Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts

banner no cabeçalho.

---------------------------------CLIQUE NO BANNER E FALE CONOSCO EM NOSSO WHATSAPP--------------------------------------


AKIAGORA

Clique na imagem e contate-nos


AKIAGORA

CASA DO AGRICULTOR

VITÓRIA DE SANTO ANTÃO










-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vitória recebe projeto pioneiro da Abrasel para qualificação do segmento de bares e restaurantes



Nesta segunda-feira (09/08), representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL) participaram de uma reunião com o prefeito, Paulo Roberto, o secretário de Cultura, Turismo e Economia Criativa, Demétrius Lisboa, o secretário de Administração, Joeides Pereira, o controlador do município, Fernando Moura e o secretário da Assessoria Especial, Ozias Velentim. Durante o encontro, foi acordada a implantação de um projeto pioneiro na cidade para a qualificação do trabalho realizado em bares e restaurantes.

De acordo com a diretora-executiva, Rhaissa Soares, a intenção é melhorar os índices do setor. “A ideia é trazer boas práticas e cursos preparatórios para gerar desenvolvimento econômico na área e empregabilidade”, explicou Soares. Atento a fala da diretora, o secretário de Cultura, Turismo e Lazer, Demetrius Lisboa, comemorou a novidade. “Assim conseguiremos abrilhantar mais os restaurantes e bares que temos e que se sobressaem no interior do Estado”, coloca.

“Vitória é uma cidade rica na gastronomia e a ABRASEL vem fomentar ainda mais o comércio de bares e restaurantes no nosso município. Apesar dessa pandemia, que está trazendo prejuízos para nossa economia, Vitória de Santo Antão não parou nesse segmento e, com esse programa, iremos capacitar os profissionais e fazer com que o turista venha para nossa cidade.”, acrescenta o prefeito, Paulo Roberto.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vitória amplia vacinação para pessoas a partir dos 26 anos e trabalhadores da indústria a partir dos 24 anos


A vacinação segue avançando em Vitória de Santo Antão e, a partir deste domingo (08/08), as pessoas a partir dos 26 anos e trabalhadores das indústria a partir dos 24 anos já podem se cadastrar para receber a vacina contra a Covid-19. O cadastro deve ser realizado no site www.vacina.prefeituradavitoria.pe.gov.br, após aprovação o agendamento é feito no mesmo endereço.


Caso tenha dificuldade de realizar o cadastro através da internet, o público também pode fazer a inscrição pessoalmente no Colégio 03 de Agosto ou no Vitória Park Shopping, mas a aplicação da vacina está sujeita a disponibilidade de vagas, podendo não ser realizada no mesmo dia. Ao se cadastrar, todos devem anexar documento com foto, a população geral também precisa colocar o comprovante de residência, já os trabalhadores da indústria precisam anexar a declaração de vínculo com a fábrica de Vitória em que atuam.


A adesão à campanha de vacinação é um fator fundamental para o sucesso na luta contra a Covid-19, segundo a secretária de Saúde, Bruna Dornelas. “A quantidade de óbitos e de pessoas infectadas vem diminuindo nos últimos meses, o que é um reflexo das medidas de controle da pandemia que estamos adotando e, principalmente, do avanço da imunização. Por isso, alertamos que é muito importante que assim que chegar sua vez, não deixe de se vacinar, pois a imunização representa não apenas sua imunização, mas um pacto coletivo pela proteção de todos”, aletar Dornelas.

A vacinação segue de domingo a domingo em quatro polos na cidade. Os pontos do Samu e do Pátio de Eventos Otoni Rodrigues funciona no modelo drive-thru, para pessoas nos carros. Já para o Colégio 03 de Agosto e Vitória Park Shopping, as pessoas devem se dirigir a pé. Os três primeiros locais recebem o público das 8h às 17h, enquanto o do Vitória Park Shopping segue o horário de funcionamento do centro de compras.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória realiza intervenções na entrada da Avenida Mariana Amália



A Prefeitura da Cidade da Vitória de Santo Antão segue com ações de melhorias na área central do município. Visando melhorar o acesso da Avenida Mariana Amália, a gestão iniciou a intervenção na entrada da via. O projeto da área foi apresentado pelo prefeito Paulo Roberto neste domingo (01/08) e está disponível nas redes sociais.

Após estudos da Secretaria de Infraestrutura e Controlo Urbano, além da Agência Municipal de Trânsito e Transporte Coletivo (Agtran), os trabalhos foram iniciados. Com a conclusão da obra no local, quem trafegar na Avenida Henrique de Holanda, sentido Redenção – Cajueiro, vai poder ter acesso à esquerda, descendo a avenida. Já quem trafega pela Mariana Amália, também vai poder subir e virar à esquerda, sentido Cajueiro. As obras vão contemplar, ainda, o acesso da comunidade do Alto do Reservatório, onde fica localizado o CAV/UFPE.

Além de serviços estruturais, haverá mudanças na sinalização vertical e horizontal da área, como semáforos, faixas de pedestres elevadas, além das calçadas. “Estamos trabalhando por Vitória de Santo Antão. Sabemos que temos muito a fazer, mas é com determinação que vamos trazer melhores condições para os nosso munícipes. Esse era um antigo desejo dos vitorienses e hoje estamos tirando do papel”, destacou o prefeito Paulo Roberto.

RUA 24H – Além das obras na avenida, a Prefeitura da Vitória também irá realizar a revitalização da Travessa Capitão Fagundes, conhecida como Beco do Cornélio. A via será transformada no projeto “Rua 24h”, sendo destinada exclusivamente para pedestres. No local, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) já iniciou serviços de saneamento básico, que antes não tinha, e readequação do sistema de abastecimento de água. Após isso, serão iniciadas as obras de requalificação da via (confira o projeto nas redes sociais da prefeitura).



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Feriado Municipal celebra aniversário da Batalha das Tabocas Vitória de Santo Antão.



A cidade de Vitória de Santo Antão celebra nesta terça-feira (03/08), o aniversário da Batalha das Tabocas. As comemorações da data histórica terão início às 7h e contarão com atividades cívicas, culturais e religiosas. A batalha, que se deu em 03 de agosto de 1645, foi o marco inicial da expulsão das tropas holandesas de solo pernambucano durante o ato revolucionário luso-brasileiro chamado de ‘’Insurreição Pernambucana’’, que tinha como objetivo impedir o avanço das frentes estrangeiras na nossa região.

Foi em Tabocas que se deu a primeira formação de um exército nacional brasileiro. O prefeito Paulo Roberto destaca que sem a batalha vitoriosa em solo vitoriense, não haveria as duas outras em Guararapes, destacando a importância desta data não só para Pernambuco, mas para todo o Brasil, diante do fato do nascimento do país enquanto pátria ter se dado naquele local, em Vitória de Santo Antão.

“Em Tabocas, nasceu o sentimento nativista do povo brasileiro. Não podíamos deixar essa data passar em branco. Comemorar o dia 03 de agosto é celebrar a história da nossa nação”, frisa o prefeito Paulo Roberto.

A programação, organizada em conjunto pela Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa e pela Secretaria de Educação, terá início na Praça 03 de Agosto, no bairro do Livramento, onde ocorre o hasteamento das bandeiras, discurso das autoridades, apresentação da Banda Marcial do Colégio 03 de Agosto e a saída da procissão motorizada de Nossa Senhora de Nazaré que terá destino o Monte das Tabocas.

No sítio histórico do Monte das Tabocas, também será realizado o ato de hasteamento das bandeiras e acendimento da pira simbólica, apresentação do andor e a celebração da santa missa, além da apresentação da Banda Marcial do Colégio 03 de Agosto. Os atos serão transmitidos ao vivo no Facebook e YouTube da Prefeitura da Vitória, tendo em vista as restrições provocadas pela Covid-19.

Foto: Djalma Andrade




-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória lança plataforma digital para Orçamento Municipal Participativo


Uma cidade melhor é feita com a participação da população. Com o foco de incluir os munícipes na discussão sobre o futuro da Vitória de Santo Antão, a prefeitura da cidade lançou nesta segunda-feira (12/07) a plataforma digital do Orçamento Municipal Participativo (OMP). Para participar é simples, basta acessar o endereço: www.prefeituradavitoria.pe.gov.br/omp e preencher o formulário.

Com o OMP, o governo municipal definirá as diretrizes, os programas e as ações para os próximos quatro anos. “Por isso, a participação de todos é fundamental para que a gente construa uma cidade melhor para todos”, destaca o prefeito Paulo Roberto.

Através do Orçamento Municipal Participativo, por exemplo, a gestão planeja as prioridades e define o conjunto de frentes em que deverá atuar. “Uma vez pronto o OMP, o Executivo o envia para a Câmara de Vereadores para a apreciação. Só depois, então, é que a gestão municipal elabora o orçamento”, enfatizou Evilson Rêgo, secretário de Planejamento, Orçamento e Captação de Recursos.

