Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Bezerros


AKIAGORA

AKIAGORA

Clique na imagem e visite os melhores do ano

 CLIQUE NA IMAGEM E VISETE-NOS





------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------
INTERCÂMBIO: BEZERROS PARTICIPOU DE SIMPÓSIO SOBRE GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS REALIZADO PELA ANBEJ E CREA PERNAMBUCO


O município de Bezerros, no Agreste, participou, este mês, do simpósio sobre Gestão de Resíduos Sólidos promovido pela Associação Nordestina de Ex-bolsistas e Estagiários no Japão (Anbej) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE). O encontro, que teve o apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), foi realizado no auditório da sede do Crea-PE, no Recife. 

Discutindo sobre “A Questão dos Resíduos Sólidos Urbanos: Brasil e Japão”, o simpósio contou com a participação do engenheiro e gerente de meio ambiente da Prefeitura de Bezerros (PE), Marco Ribeiro, e da arquiteta e urbanista da Prefeitura de Mundo Novo (BA), Juliete Galvão. Ambos são membros da Anbej e ex-bolsistas da Jica. Eles apresentaram projetos baseados nas técnicas japonesas para reduzir os impactos causados ao meio ambiente, bem como formas de promover a sustentabilidade e a vida saudável nas cidades.

As iniciativas são resultado do intercâmbio promovido pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), entre julho de 2021 e março de 2022. Na ocasião, Marco Ribeiro apresentou o Projeto Acelerado de Compostagem, com a metodologia Takakura, que está sendo replicada em Bezerros. A prática, que tem custo e tempo de execução menores que o tradicional, é um case de sucesso na Índia, onde houve uma redução de 30% dos resíduos na localidade onde o projeto foi desenvolvido. Em Bezerros, foram realizadas oficinas de compostagem nas escolas, condomínios e novos bairros residenciais.

Já no município de Mundo Novo, Juliete Galvão implantou o método Fukuoka na gestão de resíduos sólidos. O projeto original foi executado em uma cidade vietnamita, onde havia um lixão a céu aberto, que foi transformado em aterro sanitário. Na cidade de Mundo Novo, já foram realizadas ações de educação ambiental nas escolas, de coleta e reciclagem, além da implantação de quatro ecopontos, com uso de materiais simples e a baixo custo. 

O representante da Jica no Brasil, Issei Aoki, que participou de forma remota, disse que o programa de treinamento, que completou 60 anos, é uma oportunidade de os bolsistas terem contato com a cultura japonesa. Já o vice-presidente da Anbej, Valdir Luna, explicou que os brasileiros podem submeter seus projetos ao Jica, levando seus problemas locais para serem discutidos em um grupo composto por pessoas de vários países. A contrapartida é a difusão dos conhecimentos e técnicas e a replicação nas suas cidades.

>>PARCERIA

A Prefeitura de Bezerros, através da gestão Lucielle Laurentino, é parceira da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) e da Associação Nordestina Ex-Bolsistas e Estagiários no Japão (Anbej), na promoção de atividades de cooperação e projetos nas áreas de coleta, transporte e destinação de resíduos sólidos. Em março deste ano, o presidente da Anbej, Wendes Oliveira, que é Ouvidor do município, participou de um encontro com o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, e o representante chefe da Jica, Masayuki Eguchi. Em pauta, o fortalecimento da parceria entre os dois países, além do plano de ação da entidade. 

>>PROGRAMA

O Programa de Treinamento no Japão patrocina o recebimento, na condição de bolsistas, de técnicos de países em desenvolvimento. A intenção é que os profissionais sejam os pilares da construção do seu país, a aquisição de técnicas e conhecimentos e a criação de sistemas. Atualmente, em toda a agência, são recebidos cerca de oito mil técnicos por ano, vindos de países em desenvolvimento de todo o mundo.

Os projetos desenvolvidos pelo programa japonês contemplam áreas diversificadas, como planejamento de desenvolvimento, administração pública, empreendimentos públicos, transporte, infraestrutura social, comunicação e informação, agricultura, pecuária, floresta, pesca, mineração, comércio, turismo, capacitação, saneamento, seguridade social, entre outras. 

TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu.

FOTOS: Crea-PE.

------------------------------------------------------------------------------------------------
PREFEITURA DE BEZERROS IMPLANTA CENTRO DE APOIO E PRESTA ASSISTÊNCIA ÀS FAMÍLIAS ATINGIDAS PELAS CHUVAS NO MUNICÍPIO


Nas últimas 48 horas, o município de Bezerros, no Agreste pernambucano, foi atingido por fortes chuvas, que causaram grandes estragos em residências, casas comerciais, asfalto, calçamento, bueiros, entre outros pontos, tanto na cidade quanto na zona rural. A Defesa Civil do município registrou mais de 130 milímetros de chuva, em dois dias, bem acima do esperado para todo o mês de novembro, que era de apenas 10 milímetros, segundo previsão da Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac).

De imediato, a Prefeitura acionou equipes da “Operação Chuvas”, integradas por diversos setores e órgãos da administração municipal, os quais saíram às ruas da cidade e zona rural para acompanhar, monitorar e apoiar as áreas atingidas e os possíveis danos causados. A Defesa Civil do município também deixou uma equipe de prontidão para atender eventuais chamados de emergência.

A Prefeitura também implantou um Centro de Apoio, Informação e Orientação para prestar assistência às famílias que foram afetadas pelas chuvas. O espaço foi montado na Escola Monsenhor José Florentino de Oliveira, no Bairro Santo Amaro I, contando com diversos profissionais para dar o suporte necessário à população bezerrense. É importante destacar que não houve vítimas, mas apenas grandes danos materiais.

As equipes fizeram visitas aos locais mais afetados e prestaram toda assistência aos moradores, bem como orientaram sobre o Centro de Apoio, Informação e Orientação disponibilizado pela Prefeitura Municipal. Pelo levantamento da Secretaria de Cidadania, aproximadamente 20 famílias buscaram abrigo na casa de parentes e nenhuma precisou do espaço disponibilizado, até o momento.

Diante do panorama das chuvas já registradas e a previsão para as próximas horas, a prefeita do município, Lucielle Laurentino, decretou estado de emergência, conforme Decreto Nº 2.520, de 07 novembro de 2022. O documento, assinado pela gestora, leva em consideração o nível de precipitação pluviométrica e os danos materiais causados após o temporal que atingiu a região.

>>BEZERROS SOLIDÁRIO

Uma campanha de ajuda humanitária também foi lançada, através do Programa “Bezerros Solidário”, para arrecadar alimentos não perecíveis, roupas e agasalhos, produtos de limpeza, itens para higiene pessoal, água potável, entre outros, para as famílias afetadas pelas chuvas no município. O ponto de coleta fica no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV (prédio do antigo CEEB), na Avenida Presidente Kennedy, S/N – Bairro São Sebastião. As doações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.

Vale lembrar que as equipes da Prefeitura de Bezerros estão de prontidão e em permanente comunicação entre os setores para atender possíveis solicitações da população. Em caso de emergência ou mais informações, o cidadão pode entrar em contato através dos telefones da Defesa Civil (81) 3728-6707 ou das Secretarias de Cidadania (81) 9-9139-4258, Infraestrutura (81) 9-8592-4360, Agricultura (81) 9-9328-2480.

 

TEXTO: Izaias Néu.
FOTO: Joelma Silva.

------------------------------------------------------------------------------------------------
2ª EDIÇÃO DA FEIRA DE FLORES FOI SUCESSO EM BEZERROS, NO AGRESTE PERNAMBUCANO


Realizada ao lado da Matriz de São José, entre os dias 01 e 02 deste mês, a 2ª edição da Feira de Flores de Bezerros, no Agreste pernambucano, foi sucesso de público e comercialização. Mais de 30 comerciantes participaram do evento, que contou com uma estrutura maior e mais organizada para receber os compradores de flores da cidade e região. 

“No ano passado, nossa Feira de Flores foi relativamente pequena, mas nosso intuito sempre foi oferecer um espaço maior, mais organizado, seguro e principalmente mais organizado, tanto para quem comercializa quanto para quem compra. E foi isso que fizemos. Em 2022, nossa feira ganhou um novo formato para possibilitar mais oportunidades de negócios e geração de renda para nossos agricultores e produtores rurais”, destacou a prefeita Lucielle Laurentino.

Com uma vasta variedade de flores e plantas ornamentais, a maioria produzida e colhida na zona rural do próprio município, a realização da feira tem como objetivo incentivar a cultura de flores na região, ofertar oportunidades de negócios e mostrar as potencialidades dos agricultores e empreendedores bezerrenses, do sítio à cidade. 

Estamos muito felizes em acolher os produtores e comerciantes de flores de Bezerros e região, principalmente aqueles da nossa zona rural, que esperam ansiosos por esse momento de geração de renda e movimentação na economia local. São famílias que se dedicam, todos os anos, para ofertar as melhores e mais bonitas flores naturais, deixando nossa feira cada vez mais linda, afirmou Thaís Santos, secretária de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável. 

Já consolidada no calendário de eventos do município, a Feira de Flores faz parte das atividades do “Circuito das Estações – Edição Primavera”.

------------------------------------------------------------------------------------------------
GESTÃO LUCIELLE APRESENTA MUDANÇA NO SECRETARIADO MUNICIPAL
    Marcada pelo trabalho, responsabilidade e transparência com o cidadão bezerrense, a gestão Lucielle Laurentino anunciou, neste primeiro dia de novembro de 2022, algumas mudanças no secretariado municipal. Conforme nova reestruturação, Bruno Clisman, que é administrador de formação, e possui mestrado internacional em gestão de território e desenvolvimento econômico, assume a Secretaria de Turismo […] 

Marcada pelo trabalho, responsabilidade e transparência com o cidadão bezerrense, a gestão Lucielle Laurentino anunciou, neste primeiro dia de novembro de 2022, algumas mudanças no secretariado municipal. Conforme nova reestruturação, Bruno Clisman, que é administrador de formação, e possui mestrado internacional em gestão de território e desenvolvimento econômico, assume a Secretaria de Turismo e Cultura do município. Anteriormente, ele comandava a pasta de Administração e Inovação. “Assumo com respeito e responsabilidade o desafio de gerir e fomentar o desenvolvimento turístico, gastronômico e cultural da nossa cidade, priorizando nossos artesãos e artistas locais. Certamente vamos construir novos rumos para nossa cidade, assim como reestruturamos os processos internos na Secretaria de Administração e Inovação, vamos elevar ainda mais as entregas da pasta do Turismo e Cultura, me sinto bezerrense com muito orgulho e sou muito feliz como a cidade me abraçou”, destacou Bruno. 

Durante sua atuação na pasta, Bruno implantou a Tecnologia de Gestão Municipal (TGM), promoveu a retomada e fomento dos serviços ofertados pela Sala do Empreendedor, lançou o 1º edital de seleção simplificada para 400 vagas, implantou do “Programa Bezerros Digital”, um dos maiores impactos nos processos internos da Prefeitura e serviços ofertados à população, seguindo o compromisso proposto no Plano de governo da prefeita Lucielle. No lugar de Bruno, na Secretaria de Administração, assume a superintendente de Inovação, Bianca Sabrina, que é administradora e mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “A prefeita Lucielle nos confiou essa missão, sabendo do nosso compromisso em fazer mais, fazer melhor e fazer diferente em prol da população bezerrense. Cuidar das pessoas é o pilar norteador do nosso trabalho, todos os dias”, pontuou Bianca.

Já a Secretaria de Governo será assumida por Vandiael Laurentino, até então, secretário de Turismo e Cultura, responsável pela entrega do São João da Serra Negra em 2022. “É com satisfação que assumo a missão de cuidar da nossa gente e das relações governamentais, deixando a Secretaria de Turismo com um novo ciclo cultural e festivo, marcado principalmente pelo maior São João da história de Bezerros, no qual chegamos a receber um público de mais 25 mil pessoas em um único dia. Política pública se faz com zelo, honestidade e muito trabalho como sempre orienta nossa prefeita Lucielle”, afirmou Vandiael.


------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA DE BEZERROS PROMOVE FEIRA DE FLORES E DIA DE FINADOS NESTA TERÇA E QUARTA-FEIRA, 01 E 02 DE NOVEMBRO DE 2022

A Prefeitura de Bezerros promove, nesta terça e quarta-feira (01 e 02) de novembro de 2022, a 2ª edição da Feira de Flores e o Dia de Finados, com a comercialização de flores, produtos e artigos relacionados ao período. Ambas as ações acontecem das 06h às 18h, sendo a Feira de Flores realizada ao lado […]



A Prefeitura de Bezerros promove, nesta terça e quarta-feira (01 e 02) de novembro de 2022, a 2ª edição da Feira de Flores e o Dia de Finados, com a comercialização de flores, produtos e artigos relacionados ao período. Ambas as ações acontecem das 06h às 18h, sendo a Feira de Flores realizada ao lado da Matriz de São José e Finados em frente aos cemitérios do Rosário e Santo Amaro I.

A Feira de Flores, que reúne diversas variedades de flores e plantas ornamentais, colhidas na zona rural do próprio município, tem por objetivo ofertar a comercialização dos produtores e comerciantes locais, incentivando a cultura de flores no município. Inclusive repetindo o sucesso da edição do ano passado, na qual houve uma grande movimentação de compradores.

Já o Dia de Finados será marcado pela comercialização de artigos diversos em frente aos dois cemitérios da cidade, sendo um no Bairro do Rosário e outro no Bairro Santo Amaro I. É importante lembrar que ambas as ações vão ocorrer das 06h às 18h, nos dois dias (01 e 02 de novembro).

Vale lembrar ainda que tanto a Feira de Flores quanto o Dia de Finados estão dentro das atividades do “Circuito das Estações – Edição Primavera”.

 

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Joelma Silva.

------------------------------------------------------------------------------------------------
PREFEITA LUCIELLE ASSINA ORDEM DE SERVIÇO PARA PAVIMENTAÇÃO DE CALÇAMENTO NO DISTRITO DE BOAS NOVAS
A prefeita de Bezerros, no Agreste pernambucano, Lucielle Laurentino, assinou, esta semana, a Ordem de Serviço para início das obras de pavimentação de calçamento no Distrito de Boas Novas, na zona rural do município. Serão aproximadamente 2.538 metros quadrados de área calçada. O investimento é de cerca de R$ 400 mil, com recursos federais e […]


  


A prefeita de Bezerros, no Agreste pernambucano, Lucielle Laurentino, assinou, esta semana, a Ordem de Serviço para início das obras de pavimentação de calçamento no Distrito de Boas Novas, na zona rural do município. Serão aproximadamente 2.538 metros quadrados de área calçada. O investimento é de cerca de R$ 400 mil, com recursos federais e contrapartida da Prefeitura Municipal. 

“Ao lado de Socôrro Silva e dos vereadores Emanuel Messias e Carlos Eduardo, tenho a alegria de assinar a Ordem de Serviço que autoriza as obras de calçamento em nosso Distrito de Boas Novas. Sei o quanto a população sofria e aguardava, há anos, para que o poder público olhasse com mais carinho pela Comunidade, assegurando mais obras de infraestrutura e melhoria no tráfego de pedestres e veículos. A partir de agora, o sonho se torna real e nós queremos comemorar juntos com quem faz Bezerros acontecer, todos os dias: nossa gente”, destacou a prefeita Lucielle.

Conforme o planejamento da Secretaria de Infraestrutura, as obras começam nos próximos dias e contemplarão trechos como a Rua Desembargador Felismino Guedes, Rua Albércio Ribas (popularmente chamada de Rua do Cemitério) e a Rua José de Araújo Santana, entre outros, assegurando maior trafegabilidade para pedestres e motoristas, além de uma melhor qualidade de vida para a população local.

