Clique na imagem e visite nossos parceiros

AKIAGORA


------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------

Vitória do Pé de Serra 2023 é encerrado com sucesso no Pátio Otoni Rodrigues

Nesta quarta-feira, dia 28, o Vitória do Pé de Serra chegou ao seu último dia de festa, encerrando com chave de ouro o maior evento junino da Zona da Mata pernambucana. A noite foi marcada pelas apresentações da dupla de forrozeiros vitorienses Jorge Neto & Aninha, da renomada Banda Magníficos, de Eric Land, Felipe Araújo e Felipe Farra. A festa teve início no dia 10 de junho com o “Forró dos Namorados”, na Praça da Restauração, no Livramento.

As comunidades de Oiteiro e Mocotó, além do Distrito de Pirituba, na zona rural, receberam ramificações do evento com os polos descentralizados. A Praça Dom Luís de Brito, por sua vez, sediou o Polo Matriz. Em todos esses locais, artistas locais e regionais se apresentaram, agradando aos moradores e visitantes do município. “Estou muito feliz e quero parabenizar ao prefeito pela linda festa. É a primeira vez que ela ocorre com essa beleza aqui. O polo estava muito bonito, muito organizado, muito aconchegante. Torço para que no ano que vem continue assim, pois está tudo excelente”, comemorou Margarida Bispo, moradora de Pirituba.

O Otoni Rodrigues, no final da Avenida Mariana Amália, foi o foco central do Vitória do Pé de Serra 2023. Lá, toda a estrutura de palco, iluminação e equipes de apoio estavam montadas, proporcionando um ambiente propício para a realização do evento. Além disso, um complexo para eventuais emergências de saúde estava instalado no local, visando garantir a segurança e o bem-estar do público. Também foi disponibilizado o camarote acessível, projetado especialmente para atender às necessidades de pessoas com mobilidade reduzida.

Neste ano, a tradicional festividade prestou homenagens ao saudoso cantor Júnior Moura, talento vitoriense que partiu precocemente aos 31 anos de idade, e ao renomado músico local Vava do Acordeon, de 60 anos.  O prefeito Paulo Roberto, agradeceu a todos que contribuíram para o sucesso do São João da Vitória. Ele destacou a importância do evento para a cidade, ressaltando a valorização da cultura local e o impacto positivo na economia e no turismo da região.

“Quero expressar minha gratidão a todos os artistas, colaboradores, patrocinadores e, principalmente, ao público que compareceu em massa e fez dessa festa um verdadeiro espetáculo. O São João da Vitória de Santo Antão é um momento especial para celebrarmos nossas tradições, fortalecermos nossas raízes nordestinas e promovermos alegria e união entre as pessoas”, afirmou o gestor.

Paulo Roberto também destacou o trabalho da equipe envolvida na organização do evento, que se empenhou para proporcionar uma festa segura e inesquecível. “Quero parabenizar a todos os envolvidos, desde os profissionais da segurança até os técnicos responsáveis pela montagem do palco. Cada um contribuiu para que essa festa fosse um verdadeiro sucesso. O São João da nossa cidade é um patrimônio cultural e estamos comprometidos em preservar e fortalecer essa tradição”, finalizou o prefeito.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Com Xand Avião e Bruno & Marrone no palco, São João da Vitória bate recorde de público nesta terça, dia 27

A terça-feira (27) do Vitória do Pé de Serra foi marcada por uma explosão de energia e de público no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues, em Vitória de Santo Antão. Com os shows de Helton Lima, Xand Avião, Embaixadoras do Brega, Priscila Senna e Bruno & Marrone, o evento recebeu seu maior público desde a abertura, no dia 10 de junho. A noite foi inesquecível por causa da junção de vários nomes de peso da música regional e nacional, levando ao pátio pessoas de todas as idades.

Mesmo com a diversidade de gostos, a ansiedade do público era visível à espera do show da dupla sertaneja. Quando Bruno e Marrone subiram ao palco, uma multidão ecoou as letras junto com os cantores. O romantismo e a animação se misturaram, criando um clima único de festa e emoção. “Prazer estarmos aqui em Pernambuco, nessa cidade que recebeu a gente muito bem. Hoje é um dia para ficar na história da cidade, mas também na nossa. Foi um espetáculo”, vibrou Marrone.

“O São João da Vitória mais uma vez proporcionou uma noite linda e cheia de emoção. As atrações surpreenderam e deixaram uma marca inesquecível na memória dos presentes. A diversidade de estilos musicais e a qualidade das performances garantiram uma experiência única para todos os amantes da música e da festa junina. O sucesso foi tanto que quase não dava para se movimentar em nosso pátio”, salientou Demétrius Lisboa, secretário de Cultura, Turismo e Economia Criativa.

A organização do evento estima que mais de 50 mil pessoas compareceram ao penúltimo dia no polo principal. Amanhã, dia 28, é o último dia de festa do Vitória do Pé de Serra 2023. Sobem ao palco, a dupla de forrozeiros vitorienses Jorge Neto & Aninha, Banda Magníficos, Eric Land, Felipe Araújo e Felipe Farra. O evento tem início previsto às 18h.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Mesmo sob chuva, segunda-feira do Vitória do Pé de Serra atrai forrozeiros de toda a região

A segunda-feira (26) após o primeiro final de semana do São João da Vitória de Santo Antão reservou um capítulo especial para os corações apaixonados. Isso porque através da mistura de ritmos, o Vitória do Pé de Serra garantiu um bom público com os shows de Lipe Lucena, Limão Com Mel, Petrúcio Amorim e Raphaela Santos, no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues.

Mesmo sob a chuva moderada e sem trégua, o público chegou cedo para assegurar um lugar privilegiado na frente do palco. Entre sombrinhas, capas e copos na mão, a noite foi curta para tanta animação. Em um dos shows mais esperados, a dupla Edson Lima e Adma Andrade abriram o baú de sucessos da Limão com Mel e trouxeram músicas já eternizadas no forró, como “Tudo deu em nada”, “Sem amor não dá” e “Toma conta de mim”.

Cibele Cruz foi para a festa com um grupo de amigos vindos da cidade de Passira, no Agreste pernambucano. Junto com o namorado Carlos Silva, morador de Glória do Goitá, na Mata Norte, disse ter curtido muito. “Era o que eu mais queria ver, a Banda Limão Com Mel, porque tem músicas que lembram o início de meu relacionamento. Eu vim no ano passado e estou de volta agora só pra ver eles. As outras também foram boas, mas minha preferência foi esse show”, frisou.

Já o show de Raphaela Santos dispensou comentários. Artista já consagrada por onde passa, levou o público ao clímax logo na abertura da apresentação. Fazendo jus à fama que tem adquirido em todo o Nordeste, a cantora conseguiu embalar a multidão, que não saiu do pátio sem acompanhar uma música sequer. O Vitória do Pé de Serra volta nesta terça-feira (27), com Helton Lima, Priscila Senna, Embaixadoras do Brega, Xand Avião e Bruno e Marrone.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Final de semana consagra sucesso de público no São João Vitória do Pé de Serra

O final de semana após a abertura do Vitória do Pé de Serra levou muita gente ao Pátio de Eventos Otoni Rodrigues em Vitória de Santo Antão. Mesmo sob chuva, o público vitoriense fez bonito no sábado e domingo, 24 e 25, respectivamente, com os agitos de atrações variadas e pertinentes a todos os gostos musicais.

A festa teve início às 18h do sábado com a apresentação de Bruninho Diferente. O artista, em posse de uma sanfona e de uma banda afiada, comemorou o sucesso do show. “Ano passado eu estava tocando no camarote e por um imprevisto fui pro palco. Foi um momento marcante, porque ninguém esperava e o público gostou muito. Agora, tive a chance de cantar para as pessoas dentro da programação oficial”, vibrou.

Na mesma noite, o paraibano Iohannes levantou o público com as músicas do DVD gravado em Fortaleza, entre elas, “sou louco por ela”, uma das faixas mais conhecidas. Ainda no embalo dos forrozeiros, Felipe Amorim, que traz uma dinâmica musical diferente, surpreendeu com a abertura composta por canções nordestinas mixadas com batidas eletrônicas. O som do pagodeiro Dilsinho levantou um verdadeiro coro afinado e por último, o show de Taty Gilr não deixou a desejar, misturando letras já conhecidas do forró e uma pitada de espetáculo pirotécnico.

No domingo, quem abriu os festejos do pátio foi Victor Leão, seguido por Novinho da Paraíba, Vitória Freitas e Israel e Rodolffo. Nena Queiroga complementou a noite aquecendo a multidão para a chegada de Tarcísio do Acordeon, que encerrou o terceiro dia de festejos no polo principal do ciclo junino. Nesta segunda-feira (26), também a partir das 18h, sobem ao palco Lady Falcão, Petrúcio Amorim, Limão Com Mel, Lipe Lucena e Raphaela Santos, na sequência.

DIA 24:

DIA 25:

------------------------------------------------------------------------------------------------

Pátio de Eventos Otoni Rodrigues inicia maratona de shows do São João Vitória do Pé de Serra 2023

O São João Vitória do Pé de Serra foi marcada pela alegria, nesta sexta-feira (23/06), véspera de São João. A maratona de shows teve início no pátio de eventos Otoni Rodrigues, no Centro da cidade, que se tornou mais uma vez o foco das festividades. No palco, nomes como Maestro Forró, Marrom Brasileiro, Nildo Ventura e Felipe e Rodrigo. O show de Israel e Rodolffo, por sua vez, foi remarcado para o domingo (25).

Com uma mega estrutura montada, incluindo complexo de atendimento em saúde, além do camarote acessível, o Vitória do Pé de Serra reuniu visitantes de todas as regiões. Laelson Cruz, morador de Lajedo, no Agreste, chegou ao município para visitar parentes e curtir o período. “Gostei demais de estar aqui em Vitória. A última vez que estive foi em 2016, mas hoje vejo que está tudo diferente, bem mais organizado. Vou ficar aqui em Vitória até o mês que vem e aproveitar bastante”, prospectou.

A partir do dia 10 de junho, a festa já havia iniciado em diversos locais, como o encantador “Forró dos Namorados” na Praça da Restauração e nos polos localizados na zona rural. Comunidades como Oiteiro, Mocotó e Pirituba foram agraciadas com apresentações de artistas nos dias 17 e 18 de junho, proporcionando momentos de pura alegria. Além disso, nos dias 16 e 17, o Polo Matriz, situado na Praça Dom Luís de Brito, trouxe uma prévia animada para o público amante do forró.

A partir de ontem, véspera de São João, o evento concentrou-se exclusivamente no pátio de eventos e no Distrito de Pirituba. No polo distrital, apresentaram-se artistas como Ciço Moreno, Alan Dibôa, Forró pra Curtir e Zezé do Forró. Além deles, ainda estarão presentes Amoroso do Acordeon, Balaio de Gato, Kauazinho e William Vieira, neste sábado (24). Para encerrar a festa em grande estilo, a última noite contará com as apresentações de Forrozão Raylux, Ery Melo, Rúbia Cristina, Elifas Júnior e Ricardo França, no domingo (25).

“O São João da Vitória de Santo Antão está marcado pela diversidade de atrações musicais, pela atmosfera contagiante das festividades juninas e pela hospitalidade do público e dos organizadores. A união entre tradição e inovação proporcionou uma experiência única, reforçando o prestígio e o sucesso dessa festa, que é a melhor da Zona da Mata”, destacou o prefeito Paulo Roberto.

Neste sábado (24/06), a partir das 18h, sobem ao palco do Pátio de Eventos Otoni Rodrigues os cantores: Bruninho Diferente, Iohannes, Felipe Amorim e Taty Girl. A festa conta também com o polo cidade cenográfica, com atrações que iniciam à tarde, às 17h.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória antecipa salário de junho e injeta mais de 50 milhões de reais na economia regional, impulsionando o São João

Em uma ação estratégica para impulsionar a economia local e fortalecer as comemorações do São João, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão anunciou nesta sexta-feira (23), a antecipação do pagamento dos salários do mês de junho para os servidores municipais. A medida visa injetar mais de 50 milhões de reais na economia regional, beneficiando diretamente comerciantes, empreendedores e prestadores de serviço durante uma das datas festivas mais tradicionais da cultura pernambucana.

O prefeito do município, Paulo Roberto, ressaltou a importância de apoiar a economia regional e valorizar as tradições culturais do São João. Ele enfatizou que a antecipação do salário dos servidores é uma estratégia efetiva para movimentar o comércio local, estimulando o crescimento e gerando oportunidades de trabalho para a população.

“A antecipação do salário dos servidores municipais representa um importante estímulo para o comércio local, impulsionando as vendas de produtos típicos juninos, vestuário, alimentos, além de fomentar a contratação de mão de obra temporária para atender a demanda festiva”, explicou. 

Além da injeção financeira, a antecipação do salário também traz benefícios para os próprios servidores municipais, permitindo o planejamento antecipado de despesas familiares e a participação nas festividades juninas com mais tranquilidade e alegria. No final do mês de maio, a prefeitura já havia pago a primeira parcela do 13º salário para os servidores efetivos, aposentados e pensionistas. E no começo de junho, todos os servidores comissionados também receberam o pagamento.

O município, reconhecido por sua rica cultura e tradições juninas, espera receber um grande fluxo de turistas e visitantes durante as festividades, o que contribui para os indicadores econômicos positivos. 

“A antecipação do salário do mês de junho pela Prefeitura da Vitória de Santo Antão, reafirma o compromisso com o bem-estar dos servidores municipais e com o desenvolvimento econômico de toda região”, completou o prefeito.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Shows do Vitória do Pé de Serra agitam o pátio de eventos a partir desta sexta, dia 23

O São João da Vitória de Santo Antão inicia nesta sexta-feira, dia 23, a maratona de shows no pátio de eventos Otoni Rodrigues. A festa descentralizada ocorre desde o dia 10 de junho, com o “Forró dos Namorados”, na Praça da Restauração, e se estende também aos polos da zona rural, incluindo as comunidades de Oiteiro, Mocotó e Pirituba, que tiveram apresentações de artistas nos dias 17 e 18 de junho. Já nos dias 16 e 17, o Polo Matriz, na Praça Dom Luís de Brito, fizeram o aquecimento da nação forrozeira.

O Otoni Rodrigues é o foco central do Vitória do Pé de Serra 2023. Lá, além de estar montada toda a estrutura de palco, iluminação e equipes de apoio, um complexo para eventuais emergências de saúde está instalado à disposição do público, bem como o camarote acessível, que foi projetado para pessoas com mobilidade reduzida. Em relação ao entretenimento, a festa será conduzida por atrações nacionais e regionais até o dia 28.

Nesta sexta, véspera de São João, o evento recebe as apresentações de Israel e Rodolfo, Marrom Brasileiro, Nildo Ventura e Felipe e Rodrigo, a partir das 19h. Na recepção, ocorrerão as apresentações da cidade cenográfica, com grupos de sanfoneiros e músicos da região. “Estamos muito entusiasmados para receber as pessoas em nossa cidade, que se vestiu de festa junina para fazer bonito. Aqui, tudo foi feito com muito capricho e pensando no bem estar do público, seja de nosso município ou de fora”, enfatizou o secretário de Cultura, Turismo e Economia Criativa (Seculte), Demétrius Lisboa.

A partir desta sexta, vale lembrar, o evento se concentra apenas no pátio de eventos e no Distrito de Pirituba. No polo distrital, se apresentam: Ciço Moreno, Alan Dibôa, Forró pra Curtir e Zezé do Forró. Além deles, estarão Amoroso do Acordeon, Balaio de Gato, Kauazinho e William Vieira. Finalizando a festa, Forrozão Raylux, Rúbia Cristina, Elifas Júnior e Ricardo França, respectivamente, nos dias 23, 24 e 25.

Neste ano, a tradicional festividade homenageia o saudoso cantor Júnior Moura, talento vitoriense que partiu precocemente aos 31 anos de idade e o renomado músico local Vava do Acordeon, de 60 anos. O prefeito Paulo Roberto vem se mostrando entusiasmado com a realização de mais uma edição do Vitória do Pé de Serra. “Será o fruto de um trabalho feito por várias pessoas que conhecem da produção de eventos. Houve um planejamento antecipado de várias secretarias, visando acertar o máximo possível. Fico muito feliz em saber que estamos prontos para sediar o melhor São João da Zona da Mata”, vibrou o gestor.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Vitória do Pé de Serra repete sucesso dos polos descentralizados

O “esquenta” do Vitória do Pé de Serra 2023 foi marcado pelo sucesso neste final de semana. Por mais uma vez, o público não arredou o pé dos polos descentralizados espalhados pelas principais localidades do município, incluindo a zona rural. Na sexta-feira e sábado, 16 e 17, o Polo Matriz se tornou um dos principais focos da festividade, recebendo shows de Pau e Corda, Os Matuto, Rabo de Saia e Pecinho Amorim. Além disso, também subiram ao palco Genaro Almeida, Alana Sant, Silvinho Cavalcanti e Banda Aquárius.

A comemoração do São João da Vitória de Santo Antão no perímetro rural teve início também nos dias 17 e 18, quando as comunidades de Mocotó e Oiteiro receberam apresentações de talentos locais e regionais, promovendo a valorização dos artistas da região, entre eles, Essência Nordestina, Sétima Dose, Gil & Eduarda e muito mais. Não sendo diferente em Pirituba, que se caracterizou com a moda junina para receber visitantes.

Com seu clima agradável, o local foi organizado para sediar o “Forró na Orla”, com toda estrutura montada à beira de uma lagoa. “Estou muito feliz e quero parabenizar ao prefeito pela linda festa. É a primeira vez que ela ocorre com essa beleza aqui. O polo está muito bonito, muito organizado, muito aconchegante. Torço para que no ano que vem continue assim, pois está tudo excelente”, comemorou Margarida Bispo, moradora de Pirituba.

A festa na localidade teve um star a mais, já que o distrito completou recentemente 115 anos de fundação. E para comemorar, subiram ao palco Jorge Neto e Aninha, Pau no Xote, Irah Caldeira e Capim com Mel. Houve também apresentações de quadrilhas temáticas, venda de comidas típicas e grupo de bacamarteiros. “É uma festa pensada pro povo, explorando o potencial que essa comunidade tem. Isso aqui ainda vai crescer muito mais por conta do seu potencial turístico”, frisou Demétrius Lisboa, secretário de Cultura, Turismo, e Economia Criativa.

O Vitória do Pé de Serra não para por aí, pois o pátio de eventos, principal ponto do arrasta-pé, tem shows que acontecem de 23 a 28 de junho. A grade de programação terá atrações como Israel e Rodolfo, Taty Girl, Tarcísio do Acordeon, Novinho da Paraíba, Limão Com Mel, Raphaela Santos, Lipe Lucena, Petrúcio Amorim, Xand Avião, Priscila Senna, Bruno e Marrone, Magníficos. Pirituba também terá grade festiva nos dias 23, 24 e 25 de junho.