Além da plataforma on-line, a próxima etapa das ações do OMP será realizada fisicamente, em seis pontos do município. As atividades estão programadas para ocorrerem até o dia 31 de julho.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Cai a média de idade das vítimas letais da Covid em Vitória



A média de idade de pessoas que morrem pela Covid-19 ou por complicações da doença tem caído em Vitória de Santo Antão. O município da Mata Sul de Pernambuco registrou 105 mortes no primeiro semestre de 2021. Em janeiro, as pessoas com 73 anos, em média, foram as que mais morreram. Essa média caiu para 61 anos no mês passado. Uma diferença de 12 anos. A média geral da idade das vítimas destes primeiros seis meses do ano ficou em 65 anos.

Os dados fazem parte de um levantamento contínuo realizado pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde e Bem-Estar da prefeitura. De acordo com o secretário de saúde de Vitória, Eudes Lorena, isso se deve, principalmente, ao avanço da vacinação no município, que hoje está imunizando pessoas a partir dos 37 anos de idade.

“Temos 4 tipos diferentes de vacinas sendo aplicadas em Vitória. São quatro pontos diferentes de vacinação, com cadastro on-line e presencial, e uma campanha massiva de conscientização para a importância de se completar o esquema vacinal. São 60.581 doses já aplicadas, 72% do total de vacinas que recebemos”, comemora o secretário sobre as 83.608 doses recebidas até final de junho.

A vacinação no município começou no dia 19 de janeiro. No dia 27 do mesmo mês começaram a ser imunizadas pessoas a partir de 85 anos. Com menos de um mês, em fevereiro, passou para pessoas com mais de 80 anos. Caiu para pessoas com 78 e depois para 75 anos. Um período em que a oferta de vacina ainda era muito escassa. Em 22 de maço começaram a ser vacinadas as pessoas com mais de 70 anos. Sete dias depois a faixa etária diminuiu 5 anos, depois para 63, 62 e em 14 de abril começaram as pessoas com 60 anos.

Com a chegada de mais doses ao município, foi possível, no início de junho, reduzir o público em mais três anos. Quatro dias depois contemplou as pessoas com 53 anos, em 11 de junho a faixa etária diminuiu ainda mais. No dia 18 foi realizado um mutirão para aplicação da segunda dose da Coronavac e somente neste dia mais de 2 mil pessoas fecharam seu esquema vacinal. No dia 21, outra queda na faixa etária e, em 29 de junho, pessoas com 41 anos podiam receber as doses da vacina.

A idade das pessoas que morreram varia de 4 a 100 anos de idade, com o registro de apenas duas crianças: a mais nova, uma menina com quatro anos e outra, de 13 anos. Do total de mortos, o maior percentual está entre as pessoas de 60 e 79 anos, representando 47% do total das vítimas. Cento e cinquenta e oito homens (55% do total) e 129 eram mulheres.

Tendência de Queda – Os números do primeiro semestre de 2021 apontam uma tendência de queda das mortes no município. Maio foi o mês com mais mortes, este ano: 33 pessoas, seguido de abril com 21 mortes e março, com 20. Contudo, em junho, os números voltam a cair, com 19 óbitos. Maio de 2020, foi o mês que mais vitorienses perderam a vida para a covid-19. O município registrou, somente naquele mês, 85 mortes. No total, 286 pessoas perderam a vida entre 03 de abril de 2020, quando foi registrado o primeiro óbito no município, até 30 de junho deste ano.

Trabalho de Excelência – No dia 30 de junho o município recebeu a visita de técnicos da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS), que reconheceram como de excelência, as práticas realizadas pelo município no combate ao novo coronavírus. “A ampliação da capacidade de testagem, a forma como vêm trabalhando para ampliar a cobertura vacinal, o que foi posto sobre o impacto das ações desenvolvidas no âmbito assistencial para ter um número menor de óbitos na segunda onda da pandemia são bons indicativos. O trabalho desenvolvido pela nova gestão nos traz esperança de que a população vitoriense está em boas mãos”, pontuou o consultor nacional da Organização, Rodrigo Frutuoso.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Decreto proíbe fogos de artifício e fogueiras no ciclo junino de Vitória

Em decisão tomada na tarde desta sexta-feira (11/06), o prefeito Paulo Roberto anunciou uma medida preventiva para evitar a sobrecarga nos hospitais, principalmente durante o ciclo junino.
Pelo decreto 047/2021, fica proibido em Vitória de Santo Antão, a partir de hoje e enquanto durar o período de estado de calamidade pública, a comercialização de fogos de artifício e similares. Também não será permitido o acendimento de fogueiras, seja em espaço público ou privado.
“A fumaça das fogueiras pode gerar problemas respiratórios nas pessoas, além das queimaduras que também podem ser geradas pelos fogos de artifício, tudo isso junto pode levar a uma sobrecarga nos hospitais e centro de saúde, que já andam com lotação nos leitos de enfermarias e UTIS, seja no SUS, seja pra quem tem plano de saúde”, destacou o prefeito Paulo Roberto.
A decisão foi anunciada em transmissão ao vivo nas redes sociais da prefeitura junto com o secretário de Saúde, Eudes Lorena. “É importante continuarmos pedindo a consciência das pessoas e que não façam festas juninas neste momento junino. É uma tradição importante da nossa gente, sobretudo aqui no Nordeste, mas precisamos ter cautela”, destacou Lorena.

Quem flagrar uma pessoa comercializando, acendendo fogueiras ou soltando fogos de artifício deve denunciar a Polícia Militar pelo 190 ou diretamente no número 3526-8900, do 21º Batalhão da PM, com sede em Vitória. Quem for pego descumprindo o decreto é enquadrado no artigo 268, do código penal, que pune quem infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa, tem pena de detenção, de um mês a um ano, e paga multa.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Variante de Manaus, do coronavírus é detectada em Vitória de Santo Antão


Nesta quinta-feira (10/06), o Governo do Estado divulgou o resultado do sequenciamento genético de amostras positivas para o Coronavírus, colhidas em Vitória de Santo Antão e foi identificada a presença da variante P.1 (conhecida popularmente como variante de Manaus) no município. O dado foi anunciado para a população vitoriense, nesta sexta-feira (11/06) em uma transmissão ao vivo nas redes sociais da prefeitura com a participação do prefeito Paulo Roberto, do secretário de Saúde, Eudes Lorena, e do coordenador da Vigilância Epidemiológica, Ewerton Thiago. 

A variante, que foi identificada inicialmente em Manaus (AM), é a linhagem que predomina atualmente em Pernambuco, de acordo com as análises feitas pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM/ Fiocruz PE) e pelo Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA/UFPE). A ‘P.1’ pode ter impactos no cenário epidemiológico de Vitória, como aponta o secretário de Saúde do município, Eudes Lorena. “Acreditamos que essa variante também é um dos fatores responsáveis pelo aumento do número de casos na nossa cidade”, explicou Lorena. 

A pessoa que foi detectada com a variante em Vitória não vai ter a identidade revelada. Ela apresentou os sintomas da Covid-19 em fevereiro, quando realizou o teste, recebendo o diagnóstico nos primeiros dias de março. O exame foi analisado pelo Laboratório Central de Pernambuco (LACEN/PE), responsável por encaminhar a amostra para sequenciamento na qual divulgou o resultado para o município ontem. 

De acordo com estudo publicado na revista Science do dia 14 de abril deste ano, a variante de Manaus (P.1) do Coronavírus é de 1,7 a 2,4 vezes mais transmissível do que as outras linhagens do vírus. A presença da P.1 é motivo de preocupação para os gestores públicos, pois, do ponto de vista epidemiológico, parece desestabilizar o sistema de saúde principalmente em relação à estrutura de superlotação dos hospitais e muito embora não se tenha evidências de que a cepa seja mais letal.

A prefeitura, através da Secretaria de Saúde, vem reforçando as medidas de combate ao Coronavírus, com ações como ampliação de barreiras sanitárias, a criação de uma central de monitoramento de casos, aumento da frequência de sanitização e endurecimento de medidas restritivas. “Como gestão, vamos continuar trabalhando para combater a proliferação da Covid-19, e contamos com a colaboração de todos para vencermos essa luta. Por isso, pedimos aos cidadãos que não se aglomerem, usem máscaras e álcool 70%”, coloca o prefeito Paulo Roberto.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Secretaria de Saúde da Vitória apresenta balanço positivo do 1º quadrimestre de gestão para Câmara de Vereadores


O relatório do primeiro quadrimestre da gestão da Secretaria de Saúde da Vitória de Santo Antão foi apresentado na manhã desta sexta-feira (11/06), em audiência pública para a Câmara de Vereadores do município. A prestação de contas, que não ocorreu presencialmente na Casa Diogo de Braga devido às medidas restritivas contra Covid-19, foi realizada virtualmente e transmitida pelo canal do YouTube Câmara.