“Garantir o uso do dinheiro público com trabalho, responsabilidade e transparência, assegurando que a população bezerrense seja beneficiada, do sítio à cidade, é o nosso compromisso desde o primeiro dia no qual assumimos a gestão municipal. Essa é a primeira de muitas outras entregas que desejamos fazer para nosso povo, especialmente nas localidades que foram negligenciadas durante tanto tempo”, concluiu a gestora bezerrense. 

A cerimônia de assinatura da ordem de serviços contou com a presença,  além da prefeita Lucielle, da vice-prefeita Socôrro Silva, do presidente da Câmara Municipal, Emanuel Messias, do vereador e líder do governo, Carlos Eduardo, do secretário de Turismo e Cultura, Vandiael Laurentino, do superintendente de Infraestrutura, Samuel Azevedo, do articulador político Wagner Lima, lideranças locais e a população de Boas Novas. 

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Thiago Agnes.


------------------------------------------------------------------------------------------------
COM APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL, ESTUDANTES BEZERRENSES PARTICIPARAM DE MOSTRA NACIONAL DE ROBÓTICA EM SÃO PAULO
A Prefeitura de Bezerros, no Agreste pernambucano, proporcionou, na última semana, a participação de dois estudantes bezerrenses na Mostra Nacional de Robótica (NMR), em São Paulo. Darlan Lima e Davi Salustiano tiveram seus projetos selecionados para participar da mostra científica, que reúne estudantes e pesquisadores de tecnologia do Brasil e do mundo. O evento, realizado […]


A Prefeitura de Bezerros, no Agreste pernambucano, proporcionou, na última semana, a participação de dois estudantes bezerrenses na Mostra Nacional de Robótica (NMR), em São Paulo. Darlan Lima e Davi Salustiano tiveram seus projetos selecionados para participar da mostra científica, que reúne estudantes e pesquisadores de tecnologia do Brasil e do mundo.

O evento, realizado no Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana – Campus São Bernardo do Campo, é público e gratuito, no qual os estudantes de robótica apresentam projetos de iniciação científica em robótica previamente selecionados pela comissão julgadora da MNR. Na mostra também acontecem competições nacionais e internacionais, a exemplo da Competição Brasileira de Robótica (CBR), com várias modalidades, e a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Os professores Natalícia Xavier e Waldemir Soares, que atuaram como colaboradores da mostra 2022, acompanharam os estudantes bezerrenses durante o encontro. A prefeitura, através da Secretaria de Educação, deu o suporte necessário à ida, permanência e volta dos estudantes e profissionais.

TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu.
FOTOS: Secretaria de Educação de Bezerros.

------------------------------------------------------------------------------------------------
PREFEITURA DE BEZERROS PROMOVE CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA
A Prefeitura de Bezerros iniciou, neste sábado (22), a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. O Dia “D”, que acontece de forma totalmente gratuita, está sendo realizado na Praça Centenária, sendo o pontapé inicial para o calendário de aplicação do imunizante, contemplando as zonas urbana e rural do município. Quem tiver pets em […]

 


A Prefeitura de Bezerros iniciou, neste sábado (22), a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. O Dia “D”, que acontece de forma totalmente gratuita, está sendo realizado na Praça Centenária, sendo o pontapé inicial para o calendário de aplicação do imunizante, contemplando as zonas urbana e rural do município.

Quem tiver pets em casa, basta dirigir-se até o local, das 08h às 17h, para imunizar o animal contra à raiva. Nos próximos dias, a campanha estende-se por outros bairros e localidades da cidade, conforme cronograma a seguir:

📍 Praça da Matriz (24/10/2022)
📍 Praça da São Sebastião (24/10/2022)
📍 Praça do Santo Antônio (25/10/2022)
📍 Praça da Cohab (26/10/2022)
📍 Residencial Bezerros (27/10/2022)
📍 Parque Poliesportivo (27/10/2022)
📍 Alto do Retiro (03/11/2022)
📍 Praça do Cruzeiro (03/11/2022)
📍 Encruzilhada (04/11/2022)

É importante lembrar que a vacinação na zona rural será iniciada no dia 07 de novembro de 2022, começando pelo Sítio Boqueirão. O cronograma completo será divulgado nos próximos dias.

 

TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Vinícius Miranda.

------------------------------------------------------------------------------------------------
PREFEITURA MUNICIPAL PROMOVE 15ª EDIÇÃO DOS JOGOS ESCOLARES DE BEZERROS 2022
  Valorizando a cultura educacional e cidadã do município, a Prefeitura de Bezerros está promovendo a 15ª Jogos Escolares – JEB’s 2022. A competição, que representa um dos maiores eventos esportivos da cidade e tem como objetivo destacar os princípios olímpicos da ética, lealdade e sabedoria, envolve mais de 2.400 estudantes, atletas, gestores, professores e […]


Valorizando a cultura educacional e cidadã do município, a Prefeitura de Bezerros está promovendo a 15ª Jogos Escolares – JEB’s 2022. A competição, que representa um dos maiores eventos esportivos da cidade e tem como objetivo destacar os princípios olímpicos da ética, lealdade e sabedoria, envolve mais de 2.400 estudantes, atletas, gestores, professores e profissionais de educação física das redes municipal, estadual e particular de ensino.

“Com orgulho e esperança, estamos realizando mais uma edição dos jogos escolares da nossa cidade, após o período de pandemia. Sei o quanto significa esse evento para cada estudante bezerrense que, como atleta, compete para dar o seu melhor e, acima de tudo, manter firme o espírito olímpico de quem faz acontecer. Minha gratidão aos profissionais de todas as escolas e secretarias municipais, em especial de Cidadania e Educação, por nos ajudar na promoção dessa competição. Que os sonhos dos nossos desportistas sejam nossa maior motivação para continuar fazendo mais, melhor e diferente”, destacou a gestora bezerrense.

Os jogos escolares, deste ano, foram abertos oficialmente na última terça-feira (19), durante uma cerimônia realizada na quadra do Parque Poliesportivo, com a presença da prefeita Lucielle, da vice-prefeita Socôrro Silva, secretários municipais, gerentes, coordenadores, gestores escolares, professores, lideranças políticas, servidores, estudantes, atletas, comunidade escolar, entre outros. Dezenas de pessoas acompanharam o evento nas arquibancadas da quadra.

Na ocasião, houve a apresentação das delegações escolares, representando as escolas participantes dos jogos, acolhida simbólica das bandeiras, execução dos hinos nacional e municipal, juramento do atleta, acendimento da chama olímpica (que transmite a mensagem de paz e amizade), fala das autoridades, exibição de depoimentos de ex-estudantes bezerrenses (que se tornaram atletas e estão disputando em times de outros estados brasileiros), apresentação de uma banda marcial e o anúncio oficial da abertura, proferido pela prefeita do município.

“Estou imensamente feliz e grata em promover, junto a prefeita Lucielle, a vice-prefeita Socôrro e todo o time da gestão municipal, a 15ª edição dos Jogos Escolares de Bezerros. Tenho certeza que estamos reacendendo no coração dos estudantes, atletas e cidadãos bezerrenses o espírito de respeito, honestidade e amizade, incentivando a prática esportiva, dentro e fora das nossas escolas. O esporte tem o poder de transformar vidas e nós estamos aqui para fazer isso acontecer”, pontuou a secretária de Educação, Tarciana Nápoles.

Conforme planejamento e organização dos jogos, são sete modalidades disputadas, sendo elas: corrida, futebol, futsal, handebol, salto em distância, tênis de mesa, voleibol e xadrez. De forma simbólica, na abertura dos jogos, foram promovidas duas partidas de futsal juvenil masculino entre as equipes da Erem Bezerros e Cônego Alexandre (empate por 3×3) e Eurico Queiroz e Maria Ana (também empate por 4×4).

 

TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu.
FOTOS: Joelma Silva / Thiago Agnes / GECOM-PMB.

------------------------------------------------------------------------------------------------
PREFEITA LUCIELLE ASSINA ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA PARA ATIVIDADES DO PROGRAMA “TITULA BRASIL” NO MUNICÍPIO
A Prefeitura de Bezerros e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica, com o objetivo de aumentar a capacidade operacional dos procedimentos e atividades de regularização fundiária e titulação de terras federais no município, através do Programa “Titula Brasil”. O termo, que beneficiará o Assentamento Mundo Novo, […]

 

A Prefeitura de Bezerros e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) assinaram um Acordo de Cooperação Técnica, com o objetivo de aumentar a capacidade operacional dos procedimentos e atividades de regularização fundiária e titulação de terras federais no município, através do Programa “Titula Brasil”. O termo, que beneficiará o Assentamento Mundo Novo, foi assinado pela prefeita Lucielle Laurentino e pelo superintendente regional do Incra/PE, Thiago Ângelus.

O documento estabelece a criação de um plano de trabalho para atuação conjunta das equipes, a partir do uso de recursos humanos, materiais e tecnológicos, além da implantação do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária – NMRF. O termo de parceria tem duração de 60 meses (equivalente a cinco anos). Além de agilizar os processos, com garantia jurídica, o acordo prevê ainda o fomento às boas práticas no federalismo cooperativo.

“Ao celebrar este acordo com o Incra, enquanto gestão municipal, nós reafirmamos o compromisso de cuidar do cidadão bezerrense do sítio à cidade, pois toda parceria que venha para somar em nossas entregas, nas políticas públicas, é sempre bem-vinda. Acordo assinado, temos pela frente o objetivo de agregar valor a essa parceria e principalmente trazer resultados no processo de regularização fundiária e titulação de terras federais”, destacou a prefeita Lucielle.

A parceria define ainda que compete ao NMRF atender os beneficiários da reforma agrária e da regularização fundiária; apoiar o Incra na organização das ações a serem realizadas, coletar informações e inserir os dados nas soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Instituto; orientar sobre os processos passíveis de regularização das terras públicas federais e realizar vistorias no cumprimento do Acordo de Cooperação Técnica.

“Bezerros tem um potencial riquíssimo na produção rural e com a ajuda do Incra, garantindo o processo de regularização fundiária e titulação de terras federais, no Assentamento Novo Mundo, certamente as famílias contempladas terão ainda mais segurança para plantar, colher e criar animais em suas propriedades rurais. Estamos muito felizes com esse Acordo de Cooperação Técnica que chega para fortalecer o trabalho já desenvolvido por nossa gestão”, pontuou a secretária de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável do município, Thaís Santos.

De acordo com o Incra, todas as ações serão executadas obedecendo rigorosamente às normas e instruções de atividades do Programa “Titula Brasil”. O acordo de cooperação entre o município e a entidade foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), podendo ser prorrogado mediante a celebração de termo aditivo.

 

TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu.
FOTO: Moyra Nascimento.


------------------------------------------------------------------------------------------------
COM APOIO DA PREFEITURA MUNICIPAL, ESTUDANTES BEZERRENSES PARTICIPARAM DE MOSTRA NACIONAL DE ROBÓTICA EM SÃO PAULO
A Prefeitura de Bezerros, no Agreste pernambucano, proporcionou, na última semana, a participação de dois estudantes bezerrenses na Mostra Nacional de Robótica (NMR), em São Paulo. Darlan Lima e Davi Salustiano tiveram seus projetos selecionados para participar da mostra científica, que reúne estudantes e pesquisadores de tecnologia do Brasil e do mundo. O evento, realizado […]

 


A Prefeitura de Bezerros, no Agreste pernambucano, proporcionou, na última semana, a participação de dois estudantes bezerrenses na Mostra Nacional de Robótica (NMR), em São Paulo. Darlan Lima e Davi Salustiano tiveram seus projetos selecionados para participar da mostra científica, que reúne estudantes e pesquisadores de tecnologia do Brasil e do mundo.

O evento, realizado no Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana – Campus São Bernardo do Campo, é público e gratuito, no qual os estudantes de robótica apresentam projetos de iniciação científica em robótica previamente selecionados pela comissão julgadora da MNR. Na mostra também acontecem competições nacionais e internacionais, a exemplo da Competição Brasileira de Robótica (CBR), com várias modalidades, e a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

Os professores Natalícia Xavier e Waldemir Soares, que atuaram como colaboradores da mostra 2022, acompanharam os estudantes bezerrenses durante o encontro. A prefeitura, através da Secretaria de Educação, deu o suporte necessário à ida, permanência e volta dos estudantes e profissionais.

TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu.
FOTOS: Secretaria de Educação de Bezerros.

---------------
ARSENAL E INTERNACIONAL SÃO OS GRANDES CAMPEÕES DA SEGUNDA E TERCEIRA DIVISÃO BEZERRENSE DE FUTSAL 2022
Marcadas por grandes jogos, muitos gols e emoção, dentro e fora de quadra, a 2ª e 3ª Divisão Bezerrense de Futsal 2022 chegaram ao fim, na última sexta-feira (21). A competição, que teve início em 12 de setembro deste ano, contou com a participação de mais de 30 equipes e foi realizada em formato fase […]

 


Marcadas por grandes jogos, muitos gols e emoção, dentro e fora de quadra, a 2ª e 3ª Divisão Bezerrense de Futsal 2022 chegaram ao fim, na última sexta-feira (21). A competição, que teve início em 12 de setembro deste ano, contou com a participação de mais de 30 equipes e foi realizada em formato fase de grupo e mata-mata. Os jogos aconteceram na quadra do Parque Poliesportivo do município.

Na disputa pela 2ª divisão, o último dia do campeonato foi marcado pela disputa do título entre as equipes do Arsenal e Zenit, ambas já classificadas para a 1ª divisão em 2023. Os times tiveram uma campanha parecida na fase de grupos, com 04 jogos, 02 vitórias, 01 empate e 01 derrota. A diferença ficou nos gols, enquanto o Arsenal marcou 09 gols, sofreu 10 e teve 01 de saldo, a equipe do Zenit marcou 08, sofreu 07 e terminou a fase de grupos com 01 de saldo.

Na fase mata-mata, a equipe do Arsenal teve 02 jogos, 02 vitórias, 06 gols marcados e 01 gol sofrido e o time do Zenit chegou à final com 02 vitórias em 02 jogos, 11 gols marcados e 07 gols sofridos. O embate das duas equipes finalistas resultou em um grande jogo, digno de uma final que não faltou emoção do início ao fim, onde a equipe do Arsenal foi superior e conseguiu a vitória por 5×4, consagrando-se o grande campeão.

Já pela decisão do título da 3ª divisão, as equipes do Internacional e Santa Luzia consagraram a competição, que não era realizada há mais de 18 anos. Para chegar à final, ambas as equipes fizeram uma exímia campanha, marcada pela invencibilidade. Na fase de grupos, enquanto o time do Internacional, líder do seu grupo, venceu os 03 jogos que disputou, marcando 18 gols e sofrendo apenas 02, ficando com 16 gols de saldo, a equipe do Santa Luzia, também líder do seu grupo, venceu os 03 jogos, marcou 16 gols e sofreu 05, confirmando 11 de saldo.

Já na fase mata-mata, a equipe do Internacional teve 02 jogos e 02 vitórias, 12 gols marcados e 06 gols sofridos. A equipe do Santa Luzia nos 02 jogos, teve 01 vitória e 01 empate (onde venceu nos pênaltis), marcando 08 gols e sofrendo 07. Em uma grande disputa das equipes finalistas, o time do Internacional foi o campeão da 3ª divisão bezerrense de futsal, vencendo a equipe do Santa Luzia por 4×2 e consagrando-se o campeão invicto.

O artilheiro da 2ª divisão foi Severino Carlos (Juventus de Cajazeiras), que marcou 10 gols. Levy Gustavo (Arsenal) foi eleito o craque do campeonato, que teve também William Bezerra (Olímpia) como melhor goleiro. Na 3 divisão, Jackson Jacó (Internacional) foi o artilheiro com 11 gols e também foi eleito o craque da competição, que teve ainda o companheiro de equipe Murilo Alcântara como o melhor goleiro.

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Joelma Silva / Moyra Nascimento.