“Estou muito feliz com o sucesso de nossa festa até agora. Pirituba ficou muito linda e provou que pode ser capaz de muito mais. Gostaria de convidar a todos para os próximos dias de festa, onde teremos uma maratona de shows no pátio de eventos com a presença de grandes artistas. Venham se divertir conosco e tragam seus amigos de outras cidades para conhecerem a beleza e a cultura de Vitória, onde se faz um São João com a participação de todos que amam o município”, enfatizou o prefeito Paulo Roberto.

------------------------------------------------------------------------------------------------

IPEM e AGTRAN convocam taxistas para aferição dos taxímetros e vistoria de veículos

Os taxistas da cidade da Vitória de Santo Antão devem ficar atentos ao prazo para a aferição dos taxímetros e vistoria de veículos. O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Pernambuco (IPEM) iniciou nesta segunda-feira (19/06) o processo de emissão da Guia de Recolhimento da União (GRU) e agendamento para o serviço, através do site: www.psie.gov.br. O prazo segue até 23 de junho.

A vistoria e verificação dos veículos será realizada no período de 26 a 30 de junho, na sede da Agência Municipal de Trânsito e Transporte Coletivo (AGTRAN), situada na Avenida Henrique de Holanda, 120, bairro de Redenção.

Durante a aferição serão exigidos os seguintes documentos: Certificado oficial da última aferição, juntamente com veículo; xerox de CRLV; termo de permissão da prefeitura (atualizado); certificado de inspeção com cópia, para os veículos que utilizam GNV e xerox de comprovante de residência. O veículo táxi especial deverá ainda apresentar a permissão especial da Prefeitura. O proprietário que se encontra com o seu veículo baixado em oficina de reparo mecânico, deverá comparecer ao endereço indicado e na data correspondente, para solicitar vistoria.

A não solicitação do agendamento no mês especificado no anexo I ensejará na lavratura de auto e infração, ficando o proprietário sujeito às penalidades previstas na lei nº. 9.933/99.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Educação divulga prazo para cadastro e recadastro do transporte universitário para o semestre 2023.2

A Secretaria Educação da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, por meio do Núcleo de Transporte Escolar (NTE), divulgou o período de cadastramento e recadastramento para os estudantes solicitarem a carteira de identificação e acesso ao transporte universitário. O prazo é de 03 a 31 de julho, para veteranos e novatos.

A inscrição para os veteranos é feita de maneira remota, através do e-mail transporteseducvsa@gmail.com, onde devem ser enviados comprovante de residência atualizado, comprovante de matrícula atualizado, uma foto 3×4 recente (que deve ser entregue no ato de recebimento da carteira), carteira antiga e declaração de vínculo 2023.2. Os documentos devem ser digitalizados. é imprescindível que no corpo do e-mail conste: nome completo do estudante, universidade e turno. Caso o estudante não tenha o documento comprobatório, poderá apresentar declaração da coordenação do curso, especificando os dias das aulas presenciais.

A inscrição dos alunos novatos ocorre mediante o preenchimento um formulário e a declaração disponível no site da Prefeitura da Vitória, que deve ser entregue presencialmente na Secretaria de Educação, localizada no prédio da Prefeitura da Vitória, das 08h às 13h. Os estudantes também devem  anexar as cópias dos documentos: RG e CPF, comprovante de residência atualizado, comprovante de matrícula atualizado, folha de resumo do NIS e 02 fotos 3×4.

DOCUMENTOS:

DECLARAÇÃO DE CADASTRAMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR

Formulário para Cadastro 2023.2

------------------------------------------------------------------------------------------------

Vitória do Pé de Serra: Matriz, Oiteiro, Mocotó e Pirituba terão shows neste final de semana

Depois do sucesso da abertura, o São João Vitória do Pé de Serra, em Vitória de Santo Antão, volta com força total neste final de semana com a programação dos polos alternativos. O ciclo junino da cidade teve início no dia 10 de junho com uma grande festa na Praça da Restauração, no Livramento. Na grade, artistas como Vava do Acordeon, Geraldinho Lins, Mel com Terra e a cantora Michele Andrade, que fizeram o aquecimento para os demais dias de animação.

Neste final de semana, o Polo Matriz será um dos focos da festividade, recebendo shows nos dias 16 e 17 de junho, a partir das oito da noite. Na sexta-feira, dia 16, o público terá a oportunidade de cantar e dançar com as seguintes atrações: Pau e Corda, Os Matuto, Rabo de Saia e Pecinho Amorim. Já no sábado, dia 17, será a vez de Genaro Almeida, Alana Sant, Silvinho Cavalcanti e Banda Aquárius.

Além das festividades no Polo Matriz, na Praça Dom Luís de Brito, a cidade estenderá a comemoração junina aos polos Mocotó e Oiteiro, localizados na zona rural. Nos dias 17 e 18 de junho, essas comunidades receberão atrações locais e regionais, promovendo a valorização dos artistas da região. Mocotó terá as apresentações de Júnior Show, Clara Andrade e Banda Rabo da Gata, além de Gil e Eduarda, Wisk de Luxo e Sétima Dose, respectivamente, no primeiro e segundo dia, a partir das sete da noite.

No mesmo horário, Oiteiro terá as apresentações de Canarinhos do Forró, Rei do Cangaço e Banda Astro em sua abertura. No dia seguinte, sobem ao palco Edy Show, Essência Nordestina e Walkíria Mendes. Mas as festividades não param por aí. No domingo, dia 18, a festa chegará a Pirituba com apresentações de Jorge Neto e Aninha, Pau no Xote, Irah Caldeira e Capim com Mel, a partir das três da tarde. A festa no distrito retornará nos dias 23, 24 e 25.

“Foi bonito de ver a alegria estampada no rosto de cada pessoa que participou da abertura de nossa festividade. Dá pra notar que o São João Vitória do Pé de Serra vai além de uma simples comemoração, é momento de celebração da nossa identidade cultural. Tenho certeza de que os polos descentralizados irão surpreender a todos com suas atrações únicas e a participação da comunidade. Aproveitem ao máximo esse final de semana e convidem um amigo de outra cidade para conhecer o melhor São João da Zona da Mata”, contextualizou o prefeito Paulo Roberto.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Em parceria com o Sebrae, Prefeitura da Vitória entrega Carteira Nacional do Artesão

Dando continuidade ao fomento do artesanato local, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão realizou na manhã desta quinta-feira (15/06), a entrega da Carteira Nacional do Artesão, a qual contemplou 23 pessoas que atuam no artesanato do município. A ação foi realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e contou com a coordenação integrada das secretarias de Cultura, Turismo e Economia Criativa (Seculte/Vitória) e Executiva de Direitos Humanos.

O ato de entrega foi realizado pelo prefeito Paulo Roberto no gabinete do Palácio José Joaquim da Silva Filho, sendo marcado pela satisfação dos contemplados. “Pra gente isso significa muita coisa, porque abre muitas portas em nossas vidas. Nós que vivemos do artesanato agradecemos pela realização de um sonho esperado há muito tempo, que agora chega sem nenhum custo”, agradeceu a artesã Cristiane Vital.

Letícia Azevedo, representante da Seculte, reiterou que as carteiras foram emitidas gratuitamente e servem como uma espécie de habilitação em alguns casos, já que fazem parte do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). “É mais que um mero reconhecimento, pois com essas carteiras os artesãos podem participar de eventos fora do país, ter acesso a editais diversos, participar de ações oficiais do governo e requerer empréstimos e notas fiscais”, explicou.

O gerente do Sebrae na Zona da Mata, Alexandre Alves, também esteve presente no ato de cessão. “Quero aqui agradecer pela parceria com a gestão municipal, com as secretarias envolvidas nesta ação e dizer também que estamos à disposição para o que for necessário. Não é só capacitar, mas é preciso também incentivar ao mercado. Ficamos gratos com tudo isso, com essa realização tão importante para esses artesãos”, frisou o representante.

O prefeito do município destacou a importância da iniciativa. “Isso é aqui é aumentar a autoestima das pessoas, é incentivar o trabalho desses artesãos que há muito tempo esperam por uma ação de reconhecimento nacional. Temos que fazer as pessoas demonstrarem seu valor do jeito que elas sabem, mas sem incentivo não existe motivação, por isso, elas podem contar com nossa gestão o tempo todo”, encerrou Paulo Roberto.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Vitória de Santo Antão divulga programação do São João Vitória do Pé de Serra 2023

Ciclo junino contará com sete polos; Confira as atrações do Pátio de Eventos

 

“Deixa de arrodeio e vem!”. É com este tema que a Prefeitura da Vitória de Santo Antão apresentou nesta quinta-feira (01/06) a programação do São João Vitória do Pé de Serra 2023. O evento contará com atrações nacionais e artistas locais. Os detalhes da programação foram apresentados pelo prefeito Paulo Roberto durante coletiva de imprensa e transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Conhecida por ter o melhor ciclo junino da Zona da Mata, Vitória terá sete polos de arrasta-pé: Praça da Restauração, no bairro do Livramento (dia 10 junho); Praça Dom Luís de Brito, bairro da Matriz (dias 16 e 17 de junho); Mocotó, na zona rural (dias 17 e 18 de junho); Oiteiro, na zona rural (dias 17 e 18 de junho); distrito de Pirituba (dias 18, 23, 24 e 25 de junho); Pátio de Eventos Otoni Rodrigues, no Centro (de 23 a 28 de junho); e cidade cenográfica, na Avenida Mariana Amália (de 23 a 28 de junho).

Seguindo o sucesso do ano passado, a Praça da Restauração receberá mais uma vez a abertura do ciclo junino, com shows de Vava do Acordeon, Mel com Terra, Geraldinho Lins e Michele Andrade. Já no pátio de eventos, principal ponto do arrasta-pé, a maratona de shows acontece de 23 a 28 de junho. A grade de programação terá atrações para todos os gostos e idades. Israel e Rodolfo, Taty Girl, Tarcísio do Acordeon, Novinho da Paraíba, Limão Com Mel, Raphaela Santos, Lipe Lucena, Petrúcio Amorim, Xand Avião, Priscila Senna, Bruno e Marrone, Magníficos, Felipe Araújo, Iohanes e Eric Land estão entre as apresentações que vão garantir a animação e a multiculturalidade da festa.

“Mais um ano, estaremos fazendo uma grande festa, valorizando nossa gente, atraindo turistas e movimentando a economia vitoriense”, destacou o prefeito Paulo Roberto. 

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

DIA 10 DE JUNHO

VAVA DO ACORDEON

MEL COM TERRA

GERALDINHO LINS

MICHELE ANDRADE 

23 DE JUNHO

ISRAEL E RODOLFO

MARROM BRASILEIRO 

NILDO VENTURA

FELIPE E RODRIGO 

24 DE JUNHO

TATY GIRL

DILSINHO

IOHANES

BRUNINHO DIFERENTE

25 DE JUNHO

TARCÍSIO DO ACORDEON

NOVINHO DA PARAÍBA

VITÓRIA FREITAS

VICTOR LEÃO 

NENA QUEIROGA

26 DE JUNHO

LIMÃO COM MEL

RAPHAELA SANTOS

LIPE LUCENA

PETRÚCIO AMORIM

27 DE JUNHO

XAND AVIÃO

PRISCILA SENNA

BRUNO E MARRONE

EMBAIXADORAS DO BREGA

28 DE JUNHO

MAGNÍFICOS 

FELIPE ARAÚJO

ERIC LAND

FELIPE FARRA

DÉDO BEZERRA

------------------------------------------------------------------------------------------------

Vitória de Santo Antão lança programa de saúde oral para a primeira infância

O Centro Municipal de Educação Infantil Professora Eunice de Vasconcelos Xavier (CMEI), conhecido como a Creche do Maués, recebeu o lançamento do Programa de Saúde Oral na Primeira Infância, nesta terça-feira (16). A iniciativa da Secretaria de Saúde e Bem-Estar, da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, atenderá cerca de duas mil crianças matriculadas regularmente na rede municipal com idade de 0 a 5 anos.

A iniciativa é inédita no país e contempla, além dos estudantes, funcionários das unidades de ensino. “Nós daremos assistência às crianças num período importante de seu crescimento, que são esses primeiros anos da infância, porém a nossa unidade móvel vai agraciar também os funcionários dessas instituições para que o cuidado seja exemplo dos adultos para com as crianças”, salientou Alex Vasconcelos, secretário de Saúde e Bem-Estar.

No ato de lançamento, também estiveram presentes o secretário de Educação, Carmelo Souza, a executiva da mesma pasta, Waleska Barros, além de representantes da Coordenação de Saúde Bucal do município, Rogéria Cursino e Rossana Barbosa. “Esse programa vai capacitar professores e cuidadores de crianças, além de ter uma atenção especial nas lesões provenientes da cárie. Os traumas mais complexos serão encaminhados para tratamento específico”, finalizou Rogéria.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Planejamento dá início ao processo de construção da Lei de Diretrizes Orçamentária para o ano de 2024

A equipe da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Captação de Recursos, esteve na última quarta-feira (10/05) reunida com o técnico do CESPAM, empresa responsável pela contabilidade do Município, para alinhar as estratégias para a construção da Lei de Diretrizes Orçamentária – LDO para o ano de 2024.

A reunião teve como objetivo a troca de informações e estabelecimento de metas e datas, tanto para a coleta de informações necessárias e estratégicas para a construção da peça orçamentária, quanto para a definição de datas para a realização da Audiência Pública e a entrega da LDO na Câmara Municipal, que acontecerá até o dia 01 de agosto de 2023.

Para o Secretário Joeides Pereira, a LDO é um dos principais instrumentos de Planejamento, tendo em vista que é a LDO que norteia a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LOA e aponta as prioridades para o exercício a que se refere. “Partimos cedo para ter tempo de realizarmos um bom trabalho”, pontuou.

O próximo passo da equipe de Planejamento é a realização de reuniões setoriais com as equipes das Secretarias Municipais para estabelecer as prioridades para o ano de 2024. Participaram da reunião pela Secretaria de Planejamento o secretário Joeides Pereira e os técnicos Alicia Nayara, João Rodrigues e Alcineide Oliveira e João Gualberto pela CESPAM.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória convoca candidatos aprovados na Seleção Simplificada para cargos da Secretaria de Assistência Social, Juventude e Cidadania

A Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através das portarias N° 017/2023, publicada nesta segunda-feira (08/05), realizou a convocação dos candidatos aprovados na Seleção Simplificada para cargos da Secretaria de Assistência Social, Juventude e Cidadania, conforme o Edital nº 001/2021.

Os candidatos convocados deverão comparecer na Secretaria de Gestão Pessoas, situada na sede da Prefeitura, para a entrega de documentações, no prazo de 05 dias úteis contados a partir do primeiro dia útil seguinte à data de publicação desta Portaria, ou seja, terça-feira (09/05), com data limite de 15 de maio.

Os convocados devem estar munidos dos documentos descritos nos itens 14.3 e 14.4 do Edital (originais e cópias), atendendo os requisitos previstos para ocupação de cada função.

CLIQUE E CONFIRA A PORTARIA:

Portaria n° 17/2023

------------------------------------------------------------------------------------------------

Vitória comemora 180 anos de elevação à cidade com exposição, apresentações e feira de artesanato

Vitória de Santo Antão celebrou neste sábado (06) a passagem dos 180 anos de elevação de vila à categoria de cidade. A programação da data festiva iniciou cedo, às seis da manhã, com a alvorada da Banda Marcial do Colégio Pedro Ribeiro desfilando pelas principais ruas do município.

Na Praça 03 de Agosto, bairro do Livramento, ocorreram os discursos das autoridades e a explanação da historiadora Fátima Santos. No local, também aconteceu a apresentação da Banda Marcial do Colégio 03 de Agosto e o hasteamento das bandeiras. “Uma cidade que tem história, e essa história está sendo preservada pelo prefeito Paulo Roberto. É muito importante comemorar esse dia, fazer com que as pessoas saibam cada vez mais sobre nossa cidade”, destacou a deputada federal Iza Arruda. O deputado estadual Joaquim Lira também participou do ato.

Na Estação Ferroviária, aconteceu uma exposição denominada “entre fotos e memórias”, onde quadros com fotografias antigas do município foram mostrados, além de algumas peças do Instituto Histórico e Geográfico. Para os visitantes, esteve disponível a emissão do “Passaporte Pernambuco”, do projeto “Bora Pernambucar”. Também ocorreram as apresentações da orquestra do Centro Musical da Vitória (Cemuvi) e da peça teatral do grupo Pirilampos, que interpretou o conto “A Partida”, do vitoriense Osman Lins.

“Esse é um momento que a gente mostra o que Vitória tem de bom, nas artes, na cultura e muito mais. A nossa história só se constrói pensando nas próximas gerações, fazendo o melhor pelo povo e celebrando datas marcantes como essa, que foi quando deixamos de ser vila para ser cidade, mas em breve nós iremos comemorar os 400 anos de nossa fundação, em 2026. Temos história e pessoas que podem fazer por ela, por isso precisamos valorizá-las e demonstrar o valor que temos”, encerrou o prefeito Paulo Roberto.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Vitória comemora 180 anos de elevação de vila à cidade neste sábado (06/05); confira a programação

Vitória de Santo Antão vai celebrar neste sábado (06/05) a passagem dos 180 anos da elevação de vila à categoria de cidade com uma programação especial promovida pela Secretaria de Educação e Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa.

Logo cedo, às 6h, haverá alvorada musical pelas ruas centrais com a Banda Marcial Pedro Ribeiro. Em seguida, na Praça 3 de Agosto, acontece o hasteamento das bandeiras e pronunciamentos, com a participação da historiadora e professora Fátima Santos.

Dando continuidade à programação, às 9h, na Estação Ferroviária, ocorre a encenação do conto “A Partida”, escrito por Osman Lins. Logo após, será aberta a exposição “Entre fotos e memórias” e, finalizando as atividades, será realizada a apresentação da orquestra do Centro Musical da Vitória (CEMUVI).

 

“Essa é uma data que merece ser destacada, para que a população conheça a história da nossa cidade. Quando valorizamos um fato histórico, estamos valorizando a tradição de nosso povo e as raízes de nossa gente”, destacou Carmelo Souza, secretário de Educação.

 

Foto: Djalma Andrade/PCVSA

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória convoca candidatos aprovados na Seleção Simplificada para cargos da Secretaria de Saúde e Bem-Estar

A Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através das portarias N° 165/2023, publicada nesta quinta-feira (04/05), realizou a convocação dos candidatos aprovados na Seleção Simplificada para cargos da Secretaria de Saúde e Bem-Estar, conforme o Edital nº 001/2021.

Os candidatos convocados deverão comparecer na Secretaria de Gestão Pessoas, situada na sede da Prefeitura, para a entrega de documentações, no prazo de 05 dias úteis contados a partir do primeiro dia útil seguinte à data de publicação desta Portaria, ou seja, sexta-feira (05/05), com data limite de 11 de maio.

