades.

A primeira apresentação será a da Escola Maria Amélia, na Avenida São José, bem em frente à Prefeitura. Os alunos, sob a coordenação das professoras, vão demonstrar ao público chã-grandense o que ensaiaram nos últimos dias, ao som de muito forró. A apresentação será às 14h.

Na segunda, a programação segue no período da noite, com a apresentação da quadrilha da Escola Municipal XV de Março, às 19h30. Esse será o mesmo horário da quadrilha da Escola Municipal João Faustino de Queiroz, na terça-feira.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito Diogo Alexandre anuncia pagamento da 1ª parcela do 13º; montante ultrapassa R$ 1,6 milhão

por Paulo Sérgio





Durante assinatura da ordem de serviço para a pavimentação da estrada da Rota Ecoturística, nesta segunda-feira (20), o prefeito de Chã Grande, Diogo Alexandre, anunciou o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos servidores municipais. Segundo o gestor municipal, o depósito foi feito ainda nesta segunda, com os pagamentos já disponíveis na terça (21).

De acordo com a planilha disponibilizada pela Prefeitura Municipal, mais de R$ 1,6 milhão (1.609.930,76) serão pagos aos servidores ativos e inativos do município. O maior pagamento será feito para a Educação, com um repasse de R$ 741.173,69, onde estão inclusos funcionários das escolas, professores e servidores que atuam na própria secretaria.

O segundo maior repasse será o da Saúde, que conta com um total de R$ 386.951,84. Também fazem parte da lista o ChãPrev (351.770,98), outras secretarias (103.965,05) e a Assistência Social (26.069,20).

Ao comentar sobre o reajuste, o prefeito lembrou a importância de se aquecer a economia local, justamente no período das festas juninas. A outra metade do 13º salário deve ser paga em dezembro.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ministro do Turismo visita Chã Grande e assina ordem de serviço para pavimentação da Rota Ecoturística

por Paulo Sérgio






Nesta segunda-feira (20), o ministro do Turismo, Carlos Brito, esteve em Chã Grande. O titular da pasta do Governo Federal fez uma vista especial para assinar a ordem de serviço da pavimentação da estrada que dará acesso ao projeto da Rota Ecoturística do município. A solenidade contou com a presença do prefeito, Diogo Alexandre, do vice, Sandro Advogado, do presidente da Câmara, Jorge Luís, do deputado estadual Alberto Feitosa, entre outras autoridades, como o ex-ministro Gilson Machado Neto.

A visita de Carlos Brito por Chã Grande teve início ainda no Engenho Sanhaçu. No lar da renomada cachaça chã-grandense, premiada internacionalmente em várias oportunidades, o ministro foi recepcionado ao som do autêntico forró pé de serra, com o trio ‘Três Cabaços’, e com um café da manhã, recheado de comidas típicas do período junino.

Da Sanhaçu, a comitiva seguiu em direção ao Estádio Ewerson Simões Barbosa, onde foi montado o cerimonial para a assinatura da ordem de serviço. E assim como foi no Engenho, o forró pé de serra também se fez presente, com o grupo ‘Toca do Camarão’.

O documento que marca o início das obras foi assinado em conjunto pelo ministro Carlos Brito e o prefeito de Chã Grande, Diogo Alexandre. Ao todo, a obra terá uma extensão de 8,4km. Juntamente com outras duas etapas já concluídas anteriormente, o total da via será de 14,8km, ligando o Engenho Sanhaçu até o Hotel Highlander, num custo de R$ 3.891.675,08.

“É um prazer imenso para mim, como pernambucano, está aqui, assinando a ordem de serviço para a pavimentação de uma obra que vai crescer muito a região, que vai beneficiar Chã Grande e toda a região aqui próxima”, destacou o ministro. “O ecoturismo cresce muito em todo o nosso país. Chã Grande, com essa obra, vai fortalecer cada vez mais o seu turismo”, complementou.

Entusiasmado com mais essa conquista garantida para Chã Grande, o prefeito do município, Diogo Alexandre, também destacou a importância da obra para a economia local. “Vai proporcionar um desenvolvimento nessa região e atrair investidores, com construção de condomínios, além da exploração turística de nosso município”, comentou Diogo.

Ao longo do percurso, a Rota Ecoturística de Chã Grande vai proporcionar experiências de visitações na zona rural do município. Pontos como a hidroponia, uma das maiores de Pernambuco, o Engenho Sanhaçu, as capelas de São Padre Pio e São Roque, a comunidade Maha Bhumi e o Hotel Highlander fazem parte do roteiro. As obras em frente ao Estádio Barbosão já começaram.

Foto: Márcio Santos

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ministro do Turismo estará em Chã Grande na segunda-feira (20)

 por Paulo Sérgio

 

O ministro do Turismo, Carlos Brito, estará em Chã Grande na próxima segunda-feira (20). O titular da pasta deve cumprir agenda oficial no município, assinando a ordem de serviço da pavimentação da estrada que vai do estádio Ewerson Simões Barbosa até o Hotel Highlander, na zona rural de Chã Grande, um trecho de 8,4km.

Ao todo, a obra terá um custo de R$ 3.891.675,08, financiado pelo Ministério do Turismo. A obra faz parte da infraestrutura turística de Chã Grande, já que contempla o projeto do município de um turismo rural. No trajeto, capelas como a de São Roque e Padre Pio, Hotel Highlander, Comunidade Maha Bhumi, Cachaçaria Sanhaçu, entre outros pontos.

A assinatura da ordem de serviço terá início às 9h30, em frente ao Estádio Barbosão. Diversas autoridades devem estar presentes ao ato, que contará já com o início das obras.

A pavimentação também fará a ligação entre dois pontos já pavimentados anteriormente. O primeiro, ainda na gestão anterior do prefeito Diogo Alexandre, na comunidade de Malhadinha, com 4,3km de extensão. O segundo será o que passa próximo ao Engenho Sanhaçu, com um total de 2,1km. Com isso, a ligação entre os dois pontos terá um percurso de quase 15km, cortando a zona rural de Chã Grande.

 

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Servidores ativos de Chã Grande devem realizar o recadastramento

por Paulo Sérgio


Os servidores ativos da Prefeitura de Chã Grande devem ficar atentos. A administração municipal está convocando a todos para a atualização dos dados cadastrais. A atualização será dividida entre os servidores que atuam diretamente na Prefeitura Municipal e outras secretarias, Educação e Saúde.

Para realizar o recadastramento, é necessário agendar através do Whatsapp (81) 9 9380 – 5572. Por mensagem de texto, o servidor informa o nome, CPF, cargo e secretaria que está lotado. Em seguida, no ato do recadastramento, deve estar de posse do RG, CPF, PIS, título de eleitor, escolaridade, certidão civil, comprovante de residência, Carteira de Trabalho, Conselho ou Classe e habilitação, todos originais e cópias.

Na Prefeitura Municipal, o cadastramento está sendo realizado desde o dia 13, seguindo até 17 de junho. Já na Educação e na Saúde, o processo ocorrerá entre os dias 20 de junho a 13 de julho, das 8h às 13h.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escolas representam Chã Grande na fase regional dos Jogos Escolares de Pernambuco




Começa nesta segunda-feira (6) a fase regional dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEP), que tem organização da Gerência Regional de Educação Mata Centro. Em sua 39ª edição, a competição conta com escolas de diversos municípios, divididos nas categorias mirim e infantil, masculino e feminino, entre futsal, vôlei e outros esportes.

Chã Grande estará participando de mais uma edição da competição, que este ano será sediada em Gravatá. Na Escola Técnica Estadual José Luís de Mendonça, serão disputadas as partidas de futsal. O município estará presente com a Escola Municipal João Faustino de Queiroz (mirim) e a Escola de Referência em Ensino Médio João Batista de Vasconcelos (infantil).

Ambas as escolas foram as vencedoras das categorias na edição dos Jogos Escolares de Chã Grande (JOESC), realizada na quadra de esportes da Escola João Faustino de Queiroz, reunindo escolas públicas e privadas ainda no mês passado.

A estréia dos chã-grandenses será com o João Batista, que às 11h55 encara o representante de Bezerros. Logo após, às 12h35, o João Faustino de Queiroz enfrenta o representante da cidade de São Joaquim do Monte.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito Diogo Alexandre comunica adiamento dos festejos juninos de Chã Grande






Através de um vídeo publicado nos perfis oficiais, o prefeito Diogo Alexandre comunicou nesta segunda-feira, 6, o adiamento dos festejos juninos deste ano na cidade. A decisão segue o exemplo de outras cidades da região, como Primavera, que comunicou o adiamento de suas festividades. Segundo o gestor, o adiamento leva em consideração os efeitos das fortes chuvas dos últimos dias.

Segundo Diogo, o adiamento não implica no cancelamento da festa, mas sim na realização em uma nova data, fora do período de maior intensidade das chuvas. Além disso, o gestor ainda informou que o município estará atendendo aos artistas locais que estariam se apresentando na festa junina da cidade.

A proposta da administração municipal foi a criação do Auxílio Emergencial Cultural, que será pago aos artistas devidamente credenciados, em duas parcelas. A proposta, inclusive, já foi apresentada pelo executivo na Câmara de Vereadores, com pedido de urgência. O pagamento das parcelas deve ser divulgado em breve, após aprovação por parte do legislativo.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em Chã Grande, Assistência Social realiza cadastramento do programa Chapéu de Palha nesta quarta  por Paulo Sérgio






O programa Chapéu de Palha, do Governo do Estado, vai iniciar uma nova edição. As inscrições já estão abertas. Para atender a todos, a Secretaria de Assistência Social realiza nesta quarta-feira (8), a partir das 9h, uma ação para cadastramento.

Podem participar todas as pessoas que trabalham no corte da cana-de-açúcar, ou então quem trabalhou nesse serviço até 2019. As inscrições são feitas gratuitamente na sede da Assistência Social, que fica ao lado do Centro de Convivência de Idosos (CCI).
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Concurso Ler Bem é realizado em Chã Grande
Paulo Sérgio






Alunos do ensino fundamental I das escolas municipais participaram nesta sexta-feira, 10, da 12ª edição do Concurso Ler Bem em Chã Grande. O evento, que garante classificação para a etapa estadual, é organizado pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), em parceria com a Secretaria de Educação.

Ao todo, oito crianças participaram da etapa municipal, realizada no Centro Cultural. Os alunos tiveram como prova a leitura de literatura infantil, previamente estabelecida pelos professores. Ao final das etapas, foram conhecidos os três primeiros colocados, com a primeira posição ganhando também o direito de representar o município na fase estadual.

O pódio do concurso deste ano foi todo oriundo da zona rural do município. Na primeira posição ficou a aluna Maria Eloá dos Santos, do Grupo Escolar Amália Araújo Jurema. A segunda posição ficou com Samuel Henrique de Santana, da Escola Municipal José Manoel de Farias. Na terceira posição, Kaio Ferreira de Lima, do Grupo Escolar Joaquim Alves Pereira.

O secretário de Educação, Joel Gomes, falou sobre a importância do Concurso para a educação chã-grandense. “É uma satisfação colocar em prática esse projeto aqui em Chã Grande, que incentiva a leitura e desperta o prazer em nossos alunos por esse hábito tão importante. Ficamos felizes com mais essa edição, já pensando no próximo ano”, destacou.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Chã Grande garante reforço na frota municipal com mais sete ônibus escolares
 por Nielson Santos | Secretaria de Educação


Dados da ação



O transporte de estudantes do município ganhou mais um reforço esta semana. A administração municipal garantiu a aquisição de mais sete novos veículos, que já foram incorporados à frota chã-grandense. Com isso, Chã Grande já soma 30 veículos, destinados exclusivamente ao transporte de alunos, o que significa um aumento de 300% com relação ao ano de 2017.

A chegada dos novos veículos foi comemorada pelo secretário de educação, Joel Gomes. “É uma satisfação a gente continuar trazendo melhorias para a educação em nosso município. Estamos vendo uma melhoria significativa, com a aquisição de veículos, melhorias nas escolas municipais e diversas outras ações”, comentou o secretário.