O balanço, conduzida pelo secretário de Saúde, Eudes Lorena, trouxe dados positivos dos primeiros quatro meses de gestão Paulo Roberto em relação ao governo anterior. Quando compara-se o primeiro quadrimestre de 2021 com o terceiro de 2020, registra-se o aumento de 8 novos estabelecimentos de saúde, totalizando 192. A ampliação também é observada ao analisar a produção ambulatorial no primeiro quadrimestre de 2020 e no mesmo período de 2021, tendo sido registrado 174.934 nos quatro primeiro meses do mês do ano passado e 187.530 no mesmo intervalo deste ano.


Nota-se outro avanço no atendimento especializado, com a contratação de mais médicos de especialidades para o município. O quantitativo de alguns desses, como ortopedista, cardiologista e dermatologista, duplicou. Também foram contratados quatro médicos e dois enfermeiros específicos para o tratamento da Covid-19, além de um oftalmologista.


Eudes Lorena avaliou como importantes as ações executadas até o momento. “Prezamos pela transparência e, aqui, estamos prestando contas à sociedade vitoriense, mostrando os avanços que conseguimos alcançar para a melhoria da saúde na cidade. Agradeço a toda a equipe da saúde que vem trabalhando dia e noite para que pudéssemos ter resultados positivos, mas queremos muito mais e vamos continuar nos empenhando para isso”, disse.

Durante a audiência, o secretário também mostrou ações que vêm sendo executadas ao longo desses primeiros meses de governo. No foco, estiveram as medidas de combate a Covid-19, a exemplo da implantação de barreiras sanitárias, da intensificação de medidas restritivas e das fiscalizações da Vigilância Sanitária. Ainda tendo a temática do Coronavírus como pano de fundo, foram criados os projetos da Central de Monitoramento de Casos e o Ressignificando Vidas, plantão de atendimento psicológico para pessoas afetadas pela Covid.


Em outras áreas, a Secretaria de Saúde continuou atuando intensamente e trouxe uma inovação para o município, a criação do Saúde Até Mais Tarde. O programa, que já foi implantado nas unidades básicas de saúde de Pirituba, Maués, Bela Vista e será ampliado para outras localidades, estende o horário de atendimento à população até às 21h. Outra novidade foi a criação do Farmácia Viva, que visa a produção e distribuição de plantas medicinais e fitoterápicos para os comunitários.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prefeitura da Vitória entrega viatura da Brigada Maria da Penha



Com o objetivo de articular a Guarda Municipal à rede municipal de assistência às mulheres vítimas de violência, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão realizou, na manhã desta quarta-feira (02/06), a entrega da viatura da Brigada Maria da Penha, que visa monitorar as mulheres que estão sob medidas protetivas, aumentando a proteção delas.

O ato ocorreu em frente ao Palácio José Joaquim da Silva Filho e contou com a presença do prefeito Paulo Roberto, do vice, Professor Edmo Neves, do secretário de Defesa Social e Segurança Cidadã, coronel Ady Alves, das secretárias Rosa Santana e Cristina Brito, da Mulher e de Assistência Social, respectivamente, e do vereador Marcos da Prestação, autor da lei municipal 4.387/2019, que instituiu o serviço na cidade.

“A Brigada Maria da Penha é mais um ponto importante da nossa gestão. A transversalidade da nossa gestão faz com que todas as secretarias trabalhem em conjunto, no sentido de atender a população com um trabalho que deve ser feito”, frisou o prefeito Paulo Roberto.

Para o coronel Ady Alves, secretário de Defesa Social e Segurança Cidadã, a conquista será promissora no combate à violência. “O serviço será formado com agentes da Guarda Municipal, que estão sendo capacitados para atender as mulheres vítimas de agressão. O principal disso é que a Guarda estará trabalhando em conjunto com as outras forças de segurança, ajudando nesse trabalho tão importante”, disse.

A secretária executiva da Mulher, Rosa Santana, ressaltou que a entrega é um marco para o município. “Esse é o mais importante instrumento que temos hoje na Secretaria da Mulher. Além disso, nós vamos entregar o CEAM, que é o Centro Especializado de Atendimento à Mulher, que onde vamos fazer o acolhimento e depois nós, junto a Guarda Municipal, iremos fazer os acompanhamentos das mulheres que estão com medidas protetivas”, enfatizou.

“A brigada é para a defesa das famílias. As pessoas as vezes tem ideia que Maria da Penha é só em defesa da mulher. Na verdade, ela defende a família e sua integridade. O objetivo hoje é esse, colocar à disposição da população mais um bem”, concluiu Cristina Brito, secretária de Assistência Social.

Para professor Edmo Neves, vice-prefeito, esse é mais um instrumento que chega para integrar a segurança. “Hoje a gente pode perceber em Vitória de Santo Antão a volta das políticas públicas. O que vem se repetindo perto desses seis meses de gestão é a demonstração desse compromisso com Vitória. A cidade é contemplada com o exercício de cidadania e a valorização da segurança”, disse.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Incêndio atinge bloco administrativo do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE


O bloco administrativo do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foi atingido por um incêndio ontem (30). Os vigilantes identificaram imediatamente o foco, deram início aos procedimentos de emergência para tentar conter as chamas e acionaram o Corpo de Bombeiros, que chegou rapidamente e apagou o fogo. Não houve feridos.

De acordo com o diretor do CAV, professor José Eduardo Garcia, a Polícia Federal está investigando as causas do incêndio, em conjunto com a Superintendência de Segurança Institucional (SSI) da Universidade. O reitor Alfredo Gomes visitou o local na manhã de hoje (31) para acompanhar a vistoria que está sendo realizada para uma avaliação dos prejuízos causados pelo fogo.

O bloco está sem água e energia elétrica, pois houve rompimento de três caixas d’água e queima de fiação. O diretor explica que está sendo montado um gabinete temporário em uma sala de aula para as atividades administrativas presenciais. A entrega das declarações para vacinação da comunidade acadêmica, inclusive, está sendo realizada normalmente, de acordo com os critérios da Prefeitura de Vitória.




-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Primeiro fim de semana das novas medidas restritivas tem ações intensificadas e com resultado positivo em Vitória

As ações de combate à Covid-19 foram intensificadas neste final de semana em Vitória de Santo Antão, que contou com novas medidas restritivas, estabelecidas por decreto estadual e municipal, proibindo, inclusive, o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, como praças.

Seguindo as fiscalizações realizadas nos dias de semana, a força-tarefa da Vigilância Sanitária, em parceria com a Polícia Militar, Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros percorreu os bairros do município. Durante a ação, foram orientados 35 bares e lanchonetes, além de partidas de futebol irregulares conforme o decreto. Também foram fechados 12 estabelecimentos comerciais.

Duas festas clandestinas em piscinas, em Ladeira de Pedra, na zona rural, e em Caiçara III, área urbana, foram interrompidas. Nas praças da Matriz, 03 de Agosto, da Restauração e do Matadouro, as equipes dispersaram pessoas e evitaram aglomerações nos locais.

A Prefeitura da Vitória também realizou durante o final de semana, a sanitização de supermercados, das feiras livres dos bairros Lídia Queiroz e Água Branca, além da Avenida Mariana Amália e do ponto de vacinação do Vitória Park Shopping. As barreiras sanitárias nas feiras também estavam realizando distribuição de máscaras e higienização com álcool 70%.

“A parceria e contribuição da população com os protocolos de segurança salva vidas. Unidos, iremos superar esse momento”, frisou a coordenadora da vigilância sanitária, Nathália Álvares.

O trabalho do Governo Municipal contou durante o dia com diversas equipes que juntas somada 45 pessoas nas ruas. Já à noite, foram cerca de 20 pessoas em rondas pela cidade.

Os decretos das medidas restritivas seguem em vigor até o dia 06 de junho. Denúncias de estabelecimentos comercias funcionando irregularmente podem ser realizadas pelo e-mail: ouvidoria@prefeituradavitoria.pe.gov.br. Aglomerações e festas clandestinas devem ser denunciadas no telefone 190 da Polícia Militar, ou diretamente no número 3526-8900, do 21º Batalhão da PM, com sede em Vitória.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“Forró em Casa”: Prefeitura da Vitória publica edital do São João



Como os festejos juninos não devem ocorrer com a presença de público por causa da pandemia da Covid-19, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, lançou um edital que contemplará artistas da cidade em um São João virtual que recebe o nome de “Forró em Casa”, onde haverá apresentações musicais em formato online. As inscrições seguem até o dia 04 de junho, das 8h às 13h, de forma presencial na sede da própria secretaria, situada no prédio da prefeitura.