Os convocados devem estar munidos dos documentos descritos nos itens 14.3 e 14.4 do Edital (originais e cópias), atendendo os requisitos previstos para ocupação de cada função.

CLIQUE E CONFIRA A PORTARIA:

Portaria n° 165/2023

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito de Vitória, Paulo Roberto, reativa Conselho Municipal de Segurança

Em reunião ocorrida no gabinete do Palácio José Joaquim da Silva Filho na tarde desta terça-feira (02), o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, assinou o decreto Nº 304/2023 que dispõe sobre a composição do Conselho Municipal de Segurança, formado por representantes dos poderes públicos, das corporações e a sociedade civil.

O decreto tem fundamentação na Lei Municipal 2.886/2001, que versa sobre o tema, mas que estava inativa. Participaram da assinatura, representantes do 21º Batalhão da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Promotoria de Justiça, bombeiros civis, associações comunitárias, vereadores e secretários municipais.

“A gente sabe que a violência é uma preocupação não só em Vitória, mas em todo o país. Temos vários problemas de furtos, pessoas que se disfarçam para cometer esses pequenos crimes, em residências, portas de escolas, locais com pouca movimentação. São ações que precisam ser combatidas, se fazendo preciso a participação de todos os envolvidos na composição do conselho assinado aqui”, destacou Fernando Moura, controlador geral do município.

O Conselho Municipal de Segurança tem como objetivo discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução dos problemas no setor, promover ações educativas, participar de políticas públicas referentes ao tema, além de buscar reduzir a criminalidade em suas diversas nuances.

“Trata-se de uma iniciativa que conta também com o apoio dos moradores, denunciando alguma irregularidade, buscando a boa convivência. Sempre que houver necessidade, nosso colegiado estará junto para resolver eventuais emergências na segurança municipal”, salientou Décio Filho, secretário de Defesa Social e Segurança Cidadã do município.

O prefeito Paulo Roberto comemorou a assinatura. “Vemos que desde os anos dois mil já existe uma lei que tratava sobre a segurança pública, mas era uma legislação adormecida, que não tinha eficácia e nem era motivo de interesse em nossa cidade. Agora, junto com todos os representantes, incluindo as autoridades, podemos indicar pontos que carecem de mais atenção ou mais investimentos”, finalizou.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Edital ‘Júnior Moura’ convoca artistas para o São João da Vitória 2023

A Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa (Seculte), da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, abriu edital para a convocação de artistas do ciclo junino 2023. As inscrições ocorrem presencialmente das 8h às 13h, de 24 de abril a 19 de maio, na própria secretaria, situada na Avenida Silva Jardim, próximo ao Fórum Joaquim Krause, número 209, Bairro Matriz.

A convocatória recebe o nome de “Edital Júnior Moura”, como forma de homenagem ao artista vitoriense falecido no mês de março em decorrência de uma leucemia. Os cachês dos artistas aprovados podem variar de R$ 500 (quinhentos) a R$ 5.000 (cinco mil), sendo pagos de acordo com cada categoria: banda musical, violeiro, trio Pé de Serra, grupo de dança e teatro, ator/atriz.

O São João da Vitória 2023 será de 10 a 28 de junho, incluindo os polos alternativos e as apresentações do Pátio Otoni Rodrigues, no final da Avenida Mariana Amália.

“Neste ano, vamos fazer mais um São João com muito preciosismo e boas atrações nacionais, regionais e da nossa terra. Esse edital é uma forma de trabalho que o nosso prefeito Paulo Roberto manteve para incentivar os músicos de nossa cidade, além de homenagear um talento promissor que nos deixou recentemente. Que a memória de Júnior Moura seja sempre lembrada por todos os vitorienses”, declarou Demétrius Lisboa, secretário de Cultura, Turismo e Economia Criativa.

Confira o edital:

Edital São João

Confira os anexos:

ANEXOS-DO-EDITAL-DE-CHAMAMENTO-SAO-JOAO- 2023

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura renova convênio com o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória

Na manhã desta quinta-feira (20), o prefeito da Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, recebeu o presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Vitória (IHGVSA), Pedro Ferrer, para renovar o convênio com a instituição. O termo foi assinado na sede do governo municipal durante um encontro que contou com os secretários Demétrius Lisboa, Ozias Valentim e Mano Holanda, representando Cultura, Assessoria Especial, e Secretaria de Governo, respectivamente.

A parceria foi estendida até novembro de 2024, sendo uma cooperação técnica e financeira que permitirá ao IHGVSA investir na aquisição de material para manutenção e reforma predial, na contratação de funcionários, aluguéis de veículos e consumo de combustíveis.

“Paulo Roberto é o prefeito que deu a maior colaboração até hoje ao nosso instituto, que cuida e preserva a história de nossa Vitória. Já fizemos parcerias com gestões anteriores, mas só agora estamos tendo uma boa abertura e um diálogo proveitoso. Essa renovação faz com que continuemos desempenhando um bom trabalho à frente da instituição”, comemorou Pedro Ferrer.

O instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão foi idealizado pelo então promotor público do município, Djalma Raposo, sendo fundado no dia 19 de novembro de 1950. “É uma entidade com longa história e que merece o reconhecimento, além do apoio para continuar fazendo o que faz. Renovamos o convênio até o final do ano que vem e em caso de estarmos ou não ainda na gestão, renovaremos por muito mais tempo”, garantiu Paulo Roberto.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória promove curso de educação financeira para mulheres

 Secretaria Executiva da Mulher e a Secretaria de Cultura, Turismo e Economia, Criativa promoveram, na noite desta terça-feira (28/03), um curso de educação financeira para mulheres. O encontro foi viabilizada através do Mulheres Arteiras, coletivo que reúne artesãs com o objetivo de incentivar o empoderamento feminino e o empreendedorismo.

Ministrada pela mentora Raphaela Gomes, a palestra trouxe conteúdos como planejamento orçamentário e investimentos. Passos importantes para a autonomia feminina. “A Secretaria Executiva da Mulher, vem buscando fortalecer a atuação para além do trabalho do atendimento às mulheres vítimas de violência. Assim, um dos nosso pilares é a formação da mulher para o mercado de trabalho e empreendedorismo. Mas é preciso também que a mulher saiba administrar sua renda para consquistou indecência e é a isso que buscamos com curso como esse”, destaca a Secretária Executiva da Mulher, Rosa Santana.

Foi depois de uma relação abusiva que Aparecida Lima, integrante do Mulheres Arteiras, resolveu empreender, mas precisou aprender a gerir melhor o seu dinheiro. “Quando era casada, meu marido geria o meu salário, quando me separei, por causa dos abusos financeiros não sabia administrar o meu dinheiro, acabava não conseguindo aproveitar a vida, pois o dinheiro só dava para pagar despesas. Resolvi empreender e fui buscar conhecimento para melhor gerir minha renda. Hoje, sou independe e realizada”, revela.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Vitória e sua Biodiversidade: AMASVISA promove exposição sobre animais e espécies de árvores

A Prefeitura da Vitória, por meio da Agência Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (AMASVISA), realizou neste final de semana, de 24 a 26 de março, a exposição “Vitória e sua Biodiversidade”, com animais taxidermizados da região e espécies de plantas nativas e exóticas. A ação ocorreu no Vitória Park Shopping.

O evento também contou com o recolhimento de óleo de cozinha e lixo eletrônico, além da distribuição de mudas de espécies nativas da região. “Nosso objetivo é representar o que temos na nossa região, se integrando de muito conhecimento e quebrando paradigmas do que é exótico e do que é nativo”, destaca Péricles Tavares, diretor-presidente da AMASVISA.

A iniciativa foi aprovada por quem passou pelo espaço. “Eu achei incrível, magnífico. Principalmente essa vivência com as crianças, para ter uma experiência com mais próxima com esses animais e vegetais”, destacou Priscila Silva, que prestigiou a exposição.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Vitória de Santo Antão entrega novos documentos para pessoas transgêneras

Graças a uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social, Juventude e Cidadania, da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, em conjunto com o Governo do Estado e a Defensoria Pública de Pernambuco, foram entregues na manhã desta sexta-feira (24), novos documentos para pessoas transgêneras atendidas pela Secretaria Executiva de Direitos Humanos. O ato aconteceu no gabinete do prefeito Paulo Roberto e contou com a presença de várias lideranças municipais e estaduais.

Quem também participou da entrega foi a secretária de Justiça e Direitos Humanos do Estado, Lucinha Mota, ao lado da deputada federal Iza Arruda e, por videoconferência, a deputada federal Duda Salabert (PDT/MG). “Nós vemos que a luta pela cidadania tem que ser de todos, incluindo a parte governamental. Garantir o direito de mudança de nome é fundamental para termos uma sociedade mais justa e igualitária”, salientou Lucinha.

No ato simbólico, oito pessoas receberam, mas ao total foram 17 contemplados com retificação de identidade e novos documentos, incluindo certidão de nascimento e RG. “Esse é um trabalho muito bem desempenhado pela nossa Secretaria de Direitos Humanos, que já garantiu também a capacitação de muitos desses jovens em um curso de costura voltado para o público LGBT. Nós ficamos felizes porque sempre foi uma pauta do prefeito dar condição de igualdade em nossa cidade e isso vem acontecendo”, destacou Aderval Barros, secretário municipal de Assistência Social, Juventude e Cidadania.

Mulher trans, Agatha Marcela, se disse feliz por ter conseguido modificar seu nome na identidade sem esbarrar em procedimentos burocráticos. “A gente fica se sentindo importante por sermos atendidos aqui por essas pessoas numa ocasião tão marcante. É com muita felicidade que recebo minha nova identidade, sem muita burocracia, pra me chamarem do jeito que sempre quis, dando um basta no preconceito. Obrigado a todos da prefeitura que permitiram isso ser possível”.

O prefeito Paulo Roberto aproveitou a ocasião e desejou sucesso na nova fase da vida dos contemplados. “Nós, muitas vezes, temos a oportunidade de mudar a trajetória de uma pessoa até com gestos simples, com um aperto de mão, com uma palavra de carinho. Por isso, eu desejo a todos vocês muito sucesso, felicidade e principalmente o respeito. Eu volto a dizer que estamos trabalhando pensando nas futuras gerações para que todas tenham as mesmas oportunidades”, finalizou o gestor.

Fotos: Klebson Roberto/PCVSA

------------------------------------------------------------------------------------------------

Em Vitória, prefeito Paulo Roberto recebe visita do presidente do TCE/PE

O prefeito da Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, recebeu na manhã desta quinta-feira (23/03) a visita do presidente do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE), Ranilson Ramos. O encontro institucional teve como local de recepção o Palácio José Joaquim da Silva Filho, onde o anfitrião deu as boas-vindas junto com secretários municipais, servidores e o deputado estadual Joaquim Lira.

Durante a passagem pela cidade, foi apresentado o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Eunice de Vasconcelos Xavier, no bairro do Maués. Aproveitando que o Tribunal de Contas elegeu 2023 como o ano da primeira infância, foi detalhada a estrutura e o funcionamento da primeira creche da cidade, que conta com 200 crianças matriculadas. Houve também visita à Câmara de Vereadores do município, onde a comitiva foi recebida por parlamentares e a deputada federal Iza Arruda. Finalizando a agenda, foram até a Procuradoria-Geral do Município, para expor a estrutura do órgão.

“A impressão que fica é que você tem uma gestão mais perto da população. Uma gestão moderna, uma gestão que olha para o futuro. Andei na cidade pela cidade e alguns espaços que o prefeito me levou, mas fundamentalmente, é isso que vejo. Esse investimento aqui na primeira infância que quero louvar”, destacou o presidente do TCE/PE.

A visita de Ranilson Ramos à cidade encurta a diplomacia entre o município e os órgãos estaduais, assim como já aconteceu com lideranças de outros países. Desde que Paulo Roberto assumiu a gestão, a cidade foi visitada pela cônsul-geral da República Popular da China no Recife, Yan Yuqing; pelo embaixador de Cabo Verde, José Pedro Chantre D’Oliveira, acompanhado do cônsul honorário José Ricardo Galdino; e mais recentemente, a embaixadora da Finlândia, Johanna Karanko.

“É com bastante gratidão que recebemos o presidente do Tribunal de Contas e com esse reconhecimento ao trabalho que está sendo desenvolvido na educação. Vitória se prepara na primeira infância para que no futuro bem próximo a gente tenha pessoas com capacidade de poder retribuir e fazer mais ainda por outras gerações. Isso com certeza vai servir de mola propulsora para que outros municípios possam compartilhar as boas práticas”, sentenciou o prefeito Paulo Roberto.

------------------------------------------------------------------------------------------------


Amasvia promove ação de limpeza no Rio Itapacurá e realiza plantio de mudas

Neste sábado (26), aconteceu mais uma etapa da limpeza do Rio Itapacurá. No trecho ao lado da delegacia do município, a Agência Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (AMASVISA) deu continuidade às ações de recomposição da mata ciliar com a plantação de mudas nativas da região, além de promover a retirada de dejetos da água. A ação contou com a parceria da Docile, Compesa, Engarrafamento Pitú e instituições de ensino.

Além das ações práticas, foi realizada a conscientização dos moradores por meio do carro itinerante da Compesa, que dispõe de jogos e vídeos educativos. No total, 250 mudas foram plantadas como forma de preservar a área. “A Prefeitura da Vitória de Santo Antão mais uma vez dá continuidade à etapa do porjeto Renasce Itapacurá, que se baseia no plantio de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, para que as margens do rio seja protejida e dê melhores condições ecológicas para a cidade”, destaca Péricles Tavares, diretor-presidente da Amasvisa.

O prefeito Paulo Roberto e o vice-prefeito Edmo Neves participaram da ação. “É muito importante cuidar do meio ambiente. Aqui temos essa preocupação de trabalhar esa temática. O Rio Itapacurá, que corta roda nossa cidade, infelizmente é afetado com lixo e esgotos. A participação de todos nesse processo de recuperação é essencial para cuidar do nosso futuro”, frisou Paulo Roberto. “Nós temos hoje a oportunidade e a satisfação de ter muito mais gente envolvida, bem como instutições que estão aqui para fortalecer o nosso projeto, melhorando a qualidade de vida dos vitorienses”, complementou o vice-prefeito.

Jogar lixo no rio pode até gerar detenção de seis meses a cinco anos e multa, conforme o Art. 54 da Lei Federal Nº 9605/1998, referendada pela Lei Municipal Nº 3768/2013. A população também pode contribuir denunciando, através do telefone (81) 3523-1120.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória convoca candidatos aprovados na Seleção Simplificada para cargos da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde

A Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da portaria N° 540/2022, publicada nesta sexta-feira (25/11), realizou a convocação dos candidatos aprovados na Seleção Simplificada para cargos da Secretaria de Assistência Social, Juventude e Cidadania e Secretaria de Saúde e Bem-Estar, conforme o Edital nº 001/2021.

Os candidatos convocados deverão comparecer na Secretaria de Gestão Pessoas, situada na sede da Prefeitura, para a entrega de documentações, no prazo de 05 dias úteis contados a partir do primeiro dia útil seguinte à data de publicação desta Portaria, ou seja, segunda-feira (28/11), com data limite de 02 de dezembro.

Os convocados devem estar munidos dos documentos descritos nos itens 14.3 e 14.4 do Edital (originais e cópias), atendendo os requisitos previstos para ocupação de cada função.

CLIQUE E CONFIRA A PORTARIA:

PORTARIA DE CONVOCAÇÃO – SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL  E SECRETARIA DE SAÚDE

------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria Executiva da Mulher firma parceria com OAB e Univisa para ofertar novos serviços de combate à violência doméstica

Nesta sexta-feira (25/11), celebra-se o Dia Internacional da Não Violência Contra Mulher e para fortalecer essa luta a Secretaria Executiva da Mulher de Vitória de Santo Antão, firmou duas novas parcerias. Os convênios foram firmados com a OAB municipal e com a Univisa.

De acordo com a secretária executiva da pasta, Rosa Santana, os convênios são resultados do Pacto Pelo Enfrentamento à Violência Contra Mulher. “Esse pacto que realizamos, neste ano, de forma pioneira permitiu que nos aproximássemos de entidades públicas e privadas para fortalecer a rede de proteção às mulheres. Hoje, conseguimos firmas convênios que possam viabilizar ações concretas com esse intuito”, pontua.

Com o apoio da OAB, passarão a ser ofertados serviços advocatícios às usuárias atendidas pela Casa Lisbela, centro que acolhe as vítimas de violência doméstica, mas que apenas pode realizar a consultoria jurídica e encaminhamento à Defensoria Pública, com a parceria será possível das celeridade aos casos. “A OAB vai disponibilizar de forma voluntária, dentro da disponibilidade dos advogados e estagiários profissionais para atenderem às demandas da Casa, que é grande. Dessa forma, esse serviço prestado também se tornará uma vitrine para os profissionais e estagiário, que passam a ter uma vitrine. Então, ganha todo mundo”, ressalta o presidente da OAB Subseção Vitória, Washignton Amorim. A entidade ainda firmou parceira através da Subseção OAB Vai à Escola, presidida por Dr. Oderban Lima, que atuará em conjunto à secretaria para trabalhar a cultura do respeito nas instituições de ensino.

No encontro, também foi apresentado um protocolo de intenções à Univisa, intermediado pela Secretaria Executiva da Mulher, para a criação de Grupo Reflexivo Para Homens que tenham cometido violência doméstica. A medida será uma forma de cooperação da instituição de ensino com o Tribunal de Justiça, que passará a incluir como parte da pena a participação dos condenados no grupo. A instituição de ensino superior foi representada pela advogada e professora Sara Cardoso. “Sabemos que, além de medidas punitivas, precisamos educar e conscientizar o homem para que ele não volte a praticar, de novo, a violência. É através desse acompanhamento, que será realizado no grupo reflexivo, formado por profissionais psicólogos e toda uma equipe multidisciplinar, que a Univisa irá atuar”, explica.

Em reconhecimento às ações, foram entregues nas ocasiões os certificados de “Instituição Amiga da Mulher” à OAB e à Univisa.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Procuradoria-Geral da Vitória de Santo Antão lança edital de processo seletivo para vagas de estágio

A Procuradoria-Geral do Município da Vitória de Santo Antão lançou nesta quinta-feira (14/11) o edital do Processo Seletivo para o preenchimento de três vagas de estágio para estudantes do curso de bacharelado em Direito e uma vaga para acadêmicos de Marketing, Publicidade e Mídias Sociais, no âmbito da Procuradoria. Conforme o edital, publicado no Diário Oficial dos Municípios e no site da Prefeitura da Vitória, as inscrições deverão ser realizadas no período de 28 de novembro a 05 de dezembro, através do e-mail: pgmvitoria@pgmvitoria.pe.gov.br

A seleção terá validade de doze meses, podendo ser prorrogado por igual período. A jornada de atividade do estágio será de 6 (seis) horas, respeitando o horário de funcionamento da PGM, de 7h às 13h.A título de contraprestação pelo estágio, será pago uma bolsa correspondente a R$ 750,00 (setecentos e cinquenta reais), acrescida de auxílio transporte no valor R$ 150,00 (cento e cinquenta reais).