Segundo a administração municipal, os novos ônibus podem também reforçar a frota de transporte de estudantes universitários. Atualmente, a cidade de Chã Grande conta com veículos destinados para instituições de ensino superior nas cidades de Vitória de Santo Antão e Caruaru, sendo o serviço disponibilizado de forma gratuita para os estudantes.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chã Grande assina adesão ao projeto Cidade Pacífica, do MPPE
 por Nielson Santos | Secretaria de Governo





O município de Chã Grande aderiu nesta segunda-feira (3) ao projeto Cidade Pacífica, criado pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) como forma de garantir segurança e qualidade de vida para os moradores das cidades pernambucanas. A assinatura de adesão foi realizada na sede da Promotoria de Justiça do município, com a participação do promotor, Dr. Gustavo Dias, do prefeito, Diogo Alexandre, do secretário de administração, Joseildo Martins, e da procuradora municipal, Kátia Oliveira.

Com a assinatura do documento, Chã Grande assume o compromisso de, neste momento, seguir seis dos 15 eixos principais, considerados obrigatórios. Eles se classificam do número ao 5º, além do 15º, tratando este último especificamente sobre a Covid-19. Os demais pontos iniciais abordam a Guarda Municipal pacificadora, segurança nos estabelecimentos comerciais, mesa municipal de segurança, iluminação pacificadora e pacificação de bares e similares.

“É um projeto muito importante na área de segurança pública. Chã Grande se soma ao lado de outros municípios que já aderiram ao projeto, e a partir de agora assumiu um compromisso de desenvolver ações para a população, no quesito da diminuição da criminalidade e melhoria da qualidade de vida”, comentou Dr. Gustavo Dias sobre a adesão do município ao projeto.

Com a entrada do município no projeto, Chã Grande já passou a pontuar dentro do Ranking de Pacificação, com relação aos meses de janeiro a junho de 2020. Segundo esse levantamento, a cidade está na 11ª posição, com possibilidade de alcançar posições mais altas, como revela o promotor local: “Já é uma boa posição. Com a implementação dessas medidas, a gente acredita que o município ainda vai ocupar posições melhores no ranking e melhorar a questão de segurança em nosso município ainda mais”.

No ato de assinatura, o prefeito Diogo Alexandre fez questão de assegurar o compromisso da cidade em garantir o cumprimento dos eixos obrigatórios neste primeiro momento, para em seguida buscar os demais pontos do projeto. “Vamos juntos implantar várias metas, e através destas metas de um trabalho em conjunto, sendo sempre discutido, não apenas com o Ministério Público, mas com toda a população para alcançar o objetivo maior que é o bem estar de toda a população chã-grandense”, comentou o gestor.

A reunião foi encerrada com a mensagem de boas vindas aos municípios de Chã Grande e São Joaquim do Monte, por parte do procurador geral de justiça, Francisco Dirceu Barros, apresentada pelo promotor Dr. Gustavo Dias. “É com entusiasmo que o Ministério Público recebe hoje a adesão das duas cidades ao projeto Cidade Pacífica”, disse, ao iniciar sua fala. “O diálogo entre o Ministério Público e as gestões municipais serão o ponto de apoio fundamental para atingirmos uma redução dos indicadores de violência em benefício de toda a população”, pontuou.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chã Grande obtém índice satisfatório em avaliação do TCE-PE sobre gastos públicos relacionados com a Covid-19
por Nielson Santos | Secretaria de Governo





O Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE) divulgou nesta terça-feira (7), a avaliação dos municípios pernambucanos sobre os gastos relacionados com a Covid-19, além de informações sobre a propagação do novo coronavírus. A divulgação foi feita pelo presidente do TCE-PE, conselheiro Dirceu Rodolfo, em reunião com a presença da imprensa.

Segundo os critérios do TCE-PE, vários pontos foram analisados pela entidade, com o objetivo de “avaliar a transparência dos municípios pernambucanos na divulgação de dados relativos a contratos e aquisições destinados ao enfrentamento ao coronavírus”. O estudo foi realizando utilizando como base a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), Lei de Acesso a Informação (LAI), os decretos federais 7.185/2010 e 7.724/2012, a Lei Federal 13.979/2020 e a Lei Federal nº 33/2018, além das resoluções TC 82/2020 e TC 91/2020.

O estudo aponta nove pontos principais, dos quais as prefeituras receberam avaliações “atende”, na coloração verde na tabela, “atende parcialmente”, com a cor amarela, e “não atende”, de cor vermelha. Os pontos foram divididos em três abas, dentro de transparência ativa e passiva: Informações Gerais, Informações da Sessão Específica da Covid-19 e Serviço Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-Sic).

Nas Informações Gerais, constam os pontos de publicização de sítio oficial e portal da transparência. Na segunda aba, informações da sessão específica da Covid-19, estão dispostos os pontos de existência de sessão específica para a Covid-19, disponibilização de informações sobre as contratações/aquisições relacionadas à Covid-19, funcionamento da ferramenta de pesquisa e geração de relatórios em formatos abertos. O último quesito leva em consideração a possibilidade de envio de solicitação de informação através de e-SIC, facilidade de envio da solicitação de informação e possibilidade de acompanhamento da solicitação de informação.

De acordo com o relatório do TCE-PE, o índice de transparência em Chã Grande foi considerado satisfatório. A cidade obteve pontuação positiva em sete dos nove pontos avaliados, sendo que em apenas dois deles o município recebeu uma avaliação como “atende parcialmente”. As justificativas do órgão são dispostas para os dois pontos que apresentaram a avaliação na cor amarela. O painel completo pode ser conferido aqui.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Campeonato Chã-grandense cria campanha ‘Torcida Solidária’ para ajudar famílias desabrigadas


O torcedor que for ao Estádio Barbosão neste domingo (5) pode colaborar com a campanha solidária em prol das famílias desabrigadas em Pernambuco. Com o nome de Torcida Solidária, a campanha busca arrecadar donativos para as famílias afetadas pelas fortes chuvas dos últimos dias.

A campanha pede a doação de 1kg de alimento não perecível no momento de entrada nas arquibancadas do estádio chã-grandenses. Durante o dia, quatro partidas serão realizadas, válidas pela terceira rodada da competição.

Logo às 8h, Camela e Cruzeiro se encaram pelo Grupo A. Na sequência, às 10h, Guarani e Morada Nova também medem forças pelo mesmo grupo. No período da tarde, Fumuca e Atlético de Chã Grande se enfrentam às 13h30. Por fim, às 15h, Malhadinha e Grêmio Zizi, fechando o dia de jogos.

A entrada da torcida nas arquibancadas é gratuita e a doação é facultativa. Desde o início das chuvas, segundo estimativas oficiais, mais de 9 mil pessoas já tiveram que deixar suas casas em Pernambuco. Por conta disso, famílias inteiras dependem de donativos, como itens de higiene pessoal, alimentos, cobertores, roupas, entre tantos outros.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Defesa Civil segue monitorando a situação das chuvas no município


Desde a semana passada, o estado de Pernambuco vem recebendo volumes intensos de chuvas, que já resultaram em 93 mortes e mais de 20 desaparecidos no Grande Recife. No interior, nas regiões norte e sul da Zona da Mata, o cenário também tem sido de alerta. Várias cidades registraram ocorrências. Em Chã Grande, a Defesa Civil vem realizando um trabalho de monitoramento e ação em virtude das chuvas.

De forma preventiva, a Defesa Civil se reuniu na semana passada com as secretarias de Urbanismo, Obras e Infraestrutura e Administração para traçar metas de trabalho para o município, principalmente por conta dos avisos emitidos pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) no decorrer dos dias. As fortes chuvas chegaram, principalmente no fim de semana. Nesta terça, o órgão local ainda segue em estado de observação, como recomenda a APAC para as regiões do Grande Recife e Zona da Mata.

O foco do trabalho de monitoramento da Defesa Civil em Chã Grande é o de áreas de risco. Com morros e encostas dominando quase que toda a paisagem urbana, a colocação de lonas segue a todo vapor em vários pontos da cidade. E tem sido esse trabalho conjunto que tem evitado o pior no município.

Segundo os dados da Defesa Civil, o sábado (28), com o maior volume de chuvas até então, foram registradas 18 chamadas para o órgão na cidade. A orientação é de que as pessoas que moram em áreas de riscos fiquem atentas às barreiras. Em caso de alterações, a Defesa Civil deve ser acionada através do número (81) 9 9284 – 8667.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aulas nas escolas municipais seguem suspensas nesta quinta (26)

As escolas municipais de Chã Grande continuarão sem funcionamento nesta quinta-feira (26). A Secretaria de Educação do município informou sobre a decisão ainda nesta quarta, atendendo a recomendações da Defesa Civil, em virtude das intensas e constantes chuvas que recaem sobre a região nos últimos dias.

As aulas nas escolas municipais já foram suspensas nesta quarta, seguindo a mesma recomendação. Segundo a Secretaria, o objetivo é evitar prejuízo aos alunos que não podem chegar até as escolas em virtude das estradas afetadas pelas fortes chuvas.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito de Chã Grande está entre finalistas de prêmio oferecido pelo SEBRAE

O prefeito de Chã Grande, Diogo Alexandre, é um dos finalistas do Prêmio Prefeito Empreendedor, oferecido pelo SEBRAE com o apoio da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe). Diogo concorre ao prêmio juntamente com outros 10 gestores municipais, de cidades como Caruaru, Vitória de Santo Antão e Gravatá, entre outras.

O Prêmio Prefeito Empreendedor está em sua 11ª edição. Segundo os organizadores, o objetivo da iniciativa é “reconhecer prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios em seus municípios”. Dessa forma, os finalistas serão julgados de acordo com as ações que apresentaram durante o evento.

Ao longo das fases classificatórias, diversas ações implantadas no município foram apresentadas, como a revitalização e requalificação da feira livre e o projeto da Rota Ecoturística de Chã Grande, por exemplo.

Para Diogo, a ida para a fase final representa um reconhecimento pelas ações colocadas em prática. “Isso demonstra que o que estamos fazendo aqui tem efeito positivo para Chã Grande”, destaca.

A premiação será entregue no dia 07 de junho, a partir das 19h, no Gran Mercure Recife Boa Viagem, localizado em Boa Viagem, no Recife.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Defesa Civil traça estratégias de atuação em Chã Grande com a chegada do período chuvoso

No calendário, o inverno na região inicia já no próximo mês. Mas nos últimos dias, as cidades pernambucanas têm sentido a chegada de chuvas intensas e prolongadas, típicas desse período do ano. Por conta disso, a Defesa Civil de Chã Grande esteve reunida na manhã desta quarta-feira (25) com as secretarias de Obras e Infraestrutura, Administração e Urbanismo para traçar as estratégias a serem adotadas no município.

Sob a coordenação de Mayr Lapenda, as ações serão concentradas na prevenção, contando também com a colaboração da própria população chã-grandense. Dessa forma, o objetivo será averiguar áreas que ofereceram riscos com a chegada das chuvas. Caso constatados durante as visitações, o órgão procederá com a realização de intervenções.

O trabalho será realizado de forma conjunta entre a Defesa Civil e as secretarias de Obras e Infraestrutura e Urbanismo, com a colocação de lonas em áreas de risco e retirada de entulhos que possam aumentar os riscos.

A orientação da Defesa Civil é de que as pessoas fiquem atentas a essas áreas próximas de suas casas. Em caso de qualquer alteração, a recomendação é sempre de acionar o órgão e evitar estar no imóvel. O telefone da Defesa Civil é o (81) 9 9284 – 8667. O número também é Whatsapp.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Educação suspende aulas nas escolas municipais em virtude das fortes chuvas

A Secretaria de Educação comunicou na noite desta terça, a suspensão das aulas na Rede Municipal de Ensino de Chã Grande nesta quarta-feira (25). Em nota, a pasta informa sobre a suspensão, citando as fortes chuvas que recaem na região, e que podem dificultar o acesso de estudantes às escolas.

Ainda nesta terça, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu um alerta para a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte e Zona da Mata Sul do estado, em virtude de mais chuvas fortes para essas áreas.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mais seis equipes estréiam pelo Campeonato Chã-grandense


O Campeonato Chã-grandense de 2022 teve mais uma rodada realizada neste domingo (22). Seis equipes estrearam na competição, com direito a dois empates e uma vitória. Malhadinha, Mangueira, Morada Nova, Cruzeiro, Ipiranga e Fumuca entraram em campo para a festa de suas torcidas, que compareceram ao Estádio Barbosão.