As lives ocorrem entre os dias 20 e 30 de junho e serão transmitidas nas plataformas digitais dos próprios artistas, tendo duração mínima de uma hora. Só podem participar da programação artistas ou grupos que tenham como gênero musical os ritmos da festa junina e atuação mínima de dois anos. Para a conclusão da inscrição, o interessado obrigatoriamente deverá entregar os documentos exigidos pelo edital junto ao formulário de inscrição preenchido e assinado. A publicação do resultado dos habilitados e inabilitados ocorre no dia 07 de junho, enquanto a divulgação da programação acontece no dia 16 do mesmo mês, no site da Prefeitura da Vitória.

Ainda como prevê o edital, o pagamento dos cachês ocorre a partir do dia 06 de julho. O valor mínimo será de R$ 3.000,00 (três mil reais), e o máximo será de R$ 5.000,00 (cinco mil reais). “A pandemia prejudicou todos os setores, inclusive a classe artística, com o cancelamento de festividades tradicionais. Os artistas não poderiam ficar sem nenhum auxílio nesse momento difícil, por isso, com o aval do prefeito Paulo Roberto, lançamos essa ideia”, explicou Demétrius Lisboa, secretário de Cultura, Turismo e Esportes.


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Governo de Pernambuco anuncia restrições para combater avanço da Covid-19: Saiba como fica em Vitória de Santo Antão

Foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (25/05) as novas medidas restritivas determinada pelo Governo de Pernambuco para o enfrentamento a pandemia da Covid-19. As regras começam a valer a partir desta quarta-feira (26/05) e estão previstas para valer até o dia 06 de junho.

Vitória de Santo Antão está incluída na Macrorregião 1, que contempla também a Região Metropolitana do Recife e outras cidades da Zona da Mata.  Nessa área, apenas atividades essenciais poderão funcionar nos finais de semana. Durante a semana, permanece o esquema atual, com fechamento às 20h.

O decreto do Governador saiu um dia depois que Vitória de Santo Antão registrou o maior número de casos confirmados da Covid-19 este ano, 99 pessoas testaram positivo para a doença. Ao todo, no município, 4.823 existem casos confirmados e 253 óbitos pela decorrente do novo coronavírus.

O Estado também registrou um número alarmante na segunda-feira (24/05). Pernambuco registrou o maior número de paciente em espera por um leito de UTI. Trezentas e sessenta e quatro pessoas estavam na espera por uma vaga. Este é o maior número registrado no Estado desde o início da pandemia, em março de 2020.

O QUE PODE FUNCIONAR – Saiba o que é considerado essencial e, de acordo com o decreto do Governo do Estado, poderá funcionar em Vitória de Santo Antão, nos horários onde apenas atividades essenciais estão liberadas. O que não constar na lista abaixo  terá que permanecer fechado durante a semana depois das 20h e nos finais de semana.

ESTABELECIMENTOS E SERVIÇOS AUTORIZADOS A FUNCIONAR, DE FORMA PRESENCIAL, NO PERÍODO DE 26 DE MAIO A 6 DE JUNHO DE 2021:

– Serviços públicos municipais, estaduais e federais, inclusive os outorgados ou delegados, nos âmbitos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, dos Ministérios Públicos e dos Tribunais de Contas, e representações diplomáticas, devendo ser priorizado o teletrabalho; 
– farmácias e estabelecimentos de venda de produtos médico-hospitalares; 
– postos de gasolina, inclusive loja de conveniência, apenas para ponto de coleta; 
– serviços essenciais à saúde, como médicos, clínicas, hospitais, laboratórios e demais estabelecimentos relacionados à prestação de serviços na área de saúde, observados os termos de portaria ou outras normas regulamentares editadas pelo Secretário Estadual de Saúde; 
– serviços de abastecimento de água, gás e demais combustíveis, saneamento, coleta de lixo, energia, telecomunicações e internet; 
– clínicas e os hospitais veterinários e assistência a animais, inclusive em shopping centers; 
– serviços funerários; 
– hotéis e pousadas, incluídos os restaurantes e afins, localizados em suas dependências, com atendimento restrito aos hóspedes; 
– serviços de manutenção predial e prevenção de incêndio; 
– serviços de transporte, armazenamento de mercadorias e centrais de distribuição; 
– estabelecimentos industriais e logísticos, bem como os serviços de transporte, armazenamento e distribuição de seus insumos, equipamentos e produtos; 
– lojas de veículos e oficinas de manutenção e conserto de máquinas, equipamentos, veículos leves e pesados e, em relação a estes, a comercialização e serviços associados de peças e pneumáticos; 
– restaurantes, lanchonetes e similares, por meio de entrega a domicílio, em ponto de coleta, na modalidade drive thru, e para atendimento presencial exclusivo a caminhoneiros, sem aglomeração;
– serviços de auxílio, cuidado e atenção a idosos, pessoas com deficiência e/ou dificuldade de locomoção e do grupo de risco, realizados em domicílio ou em instituições destinadas a esse fim; 
– serviços de segurança, limpeza, vigilância, portaria e zeladoria em estabelecimentos públicos e privados, condomínios, entidades associativas e similares; 
– imprensa; 
– serviços de assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade; 
– transporte coletivo de passageiros, incluindo taxis e serviços de aplicativos de transporte, devendo observar normas complementares editadas pela autoridade que regulamenta o setor; 
– supermercados, padarias, mercados e demais estabelecimentos voltados ao abastecimento alimentar da população;  
– atividades de construção civil;  
– processamento de dados e call center ligados a serviços autorizados a funcionar; 
– serviços de entrega em domicílio de qualquer mercadoria ou produto; 
– serviços de suporte portuário, como operadores portuários, agentes de navegação, praticagem e despachantes aduaneiros; 
– pesca artesanal; 
– lojas de materiais e equipamentos de informática; 
– lojas de defensivos e insumos agrícolas; 
– casas de ração animal e petshops; 
– bancos e serviços financeiros, inclusive lotéricas; 
– oficinas e assistências técnicas em geral; 
– lojas de material de construção e prevenção de incêndio; 
– lojas de produtos de higiene e limpeza;
– depósitos de gás e demais combustíveis; 
– lavanderias; 
– prestação de serviços de advocacia urgentes, que exijam atividade presencial;  
– estabelecimentos de aviamentos e de tecidos, exclusivamente para o fornecimento dos insumos necessários à fabricação de máscaras e outros Equipamentos de Proteção Individual – EPI`s relacionados ao enfrentamento do coronavírus;  
– restaurantes, lanchonetes e similares localizados no Ceasa, bem como em unidades hospitalares e de atendimento à saúde e no aeroporto ou terminal rodoviário, desde que destinados exclusivamente ao atendimento dos trabalhadores, de profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes, e passageiros, respectivamente; 
– prestação de serviços de contabilidade urgentes, que exijam atividade presencial;
– lojas e estabelecimentos situados em shopping centers e similares, por meio de entrega em domicílio e/ou como ponto de coleta no estacionamento, na modalidade drive thru;
– estabelecimentos voltados ao comércio atacadista; 
– atividades de engenharia, arquitetura e urbanismo para situações urgentes e de apoio à construção civil;
– estabelecimentos públicos e privados de ensino, para preparação, gravação e transmissão de aulas pela internet ou por TV aberta, e o planejamento de atividades pedagógicas; e
– óticas.




------------------------------------------------------------------------------------------------

Divulgada lista de habilitados no auxílio emergencial do Carnaval da Vitória




A Prefeitura da Vitória de Santo Antão divulgou, nesta terça-feira (18/05), a lista de habilitados no auxílio emergencial José Varela, criado pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, e que beneficia entidades carnavalescas, grupos e trabalhadores prejudicados pela ausência da festa por conta da Covid-19. O resultado está disponível no site do oficial do Município: www.prefeituradavitoria.pe.gov.br.

O auxílio beneficia 423 pessoas, que fazem parte das categorias: agremiações carnavalescas, músicos, vocalistas, orquestras de frevo, grupos teatrais, grupos de dança, artistas plásticos, barraqueiros, gasoseiros, cordeiros, seguranças, técnicos de som, vendedores autônomos de abadás e kits de blocos e agremiações, vendedores informais de adereços carnavalescos, bombeiros civis, compositores de músicas carnavalescas no Carnaval de 2020.

De acordo com a secretaria, não houve inscritos nas categorias: proprietários de estúdios de som, motoristas de carro de som e de tratores que prestaram serviços a blocos, cozinheiros (as) ou fornecedores de refeições e cafés da manhã para blocos e agremiações.

“Os documentos passaram pela análise da comissão, formada por integrantes da secretaria e do Conselho Municipal de Cultura, e todos aqueles que se enquadraram nos critérios presentes no edital, terão direito aos valores estabelecidos, que chegam num momento de crise em todos os setores”, explicou Demétrius Lisboa, secretário de Cultura, Turismo e Esportes.