Para as vagas de Direito, o Processo Seletivo será realizado em três fases: A primeira consistente na análise de currículos e da média global constante no histórico acadêmico do candidato; a segunda, referente a aplicação de uma prova discursiva e; a terceira, referente a uma entrevista a ser realizada pela comissão avaliadora.

Já a vaga para Marketing, Publicidade e Mídias Sociais será realizado em duas fases, sendo a primeira consistente na análise de currículos e da média global constante no histórico acadêmico do candidato e, a segunda, referente a uma entrevista a ser realizada pela comissão avaliadora.

Todas as fases do Processo Seletivo terão caráter eliminatório e classificatório. Na inscrição, o estudante deverá enviar documento de identidade oficial com foto, comprovante de matrícula, currículo lattes e histórico escolar atualizado (abrangendo até o semestre de 2022.1). O Currículo deverá ser acompanhado da documentação comprobatória das atividades. O resultado de cada fase será divulgado por meio do site www.prefeituradavitoria.pe.gov.br, incumbindo aos candidatos o respectivo acompanhamento

PÚBLICO-ALVO:

VAGAS DIREITO – Poderá participar do processo seletivo o estudante de Direito que cumpra, cumulativamente, os seguintes requisitos: estar matriculado no curso de Bacharelado em Direito; achar-se cursando entre o 4º (quarto) e o 7º (sétimo) período; estar frequentando regularmente o curso de Bacharelado em Direito; média global não inferior a 7,0.

VAGAS MARKETING, PUBLICIDADE E MÍDIAS SOCIAIS – Estão aptos para participar estudantes que estejam cursando entre o 4º (quarto) e o 7º (sétimo) período; estejam frequentando regularmente o curso de Marketing, Publicidade e Mídias Sociais; média global não inferior a 7,0.

A não comprovação dos requisitos previstos no item anterior levará à desclassificação sumária do candidato. A contratação do estagiário classificado está condicionada a comprovação do preenchimento dos requisitos.

 

CONFIRA O EDITAL:

Edital n° 01 – 24 de novembro de 2022

 

Portaria n° 48-2022

------------------------------------------------------------------------------------------------

XIII Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece dia 13 de dezembro em Vitória

Vitória de Santo Antão promove no dia 13 de dezembro, a partir das 7h, a XIII Conferência Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, que terá como tema “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

As inscrições para participar do evento, que acontece no auditório do IFPE Vitória, ocorrem através do link: https://www.sympla.com.br/evento/viii-conferencia-municipal-de-defesa-dos-direitos-da-crianca-e-do-adolescente-de-vitoria-pe/1768761.

Serão discutidos cinco eixos temáticos, sendo eles: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia; Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da Covid-19; Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia; Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; e Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia da Covid-19.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito Paulo Roberto assina ordem de serviço para a construção da Avenida Jorge Luiz, que ligará a Zona Norte à Oeste de Vitória

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão deu início a mais um grande passo para desafogar o trânsito na Zona Norte, que contempla bairros como o Cajá, a Pitada, Água Branca, Militina e Santana.  Nesta quarta-feira (23/11), o prefeito Paulo Roberto assinou a ordem de serviço para a construção da Avenida Jorge Luiz, que dará acesso à Zona Oeste da cidade.

Com 1,11 km de extensão, a via que contará com pavimentação asfáltica, ciclovia, calçadas, canteiro central, drenagem, sinalização e iluminação, fará ligação direta entre a Rua Dr. José Rufino (em frente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Água Branca) e a Avenida Professor José Augusto, que dá acesso ao Bairro Novo e a Terra Preta.

“É mais mobilidade para nossa gente. Essa obra vai encurtar caminhos e facilitar a vida de todos os mais de 60 mil habitantes dessa região. Precisamos desafogar o trânsito e fazer com que a nossa cidade ande, pois cresceu muito essa região e o número de veículos aumentou expressivamente. E não para por aí, porque teremos mais obras estruturantes para a área”, destacou o prefeito Paulo Roberto.

A iniciativa terá o investimento de R$ 6.340.534,88 (seis milhões trezentos e quarenta mil quinhentos e trinta e quatro reais e oitenta e oito centavos) e também contempla a requalificação, com capeamento asfáltico, da Rua Água Branca (em frente à Escola Municipal CAIC Diogo de Braga). A Construtora Ingazeira será responsável pela obra, que tem previsão de seis meses para a conclusão. “Primeiro, vamos fazer a topografia do terreno, realizar a drenagem e em cerca de seis meses estará pronta, mas desdobraremos os esforços para tentar entregar antes à população”, salientou o representante da empresa de engenharia, Marcos Travassos.

A avenida tem esse nome em forma de homenagem ao filho do empresário Roberto Tenório, que morreu prestes a completar quatros anos de idade. Participaram do ato o deputado estadual Joaquim Lira, o ex-prefeito Elias Lira, secretários da gestão, vereadores, lideranças comunitárias, moradores da área, familiares do homenageado e representantes da empresa da obra.

A nova via está sendo comemorada por quem reside na região. ““Essa obra vai ajudar muito a gente. Tem dia que demora muito pra sair de um canto a outro por causa do trânsito aqui no bairro do Cajá. Faltava só uma pessoa com visão para fazer isso aqui, construir uma avenida que passa de um lado a outro. Estamos muito agradecidos”, disse o mototaxista Willams Félix.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Vitória inicia vacinação contra a Covid-19 de todos os bebês de 6 a 11 meses

A Secretaria de Saúde e Bem-Estar da Prefeitura da Vitória de Santo Antão inicia nesta sexta-feira (18/11) a vacinação contra Covid-19 para todas as crianças de 6 a 11 meses de idade.

A imunização será realizada de segunda a sexta, das 7h às 17h, na Policlínica Dr. Hélio de Andrade, localizada na Praça 03 de Agosto, bairro do Livramento. Conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina utilizada para este público será a Pfizer Baby.

No ato de vacinação é necessário apresentar cartão do SUS e caderneta de vacinação. “Assim como como a dos adultos, a vacinação deste grupo é fundamental”, destaca Bruna Dornelas, secretária de Saúde e Bem-Estar.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Cemitérios de Vitória de Santo Antão terão funcionamento ampliado no Dia de Finados

A Secretaria de Serviços Público da Prefeitura da Vitória de Santo Antão realizou os preparativos para a passagem do Dia de Finados, com a manutenção dos cemitérios do município. Com a expectativa de receber um público maior do que no ano passado, onde a movimentação foi mais baixa devido à pandemia da Covid-19, os equipamentos públicos receberam reparos.

O principal cemitério da cidade, o de São Sebastião, é o mais visitado durante a data, como também tem o maior comércio informal de velas, flores e outros adereços para enfeitar túmulos. Em frente ao local, assim como no ano passado, a Prefeitura montou uma estrutura para abrigar os comerciantes de flores e velas. O espaço também foi contemplado com ações de limpeza, pintura e iluminação.

Todos os três cemitérios da cidade terão horário de funcionamento ampliado nesta quarta-feira (01/11). O de São Sebastião, estará aberto das 5h às 19h. O de São João Batista, em Pirituba, funcionará das 4h às 00h e o de Quanduz das 5h às 17h.

MISSAS E APRESENTAÇÕES

A programação religiosa conta com quatro missas no Cemitério São Sebastião, sendo elas às 8h, 10h, 14h e 16h. Em Pirituba, o ato católico acontece às 19h30.

A Orquestra do Centro Musical da Vitória (CEMUVI) se apresentará no principal cemitério da cidade em dois horários: às 9h e às 14h.

REFORMA E AMPLIAÇÃO

Em Pirituba, o cemitério está sendo ampliando, passando a contar também com velórios e nova iluminação. Em Quanduz, zona rural da cidade, o cemitério foi murado e também será contemplado com velório.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória convoca candidatos aprovados na Seleção Simplificada para cargos da Secretaria de Saúde e Bem-Estar

A Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da portaria N° 493/2022, publicada nesta terça-feira (01/11), realizou a convocação dos candidatos aprovados na Seleção Simplificada para cargos da Secretaria de Saúde e Bem-Estar, conforme o Edital nº 001/2021.

Os candidatos convocados deverão comparecer na Secretaria de Gestão Pessoas, situada na sede da Prefeitura, para a entrega de documentações, no prazo de 05 dias úteis contados a partir do primeiro dia útil seguinte à data de publicação desta Portaria, ou seja, quinta-feira (03/11), com data limite de 09 de novembro.

Os convocados devem estar munidos dos documentos descritos nos itens 14.3 e 14.4 do Edital (originais e cópias), atendendo os requisitos previstos para ocupação de cada função.

CLIQUE E CONFIRA A PORTARIA:

PORTARIA DE CONVOCAÇÃO – SAÚDE

------------------------------------------------------------------------------------------------

Dia do Servidor é celebrado com ação na Prefeitura da Vitória

Nesta sexta-feira (28/10), é celebrado o Dia do Servidor Público. Para comemorar a data, a Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura da Vitória de Santo Antão organizou uma programação especial com serviços gratuitos ofertados aos funcionários municipais.

Entre os serviços oferecidos estavam a aferição da pressão, vacinação, teste de Covid-19, auriculoterapia e ginásticas laboral. As mulheres tiveram atendimento exclusivo com design sobrancelha, maquiagem, corte de cabelo e escova. Já os homens, puderam fazer a barba e cortar o cabelo.

O prefeito Paulo Roberto destacou a importância de momentos como esse que valorizem os servidores. “Por onde ando, quando elogiam nossa administração, eu sempre digo que nossos resultados são alcançados graças a uma gestão que é compartilhada com nossos servidores. Nossa homenagem a todos que, com muito carinho e dedicação, trabalham para tornar Vitória de Santo Antão cada vez melhor.”, conta.

A ação faz parte do programa Servidor Valorizado, iniciativa da Secretaria de Gestão de Pessoas que oferece benefícios aos funcionários públicos municipais como descontos em estabelecimentos. Alex Vasconcelos, secretário de Gestão de Pessoas, ressaltou a atenção que vem sendo dada aos servidores. “Os servidores são o maior patrimônio da nossa gestão municipal. Por isso, estamos empenhados em oferecer melhores condições de trabalho e vida para eles. Essa é apenas mais uma de nossas ações”, pontua.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito Paulo Roberto assina ordem de serviço para construção de parque ambiental em Vitória

O prefeito da Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, assinou na tarde desta segunda-feira (17/10), a ordem de serviço para a construção do primeiro parque ambiental do município, localizado na Comunidade do Cedro. A área, que conta com 8,5 hectares, foi doada pelo Instituto Agropecuário de Pernambuco (IPA) ao município e vai contar com academia ao ar livre, playground, pista de cooper, anfiteatro, campo de futebol, quadras de areia, miniquadra de basquete, pista de skate, entre outros.

Além de Vitória, o parque vai servir de atrativo para moradores de cidades vizinhas, como Pombos, Glória do Goitá e Moreno. Ele é fruto de um convênio da prefeitura com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado (Seduh). O investimento da obra é de R$ 5.789.358,18 (cinco milhões setecentos e oitenta e nove mil trezentos e cinquenta e oito reais e dezoito centavos). Guilherme Godoy, engenheiro responsável pela obra, salientou que o parque deve ficar pronto em seis meses. “Toda concepção do projeto foi voltada para explorar e preservar o verde já existente, o que é muito importante. Serão 180 dias para que o empreendimento seja finalizado e possa beneficiar aos moradores da cidade”.

No ato de assinatura, além de secretários da gestão, do deputado estadual Joaquim Lira e vereadores, os moradores também se fizeram presentes. A funcionária pública Inês Costa, disse estar satisfeita com a iniciativa. “Pra mim, é um momento de felicidade e de muita satisfação ver nascer esse parque aqui em nossa localidade. Vai ser muito bom, porque vamos ter um local para ir visitar no final de semana, levar as crianças, passear com os animais e trazer os amigos. Eu dou nota mil ao prefeito por essa obra”, enfatizou.

Ainda sobre as diretrizes do projeto, o espaço terá vagas para estacionamento, duas entradas principais e sistema de irrigação. “Será realizado o plantio de duzentas novas mudas de árvores, para proporcionar muita sombra aos visitantes. Vai ser uma área voltada também para o descanso, pois quem trabalha durante a semana precisa recuperar as energias para começar tudo de novo. Vai ser um marco para a cidade esse novo equipamento”, explicou Laila Duarte, secretária de lnfraestrutura e Controle Urbano.

“Vai nascer aqui no Cedro um parque que não é fruto somente de nosso esforço, mas de todos nós juntos: o deputado Joaquim Lira, os secretários, o governador Paulo Câmara, a nossa Agência de Sustentabilidade, entre outros. E não vai ser só isso aqui não, pois vamos pavimentar as ruas aos arredores para possibilitar uma vida melhor para essas pessoas. É preciso reorganizar toda a comunidade e nós vamos estar acompanhando o andamento das obras e mostrar para a sociedade vitoriense como tudo isso aqui vai se transformar e mudar pra melhor”, finalizou o prefeito Paulo Roberto.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Outubro Rosa: Prefeitura da Vitória oferta serviços às mulheres

O mês de outubro já é conhecido mundialmente como um mês marcado por ações relacionadas à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A Secretaria de Saúde e Bem-Estar da Prefeitura da Vitória de Santo Antão está promovendo uma série de atividades em alusão à campanha.

Na última terça-feira (11/10), mais uma ação em alusão ao Outubro Rosa foi realizada. Foram ofertados no Clube Abanadores – O Leão, bairro da Matriz, serviços como: mamografia, atendimento psicológico, auriculoterapia, ventosaterapia, orientação nutricional, testes rápidos, multivacinação, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e distribuição de hipoclorito. Também esteve presente a Unidade Móvel Odontológica.

Além da ação nesta terça, ocorreram também nos dias 05, no Leão, e no dia 07, no Centro de Saúde da Mulher, “Nosso objetivo é compartilhar informações sobre o câncer de mama, como também, o câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico”, frisa Bruna Dornelas, secretária de Saúde e Bem-Estar.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória convoca candidatos aprovados na Seleção Simplificada para cargos das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde e Bem-Estar

A Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da portaria N° 438/2022, publicada nesta terça-feira (11/10), realizou a convocação dos candidatos aprovados na Seleção Simplificada para cargos da Secretaria de Saúde e Bem-Estar, Secretaria de Educação e da Secretaria de Assistência Social, Juventude e Cidadania, conforme o Edital nº 001/2021.

Os candidatos convocados deverão comparecer na Secretaria de Gestão Pessoas, situada na sede da Prefeitura, para a entrega de documentações, no prazo de 05 dias úteis contados a partir do primeiro dia útil seguinte à data de publicação desta Portaria, ou seja, quinta-feira (13/10), com data limite de 19 de outubro.

Os convocados devem estar munidos dos documentos descritos nos itens 14.3 e 14.4 do Edital (originais e cópias), atendendo os requisitos previstos para ocupação de cada função.

CLIQUE E CONFIRA A PORTARIA:

PORTARIA DE CONVOCAÇÃO – SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E SECRETARIA DE SAÚDE E BEM-ESTAR

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória convoca candidatos aprovados na Seleção Simplificada para cargos da Secretaria de Educação

A Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da portaria N° 330/2022, publicada nesta terça-feira (11/10), realizou a convocação dos candidatos aprovados na Seleção Simplificada para cargos da Secretaria de Educação, conforme o Edital nº 001/2021.

Os candidatos convocados deverão comparecer na Secretaria de Gestão Pessoas, situada na sede da Prefeitura, para a entrega de documentações, no prazo de 05 dias úteis contados a partir do primeiro dia útil seguinte à data de publicação desta Portaria, ou seja, quinta-feira (13/10), com data limite de 19 de outubro.

Os convocados devem estar munidos dos documentos descritos nos itens 14.3 e 14.4 do Edital (originais e cópias), atendendo os requisitos previstos para ocupação de cada função.

CLIQUE E CONFIRA A PORTARIA:

PORTARIA DE CONVOCAÇÃO – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

------------------------------------------------------------------------------------------------

Abertas inscrições para curso de Operador de Caixa

A Secretaria de Assistência Social, Juventude e Cidadania, através da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, abre inscrições para o curso de Operador de Caixa, turno noturno, na Escola Municipal Severino Joaquim Krause Gonçalves, no bairro Lídia Queiroz.

Pré-requisitos:
Idade a partir de 18 anos
Escolaridade: Ensino Médio Completo.
Documentação Exigida: Cópia da identidade, CPF, comprovante de escolaridade e de endereço.
Início previsto das aulas: 11/10/2022

O projeto tem a parceria do Governo do Estado, através da SETEQ e do Instituto INVAR.
Mais informações: (81) 98281-4949

Inscrição on-line no link: https://forms.gle/cyANRQVNoRzsJz8j9

Obs: O formulário on-line, depois de preenchido, deverá ser impresso e levado junto aos documentos na terça-feira a noite, no local do curso, na Escola Municipal Severino Joaquim Krause.

-----------------------------------------------------------------------------------------------


Agora é 45 diz Paulo Roberto, prefeito de Vitória de Santo Antão PE.

Em um encontro, nesta sexta feira 07/09 marcado na cidade de Vitória de Santo Antão pelo prefeito da cidade Paulo Roberto e sua filha Iza Arruda eleita deputada ferederal pelo MDB, Varias lideranças políticas estiveram no encontro, entre eles deputados eleitos no 1º turno da eleição, ex-prefeitos de cidades vizinhas, vereadores da cidade e de outras cidades, senadores e amigos colaboradores e em um descurso extremamente seguro e enfatizante o prefeito Paulo Roberto esclamou( agora é 45, agora é Raquel e Priscila) e pediu aos presentes e todos que acompanhavam, em uma transmissão ao vivo via rede social, que fossem atras de mais para uma vitoria de sucesso.

A deputada federal,eleita, e filha do prefeito Paulo Roberto também discursou e fazendo uso do microfone lamentou a perda da candidata a Governadora Raquel Lira e resaltou a importância de cada um entrar na luta para eleger Raquel Lira e Priscila governadora e vice do estado de Pernmabuco
Por fim e fechando a sequencia de descursos, a candidata a vice Governadora Priscila Krause disse está muito feliz e satisfeita com a receptividade de todos e que estava muito conficante da vitoria no dia 30, mas que não deveriam descansar até o ultimo minutos.

também esteve presente no evento o ex vereador bolo da areia da cidade de Gravatá, que foi recebido com muita festa pela deputada Iza Arruda e pelo seu pai prefeito Paulo Roberto

----------------

AGTRAN inicia modificações no trânsito do bairro da Matriz nesta sexta-feira (07/10)

A partir desta sexta-feira (07/10), a Agência Municipal de Trânsito e Transporte Coletivo (AGTRAN) iniciará a modificação do fluxo do trânsito de algumas ruas no bairro da Matriz. A Rua Maria Bezerra de Sena contará com sentido único a partir do entroncamento com a Rua Dr. João Moura, ou seja, os veículos só poderão seguir sentido Av. Henrique de Holanda.