A primeira partida do dia colocou frente a frente as equipes de Mangueira e Malhadinha. Após um primeiro tempo sem gols, a equipe de Malhadinha saiu na frente na segunda etapa, com gol logo no início. Após três bolas no travessão, o Mangueira só conseguiu chegar ao empate nos minutos finais da partida.

Já Cruzeiro e Morada Nova fizeram o primeiro duelo da tarde. A equipe cruzeirense chegou a abrir 2 a 0, com um gol no primeiro tempo e outro na segunda etapa. Mas o Morada Nova conseguiu reagir e chegar ao empate, garantindo um ponto importante.

O último jogo foi um duelo de campeões. De um lado estava o Ipiranga, dono de 11 conquistas, com o último título vencido em 2011. Do outro o Fumuca, com um elenco jovem, e campeão em 2015. Com a bola rolando, o aurinegro aproveitou melhor as chances, abrindo 2 a 0 no primeiro tempo. No segundo, o Ipiranga fez mais dois e o Fumuca diminuiu para 4 a 1.

Com seis partidas já realizadas, apenas duas vitórias foram anotadas, justamente no Grupo B (Atlético 7×0 Nacional e Ipiranga 4×1 Fumuca). Os outros duelos terminaram empatados, com direito a um 0 a 0, dois 1 a 1 e um 2 a 2.

A artilharia da competição segue nas mãos de Balada, do Atlético de Chã Grande, com três gols. Ele é seguido de perto pelos companheiros de equipe Paulinho e Menor, com dois gols, e Jackson, do Ipiranga, também com dois.

Próxima rodada – No dia 29, mais três partidas movimentam a competição. Às 8h30, Camela encara o Cruzeiro, abrindo a segunda rodada do Grupo A, terceira da competição. Fumuca e Atlético de Chã Grande se encaram às 13h, enquanto Malhadinha e Grêmio Zizi medem forças às 15h.

Craque da Rodada – A cada final de semana, a organização do Campeonato premia os atletas que mais se destacaram no dia. Neste domingo, o escolhido foi o goleiro Henrique, da equipe do Malhadinha, que fez importantes defesas durante a partida, segurando o ataque da Mangueira.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Bingo das Mães sorteia mais de 80 prêmios em Chã Grande

A Avenida São José, no Centro da cidade, foi o ponto de encontro para a população chã-grandense neste domingo (22), com o tradicional Bingo das Mães. Para este ano, mais de 80 prêmios foram sorteados, como quatro geladeiras, fogões, cama de casal, mesa de cozinha, lavadoras, entre tantos outros itens.

Pessoas da cidade e da zona rural participaram do sorteio. Além da premiação pelo bingo, o público ainda teve a oportunidade de ganhar através do sorteio do número da cartela, aumentando a possibilidade de ser premiado durante o evento.

Tradicionalmente realizado no mês de maio, após o Dia das Mães, o bingo precisou ser suspenso por dois anos, em virtude das restrições impostas pela pandemia. Todos os prêmios são disponibilizados pela administração municipal, vereadores, comércio local e fornecedores, abrilhantando a festa.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Escolas participam de lançamento do projeto Viva os Rios


Na tarde desta quinta-feira (19), a Quadra Poliesportiva José Barbosa Filho, na Escola Municipal João Faustino de Queiroz, recebeu o lançamento do projeto Viva os Rios. Criado pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Sustentabilidade, o objetivo é conscientizar a população chã-grandense, principalmente crianças, adolescentes e jovens, sobre a importância dos rios que cortam o município.

O projeto nasceu a partir da proposta da pasta de incentivar o debate entre os estudantes sobre o Rio Ipojuca, que tem o seu dia comemorado em 09 de maio. Nessa data, estudantes de escolas públicas e particulares visitaram o manancial, nas proximidades da ponte que dá acesso às regiões de Macacos, Vertentes, Japaranduba, entre outras, dando um abraço simbólico.

Desde então, o tema foi trabalhado também em sala de aula, com a produção de materiais específicos de como seria possível revitalizar o Ipojuca na visão dos estudantes. Nesta quinta, maquetes, poesias e até literaturas de cordel foram apresentadas.

O secretário, Joseildo Martins, acompanhado do vice-prefeito, Sandro Corrêa, também anunciou a extensão do projeto para atender a outros rios e riachos, como o Mutuns, Macacos e Vertentes, de um total de 12 que deságuam no Ipojuca dentro do município, e que muitos acabam não conhecendo.

O evento desta quinta contou com a participação do Educandário Batista e Escola Nosso Amiguinho (particulares), João Faustino de Queiroz, Sandra Siqueira e 20 de Dezembro (municipais).

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Projeto Viva o Rio realiza exposição aberta ao público nesta quinta (19)

Após a abertura do projeto na semana passada, com a visita ao Rio Ipojuca, na segunda-feira (9), o Viva o Rio, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Sustentabilidade, realiza uma exposição nesta quinta-feira, na quadra de esportes da Escola João Faustino de Queiroz. O evento terá início às 13h.

Segundo o secretário, Joseildo Martins, a iniciativa contará com uma programação especial. Alunos de escolas públicas e particulares vão apresentar ao público seus trabalhos desenvolvidos após a visitação ao rio pernambucano considerado como um dos mais poluídos do Brasil.

A idéia do projeto é que os estudantes chã-grandenses tenham um outro olhar sobre os mananciais que cortam o município, incluindo o Rio Mutuns, um dos afluentes do Ipojuca e que nasce em Chã Grande, numa área conhecida como Freixeiras.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Campeonato Chã-grandense  começa com chuva de gols


Nove gols foram marcados neste domingo (15), na estréia do Campeonato Chã-grandense 2022. Ao todo, três partidas foram realizadas, com apenas um 0 a 0 entre Vila Nova e Grêmio Zizi. Guarani e Camela também ficaram no empate, mas em 1 a 1. Já o Atlético de Chã Grande largou com um sonoro 7 a 0 sobre o Nacional, com direito a “hat trick” de Balada.

A abertura da competição contou com a presença do prefeito, Diogo Alexandre, e os vereadores Wédson de Biu Beléu e Gilvan Bolão. Antes da bola rolar, o gestor municipal entregou a placa dedicada a Luís Rufino dos Santos, homenageado da edição deste ano do Campeonato Chã-grandense. Diogo ainda destacou a importância do esporte para a juventude. “É através de ações como essa que temos a oportunidade de afastar nossos jovens das drogas”, disse.

Logo após o cerimonial, as duas equipes mediram forças no tapete verde do Barbosão. O Atlético fez 2 a 0 logo na primeira etapa. Na segunda, ampliou o placar para 7 a 0, estreando bem no Grupo B da competição, que ainda tem Ipiranga e Fumuca, que se enfrentam no próximo domingo (22).

Já no período da tarde, Vila Nova e Grêmio Zizi, no Grupo C, protagonizaram o primeiro empate sem gols. Guarani e Camela, no duelo de campeões, empataram em 1 a 1. O Guarani saiu na frente no placar, mas a Camela empatou no segundo tempo em cobrança de pênalti. Alysson Henrique fez para o time alviverde, enquanto Didinho empatou para os rubro negros.

Craque da Rodada – Uma novidade para este ano é a escolha do Craque da Rodada, a cada final de semana. Como não poderia deixar de ser, o escolhido neste domingo foi Balada, do Atlético de Chã Grande.

Musa – A escolha para a garota representante do Campeonato também começou neste domingo. Ao todo, dez garotas disputam o posto de Musa do Chã-grandense 2022. As votações ocorrem pela internet, através do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe7ou100exMaaTFI-LxB1XGk7K9RzJXNlaSVD532cJZB_TfSA/alreadyresponded .

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Tem início a votação da Musa do Campeonato Chã-grandense 2022


Além das partidas que devem movimentar os torcedores chã-grandenses, a escolha da Musa do Campeonato promete esquentar e embelezar ainda mais a competição. A votação foi aberta neste domingo (15), com a liberação do link para votação. No ato de votação, o usuário poderá votar apenas uma vez com uma conta de e-mail, já que precisa se registrar para computar o voto.

Das 12 equipes participantes do Campeonato, dez estão concorrendo ao título de Musa do Campeonato Chã-grandense 2022. Apenas Fumuca e Nacional não apresentaram representantes antes do início da votação. Ipiranga, Guarani, Camela, Mangueira, Malhadinha, Morada Nova, Atlético de Chã Grande, Vila Nova, Grêmio Zizi e Cruzeiro estão na disputa.

A vencedora será a candidata que mais somar votos na escolha popular. A revelação dos resultados ocorrerá na final do Campeonato Chã-grandense, prevista para o dia 03 de julho, em um domingo. A programação pode mudar em caso de alterações na tabela de jogos. Além da campeã, também serão premiadas a segunda e terceira colocadas na competição.

Para votar, basta acessar o link: https://forms.gle/XhJ8X8KRLYYMsb5o6. A votação seguirá até o sábado (2), antes da final do Campeonato.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Campeonato Chã-grandense começa neste domingo (15); três partidas movimentam primeira rodada

A edição de 2022 do Campeonato Chã-grandense começa neste domingo (15), com a realização de três partidas movimentando o primeiro fim de semana de jogos. Organizado pelo Departamento de Esportes, o certame conta com a participação de 12 equipes, da área urbana e rural de Chã Grande, de olho no título.

A primeira partida colocará frente a frente o Nacional e o estreante Atlético de Chã Grande. O duelo, que marca o início da competição, será realizado às 8h30. Já no período da tarde, Vila Nova encara o Grêmio Zizi, a partir das 13h30.

A primeira rodada tem ainda um duelo de campeões. O Guarani, o último campeão chã-grandense, enfrenta a tradicional equipe da Camela, que em seu histórico já conquistou duas vezes a competição. Essa será a volta da equipe rubro negra após dez anos de ausência da disputa local.

Além dessas equipes, a competição reúne ainda Ipiranga, Mangueira, Malhadinha, Morada Nova, Fumuca e Cruzeiro. Todas as partidas serão realizadas no Estádio Ewerson Simões Barbosa, o Barbosão.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Com show dentro e fora de quadra, JOESC chega ao fim definindo classificados


A edição 2022 dos Jogos Escolares de Chã Grande (JOESC) chegou ao fim nesta quinta-feira (12). Com direito a show de bola dentro de quadra e das torcidas fora dela, a competição definiu os últimos classificados para a fase regional. João Faustino de Queiroz e João Batista de Vasconcelos são as representantes chã-grandenses nas categorias mirim e infantil de futsal.

Logo pela manhã, o público que lotou as arquibancadas da Quadra Poliesportiva Luís Francisco de Paula, na Escola Municipal João Faustino de Queiroz, acompanhou a definição dos campeões entre escolas particulares (mirim e infantil) e públicas (infantil). E não faltou emoção. Duas das campeãs só foram conhecidas em disputas de pênaltis.

O primeiro embate do dia foi entre Educandário Batista e Escola Nosso Amiguinho (ENA), na categoria infantil. O ENA abriu 3 a 0 ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa, o Educandário Batista reagiu e empatou a partida nos segundos finais, levando a decisão para os pênaltis, ficando com o título pelo placar de 3 a 1. As duas escolas voltaram a se enfrentar na decisão do mirim, com vitória por 4 a 0 para o ENA.

Nas escolas públicas, a Escola de Referência em Ensino Médio João Batista de Vasconcelos, líder da primeira fase com duas vitórias, encarou o João Faustino de Queiroz. A escola estadual chegou a abrir 3 a 0 em cima do João Faustino, que reagiu no segundo tempo. Após uma virada até então inacreditável, a escola municipal sofreu o empate, forçando a decisão nos pênaltis. Após uma série de cobranças, o goleiro Iranildo defendeu pela equipe do João Batista garantindo o título para a escola.

No período da tarde, as escolas campeãs voltaram a jogar na definição dos representantes chã-grandenses na fase regional. No mirim, João Faustino venceu a equipe do ENA por 4 a 3, de virada, ficando com a vaga. No infantil, o João Batista fez 4 a 1 no Educandário Batista.