------------------------------------------------------------------------------------------------
PREFEITURA DE BEZERROS PROMOVE CAMPANHA DE VACINAÇÃO ANTIRRÁBICAA Prefeitura de Bezerros iniciou, neste sábado (22), a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. O Dia “D”, que acontece de forma totalmente gratuita, está sendo realizado na Praça Centenária, sendo o pontapé inicial para o calendário de aplicação do imunizante, contemplando as zonas urbana e rural do município. Quem tiver pets em […]






A Prefeitura de Bezerros iniciou, neste sábado (22), a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. O Dia “D”, que acontece de forma totalmente gratuita, está sendo realizado na Praça Centenária, sendo o pontapé inicial para o calendário de aplicação do imunizante, contemplando as zonas urbana e rural do município.

Quem tiver pets em casa, basta dirigir-se até o local, das 08h às 17h, para imunizar o animal contra à raiva. Nos próximos dias, a campanha estende-se por outros bairros e localidades da cidade, conforme cronograma a seguir:

 
Praça da Matriz (24/10/2022)
 Praça da São Sebastião (24/10/2022)
 Praça do Santo Antônio (25/10/2022)
 Praça da Cohab (26/10/2022)
 Residencial Bezerros (27/10/2022)
 Parque Poliesportivo (27/10/2022)
 Alto do Retiro (03/11/2022)
 Praça do Cruzeiro (03/11/2022)
 Encruzilhada (04/11/2022)

É importante lembrar que a vacinação na zona rural será iniciada no dia 07 de novembro de 2022, começando pelo Sítio Boqueirão. O cronograma completo será divulgado nos próximos dias.



TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Vinícius Miranda.
---------------

Inscrições para 2ª Copa Bezerros de Futsal seguem até o dia 05 de outubro de 2022

Valorizando a prática esportiva no município e o talento dos atletas bezerrenses, a Prefeitura Municipal segue com as inscrições abertas para a 2ª Copa Bezerros de Futsal até o dia 05 de outubro de 2022. Podem participar da competição equipes masculinas e femininas.

Valorizando a prática esportiva no município e o talento dos atletas bezerrenses, a Prefeitura Municipal segue com as inscrições abertas para a 2ª Copa Bezerros de Futsal até o dia 05 de outubro de 2022. Podem participar da competição equipes masculinas e femininas. A reunião de alinhamento e os congressos técnicos serão realizados logo após o fim das inscrições.

Os jogos seguem no mesmo formato da 1ª Copa Bezerros de Futsal, realizada em 2021, e que foi marcada pelo sucesso dentro e fora de quadra, com grandes jogos, muita emoção e recorde de público nas arquibancadas. É importante lembrar que as inscrições estão sendo feitas na Gerência de Esportes, localizada no Parque Poliesportivo – Bairro Santo Amaro II, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Conforme o cronograma previsto, os (1º e 2º) congressos técnicos masculinos e femininos acontecem nos dias 06 e 07 e 13 e 14 de outubro de 2022, respectivamente, para definição da taxa de inscrição (entre as equipes), premiações e orientações sobre o campeonato. Mais informações através do e-mail: gerenciaesportes.cidadania@gmail.com.

 

TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Eduardo Lemos.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Grupo novo Atacarejo inaugura unidade em Bezerros, com presença da Prefeita Lucielle e da Vice Socôrro Silva

Com investimentos de mais de R$ 35 milhões, a unidade do grupo Novo Atacarejo, em Bezerros, no Agreste pernambucano, foi inaugurada nesta quinta-feira (29).

 

Com investimentos de mais de R$ 35 milhões, a unidade do grupo Novo Atacarejo, em Bezerros, no Agreste pernambucano, foi inaugurada nesta quinta-feira (29). A chegada do novo empreendimento foi anunciada em março deste ano pela prefeita Lucielle, juntamente com um representante da empresa. Com a nova loja, o Grupo Novo Atacarejo gerou mais de 250 empregos diretos e mais de 100 indiretos para o município.

“O Novo Atacarejo chega para somar ao desenvolvimento econômico do interior, especialmente do nosso município, trazendo mais oportunidades na geração de emprego e renda para nossa população e cidades circunvizinhas. Bezerros foi escolhida para ser a casa da nova unidade da rede e isso significa que estamos fazendo mais e melhor para todos que, direta e indiretamente, acreditam no potencial da nossa gente. Em nome da população bezerrense, Socôrro e eu, queremos agradecer pela chegada desse novo empreendimento em nossa cidade”, destacou a prefeita Lucielle.

Buscando promover o desenvolvimento econômico e a geração de emprego e renda na cidade, o grupo conta com mão de obra local e regional, a partir do processo seletivo de profissionais, realizado pela empresa. “A Prefeitura de Bezerros ofereceu o suporte necessário para operacionalização do empreendimento, seja com apoio nos processos de infraestrutura ou na divulgação das vagas de emprego, através do Programa ‘Tem na Cidade’. O Novo Atacarejo chega para reforçar o time do empreendedorismo e nós, enquanto gestão municipal, estamos abertos para fortalecer cada vez mais essa parceria”, enfatizou o secretário de Administração e Inovação, Bruno Clisman.

“Hoje é mais um dia especial para nós, que estamos entregando a 16ª loja da nossa rede, passando dos mais de cinco mil colaboradores com a gente. São famílias que nos ajudam a construir um novo momento para essa cidade e para o grupo Novo Atacarejo, que preparou essa loja linda especialmente para os bezerrenses. Quero agradecer a prefeita Lucielle Laurentino e a vice-prefeita Socôrro Silva por nos ajudarem a concretizar mais essa obra, desde o acolhimento à celeridade no processo de instalação do empreendimento. Vamos continuar caminhando juntos para trazer mais desenvolvimento para nosso estado”, pontuou o presidente do grupo Novo Atacarejo, Daniel Costa.

Segundo o diretor de Marketing do Novo Atacarejo, em pouco mais de três anos de existência, esta é a décima unidade em operação no interior e a 16ª instalada no estado. “Estamos em expansão no Estado, com um planejamento sólido e distribuindo nossas operações tanto na Região Metropolitana do Recife quanto em outros municípios pernambucanos, do Litoral ao Sertão”, relatou Milton Amorim.

Voltado para atender comerciantes, empreendedores e moradores do município e da região, o empreendimento conta com serviços de açougue, frios e padaria com produção própria, além da comercialização de alimentos perecíveis, mercearia, artigos de higiene, limpeza, bazar, automotivo, eletroportáteis, bomboniere e bebidas. Em Bezerros, são 3.800 metros quadrados de área de vendas e 200 vagas de estacionamento oferecidas, além da comercialização de aproximadamente nove mil itens. Novo Atacarejo fica na Rua Laurindo Félix, Nº 100 – Bairro São Pedro (às margens da Avenida Otávio Pessoa Souto Maior).

>>CERIMÔNIA

O evento contou com a presença da prefeita Lucielle Laurentino, da vice-prefeita Socôrro Silva, dos secretários municipais Bruno Clisman (Administração e Inovação), Marília Mota (Fazenda) e Ieda Campos (Saúde) do presidente do grupo, Daniel Costa, e do diretor comercial, Victor Bretas, além de lideranças políticas, empresários, fornecedores e funcionários do supermercado.

>>REDE

O Grupo Novo Atacarejo tem lojas nos municípios de Bezerros, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Belo Jardim, Recife, Limoeiro, Escada, Gravatá, Goiana, Paulista, Arcoverde, Vitória de Santo Antão, Santa Cruz do Capibaribe e Carpina.

TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu.
FOTOS: Thiago Agnes.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

IBGE e Prefeitura de Bezerros promovem 2ª reunião de alinhamento e atualização sobre Censo 2022

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Prefeitura de Bezerros promoveram, ontem (terça-feira, 27), a segunda reunião de planejamento e alinhamento sobre o Censo Demográfico 2022.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Prefeitura de Bezerros promoveram, ontem (terça-feira, 27), a segunda reunião de planejamento e alinhamento sobre o Censo Demográfico 2022. O encontro teve como objetivo acolher as demandas dos profissionais do Instituto, discutir sobre o suporte necessário para continuidade do levantamento de dados, nas zonas rural e urbana, e atualizar o andamento dos trabalhos no município. A coleta segue até o dia 31 de outubro deste ano.

“Este momento é de fundamental importância para que possamos, enquanto prefeitura, unidos aos demais atores da sociedade civil como Câmara Municipal, Ministério Público, empresários, representantes de classes, empreendedores, servidores públicos, entre outros, entender o atual status do levantamento dos dados do Censo Demográfico e medir as ações que foram desenvolvidas pelo IBGE e pela Prefeitura de Bezerros. É um trabalho conjunto que tem como objetivo fornecer todas as condições necessárias para coleta dos dados e assim direcionar, cada vez mais, os investimentos da gestão para melhoria das nossas políticas públicas que beneficiam especialmente o cidadão bezerrense”, destacou o secretário de Administração e Inovação, Bruno Clisman.

Com foco na transparência do processo, a equipe do IBGE apresentou um panorama sobre o trabalho da equipe, quais os critérios e metodologias adotadas, área de cobertura, identificação dos recenseadores, as dificuldades encontradas na coleta dos dados, como tem sido a recepção dos moradores, combate as fakes news, recusas e ausências, apoio operacional do município, entre outros pontos.

Os dados começaram a ser coletados no dia 1º de agosto deste ano, a partir da divisão do território em 128 setores. A coleta é feita diretamente nas residências, através de um profissional credenciado pelo IBGE e devidamente identificado para esse processo. Em Bezerros, são 34 recenseadores, 06 agentes supervisores, 01 agente municipal e 01 coordenador de subárea atuando para o levantamento de dados do Censo 2022.

“As reuniões de planejamento e acompanhamento do Censo são encontros realizados no antes, no durante e no pós coleta regular dos dados, tendo como objetivo dialogar com os principais representantes do poder público para aprimorar as ferramentas de execução da pesquisa, apoio logístico e dar transparência ao trabalho dos recenseadores, com a voz ativa de todos que queiram colaborar com a melhoria dos processos desenvolvidos pelo IBGE no município”, abordou o coordenador censitário do IBGE, Sérgio Soares.

Participaram do segundo encontro, o secretário de Administração e Inovação de Bezerros, Bruno Clisman, a superintendente de Inovação, Bianca Sabrina, servidores municipais das secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Cidadania, Educação, Governo, Saúde, Debetrans e Guarda Civil Civil, representante da Câmara Municipal, além do coordenador censitário de área, Sérgio Soares, do coordenador censitário subárea, Brendon Felipe, do agente censitário supervisor, Lucas Lemos, e da agente censitário municipal, Bruna Marcela.

>>PRIMEIRO ENCONTRO

A primeira reunião entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e a Prefeitura de Bezerros para acolhida, planejamento e alinhamento do Censo Demográfico 2022, foi promovida no dia 18 de agosto deste ano. Na ocasião, através da Secretaria de Administração e Inovação, o município se colocou à inteira disposição das equipes do IBGE para auxiliar na execução da coleta dos dados e informações junto a população bezerrense, tanto da zona rural quanto da zona urbana.

>>CENSO DEMOGRÁFICO 2022

O Censo cria um retrato da população e sua condição de vida no Brasil. A coleta de dados abrange pontos como renda, emprego, escolaridade, saúde, infraestrutura e saneamento básico. O levantamento coleta informações essenciais para implementação de políticas públicas, desenvolvimento social e investimentos, tanto públicos como privados.

Com a coleta dos dados, o governo federal pode distribuir os recursos dos Fundos de Participação de Estados e Municípios. Também serve para estimar o número de pessoas que necessitam de benefícios sociais e quanto os estados precisam investir em saúde, educação, transporte e obras sanitárias.

>>CENSO DEMOGRÁFICO EM NÚMEROS

O Censo brasileiro é uma das maiores operações censitárias do mundo. Aproximadamente 183 mil recenseadores vão de porta em porta, em todos os 5.570 municípios do país. Ao todo, são 452.246 setores censitários urbanos e rurais, 5.972 localidades quilombolas, 632 terras indígenas, 11.400 aglomerados subnormais e 5.494 grupamentos indígenas.

Mais informações podem ser consultadas diretamente no site oficial do Censo Demográfico 2022, através do endereço eletrônico: https://censo2022.ibge.gov.br/.

TEXTO: Izaias Néu.
FOTOS: Moyra Nascimento.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROJETO DA NOVA UNIDADE MISTA SÃO JOSÉ É APRESENTADO PELA PREFEITA LUCIELLE LAURENTINO


Lucielle Laurentino, prefeita de Bezerros, no Agreste pernambucano, anunciou a abertura do processo licitatório para a obra da nova Unidade Mista São José. Serão investidos mais de R$ 3,5 milhões na unidade, que vai assegurar aos bezerrenses, em especial às mulheres do município, um atendimento digno e humanizado na média e alta complexidade. Os recursos foram assegurados junto ao Ministério da Saúde, através de articulação de Mendonça Filho, ao longo dos últimos meses.

“Bezerros é um polo regional em saúde e, por isso, estamos investindo em um projeto ousado de melhoria na saúde pública, em especial na Atenção Primária de média e alta complexidade. Igualmente as mães, que desejam ter seus filhos nascidos aqui, nós também queremos o melhor serviço de saúde já oferecido em nosso município, garantindo aos cidadãos bezerrenses um parto digno e humanitário”, destacou Lucielle.

O novo projeto foi apresentado durante uma live, no perfil oficial da prefeita, nesta segunda-feira (22). Na ocasião, a gestora bezerrense fez uma breve retrospectiva de como encontrou a obra, quais eram os recursos financeiros disponíveis em conta, a ausência de projetos estruturais, falta de documentação, entre outros pontos, bem como abordou sobre o trabalho conjunto da gestão municipal para reestruturação do espaço da unidade de saúde e apresentação do novo projeto para execução da obra.

“Somos pessoas responsáveis, comprometidas com a qualidade de vida da nossa população e principalmente com respeito ao dinheiro público do cidadão. Por isso, antes de anunciarmos essa novidade, nossa equipe se dedicou dias e noites, garantindo que o novo projeto de reforma da Unidade Mista São José finalmente pudesse sair do papel, com segurança jurídica, financeira e administrativa”, enfatizou a gestora bezerrense.

Além da estrutura antiga não se enquadrar nos padrões atuais de vigilância e segurança sanitária, não havia projetos básicos estruturais como parte elétrica, hidráulica, cabeamento, climatização, entre outros, ou até mesmo ambientes como o berçário e pátio interno, por exemplo. Sem contar a inexistência de um local específico para coleta e armazenamento de resíduos sólidos e estação de tratamento de esgoto.

“A única planta baixa que encontramos relativo à reforma da Unidade Mista São José não contemplava a complexidade de uma obra dessa magnitude. Nossa equipe se debruçou para apresentar uma nova estruturação e organização do espaço e, assim, chegamos a esse projeto que conta com parte elétrica, cabeamento, gerador de energia, ambiente climatizado, estação de tratamento de afluentes e tantos outros espaços que, sem sombra de dúvidas, farão dessa unidade de saúde uma referência na região”, pontuou o secretário de Infraestrutura de Bezerros, Samuel Santos.

Já no que diz respeito aos ambientes que serão oferecidos na nova Unidade Mista, além da ampliação do número de leitos (de 21 subiu para 26), o equipamento de saúde vai contar com recepção, sala de pré-parto, sala de parto, enfermaria, berçário, lactário, cozinha industrial, refeitório, lavanderia, pátio interno humanizado, bloco cirúrgico, sala de recuperação, descanso médico, posto de enfermagem, consultório, etc.

“Oferecer um equipamento de saúde igual à Unidade Mista São José significa um marco histórico na vida de quem precisa de atendimento médico e quem trabalha cuidando de outras vidas. Especialmente com essa entrega, nós estamos dando aos bezerrenses a oportunidade de nascer em Bezerros novamente, pois, todos os anos, mais de 800 mulheres saem do município para poder ter seus filhos em hospitais da região. Sem contar o número de cirurgias eletivas que acumulou nos últimos anos, chegando a mais de 300 pessoas na fila de espera. Tenha certeza que essa obra terá o suor e dedicação de toda nossa equipe”, comentou Iêda Campos, secretária de Saúde de Bezerros.