O processo para pagamento tem início no dia 31 de maio. As agremiações carnavalescas receberão o valor máximo de 100% sobre o valor recebido na subvenção do Carnaval de 2020. Orquestras, grupos teatrais, vocalistas, músicos, artistas plásticos e grupos de dança, receberão até 100% do valor recebido no mesmo período. Já as demais categorias, o valor será limitado em R$ 110 por pessoa.




___________________________________________________________________________________

Prefeitura da Vitória viabiliza transporte para Gestantes e puérperas de Vitória serem vacinadas contra Covid-19 em Jaboatão






A Secretaria de Saúde da Prefeitura da Vitória de Santo Antão divulgou como será o cadastro e transporte de gestantes e mulheres que tiveram filhos há até 45 dias (puérperas) que serão vacinadas contra Covid-19 no polo regional instalado no município de Jaboatão dos Guararapes. Para se cadastrar, as mulheres nas condições descritas já devem procurar a unidades básica de saúde em que fazem o acompanhamento. Caso sejam de área descoberta ou sejam atendidas na rede particular, devem ir até o Centro de Saúde da Mulher (Cesmu) na Avenida Silva Jardim, na Matriz.

Tanto no momento do cadastro como no da vacinação, além do documento original com foto e comprovante de residência, as gestantes também precisarão apresentar cartão gestante, ultrassonografia ou exames do pré-natal, já as mulheres de resguardo, devem levar declaração ou certidão de nascimento do filho. As informações serão enviadas pela secretaria de Saúde de Vitoria, via formulário, para a gestão de Jaboatão, e quando o cadastro for aprovado, a Secretaria de Saúde de Vitória avisará as cadastradas.

Após a aprovação, as mulheres poderão se dirigir ao polo de vacinação em Jaboatão, que fica no Centro Cultural Miguel Arraes, na Avenida Júlio Maranhão, em Prazeres (em frente à estação de metrô de Cajueiro Seco). Quem não tiver como se deslocar até o lugar, deve comunicar na hora do cadastro para poder utilizar um transporte gratuito oferecido pela própria secretaria de Saúde de Vitória.

“Para que nenhuma gestante ou puérpera deixe de se vacinar por falta de meio de locomoção, disponibilizaremos um veículo para levá-las, nas quartas e sextas feiras”, explica o Secretário de Saúde, Eudes Lorena. O transporte sairá às 13h da Secretaria de Saúde.

A medida foi necessária após o Ministério da Saúde vetar a utilização da vacina AstraZeneca para grávidas e mulheres que tiveram filhos há até 45 dias (puérperas) e o Governo de Pernambuco criar polos regionais para que esses grupos possam receber a imunização com a vacina do laboratório Pfizer.

A campanha de vacinação em Vitória de Santo Antão continua ocorrendo normalmente. No momento, seguem sendo vacinados idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades, com Síndrome de Down e com deficiência, essas últimas, quando cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC).




______________________________________________________________________________

Vitória registra quatro mortes violentas em apenas três dias



As mortes violentas letais intencionais voltaram a acontecer em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata. Em apenas três dias, o município registrou quatro homicídios, sendo três na área urbana e um na rural.

Tudo começou na última sexta-feira (14), quando o jovem de 21 anos, identificado como Arthur Gomes da Silva foi encontrado morto com um tiro na cabeça. O primeiro caso aconteceu na Rua São Francisco, do bairro Loteamento Real. A motivação, segundo a polícia, seria o envolvimento com o tráfico de entorpecentes, tendo em vista, pela vítima ter passagem pelo sistema prisional.

No sábado (15) à noite, outro caso somou as estatísticas e a comunidade de Doutor Alvinho foi o cenário usado para vitimar José Paulo Bezerra, de 64 anos. Ele, segundo a Polícia Civil, foi alvejado com vários tiros na região da face e costas. Moradores disseram terem ouvido mais de oito disparos, no entanto, ninguém soube testemunhar o crime.

Para agravar os casos, na manhã do domingo (16), José Wilker Bernardo de Oliveira, 25 anos, foi morto a tiros. Segundo o boletim de ocorrências, o rapaz foi alvejado com tiros de pistola e de espingarda calibre 12 no Sítio Açude Grande, localizado na área rural do município. Testemunhas disseram que o jovem estava bebendo com um amigo, quando foi surpreendido por uma dupla de moto. Ainda segundo testemunhas, ele tentou fugir, mas foi alcançado e executado. Moradores encontraram cápsulas das munições deflagradas.

Familiares de José Wilker contaram em depoimento à corporação que ele não tinha passagem pelo sistema prisional. Uma consulta foi realizada no portal da Secretaria de Defesa Social (SDS) e nada foi constatado. Segundo o Instituto de Criminalística, seis disparos atingiram o jovem.  

À noite, outra morte violenta ocorreu, desta vez no Alto Nossa Senhora do Amparo. A vítima foi um ex-presidiário com várias passagens criminais, inclusive por homicídios. José Adriano da Silva foi surpreendido e morto a tiros em uma das ruas da comunidade. Sem chances de fugir, ele tombou sem vida em via pública.

Os casos estão sendo investigados pelo delegado adjunto Victor Azoubel, da 17ª Delegacia de Polícia de Homicídios, sediada em Vitória. Os corpos foram encaminhados ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife.


__________________________________________________________________

Em Vitória, campanha “Faça Bonito” terá lives contra exploração sexual



Tem início na próxima segunda-feira (17), a programação da campanha “Faça Bonito”, em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em Vitória de Santo Antão. A data é comemorada na terça, dia 18, e foi instituída pela Lei Federal 9.970/00. No município, as atividades são organizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), vinculado à Prefeitura da Vitória.

No primeiro dia do evento, haverá entrevistas educativas em emissoras de rádio, tratando a respeito da temática. Já na terça (18) e quarta-feira (19), haverá lives com especialistas na abordagem do assunto. No primeiro dia de entrevistas, o convidado será o psicólogo Romero Silva, técnico do Gabinete Jurídico de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP), que discorrerá acerca do tema “enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes”.

Na quarta, ocorrem duas entrevistas. Na primeira, às 19h30, a psicóloga Tathyane Lira, Mestre em Psicologia, Processos Psicossociais, Poder e Práticas Coletivas (UFPE), chega abordando a temática “abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes: Quais as repercussões psicológicas?”. Em seguida, às 20h, a delegada Vilaneida Aguiar, traz o tema “prevenção e repressão à violência contra crianças e adolescentes”.

“Devido à pandemia, a nossa programação será exclusivamente sem o contato presencial do público, mas não poderíamos deixar a data passar em branco. Trouxemos para as nossas lives, profissionais dedicados à temática, que além de transmitirem seus conhecimentos, vão orientar e educar as pessoas que estiverem nos assistindo”, frisou Leonardo Araujo, presidente do Comdica.

SOBRE A DATA

A data foi escolhida nacionalmente para relembrar o bárbaro crime contra uma garota de apenas 8 anos, morta na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, em 18 de maio de 1973. A jovem foi raptada, estuprada e teve sua dignidade retirada por jovens de classe média alta. Apesar de ter chocado o país, o crime que ficou conhecido como “Caso Araceli”, até hoje, segue impune.

_______________________________________________________________________________

Prefeitura da Vitória anuncia conquistas para agentes comunitários de saúde e de endemias

Em nova reunião com representantes dos agentes comunitários de saúde e de endemias, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão anunciou, nesta quarta-feira (12/05), conquistas para as categorias. A comissão foi recebida pelo prefeito Paulo Roberto e secretários municipais no Palácio José Joaquim da Silva Filho. Foram acordadas, dentro da legalidade, reivindicações desses profissionais que há 4 anos se arrastavam sem uma resolução.

“A sociedade vitoriense é que sai ganhando. Eles são o elo principal entre comunidade e saúde do nosso município. Merecem ter os seus direitos e seus deveres também acordados respeitados. Parabéns a cidade da Vitória por esse triunfo no período que estamos na luta contra a Covid-19. Uma categoria que se sente valorizada valoriza o seu município”, disse o prefeito Paulo Roberto.

Na reunião, o gestor também assinou a adesão ao programa Saúde com a Gente. “Esse programa assinado pelo nosso gestor visa qualificar esses profissionais com a formação de curso técnico, o que vai dar um melhor desempenho da sua função junto à população na atenção básica, que é a porta de entrada dos cidadãos nos serviços de saúde”, destacou Eudes Lorena, secretário de Saúde.

Também foi anunciado o envio à Câmara de Vereadores do projeto de lei do Previne Brasil, programa que estabelece um pagamento financeiro por incentivo ao desempenho dos agentes comunitários de saúde e de endemias, além dos demais profissionais que compõem a atenção básica. Os profissionais também serão contemplados com novos fardamentos, nos próximos dias.