Classificados – Além de João Batista e João Faustino, o município também levará para a fase regional a equipe de handebol masculino, categoria infantil, da Escola Nosso Amiguinho, e Fillype Ismério, no xadrez, do Educandário Batista.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

JOESC chega ao último dia com a realização das finais


No seu quarto e último dia, os Jogos Escolares de Chã Grande vivenciam nesta quinta-feira (12) as partidas finais que decidem a competição. Além disso, também serão conhecidas as escolas que representarão o município na fase regional, nas categorias mirim e infantil de futsal. No handebol e xadrez os representantes já estão definidos.

A primeira final terá início às 8h, colocando frente a frente os times das escolas Nosso Amiguinho (ENA) e Educandário Batista, na categoria infantil, entre as particulares. No mirim, novamente as duas escolas se enfrentam. O terceiro jogo da manhã será a decisão das escolas públicas na categoria infantil.

A Escola de Referência em Ensino Médio João Batista de Vasconcelos, representante da Rede Estadual, chega 100% na final, após ter vencido as duas partidas da primeira fase. O adversário será o time do João Faustino de Queiroz, da Rede Municipal , que joga também com o apoio da torcida. Além das duas escolas, a fase inicial ainda contou com o XV de Março, que ficou pelo caminho com duas derrotas.

Após a definição dos campeões em cada categoria, as equipes voltam à quadra de jogo no período da tarde. Com início às 14h, a escola campeã entre as particulares no mirim enfrenta a equipe do João Faustino de Queiroz, da pública. Em seguida, os campeões do infantil também se enfrentam. Os vencedores garantem a vaga na fase regional, que já conta com o aluno Fillype Ismério, do Educandário Batista, na modalidade xadrez, e o time de handebol masculino infantil do Nosso Amiguinho.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Definidas escolas finalistas entre as particulares nos Jogos Escolares de Chã Grande


Após uma maratona de jogos nesta terça-feira (10), primeiro dia da programação dos Jogos Escolares de Chã Grande, foram definidas as escolas que estarão na decisão, nas categorias mirim e infantil, entre as particulares. Educandário Batista e Escola Nosso Amiguinho (ENA) medem forças na quinta-feira (12), valendo o título.

Para chegar até a decisão, ambas as escolas participaram da primeira fase, nas duas categorias, com a Escola Araquém. Após os resultados, Educandário Batista e ENA marcaram quatro pontos, garantindo vaga na decisão. As duas escolas também se enfrentaram, com o empate em 1 a 1 nas duas partidas.

Já nesta quarta-feira, as escolas públicas João Faustino de Queiroz, XV de Março (municipais) e João Batista de Vasconcelos (estadual) fazem o triangular na categoria infantil. Os dois primeiros garantem vaga na decisão na quinta.

Após as finais das escolas públicas e particulares, os campeões se enfrentam de olho na vaga de representante chã-grandense na fase regional dos Jogos Escolares. Na categoria mirim, o João Faustino de Queiroz aguarda a definição entre ENA e Educandário Batista, já que na abertura do JOESC venceu o XV de Março por 2 a 0.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chã Grande dá início ao JOESC 2022

A Quadra Poliesportiva Luís Francisco de Paula, na Escola João Faustino de Queiroz, é a casa da edição deste ano dos Jogos Escolares de Chã Grande. A abertura do JOESC foi nesta segunda-feira (9). A competição segue até quinta-feira (12), quando serão conhecidos os representantes locais que irão disputar a fase regional. Escolas públicas e particulares participam da competição.

A abertura contou com o cerimonial, com a entrada das escolas participantes. Em seguida, após a execução do hino de Chã Grande, os atletas participaram da leitura do juramento. A noite ainda reservou uma apresentação especial com a Banda Euclides Alves, antes do início da competição.

A bola começou a rolar para os Jogos Escolares com o tradicional duelo entre professores e convidados, com direito a gol de pênalti do secretário de Educação, Joel Gomes. Logo após foi a vez da primeira disputa entre o mirim, que colocou frente a frente as escolas municipais João Faustino de Queiroz e XV de Março.

Com gols de Gabriel e Alan, a equipe da casa venceu a partida por 2 a 0, levando o título de campeã na categoria entre as escolas públicas. Aguarda agora o campeão entre as escolas particulares para definir quem representará Chã Grande na competição regional.

Os jogos seguem nesta terça-feira (10). Com início às 8h, sete partidas movimentam o dia dedicado aos duelos de mirim e infantil entre as escolas particulares, no futsal e handebol, modalidade estreante no JOESC.

Escolas participantes: Além de XV de Março e João Faustino de Queiroz (municipais), também marcam presença na competição a Escola de Referência em Ensino Médio João Batista de Vasconcelos (estadual), Educandário Batista, Escola Nosso Amiguinho e Escola Araquém (particulares).

Xadrez – Outra modalidade realizada este ano foi o xadrez. Com apenas dois competidores, o duelo foi realizado ainda na semana passada, com vitória de Fillype Ismério, do Educandário Batista, que será o representante local no esporte na edição regional.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Crianças e adolescentes aprendem mais sobre a importância do Rio Ipojuca durante visitaçã


Nesta segunda-feira (9), Dia Estadual do Rio Ipojuca, a aula foi em campo para alguns alunos das escolas Nosso Amiguinho, Educandário Batista, João Faustino de Queiroz e Sandra Siqueira de Macedo. O objetivo foi levar crianças e adolescentes a conhecerem mais sobre esse manancial, que do início ao fim de seus 320 km de percurso se faz dentro do estado de Pernambuco. A visitação fez parte de uma programação proposta pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário e Sustentabilidade, através do projeto “Viva Rio”.

Durante essa semana, além da visitação ao local conhecido como “Ponte de Macacos”, na zona rural de Chã Grande, onde foi dado um abraço simbólico no rio, os alunos também deverão trabalhar o tema em sala de aula. A proposta é que todo o conteúdo estudado seja partilhado entre todos, através da culminância do projeto, no dia 19 de maio.

Nascido na Serra das Porteiras, zona rural de Arcoverde, o Rio Ipojuca corta 25 municípios pernambucanos, até desaguar na cidade que leva seu nome, no litoral sul do estado. É considerado como um dos rios mais poluídos em todo o país, e parte considerável de sua poluição se deve aos dejetos das casas das cidades por onde passa, além de parte da indústria têxtil.

Apesar de não ser um rio de volume considerável durante a maior parte do ano, o Ipojuca já foi personagem de inúmeros acontecimentos na região envolvendo enchentes. Em 2004, por exemplo, a antiga ponte de ferro foi arrancada e leva pela força da água. Em outras cidades, o estrago não foi dos menores.

Mesmo assim, o município de Chã Grande faz questão de exaltar o Rio Ipojuca até na letra de seu hino. Na composição da professora Mariana de Lourdes Lima, diz-se que o manancial de águas escuras é um “fiel companheiro a seguir”.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Emissão e regularização de títulos eleitorais seguem até o dia 04 de maio

 

Adolescentes de 16 e 17 anos que ainda não possuem o título de eleitor podem ter a emissão gratuita do documento até o dia 04 de maio. O serviço também está disponível para quem possui pendências junto à Justiça Eleitoral, como faltosos nas últimas eleições ou que não realizaram o processo de biometria.

É possível realizar o serviço através da Internet, no site do TSE, que é o tse.jus.br. Para quem não possui acesso à grande rede ou tanta intimidade com a tecnologia, é possível também realizar o procedimento em Chã Grande, através de uma parceria da Prefeitura Municipal com o Cartório Eleitoral da 31ª Zona Eleitoral, responsável pelos municípios de Amaraji, Chã Grande e Primavera.

Quem preferir ainda pode acionar o serviço através do Whatsapp, fornecendo os documentos necessários, como RG, CPF e comprovante de residência. O número de contato é o 81 9 9816 – 6806.

A recomendação é de que quem vai emitir o primeiro título eleitoral, ou resolver as pendências no cadastro, realize o procedimento antes da data limite. A previsão é de que esse serviço esteja congestionado próximo do encerramento, no dia 04 de maio. Caso isso ocorra, quem precisar do serviço deverá se dirigir ao Cartório Eleitoral de Amaraji.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chã Grande ganha espaço voltado para o turismo

O município de Chã Grande agora conta com um espaço voltado para o desenvolvimento do turismo local. Localizado no mesmo prédio do Centro Cultural Maria Madalena Gomes de Vasconcelos e da Biblioteca Pública Municipal João Prudente de Santana, o local funcionará também como um auditório para eventos da administração municipal.

A abertura do novo espaço contou com a participação de diversos setores do município, principalmente os artistas. A diretora de Turismo, Leilane Alves, recepcionou a todos, apresentando um pouco do que pretende colocar em prática no município, bem como as conquistas na área já alcançadas.

Atualmente, o município de Chã Grande foi contemplado pelo reconhecimento do Ministério do Turismo como um local com potencial para a área. O setor vem se aquecendo nos últimos meses com a possibilidade de lançamento oficial da Rota Ecoturística, um passeio que como o próprio nome já indica, contempla uma visitação baseada também no turismo rural.

O prefeito, Diogo Alexandre, esteve presente no evento. Ele também destacou a importância de se debater o turismo e as possibilidades criadas a partir da destinação de um ambiente próprio para o setor. “Esse é um passo muito importante que estamos dando, valorizando e acreditando no potencial turístico de nossa Chã Grande. Temos grandes expectativas para o futuro”, destacou o gestor.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Ricardo Rocha participa de lançamento de projeto esportivo em Chã Grande neste domingo (10)

O ex-zagueiro campeão do mundo em 1994, na Copa sediada nos Estados Unidos, Ricardo Rocha estará em Chã Grande neste domingo (10). Ele participa do lançamento oficial do projeto Geração de Talentos, numa parceria do Governo Federal, o Instituto Fair Play e a gestão municipal. Uma programação especial foi preparada para recepcionar o tetra campeão mundial.

Com início a partir das 14h, o evento será realizado na Quadra Poliesportiva Luís Francisco de Paula, na Escola Municipal João Faustino de Queiroz. Além da visita de Ricardo Rocha, o domingo contará ainda com um torneio de futsal infantil, que contará com a participação das escolas João Faustino e XV de Março, da Rede Municipal, João Batista e ETE de Gravatá, da Rede Estadual.

Após o lançamento, o projeto concentrará diversas atividades com crianças e adolescentes na cidade, com o foco voltado para o esporte. Monitores locais participarão das atividades que serão desenvolvidas no município.

Histórico – A carreira de Ricardo Rocha teve início ainda pelo extinto Santo Amaro do Recife. De lá, logo despontou para o Santa Cruz. Passou ainda pelo Guarani, Sporting de Portugal, São Paulo, Real Madrid da Espanha, Santos, Vasco, Fluminense, Newell’s Old Boys da Argentina e Flamengo.

Pela seleção brasileira, atuou de 1987 a 1994, conquistando a Copa do Mundo de 1994 e o Pan de Indianápolis em 1987. Ainda em 1991 ficou com o vice na Copa América.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chã Grande inicia vacinação contra gripe e sarampo

A Secretaria de Saúde de Chã Grande inicia nesta segunda-feira (4), a vacinação contra a gripe (influenza) e o sarampo. Segundo a pasta, a imunização ocorrerá por etapas, como determinou o Ministério da Saúde, que iniciou nesta segunda a campanha nacional de vacinação. No município, a aplicação ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde, na área urbana e rural, bem como no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima.

A primeira etapa de vacinação contra o sarampo irá atender aos trabalhadores de saúde, até o dia 30 de abril. Já na segunda etapa, com início no dia 02 de maio, será a vez das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade, seguindo até o dia 03 de junho.

A vacinação contra a influenza também será dividida em duas etapas. Na primeira, recebem a imunização os idosos acima de 60 anos e os trabalhadores da saúde. Na segunda, de 03 de maio a 03 de junho, o público-alvo será estendido também para a vacinação de crianças de seis meses a menores de dois anos, e de dois a quatro anos, além de gestantes, puérperas, povos indígenas e professores.