Ao final da live, que também teve a participação da vice-prefeita, Socôrro Silva, a prefeita Lucielle falou sobre sua felicidade com a abertura do processo licitatório e a continuidade das entregas da gestão municipal para o povo bezerrense. “Estou muito feliz, após um ano e meio de governo, entregar aos bezerrenses essa grande obra da nova Unidade Mista São José, principalmente porque, quando estiver em pleno funcionamento, vai possibilitar que as nossas mulheres grávidas não precisem se deslocar para outros municípios para dar a luz aos seus filhos. Outras entregas serão feitas nos próximos meses, tanto na saúde quanto em outras áreas das nossas políticas públicas”, concluiu a gestora.

“Cada dia, eu aprendo mais com a prefeita e o time competente de secretários, profissionais técnicos e capacitados, que com muito trabalho, dedicação e amor no que fazem estão entregando essa obra digna da população bezerrense, ainda mais prestando essa tão bonita e merecida homenagem ao saudoso médico, Dr. Rinaldo Pacheco Vaz. Essa é uma gestão que realmente faz acontecer e isso nos deixa orgulhosos porque estamos devolvendo ao cidadão bezerrense a confiança que cada um depositou na gente”, reforçou a vice-prefeita do município, Socôrro Silva.

>>RETROSPECTIVA – UNIDADE MISTA SÃO JOSÉ

Conforme números já divulgados e relembrados na live, o município recebeu, em 04 de julho de 2014, mais de R$ 2,1 milhões (provavelmente frutos de um convênio) para realizar uma possível reforma estrutural na Unidade Mista São José. No entanto, entre os anos de 2014 e 2017, não foi feita nenhuma movimentação financeira relativa à execução da obra. Somente em 2017, a conta registrou a retirada de recursos que não foram necessariamente investidos na reforma, visto que não houve mudanças estruturais no prédio.

Em março de 2020, parte do teto da unidade de saúde caiu e o prédio foi interditado pelo Corpo de Bombeiros. No segundo semestre do mesmo ano, houve um novo processo licitatório, no valor de mais de R$ 729 mil, além de um aditivo contratual de R$ 49.458,85. Valores que seriam para executar os reparos na unidade. Curiosamente, do valor total licitado, apenas R$ 115 mil foram gastos com a obra.

Nesse cenário, a atual gestão municipal encontrou, em 31 de dezembro de 2020, o valor de R$ 415.464,78 em conta, bem abaixo dos mais de R$ 2 milhões depositados em 2014. Como se não bastasse, o município foi surpreendido com o pedido feito pelo governo do estado para que devolvesse todo o recurso relativo à unidade de saúde. Montante acumulado entre julho de 2014 e janeiro de 2021 que, segundo o Estado, daria R$ 4.914.803,46, considerando os rendimentos.

Vale lembrar, no entanto, que a atual gestão não encontrou o referido saldo em conta e nem tampouco nenhum projeto que comprovasse a aplicação dos recursos, anteriormente destinados para reforma da Unidade Mista São José.

Confira o vídeo do projeto arquitetônico (3D) da Nova Unidade Mista São José:


------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITA LUCIELLE LAURENTINO FAZ ACOLHIDA AOS ESTUDANTES DO PROJETO “EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA”, DESENVOLVIDO PELA UNESCO, INSTITUTO ÊXITO E PREFEITURA DE BEZERROS



Com o objetivo de fomentar a cultura do empreendedorismo dentro da sala de aula e despertar o protagonismo infantojuvenil no município, a prefeita de Bezerros, no Agreste pernambucano, Lucielle Laurentino, fez a acolhida aos mais de 100 estudantes selecionados para participar do Projeto “Empreendedorismo na Escola”, uma iniciativa pioneira desenvolvida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), através do Instituto Êxito de Empreendedorismo, em parceria com a Prefeitura Municipal.

“A Unesco tem um protagonismo mundial no que diz respeito à educação e ser escolhido pelo Instituto Êxito, como parceiros, é uma janela de oportunidade única. Assertivo e conectado com as necessidades do século, o projeto piloto de empreendedorismo na escola tem como premissa fundamental identificar as potencialidades de nossos estudantes, tanto na criação quanto no desenvolvimento de novos negócios, principalmente pondo em prática características que norteiam o projeto de vida de cada um. É um caminho para revelar os talentos do futuro e transformar o lugar onde vivemos”, destacou a gestora Lucielle, que também é embaixadora da iniciativa no Brasil.

Bezerros é o primeiro município do Brasil a receber o modelo piloto, que oferece o curso “Lições de empreendedorismo para o alcance de uma educação emancipadora e transformadora” e contempla estudantes das redes públicas e privadas de ensino fundamental e médio. A iniciativa é fruto de um acordo de cooperação técnica entre as instituições e busca desenvolver competências pessoais, técnicas, gerenciais e sociais.

“Estou muito feliz por nosso município ter sido escolhido como o primeiro do Brasil para vivenciar as lições empreendedoras dessa parceria. Afinal, é uma oportunidade riquíssima de aprendizagem, é uma responsabilidade que nos motiva, principalmente por saber que nossos adolescentes e jovens podem aplicar seus repertórios, planejar o futuro e ver seus sonhos realizados através da educação”, concluiu a prefeita bezerrense.

Os estudantes selecionados contam com 16 lições empreendedoras que estão pautadas nos pilares de uma educação emancipadora, plano de negócios, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e visão empreendedora, com certificação ao final do curso. A carga horária é de duas horas por lição.

Conforme calendário do projeto, serão quatro meses de aulas, de forma quinzenal e aos sábados, no Colégio Municipal Desembargador Felismino Guedes e no Centro Municipal de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Cemaic). Todos os estudantes já receberam o kit com o material de estudo.

>>EMBAIXADORA

Fruto da educação pública e com vasta experiência em projetos de educação, tanto de organizações sem fins lucrativos quanto empresas e iniciativas públicas e privadas que desenvolvem projetos inovadores voltados para o campo educacional do país, a prefeita Lucielle Laurentino viabilizou junto ao Instituto Êxito e à Unesco, a implantação do projeto piloto de “Empreendedorismo na Escola” no município, oferecendo aos estudantes do ensino fundamental e médio, da rede pública e privada, a oportunidade de empreender dentro da sala de aula. Por seu protagonismo, atuação social e liderança pública, Lucielle foi reconhecida como embaixadora oficial do empreendedorismo educacional pelas entidades envolvidas no projeto.

 

TEXTO: Izaias Néu.
FOTOS: Joelma Silva / Moyra Nascimento.
ARTE: Eduardo Lemos.

------------

PREFEITURA DE BEZERROS PROMOVE DIA “D” DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE E OUTRAS DOENÇAS


A Prefeitura de Bezerros promove, neste sábado (20), um mutirão de vacinação contra poliomielite e outras doenças. O público-alvo da campanha de imunização contra a poliomielite são crianças de 01 a 05 anos de idade. Já a multivacinação será para crianças e adolescentes, entre 01 e 15 anos de idade.

O mutirão tem como objetivo completar a caderneta de vacinação e será realizado das 08h às 13h, na Praça da Bandeira (por trás da Igreja Matriz), e nas Unidades Básicas de Saúde das zonas rural e urbana. É importante levar a documentação da criança e adolescente (Caderneta de Vacinação, Cartão do SUS) e dos pais ou responsável.

 

TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Vinícius Miranda.


---

PREFEITURA DE BEZERROS PROMOVE AÇÕES ALUSIVAS AO MÊS DO CICLISMO


Com o objetivo de incentivar a prática esportiva e garantir uma vida mais saudável para os bezerrenses, de todas as idades, do sítio à cidade, a Prefeitura de Bezerros promove, entre os dias 15 e 19 de agosto de 2022, ações alusivas ao mês do ciclismo. Na próxima sexta-feira (19) é comemorado o Dia Nacional do Ciclista.

No município, conforme Lei Nº 1.333, de 10 de abril de 2019, a Semana Municipal do Ciclismo deve contemplar o período no qual o dia 19 esteja inserido nas atividades. A lei estabelece a difusão do uso de bicicletas tanto como prática de exercícios físicos quanto como meio de transporte, oferecendo mais qualidade de vida aos praticantes.

A Secretaria de Cidadania, através da Gerência de Esportes, preparou palestras e um pedal noturno para celebrar o Mês do Ciclismo. Confira a programação, horários e locais das atividades:

》》PALESTRAS – CICLISMO PARA A VIDA 

SEGUNDA-FEIRA (15.08.2022)
*Palestrantes: Claudiano, Dinha, Andrielison, Bacaro Borges e Mark Bila
*16h às 17h
*Colégio Municipal Desembargador Felismino Guedes 

TERÇA-FEIRA (16.08.2022)
*Palestrante: Aguinaldo, Karina e Claudiano
*16h às 17h
*Cemaic 

QUARTA-FEIRA (17.08.2022)
*Palestrante: Agnaldo, Karina, Claudiano, Andrielison e Dinha
*16h às 17h
*Escola Monsenhor José Florentino 

QUINTA-FEIRA (18.08.2022)
*Palestrante: Karina, Claudino, Elinaldo e Mark Bila
*16h às 17h
*Grupo Escolar José de Goés 

》》PEDAL NOTURNO 

SEXTA-FEIRA (19.08.2022)
*Concentração: Praça São Sebastião
*19h30
*Percurso: 08 km (aproximadamente) 

Mais informações: 
gerenciaesportes.cidadania@gmail.com 

 

TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Eduardo Lemos.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA DE BEZERROS ADQUIRE EQUIPAMENTO PARA COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI



A Prefeitura de Bezerros adquiriu, recentemente, um novo equipamento de pulverização em Ultra Baixo Volume a frio (UBV Veicular leve) para combate ao mosquito Aedes aegypti, causador das principais arboviroses como Dengue, Zika e Chikungunya. O investimento foi de aproximadamente R$ 17 mil, com recursos próprios. 

A UBV Veicular tem como objetivo oferecer uma melhor cobertura no combate ao mosquito, principalmente nos bairros com maior incidência de proliferação. O equipamento é capaz de atender mais localidades num menor espaço de tempo, permitindo que as equipes da Vigilância Ambiental atuem com um trabalho otimizado. 

“Com essa aquisição, a gente amplia nossas ações de combate às arboviroses, dentro e fora dos domicílios, garantindo a devida aplicação do adulticida, dos larvicidas e também reforçando a educação ambiental para população bezerrense, que tem papel fundamental no combate ao mosquito Aedes aegypti”, destacou o coordenador da Vigilância Ambiental, Rodrigo Leal.

A aplicação do produto inseticida é feita conforme mapeamento prévio dos profissionais da Secretaria de Saúde, levando em consideração os bairros mais vulneráveis, onde as equipes atuarão com pulverizadores costais e o uso do equipamento UBV Veicular. A intervenção do aparelho possibilita menor risco de contaminação ambiental e maior agilidade nas ações de bloqueio vetorial.

É importante destacar que os apicultores (ou seja, criadores de abelhas), na zona urbana, devem entrar em contato com a Secretaria de Saúde de Bezerros, através do telefone (81) 3728-6716, para orientações sobre a pulverização. O trabalho das equipes teve início nesta quarta-feira (10) em algumas ruas dos bairros Cruzeiro, Irmã Júlia e Centro. 

>> CUIDADOS CONTRA O MOSQUITO AEDES AEGYPTI

*Verifique se a caixa d’água está bem tampada.
*Deixe as lixeiras bem tampadas.
*Coloque areia nos pratos de plantas.
*Recolha e acondicione o lixo do quintal.
*Limpe as calhas.
*Cubra piscinas.
*Tampe os ralos e baixe as tampas dos vasos sanitários.
*Limpe a bandeja externa da geladeira.
*Limpe e guarde as vasilhas dos animais de estimação.
*Limpe a bandeja coletora de água do ar-condicionado.
*Cubra bem a cisterna.
*Cubra bem todos os reservatórios de água.

 

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Joelma Silva.

---

PREFEITURA MUNICIPAL E SEBRAE PERNAMBUCO DISCUTEM FORMAÇÃO DO COMITÊ DE INOVAÇÃO DE BEZERROS




A Prefeitura de Bezerros e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae Pernambuco debateram, na última semana, a formação do Comitê de Inovação do município. O encontro, promovido no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), contou com a participação de membros da gestão municipal, representantes das instituições educacionais, entidades comerciais e organizações empresariais.

“Estamos muito felizes em realizar esse primeiro encontro para discutir sobre o hub de inovação de Bezerros, principalmente porque essa é uma rica oportunidade de aproveitar os vários atores da sociedade para pensar juntos a cidade que queremos e de que forma conseguimos trazer inovação para os setores da cadeia produtiva do nosso município. A troca de experiências nos proporciona desenhar um plano inicial de trabalho que possibilite intervenções práticas, seja no comércio, na educação, no setor de tecnologia, entre outros”, destacou o secretário de Administração e Inovação, Bruno Clisman.

O Sebrae Pernambuco oferece suporte e orientação necessários para a implantação do Comitê de Inovação e o município fica responsável pelo desenvolvimento do plano de ação, que tem como fundamentos fomentar a geração de emprego e renda e a qualificação profissional da mão de obra local. A parceria integra os principais agentes sociais para garantir o desenvolvimento da cadeia produtiva do município, de forma estratégica e inovadora.

“Essa parceria entre a Prefeitura de Bezerros e o Sebrae Pernambuco, na formação desse comitê, vai culminar numa política integrada que tem como objetivo atrair empresas que queiram fortalecer sua atuação no município, sobretudo, no desenvolvimento tecnológico e econômico. Nossa meta é disseminar a cultura de inovação e empreendedorismo junto aos mais diversos setores sociais, em especial o turismo, o comércio, os serviços, o agronegócio, entre outros”, apontou o consultor do Sebrae Pernambuco, Flammarion Cysneiros.

O grupo de trabalho contou também com a presença dos empresários Luciano Monteiro (Casa do Plantio), Nathan Bezerra (Produtos Levo) e Jardiel de Moura (Instituto Moura), da gerente da CDL Bezerros, Andréia Santos, e representantes das secretarias municipais de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável (Josiel Alexandre) e Administração e Inovação (Jéssyka Santos e Bianca Sabrina), Sala do Empreendedor Bezerros (Allainy Helena) e Gerência de Imprensa e Comunicação Institucional (Izaias Néu).

“Vamos trabalhar juntos para desenvolver políticas públicas verdadeiramente comprometidas com o desenvolvimento tecnológico e econômico da nossa cidade e região, trazendo para perto das discussões os profissionais e parceiros que somam na implantação desse comitê e certamente nos ajudarão a obter os melhores resultados no que diz respeito a inovação e ao empreendedorismo bezerrense. Em nome da prefeita Lucielle Laurentino, e da nossa gestão como um todo, vamos continuar fazendo Bezerros acontecer, do sítio à cidade, com trabalho, responsabilidade e transparência”, concluiu Bruno Clisman.

 

TEXTO: Izaias Néu.
FOTO: GECOM/PMB.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

19ª EDIÇÃO DO BEZERROS MOTO FEST ATRAIU MILHARES DE MOTOCICLISTAS DE VÁRIOS ESTADOS DO BRASIL





Marcada pela tranquilidade e pelo sucesso de público, a 19ª edição do Bezerros Moto Fest 2022 atraiu centenas de motoclubes e milhares de motociclistas de vários estados do Brasil, consolidando o evento no calendário festivo do município. Mais de 20 mil pessoas participaram do encontro, no último final de semana.

Amantes das duas rodas desfrutaram de passeio motociclístico, área de camping, praça de alimentação, exposição de peças e acessórios, shows musicais, entre outras atividades. Segundo dados da organização do evento, aproximadamente 300 motoclubes fizeram inscrição este ano. Mais de 10 mil motociclistas participaram do Moto Fest 2022.