“É um momento muito importante, em que a gente sai com muitos pontos positivos. O prefeito se sensibilizou e atingiu os nossos objetivos, que são: condição de trabalho, reconhecimento e valorização de toda a categoria”, celebrou a secretária geral do SINDACS PE e diretora executiva da Fenasce, Ilze Mendes.



_________________________________________________________________________________

Contemplados no auxilio carnavalesco devem ser divulgados no próximo dia 18





Mais de 400 representantes de entidades carnavalescas de Vitória de Santo Antão se inscreveram no Auxílio Carnavalesco José Varela. O benefício oferecido criado pela Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, da Prefeitura da Vitória de Santo Antão, presta assistência financeira às entidades carnavalescas prejudicadas pela ausência da festa por conta da Covid-19.

O projeto foi assinado pelo prefeito Paulo Roberto, no Sábado de Zé Pereira (13/02), e passou pelas comissões da Câmara de Vereadores até começar a vigorar. As inscrições tiveram início no dia 26 de abril, de forma presencial, na Escola Municipal Josefa Álvares da Silva, com atendimento de uma pessoa por vez, e seguiram até a última sexta-feira (07). A lista dos aprovados deve ser divulgada no dia 18 de maio no site da Prefeitura da Vitória. Já os pagamentos, têm início no dia 31 do mesmo mês.

“Os documentos passarão pela análise da comissão que organiza o projeto e todos aqueles que se enquadrarem nos critérios presentes no edital, terão direito aos valores estabelecidos, que chegam num momento de crise em todos os setores. A paciência foi muito importante nessa caminhada, pois toda a iniciativa que envolve valores passa por um criterioso processo administrativo até começar a valer”, explicou Demétrius Lisboa, secretário de Cultura, Turismo e Esportes.

Neste auxílio, as agremiações carnavalescas receberão o valor máximo de 100% sobre o valor recebido na subvenção do Carnaval de 2020. Orquestras, grupos teatrais, vocalistas, músicos, artistas plásticos e grupos de dança, receberão até 100% do valor recebido no mesmo período. Já as demais categorias, o valor será limitado em R$ 110 por pessoa.

CONTEMPLADOS – Agremiações carnavalescas, músicos, vocalistas, orquestras de Frevo, grupos teatrais, grupos de dança, artistas plásticos, barraqueiros, gasoseiros, cordeiros, seguranças, vendedores autônomos de abadás e kits de blocos e agremiações, vendedores informais de adereços carnavalescos, bombeiros civis, compositores de músicas carnavalescas, técnicos de som, proprietários de estúdios de som, cozinheiros (as) ou fornecedores de refeições e cafés da manhã para blocos e agremiações, motoristas de carro de som e de tratores que prestaram serviços a blocos e agremiações no Carnaval de 2020.

__________________________________________________________________________________

Prefeitura da Vitória antecipa o 13º salário


Será pago, no final do mês de maio, a primeira parcela do décimo terceiro salário aos servidores efetivos, aposentados e pensionistas do VitóriaPrev. Seguindo o calendário, no mês de junho, será feito o pagamento do 13° salário dos servidores comissionados do município.

“A antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas é mais uma das medidas do governo para enfretamento dos reflexos da pandemia do novo Coronavírus, na economia da nossa cidade, Vitória de Santo Antão. Assim, reforçamos o nosso compromisso e a valorização dos servidores públicos municipais”, disse o prefeito Paulo Roberto.

De acordo com o secretário de Gestão de Pessoas, Alex Vasconcelos, essa medida integra as ações de valorização do funcionalismo público municipal. “Em Vitória, o Governo do prefeito Paulo Roberto mantém o equilíbrio das contas públicas, assegurando o seu compromisso com os servidores e os investimentos em diversas áreas da gestão municipal, respeitando, assim, a legalidade, o compromisso e a valorização de todos. É dessa maneira que vem trabalhando o prefeito Paulo Roberto!”, disse Vasconcelos.

________________________________________________________________________________

Prefeitura implanta a terceira unidade básica de saúde com o programa Saúde Até Mais Tarde no bairro do Maués


Na noite desta quarta-feira (12/05), a Unidade Básica de Saúde do bairro do Maués, começou a funcionar dentro do programa Saúde Até Mais Tarde, que estende a prestação de serviços nos postos de saúde até às nove da noite. A instalação faz parte de mais uma ação da Secretaria de Saúde da Prefeitura da Cidade da Vitória de Santo Antão. Agora são três os Postos de Saúde que ficam abertos até às 21h, além do Maués, também o de Pirituba e da Bela Vista.


“Com o Saúde Até Mais Tarde o vitoriense poderá ser consultado sem que precisem faltar no trabalho”, disse Eudes Lorena, secretário de Saúde.
A ideia do projeto é contemplar principalmente os trabalhadores que não podem ir até às unidades de saúde durante o horário de expediente comercial. Na unidade do Maués é ofertada assistência médica, odontológica e de enfermagem, estando todas elas disponíveis em horário ampliado.


“O nosso principal objetivo é cuidar da saúde da nossa população. Estamos selecionando unidades com localidades estratégicas que possam atender o máximo de pessoas e com um excelente serviço prestado pelo profissionais capacitados que estão trabalhando.” concluiu o prefeito Paulo Roberto, que confirmou que em breve, outras unidades de saúde também serão contemplados com o programa Saúde Até Mais Tarde.

__________________________________________________________________________________

Em Vitória, pontos de vacinação recebem o Projeto Bolsa Itinerante

Os vitorienses que precisam de atendimento relacionado ao programa Bolsa Família podem contar com mais dois pontos de atendimento instalados em locais distintos da cidade. Isso porque a Secretaria de Assistência Social aproveitou a campanha de vacinação contra a Covid-19 para colocar em prática uma estratégia de atendimento exclusiva para os beneficiários do programa.

A medida tem como objetivo principal reduzir o fluxo de pessoas no núcleo do Bolsa Família, situado no prédio da Prefeitura da Vitória, ajudando assim a evitar aglomerações e manter o distanciamento social. A iniciativa recebeu o nome de Bolsa Itinerante e atende demandas como cadastramento do CadÚnico, geração do NIS, desbloqueio do benefício e atualização de cadastros.

Os atendimentos itinerantes ocorrem em dois locais de vacinação: no Colégio 03 de Agosto e no Vitória Park Shopping, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h e devem durar por toda a campanha de vacinação. “Essa ação contempla a todos: o público que vai vacinar, as pessoas que vão fazer o cadastro para agendar a vacina, além dos beneficiários do programa em geral. A ideia foi descentralizar o atendimento para evitar que as pessoas se aglomerem e fiquem vulneráveis à doença”, destacou Washington Barros, gestor do Bolsa Família em Vitória.

_________________________________________________________________________________

Mais cinco empresas apresentam intenção de se instalar em Vitoria de Santo Antão


Na manhã desta terça-feira (11/05), o prefeito Paulo Roberto se reuniu com os representantes das empresas Executar Projetar, G7 Informatic, Brasil Empreendimentos, Biomassa e a Supranor, que manifestaram a intenção de se instalar no parque industrial em Vitória de Santo Antão. Os empreendimentos são de diversos setores como empresas voltadas para engenharia e tecnologia, montadora de produtos eletrônicos, pescados, produção de biomassas para diversificação da matriz energética e fabricação de alimentação animal.

A previsão é que juntas possam gerar mais de 500 empregos diretos, além dos empregos indiretos que já vão aparecer na construção das empresas. “É importante destacar que todas essas empresas irão fomentar a economia local e possuem potencial para atrair outros empreendimentos. Todas elas vão gerar pequenas empresas ao redor que vão fornecer componentes e mão de obra” destacou o advogado Thales Cabral, que representa todas as empresas.

“A reunião foi bastante positiva devido ao fato de o prefeito Paulo Roberto ter visão e nos proporcionar um ambiente de negócio, onde temos o apoio para poder investir e gerar emprego e renda para a cidade” disse o presidente do grupo Executar Projetar, Eduardo Cunha. Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Alexandre Ferrer, tudo é fruto de uma gestão pautada no crescimento do município. “O prefeito Paulo Roberto sabe dialogar com os empresários e expande Vitoria de Santo Antão de forma que mais empresas se instalem na cidade” ressaltou o Ferrer.

A previsão é que até dezembro as empresas estejam operando. “Foi uma reunião exitosa e com tudo para que as empresas se solidifiquem na cidade, gerando emprego e oportunidades para a população. E estamos felizes porque sabemos que mais empresas virão para a nossa Vitória”, concluiu o prefeito.

_________________________________________________________________________________

Vitória começa a vacinar idosos e professores contra a Gripe nesta terça (11/05)

Nesta terça-feira (11/05), a Secretaria de Saúde da Vitória de Santo Antão inicia mais uma fase da vacinação contra a gripe comum (influenza). Agora chegou a vez dos idosos e professores receberem a vacina para influenza, depois de já terem sidos imunizados as gestantes, mulheres recém paridas, crianças de 6 meses a 6 anos e trabalhadores da saúde.