A meta do Ministério da Saúde é de vacinar pelo menos 76,3 milhões de pessoas até o encerramento da campanha. Para isso, os municípios precisarão cumprir suas metas de vacinação dentro do prazo.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em reunião, prefeito de Chã Grande anuncia reajuste de 33,24% para os professores

O prefeito de Chã Grande, Diogo Alexandre, anunciou nesta segunda-feira (14), o reajuste nos salários dos professores da Rede Municipal de Ensino. Em encontro com a categoria, na quadra da Escola Municipal João Faustino de Queiroz, o gestor anunciou que o município seguirá de forma integral o reajuste de 33,24%, conforme estabeleceu o Governo Federal para este ano.

Antes de anunciar o reajuste para este ano, Diogo Alexandre e o secretário de Educação, Joel Gomes, apresentaram dados relativos à educação chã-grandense. Coube a Joel debater dados referentes ao desempenho escolar e o quantitativo de alunos das escolas municipais, enquanto Diogo trouxe uma apresentação sobre o impacto do reajuste no orçamento do município.

Professores da ativa e aposentados estiveram presentes na reunião, que ainda contou com representação do Sinpro-PE no município. Ao final, todos festejaram a informação trazida pelo prefeito Diogo Alexandre.

Com a aplicação do reajuste, o município de Chã Grande seguirá pagando os salários acima do piso nacional da categoria. “É de fundamental importância reconhecermos a importância e valorizarmos os nossos professores. São eles que enfrentam salas de aulas diariamente, e merecem cada vez mais respeito e valorização”, destacou Diogo.

Antes de chegar na conta dos professores, o reajuste precisará passar primeiro pela Câmara de Vereadores do município. Após aprovado no legislativo, a gestão deve efetuar o pagamento do reajuste retroativo aos meses de janeiro e fevereiro.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Grupos do Campeonato Chã-grandense estão definidos

Doze equipes do futebol amador local vão disputar a edição deste ano do Campeonato Chã-grandense. A competição, que tem previsão de início no próximo mês, já está com os grupos definidos. Ao todo, três grupos formam a primeira fase do certame, com quatro equipes em cada chave.

O sorteio dos grupos foi realizado no último sábado (12), em reunião do Departamento de Esportes com as agremiações esportivas participantes. Guarani, Ipiranga e Vila Nova foram definidos como cabeças de chaves dos grupos, levando em consideração que o primeiro foi campeão da última edição, Ipiranga terceiro e Vila Nova o quarto colocado.

O Grupo A reúne as equipes do Guarani, da Morada Nova (estreante), Camela e Cruzeiro. No B estão: Ipiranga, Atlético de Chã Grande (estreante), Nacional e Fumuca. Já o Grupo C terá: Vila Nova, Malhadinha (estreante), Grêmio Zizi e Mangueira.

Tabela – O próximo passo será a divulgação da tabela da competição. A cada domingo, quatro partidas serão disputadas no Estádio Ewerson Simões Barbosa. O Departamento de Esportes deve detalhar os jogos no decorrer dos próximos dias.

Musa – Assim como em 2018, a competição também contará com a escolha da Musa do Campeonato. A votação será por meio da internet, sendo que os times podem indicar uma candidata para a disputa, com o resultado sendo divulgado no encerramento da competição.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chã Grande agora conta com Conselho de Turismo


O município de Chã Grande deu um passo importante nesta terça-feira (9), em sua caminhada para promover a atividade turística local. Após a aprovação do Projeto de Lei por parte da Câmara de Vereadores, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) foi formalizado, reunindo entidades da administração pública municipal e a sociedade civil organizada.

A reunião que formalizou a criação do órgão foi realizada na Casa Paulo Viana de Queiroz, reunindo dezenas de pessoas, sendo conduzida pela turismóloga Leilane Alves, que está à frente do Departamento de Turismo de Chã Grande.

Durante a reunião, além da formalização do Comtur, também foram apresentados os objetivos do órgão, bem como a sua forma de organização e de trabalho. Segundo a entidade, o objetivo principal é fomentar as potencialidades do turismo rural em Chã Grande, com a proposta da Rota Ecoturística, que contempla diversos pontos localizados na zona rural do município.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Defesa Civil de Chã Grande realiza vistorias em áreas de risco




A Defesa Civil de Chã Grande saiu às ruas nesta terça-feira (8), com o objetivo de monitorar áreas que possam oferecer riscos com a aproximação das chuvas, concentradas no período do inverno. A comitiva analisou áreas na Vila de Santa Luzia e no Bairro das Palmeiras, conforme solicitação por parte dos moradores.

O trabalho preventivo da Defesa Civil neste momento é de se antecipar ao período de chuvas constantes que caem na região nos próximos meses, analisando áreas que possam oferecer riscos de deslizamento de barreiras. Como o município possui um relevo acidentado, muitos dos locais vistoriados neste primeiro momento já apresentam riscos aos moradores.

Após a vistoria, que pode ser acionada pela população através do número (81) 9 9284 – 8667, ou nas redes sociais, através do perfil da Defesa Civil de Chã Grande no Instagram, os agentes fazem a colocação de lonas pretas para a proteção dessas áreas que oferecem riscos. A recomendação do órgão é de que os moradores prestem atenção em como está a situação das barreiras, e que possam acionar a Defesa Civil em caso de constatação de perigo.

Ainda nesta terça, a equipe da Defesa Civil vistoriou duas residências abandonadas que precisarão ser demolidas. Localizadas na Vila de Santa Luzia e no Bairro das Palmeiras, oferecem riscos às casas vizinhas.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Com início neste mês, Campeonato Chã-grandense 2022 terá 12 equipes



 

A edição de 2022 do Campeonato Chã-grandense de futebol deve movimentar as equipes do futebol local a partir deste mês de março. Na primeira reunião, realizada no último sábado (26/02), o Departamento de Esportes apresentou o formato de disputa da competição e demais informações do certame, que tem previsão de início para o dia 20 deste mês.

Segundo os organizadores, 12 equipes devem participar da competição, sendo sete da cidade e cinco da zona rural, movimentando todas as regiões de Chã Grande. A ideia é de que os clubes sejam divididos em três grupos, com jogos aos domingos, no Estádio Ewerson Simões Barbosa, o Barbosão.

Estão garantidas na competição as equipes Ipiranga, Camela, Vila Nova, Morada Nova, Nacional, Fumuca e Atlético Chã Grande, da área urbana, e Guarani, Mangueira, Cruzeiro, Grêmio Zizi e Malhadinha, da zona rural.

Das 12 equipes que vão disputar a competição, quatro já se sagraram campeãs da principal competição do futebol amador local: Ipiranga, Camela, Fumuca e Guarani (campeão em 2019). Também do grupo de campeões, a Baixada optou por não participar, enquanto o Bahia está extinto.

Novidades – Assim como ocorreu na última edição, o campeonato deste ano contará com a escolha das musas, que são as representantes das 12 equipes disputando, no voto popular, através da internet, a preferência do público. A novidade ficará por conta da escolha dos melhores jogadores locais da competição.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Educação recebe certificado por desempenho positivo no Saepe 2021

Representando toda a equipe da Secretaria de Educação, o secretário, Joel Gomes, esteve na última sexta-feira (4), na cidade de Vitória de Santo Antão, participando de uma reunião promovida pela Gerência Regional de Educação da Mata Centro (GRE). Na oportunidade, a pasta recebeu um certificado em reconhecimento pelo desempenho positivo obtido nas provas do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe), do ano passado.

O resultado das escolas municipais em 2021 chamou a atenção. Apesar da modalidade adotada por praticamente todo o ano ter sido o remoto, com a entrega de atividades para os alunos, o desempenho dos estudantes das turmas avaliadas foi positivo. Segundo Joel Gomes, isso demonstra o sucesso dos investimentos para garantir um bom ano letivo, mesmo em meio às incertezas da pandemia.

“Nós tivemos muito trabalho nos últimos dois anos com a pandemia, que mudou até a maneira de ensinar e aprender. E esse resultado positivo obtido no Saepe só nos mostra que estamos no caminho certo, e que o que fizemos lá atrás para garantir que os alunos conseguissem aprender da melhor forma possível surtiu efeito”, destaca.

As provas do Saepe são aplicadas aos alunos de 3º, 5º e 9º anos do ensino fundamental, em escolas públicas, e 3º ano do ensino médio, também de escolas públicas. Em Chã Grande, alunos das escolas municipais participaram da aplicação no ensino fundamental I e II, enquanto o ensino médio contou com a participação de estudantes da Escola de Referência em Ensino Médio João Batista de Vasconcelos, da Rede Estadual.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Educação apresenta kits escolares que serão entregues a alunos e professores em Chã Grande





Na manhã deste sábado (19), a Secretaria de Educação apresentou em praça pública os kits escolares que serão entregues aos alunos das escolas municipais de Chã Grande. Num feito inédito, estudantes da educação infantil, fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão contemplados com itens que vão desde borracha a cadernos, bolsas, entre uma variedade de produtos que suprem todas as necessidades em sala de aula.

Os materiais foram adquiridos pela administração municipal, contemplando as diversas esferas do ensino. Nesse sentido, os kits são diversos. Além dos alunos, os professores também serão contemplados com os materiais. “Ficamos muito felizes com a realização desse sonho que começou a ser pensado ainda no ano passado, com a preparação de tudo”, comentou o secretário de educação, Joel Gomes.

Segundo os dados da Secretaria de Educação, a aquisição dos materiais ultrapassou a casa de R$ 1 milhão de reais. Mas para o prefeito Diogo Alexandre, os recursos voltados para a educação não são encarados como gastos. “Esse é mais um investimento que estamos colocando em prática em nossa cidade, na educação municipal, que mais para frente trará um resultado muito positivo. Investir na educação é pensar no futuro”, destaca o gestor.

A dona de casa Maria Guilherme, mãe de duas alunas da Rede Municipal de Ensino, aproveitou a oportunidade para conhecer melhor os kits escolares, que primeiro apareceram nas redes sociais. “Eu achei maravilhoso. Tem muitas mães que não têm condições de comprar, muitas famílias. Achei ótimo. Vem completo, com tudo. Muito bom”, disse.

A entrega dos materiais ocorrerá de forma gradual a partir da próxima semana, nas próprias escolas onde os alunos estão matriculados. Cada unidade de ensino divulgará seu próprio cronograma de entrega dos kits escolares.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Com palestra com psicóloga, Chã Grande dá as boas-vindas ao ano letivo de 2022



A Secretaria de Educação de Chã Grande realizou nesta terça-feira, 15, a aula inaugural do ano letivo de 2022, que teve como tema “Educação em movimento: avançar é a meta!”. Realizada de forma online, em virtude das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, o evento contou com a participação dos professores e da população em geral, que acompanharam através das redes sociais.

O início da aula inaugural ficou por conta da psicóloga Nathalie Freitas, que apresentou ao público uma palestra motivacional sobre o momento que a sociedade enfrenta, onde o receio da Covid-19 ainda se faz presente. Em seguida, autoridades locais usaram a palavra, como o prefeito Diogo Alexandre, que destacou os investimentos na educação municipal.

A previsão da Secretaria de Educação é de que as aulas nas escolas municipais sejam iniciadas no dia 03 de março. Para isso, quatro unidades de ensino estão passando por reformas, enquanto outras duas estão sendo construídas em Japaranduba e Freixeiras, ambas na zona rural de Chã Grande.

Durante a aula inaugural, alunos e a população em geral, bem como os professores, também puderam conhecer mais sobre os kits escolares que serão entregues gratuitamente nas escolas municipais. Compostos por diversos itens, os kits são completos e compreendem etapas como educação infantil, fundamental I e II e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chã Grande participa de Encontro de Gestores em Agricultura realizado em Glória do Goitá



Nesta quinta-feira (17), o município de Glória do Goitá, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, sediou a primeira edição do Encontro de Gestores em Agricultura da Zona da Mata e Agreste de Pernambuco. Integrante da área de transição das duas regiões, Chã Grande não apenas participou do evento, como também fez parte da organização, através do secretário de desenvolvimento agrário e sustentabilidade, Joseildo Martins.

Segundo o titular da pasta, que representou o município no evento, o encontro teve como objetivo debater os investimentos nas áreas de agricultura e sustentabilidade por parte do governo estadual. O secretário de meio ambiente e sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti, esteve presente como convidado.

“Estivemos buscando o fortalecimento das políticas públicas para o desenvolvimento rural das regiões da zona da mata e agreste de Pernambuco”, destacou o secretário Joseildo Martins, que também fez uso da palavra no encontro.