Mesmo com um grande público, o encontro não registrou ocorrência policial, comprovando um ambiente de tranquilidade e familiar para crianças, jovens, adultos e idosos. Turistas e visitantes aqueceram a economia local, visto que muitos dos participantes se hospedaram e consumiram no município, movimentando o comércio, a rede hoteleira, bares e restaurantes, lanchonetes, entre outros.

“Nossa cidade estava na expectativa para começar a cumprir o calendário de eventos e, sem sombra de dúvidas, garantir que as atividades econômicas, ligadas aos eventos do município, voltassem à ativa depois de um longo período de pandemia. Estamos felizes pela realização do 19º Bezerros Moto Fest, que atraiu público de todo o estado e até do país para ouvir rock e também reencontrar familiares e amigos nesse evento cultural”, destacou a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino.

Realizado na Rua da Matriz, no Centro da cidade, o Moto Fest teve início na sexta-feira, dia 05 de agosto, com apresentações da banda bezerrense Old Wine e da banda Old Pack, de Caruaru. No sábado (06), Bebo Blues, de Surubim, e The Bad Jets, de Gravatá, abriram o dia de festa, que foi finalizado com chave de ouro pela banda nacional Raimundos, pela primeira vez em Bezerros.

“É um sonho realizado ver os motociclistas e roqueiros de Bezerros e região participando do nosso evento. Passamos dois anos sem a realização do evento, de forma presencial, e agora retornamos com muita alegria, principalmente oferecendo ao público atrações de qualidade e para todos os gostos, inclusive com uma grande atração nacional que foi Raimundos. Meu agradecimento especial por todo apoio para poder realização de mais uma edição do Bezerros Moto Fest”, pontuou o presidente do Renegados do Asfalto Moto Clube de Bezerros, Máximo Neto.

 

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Joelma Silva / Moyra Ferreira / Thiago Agnes / Anderson Souza


---

PREFEITA LUCIELLE PARTICIPA DE ENCONTRO ANUAL DA FUNDAÇÃO ESTUDAR, EM SÃO PAULO


A prefeita de Bezerros, no Agreste pernambucano, Lucielle Laurentino, participou, nesta segunda-feira (01), do encontro da Fundação Estudar, em São Paulo. O evento reúne anualmente mais de mil estudantes e profissionais da fundação para discutir e fortalecer a cultura de liderança transformadora no Brasil.

Durante o dia inteiro, líderes na política, no judiciário, no setor privado e social brasileiro trocaram experiências e contaram suas histórias inspiradoras, capazes de gerar impacto na vida de outras pessoas na sociedade, tendo como pilares sonho, conhecimento aplicado, integridade, protagonismo e legado.

“Nós acreditamos no poder transformador da educação e da boa política, por isso, quem participa dessa iniciativa certamente amplia sua visão de mundo, seja a partir da troca de experiências entre cada um ou pelo exemplo de grandes líderes que dedicaram e dedicam suas vidas para trazer a mudança que nosso país tanto precisa. São histórias lindas e motivadoras”, destacou Lucielle.

Entre as atividades previstas, a gestora bezerrense participou do painel “Democracia em ano de eleição: o poder do legislativo, imprensa e sociedade civil”, que teve como mediadora a diretora executiva do Vetor Brasil e membro do Conselho da Fundação Estudar, Joyce Toyota. Além da prefeita Lucielle, participaram do debate o deputado federal do Espírito Santo Felipe Rigoni, o cientista político Carlos Melo e o jornalista e professor da USP Eugênio Bucci.

É importante lembrar que todas as despesas para participação no encontro foram pagas pela Fundação Estudar.

>>FUNDAÇÃO ESTUDAR

A Fundação Estudar é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, de incentivo à educação, que custeia bolsas de estudo para graduação e pós-graduação e oferece treinamentos. Foi criada em 1991 pelo empresário Jorge Paulo Lemann. Atua na formação de novas lideranças e conta com mais de três mil voluntários.

 

TEXTO: Izaias Néu.
FOTO: Fundação ESTUDAR.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GRUPO POLITEJO CONFIRMA INSTALAÇÃO DE FÁBRICA EM BEZERROS


O grupo multinacional Politejo confirmou, após reunião com a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, nesta sexta-feira (29), a instalação de uma fábrica no município. Conforme o Protocolo de Intenções, serão investidos mais de R$ 35 milhões, com geração de 60 empregos diretos inicialmente.

“Estamos muito felizes com a confirmação da chegada de mais um empreendimento para nosso município, pois isso reforça o nosso compromisso em trazer mais oportunidades de emprego e renda, além de assegurar o desenvolvimento econômico da nossa região”, destacou a prefeita Lucielle.

A fábrica, que será instalada no Distrito Industrial do município, atuará no ramo de soluções termoplásticas para saneamento e irrigação (ou seja, tubos e acessórios). Segundo a empresa, as operações começam ainda este ano e contará com mão de obra local.

“Bezerros foi escolhida por sua localização estratégica e melhores condições para operacionalização dos trabalhos a serem desenvolvidos pela multinacional no Norte e Nordeste do país, além de ser uma cidade acolhedora aos novos empreendimentos”, pontuou o diretor da empresa, André Maia.

>>VISITA

No começo de abril deste ano, a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, visitou a sede da multinacional Politejo, na cidade do Porto, em Portugal. Na ocasião, a gestora bezerrense foi recebida pelo gestor de produtos, Marcelo Castro, e pelo diretor de operação da planta de produção, Jorge. A visita teve como objetivo conhecer de perto o funcionamento técnico-operacional da empresa que está presente em Angola, Brasil, Espanha, Moçambique e Portugal.

>>GRUPO

A Politejo é uma empresa de origem familiar que atua no mercado europeu há quase 45 anos, tem dez fábricas, em três continentes, e exporta seus produtos para o mundo inteiro. A primeira fábrica implantada no Brasil fica no município de Leme, em São Paulo.

 

TEXTO: Izaias Néu.
FOTOS: Assessoria Especial.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

19ª EDIÇÃO DO BEZERROS MOTO FEST SERÁ REALIZADA NOS DIAS 05 E 06 DE AGOSTO DE 2022


 

A Prefeitura de Bezerros e o Renegados do Asfalto Moto Clube realizam, nos dias 05 e 06 de agosto de 2022, a 19ª edição do Bezerros Moto Fest. O encontro, que acontece na Rua da Matriz, reunirá milhares de motociclistas do município, do estado e até do Brasil, e contará com apresentações locais, regionais e uma banda nacional.

Consolidado no calendário turístico e festivo do município, o Moto Fest promete reunir um grande público e aquecer a economia local, tanto na rede hoteleira quanto no comércio. A programação tem início na sexta-feira, dia 05 de agosto, a partir das 09h da manhã, com a recepção aos motociclistas e motoclubes.

“O MotoFest é um dos principais eventos do município, de grande relevância para nossa economia, por isso, em 2022, a Prefeitura de Bezerros também investiu numa atração nacional, visto que vamos receber um público específico, que gosta de boa música e de aventuras, principalmente os atrativos turísticos da Serra Negra e da cidade. Investimentos em nossos eventos porque acreditamos na geração de oportunidades e renda para os bezerrenses”, destacou o Secretário de Turismo e Cultura de Bezerros, Vandiael Laurentino.

A novidade deste ano é a apresentação da banda nacional Raimundos, que fará show pela primeira vez em Bezerros, tornando-se uma das maiores atrações a se apresentar no município. O evento contará ainda com a apresentação da banda bezerrense Old Wine, além das bandas Old Pack, de Caruaru, Bebo Blues, de Surubim, e The Bad Jets, de Gravatá.

“É um sonho duplamente realizado porque passamos dois anos sem realizar o Moto Fest de forma presencial e agora retornamos com uma atração nacional que, com certeza, traz o auge do nosso evento. Estou muito feliz, pois é um sonho realizado não só pra mim como para os motociclistas e roqueiros de Bezerros”, pontuou o presidente do Renegados do Asfalto Moto Clube de Bezerros, Máximo Neto.

>>CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO:

*SEXTA-FEIRA (05/08/2022)
09h – Recepção aos motoclubes e motociclistas;
10h – Som mecânico-DJ;
20h – OLD WINE (Pop rock internacional);
22h30 – OLD PACK (Classic rock).

*SÁBADO (06/08/2022)
09h – Passeio motociclístico para Serra Negra (parque ecológico, polo cultural e mirantes);
12h – Passeio motociclístico pela cidade;
17h – BEBO BLUES (Blues);
19h – Entrega de troféus;
20h – THE BAD JETS (Rockabilly);
22h – BANDA RAIMUNDOS (Rock nacional).

O Renegados do Asfalto Moto Clube vai disponibilizar área para camping e hospedagem, com estacionamento e segurança. Mais informações através do telefone (81) 9-9715-6000.

 

TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Alex Matos.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA DE BEZERROS REGULAMENTA LEI COM NOVO PISO SALARIAL DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE E DE ENDEMIAS


A Prefeitura de Bezerros vem promovendo uma série de melhorias e cuidados com o servidor público municipal. Nesta quinta-feira (28), o projeto de lei do Executivo, que regulamenta o piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias, foi aprovado na Câmara Municipal, conforme legislação federal.

“É extremamente importante esse aumento salarial para a categoria. É a garantia do piso e de melhores condições de trabalho para os profissionais que dedicam suas vidas para cuidar dos bezerrenses. Nesta sexta-feira já faremos o pagamento, com retroativo de maio e junho, além do novo salário de julho”, destacou Lucielle.

A gestora bezerrense comemorou a aprovação do projeto ao lado das secretárias de Saúde e da Fazenda, Iêda Campos e Marília Motta, respectivamente, além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Márcio Silva.

 

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTO: Joelma Silva.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA DE BEZERROS REINAUGURA CENTRO DE REABILITAÇÃO NO MUNICÍPIO






A Prefeitura de Bezerros reinaugurou, nesta segunda-feira (25), o Centro de Reabilitação e Qualidade de Vida, um equipamento utilizado tanto por crianças quanto adultos e idosos do município. Contando com um espaço mais amplo, organizado, moderno e com novos equipamentos, o novo endereço do Centro de Reabilitação é na Av. Antonieta Torres Vasconcelos, 27 – Bairro Santo Amaro.

O espaço conta com mais de 200 atendimentos por dia, em diferentes áreas, e uma equipe multiprofissional para garantir uma melhor acessibilidade à população bezerrense. O atendimento ao cidadão é feito por 19 especialistas nas áreas de psicologia, neurologia, ortopedia, fisioterapia, psiquiatria, terapia ocupacional, fonoaudiologia, assistência social e neuropsicopedagogia. O reforço do quadro de profissionais tem como objetivo reduzir a fila de espera dos pacientes que necessitam do serviço.

Estiveram presentes na solenidade de reinauguração a prefeita Lucielle Laurentino, a vice-prefeita Socôrro Silva, os secretários municipais Iêda Campos, Thaís Santos e Marília Motta, os vereadores Luís Sales (Luisinho), Edvaldo Correia (Adé), Carlos Eduardo, Vando e Antônio Amorim, o Controlador Municipal, José Wagner, o chefe de gabinete Rhafanny Vasconcelos, além de servidores municipais e a população em geral.

 

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Moyra Ferreira.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

BEZERROS: ABERTA LICITAÇÃO PARA CALÇAMENTO DA RUA 25, NO BAIRRO NOSSA SENHORA APARECIDA


Os moradores da Rua 25, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, em Bezerros, receberam uma notícia que era aguardada há muito tempo pela população local: o calçamento da via. O anúncio de abertura da licitação foi feito pela prefeita do município, Lucielle Laurentino, durante visita ao local, nesta quinta-feira (21).

“O que muitos prometeram agora vai virar realidade: o calçamento da Rua 25, no Bairro Nossa Senhora Aparecida (Cohab). Esse era um desejo antigo dos moradores da comunidade e que agora será atendido por nossa gestão”, destacou a gestora bezerrense.

O trecho que será pavimentado tem pouco mais de mil metros quadrados e um investimento de aproximadamente R$ 250 mil (recursos próprios e contrapartida do FEM). A tomada de preço foi publicada no Diário Oficial da União da Amupe. As obras devem iniciar após a conclusão do processo licitatório e divulgação da empresa especializada vencedora.

 

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: GECOM/PMB.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PREFEITURA DE BEZERROS, INSTITUTO ÊXITO E UNESCO FIRMAM PARCERIA PARA PROJETO “EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA”



Em uma parceria inédita, com o objetivo de fomentar a cultura do empreendedorismo nos estudantes do município, a Prefeitura de Bezerros, o Instituto Êxito de Empreendedorismo e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) realizam o Projeto “Empreendedorismo na Escola”. Bezerros é o primeiro município do Brasil a receber o projeto piloto que oferece o curso “Lições de empreendedorismo para o alcance de uma educação emancipadora e transformadora”.

“Esse é um trabalho intersetorial que estamos construindo com foco nos estudantes dos anos finais, a partir da metodologia pedagógica implantada pelo Instituto Êxito e Unesco. Somos a primeira cidade do país a desenvolver esse projeto piloto, no ambiente escolar, para despertar nos estudantes o interesse pelo empreendedorismo. Nesse cenário, os parceiros têm papel fundamental, visto que investem tempo e recursos nesse processo de transferência de conhecimento e tecnologia para que possamos ampliar nossas possibilidades de serviços ofertados à população bezerrense”, destacou o secretário de Administração e Inovação, Bruno Clisman.

O curso, que tem duração de quatro meses e é direcionado para estudantes do ensino médio em geral, tanto de escolas públicas quanto privadas, faz parte de um projeto de cooperação técnica entre o Instituto Êxito e a Unesco Brasil para o desenvolvimento de habilidades empreendedoras na escola, com o uso de ferramentas inteligentes.

“Enquanto Secretaria de Administração e Inovação, atuando de forma conjunta com a Secretaria de Educação, é nossa responsabilidade distribuir esse conceito de escola empreendedora por todo o município, com ferramentas que possibilitem ao estudante abrir janelas no mercado de trabalho. Afinal, esse projeto oferece material personalizado e direcionado para que os estudantes conduzam suas lições em sala de aula, desenvolvendo competências e habilidades para toda vida”, completou Bruno Clisman.

O secretário destacou ainda sobre a qualificação dos servidores municipais que serão responsáveis pelo desenvolvimento do projeto na cidade. “Outro ponto fundamental é o processo de formação continuada dos professores da rede municipal que irão conduzir esse desafio, garantindo uma aprendizagem transformadora na vida dos estudantes e dos cidadãos bezerrenses, dentro e fora da escola”, concluiu Bruno.

Os estudantes interessados devem fazer sua inscrição até o dia 29 deste mês, através do formulário on-line disponível no site oficial, na aba “Empreendedorismo na Escola”. As aulas têm início no dia 13 de agosto de 2022 e serão quinzenalmente, aos sábados, das 08h às 12h, no Colégio Municipal Desembargador Felismino Guedes.

TEXTO: Izaias Néu.
ARTE: Eduardo Lemos.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA DE BEZERROS INICIA VACINAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 04 ANOS DE IDADE CONTRA À COVID-19



A Prefeitura de Bezerros iniciou, nesta terça-feira (19), a vacinação de crianças a partir dos 04 anos de idade, sem comorbidades, contra à Covid-19. Não é necessário o agendamento prévio para a aplicação do imunizante, bastando dirigir-se até o Centro Covid-19 ou à Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

É importante apresentar os documentos da criança no momento da vacinação, como registro de nascimento, documentos pessoais, cartão de vacinação infantil e Cartão do SUS. Os pais ou responsáveis devem estar de posse dos documentos pessoais e comprovante de residência.

A vacinação infantil pode ser realizada, de segunda a sexta-feira, das 07h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de cada bairro ou no Centro Covid-19, que está localizado na Avenida Monsenhor José Florentino, S/N – Bairro Santo Amaro, também no mesmo horário.