A Rua Dr. João Moura terá sentido único de circulação, que será da Av. Silva Jardim para a Rua Maria Bezerra de Sena. O trecho da Rua Maria Bezerra de Sena que se encontra com a Av. Silva Jardim também será alterado. O condutor apenas poderá transitar no sentido de encontro com a Av. Silva Jardim, ficando assim proibido o ingresso nesta via no entroncamento com a Av. Silva Jardim.

Outra mudança ocorrerá no sentido de circulação da Rua Cônego Américo Vasco, a qual só poderá ser acessada no sentido R. Dr. José Augusto – R. Delmiro Gouvêia. Já a Rua Severino Costa Gomes terá direcionamento único de circulação no sentindo oposto, ou seja, da Rua Delmiro Gouvêia para a R. Dr. José Augusto.

“Em ambos os casos os estacionamentos existentes serão ampliados, bem como a mobilidade dos condutores ganhará consideravelmente mais agilidade e consequentemente conforto com menos tempo no trânsito”, explica Marcelo Torres, diretor-presidente da Agtran.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Vitória de Santo Antão terá Central de Oportunidades e Sala do Empreendedor

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão realizou nesta segunda-feira (03/10) o evento de assinatura da ordem de serviço para a implantação de dois núcleos importantes para a população. O documento, assinado pelo prefeito Paulo Roberto, marca o início da reforma do prédio que vai abrigar a Central de Oportunidades de Pernambuco (COPE) e a Sala do Empreendedor, em parceria com o Governo do Estado e com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), respectivamente.

Juntos, os dois programas irão prestar serviços voltados ao fortalecimento do comércio, integrando atendimentos no âmbito da Agência do Trabalho, da Junta Comercial de Pernambuco (JUCEPE) e afins. Além disso, o núcleo facilitará aberturas e baixas de empresas, operações exclusivas aos Microempreendedores Individuais (MEI) e visa desburocratizar os trâmites relacionados aos pequenos negócios.

“Uma iniciativa que vai ser essencial aos comerciantes locais, pois muitas questões simples do dia a dia acabam se tornando muito burocráticas para os empreendedores. O nosso papel é justamente facilitar todo e qualquer processo, seja para abrir ou fechar uma pequena empresa, ou para assessorar numa questão contábil. Já tínhamos feito essa parceria há uns meses atrás e o prefeito acolheu muito bem essa ideia. Agora, é só aguardar o início das operações”, destacou Alexandre Alves, gerente do Sebrae/PE.

O prédio onde vai funcionar os serviços fica situado na Rua Rui Barbosa, próximo à Avenida Mariana Amália, Centro da cidade. O valor da reforma, que deve durar 90 dias, é de R$ 224.199,89, sob a responsabilidade da empresa Santiago Empreendimentos. “Vai funcionar aqui um verdadeiro balcão de oportunidades para os vitorienses, pro comerciante que tem uma pequena empresa e precisa resolver questões que geralmente são demoradas. A ideia é facilitar a vida de todo mundo com esses atendimentos gratuitos”, disse o secretário executivo.

O prefeito Paulo Roberto comemorou a iniciativa. “É com muita alegria que anunciamos dois serviços num único local para ofertar essas oportunidades. A nossa equipe vem trabalhando por cada setor, por cada necessidade. É uma iniciativa que vai tornar mais dinâmica a vida dos microempreendedores de nossa cidade e não vamos para por aí não. Tem muita coisa boa chegando para Vitória e daqui pra frente o trabalho vai continuar a todo vapor”, finalizou.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Ordem de serviço para reforma e ampliação da UBS do Loteamento Luiz Gonzaga é assinada

Com um prazo de 90 dias estimado para a conclusão, a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Loteamento Luiz Gonzaga foi assinada na manhã desta sexta-feira (30/09) pelo prefeito Paulo Roberto. O ato foi realizado ao lado da própria unidade e teve a presença dos moradores, secretários da gestão, vereadores e do ex-prefeito do município, Elias Lira.

A repaginada no posto da comunidade renova as esperanças da população local por um serviço bem prestado. “A gente já vinha esperando por isso há algum tempo, mas a hora sempre chega. O posto serve muito bem aos moradores, mas estava precisando de uma reforma, uma melhorada pra atender aos usuários com mais conforto, mais dignidade. Estamos muito felizes com essa iniciativa do prefeito e de todos os envolvidos”, garantiu a moradora Joselma Karla.

A obra será feita com recursos da Secretaria de Saúde e Bem-Estar e será de responsabilidade técnica da empresa Rio Branco Construtora. O orçamento total do serviço é no valor de R$ 250.684,35, com início das intervenções já na próxima segunda-feira (03/10).

“A nossa cidade vem vivendo um novo tempo no setor de saúde. Além das reformas, requalificações, ampliações dessas unidades, estamos adquirindo novos móveis e equipamentos aos profissionais que atuam nessas localidades. Temos que agradecer o empenho do prefeito por atender essas demandas tão importantes para a nossa cidade”, destacou Bruna Dornelas, secretária de Saúde e Bem-Estar.

A unidade realiza procedimentos gerais de enfermagem, realiza encaminhamentos médicos e abrange uma região que possui mais de 10 mil moradores. “Nós viemos contando cada dia de governo, trabalhando um dia por cada vez, pensando nas estratégias de como melhorar esses serviços. No início de nossa gestão, a equipe realizou um levantamento das condições de cada unidade e viu onde precisamos melhorar e por isso estamos recuperando uma por uma, sempre buscando ofertar os melhores serviços aos moradores. Podem aguardar que outras novidades virão por aí”, finalizou o prefeito Paulo Roberto.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória assina ordem de serviço para reforma de UBS em Jardim Ipiranga

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da Secretaria de Saúde e Bem Estar, assinou na manhã desta quinta-feira (29/09), a ordem de serviço para a requalificação da Unidade Básica de Saúde 1, do Bairro Jardim Ipiranga, situada na Rua Cônego Américo Pita. A assinatura reuniu moradores, secretários da gestão, vereadores e funcionários da própria unidade, que tem capacidade para atender cerca de 100 pessoas por dia. O prazo de entrega da obra, que custará R$ 170.661,22, é de 90 dias. A empresa contratada para o serviço é a A&K Reformas e Construções.

Segundo Annália Carneiro, enfermeira chefe do núcleo, o local realiza procedimentos simples, como curativos e vacinações, como também oferece pré-natal, acompanhamento da saúde da mulher, infantil e demais. “Será de grande benfeitoria essa reforma, pois poderemos oferecer melhores condições aos usuários do serviço, buscando um atendimento ainda mais humanizado”, vislumbrou a diretora.

Bruna Dornelas, secretária de Saúde e Bem Estar explicou que no bairro existem as UBS’s 1 e 2, estando a segunda unidade localizada na via principal. “A requalificação da nossa unidade um, representa um marco no sistema de saúde local, uma vez que a nossa meta é ter 100% de todas as nossas estruturas requalificadas para poder atender à população da melhor forma possível e com bem mais qualidade do que já atendemos. É um momento de satisfação para todos nós saber que essa reforma vai sair do papel”, destacou.

“O nosso papel é fazer o simples, mas o simples que nunca foi feito por essa localidade. É uma prova de que o trabalho integrado entre secretarias só rende bom frutos, sobretudo pelo esforço da nossa secretária de saúde, que é incansável e busca o melhor para nossa cidade. Agora eu posso dizer que teremos em pouco tempo um posto de saúde moderno, bonito e que atenderá à necessidade dos moradores, mas podem ficar cientes que muita coisa boa vem por aí”, finalizou o prefeito Paulo Roberto.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Com palestras, Prefeitura da Vitória promove 2º Encontro de Estagiários

Aconteceu na tarde desta terça-feira (27), no Clube Abanadores O Leão, na Praça Dom Luís de Brito, o 2º Encontro de Estagiários da Vitória de Santo Antão. O evento foi promovido pela prefeitura do município, através da Secretaria de Gestão de Pessoas, em parceria com entidades ligadas ao mercado de trabalho, como o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Na pauta, palestras com o prefeito Paulo Roberto, falando sobre sucesso e carreira; e Mirandolina de Deus, abordando sobre as expectativas do pós-estágio.

O evento teve o objetivo de esclarecer aos participantes sobre o mercado trabalhista e sobre os desafios da carreira profissional como um todo. “Pra mim, foi um momento de muito aprendizado para o futuro. Não tem como sair daqui e dizer que não se sentiu renovado para encarar os obstáculos da vida profissional. Todos nós um dia deixaremos de ser estagiários para se estabelecer no mercado de trabalho”, destacou o estagiário Estevão Mendes.

A inserção de estudantes aos estágios em Vitória se dá pela articulação da gestão local com o CIEE, uma entidade nacional que atua na cidade há vários anos. De acordo com Janaina Maria, integrante do núcleo, “a parceria vem rendendo muitos frutos para os jovens que encerram o período escolar e estão à procura de um estágio. Já esse segundo encontro dá um entusiasmo a esses jovens, porque mostra de fato uma realidade que muitos ainda não conhecem”, frisou.

“Se nós estamos aqui é porque tivemos uma grande oportunidade. No meu tempo de estudante, não existia isso e hoje podemos ofertar esses encontros para quem está começando agora no mercado. Aproveitem o estágio de vocês, ofereçam o seu melhor, se dediquem e sejam proativos, pois a vida profissional requer qualidades como essas. O conhecimento também abre portas, então, sejam dedicados na busca dele”, finalizou o prefeito Paulo Roberto.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Em celebração ao bicentenário da Independência do Brasil, Prefeitura da Vitória promove desfile cívico em Pirituba

Pirituba teve neste sábado (24//09) o desfile cívico em homenagem à Independência do Brasil, que este ano completa o bicentenário. A solenidade contou com a participação de dez escolas da rede municipal de ensino da Vitória de Santo Antão e com a participação da banda de veteranos do Tiro de Guerra.

O evento marcou o retorno do desfile na localidade após dois anos da pandemia da Covid-19. O percurso foi iniciado na Praça Lourenço João de Freitas, às margens da lagoa da comunidade, e seguiu até a Praça Severino Cristovão de Souza, onde estava localizado o palanque oficial das autoridades.

“Nós estamos resgatando a tradição do desfile aqui em Pirituba. Esse é um momento festivo, mas também de reflexão da importância da nossa emancipação política do nosso país”, frisou o secretário de Educação, Carmelo Souza.

O prefeito Paulo Roberto esteve prestigiando o evento ao lado do ex-prefeito Elias Lira, do vereador Edmilson de Várzea Grande e secretários municipais. “Parabéns a todos que participaram do desfile, desde os alunos, diretores e regentes, até a população que prestigiaram o evento. Seguiremos firmes, fomentando nossas tradições e celebrando a história”, concluiu o prefeito.

------------------------------------------------------------------------------------------------

AGTRAN e MPPE concluem primeira turma do curso de conscientização sobre crimes de trânsito

A Agência Municipal de Trânsito e Transporte Coletivo (AGTRAN) e a 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Vitória de Santo Antão promoveram, na última sexta-feira (23/09), o encerramento do curso de Conscientização no Trânsito.

A iniciativa foi concebida em parceria entre o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e a Prefeitura da Vitória de Santo Antão e visou proporcionar uma mudança de mentalidade para indivíduos que cometeram crimes de trânsito. A primeira turma contou com sete condutores, que se comprometeram a participar dos encontros como um dos requisitos para a formalização de acordos de não persecução penal.

As aulas foram ministradas pela equipe técnica da Agência Municipal de Trânsito. “A turma contou com módulos sobre legislação de trânsito e consequências jurídicas, relatos de vítimas e parentes de vítimas de crimes de trânsito, bem como com a possibilidade de encaminhamento dos interessados a acompanhamento especializado em casos de alcoolismo”, explica Marcelo Torres, diretor-presidente da Agtran.

Mais pessoas serão contempladas com a ação ainda neste semestre. “Pretendemos, diante do volume de casos de crimes de trânsito na Comarca de Vitória de Santo Antão, montar novas turmas e incluir mais condutores nessa iniciativa. Também estamos à disposição para conversar com os membros do MPPE para replicar esse projeto piloto em outras cidades de Pernambuco”, complementou Joana Muniz.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Vitória de Santo Antão participa da 49ª ABAV Expo & Collab

Vitória de Santo Antão esteve presente na 49ª ABAV Expo & Collab, que aconteceu de 21 a 23 de setembro no Centro de Convenções, em Olinda. Há mais de 20 anos que evento não acontecia em Pernambuco e seu acontecimento este ano marca de forma especial esse momento de retomada do turismo.

A cidade da Terra das Tabocas esteve presente no Estande Pernambuco, da EMPETUR, divulgando seus atrativos e suas rotas através de material gráfico (panfletos, fôlders e livretos). Vitória também teve participação no Estande do SEBRAE, mostrando um pouco do seu carnaval com a apresentação “Frevo e Fantasias do Carnaval das Alegorias”, que contou com figurinos de Betinha Sandres e músicos da Orquestra do CEMUVI.

O secretário de Cultura, Turismo e Economia Criativa, Demétrius Lisboa ressaltou que, “Vitória de Santo Antão faz parte do Mapa do Turismo Brasileiro, integramos a Instância de Governança Serras e Artes junto com outros municípios da região afim de desenvolver um turismo integrado, temos um Conselho Municipal de Turismo e temos participado de eventos ligados ao setor de turístico, afim de apresentar o município para as agências e operadoras de Turismo. Participar de eventos como ABAV, que é uma feira de nível internacional, é uma oportunidade enorme para mostrar nossa cidade. Como costume dizer, quem não é visto não é lembrado, e Vitória vai continuar se mostrando para todos como um destino seguro, sustentável e de qualidade”.

------------------------------------------------------------------------------------------------

IDEB: Vitória volta a atingir bons indicadores educacionais após 15 anos

A cidade da Vitória de Santo Antão voltou a se destacar no cenário educacional após a divulgação dos números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2021, na última sexta-feira (16), pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Nos indicadores, o município deu um salto na qualidade do aprendizado nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, atingindo as metas previstas pelo MEC para a Secretaria Municipal de Educação.

Nos resultados do Ideb entre 2005 e 2009, o município subiu de 3,0 para 4,2, enquanto em 2021 chegou a 5,3 no histórico de avaliações dos anos iniciais. Já nos anos finais do ensino, no mesmo recorte de tempo, a cidade saiu de 2,4 para 3,7, enquanto no levantamento recém divulgado subiu para 4,8. Os dados são formulados pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), em conjunto com as taxas de aprovação aferidas no Censo Escolar.

Para o Secretário de Educação do município, Carmelo Souza, os números fazem jus ao planejamento traçado, tendo em vista que ainda em período de pandemia da Covid-19 sua pasta desenvolveu ações com ênfase na melhoria do ensino e aprendizagem. “Iniciamos a gestão ainda em momento pandêmico, mas junto com nossos profissionais da área, desenvolvemos atividades para melhorar esses indicadores. Estávamos há sete anos sem atingir as metas dos anos iniciais e há quinze sem atingir a dos anos finais. É uma conquista de expressiva importância para a cidade”, destacou Carmelo.

Entre as iniciativas desenvolvidas no município destacam-se, dentre muitas outras, o Vitória Ensina em Casa, com aulas pelo rádio e TV, participação no concurso de leitura Ler Bem, projeto Aula Digital com entrega de tablets e notebooks, aulões de língua portuguesa e matemática extraclasse, Programa Criança Alfabetizada (PCA) de incentivo à alfabetização até os 7 anos de idade, além de Formação Continuada com os professores(as) do ensino regular e da Educação Especial Inclusiva, como também com gestores(as) e coordenadores(as) pedagógicos sobre as necessidades de cada unidade de ensino.

“Desde que assumimos a gestão, priorizamos o setor educacional, trazendo para a nossa equipe profissionais qualificados e que se destacam em suas atribuições no setor. Esse esforço em conjunto nos dar o privilégio de comemorarmos mais um progresso de nossa cidade. Esses índices servem de referência para muitas coisas e hoje podemos dizer que Vitória se destaca nesse quesito, abrindo inúmeras oportunidades de criar parcerias que visem o desenvolvimento do ensino”, destacou o prefeito Paulo Roberto.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura lança projeto do Hospital de Cirurgias Eletivas da Vitória e entrega veículos para a educação e saúde

Mais novidades chegando. Nesta sexta-feira (16/09), foi lançado o projeto do Hospital de Cirurgias Eletivas da Vitória, que será construído ao lado da Unidade Pública de Atendimento Especializado – UPAE, no bairro de Campinas.

“Hoje ratificamos nosso compromisso com a saúde da Vitória de Santo Antão. Nosso objetivo é desburocratizar o acesso da população às cirurgias eletivas, que hoje dependem de unidades da capital pernambucana”, destacou o prefeito Paulo Roberto.

Na ocasião, também foi realizada a entrega de dois caminhões pipas para a Secretaria de Educação. “Com esses dois veículos, cada um com nove mil litros, iremos atender as demandas tanto da zona rural, como também da zona urbana, garantindo que aulas não sejam interrompidas por falta de água”, frisou Carmelo Souza.

Já para a Secretaria de Saúde e Bem-Estar, foram entregues duas vans que irão atender os serviços de hemodiálise e fisioterapia.  “Esses veículos vão garantir o transporte, além de trazer mais conforto, segurança e acessibilidade para os nossos pacientes”, sentenciou Bruna Dornelas, secretária da pasta.

------------------------------------------------------------------------------------------------


Sábado Cultural e Vila das Artes estreiam em Vitória

A primeira edição do Sábado Cultural, que contou também com a estreia do Vila das Artes, uma feira de artesanato que irá acontecer quinzenalmente, movimentou a Casa da Cultura, localizada na Avenida Silva Jardim, neste sábado (20/08). Durante o evento, ocorreram apresentações musicais, desfile de moda com camisas de pontos turísticos e show de Stand Up Commedy.

O prefeito Paulo Roberto foi um dos aproveitou para curtir a ação. “Essa é mais uma iniciativa da nossa gestão para valorizar os nossos artistas locais, que, a gora, terão mais uma oportunidade de ganhar visibilidade e gerar renda”, destacou.

O secretário de Turismo, Lazer e Economia Criativa, por sua vez, ressaltou que a iniciativa é também uma oportunidade para o público. “Desta forma, estamos promovendo também o acesso e à cultura e proporcionar momentos de entretenimento para os cidadãos”, pontuou.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Em Vitória, mais de 3 mil crianças e adolescentes são vacinados no Dia D contra Poliomielite e Multivacinação

No Dia D contra Poliomielite e Multivacinação, promovido pela Secretaria de Saúde e Bem-Estar, 3.648 crianças e adolescentes foram vacinados em Vitória de Santo Antão. Para a ação que ocorreu, neste sábado (22/08), funcionaram todas as unidades básicas de saúde da zona urbana, o ponto de vacinação contra Covid-19 do Vitória Park Shopping, além de escolas terem sido utilizadas para realizar a imunização.