Ao final das discussões, que ocorreram durante todo o dia, envolvendo as temáticas de assistência, fortalecimento do desenvolvimento rural sustentável e a promoção de uma conferência estadual de agricultura, os participantes assinaram uma carta de reivindicações, encaminhada ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara.

O encontro reuniu mais de 70 gestores das duas regiões, contando também com a participação do Sebrae, Iterpe, além das Secretarias de Desenvolvimento Agrário (DAS) e de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), tendo a promoção da Frente de Desenvolvimento Rural de Pernambuco (FDRP). O evento foi realizado no auditório do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta).

 

Fotos: Pedro Caldas / SEMAS – PE

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chã Grande já está vacinando todas as crianças a partir de cinco anos

A Secretaria de Saúde de Chã Grande já está aplicando a vacina pediátrica da Pfizer em crianças acima de cinco anos, como recomenda o Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. A ampliação no atendimento a todos inclusos na faixa etária (5 a 11 anos), com ou sem comorbidades, se deu com a chegada de novas doses do imunizante ao município.

A vacinação de crianças na cidade teve início ainda no dia 18 deste mês, com a primeira aplicação atendendo a José Vinícius, de seis anos. Na oportunidade, a vacinação na cidade seguia alguns critérios, já com a previsão de estender para mais crianças assim que novas doses fossem enviadas.

A vacinação das crianças ocorre exclusivamente no setor de vacinas do Hospital Geral Alfredo Alves de Lima, das 8h às 13h. Para ter acesso ao imunizante, é necessário que a criança esteja acompanhada dos pais ou responsáveis.

Para que não ocorra erros durante a vacinação das crianças, com a aplicação de imunizantes diferentes, a Secretaria de Saúde determinou que a campanha seja realizada apenas na unidade hospitalar, e não nos Postos de Saúde, que concentram a campanha de vacinação de adolescentes e adultos.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Parte de muro do Estádio Barbosão desaba com chuvas e ventos intensos registrados nesta sexta (28)




Conforme já havia anunciado a Agência Pernambucana de Clima (Apac), uma forte chuva, acompanhada de intensas rajadas de vento, recaíram sobre diversas regiões pernambucanas nesta sexta-feira (28). Em muitos locais, a combinação de chuva e vento provocou estragos. Em Chã Grande, parte de um dos muros do Estádio Ewerson Simões Barbosa, o Barbosão, acabou cedendo.

Como não havia prática esportiva no momento do desabamento, ninguém se feriu. Pela manhã foi possível notar a força dos ventos, que colocaram abaixo a estrutura que fica por trás de um dos gols, próxima aos vestiários do estádio chã-grandense.

Com o ocorrido, a administração municipal vai cancelar as atividades esportivas programadas pelos próximos dias no local, para o reparo da estrutura danificada e a reconstrução do muro que foi destruído.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mutirão de vacinação contra a Covid-19 está sendo realizado em Chã Grande




A Secretaria de Saúde está realizando neste sábado (29), mais um mutirão de vacinação contra a Covid-19. A ação ocorre no Centro de Fisioterapia, localizado na Avenida São José, Centro da cidade, até durar o estoque programado pela pasta para essa ação, que visa colocar em dia o esquema vacinal da população chã-grandense.

Estão sendo ofertadas vacinas da Pfizer (1ª, 2ª e 3ª doses), da AstraZeneca (1ª e 2ª doses) e CoronaVac (1ª e 2ª doses). Também estão disponíveis vacinas pediátricas da Pfizer, voltadas para crianças de 5 a 11 anos de idade.

Para ter acesso ao imunizante é necessário apresentar documentos de identificação pessoal. Caso não seja a primeira dose, o cartão de vacinação também é obrigatório. Crianças e adolescentes precisam estar na companhia de pais ou responsáveis devidamente identificados.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chã Grande recebe primeiro lote de vacinas pediátricas e imunização começa nesta terça (18); saiba como será



A Secretaria de Saúde de Chã Grande recebeu o primeiro lote de imunizantes contra a Covid-19 para aplicação em crianças de 5 a 11 anos, destinadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde. Na cidade, a aplicação dessas vacinas, que são da marca Pfizer, a única autorizada até o momento para esse público-alvo, começará nesta terça-feira (18).

Nesse primeiro momento, receberão a vacina as crianças de 5 a 11 anos, com doenças neurológicas. Não serão exigidas prescrições médicas no ato de vacinação. Se enquadram dentro deste público-alvo as crianças com doenças neurológicas crônicas, distúrbios do desenvolvimento neurológico, priorizando os que apresentam Síndrome de Down e autismo.

Segundo o cronograma da Secretaria de Saúde, com a chegada de mais doses, mais crianças serão incluídas na vacinação, seguindo a faixa etária, começando entre 10 e 11 anos, passando para os de 8 a 9 anos e 6 e 7 anos, até os de 5 anos, com ou sem comorbidades.

A aplicação do imunizante ocorrerá na ala de vacinação do Hospital Geral Alfredo Alves de Lima, que atende todos os dias, a partir das 7h. É necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais ou responsáveis e, caso possuam, também devem apresentar documentos de identificação pessoal, como RG e CPF.

A vacinação ocorrerá de acordo com a lista já definida pelas Unidades Básicas de Saúde, localizadas na área urbana e rural de Chã Grande, e que fazem o levantamento dos moradores de todas as áreas do município.

 


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Saúde de Chã Grande promove mutirão de vacinação contra gripe e Covid-19; saiba mais




A Secretaria de Saúde de Chã Grande realiza neste sábado (15), a partir das 8h, um mutirão de aplicação de vacinas contra a Covid-19 e a gripe H1N1. A ação ocorrerá no Centro de Fisioterapia, localizado na Avenida São José, Centro da cidade, até durar o estoque de imunizantes previsto para este sábado.

Estarão disponíveis a primeira, segunda e terceira (dose de reforço), da vacina Pfizer, além da primeira e segunda dose do imunizante AstraZeneca. Além disso, o público também pode obter imunização contra a gripe H1N1, que está disponível para todos desde o ano passado, seguindo orientação do Ministério da Saúde.

Para ter acesso a um dos imunizantes é preciso ficar atento aos requisitos. Em caso de menor de idade, é necessário estar acompanhado dos pais ou responsáveis. Não sendo a primeira dose, deve-se apresentar também o cartão de vacinação contra a Covid-19, juntamente com os documentos de identificação pessoal.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nova feira livre de Chã Grande será inaugurada neste sábado (15)

Este final de semana marcou o início de um novo capítulo da feira livre de Chã Grande. Desde esta sexta (14), o público já pode conferir a nova feira livre da cidade, além de poder comprar itens alimentícios, roupas, calçados e eletrônicos, entre outros produtos. A inauguração oficial ocorrerá neste sábado (15), a partir das 9h.

Localizada numa das faixas da Avenida São José, bem no centro da cidade, a nova feira livre de Chã Grande conta com a padronização dos bancos, ofertando mais qualidade no trabalho dos feirantes e no atendimento aos clientes, além de proporcionar também mais higiene no trato com os produtos.

As novas bancas substituem os antigos bancos de madeira, que eram armados de forma desordenada ao longo da Rua Manoel Faustino de Queiroz, e que eram alvos de reclamações sobre a questão higiênica, já que produtos como frutas, verduras e legumes eram expostas nesses locais.

Ao caminhar pela feira livre, o cliente pode notar diversas outras mudanças, como a utilização de cores para identificar cada setor da feira livre. E para manter a higiene do ambiente durante a realização da feira livre, sempre às sextas e sábados, a Prefeitura de Chã Grande disponibilizou um maior número de cestas de coletas de lixo.

A inauguração oficial da nova feira livre deve contar com a presença do prefeito do município, Diogo Alexandre, do vice, Sandro Advogado, vereadores, secretários municipais e a população em geral.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Programa Avança Chã Grande é lançado oficialmente

Na noite desta segunda-feira (10), mesmo com a chuva que insistia em cair, moradores do Bairro Newton Carneiro estiveram presentes para acompanhar o lançamento oficial do Programa Avança Chã Grande, na Escola Municipal João Faustino de Queiroz. Diversas ações serão realizadas pelo município de forma itinerante.

Durante o lançamento, o prefeito Diogo Alexandre, juntamente com o vice, Sandro Advogado, vereadores, secretários e funcionários municipais, fez a apresentação do que será o Avança Chã Grande, qual o objetivo e de que forma irá atuar.

A iniciativa reúne diversas secretarias municipais com a oferta dos mais variados serviços para a população local dentro de um mês. Na Secretaria de Saúde, o público pode encontrar exames preventivos, vacinação, consultas de pré-natal, entre outras opções disponibilizadas pela pasta. A educação oferta apresentações de bandas e caravana de leituras. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social possibilitará a realização de atendimentos previdenciários, emissões de documentos, entre outros serviços.

A Secretaria de Urbanismo também vai participar do programa. Ao longo do mês, a pasta realiza manutenções de rede de esgoto na comunidade, mutirão de limpeza, de capinação e poda, além de reparos e manutenção na iluminação pública, garantindo mais qualidade de vida para os moradores.

Segundo o prefeito Diogo Alexandre, a participação da população é de fundamental importância para o sucesso do programa. “Nós precisamos ouvir as pessoas que residem nos bairros, entender as dificuldades que enfrentam nesses locais, para que possamos tomar as melhores decisões, levando a administração pública para mais próximo de quem realmente necessita”, comenta. “É o maior exemplo de uma gestão participativa”, completa o gestor.



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Adolescentes acima de 12 anos e sem comorbidades já podem se vacinar contra a Covid-19 em Chã Grande



A Secretaria de Saúde de Chã Grande inicia nesta segunda-feira (8), a vacinação de mais um grupo contra a Covid-19. A partir de agora, adolescentes acima de 12 anos e sem comorbidades também podem ser vacinados. Antes, a faixa etária estava em 13 anos, sem comorbidades, e 12 anos, com comorbidades.

A vacinação ocorre nas Unidades Básicas de Saúde, espalhadas pela área urbana e zona rural. Para ter acesso ao imunizante, é necessário que sejam apresentados documentos de identificação pessoal do adolescente, bem como esteja acompanhado por um adulto responsável. A aplicação do imunizante ocorre de acordo com a demanda do local, podendo ocorrer no mesmo dia ou ser agendada para uma data posterior.

No município, a Secretaria de Saúde segue as orientações do Ministério da Saúde, através do Plano Nacional de Imunização, que estabeleceu como único imunizante propício para a faixa etária o da Pfizer.




-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Adolescentes sem comorbidades a partir de 13 anos já podem se vacinar em Chã Grande

A Secretaria de Saúde de Chã Grande inicia nesta segunda-feira, 25, a vacinação a partir dos 13 anos para adolescentes sem comorbidades descritas no Plano Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde, contra a Covid-19. A informação foi divulgada ainda neste domingo (24), nas redes sociais.

Segundo a Secretaria, a vacinação ocorrerá nas Unidades Básicas de Saúde, na área urbana e rural, seguindo o imunizante determinado para esta faixa etária, que é o da Pfizer Biontech, através de determinações do Ministério da Saúde.

Para ter acesso ao imunizante, é necessário que o adolescente compareça a uma UBS mais próxima de sua casa, acompanhado dos pais ou responsáveis, portando documentos de identificação pessoal, bem como o cartão do SUS.

Até a última sexta-feira (22), a Secretaria de Saúde estava atendendo a pessoas acima de 15 anos, sem comorbidades, e de 12 anos, apresentando algum tipo de comorbidade.



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Com oferta de mamografia, evento reforça a importância da prevenção nesta quarta (27)

A Secretaria de Desenvolvimento Social de Chã Grande promove ação social alusiva ao outubro rosa nesta quarta-feira (27). O evento, que conta com uma parceria da Secretaria de Saúde, será realizado na Avenida São José, centro da cidade, a partir das 8h. Diversos serviços, para homens e mulheres, serão ofertados durante a ação.

O público poderá ter acesso a testes rápidos da Covid-19, sífilis, HIV, Hepatite B e Hepatite C, além de aferição da pressão arterial e teste de glicose. Também estarão disponíveis as vacinas contra a gripe (ara todas as pessoas) e Covid-19.