O imunizante está sendo aplicado nas unidades básicas de saúde. Os idosos precisam apresentar apenas um documento de identificação com foto. Os professores apresentam além do documento de identificação, uma declaração da instituição de ensino ao qual estão vinculado. O imunizante protege contra três cepas da gripe: Influenza A (H1NI), Influenza A (H3N2) e Influenza B. O objetivo da vacinação é evitar complicações decorrentes da gripe e diminuir a circulação do vírus.

Ao mesmo tempo que ocorre a campanha contra a gripe, também está em curso a imunização contra o Coronavírus, sendo importante respeitar um espaçamento de segurança entre as aplicações dos dois tipos de vacina. “De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, é preciso aguardar o intervalo de 14 dias entre as vacinas”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Camila Karina.

A campanha de imunização contra influenza segue no município até o dia 09 de julho, e a próxima fase tem início dia 09 de junho. Nela, serão contempladas pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, força de segurança e salvamento, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

_____________________________________________________________________________

Após manutenção, viaturas da Guarda Municipal de Vitória voltam a contribuir com a segurança pública


A Prefeitura da Vitória de Santo Antão realizou, na manhã desta sexta-feira (07/05), a entrega de viaturas para a Guarda Municipal. Dois veículos e cinco motocicletas que estavam quebrados passaram por manutenção mecânica, além da instalação de novos equipamentos, e foram reativadas para reforçar a segurança pública do município.

“Esse é um pequeno exemplo do compromisso da gestão com a população de Vitória. Estamos capacitando nossos agentes e vamos realizar uma ação integrada com a polícia e o Corpo de Bombeiros, aproximando a guarda e servindo a população”, destacou o coronel Ady Alves, secretário de Defesa Social e Segurança Cidadã.

Antes, a frota da Guarda contava com apenas um veículo prestando serviço à população. Com a entrega desta sexta, somada as duas viaturas já entregues à Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) no início de abril, a frota completa o total de quatro carros e cinco motos.

“A Guarda Municipal está sendo valorizada na nossa gestão. Esses veículos devem ajudar em operações e fiscalizações, tendo em vista que a guarda é uma força auxiliar, que só contribuirá com uma cidade tranquila e longe da criminalidade”, destacou o prefeito.

___________________________________________________________________________________

AMAVISA programa operações de áreas com drone para monitoramento ambiental no município

AMAVISA programa operações de áreas com drone para monitoramento ambiental no município



A Agência Municipal de Meio Ambiente (AMAVISA) realizou treinamento para operadores de Veículos Aéreos Não Tripulados, conhecidos como drones, abordando a regulamentação de uso, vigilância ambiental e prática de pilotagem.

“O objetivo é programar operações no município utilizando as imagens de tomadas áreas para o monitoramento ambiental e ações que visam a conservação e preservação do meio ambiente”, destacou Péricles Tavares, diretor-presidente da AMAVISA.

Os dados levantados poderão ajudar os técnicos a ter mais informações reais e, assim, aplicar em: processos de Licenças e cadastros ambientais, estudos de impactos ambientais, proteção da fauna e flora selvagens e controle ambiental dos empreendimentos.



________________________________________________________________________________

Trabalho de campo dos Agentes de Combate às Endemias de Vitória passa a ser realizado com smarthphones

Trabalho de campo dos Agentes de Combate às Endemias de Vitória passa a ser realizado com smarthphones

Na manhã desta quarta-feira (05/05), os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) de Vitória de Santo Antão receberam smarthphones que passarão a ser utilizados no trabalho de monitoramento e consolidação de dados referentes à ocorrência de arboviroses (dengue, zika e chikungunya). A entrega foi realizada pela Secretaria Estadual de Saúde e contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Eudes Lorena, e da coordenadora de Vigilância em Saúde Ambiental, Graziela Cavalcante.

Com os aparelhos celulares, os profissionais terão acesso ao aplicativo e-visit@PE, que permite o cadastro das informações colhidas nas visitas domiciliares, substituindo o preenchimento de boletins diários em papel e evitando a necessidade de digitação pós-visita. Assim, além de mais sustentável, o app proporcionará mais agilidade ao trabalho dos ACEs.

“O uso dos smarthphones representa uma inclusão de tecnologia na rotina de trabalho desses profissionais, sendo possível o registro dos casos das arboviroses em tempo real, inclusive, com imagens dos territórios onde ocorrerem as notificações. Assim, teremos acesso mais rapidamente às informações para tomarmos providências quanto às medidas de enfrentamento às doenças que afetam a população”, destacou o Secretário de Saúde, Eudes Lorena.

O e-visit@ permite ainda que os agentes localizem os imóveis a serem visitados, selecionem o tipo de visita a ser feita e digitem dados como focos encontrados e tratados. Todo material colhido pode ser compartilhado com os gestores municipais e estaduais. “O aplicativo facilita a tomada das decisões pela gerência para o planejamento das medidas que devem ser adotadas”, explica Nívia Carla, coordenadora da Vigilância Ambiental da I Gerência Regional de Saúde (I GERES).

Na ocasião, que seguiu todos os protocolos sanitários contra a Covid-19 e contou com um número reduzido de pessoas, foram entregues 10 smarthphones, e outros 41 serão enviados ao longo das próximas semanas para serem usados por ACEs, coordenadores, supervisores e técnicos da Vigilância em Saúde Ambiental.

A novidade foi aprovada pelos profissionais. “Essa ferramenta é muito importante para o nosso dia a dia, tornando o nosso trabalho mais eficiente”, comemora a supervisora de campo dos ACEs Érica de Lira.




___________________________________________________________________________________

Vitória amplia lista de comorbidades para receber imunizante contra Covid-19

No município de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul, as pessoas de 55 a 59 anos que apresentem comorbidades terão direito à vacinação contra a Covid-19. Para receber a imunização, que começa nesta quarta-feira (5), é preciso realizar o cadastro no site www.vacina.prefeituradavitoria.pe.gov.br.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os imunizantes serão destinados ao público com: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas grave; Hipertensão arterial resistente e nos estágios 1,2 e 3 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca; Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias ; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatia congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Anemia falciforme; e Cirrose hepática.

“Os pacientes que tiverem dúvida sobre o enquadramento nesse grupo de vacinação devem procurar seu médico para esclarecer sobre a condição que se encontra e apresentar um laudo para agendar a vacinação e também apresentar no dia da vacinação. Temos o tele-covid que pode também ajudar o usuário do SUS a esclarecer outras dúvidas”, explicou o secretário de Saúde de Vitória de Santo Antão, Eudes Lorena. O município recebeu 3840 novas doses da vacina tipo AstraZeneca ontem (4), e por isso ampliou a lista de comorbidades que dão direito à vacinação contra a doença.

Desde a última segunda-feira (3), a Secretaria Municipal de Saúde vacina pessoas de 18 a 59 anos que sejam imunossuprimidas, transplantadas; portadoras de HIV; ou que tenham doença renal crônica em diálise; obesidade mórbida (com Índice de Massa Corporal igual ou maior que 40); além de Gestantes e mulheres recém paridas com comorbidades. E ainda começaram a ser imunizados cidadãos de 55 a 59 anos com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Agendamento
A secretaria orienta que para o novo grupo poder se vacinar, é preciso realizar o cadastro no site www.vacina.prefeituradavitoria.pe.gov.br. No sistema, além de colocar o comprovante de residência e documento com foto, deve-se anexar, como explicou o secretário Lorena, a declaração de comorbidades (existe um modelo disponível no mesmo site e também nas unidades básicas de saúde). A documentação, incluindo CPF, também deve ser apresentada no dia da vacinação.

Pontos de Vacinação
As vacinas estão sendo aplicadas, de domingo a domingo, no Colégio 03 de Agosto, no Vitória Park Shopping e no drive-thru instalado na sede do Samu.

Outro polo de vacinação funciona, de quinta a sábado, também para pessoas de carro, no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues. No Colégio 03 de Agosto e no Vitória Park Shopping também está sendo realizado o cadastro para que as pessoas sejam vacinadas.


__________________________________________________________________________________

Vitória registra o segundo homicídio do mês de maio



A segunda morte violenta do mês de maio foi registrada na noite desta segunda-feira (03) em Vitória de Santo Antão. Por volta das 18h, um rapaz identificado apenas como Joelson Lima foi surpreendido por uma dupla armada em uma motocicleta. Os suspeitos se aproximaram e efetuaram tiros – fugindo sem serem identificados.

O crime aconteceu no Alto Nossa Senhora do Amparo, em uma ladeira que dá acesso a via principal do bairro. Os moradores não forneceram mais detalhes sobre o crime.