A secretária de Saúde e Bem-Estar, Bruna Dornelas, afirma o esquema especial montado foi um dos responsáveis pelo bom resultado. “Conseguimos atingir essa excelente marca graças ao empenho de nossos profissionais e à adesão dos pais e responsáveis. Quem não pôde vacinar os filhos até agora ainda tem tempo. Lembrando que vacinar é um ato de amor”, garante.

A campanha segue até o dia 9 de setembro nas unidades de saúde. Para poliomielite, o público-alvo é de crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Já para a multivacinação, é formado por adolescentes menores de 15 anos. Para receber as doses, é necessário comparecer munido de documento com foto e caderneta de vacinação.

------------

Em Vitória, 306ª Feira de Setembro acontece nos dias 02 e 03

A tradicional Feira de Setembro do Parque de Exposição e Vaquejada Joaquim Rodrigues de Lira, no Loteamento Conceição II, vai acontecer nos dias 02 e 03. Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Fomento Agrícola, da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, o evento deve movimentar criadores e expositores de diversas regiões, além de fomentar o comércio local.

O espaço volta a receber eventos oficiais com público após dois anos de hiato por conta da pandemia de Covid-19. A programação vai contar com palestras, feira de adoção de pets, feira de artesanato e materiais em couro, provas de marcha, restaurantes, stands da agricultura familiar, além de atrações musicais.

Tínhamos organizado tudo para a feira de agosto, mas as chuvas encharcaram o solo e inviabilizaram a logística para visitantes, expositores e para o transporte dos animais. Além disso, teríamos um final de semana com previsão de chuva, então, o nosso prefeito achou por bem suspender. Mas em setembro, a feira promete ser marcante e bem diversificada”, salientou o secretário de Desenvolvimento Rural e Fomento Agrícola, José Cláudio.

O prefeito Paulo Roberto destaca a importância do evento, que acontece há mais 300 anos no município. “Esta é uma tradição que nossa cidade carrega há mais de três séculos, sendo uma grande referência para a região. Retomar a realização desta feira é reviver a história da nossa cidade, assim como fizeram em outras gerações” reforçou o gestor.

----------------

Prefeito Paulo Roberto assina ordem de serviço para a pavimentação de sete ruas no bairro da Bela Vista

Finalizando a tarde desta sexta-feira (19/08), o prefeito Paulo Roberto e o vice-prefeito Edmo Neves assinaram a ordem de serviço para a pavimentação em pedras graníticas e construção de caixas coletoras de esgoto em sete ruas no bairro da Bela Vista.

 

Com recursos provenientes de convênio com o Governo do Estado, a obra é orçada em R$ 705.545,87 (setecentos e cinco mil quinhentos e quarenta e cinco reais e oitenta e sete centavos). Serão contempladas com os serviços as ruas: Itamaracá, Itapuama, Tambaú, Ipanema, Maragogi, Ponta Negra e Gaibu. O prazo de execução é de 150 dias, tendo como empresa responsável a Santiago Empreendimentos LTDA – ME.

 

“Nós temos que trabalhar pensando nas próximas gerações. Essa obra era um antigo sonho dos moradores daqui e hoje temos a alegria de começar a realizar este sonho, que não para por aqui. Vamos em breve anunciar mais novidades para o bairro”, destacou o prefeito Paulo Roberto.

 

Após a conclusão do ato, caminhões já começaram a chegar com materiais para o início das obras.  “Esse é só o início. Cada vez mais a gente avança e avança com celeridade, transformando a qualidade de vida da nossa gente“, frisou o vice-prefeito, professor Edmo Neves. O ato contou com a participação de moradores da área beneficiada, vereadores e secretários municipais.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória convoca candidatos aprovados na Seleção Simplificada para cargos da Secretaria de Saúde e Bem-Estar

A Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da portaria N° 322/2022, publicada nesta sexta-feira (19/08), realizou a convocação dos candidatos aprovados na Seleção Simplificada para cargos da Secretaria de Saúde e Bem-Estar, conforme o Edital nº 001/2021.

Os candidatos convocados deverão comparecer na Secretaria de Gestão Pessoas, situada na sede da Prefeitura, para a entrega de documentações, no prazo de 05 dias úteis contados a partir do primeiro dia útil seguinte à data de publicação desta Portaria, ou seja, segunda-feira (22/08), com data limite de 26 de agosto.

Os convocados devem estar munidos dos documentos descritos nos itens 14.3 e 14.4 do Edital (originais e cópias), atendendo os requisitos previstos para ocupação de cada função.

CLIQUE E CONFIRA A PORTARIA:

 PORTARIA DE CONVOCAÇÃO – SAÚDE

------------

Prefeitura da Vitória firma Pacto Pelo Enfrentamento à Violência Contra Mulher

A Prefeitura Municipal da Vitória de Santo Antão lançou, nesta quinta-feira (18/08), o Pacto Pelo Enfrentamento à Violência Contra Mulher. O acordo, articulado pela Secretaria Executiva da Mulher e firmado na sede do Ministério Público de Pernambuco em Vitória, consiste no compromisso de colaboração entre diversas secretarias da gestão municipal e instituições públicas para fortalecer à rede de proteção ao público feminino.

O lançamento do pacto ocorreu durante o 1º Encontro da Rede de Combate à Violência, uma das iniciativas da Secretaria Executiva da Mulher para o Agosto Lilás, mês dedicado ao combate à violência contra mulher. Assinaram o pacto, além das secretarias municipais, o poder legislativo, o poder judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Delegacia da Mulher, a OAB e a Polícia Militar. “Nossa gestão está possibilitando que Vitória seja mais uma vez pioneira e, desta vez, através de pacto para que possamos, de maneira conjunta com diversos órgãos, implementar políticas públicas em prol da proteção das mulheres”, destaca o vice-prefeito, professor Edmo Neves.

Em sua fala, a secretária executiva da Mulher, Rosa Santana, destacou a importância da união do poder público e da sociedade civil nessa causa. “Sabemos que nossa secretaria sozinha não consegue proteger as mulheres da forma que necessitamos, por isso, o apoio das instituições e da população se faz necessário para que possamos facilitar a vida da vitoriense”, pontua.

O pacto estabelece objetivos e demandas prioritárias para guiar as instituições, sendo uma das metas garantir maior celeridade às medidas protetivas. Proporcionar um ambiente seguro para que elas possam sair do ambiente de violência deve ser uma das consequências do acordo. “Um pacto como esse é fundamental para que a gente tenha uma rede de apoio, porque não adianta eu punir o réu se não temos como dar um suporte à vítima, ao mesmo tempo que também temos que cuidar desse réu para que ele tome consciência e não volte a reiterar”, afirma a juíza da 2ª Vara Criminal de Vitória, Anna Paula Borges.

----------------

Academia da Saúde do Lídia Queiroz entra na maratona de requalificação da Prefeitura da Vitória

Mais um equipamento de saúde entrou na rota da maratona de requalificação da Prefeitura da Cidade da Vitória de Santo Antão. Nesta quarta-feira (17/08), foi dada a ordem de serviço do Programa Academia da Saúde (PAS) no bairro do Lídia Queiroz.

O PAS é um programa, que contará com infraestrutura, equipamentos e profissionais para ofertar atividades físicas, terá um investimento de R$ 68.220,12. O polo ainda será assistido com outras ações como a Estratégia Saúde da Família e o Núcleos Ampliado de Saúde da Família (NASF). “Esse é um equipamento de promoção à saúde e bem-estar, tendo como objetivo prevenir doenças e comorbidades, podendo ser utilizado por todas as faixas etárias”, pontuou a secretária de Saúde e Bem-Estar, Bruna Dornelas.

Durante a cerimônia, que contou com a participação de secretários municipais e vereadores, o prefeito Paulo Roberto, destacou o compromisso da gestão em levar melhorias para toda a cidade. “Estamos realizando obras em todos os cantos da cidade, do centro à periferia, da zona urbana à rural. A maratona de requalificações está apenas começando. Já essa semana, teremos mais assinatura de ordem de serviço”, garantiu.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Assinada a ordem de serviço para a reforma e ampliação da UBS do Livramento

O sábado (13/08) foi de novidades para a população que reside no bairro do Livramento, em Vitória de Santo Antão. O prefeito Paulo Roberto e o vice-prefeito Edmo Neves assinaram a ordem de serviço para a reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da localidade, trazendo mais conforto e qualidade de vida para os usuários e profissionais.

Participaram do ato vereadores, secretários, servidores e moradores da área. A obra é orçada em R$ 263.375,34 (duzentos e sessenta e três mil e trezentos e setenta e cinco reais e trinta e quatro centavos) e tem prazo de execução de 90 dias. A empresa responsável pelo serviço é a Lual Engenharia e Serviços LTDA.

“Essa obra faz parte da maratona de requalificação das unidades de saúde do município. É uma obra para o povo da Vitória, entregando para nossa gente equipamentos que tenham condição de fazer um atendimento da melhor forma“, destacou o prefeito.

Para Bruna Dornelas, secretária de Saúde e Bem-Estar, esta é mais uma vitória para a saúde do município. “Aqui teremos uma equipe composta por dois enfermeiros, dois médicos, dois dentistas, agentes comunitários de saúde, equipe de serviços gerais, recepção, dando qualidade, respeito, humanização  e cuidado com a saúde da nossa população“, disse.

----------------

Prefeitura da Vitória realiza ação para retificação de nome e/ou gênero para trans e travestis

Em Parceria com a Defensoria Pública de Pernambuco e o Governo do Estado, a Secretaria Executiva de Direitos Humanos, integrante da Secretaria de Assistência Social, Juventude e Cidadania da Prefeitura de Vitória de Santo Antão realizará um mutirão para retificação de nome e/ou gênero no registro civil para pessoas trans e transvestis. Para participar, os interessados devem realizar as inscrições até o dia 25 de agosto, na sede da Secretaria Executiva de Direitos Humanos, na Rua Sebastião Lopes, n 23, no Livramento. Mais informações podem ser obtidas através do número: (81) 98282.4949.

Essa é mais uma ação da prefeitura que vem investindo em políticas públicas para ampliar o acesso à cidadania. “Sabemos que pessoas trans e travestis passam por muitos constrangimentos. Dar a elas a possibilidade de passar a utilizar o nome de acordo com o gênero que se identificam é uma forma de minimizar esse desconforto. Mas isso é apenas o começo de uma série de estratégias que vamos implementar para garantir inclusão a todos”, destaca o secretário executivo de Direitos Humanos, Ronaldo de Deus.

No município de Vitória, outras medidas já vêm sendo adotadas em prol do público LGBTQIA+. Exemplo disso foi a inauguração do ambulatório na UPA-E, além da realização de capacitações para atender essa população de acordo com suas especificidades.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura promove ações integradas no Centro de Saúde da Mulher

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da Secretaria de Saúde e Bem-Estar, em parceria com a Secretaria Executiva da Mulher, promoveu nesta terça-feira (09/08), no CESMU, ações integradas, voltadas para a saúde da mulher e do bebê, em alusão ao Agosto Dourado, ao Agosto Lilás e à Semana do Bebê.

A campanha sobre o Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. Roda de conversas com psicólogas sobre depressão pós-parto, debates sobre a importância do leite, e pega fizeram parte da programação. Já a Semana do Bebê é uma das principais estratégias de mobilização social, que tem como objetivo assegurar a atenção adequada a crianças de até 6 anos de idade, tornando o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade do município.

Também na programação, a Secretaria Executiva da Mulher e a Casa Lisbela viabilizaram um debate com dos representantes da 10ª DEAM – Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher, em alusão ao Agosto Lilás, campanha de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, ofertando informações e esclarecimentos.

“São ações como essas, que devemos cada vez mais trabalhar. Fortificar as políticas públicas direcionadas às mulheres e aos bebês. Nosso objetivo é garantir a saúde das mulheres como também a sua integridade”, destacou a Secretária Executiva de Saúde e Bem-Estar, Vanessa Pimentel.

As atividades do Agosto Dourado e Agosto Lilás continuam sendo realizadas até o fim do mês, já a Semana do Bebê segue até o domingo (14/08), na rede municipal de saúde.

----------------

Decreto suspende Feira de Agosto e proíbe realização de manifestações artísticas no entorno

Nesta sexta-feira (05/08), a Prefeitura da Vitória de Santo Antão publicou o decreto nº 262/2022, suspendendo a 306ª Feira de Agosto, que seria realizada nesta sábado (06/08), no Parque de Exposição e Vaquejada Joaquim Rodrigues de Lira. O anúncio da suspensão já havia sido feito ainda ontem pelo prefeito Paulo Roberto, em transmissão ao vivo.

A decisão foi tomada devido às fortes chuvas ocorridas nos últimos dias, que encharcaram o solo. “Tomos essa medida visando tanto o bem-estar animal, como dos munícipes”, destacou o prefeito.

O decreto, no entanto, mantém a comercialização costumeira ocorrida no entorno do Parque de Exposição, das 7h às 15h. Mas não será permitida a entrada de veículos, animais e pessoas nas dependências do Parque de Exposição, nos dias 6 e 7 de agosto, além da armação de palco, utilização de som de qualquer espécie, paredões, apresentação de bandas e manifestações artísticas em todo o entorno.

O descumprimento dos itens presentes no decreto sujeita o infrator a penalidades.

DECRETO – FEIRA DE AGOSTO

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória faz entrega de ônibus com acessibilidade e de lavatórios para as escolas

Na manhã desta sexta-feira (05/08), a Secretaria de Educação da Vitória de Santo Antão recebeu dois novos micro-ônibus para reforçar a frota destinada aos alunos da educação especial, que é composta por outros quatros veículos. Durante o ato, que ocorreu na sede da prefeitura, também foram entregues 43 lavatórios enviados pela Unicef.

Os dois novos ônibus, que contam com plataforma elevatória, têm, cada um, a capacidade de transportar 31 alunos e dois auxiliares. “Essa aquisição é importante, porque permite que possamos atender com mais qualidade os nossos estudantes da educação especial, facilitando o trajeto deles à escola com segurança e comodidade”, afirmou o secretário de Educação, Carmelo Souza.

Em sua fala, o prefeito Paulo Roberto destacou o esforço que a gestão municipal vem fazendo para melhorar a inclusão e a acessibilidade. “Estamos trabalhando para promover a inclusão e realizar o melhor para toda a população.”

Na ocasião, também foram apresentados os lavatórios que serão enviados para as escolas com difícil acesso à água. A doação dos equipamentos é mais um benefício conquistado graças à participação municipal no Selo Unicef, que firmou parceria com a BRF e Unilever. “Em Pernambuco, apenas outros três municípios receberam esses lavatórios, sendo Vitória o que mais recebeu. Uma conquista para a nossa cidade que vai contribuir para a prevenção de doenças através da higiene manual dos nossos estudantes”, pontou a secretária Executiva de Educação, Waleska Barros.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Devido às chuvas, Feira de Agosto da Vitória de Santo Antão é suspensa

A tradicional Feira de Agosto do Parque de Exposição e Vaquejada Joaquim Rodrigues de Lira, em Vitória de Santo Antão, marcada para este sábado (06/08), foi suspensa pela Prefeitura da Vitória. O anúncio foi feito pelo prefeito Paulo Roberto, durante uma live realizada em uma visita ao local do evento na manhã desta quinta-feira (04/08).

De acordo com o gestor, a atração será realizada em outra data, no mês de setembro, devido às chuvas que caem na região. Ainda conforme o prefeito, as previsões pluviométricas indicam o prolongamento das chuvas no final de semana, o que inviabilizaria a realização dos shows, a mobilidade do público e as provas de marchas realizadas com os cavalos.

“Não teríamos condições de receber o público aqui porque há muita chuva caindo nesses dias, deixando o solo encharcado. Mas em setembro, mês que também sedia outra feira tradicional, vamos fazer um evento com três dias de duração, no mesmo local. O público pode ficar tranquilo, porque essa tradição não pode deixar de ser realizada”, salientou Paulo Roberto.

Além de estandes da agricultura familiar, palestras para produtores e expositores, a feira de setembro também contará com shows. Qualquer atualização na programação será divulgada pela Secretaria de Fomento Rural e Desenvolvimento Agrícola.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atos cívicos, religiosos e apresentações culturais marcam a programação dos 377 anos da Batalha das Taboca

Para comemorar os 377 anos da Batalha das Tabocas, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, realizou nesta quarta-feira, 03 de agosto, uma programação com diversas atividades. Com início às 5h30, na Praça Padre Félix Barreto, no Livramento, a passagem da data foi iniciada com ações esportivas, tendo a largada do 1º passeio ciclístico e 42ª corrida em alusão ao feriado. Em seguida, na Praça 03 de Agosto, houve uma solenidade cívica, com a presença de militares do Exército pertencentes ao Tiro de Guerra 07-004, discursos das autoridades e procissão motorizada em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.

A referida batalha é um marco na expulsão dos holandeses do território estadual, sendo considerada como o primeiro confronto da Insurreição Pernambucana. Em 03 de agosto de 1645, no Monte das Tabocas, a equipe de guerrilheiros local conseguiu afugentar os inimigos com táticas de emboscada por entre bambuzais da região, conhecidos como Taboca. A tropa oponente e bastante superior em armamentos foi surpreendido e expulso do local em meio à chuva que assolava o desconhecido terreno.

Carmelo Souza, secretário de Educação, salientou a grandeza da vitória pernambucana em Tabocas. “Foi um dia como esse, chovendo, que conseguimos expulsar os invasores. Essa data aqui está sendo valorizada pela gestão do prefeito Paulo Roberto e tendo a evidência que precisa ter. Vamos trabalhar também para que a Batalha não fique apenas como rodapé de livros didáticos e sim ser explorado em suas mais diversas nuances”, disse.

Outro marcante acontecimento para a cidade durante a comemoração da data foi que Vitória se tornou Capital Administrativa do Estado. O ato ocorreu em cerimônia realizada em frente ao Palácio Municipal José Joaquim da Silva Filho, durante a visita do governador ao município, na terça-feira, dia 02 de agosto – ocasião em que visitou o Engenho Bento Velho, o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória (IHGVSA), e a indústria de vidros Alumiaço, às margens da BR-232.

“Tem que ser dada uma relevância do tamanho da representatividade que a Batalha das Tabocas tem não só pra Pernambuco, mas para todo o território brasileiro. Visitas de autoridades e atos administrativos, solenidades com a presença da população, atividades culturais e esportivas são de grande importância. Vitória hoje é reconhecida em todo o país por causa do Monte das Tabocas, então se faz preciso quem é da própria terra valorizar isso ainda mais”, enfatizou o vice-prefeito Edmo Neves.