No balcão de serviços, a Secretaria de Desenvolvimento Social também vai promover a emissão de certidões de nascimento, de casamento e de óbito, de forma gratuita para as pessoas que necessitam desses documentos.

Como o mês de outubro é marcado pela campanha de conscientização sobre a importância de se realizar a mamografia com frequência, alertando para os riscos do câncer de mama, as mulheres também poderão realizar o exame gratuitamente. O atendimento será por ordem de chegada.

Em virtude das medidas impostas para conter a Covid-19, a orientação é de que as pessoas evitem aglomerações e usem máscara nos locais de ofertas dos serviços.



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Decreto transfere o dia do servidor público para a próxima segunda (1º)

O prefeito de Chã Grande, Diogo Alexandre, publicou nesta terça-feira, 26, o decreto que transfere as comemorações do dia do servidor público para a próxima segunda-feira (1º). Originalmente, a data é lembrada no dia 28 de outubro, que este ano será na quinta-feira.

Com a alteração, repartições públicas municipais funcionam normalmente nesta quinta, mas estarão fechadas na próxima segunda-feira. Como a terça (2) é dia de finados, feriado nacional, o funcionamento só voltará ao normal na quarta-feira (3). Serviços essenciais, como a saúde, seguem funcionando normalmente neste período.

Já o comércio chã-grandense funciona normalmente na segunda-feira. Na terça, por ser feriado nacional, lojas e demais estabelecimentos comerciais estarão fechados.



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em visita a Chã Grande, governador Paulo Câmara dará ordem para importantes obras no município

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, estará em Chã Grande nesta quinta-feira (7). Acompanhado das autoridades locais, convidados e da população chã-grandense, o gestor pernambucano fará a assinatura de ordens de serviços de importantes obras para o município, nas mais variadas áreas.

Com um aporte de R$ 1,5 milhão de reais, Paulo Câmara assinará a liberação de mais um trecho da estrada que liga a área urbana de Chã Grande até a comunidade de Mangueira, na zona rural. Na obra, todo o pátio e alguns quilômetros da estrada já foi pavimentada. A obra é vista como crucial para garantir um melhor escoamento da produção agrícola do município, já que a região é reconhecida pela sua forte produção na agricultura familiar. Na mesma ocasião, o deputado federal Sebastião Oliveira também fará a liberação de mais R$ 500 mil reais para a obra.

Paulo Câmara também assinará a ordem de serviço para a requalificação do Terminal Rodoviário de Chã Grande, localizado na Rua Manoel Faustino de Queiroz, centro da cidade.

Por fim, o gestor assinará ainda a ordem de serviço para a construção de uma nova estadual no município. A obra é um anseio antigo da cidade, e chegou a ser prometida pelo ex-governador Eduardo Campos, ainda em sua visita em Chã Grande em 2011. Na oportunidade, alunos da Erem João Batista de Vasconcelos reivindicaram, junto a Eduardo Campos, a construção de uma nova unidade de ensino estadual na cidade.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Secretaria de Saúde realiza mutirão de vacinação contra a Covid-19 nesta terça (10)


A Secretaria de Saúde de Chã Grande realiza nesta terça-feira, 10, a partir das 8h, um mutirão de vacinação contra a Covid-19. A ação é voltada para as pessoas acima de 30 anos, público-alvo da campanha local de vacinação. Segundo a Saúde, também será realizado agendamento para outras idades fora da faixa etária atendida pela campanha.

Para ter acesso ao imunizante é necessário comparecer até a Escola Municipal XV de Março, enquanto durar o estoque destinado para o mutirão, apresentando documentos de identificação pessoal, como RG e CPF, além do cartão do SUS. O uso de máscaras no local é obrigatório, bem como a observação ao distanciamento social.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 ocorre normalmente nas Unidades Básicas de Saúde, espalhadas pela cidade e zona rural. Atualmente, além da faixa etária acima de 30 anos, a cidade está vacinando também pessoas acima de 18 anos com comorbidades inclusas no Plano Nacional de Imunização.Segundo os dados da Saúde, até a última sexta-feira, 6, 12.859 doses de imunizantes já foram utilizadas em Chã Grande. Desse total, 9.760 se enquadram como primeira aplicação, enquanto 2.919 fazem parte já da segunda. Dos quatro tipos de vacinas utilizados, três dependem de duas doses para a imunização completa, segundo orientações dos fabricantes, seguidas pelo Ministério da Saúde, que faz o repasse aos municípios brasileiros.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em parceria com Ministério Público, cadeiras de rodas são entregues em Chã Grande




A Secretaria de Desenvolvimento Social promoveu nesta quarta-feira, 14, a entrega de cadeiras de rodas para pessoas com dificuldades de locomoção. A ação faz parte de uma parceria entre a administração municipal e o Ministério Público de Pernambuco, através da Promotoria de Justiça de Chã Grande.

Ao todo, 27 cadeiras de rodas foram entregues nesta quarta, no Centro de Convivência de Idosos (CCI), numa cerimônia que contou com a participação dos familiares dos beneficiados, do promotor de justiça do município, Dr. Gustavo Dias Kershaw, do prefeito, Diogo Alexandre, da Secretária de Desenvolvimento Social, Alexandra Gomes, e da representante da Coordenadoria da Mulher, Cícera Maria.

As cadeiras de rodas foram garantidas ao município através de recursos oriundos de Acordos de Não Persecução Penal (ANPP’s), que são pagos por pessoas que cometem infrações leves e entram em acordo judicial.

Além da Secretaria de Desenvolvimento Social, também fazem parte das instituições beneficiadas pela ação o Lar Luiz Rios, a Associação de Proteção aos Animais de Chã Grande (APAC) e a Associação dos Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental, com atividades diversas na cidade.



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chã Grande inicia o programa Moradia Legal


A Prefeitura de Chã Grande deu início nesta segunda-feira, 12, ao programa Moradia Legal. A ação é uma parceria dos municípios com diversos setores, da esfera estadual ao Governo Federal, e tem como objetivo promover a emissão gratuita de documentos como escritura de casas de forma gratuita ou a um preço acessível a todos.

O pontapé inicial ocorreu pelo bairro Morada Nova. No local, a equipe formada pelo Centro de Referência em Assistência Social I (CRAS I), Secretaria de Obras, Defesa Civil, entre outros, levantou os primeiros dados das residências junto aos moradores. A coleta dessas informações é feita de forma online, o que agiliza o serviço.

O projeto deve percorrer todo o município de Chã Grande, promovendo a emissão desses documentos definitivos para os moradores, garantindo também mais segurança. A expectativa é de que o maior número possível de pessoas seja atendida pela ação.

A dona de casa Anderly Patrícia, que há dez anos reside no local, foi a primeira atendida pelo programa em Chã Grande. “Isso nos traz uma satisfação muito grande, pois é um documento muito importante, que nós moradores devemos ter. Pra mim tá sendo ótimo, maravilhoso”, destacou.

O coordenador da Defesa Civil no município, Mayr Lapenda, participa ativamente do projeto, desde a sua fase de implantação. Segundo ele, o município aderiu ainda no ano passado ao programa, que “vem com a intenção de regularizar as casas dos munícipes de nossa cidade, como a gente chama, no popular, dar o papel da casa”, explicou Mayr.

 

Foto: Alves Santos

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Estão abertas inscrições para seleção simplificada com vagas para professores de Educação de Jovens e Adultos



A Secretaria de Educação de Chã Grande deu início a uma seleção simplificada para a contratação de professores para o projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As inscrições são gratuitas, e os candidatos aprovados serão convocados para o exercício das funções na área urbana e rural.

As inscrições poderão ser feitas presencialmente, na Escola Municipal João Faustino de Queiroz, no bairro Newton Carneiro, das 8h às 13h, ou então de forma online, através do e-mail processoseletivoeja.chagrande@gmail.com. Nessa opção, as inscrições serão aceitas até o dia 20 de julho, e os e-mails devem conter cópias no formato PDF dos documentos necessários: certidão de nascimento (ou casamento), CPF, RG, comprovante de residência e título eleitoral.

Segundo a Secretaria de Educação, as aulas devem ser iniciadas assim que os professores das escolas municipais tomarem a segunda dose do imunizante contra a Covid-19.

Confira o edital e os anexos:

EDITAL 01.2021 – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

Anexo III – A – Declaração

Anexo III – Formulário de Inscrição

Anexo IV – Apresentação de Títulos

Anexo VI – Interposicção de Recursos

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura de Chã Grande abre credenciamento para artistas locais participarem do “São João em casa”



A Prefeitura de Chã Grande, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, comunicou nesta sexta-feira (4), no Diário dos Municípios, da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), a abertura do credenciamento de artistas locais, bandas e grupos musicais para o projeto “São João em casa”.

O credenciamento deve ser realizado na sede da Prefeitura de Chã Grande, na Avenida São José, centro da cidade, até a próxima quinta-feira (10).

Segundo o comunicado oficial, o evento será realizado nas datas do período junino, com transmissão pela Internet, seguindo todas as medidas sanitárias e restritivas para garantir a segurança de todos os participantes.

Além disso, o objetivo do projeto é promover também uma renda para os artistas locais, afetados pela pandemia mundial do novo coronavírus, que afetou, desde o ano passado, a realização de shows artísticos com a presença de público. Por conta da pandemia, esse é o segundo ano sem a realização das tradicionais festas juninas, que sempre movimentam as cidades nordestinas.

O período junino é marcado pelas festas dos três santos da tradição católica: Santo Antônio, São João e São Pedro. A primeira delas ocorre no dia 12 de junho, também conhecido como dia dos namorados. A segunda no dia 24, e a terceira no dia 28, fechando o calendário.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Secretaria de Saúde inicia vacinação de trabalhadores da educação



O município de Chã Grande deu mais um importante passo na campanha de imunização contra a Covid-19. Nesta terça-feira (1º), a Secretaria de Saúde iniciou a vacinação dos trabalhadores da educação, que inclui professores e demais servidores das escolas públicas municipais. A vacinação foi dividida de acordo com a demanda das unidades de ensino, e o objetivo é vacinar todos que atuam nessas instituições, tanto na cidade quanto na zona rural.

A primeira escola a receber o imunizante foi a XV de Março, atendida pela Unidade Básica de Saúde Urbano III. No local, professores, equipe gestora e serviços gerais receberam a primeira dose do imunizante AstraZeneca/Oxford, distribuída no Programa Nacional de Imunização através da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A segunda dose deverá ser aplicada em até três meses.

A vacinação segue pelos próximos dias. Nesta quarta (2), funcionários e professores de outras unidades de ensino, como a Nossa Senhora de Fátima, no Bairro das Palmeiras, e a Sandra Siqueira, no Morada Nova, também estão sendo imunizados.

A campanha de vacinação para os trabalhadores da educação também vai atender as escolas privadas de Chã Grande. Atualmente, cinco unidades oferecem o ensino particular na cidade. A vacinação dessas escolas seguirá um cronograma da Secretaria de Saúde.



-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Chã Grande reforça medidas no combate ao Covid-19


Entra em vigor nesta quarta-feira (26), o decreto municipal de número 030, de 25 de maio de 2021, de autoria do prefeito Diogo Alexandre. O documento, que tem a vigência até o dia 06 de junho, reforça as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus no município, como o funcionamento de diversos serviços.

O decreto determina o horário de abertura e os dias em que os locais poderão funcionar normalmente ou deverão adotar medidas mais restritivas. Além disso, estabelece exigências para que esses espaços possam implementar, como quantidade de pessoas em atendimento, uso de máscara e higienização das mãos com álcool líquido 70% ou em gel.

O documento enumera uma série de serviços, desde academias e similares, que não poderão abrir aos finais de semana) ao comércio em geral. Os supermercados, por exemplo, devem seguir o horário das 7h às 18h, de segunda a sábado, enquanto os templos religiosos terão que priorizar as celebrações com transmissões pela internet aos finais de semana.

Nas últimas semanas, os casos de Covid-19 registraram um aumento significativo em Chã Grande. Desde então, a administração municipal vem reforçando as medidas que já estão em vigor para conter o avanço do vírus na cidade. Segundo os números da Secretaria de Saúde, 783 casos foram confirmados até esta terça-feira, enquanto 27 óbitos foram contabilizados. O município registra ainda 175 casos ativos.