De acordo com o registro policial, Joelson era ex-presidiário com passagens por estupro, furto e invasão a domicílio. Ainda segundo a polícia, ele estava em liberdade a pouco tempo.

A 17ª Delegacia de Polícia de Homicídios já deu início as investigações. O corpo foi removido pelo Instituto de Medicina Legal (IML).



___________________________________________________________________________________

Visando expansão industrial, prefeito Paulo Roberto visita Copergás.

Na tarde desta terça-feira (04), o prefeito da Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, esteve na sede da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), no Recife, para tratar de temáticas diversas de interesse da população vitoriense. Entre as pautas, tratou-se a respeito das indústrias que devem se instalar no município priorizarem o gás natural em seus processos produtivos. O gás, além de atender aos princípios de sustentabilidade, é um item economicamente viável e de atratividade elevada para os investidores.

Na visita, o gestor esteve ao lado do deputado estadual Joaquim Lira e foi recebido pelo presidente da entidade, André Campos, que conheceu através de uma apresentação, as principais referências da cidade no setor econômico. No encontro, a cúpula da companhia se colocou à disposição da Prefeitura da Vitória para formar parcerias e colaborar no fornecimento de gás ao complexo industrial do município.

O encontro serviu também para idealizar a logística envolvendo essa fonte de energia nas empresas que entregaram carta de intenção para se instalarem em Vitória nos próximos meses. “Já temos empresas em nossa cidade que fazem o uso do gás natural e isso abre possibilidades para que outras venham se estabelecer por aqui, gerando oportunidades de trabalho. Nós fomos atrás de ampliar essa condição para o nosso município, que com muito trabalho viverá uma expansão na área da industrial”, destacou Paulo Roberto.

A Copergás foi fundada em 17 de setembro de 1992, começando a operar dois anos depois. Atualmente, odoriza, canaliza e distribui gás aos mercados comercial, automotivo, hospitalar, termoelétrico, de cogeração de energia e a Refinaria Abreu e Lima, tendo a capacidade de produção diária de 4,8 milhões de metros cúbicos do combustível. A empresa também fomenta instituições no campo da responsabilidade social, atendendo a quatro pontos específicos, como esportes, cultura, educação e meio ambiente.

________________________________________________________________________________

Prefeitura da Vitória realiza intervenções em estradas da zona rural


Com objetivo de proporcionar melhores condições de acesso aos moradores da zona rural, a Prefeitura da Cidade da Vitória de Santo Antão está realizando intervenções nas estradas que ligam a cidade ao campo. O serviço é realizado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos.

A estrada da comunidade de Natuba foi um dos pontos já contemplados com terraplanagem. Na comunidade de Figueiras, uma passagem molhada foi construída e foi realizada a recuperação de acesso ao antigo túnel que dá acesso à Pacas. Em Ladeira de Pedra e no Engenho São José, a recuperação nos principais pontos críticos trouxe melhores condições de tráfego para os moradores da localidade.

De acordo com o prefeito Paulo Roberto, a meta é ampliar os serviços para as demais localidades da zona rural. Com a chegada de novos equipamentos, será possível realizar a recuperação total das rodagens. “Nosso trabalho se estende da zona urbana à rural. Não podemos esquecer do homem do campo, que é responsável pelo abastecimento das mesas de toda a nossa região”, frisou.


__________________________________________________________________________________

Prefeitura da Vitória implanta o Programa Servidor Valorizado

O “Programa Servidor Valorizado”, da Prefeitura da Cidade da Vitória de Santo Antão, vai beneficiar o servidor municipal com descontos nos estabelecimentos comerciais da Vitória de Santo Antão, como academias, supermercados, farmácias, centros de estética, plano de saúde, entre outros. O colaborador do município interessado em participar deverá requerer adesão por meio de requerimento disponível na secretaria de Administração e Gestão de Pessoas ou no Portal do Servidor, solicitando a emissão do cartão de identificação.

O cartão servirá para obter os descontos e ou benefícios junto às empresas e profissionais parceiros, sendo o custo da emissão do cartão descontado em folha de pagamento. As empresas ou profissionais interessados em se credenciar no “Programa Servidor Valorizado” deverão comparecer à Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas para preenchimento e assinatura do Termo de Adesão, o qual será acompanhado de ficha de cadastro preenchida e assinada; cópia registrada em cartório do contrato social atualizado ou do certificado; e comprovante de endereço.

Para o prefeito Paulo Roberto, a valorização dos servidores é um dever de todos. “Sabemos a importância dos servidores municipais e é nosso dever valorizar e reconhecer sua importância”, disse o prefeito.

O secretário de Gestão de Pessoas, Alexsandro Vasconcelos ressalta a importância do reconhecimento e valorização do servidor público municipal. “Valorizar as pessoas, o seu trabalho e reconhecer a sua relevância são os principais fatores que a nossa gestão busca. Por meio deste programa o servidor só tem a ganhar”, concluiu Vasconcelos.

___________________________________________________________________________________

Prefeitura da Vitória inicia vacinação de pessoas com comorbidades.

Prefeitura da Vitória inicia vacinação de pessoas com comorbidades

Com o recebimento de uma nova remessa de 285 doses da vacinas do tipo AstraZeneca/Oxford na última sexta-feira (30/04), a Prefeitura da Vitória de Santo Antão iniciará uma nova fase de vacinação, agora, destinada as pessoas com comorbidades, ou seja, doenças que somadas ao novo coronavírus podem agravar a situação do paciente. Nesse grupo, também estão inclusas as pessoas com Síndrome de Down e com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

No momento, há dois subgrupos que podem ser vacinados. O primeiro formado por pessoas de 18 a 59 anos imunossuprimidas (pacientes que nasceram com imunidade baixa ou adquiriram essa condição após alguma doença ou tratamento médico); transplantadas; com Síndrome de Down; portadoras de HIV; com doença renal crônica que faz diálise; com obesidade mórbida (com Índice de Massa Corporal igual ou maior que 40); além de Gestantes e mulheres recém paridas com comorbidades. No outro grupo, estão as pessoas de 55 a 59 anos com deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O cadastramento para poder agendar a vacinação já pode ser realizado por meio do site www.vacina.prefeituradavitoria.pe.gov.br, e o início da imunização desse grupo com a vacina do tipo AstraZeneca/Oxford começa nesta terça-feira (04/05). Para se cadastrar, é preciso colocar declaração de comorbidades (existe um modelo disponível no mesmo site e nas unidades básicas de saúde). A documentação também deve ser apresentada no dia da vacinação.

As pessoas com Síndrome de Down não precisam levar a declaração, já que a informação pode ser autoreferida. Para os cidadãos com deficiência permanente, também não se exige a declaração, apenas comprovante do cadastro no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC).

As vacinas estão sendo aplicadas, de domingo a domingo, no Colégio 03 de Agosto, no Vitória Park Shopping e na sede do Samu. Outro polo de vacinação funciona, de quinta a sábado, no Pátio de Eventos Otoni Rodrigues. No Colégio 03 de Agosto e no Vitória Park Shopping também está sendo realizado o cadastro para que as pessoas serem vacinadas.

No site www.vacina.prefeituradavitoria.pe.gov.br está disponível uma lista de comorbidades para você verificar se se enquadra nesse momento de vacinação.


_________________________________________________________________________

Homem é morto a pauladas às margens da BR-232, em Vitória


Um homem de 40 anos foi morto a pauladas no inicio da noite deste domingo (02). De acordo com as informações apuradas pelo Blog Nossa Vitória, houve uma discussão entre dois funcionários de uma empresa de pré-moldados, localizada às margens da BR 232, na altura do Engenho Bento Velho, na zona urbana de Vitória de Santo Antão.

No desentendimento, um deles partiu pra cima e desferiu diversos golpes com um pedaço de madeira. A vítima, identificada como José Carlos Santana de Souza sofreu ferimentos graves na cabeça e morreu no local. O criminoso ainda chegou a fugir e deixou perto do corpo, o pedaço de madeira utilizado na investida criminosa.

Ainda não se sabe se os homens estavam em horário de expediente ou teriam entrado nas dependências da empresa de forma deliberada. O que se sabe é que foi um crime com requintes de crueldade.

O motivo da discussão ainda é desconhecido, mas a autoria foi descoberta pela Polícia Civil, que agiu rápido e prendeu o suspeito. O homem foi encaminhado à delegacia de Vitória, onde foi autuado em flagrante. Segundo o boletim de ocorrências, a vítima e o acusado passaram o dia bebendo e à noite chegaram foram até a empresa para recolher sucata, onde aconteceu um desentendimento e em seguida uma discussão – e a agressão. O corpo da vítima foi recolhido e encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no Recife.

Por Nogueira Júnior e Márcio Souza, para o Blog Nossa Vitória



_________________________________________________________________________________________







Postar um comentário

0 Comentários