No Monte das Tabocas, após a chegada da procissão motorizada, foi celebrada uma missa por Dom Fernando Saburido, acompanhado de padres das paróquias do município. “Eu tenho um apreço muito grande por essa cidade, pois vivi grande parte de minha vida aqui. Tenho boas lembranças guardadas sobre Vitória e me sinto muito feliz em poder levar a palavra de Deus para esses fiéis”, frisou o arcebispo metropolitano.

Durante a programação do aniversário da Batalha das Tabocas também aconteceu no Monte das Tabocas apresentações culturais, ações recreativas para as crianças, serviços de higiene bucal, ventosaterapia, e exposição de fotos e fatos sobre o local. As ações foram realizadas de forma integral pelas secretarias da gestão.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Aniversário da Batalha das Tabocas, em Vitória, terá programação especial nos dias 02 e 03 de agosto

Há 377 anos foi travado um dos principais embates da história do Brasil. A Batalha das Tabocas, ocorrida em 1645, foi um passo importante para expulsão do domínio holandês das terras pernambucanas. No Monte das Tabocas, em Vitória de Santo Antão, o forte comboio oponente e belicamente superior não resistiu à unida e briosa tropa local, que com táticas de emboscada em meio aos tabocais conseguiu afugentar os invasores.

Para marcar a passagem de mais um aniversário do histórico combate, a Prefeitura da Vitória organizou uma programação especial nos dias 02 e 03 de agosto, ocasião em que vai tornar-se a Capital Administrativa do Estado de Pernambuco. A solenidade de abertura acontecerá na terça-feira, às 8h, com a presença do governador Paulo Câmara, no Palácio Municipal José Joaquim da Silva Filho.

“Os olhos de Pernambuco estarão voltados para nossa cidade devido a sua importância histórica e pela relevância que damos a essa batalha. Em 1859, nossa cidade foi Paço Imperial, durante a visita de Dom Pedro II e da imperatriz Teresa Cristina. Agora, teremos a honra também de ser a capital administrativa de nosso estado temporariamente” destacou o prefeito Paulo Roberto.

As atividades contam com atos cívicos, audiências, despachos e anúncios, além da oferta de serviços para a população, inauguração de empresas, lançamento de pedra fundamental do Parque Ecológico e visitas institucionais ao Engenho Bento Velho e ao Instituto Histórico e Geográfico da Vitória (IHGVSA).

No dia 03, data do aniversário da Batalha, a programação será iniciada na Praça 03 de Agosto, bairro do Livramento, onde será dada a largada, às 5h da manhã, à Corrida das Tabocas e ao Passeio Ciclístico, que seguem rumo ao Monte das Tabocas. Ainda na praça, às 6h, ocorrem o hasteamento das bandeiras e os discursos das autoridades, com a presença dos pelotões do Tiro de Guerra (TG-07/004). Às 8h, será realizada a saída da procissão motorizada de Nossa Senhora de Nazaré.

No Monte das Tabocas, às 9h30, ocorre a chegada da procissão e o início dos atos cívicos, como o hasteamento das bandeiras e apresentação da Banda Marcial do Colégio 03 de Agosto. Às 10h, será celebrada a missa campal, presidida por Dom Fernando Saburido. A partir das 13h30, acontecem as apresentações culturais. Durante todo o dia, no museu do monte, estará sendo realizada a exposição ‘A Batalha das Tabocas contada através do Patrimônio Histórico, Sociocultural e Militar’.

 

Foto: Danilo Coelho/PCVSA

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

306ª Feira de Agosto da Vitória de Santo Antão acontece no dia 06 de agosto

Criadores e expositores de diversas regiões devem marcar presença na 306ª Feira de Agosto da Vitória de Santo Antão. O tradicional evento vai acontecer no dia 06 de agosto, ajudando a movimentar a economia do município e atraindo visitantes ao Parque de Exposição e Vaquejada Joaquim Rodrigues de Lira, localizado no Loteamento Conceição II.

O espaço volta a receber eventos com público após dois anos por conta da pandemia de Covid-19. Em 2021, sediou a 1ª Exposição Virtual Especializada em Ovinos e Caprinos, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Em 2022, além de ser esperado um bom público, o evento vai contar com shows, palestras para criadores, restaurantes, stands da agricultura familiar, entre outros.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Rural e Fomento Agrícola, José Cláudio, a expectativa é atrair um recorde de visitantes. “Os que sempre participam da tradicional feira estão há dois anos sem nenhum evento deste porte. Por isso, estamos planejando tudo para ser um evento marcante na história da nossa cidade, atraindo gente de todos os cantos”, salientou o gestor da pasta.

O prefeito Paulo Roberto destaca a importância do evento. “Esta é uma tradição que nossa cidade carrega há mais de três séculos e retornar a realização desta feira é fomentar a história da nossa cidade”, frisou.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória realiza feira de produtos da agricultura familiar

Como uma forma de dar evidência à produção do homem do campo, a Secretaria do Desenvolvimento Rural e Fomento Agrícola, da Prefeitura da Vitória, realizou na manhã desta quinta-feira (28/07), uma feira de produtos orgânicos, agroecológicos e de artesanato da agricultura familiar. A ação aconteceu na Praça 03 de Agosto, no Livramento, em frente à Câmara de Vereadores, para simbolizar a passagem do Dia Nacional do Agricultor.

 

No local, além das hortaliças e frutas, os expositores de diversas localidades rurais colocaram à venda itens de uso doméstico, como toalhas, tapetes, lençóis, chaveiros em resina, entre outros. Camila dos Santos, integrante do Grupo de Mulheres Empreendedoras de Pirituba, salientou a importância do trabalho. “É uma ação pra dar visibilidade a todos nós agricultores e gerar renda para as famílias que vivem no campo. Temos muitas habilidades que precisam ser melhor explorada”, destacou.

 

De acordo com o secretário José Cláudio, gestor da Secretaria do Desenvolvimento Rural e Fomento Agrícola, ações como essas devem se repetir. “São famílias que procuravam apoio e hoje são auxiliadas com a nossa parceria, com a visão do prefeito Paulo Roberto e em conjunto com lideranças comunitárias, instituições como o IFPE [Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco], legislativo, etc. É um elo de apoiadores da causa rural que vem dando certo”, declarou.

Josilene Maria, moradora da zona rural, foi uma das participantes da feira. Segundo ela, ações como essas são de suma importância para a economia local. “Pra mim, tem sido bom porque a gente mostra o nosso talento e coloca na mesa das pessoas um produto de qualidade, como uma salsa, uma batata, enfim. Todos estão de parabéns por essa iniciativa”.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória convoca candidatos aprovados na Seleção Simplificada para cargos da Secretaria de Educação

A Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da portaria N° 281/2022, publicada nesta quarta-feira (27/07), realizou a convocação dos candidatos aprovados na Seleção Simplificada para cargos da Secretaria de Educação, conforme o Edital nº 001/2021.

Os candidatos convocados deverão comparecer na Secretaria de Gestão Pessoas, situada na sede da Prefeitura, para a entrega de documentações, no prazo de 05 dias úteis contados a partir do primeiro dia útil seguinte à data de publicação desta Portaria, ou seja, quinta-feira (28/07), com data limite de 04 de agosto.

Os convocados devem estar munidos dos documentos descritos nos itens 14.3 e 14.4 do Edital (originais e cópias), atendendo os requisitos previstos para ocupação de cada função.

CLIQUE E CONFIRA A PORTARIA:

PORTARIA DE CONVOCAÇÃO – EDUCAÇÃO

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito Paulo Roberto assina ordem de serviço para reforma da Praça de Redenção

A tarde desta sexta-feira (22/07) foi marcada por um anúncio bastante esperado há muitos anos pelos moradores do bairro de Redenção. Em evento realizado com a presença de lideranças comunitárias, vereadores e secretários da gestão, o prefeito da Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto e o vice-prefeito, professor Edmo Neves, assinaram a ordem de serviço para o início da reforma da praça da localidade. Assim que concluído, o equipamento devolverá às famílias da comunidade um espaço propício para inúmeras atividades.

A reforma será realizada pela empresa Rio Branco Construtora, com o orçamento total de R$ 546.333,64, tendo a previsão de entrega em 180 dias. Para a moradora Glacykanny Dias, a nova praça será um marco para o bairro. “Já faz muito tempo que a gente espera por esse feito, pois estávamos sem ter lugar para se divertir ou levar as crianças num final de semana. Só tenho a agradecer ao prefeito por tudo isso, pela nova vida que a praça vai dar pra gente” comemorou a dona de casa.

Segundo o engenheiro Manoel Jorge, da Secretaria de Infraestrutura e Controle Urbano, além da repaginada no ambiente, a nova praça contará com pista de cooper, área infantil e arborização. “A gente chama de reforma porque é de praxe chamar, mas na verdade aqui os moradores vão ter uma nova praça, que será ampla, com área verde e aconchegante. Será construída para atrair as pessoas e promover o lazer e o entretenimento, seja no final de semana ou em qualquer outro dia”, salientou.

“Quando chegamos aqui para conversar com os moradores nós já víamos a alegria deles em saber dessa novidade tão esperada. Essa nova praça de Redenção é uma promessa que vinha se arrastando há muitos e muitos anos, mas chegou a hora de fazer valer, de atender aos anseios da mãe, do jovem, do pai de família que não tinham um lugar adequado para conversar, caminhar ou fazer qualquer tipo de diversão”, enfatizou Edmo Neves, vice-prefeito do município.

O prefeito Paulo Roberto pontuou que além da questão estrutural, a preocupação é também com a segurança, com a preservação da praça quando requalificada. O gestor também fez um rápido percurso histórico sobre a criação do bairro. “Redenção é uma das áreas mais antigas de nossa cidade e já na sua criação moravam aqui pessoas de vínculo parentesco, mas depois outros habitantes foram chegando e o bairro foi se ampliando. Hoje, temos aqui moradores que estão vivendo há três, quatro décadas, e estão vendo sair do papel uma anseio antigo, de ter um novo espaço”, finalizou.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Audiência pública sobre LDO discute orçamento para 2023

O plenário da Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão sediou nesta quarta-feira (20/07), uma audiência pública sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício financeiro de 2023. O documento define o destino dos recursos públicos, incluindo despesas e limites com os gastos e responsabilidades fiscais do município. No ato realizado na Casa Diogo de Braga, estiveram presentes representantes da sociedade, vereadores e integrantes da gestão municipal.

Para o próximo exercício, o município terá um quantitativo previsto de R$ 650.869.000,00, incluindo receitas de impostos, taxas e contribuição de melhorias. Valor igual às despesas correntes previstas para vários setores, tais como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), custeio de iluminação pública entre outras ações de saúde e assistência social.

O responsável pela pasta, o secretário de Planejamento, Orçamento e Captação de Recursos, Evilson Rêgo, realçou a importância da oportunidade de discutir a LDO com as demais secretarias e a participação da Casa Diogo de Braga. “Independente do papel que cada um desempenha politicamente, precisamos fazer valer o crescimento dessa cidade. Precisamos que essas diretrizes orçamentárias sejam abraçadas pela sociedade e principalmente aprovadas pela câmara, para que tenhamos um orçamento mais forte”, salientou.

A LDO 2023 deve ser apreciada pelo Legislativo até 31 de agosto. “Vamos trabalhar para que as demais leis aprovadas nessa casa estejam sempre em acordo com esse orçamento, para que possamos trabalhar em consonância com a capacidade financeira do município”, finalizou o presidente da Câmara, André Saulo.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória entrega equipamentos odontológicos e anuncia novidades para a saúde

A tarde desta quarta-feira (20/07) foi repleta de novidades em Vitória de Santo Antão. Em ato realizado na sede da Secretaria de Saúde e Bem-Estar, a prefeitura entregou 20 novos gabinetes odontológicos, além de 45 aparelhos de autoclaves, que fazem parte da reestruturação da saúde bucal na cidade. Também foi lançado oficialmente o programa de confecção de próteses dentárias, produzidas no Centro de Especialidades Odontológicas I.

Durante o evento, o prefeito Paulo Roberto e a secretária Bruna Dornelas também anunciaram uma série de novidades, como o mutirão para zerar filas de ultrassonografias, tomografias e ressonâncias magnéticas. Além disso, também foi informado aos agentes de saúde e de endemias o repasse de retroativo salarial, bem como a equiparação com o piso nacional das categorias. Os projetos serão encaminhados à Câmara de Vereadores para apreciação.

“A cada dia, uma nova Vitória. Vamos em frente, em busca de mais conquistas que transformem ainda mais nossa cidade, em todas as áreas. Esse é o compromisso da nossa gestão”, frisou o prefeito Paulo Roberto. O ato contou com a participação do vice-prefeito Edmo Neves, vereadores, secretários municipais, do ex-prefeito Elias Lira e servidores públicos.

As novidades seguiram com o anúncio do projeto para a construção das UBS da Matriz, Gameleira e Oiti, além da reforma da Secretaria de Saúde e Bem-Estar, construção do novo prédio do CEO da Matriz e os preparativos para a criação de um Centro Cirúrgico na cidade.

Também foi informada a conquista de que o município conseguiu zerar a fila espera por ecocardiograma, dermatologia e proctologia.  “Esse é um momento histórico para nosso município, onde celebramos muitos avanços para a saúde. Resultado do trabalho desta grande equipe, que trabalha a cada dia para trazer melhorias para nossa população”, destacou a secretária Bruna Dornelas.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura esclarece detalhes sobre os precatórios do Fundef

Na manhã desta quarta-feira (20/07), a comissão do sindicato dos professores da Vitória de Santo Antão participou de uma reunião no gabinete do vice-prefeito, Edmo Neves. Durante o encontro, que contou com a participação de secretários da gestão municipal, foi realizado o acompanhamento e disciplinamento da liberação dos recursos financeiros decorrentes dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério (Fundef).

Em nota informativa, foi esclarecido que os valores relativos aos recursos decorrentes dos precatórios do Fundef ainda não foram creditados na conta do município, mas que os recursos serão creditados através de rateio, aos professores beneficiados, de acordo com os critérios definidos na legislação aplicável. Também ficou definido que, não obstante a ausência do depósito, diante da perspectiva da sua efetivação em breve, a comissão paritária, antecipando-se ao trâmite burocrático, está tomando uma série de medidas no sentido de otimizar a liberação dos recursos em favor dos professores beneficiados. Desse modo, todos os procedimentos relativos aos atos pertinentes à liberação dos precatórios serão efetivados com a mais absoluta transparência, contando, inclusive, com a salutar comunicação ao poder legislativo municipal.

A comissão responsável por acompanhar o processo dos precatórios é constituída pelos representantes do Sindprov, Carmem Maria da Silva, Evandro Moreira da Silva, Márcio Antônio de Lima, Maria José da Silva e Santos e Aristides Joaquim Félix Júnior, além dos representantes do governo municipal Edmo da Costa Neves Filho, Felipe da Costa Lima Moura, Carmelo Souza da Silva, Ana Paula Bezerra e Silva e José Fernando de Souza Moura.

Nota informativa precatórios FUNDEF

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Covid-19: Vitória libera vacinação de crianças com 4 anos de idade

A Prefeitura da Vitória de Santo Antão, por meio da Secretaria de Saúde e Bem-Estar, liberou nesta terça-feira (19/07) o avanço da vacinação de crianças com 4 anos de idade contra a Covid-19.

Para receber o imunizante, é necessário comparecer em um dos pontos de aplicação apresentando cartão SUS ou CPF, e documento do responsável.

A vacinação acontece no Vitória Park Shopping, de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h. Já nos finais de semanas e feriados das 10h às 18h. Na Policlínica Dr. Hélio Andrade, a imunização é realizada de segunda a sexta, das 7h às 17h.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito Paulo Roberto assina ordem de serviço de ampliação e reforma para Centro Municipal de Educação Infantil no CAIC

A realização de obras em Vitória de Santo Antão segue em ritmo acelerado. Só nesta semana, foram assinadas três ordens de serviços. A última, realizada nesta sexta-feira (15/07), garante o início de ampliação e reforma na Escola Municipal CAIC Diogo de Braga para o funcionamento do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), em Água Branca.

A intervenção, que receberá o investimento de R$ 735.075,62 e deverá ser executada no prazo de 120 dias, vai ofertar, além de acompanhamento pedagógico para as crianças, serviços de saúde. Esse é o terceiro CEMEI a ser construída no município, que já conta com obras no Maués e no Lídia Queiroz.

Em Água Branca, o espaço, que será o modelo tipo 1 estabelecido pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), atenderá até 180 alunos, recebendo, na modalidade creche, crianças de até 3 anos, e no pré-1 e pré-2, meninos entre 4 e 5 anos. “Essa obra representa um ganho para nossa cidade, permitindo que as famílias tenham um local seguro para deixar seus filhos, enquanto vão trabalhar e gerar renda. Mas o CEMEI é, principalmente, um local que vai promover o desenvolvimento educacional dessas crianças”, coloca o secretário de Educação, Carmelo Souza.

A nova creche, além de contemplar os moradores de Água Branca, também receberá as crianças de bairros vizinhos, como Santana, Dois Terreiros, Pitada, Cajá e Matadouro. “Esse é mais um exemplo que seguimos investindo na educação, porque, como sempre dissemos, nosso governo trabalha pelas futuras gerações”, pontua o prefeito Paulo Roberto.

O CEMEI localizado no CAIC recebeu o nome de Marlene Bezerra de Oliveira. Uma homenagem prestada a uma mulher que criou 17 filhos, exemplo para tantas mães que vão ter na creche um espaço de acolhimento para suas crianças.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Corrida e passeio ciclístico em homenagem à Batalha das Tabocas abrem inscrições no dia 18 de julho

Têm início no dia 18 de julho, segunda-feira, as inscrições do 1º Passeio Ciclístico e da 42ª Corrida das Tabocas, em Vitória de Santo Antão. Os eventos ocorrem no dia 03 de agosto em complemento à programação do 377º aniversário da Batalha do Monte das Tabocas, primeiro embate da Insurreição Pernambucana, que resultou na expulsão dos holandeses a partir de 1645.

De acordo com a Secretaria de Esportes e Lazer, a expectativa é de inscrever 400 participantes nas duas modalidades. “Vamos abrir o primeiro lote de inscrições até o dia 22 de julho. A procura está alta e tudo indica que rapidamente as vagas serão preenchidas. Fica aqui o convite para os grupos de corredores e amantes do pedal”, destacou o secretário Everaldo Arruda.

Para se inscrever, o interessado deve procurar o prédio da referida secretaria, localizado na Avenida Silva Jardim, número 209, próximo ao Fórum Joaquim Krause, no bairro Matriz, das 8h às 13h. Se faz preciso levar RG, CPF e 02 quilos de alimentos não perecíveis. “É uma ação que vai destinar os itens arrecadados para doação. Além de participar de um momento festivo, o corredor ou o ciclista estará contribuindo com o social”, salientou Alexsandro França, diretor de esportes.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória convoca candidatos aprovados na Seleção Simplificada para cargos da Secretaria de Saúde e Bem-Estar

A Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da portaria N° 254/2022, publicada nesta quinta-feira (14/07), realizou a convocação dos candidatos aprovados na Seleção Simplificada para cargos da Secretaria de Saúde e Bem-Estar, conforme o Edital nº 001/2021.