O decreto pode ser consultado abaixo.

 

Anexo Único – Decreto Municipal N. 30 (1)




------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes é lembrado com ação em Chã Grande




O dia 18 de maio é marcado no calendário brasileiro como uma data de luta contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. E em Chã Grande, que nos últimos anos realizou mobilizações para reforçar o tema na cidade, a data não poderia passar despercebida. Uma ação conjunta do Conselho Tutelar, Secretaria de Desenvolvimento Social e Polícia Militar espalhou conscientização nesta terça-feira.

Com a pandemia impedindo ainda a realização de eventos, a forma encontrada pelos órgãos que formam a Rede de Assistência em Chã Grande foi, literalmente, parar o trânsito na Rodovia PE-71, próximo à entrada da cidade.

Com o auxílio do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), centenas de motoristas e motoqueiros pararam por alguns momentos para ouvir um pouco mais sobre a campanha e demonstrar seu apoio ao tema.

Histórico – O dia 18 de maio relembra a data em que a menina Araceli Crespo, de apenas oito anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 1973, por integrantes da alta sociedade capixaba, que nunca foram condenados pelo crime.





--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Dez professores de Chã Grande recebem a primeira dose da vacina contra a Covid-19




A Secretaria de Saúde de Chã Grande iniciou nesta terça-feira, 18, a vacinação de professores das escolas municipais contra a Covid-19. A ação garantiu a imunização de dez profissionais, que se enquadram dentro das comorbidades. A vacinação foi feita no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima.

Os professores receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 após a apresentação de laudos médicos que comprovam a comorbidade, como pede o Ministério da Saúde nesta fase da campanha de vacinação.

Atualmente, a imunização está atendendo a pessoas com comorbidades dos 18 aos 59 anos, dentro do primeiro grupo, e de 50 a 59 anos dentro do segundo grupo (informações disponíveis nos cards abaixo).

Segundo os dados disponibilizados até esta terça, a campanha de vacinação em Chã Grande já garantiu a aplicação de 4.762 doses, entre primeira e segunda, de um total de 7.170 já recebidas. Outras 1.516 estão reservadas para a segunda dose, enquanto 892 seguem em estoque para a continuidade da campanha.

________________________________________________________________________________

Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável convoca seus membros para eleição da diretoria executiva e conselho fiscal




O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Chã Grande se reúne nesta segunda-feira (17), para a eleição de sua diretoria executiva e conselho fiscal para o biênio 2021 a 2023. A sessão tem início às 8h, podendo votar os membros que compõem o órgão, ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável.

A eleição será realizada no Centro de Convivência de Idosos (CCI), na Rua José Trajano Lopes. Segundo o edital de convocação, assinado pela comissão eleitoral, presidida pelo secretário municipal de desenvolvimento rural e sustentável de Chã Grande, Joseildo Santos, a primeira chamada ocorrerá às 8h, com outras duas chamadas podendo ser feitas no intervalo de uma hora cada.

_______________________________________________________________________________

Chã Grande chega a 73 casos suspeitos de infecção pela Covid-19




O boletim epidemiológico de Chã Grande aponta mais um crescimento nos casos suspeitos, em atualização divulgada nesta terça-feira (11). Segundo a Secretaria de Saúde, os casos aguardando resultados de exames laboratoriais somam agora 73 pacientes, o maior quantitativo acumulado desde o início da pandemia no município.
Apenas nesta terça, a cidade realizou a coleta de mais 12 amostras, que foram encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde de Pernambuco (Lacen-PE), em seis homens, com idades entre seis e 73 anos, e outras seis mulheres, com idades variando entre três e 74 anos.
A ala de isolamento do Hospital Geral Alfredo Alves de Lima registra a presença de cinco pacientes, que estão sendo acompanhados pela equipe médica da unidade hospitalar. Estão no local três crianças, sendo dois meninos, de um e quatro anos, e uma menina, de um ano, além de dois adultos, com idades de 33 e 63 anos.
Os casos confirmados somam 461, que dividem entre recuperados, com 431 registros, ativos, com sete atualmente, e óbitos ocorridos em decorrência da Covid-19, com 23 mortes desde o ano passado.
Vacinação – Ainda segundo a Secretaria de Saúde, o município já recebeu 6.170 doses de imunizantes, através do Ministério da Saúde. Desse total, 4.585 foram aplicadas, enquanto 771 estão reservadas para a aplicação da segunda dose. Outras 814 seguem em estoque para a sequência da campanha de imunização na cidade.


___________________________________________________________________________________

Mais cinco casos de infecção pela Covid-19 são confirmados em Chã Grande


O novo boletim epidemiológico de Chã Grande, atualizado nesta sexta-feira (7), aponta mais cinco casos de infecção pelo novo coronavirus. Agora, a cidade soma 461 confirmações desde abril do ano passado.
Os casos confirmados nesta sexta tratam-se de cinco mulheres, com idades entre 18 e 54 anos (18, 25, 54, 54 e 54). Os resultados também aumentaram o total de casos ativos, que agora somam sete.
Outros três casos foram descartados após resultados negativos dos exames laboratoriais, sendo de uma mulher de 42 anos e dois homens, com 20 e 31 anos. Os casos descartados somam 478.
Além dos casos ativos, os casos confirmados também contabilizam os pacientes recuperados, com 431 registros até o momento, e os óbitos, que são 23.
A ala de isolamento do Hospital Geral Alfredo Alves de Lima registra a presença de dois pacientes, que seguem sendo acompanhados pela equipe médica da unidade hospitalar.

 




__________________________________________________________________________________

Chã Grande chega a 48 casos suspeitos de infecção pela Covid-19


O novo boletim epidemiológico de Chã Grande, divulgado nesta quarta-feira (5), aponta a inclusão de mais 11 casos suspeitos na cidade, elevando para 48 o total de pacientes que aguardam resultados dos exames laboratoriais. As 11 coletas foram realizadas apenas nesta quarta, no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima.
O boletim ainda aponta dois pacientes em isolamento no hospital chã-grandense. Segundo os dados da Secretaria de Saúde, tratam-se de um homem de 34 anos e uma mulher de 63. Ambos estão sendo acompanhados pela equipe médica da unidade hospitalar.
Os outros dados seguem sem alterações. Os casos confirmados somam 454, que se dividem entre recuperados, com 431, e óbitos, com 23 registros. Já os casos ativos estão zerados.
Vacinação – Ao todo, Chã Grande já recebeu 5.830 doses de imunizantes contra a Covid-19. Desse total, 4.242 foram aplicadas até o momento. Outras 588 estão reservadas para a segunda dose, enquanto 1.000 seguem em estoque para a continuidade da campanha de vacinação, que atualmente está na primeira dose para idosos de 60 a 64 anos.


_________________________________________________________________________________

Chã Grande inicia na segunda a vacinação de pessoas com comorbidades


A partir da próxima segunda-feira (10), a Secretaria de Saúde de Chã Grande inicia a vacinação de um novo grupo prioritário contra a Covid-19. Após iniciar a campanha com os profissionais de saúde e os idosos, agora serão as pessoas com comorbidades atendidas pela nova etapa, proposta pelo Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.

As pessoas com comorbidades estão divididas em dois grupos prioritários. O primeiro, de 18 a 59 anos, compreende gestantes e puérperas com comorbidades, pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea, pessoas com síndrome de down, portadoras do vírus HIV, com doença renal crônica em terapia de substituição renal (dialise) e pessoas com obesidade mórbida.

Já o segundo grupo, com idade entre 55 e 59 anos, é voltado para pessoas com quaisquer comorbidades elencadas no Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, incluindo, por exemplo, diabetes mellitus, arritmias cardíacas, cirrose hepática, entre outros tipos elencados pelo Ministério da Saúde.

Para ter acesso ao imunizante, é necessário que a pessoa apresente um formulário preenchido. Esse formulário deve ser retirado em uma das Unidades de Saúde da Família, na cidade ou zona rural, devendo conter a assinatura e carimbo do médico ou enfermeira da USF, ou então de um médico particular. Apenas serão vacinadas as pessoas que apresentarem este documento, comprovando a comorbidade.

________________________________________________________________

Chã Grande chega a 48 casos suspeitos de infecção pela Covid-19


O novo boletim epidemiológico de Chã Grande, divulgado nesta quarta-feira (5), aponta a inclusão de mais 11 casos suspeitos na cidade, elevando para 48 o total de pacientes que aguardam resultados dos exames laboratoriais. As 11 coletas foram realizadas apenas nesta quarta, no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima.
O boletim ainda aponta dois pacientes em isolamento no hospital chã-grandense. Segundo os dados da Secretaria de Saúde, tratam-se de um homem de 34 anos e uma mulher de 63. Ambos estão sendo acompanhados pela equipe médica da unidade hospitalar.
Os outros dados seguem sem alterações. Os casos confirmados somam 454, que se dividem entre recuperados, com 431, e óbitos, com 23 registros. Já os casos ativos estão zerados.
Vacinação – Ao todo, Chã Grande já recebeu 5.830 doses de imunizantes contra a Covid-19. Desse total, 4.242 foram aplicadas até o momento. Outras 588 estão reservadas para a segunda dose, enquanto 1.000 seguem em estoque para a continuidade da campanha de vacinação, que atualmente está na primeira dose para idosos de 60 a 64 anos.

__________________________________________________________________________

Boletim chã-grandense não apresenta alterações nesta terça (4)




A atualização do boletim epidemiológico de Chã Grande, nesta terça-feira (4), apresenta uma continuidade dos dados com relação ao boletim da segunda (3).

Segundo o documento, disponibilizado através dos números da Vigilância Epidemiológica, o município segue com 454 casos confirmados. Esse total se divide entre recuperados, com 431, e óbitos ocorridos em decorrência da Covid-19, com 23 registros. Os casos ativos estão zerados.

Ao todo, 37 casos aguardam resultados de exames laboratoriais, após amostras colhidas no Hospital Geral Alfredo Alves de Lima.

Uma nova atualização será divulgada na noite desta quarta-feira (5), pela Secretaria de Saúde de Chã Grande.



 ___________________________________________________________________________________

Mais 10 casos suspeitos são apontados em boletim chã-grandense


O novo boletim epidemiológico de Chã Grande, divulgado nesta segunda-feira, 3, apontou a inclusão de mais 10 casos suspeitos de infecção pela Covid-19 na cidade. Com isso, os dados apontam 37 casos em investigação, com amostras enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), na cidade do Recife.
Nos demais dados, os casos recuperados registraram mais uma paciente, indo agora a 431. Com isso, os casos ativos estão zerados. A ala de isolamento do Hospital Geral Alfredo Alves de Lima, que no domingo (2) chegou a registrar quatro pacientes, incluindo duas crianças, também está zerada no boletim atual.
Uma nova atualização do boletim epidemiológico será divulgado na noite desta terça-feira (4), através da Vigilância Epidemiológica do município.

__________________________________________________________________________

Crianças de cinco meses e três anos estão entre os pacientes em isolamento no hospital de Chã Grande


A Secretaria de Saúde de Chã Grande divulgou neste domingo, 02, mais um boletim epidemiológico que acompanha a situação da Covid-19 no município. Segundo os dados disponibilizados através da Vigilância Epidemiológica, quatro pacientes deram entrada no isolamento do Hospital Geral Alfredo Alves de Lima este final de semana, incluindo duas crianças.
Todos os quatro pacientes são enquadrados como casos suspeitos e terão as coletas realizadas nesta segunda-feira (03). Tratam-se de uma mulher de 67 anos, um homem de 71, um menino de três anos de idade e um bebê de apenas cinco meses. Todos estão sendo acompanhado pela equipe médica da unidade hospitalar.
Os outros dados seguem sem alterações com relação ao boletim divulgado na sexta-feira (30). Segundo os números, o município segue com 454 casos confirmados, sendo que estes se dividem entre os casos recuperados, com 430, óbitos em decorrência da Covid-19, com 23 registros, e um caso ativo.
Atualmente, 27 pacientes seguem em casos suspeitos de infecção pelo novo coronavirus. Outras coletas devem ser realizadas nesta segunda, quando uma nova atualização será divulgada.

Postar um comentário

1 Comentários

Facebook.com/akiagoraEventos