>>VACINAÇÃO INFANTIL (Conforme dados da IV Geres)

Conforme estimativa da IV Gerência Regional de Saúde, a população infantil vacinável, em Bezerros, é de aproximadamente 6.879 crianças. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, já foram vacinadas 3.872 crianças (56,3%) com a primeira dose, até esta terça-feira (19.07.2022).

>>VACINAÇÃO – POPULAÇÃO GERAL

De acordo com os dados do vacinômetro, divulgado na última sexta-feira (15), Bezerros, vacinou 55.773 pessoas com a primeira dose do imunizante, 46.731 com a segunda dose, 28.954 com a terceira dose e 5.468 com a quarta dose. Pelos dados, o número de pessoas que receberam a primeira dose representa 91,4%, os que receberam duas doses somam 76,6%, terceira dose 47,4% e quarta dose 8,9%.

Vale lembrar que o cálculo é feito baseado na quantidade total de pessoas no município, que é de aproximadamente 60.960 mil habitantes, de acordo com a previsão estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE (2021).

TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Marcelo Monteiro.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PREFEITURA DE BEZERROS REINAUGURA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO BAIRRO DO RETIRO



A Prefeitura de Bezerros requalificou e entregou à população de Bezerros, nesta segunda-feira (18), a Unidade Básica de Saúde – UBS do Bairro do Retiro. A unidade de saúde vai contemplar aproximadamente três mil pessoas em sua área de abrangência. Localizada em um novo espaço, maior e mais amplo, a UBS recebeu novos equipamentos, proporcionando uma saúde pública mais digna para a população bezerrense.

Na ocasião, estavam presentes a prefeita Lucielle Laurentino, a vice-prefeita Socôrro Silva, a secretária de saúde Iêda Campos, o secretário de Infraestrutura, Samuel Santos, e o chefe de gabinete Rhafanny Vasconcelos, bem como os vereadores Luís Sales (Luisinho), Antônio Amorim e Evandro Silvestre (Vando), além da população do bairro.

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Thiago Agnes.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA DE BEZERROS ANUNCIA LICITAÇÃO PARA CALÇAMENTO DE RUAS NO DISTRITO DE BOAS NOVAS


Pautada por uma gestão de trabalho, responsabilidade e transparência com o cidadão, a Prefeitura de Bezerros anunciou a licitação para calçamento das Ruas Desembargador Felismino Guedes e Travessas 1 e 2, no Distrito de Boas Novas, na zona rural do município. O processo de tomada de preços foi publicado no Diário Oficial da União e no Diário da Amupe, ontem (quinta-feira, 14).

Tidas como importantes vias para o acesso e deslocamento da comunidade, as ruas que serão calçadas representam uma importante conquista para os moradores que, há anos, estavam esquecidos pelo Poder Público Municipal. Com previsão de custo de aproximadamente R$ 418 mil, as obras serão executadas com recursos próprios e parte oriunda de uma emenda parlamentar.

“Essas obras de calçamento são importantíssimas para o Distrito de Boas Novas, pois, estamos investindo numa comunidade que sempre teve o Poder Executivo Municipal distante de sua realidade, mas que agora está vivendo uma nova fase, com o abastecimento de água, com os serviços básicos de saúde funcionando, melhoria das estradas vicinais e agora com calçamento nas vias que dão acesso ao cemitério local, a Vila da Cohab e demais localidades”, destacou a prefeita Lucielle Laurentino.

Conforme planejamento, os trabalhos devem iniciar logo após a finalização do processo de licitação e divulgação da empresa especializada que será vencedora da tomada de preços.

 

TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu.
FOTOS: Moyra Ferreira.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

“FALA CIDADÃO”: POPULAÇÃO BEZERRENSE DEFINE PRIORIDADES DE INVESTIMENTOS PARA 2023





Com o objetivo de incluir o cidadão bezerrense na definição de prioridades e tomada de decisão sobre os investimentos públicos para 2023, através do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA), a Prefeitura de Bezerros promoveu, esta semana, mais uma edição do “Fala Cidadão”, que está com formulário disponível até esta sexta-feira (15), no site oficial.

Realizado de forma presencial, no Colégio Municipal Desembargador Felismino Guedes, o evento explanou sobre os objetivos e metas da gestão e qual a importância da participação popular na construção de um município mais digno e igualitário. Através da ferramenta, o cidadão bezerrense preenche um formulário e define, conforme sua visão, quais áreas devem ser prioridade de atuação do governo municipal.

Os cidadãos bezerrenses que não puderam participar de forma presencial têm até esta sexta-feira, dia 15 de julho de 2022, para acessar o site oficial (www.bezerros.pe.gov.br), na aba “Fala Cidadão”, e responder o formulário. É importante lembrar que todos os dados e informações fornecidos estão sob sigilo da Lei de Proteção de Dados.

>>TRANSPARÊNCIA

Em 2021, a Prefeitura de Bezerros construiu o Plano Plurianual (PPA), instrumento fundamental para o planejamento governamental e que definiu as prioridades para o município, estabelecendo objetivos, diretrizes e metas para o período de quatro anos. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) também estabeleceu quais as prioridades e metas para um plano de médio prazo, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal N° 101/2000.

É visando garantir a transparência e a participação popular, assim como foi feito no ano anterior, que a Prefeitura de Bezerros entende o papel do cidadão na definição de metas prioritárias a serem construídas junto a quem mais conhece e vivencia nosso município: o cidadão bezerrense.

Link para acesso ao formulário: https://forms.gle/gwnZEACnx3nbPgRR7

 

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Moyra Ferreira.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA DE BEZERROS PROMOVE EDIÇÃO PRESENCIAL DO “FALA CIDADÃO”


Com o objetivo de debater sobre a prioridade de investimentos dos recursos públicos para o ano de 2023, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal N° 101/2000, a Prefeitura de Bezerros promove, nesta quarta-feira (13), uma edição presencial do “Fala Cidadão”. O momento de escuta é voltado para participação popular na construção de políticas públicas que tragam melhorias para o cidadão bezerrense.

“O Fala Cidadão é uma rica oportunidade de cumprirmos um critério de transparência e de proximidade com nossa população, através da qual mediamos a tomada de decisão na gestão municipal, levando em conta a prioridade dos investimentos públicos. O cidadão bezerrense vai poder apontar o foco de melhorias nas mais diversas áreas do município como infraestrutura, saúde, educação, cidadania, empreendedorismo, entre outras”, destacou o secretário de Administração e Inovação, Bruno Clisman.

Na ocasião, também será discutida a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano e de que forma a população pode contribuir com a construção de uma cidade mais justa, igualitária e participativa, com foco na transparência e respeito ao dinheiro público. “A construção da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para o ano de 2023 começa agora e nós queremos trazer o cidadão para contribuir com esse processo. A partir da escuta, junto a população bezerrense, definimos a prioridade e áreas de maior atenção do nosso Plano de Governo”, finalizou Bruno.

O encontro será realizado no Colégio Municipal Desembargador Felismina Guedes, na Praça São Sebastião, a partir das 09h da manhã, e é aberto a toda população bezerrense, inclusive representantes de classes, conselhos, associações, organizações não governamentais, entre outros setores sociais.

 

TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Vinícius Miranda.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SAÚDE: PREFEITURA DE BEZERROS IMPLANTA CENTRAL DE REGULAÇÃO DOS TRANSPORTES PARA MELHORIA NO ATENDIMENTO À POPULAÇÃO


A Prefeitura de Bezerros implantou, nesta sexta-feira (27), a Central de Regulação dos Transportes, que funcionará 24 horas por dia, durante todos os dias da semana. A Central será o canal pelo qual a população bezerrense poderá tirar dúvidas ou pedir maiores informações sobre o Transporte Fora do Domicílio (TFD) ou transferência de pacientes, priorizando a melhoria da qualidade no atendimento à população. O número disponibilizado é (81) 9-9988-3007.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a Central também será utilizada como canal dos distritos e vilas do município para solicitação de veículos. É importante que a população faça a solicitação com antecedência para melhor organização do fluxo de demandas do setor. “Implantamos a Central de Regulação de Transportes 24h para melhorar a qualidade no acompanhamento e atendimento à população, principalmente aos usuários do Transporte Fora do Domicílio – TFD. Mas, também é necessário que a população colabore, fazendo as solicitações de transporte com, pelo menos, cinco dias de antecedência, quando possível, claro”, destacou a secretária de Saúde do município, Iêda Campos.

Outra novidade da pasta é a implantação de check-list’s digitais para avaliar, permanentemente, as condições de uso dos veículos, garantindo a correção de possíveis problemas e avarias de forma precoce. A Secretaria de Saúde também realizou reunião de alinhamento com todos os motoristas, reforçando o grau de importância da realização de um serviço bem feito e de um atendimento humanizado.

O cidadão bezerrense que precisar consultar ou tirar dúvidas sobre a solicitação de um veículo para transporte e/ou transferência de pacientes deve entrar em contato com o número (81) 9-9988-3007, disponível 24h por dia, todos os dias da semana. Vale destacar que o agendamento continua sendo feito, de forma presencial, na sede da Secretaria de Saúde, que fica na Rua V. Agenor Dias, Nº 68 – Bairro Santo Antônio (próximo à Estação da Cultura).

 

TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Vinícius Miranda.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA DE BEZERROS PRESENTE NA MAIOR FEIRA DE ARTESANATO DA AMÉRICA LATINA

A Prefeitura de Bezerros, no Agreste pernambucano, também está presente na 22ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato – Fenearte 2022, que tem como tema o movimento Manguebeat, uma das maiores revoluções musicais dos últimos tempos no Brasil. A feira, considerada uma das maiores da América Latina, e que reúne artesanato, moda, gastronomia, música, artes visuais e culturais, acontece no Centro de Convenções, em Olinda, até o próximo dia 17 deste mês.

Valorizando a diversidade da cultura brasileira e as peculiaridades de cada região, a Fenearte conta com quase cinco mil expositores, distribuídos em mais de 700 espaços, numa área de 30 mil metros quadrados. A expectativa é que aproximadamente 200 mil pessoas visitem os estandes da feira, gerando uma movimentação financeira de mais de R$ 45 milhões.

O estande da Prefeitura de Bezerros fica localizado na Rua 13, número 332. O espaço reúne peças de diferentes artesãos locais, indo desde as máscaras do Papangu, passando pela xilogravura, até artigos de madeira, pano, barro, papel, entre outros. Venha nos visitar e conhecer um pouco mais sobre o artesanato bezerrense!

 

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Joelma Silva.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA DE BEZERROS ANUNCIA AUMENTO SALARIAL PARA 11 CATEGORIAS DE PROFISSIONAIS EFETIVOS DO MUNICÍPIO





A Prefeitura de Bezerros, através da gestão Lucielle Laurentino, anunciou, nesta segunda-feira (04), o aumento salarial para servidores efetivos municipais. O reajuste contempla 11 categorias de profissionais de diversas secretarias que, há anos, estavam com defasagem salarial. Com o reajuste, alguns servidores terão aumento de mais de 180% em comparação com o ganho atual.

O projeto de lei do Executivo, que será encaminhado para discussão e aprovação na Câmara Municipal nas próximas semanas (após o fim do recesso legislativo), faz parte da reforma administrativa adotada pela gestão municipal, que já reestruturou o quadro de comissionados e setores das secretarias municipais, bem como realizou a seleção simplificada, aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA).

De acordo com a proposta, serão contemplados servidores efetivos das áreas de enfermagem, veterinária, técnico em enfermagem, psicologia, odontologia, fisioterapia, fiscal fazendário, biomedicina, assistência social, engenharia e assessoria jurídica. Todos os cargos inseridos no projeto de lei equivalem aos respectivos concursos públicos realizados entre 1991 e 2013 e que, ao passar dos anos, estavam com ganho defasado.

“Reforçamos nosso compromisso com a melhoria da administração pública municipal e principalmente o cuidado com o nosso servidor público. Estamos, a cada dia, entregando uma cidade diferente, seja com esse aumento no ganho dos servidores efetivos, no reajuste do piso salarial dos professores, reforma administrativa, dentre outras melhorias”, destacou a prefeita Lucielle.

É importante lembrar que a aplicação dos valores reajustados já inicia logo após aprovação do projeto de lei em Plenário e todos os profissionais contemplados pela iniciativa são servidores de carreira e ingressantes na Prefeitura de Bezerros por meio de concurso público.

Além da prefeita Lucielle Laurentino e da vice-prefeita Socôrro Silva, estiveram presentes o vereador Carlos Eduardo, os secretários Bruno Clisman, de Administração e Inovação, e Marília Motta, da Fazenda, o chefe de gabinete Rhafanny Vasconcelos e servidores efetivos representantes das secretarias municipais.

TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu.
FOTOS: Moyra Ferreira.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SÃO JOÃO 2022 CHEGA AO FIM VALORIZANDO O AUTÊNTICO FORRÓ PÉ DE SERRA E A CULTURA BEZERRENSE DO SÍTIO À CIDADE






Levando o São João para os principais distritos e vilas do município, além da cidade, a Prefeitura de Bezerros encerrou, no último domingo (03), as festividades juninas de 2022. Este ano, o São João manteve a tradição do autêntico forró pé de serra e a valorização da cultura bezerrense e regional. Foram 15 dias de festa e mais de 100 apresentações artísticas e culturais em todos os polos juninos.

Iniciado na Serra Negra, no dia 11 de junho, com o São João mais alto, mais frio e mais aconchegante do mundo (daqui do alto, tudo é mais bonito!), os festejos juninos reuniram milhares de forrozeiros, de diferentes estados do Brasil e de todas as idades. Do sítio à cidade, a festa contemplou os Distritos de Sapucarana, Boas Novas e Cajazeiras, além das comunidades de Sítio dos Remédios, Areias, Bairro Encruzilhada de São João e a Vila da Serra Negra.

O clima do “São João família” foi perceptível em cada lugar que recebeu as comemorações festivas, principalmente onde as pessoas reuniram suas famílias e aproveitaram o mais autêntico São João da cultura nordestina. As cores, ritmos, brincadeiras infantis, comidas típicas, decoração, apresentações culturais e a alegria do cidadão bezerrense, do sítio à cidade, colocaram os festejos juninos, deste ano, na memória e na história do município.

No último domingo, 03 de julho, o São João de Bezerros 2022 chegou ao fim com os shows de Samara Costa, Lady Falcão e Magníficos, realizados no largo da Estação da Cultura. O público que se fez presente deu o tom da saudade dos festejos juninos que marcaram a retomada dos eventos públicos no município.

“Queríamos que todos os bezerrenses pudessem aproveitar um pouco de uma das melhores épocas do ano, que é o São João. Ficamos felizes que conseguimos alcançar nosso objetivo, oferecendo uma festa organizada, com a valorização da cultura local e regional, do forró autêntico e das tradições culturais, do sítio à cidade. Nosso agradecimento especial a cada cidadão bezerrense que participou desse desafio conosco e aí está o resultado. A festa foi linda e nós voltaremos ainda mais animados em 2023”, destacou a prefeita Lucielle Laurentino.

 

TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu.
FOTOS: Joelma Silva / Moyra Ferreira / Thiago Agnes.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA DE BEZERROS ANUNCIA ORDEM DE SERVIÇO PARA PAVIMENTAÇÃO DE CALÇAMENTO NA SERRA NEGRA


A Prefeitura de Bezerros, no Agreste, através da gestão Lucielle Laurentino, anunciou, ontem (terça-feira, 28), a ordem de serviço para início das obras de pavimentação de calçamento nas Avenidas Projetadas 1 e 2 (rua ao lado da igrejinha e entorno do campo de futebol), na Vila da Serra Negra. Serão calçados 3.400 metros quadrados de vias, com um investimento de R$ 359.186,76.