Os candidatos convocados deverão comparecer na Secretaria de Gestão Pessoas, situada na sede da Prefeitura, para a entrega de documentações, no prazo de 05 dias úteis contados a partir do primeiro dia útil seguinte à data de publicação desta Portaria, ou seja, sexta-feira (15/07), com data limite de 21 de julho.

Os convocados devem estar munidos dos documentos descritos nos itens 14.3 e 14.4 do Edital (originais e cópias), atendendo os requisitos previstos para ocupação de cada função.

CLIQUE E CONFIRA A PORTARIA:

PORTARIA DE CONVOCAÇÃO – SECRETARIA DE SAÚDE E BEM-ESTAR

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Assinada a ordem de serviço para a reforma da Praça Duque de Caxias, no Centro de Vitória

As novidades seguem a todo vapor em Vitória de Santo Antão. Nesta quarta-feira (13/07), o prefeito Paulo Roberto e o vice-prefeito, professor Edmo Neves, assinaram a ordem de serviço para a reforma da Praça Duque de Caxias, na área central da cidade. Com prazo de execução de 90 dias, a obra será executada pela GM Ramos Construções, tendo como valor total de R$ 488.967,05 (quatrocentos e oitenta e oito mil novecentos e sessenta e sete reais e cinco centavos).

O prefeito Paulo Roberto destacou a importância da intervenção. “Além da arquitetônica e histórica, essa obra é importante pelo sentido de pertencimento do povo da Vitória de Santo Antão. Aqui é aquele local que quando as famílias vêm ao Centro costumam marcar como ponto de encontro e essa praça ela estava em um estado que se transforou em um estacionamento. Agora teremos realmente uma praça, um grande espaço de convivência”, afirmou.

O ato contou com a participação de vereadores, secretários municipais, do ex-prefeito Elias Lira, além de comerciantes da área e do vice-prefeito, professor Edmo Neves, que também frisou a relevância da obra.  “Estaremos devolvendo este equipamento público às pessoas. Os nossos munícipes terão a possibilidade de voltar a curtir a praça, que é do povo”, disse.

Apesar do projeto moderno, os monumentos históricos presentes no largo – o busto de Duque de Caxias, patrono do Exército, e o obelisco em homenagem ao centenário da cidade – serão preservados. “Além de resgatar nossa história, a gente agora vai conseguir trazer as famílias para cá novamente. O projeto também contemplou espaços para os taxistas desta área, bem como pontos de estacionamento para quem visita a área comercial da cidade“, explicou Laila Duarte, secretária de Infraestrutura e Controle Urbano.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vitória de Santo Antão marca presença na Fenearte 2022

Vitória de Santo está presente na 22ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que começou no dia 06 de julho e segue até o dia 17, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Este ano, o evento homenageia o movimento cultural Manguebeat. A Terra das Tabocas está sendo representada no estande 327, da Rua 12, valorizando o trabalho de 40 artesãos do município.

Os vitorienses estão expondo produtos feitos com as mais diversas técnicas, como bordado, string art, trama com fibras naturais de bananeira, crochê, etc. A ação tem todo o apoio da Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa (Seculte), da Prefeitura da Vitória.

“Fizemos uma curadoria com os artesãos de nossa cidade e trouxemos os produtos identificados por um código para poder realizar as vendas e destinar os direitos ao produtor da obra. Tudo que é comercializado aqui tem o valor repassado para os seus criadores, sem nenhum custo para eles”, salientou Letícia Azevedo, diretora da Seculte e coordenadora do estande.

A Fenearte é uma realização do Governo do Estado, da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDEC), tendo a expectativa de movimentar cerca de R$ 40 milhões e gerar cerca de 2,5 mil postos de trabalho temporário.

Rayara Farias, artesão vitoriense, levou seus artesanatos para a feira e comemorou as vendas. “Tem sido legal o movimento em nosso estande, além da oportunidade de participar do maior evento do ramo da América Latina. É gratificante saber que o trabalho feito à mão poder ser comprado por uma pessoa de outro estado, de outro país”, externou.

Um dos representantes do município na feira é o mestre do barro Fernandes Rodrigues, que possui um ateliê para criar esculturas das mais variadas formas. “O evento compensa pra gente que vive da arte, com o material criado pelas nossas mãos. Além de vender no local, tem gente que vê, gosta, e encomenda pra pegar depois”, comemorou o artesão.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeito Paulo Roberto assina ordem de serviço para construção de quiosques no bairro do Livramento

A semana já começou com boas notícias em Vitória de Santo Antão. O prefeito Paulo Roberto, assinou, no final da tarde desta segunda-feira (11/07), a ordem de serviço para a construção de oito quiosques entre as praças 03 de Agosto e da Restauração, no bairro do Livramento. Com investimentos na ordem de R$ 901.820.31 (novecentos e um mil oitocentos e vinte reais e trinta e um centavos), o prazo para conclusão da obra é de 180 dias.

A iniciativa visa fomentar o lazer e a gastronomia na área. Serão contemplados com as unidades os comerciantes que possuíam barracas na antiga Praça do Livramento. “Temos aqui no Livramento um belo conjunto arquitetônico com as praças Leão Coroado, da Restauração, 03 de Agosto e Padre Félix Barreto. Com esses quiosques, estamos dando um incremento para movimentar esses cartões-postais de nossa cidade”, destacou o prefeito.

O ato contou com a participação de vereadores, secretários municipais, além de moradores do bairro. “Esse é o diferencial de uma gestão que tem se destacado por trazer qualidade de vida para os vitorienses”, frisou o vice-prefeito, professor Edmo Neves.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória convoca candidatos aprovados na Seleção Simplificada para cargos da Secretaria de Educação

A Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da portaria N° 253/2022, publicada nesta segunda-feira (11/07), realizou a convocação dos candidatos aprovados na Seleção Simplificada para cargos da Secretaria de Educação, conforme o Edital nº 001/2021.

Os candidatos convocados deverão comparecer na Secretaria de Gestão Pessoas, situada na sede da Prefeitura, para a entrega de documentações, no prazo de 05 dias úteis contados a partir do primeiro dia útil seguinte à data de publicação desta Portaria, ou seja, terça-feira (12/07), com data limite de 18 de julho.

Os convocados devem estar munidos dos documentos descritos nos itens 14.3 e 14.4 do Edital (originais e cópias), atendendo os requisitos previstos para ocupação de cada função.

CLIQUE E CONFIRA A PORTARIA:

PORTARIA DE CONVOCAÇÃO – SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória inicia “maratona de requalificação” das unidades básicas de saúde em Dr. Alvinho

Nesta sexta-feira (08/07), a Secretaria de Saúde e Bem-Estar da Prefeitura da Vitória de Santo Antão deu início a “maratona de requalificação” das unidades básicas de saúde do município, tendo como ponto de partida a UBS da comunidade de Dr. Alvinho. O espaço, que passará por reforma, também será ampliado, recebendo um investimento de R$ 491.798, 11 (quatrocentos e noventa e um mil, setecentos e noventa e oito reais e onze centavos).

De acordo com o prefeito Paulo Roberto, a intervenção servirá de modelo para as demais unidades. “Entregaremos uma unidade de saúde de ponto para que possamos atender esta comunidade com excelência, ofertando serviço médico, de enfermagem e odontológico com qualidade. A estrutura que construiremos aqui servirá de exemplo para toda nossa rede de saúde”, pontua.

A recuperação do posto de Dr. Alvinho ocorre depois de o espaço ter sido atingindo por um incêndio criminoso no ano passado, o que inviabilizou o seu funcionamento. Com o início dos trabalhos, a previsão é que no prazo de 90 dias a obra seja concluído. Ainda nesta quinta-feira (07/07), já havia sido assinada a ordem de serviço da unidade de Caiçara. Essas ações, no entanto, são só o início das intervenções que vão resultar na melhoria da oferta dos serviços de saúde em Vitória, como destaca a secretária de Saúde e Bem-Estar, Bruna Dornelas. “Em breve, várias de nossas unidades passarão por reformas e requalificações para que possamos atender nossa população em espaços com conforto e que atendam às necessidades de todos”, afirma.

Além do prefeito Paulo Roberto, também participaram do ato secretários municipais e os vereadores Beto de Bigode, Josias da Militina, Jota Domingos, Lourinaldo Júnior, Marcos da Prestação e Celso Bezerra.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória convoca candidatos aprovados na Seleção Simplificada para cargos de técnico de enfermagem plantonista (SAMU)

A Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da portaria N° 247/2022, publicada nesta quarta-feira (06/07), realizou a convocação dos candidatos aprovados na Seleção Simplificada para o cargo de técnico (a) de enfermagem plantonista – SAMU, da Secretaria de Saúde e Bem-Estar, conforme o Edital nº 001/2021.

Os candidatos convocados deverão comparecer na Secretaria de Gestão Pessoas, situada na sede da Prefeitura, para a entrega de documentações, no prazo de 05 dias úteis contados a partir do primeiro dia útil seguinte à data de publicação desta Portaria, ou seja, quinta-feira (07/07), com data limite de 13 de julho.

Os convocados devem estar munidos dos documentos descritos nos itens 14.3 e 14.4 do Edital (originais e cópias), atendendo os requisitos previstos para ocupação de cada função.

CLIQUE E CONFIRA A PORTARIA:

PORTARIA DE CONVOCAÇÃO – SAÚDE

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vitória de Santo Antão será capital administrativa de Pernambuco, no aniversário da Batalha das Tabocas

A cidade da Vitória de Santo Antão celebra, no próximo dia 03 de agosto, 377 anos da Batalha das Tabocas, primeiro embate da Insurreição Pernambucana, que resultou, mais tarde, na expulsão do holandeses. Para marcar esse feito histórico, por intermédio do Poder Executivo Municipal, o Governo de Pernambuco irá homenagear a cidade tornando-a como capital administrativa do Estado nos dias 02 e 03 de agosto.

Na ocasião, serão anunciadas obras, instalação de novas empresas, e realizados diversos serviços de cidadania para a população, como expedição de carteira de habilitação e tantos outros. Os detalhes foram combinados nesta terça-feira (05/07), durante visita ao governador Paulo Câmara, no Palácio do Campo das Princesas.

“Prestes a completar 400 anos em 17 de janeiro de 2026, este é um marco na história vitoriense. Em 1859, nossa cidade foi Paço Imperial, durante a visita de Dom Pedro II e a imperatriz Teresa Cristina. Agora, teremos a honra também de ser a capital administrativa de nosso Estado temporariamente. Estamos preparando uma grande programação para celebrar a data histórica”, frisou o prefeito Paulo Roberto.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória lança o Orçamento Municipal Participativo 2023

Com o objetivo de incluir os munícipes na discussão sobre o futuro da Vitória de Santo Antão, a prefeitura da cidade lançou nesta sexta-feira (01/07) a plataforma digital do Orçamento Municipal Participativo (OMP) 2023. Para participar é simples, basta acessar o portal da gestão municipal: www.prefeituradavitoria.pe.gov.br, clicar no banner do OMP e preencher o formulário, disponível até 09 de julho.

Com o OMP, o governo municipal definirá as diretrizes, os programas e as ações para o próximo ano. “A participação de todos é fundamental para que a gente construa uma cidade ainda melhor”, destaca o prefeito Paulo Roberto.

Através do Orçamento Municipal Participativo, por exemplo, a gestão planeja as prioridades e define o conjunto de frentes em que deverá atuar. “Uma vez pronto o OMP, o Executivo o envia para a Câmara de Vereadores para a apreciação. Só depois, então, é que a gestão municipal elabora o orçamento”, enfatizou Evilson Rêgo, secretário de Planejamento, Orçamento e Captação de Recursos.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em inauguração da ponte de Natuba, Prefeitura da Vitória celebra convênios com o Governo do Estado para obras de infraestrutura e assistência social

Foi inaugurada pelo Governo de Pernambuco na noite desta sexta-feira (01/07), a ponte que liga a Vila Natuba às demais rotas de acesso ao perímetro urbano de Vitória de Santo Antão. A nova estrutura sobre o Rio Itapacurá já está beneficiando mais de 140 mil moradores, por estar diretamente vinculada à BR-232 e facilitar o tráfego para produtores agrícolas que sobrevivem do rico e diverso plantio da região. A obra é um complemento à Avenida Elmo Cândido Carneiro, que está sendo pavimentada e será iluminada.

A visita do governador no ato de inauguração também foi o momento para formalização de convênios com a Prefeitura da Vitória. Na ocasião foi formalizada a implantação do parque ambiental da cidade, que será situado no Cedro, tendo o investimento de R$ 3 milhões.

Também foi firmado junto ao município convênio para implantação da ciclofaixa de 8km de extensão na Avenida Elmo Cândido Carneiro, referente ao projeto “Ciclovitória”, além de recursos para a pavimentação e colocação de caixas coletoras de esgoto em oito ruas. Na solenidade, o governador liberou recursos para manutenção de CRAS da Vitória de Santo Antão e também para custeio de Benefícios Eventuais, instalação de cozinha comunitária e serviço de acolhimento institucional, e entregou kits do Programa PE que Alimenta.

“Essa é uma noite de gratidão e reconhecimento. Desde o início de nossa gestão, procuramos fazer pontes de conexão com o Executivo Estadual e hoje essa parceria volta a nos trazer bons frutos, beneficiando a nossa população com obras nas áreas da infraestrutura, assistência social e cidadania”, frisou o prefeito Paulo Roberto.

Ainda no evento, para reforçar o fornecimento de água na cidade, foi dada por inaugurada a obra de remanejamento de trecho da Adutora de Jussara. Já na área da educação, foi dada ordem de serviço para construção de quadra poliesportiva nas escolas Professora Amélia Coelho, EREM Antônio Dias Cardoso, Madre Lucila Magalhães e EREM Senador João Cleofas de Oliveira.

“Nós estamos aqui buscando gerar realmente muito emprego e renda para toda a cidade de Vitória e entorno”, afirmou o governador. Participaram do ato vereadores, secretários municipais e estaduais, presidentes de autarquias, além dos deputados estaduais Joaquim Lira e Henrique Queiroz Filho.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória lança o Orçamento Municipal Participativo 2023

Com o objetivo de incluir os munícipes na discussão sobre o futuro da Vitória de Santo Antão, a prefeitura da cidade lançou nesta sexta-feira (01/07) a plataforma digital do Orçamento Municipal Participativo (OMP) 2023. Para participar é simples, basta acessar o portal da gestão municipal: www.prefeituradavitoria.pe.gov.br, clicar no banner do OMP e preencher o formulário, disponível até 09 de julho.

Com o OMP, o governo municipal definirá as diretrizes, os programas e as ações para o próximo ano. “A participação de todos é fundamental para que a gente construa uma cidade ainda melhor”, destaca o prefeito Paulo Roberto.

Através do Orçamento Municipal Participativo, por exemplo, a gestão planeja as prioridades e define o conjunto de frentes em que deverá atuar. “Uma vez pronto o OMP, o Executivo o envia para a Câmara de Vereadores para a apreciação. Só depois, então, é que a gestão municipal elabora o orçamento”, enfatizou Evilson Rêgo, secretário de Planejamento, Orçamento e Captação de Recursos.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória convoca candidatos aprovados na Seleção Simplificada para cargos da Secretaria de Educação

A Secretaria de Gestão de Pessoas da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da portaria N° 244/2022, publicada nesta sexta-feira (01/07), realizou a convocação dos candidatos aprovados na Seleção Simplificada para diversos cargos da Secretaria de Educação, conforme o Edital nº 001/2021.

Os candidatos convocados deverão comparecer na Secretaria de Gestão Pessoas, situada na sede da Prefeitura, para a entrega de documentações, no prazo de 05 dias úteis contados a partir do primeiro dia útil seguinte à data de publicação desta Portaria, ou seja, segunda-feira (04/07), com data limite de 08 de julho.

Os convocados devem estar munidos dos documentos descritos nos itens 14.3 e 14.4 do Edital (originais e cópias), atendendo os requisitos previstos para ocupação de cada função.

CLIQUE E CONFIRA A PORTARIA:

PORTARIA DE CONVOCAÇÃO – EDUCAÇÃO

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mais de 100 mil pessoas prestigiam show de João Gomes em Vitória de Santo Antão

O São João da Vitória de Santo Antão segue com sucesso absoluto, trazendo a cidade de volta aa cenário dos grandes eventos. A noite deste domingo (26/06) foi marcada por um público de mais de 100 mil pessoas que compareceu ao Pátio de Eventos Otoni Rodrigues.

João Gomes foi a grande atração da noite e colocou todo mundo para dançar ao som de muito forró e piseiro. Até a criançada subiu ao palco, deixando a festa ainda mais bela.

“Montamos uma grande estrutura para receber os vitorienses e o público de todo o estado. E o resultado está sendo a grandiosidade do evento, que está fomentando o turismo e a economia de nossa cidade”, frisou o prefeito Paulo Roberto.

Além do vice-prefeito, professor Edmo Neves, secretários municipais e vereadores, o evento contou a presença da ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, e do ex-senador Armando Monteiro Neto.

A programação da noite também contou com os shows de Victor Leão, Nordestinos dó Forró, Cristina Amaral e Wallas Arrais. A festa segue nesta segunda-feira (27/06), com os shows de Glicio Lee, Pedro Cavalcanti, Forró do Muído, Edu & Maraial e Zé Vaqueiro, a partir das 18h.

POLOS – Quem chegou cedo no Pátio de Eventos curtiu as apresentações na cidade cenográfica. Por lá, além dos personagens, ocorreram os shows de Xexéu Balada e Amoroso do Acordeon.

Já em Pirituba, o último dia de shows do polo contou com muita animação. Logo à tarde, teve encontro de barcamateiros e apresentação de trio pé de serra. À noite, subiram ao palco Amigas do Brega, Slani Vaqueira, William Vieira e Ruan Lenon.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Em noite com show de Zé Vaqueiro, São João da Vitória recebe mais uma vez grande público

O São João da Vitória de Santo Antão segue com muito sucesso. Uma multidão esteve no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues nesta segunda-feira (28/06) para curtir a penúltima noite de shows do Vitória do Pé de Serra. E claro, não faltou animação do início ao fim.

A programação foi aberta com a apresentação das Embaixadoras do Brega. No repertório, canções das antigas e também os sucessos do momento. Em seguida, foi a vez de Edu & Maraial subirem ao palco e agitar o público com grandes clássicos.

Atração mais esperada da noite, Zé Vaqueiro colocou todo mundo para dançar forró, piseiro, vaquejada e até brega. Um grande coral foi formado no pátio de eventos para cantar as músicas do artista pernambucano.

Para fechar a noite em grande estilo, a alegria ficou por conta da banda Fo