Conforme previsão, as obras serão iniciadas nos próximos dias e terão duração de 90 dias para conclusão. Parte dos recursos (R$ 280 mil) é fruto de uma emenda parlamentar da deputada estadual Priscila Krause e o restante será com investimento próprio, garantido pela prefeitura do município. “Essa é mais uma grande conquista para nosso município, principalmente para os moradores da nossa Serrinha, que, além de comemorar os festejos juninos, também comemoram ruas mais dignas para trafegar”, destacou a prefeita Lucielle.

A gestora destacou ainda que outras obras de pavimentação serão anunciadas, promovendo o bem estar, a qualidade de vida e a melhoria no tráfego de veículos e pedestres nas principais vias e acessos do município. “Esse é apenas um pequeno trecho entre outras vias que iremos pavimentar nos próximos meses, afinal, garantir o bom uso do dinheiro público, com trabalho, responsabilidade e transparência é o compromisso maior da nossa gestão”, concluiu a prefeita.

A cerimônia de assinatura da ordem de serviços contou com a presença da prefeita Lucielle Laurentino, da vice-prefeita Socôrro Silva, do ex-ministro Mendonça Filho, da deputada Priscila Krause, dos secretários de Infraestrutura, Samuel Santos, e de Turismo e Cultura, Vandiael Laurentino. Estiveram presentes ainda os secretários de Administração e Inovação, Bruno Clisman, e da Fazenda, Marília Motta.

Também participaram do ato o representante da empresa vencedora da obra, Sandro Monteiro, os vereadores Carlos Eduardo, Edvaldo Correia (Adé), Luís Cabral (Luisinho) e José Antônio (Júnior do Boi Gordo), além do chefe de gabinete, Rhafanny Vasconcelos, do procurador municipal, Dr. Paulo Alves, do controlador municipal, José Wagner, do gerente de articulação política, Vagner Lima, empresários, a comunidade em geral, entre outros.

>>SAÚDE

Ainda durante a cerimônia, o ex-ministro Mendonça anunciou, junto a prefeita Lucielle, o recebimento de R$ 500 mil para saúde pública de Bezerros. O recurso já está depositado na conta do município. “Garantimos, junto ao Ministério da Saúde, R$ 500 mil para os serviços de saúde do município. Além disso, Serra Negra ganha a pavimentação de uma importante alça de acesso à Vila, graças aos recursos de emendas destinados pela deputada estadual Priscila Krause. A prefeita Lucielle assinou, hoje (terça-feira), a ordem de serviço para início da obra que vai melhorar a subida e descida de uma das áreas turísticas mais bonitas do Agreste. Uma parceria que dá muito certo em favor de Bezerros”, destacou o ex-ministro.

TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu.
FOTOS: Joelma Silva.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SÃO JOÃO NA SERRA NEGRA: FORRÓ AUTÊNTICO, CULTURA E TRADIÇÃO MARCARAM O EVENTO EM 2022





Chegou ao fim, no último domingo (26), o São João na Serra Negra 2022, após oito dias de festividades juninas. O São João mais alto, mais frio e mais aconchegante do mundo reuniu milhares de forrozeiros, de diferentes estados do Brasil e de todas as idades.

Além do clima ameno, com temperatura média de 16°C e sensação térmica de 12° graus, das belas paisagens naturais, os forrozeiros que percorreram os 10 km entre a cidade e a Serra Negra desfrutaram do autêntico forró pé de serra, com apresentações culturais e atrações regionais.

Em 2022, a festividade junina na Serra Negra registrou recorde de público, a exemplo do dia 19 de junho, no qual mais de 25 mil pessoas circularam por toda Vila da Serra. O evento contou com quase 90 apresentações artísticas e culturais, divididas entre palco principal e palco cultural. A recepção aos forrozeiros, após um longo período sem festas, foi um dos grandes diferenciais para o sucesso do São João na Serra.

“Nós ficamos muito felizes em voltar a receber o nosso público que é apaixonado por Serra Negra, nosso oásis turístico daqui de Bezerros. A gente fez o São João mais alto, mais frio, mais aconchegante, mais feliz do mundo. Muitos turistas passaram por aqui e o bezerrense ficou muito orgulhoso dessa festa com cara nova”, destacou a prefeita Lucielle Laurentino.

Os festejos chegaram ao fim deixando aquele gostinho de quero mais e com a saudade batendo no peito porque o São João mais alto, mais frio, mais aconchegante, mais família e mais feliz do mundo está em um único lugar: Serra Negra. Afinal de contas, “daqui do alto, tudo é mais bonito”.

>>SÃO JOÃO DO SÍTIO À CIDADE

O autêntico forró pé de serra segue nos próximos dias nas Comunidades de Sítio dos Remédios (terça-feira, dia 28), Cajazeiras (quarta-feira, dia 29) e Areias (quinta-feira, dia 30), além da festa na cidade, que será realizada no dia 03 de julho, fechando o São João 2022 de Bezerros.

 

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Alex Matos / Joelma Silva / Moyra Ferreira / Thiago Agnes

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PREFEITURA DE BEZERROS LANÇA CONCURSOS DE RAINHA DO MILHO E REI DA PIPOCA 2022



Para promover ainda mais o período junino no município e resgatar tradições do São João autêntico, a Prefeitura de Bezerros promove, este mês, os concursos culturais para eleger o Rei da Pipoca e a Rainha do Milho 2022. Divididos em duas categorias, sendo uma infantil, de 04 a 10 anos de idade, e a outra juvenil, dos 11 aos 17 anos, com premiação para o 1º lugar em cada categoria, os concursos juninos contemplam participantes que sejam bezerrenses.

O período de inscrições começa hoje (quinta-feira, 16) e segue até 20 deste mês. As inscrições podem ser realizadas de forma on-line e gratuitas, através do e-mail oficial do concurso cultura.secturbezerros@gmail.com. É importante destacar que cada participante (e seu respectivo responsável) precisa ler todo o edital que está disponível no site oficial da Prefeitura de Bezerros, na aba “São João 2022 – Concursos Juninos”, (www.bezerros.pe.gov.br).

Após o período de inscrições, uma comissão julgadora será composta por três avaliadores, convidados pela Prefeitura de Bezerros e que tenham notório conhecimento artístico e cultural. Os jurados definirão, dentre os participantes, os quatro melhores em cada categoria (infantil e juvenil), levando em consideração os critérios de originalidade, criatividade, simpatia e beleza.

Após a escolha dos quatro melhores de cada categoria, acontecerá, nos dias 22 e 23 de junho, a votação popular, no Instagram oficial da Prefeitura de Bezerros (@bezerrospeoficial), através de enquetes nos stories, onde serão veiculadas as fotos e vídeos de cada participante, solicitados anteriormente na etapa de inscrição.

Aos vencedores, serão atribuídos as seguintes premiações:

1° lugar na categoria infantil feminina: R$ 600,00 + Faixa de Rainha do Milho + Chapéu + Certificado;
1° lugar na categoria infantil masculino: R$ 600,00 + Faixa de Rei da Pipoca + Chapéu + Certificado.
1º lugar na categoria juvenil feminina: R$ 600,00 + Faixa de Rainha do Milho + Chapéu + Certificado;
1º lugar na categoria juvenil masculino: R$ 600,00 + Faixa de Rei da Pipoca + Chapéu + Certificado.

A coroação dos vencedores acontecerá no dia 24 de junho de 2022, durante o São João na Serra Negra. Para dúvidas ou demais informações, deve-se entrar em contato através do telefone (81) 3728-6706 ou pelo e-mail: cultura.secturbezerros@gmail.com.

TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Eduardo Lemos.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA BEZERROS CONQUISTA 2° E 3° LUGARES NO PRÊMIO SEBRAE “PREFEITO EMPREENDEDOR 2021”


 



A Prefeitura de Bezerros, no Agreste pernambucano, conquistou o segundo e terceiro lugares no 11º Prêmio Sebrae “Prefeito Empreendedor 2021”. O município concorreu como finalista nas categorias de “Sala do Empreendedor” e com “Compras Governamentais”. A premiação foi concedida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae Pernambuco.

Bezerros conquistou o segundo lugar na categoria de “Compras Governamentais”, ficando atrás apenas de Bodocó, e em terceira colocação como “Sala do Empreendedor”, tendo Cabrobó e Petrolina conquistado o primeiro e segundo lugares nessa categoria, respectivamente.

Idealizado pelo Sebrae, priorizando as boas práticas dos gestores públicos municipais no estímulo aos ambientes de negócios, com ênfase no engajamento dos empreendedores e transparência nos processos de compras feitas pelo Poder Executivo, o prêmio foi entregue no Recife, nesta segunda-feira (13), durante cerimônia com empresários, lideranças políticas, representantes dos municípios participantes e imprensa.

Além da prefeita Lucielle Laurentino, estiveram presentes na premiação o secretário de Administração e Inovação de Bezerros Bruno Clisman e a superintendente de Inovação Bianca Sabrina.

TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu.
FOTOS: Assessoria Especial.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------



PRIMEIRO FINAL DE SEMANA DO SÃO JOÃO NA SERRA NEGRA É MARCADO PELO SUCESSO DO EVENTO

O primeiro final de semana do São João 2022 na Serra Negra foi marcado pelo sucesso do evento, grandes apresentações e um público de forrozeiros de todos os cantos do Brasil. Os festejos no São João mais frio, mais alto e mais aconchegante do mundo tiveram início no sábado (11), com a apresentação dos icônicos artistas da terra, Zezé e Zezita. Em seguida, subiram ao palco principal os artistas Anderson Alves, Jorge de Altinho, Flávio Leandro e André Ferraz.

O forró autêntico tomou conta da Serra Negra e garantiu um público com milhares de pessoas, de vários estados do país, que além do forró, desfrutaram do sabor especial das comidas típicas, do clima frio e aconchegante, das belas paisagens e principalmente de um São João família, com segurança e organização.

Já no domingo, dia 12 de junho, conhecido mundialmente como dia dos namorados, o São João na Serra Negra iniciou com a apresentação da cantora bezerrense Amannda Leão, seguida por Carlinhos Melo. A festa no palco principal continuou ao som de Waldonys, Geraldinho Lins e Galera da Limão. Além dos grandes shows, o dia dos namorados também foi marcado pelos pedidos de casamento que aconteceram no palco principal, evidenciando o São João mais romântico do mundo.

O sucesso do evento foi perceptível desde a organização e fluxo do trânsito, até a segurança e estrutura, passando pela decoração, acolhida dos turistas e visitantes, opções artísticas e culturais, entre outros fatores, que fazem do São João na Serra Negra uma festa para todos os públicos e idades. E não parou por aí. Ainda teve a revelação de uma atração surpresa que vai se apresentar no São João do sítio à cidade, no dia 03 de julho.

Os festejos na Serra Negra seguem no próximo final de semana, dias 18 e 19 de junho, com Luizinho Moreno, Walter Lima, Marcão Noventta, Daniel Gouveia, Cezzinha, Walter Lins, Morganna Bernardo, Neno do Acordeon, Santanna (o cantador) e Amazan que se apresentam no palco principal.

Já no palco cultural, vai ter muito forró com Manoel da Concertina, Lunas Costa e Bezerra da Silva, Quadrilha Festejando São Pedro, Folcpopular, Quadrilha Mistur Art, Dadal e Forró de 3, Trio Kabras da peste, Luis Fernando e Rivelinda, Banda de Pífano São José dos Bezerros, Mateus Aboiador e Garotos do forró.

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Alex Matos / Thiago Agnes / Joelma Silva / Moyra Ferreira.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA DE BEZERROS LANÇA SITE OFICIAL DO SÃO JOÃO 2022 NA SERRA NEGRA






A Prefeitura de Bezerros lançou, nesta sexta-feira (10), o site oficial do São João 2022 na Serra Negra. A página contém informações sobre a festividade, programação, mapa com rota, onde se hospedar, onde comer e perguntas mais frequentes. O site está disponível no endereço saojoaonaserranegra.bezerros.pe.gov.br para versão desktop e mobile, na versão Android e IOS.

O São João na Serra Negra 2022, que tem como tema “DAQUI DO ALTO, TUDO É MAIS BONITO!”, tem sua abertura programada para às 12h deste sábado (11), com a apresentação da tradicional dupla Zezé e Zezita, que farão sua última apresentação na Serra Negra. Ao longo do dia, ainda subirão ao palco os artistas regionais Anderson Alves, Jorge de Altinho, Flávio Leandro e André Ferraz.

Os festejos continuam nos dias 12, 18, 19, 23, 24, 25 e 26 de junho, garantindo o autêntico e tradicional forró pé de serra como principal característica da programação junina para quem sobe à Serra Negra em busca do São João mais alto, mais frio e mais aconchegante do mundo.

TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Vinícius Miranda.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA DE BEZERROS ABRE CREDENCIAMENTO PARA COBERTURA DO SÃO JOÃO 2022






A Prefeitura de Bezerros abriu, nesta terça-feira (07), o credenciamento para cobertura do São João 2022, em especial o polo da Serra Negra. Este ano, os festejos juninos contemplam uma programação autêntica de forró, do sítio à cidade. Os veículos de imprensa interessados no registro e cobertura do São João 2022 devem preencher o formulário disponível no link https://bezerros.pe.gov.br/credenciamento-de-imprensa/, observando atentamente aos critérios estabelecidos no regulamento para credenciamento de imprensa, disponível no site oficial, na aba “São João 2022”. O cadastro deve ser feito nesta quarta e quinta-feira, dias 08 e 09 de junho, sendo que no último dia de cadastro, o link estará disponível até às 18h.

O cadastro do veículo de imprensa será analisado pela Secretaria de Governo, através da Gerência de Imprensa e Comunicação Institucional. Importante lembrar que o acesso às áreas restritas de backstage, front stage, camarote da acessibilidade, área de imprensa, entre outras, bem como entrevistas com artistas, autoridades, a prefeita Lucielle Laurentino e os secretários municipais está sujeita ao credenciamento, com indicação de pauta e respectivo dia (com antecedência).

Conforme critérios do edital, os crachás de credenciamento serão entregues, nesta sexta-feira (10), na Secretaria de Turismo e Cultura, Rua Alcides de Andrade Lima, 17-35 – Centro, das 08h às 12h.

TEXTO: Gabriel Galvão.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA DE BEZERROS DIVULGA DECRETO COM PROIBIÇÕES DURANTE O SÃO JOÃO 2022






A Prefeitura de Bezerros divulgou, nesta terça-feira (07), através do Decreto Nº 2.495, de 07 de junho de 2022, às medidas de segurança para o São João 2022, a fim de disciplinar os festejos juninos e as vias públicas, permitindo a realização do evento com segurança, organização e ordem pública. O decreto foi assinado pela prefeita do município, Lucielle Laurentino.

Na área destinada aos festejos do São João na Serra Negra (polo cultural, anfiteatro e arredores) está expressamente proibida a utilização de cooler, isopor, bolsa e caixa térmica para comidas e bebidas, bem como todo e qualquer objeto que de alguma forma atrapalhe, dificulte ou impeça o fluxo de pessoas em todo o espaço das festividades. Mesas, cadeiras e afins por parte do público em geral, bem como pelos comerciantes nas proximidades e arredores das barracas.

Conforme decreto, fica terminantemente proibida, ao público e aos comerciantes, a utilização de fogos de artifícios por particulares, a utilização e comercialização de bebidas e comidas em recipientes de vidro, armas de fogo, armas brancas, drogas e menores desacompanhados de pessoas responsáveis, a entrada e uso do capacete dentro da área do evento e o uso de qualquer tipo de som ou paredões, dentro e no entorno, do evento e dos estacionamentos.

Também está proibido, conforme Artigo 10 do decreto, o uso de fogueiras na zona urbana do município. Ainda segundo decreto, o funcionamento do comércio nas zonas rural e urbana deve impreterivelmente obedecer o horário máximo das 02h da manhã. Já o fluxo de transporte coletivo por meio de ônibus e micro-ônibus durante os oitos dias de festividades de São João na Serra Negra está proibido, com exceção dos ônibus da linha convencional e ônibus e micro-ônibus a serviço do evento, com autorização expressa.

O decreto completo está disponível no site oficial da Prefeitura de Bezerros (https://bezerros.pe.gov.br/), na aba “São João 2022”, ou clicando aqui.

TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Vinícius Miranda.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA DE BEZERROS DIVULGA PROGRAMAÇÃO OFICIAL DO PALCO PRINCIPAL DO SÃO JOÃO NA SERRA NEGRA 2022




A Prefeitura de Bezerros, no Agreste pernambuco, lançou a programação oficial e completa do palco principal do São João na Serra Negra 2022, que tem como tema “DAQUI DO ALTO, TUDO É MAIS BONITO!”. A festividade junina acontece nos dias 11, 12, 18, 19 e de 23, 24, 25 e 26 de junho, garantindo o autêntico e tradicional forró pé de serra como principal característica da programação para os forrozeiros que sobem à Serra Negra em busca do São João mais alto, mais frio e aconchegante do mundo.

Com temperatura média de 16 graus e sensação térmica que chega a 12 graus, ou até menos, o São João na Serra Negra tem como atrativo as belas paisagens naturais, o sabor peculiar das comidas típicas, o autêntico forró pé de serra, os grupos culturais e os pontos turísticos, que fazem milhares de pessoas percorrerem os 10 quilômetros entre a cidade e a Vila da Serra Negra.

A festividade na Serra Negra contará com a presença de artistas locais e regionais como Jorge de Altinho, Petrúcio Amorim, Santanna, Irah Caldeira, Geraldinho Lins, Amazan, Sirano e Sirino, Flávio Leandro, Carlinhos Mello, Zezé e Zezita, Ciel Santos, Morganna Bernardo, Higor Henrique, entre outros.

Você acompanha todas as informações sobre o São João na Serra Negra 2022 no perfil @saojoaonaserranegra, no Instagram.

>>Confira a programação completa do palco principal:

*11/06/2022 – SÁBADO

12h: Zezé e Zezita
14h: Anderson Alves
16h: Jorge de Altinho
18h: Flávio Leandro
20h: André Ferraz

>>12/06/2022 – DOMINGO

12h: Amannda Leão
14h: Carlinhos Mello
16h: Waldonys
18h: Geraldinho Lins
20h: Galera da Limão

>>18/06/2022 – SÁBADO

12h: Luizinho Moreno
14h: Wanessa Roger
16h: Marcão Noventta
18h: Daniel Gouveia
20h: Cezzinha

>>19/06/2022 – DOMINGO

12h: Walter Lins
14h: Morganna Bernardo
16h: Neno do Acordeon
18h: Santanna, o Cantador
20h: Amazan

>>23/06/2022 – QUINTA-FEIRA

12h: Joãozinho e Walmir Lima
14h: Irah Caldeira
16h: Fábio Carneirinho
18h: Benil
20h: Douglas Leon

>>24/06/2022 – SEXTA-FEIRA

12h: Higor Henrique
14h: Maurício Ramalho
16h: Assisão
18h: Renilda Cardoso
20h: Henrique Barbosa

>>25/06/2022 – SÁBADO

12h: Fabiana Pimentinha
14h: Ciel Santos
16h: Rodrigo Raposo
18h: Dudu do Acordeon
20h: Almir Rouche

>>26/06/2022 – DOMINGO

12h: Forró Pau no Xote
14h: Rei do Cangaço
16h: Petrúcio Amorim
18h: Sirano e Sirino
20h: Victor Ferrari

TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Alex Matos.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA DE BEZERROS E PROJETO ACELERE NO ENEM OFERECEM CURSO GRATUITO PREPARATÓRIO PARA O EXAME NACIONAL






Com objetivo de incentivar e apoiar os jovens na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2022, a Prefeitura de Bezerros e o Projeto “Acelere no Enem” estão oferecendo um curso gratuito preparatório para o exame nacional.

O projeto, considerado um maiores preparatórios gratuitos do Brasil, vai oferecer para os jovens bezerrenses sua plataforma personalizada, com aulas gravadas e ao vivo, equipe de suporte própria, simulados e outros serviços.

No município, o Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) será o responsável pelo acompanhamento dos jovens que, além do Poder Executivo, também contam com o apoio do Legislativo Municipal, através do líder do governo, vereador Carlos Eduardo.

O parlamentar intermediou a parceria, buscando contribuir ainda mais para que os jovens bezerrenses possam conseguir um bom desempenho nos estudos e consecutivamente a aprovação no Enem 2022.

》》INICIATIVA

O Projeto Acelere no ENEM surgiu em 2020 com o objetivo de transformar jovens, com poucas oportunidades, em autores das suas próprias histórias de sucesso. A iniciativa oferece, de forma inteiramente gratuita, um grande leque de preparação voltado ao ENEM como aulões ao vivo, simulados, monitorias interativas, exercícios, aulas tira-dúvidas, entre outros.

Na primeira edição do projeto, mais de 80 mil estudantes estiveram conectados à iniciativa, que foi reconhecida como uma das 30 melhores do país pela Brazil Conference Harvard & MIT.

No ano passado (2021), o Acelere no ENEM conectou mais de 500 mil estudantes, de todo o país e de todas as regiões, por meio de suas ferramentas digitais.

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTO: Assessoria Especial.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DRIVE-THRU RECOLHE EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS PARA RECICLAGEM EM BEZERROS






A Prefeitura de Bezerros realiza, nesta terça-feira (07), um Drive-Thru de coleta e reciclagem de equipamentos eletrônicos. A ação, que faz parte do Programa “Bezerros Sustentável”, é de responsabilidade da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável do município.

O recolhimento dos equipamentos sem uso ou que já não servem mais será feito na Praça dos Tamarindos, das 08h às 17h. A população também pode procurar a Secretaria, na Rua do Rosário, Nº 29 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h, para tirar dúvidas ou levar material para descarte como pilhas e baterias, por exemplo. WhatsApp (81) 9-8113-5929.

Confira a lista de materiais que podem ser coletados pelo Drive-Thru:

Adaptadores de tomada
Amplificadores de áudio
Aparelhos de barbear
Aparelhos de Depilar
Aparelhos de massagem e outros aparelhos para o cuidado do corpo
Aparelhos de televisão
Aparelhos para cortar o cabelo
Aspiradores de pó
Atendedores automáticos (Exemplo: Secretária Eletrônica)
Alto Falantes
Balanças
Batedeiras
Caixas de som
Calculadoras de bolso e de mesa
Câmeras de vídeo
Câmeras Fotográficas digitais
Capas traseiras com baterias ou placas de circuito impresso
Carregadores em geral
Cartuchos de tinta ou tonner
Centrífugas de Suco
Churrasqueiras Elétricas
Computadores para ciclismo, mergulho, corrida, remo e outras atividades desportivas
Computadores portáteis
Conectores em geral
Consoles de jogos de vídeo portáteis
Controles remoto
Copiadoras
Cordões Prolongadores
CPU
Desktops (Computadores pessoais)
Dock Station
DVD Player
Equipamento desportivo com componentes elétricos ou eletrônicos
Equipamentos informáticos pessoais (Exemplo: “E-readers”)
Espremedor de Frutas e Mixer
Estabilizadores
External Hard Drive (HDD)
External Optical Drive (ODD)
Extensões elétricas
Fone de ouvido em geral
Fritadeiras
Furadeiras e parafusadeiras
Gravadores de áudio
Gravadores de vídeo
Home Theater
Impressoras de uso doméstico (tecnologias laser ou jato de tinta)
Jogos de videogame
Kits controle remoto e software
Lanternas
Laptops
Lentes/câmeras externas de telefones celulares
Liquidificadores
Máquina de Pão (Panificadora)
Mini Forno Elétrico
Mini Processador (1 função)
Mini Processador (mais de 1 função)
Mini Computadores
Modems
Moedor elétrico (grãos carne, etc), máquinas de café, abridor e fechador elétrico de latas
Monitores em geral
Mouses
Nobreaks
Netbooks (Computadores portáteis)
Notebooks (Computadores portáteis)
Óculos 3D
Outros produtos ou equipamentos para recolher, armazenar, tratar, apresentar ou comunicar informações por via eletrônica
Panela de Arroz
Panela de Pressão Elétrica
Prancha de cabelos
Processador de Alimentos
Projetores de vídeo
Reprodutores de mídia
Roteador
Sanduicheira
Scanners
Secadores de cabelo
Serras, lixadeiras, máquinas de corte e outras ferramentas elétricas
Tablets
Teclados
Telefones
Telefones celulares Telefones sem fios
Tomadas em barra/Régua
Torradeiras
Transmissores/receptores Bluetooth
Ventiladores de Mesa

TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Vinícius de Miranda.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA DE BEZERROS DIVULGA LISTA DOS APROVADOS NO PROGRAMA DE INCREMENTO DE RENDA E PRÊMIO LUCAS CARDOSO – VIVA O PAPANGU!


A Prefeitura de Bezerros divulgou, ontem (quarta-feira, 25), a lista com os aprovados no Programa de Incremento de Renda (PIR) e Prêmio Lucas Cardoso – Viva o Papangu!, após a conclusão do recebimento e análise de documentos e recursos. Para ser aprovado, o barraqueiro, gasoseiro ou artista, que atua no ciclo carnavalesco do município, deveria encaixar-se nos critérios regulamentados e estabelecidos nos Decretos Municipal Nº 2.486 e Nº 2.487, divulgados previamente para todos os candidatos.

No Prêmio Lucas Cardoso – Viva o Papangu!, a prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Cultura, recebeu 75 inscrições, sendo que 71 foram aprovadas e 04 desclassificadas por não atenderem aos pré-requisitos do decreto municipal. Já no Programa de Incremento de Renda – PIR, das 65 inscrições recebidas, 62 foram aprovadas e 03 desclassificadas, também por não atenderem aos pré-requisitos previstos no edital.

>>RECURSOS

Ao todo, o investimento da Prefeitura de Bezerros, em ambos os programas, foi de R$ 73 mil, sendo R$ 48.200,00 destinados ao Prêmio Lucas Cardoso – Viva o Papangu! e R$ 24.800,00 para o Programa de Incremento de Renda – PIR.

>>EDITAIS

Os premiados no Prêmio Lucas Cardoso – Viva o Papangu! devem apresentar seus dados bancários na Secretaria de Turismo e Cultura e, posteriormente, serão convocados para assinarem o termo de compromisso e receberem o certificado. Os barraqueiros e gasoseiros também deverão apresentar seus dados bancários na Secretaria (originais e cópias do cartão, extrato, saldo, etc). A Secretaria de Turismo e Cultura de Bezerros fica localizada na Rua Alcides de Andrade Lima, Nº 17-35 – Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.

Especialmente os contemplados no Programa de Incremento de Renda – PIR, e conforme determinado pelo decreto regulamentador, devem participar de uma formação oferecida em parceria entre a Sala do Empreendedor Bezerros e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae. A Sala do Empreendedor fica localizada no Centro Administrativo – Praça Duque de Caxias, 1° andar – Centro.

A lista final com os resultados, todas as informações e editais podem ser conferidos no site oficial da prefeitura, na aba da “Transparência” e tópicos “Prêmio Lucas Cardoso – Viva o Papangu!” e “Programa de Incremento de Renda – PIR” (www.bezerros.pe.gov.br).

 

TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTES: Alex Matos / Vinícius Miranda.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA DE BEZERROS É FINALISTA NO 11º PRÊMIO SEBRAE “PREFEITO EMPREENDEDOR 2021”


A Prefeitura de Bezerros, através da gestão Lucielle Laurentino, está como finalista do 11º Prêmio Sebrae “Prefeito Empreendedor 2021”. O município concorre em duas categorias, sendo elas: Sala do Empreendedor e Compras Governamentais. Os critérios foram analisados e julgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae Pernambuco.

O prêmio, idealizado pelo Sebrae, priorizou as boas práticas dos gestores públicos no estímulo aos ambientes de negócios, com ênfase no engajamento dos empreendedores e transparência nos processos de compras feitas pelo Poder Executivo. Inclusive, em dezembro de 2021, o município foi premiado como a “Sala Mais Empreendedora” do Estado de Pernambuco.

A cerimônia de premiação dos vencedores, edição 2021, será no próximo dia 07 de junho de 2022, no Recife.

 

TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Vinícius Miranda.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA DE BEZERROS E INSTITUTO DE GESTÃO, RISCO E COMPLIANCE PROMOVEM WORKSHOP NA ÁREA DE GOVERNANÇA PÚBLICA MUNICIPAL


A Prefeitura de Bezerros e o Instituto de Gestão, Risco e Compliance (IGRC) promovem, na próxima segunda-feira (30), um workshop na área de governança pública municipal. O evento é direcionado para prefeitos, secretários, servidores públicos, conselhos de classes, sociedade civil e a população em geral.

Organizado pela Controladoria Municipal, o workshop tem como temas: “A importância do Compliance no Setor Público e seus aspectos práticos” e “A LGPD no Setor Público: Boas práticas e governança”. O encontro acontece no auditório da Escola Técnica Maria José de Vasconcelos, a partir das 09h da manhã, com acesso livre e totalmente gratuito.

A implantação do Compliance e LGPD nas instituições públicas e privadas busca garantir integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades, bem como aplicação efetiva dos códigos internos de ética e de conduta.

TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu.
ARTE: Marcelo Monteiro / Vinícius Miranda.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA DE BEZERROS DIVULGA NOVAS ATRAÇÕES DO SÃO JOÃO NA SERRA NEGRA 2022





A Prefeitura de Bezerros divulgou, nesta terça-feira (24), outras atrações que estão confirmadas para o São João na Serra Negra 2022, que tem como tema “DAQUI DO ALTO, TUDO É MAIS BONITO”. A grade de programação completa, contendo dias e horários de cada artista, deverá ser divulgada nos próximos dias.

Artistas como Galera da Limão, Cesinha, Benil, Ciel Santos, Almir Rouche, Dudu do Acordeon, Rodrigo Raposo, Maurício Ramalho, Fábio Carneirinho, Daniel Gouveia e Victor Ferrari também farão parte da grade de shows do São João mais frio, alto e aconchegante do mundo, que acontece nos dias 11, 12, 18, 19, 23, 24, 25 e 26 de junho de 2022.

Os novos artistas divulgados se juntam a Jorge de Altinho, Sirano e Sirino, Petrúcio Amorim, Santanna, Irah Caldeira, Geraldinho Lins, Amazan e Flávio Leandro que já haviam sido anunciados durante o lançamento oficial do São João, na última sexta-feira (20).

Uma novidade este ano é o São João do sítio à cidade, que será realizado nos dias 15, 16, 22, 28, 29 e 30 de junho, em diferentes distritos e comunidades do município. Já no dia 03 de julho será a vez do São João na cidade, fechando a festividade junina em Bezerros.

Você acompanha todas as informações sobre o São João de Bezerros 2022 no perfil @saojoaonaserranegra, no Instagram.

 

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Thiago Agnes.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROGRAMA “BEZERROS CONECTADA” ENTREGA MAIS DE 100 COMPUTADORES PARA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO






A Prefeitura de Bezerros, através de uma ação conjunta entre as Secretarias de Administração e Inovação e de Educação, por meio do Programa “Bezerros Conectada”, entregou mais de 100 computadores de mesa para as escolas, creches e bibliotecas municipais. A iniciativa tem como objetivo modernizar os processos administrativos e facilitar as atividades pedagógicas.

Os equipamentos foram distribuídos para unidades educacionais tanto da zona rural quanto da zona urbana, além da própria sede da Secretaria de Educação, promovendo um grande salto na qualidade dos serviços e entrega do ensino bezerrense. De acordo com o planejamento do município, em breve, novos equipamentos serão entregues também para os professores da rede de ensino.

A solenidade de entrega aconteceu no Colégio Municipal Desembargador Felismino Guedes e contou com a presença da prefeita Lucielle Laurentino, do Secretário de Administração e Inovação, Bruno Clisman e da Secretária de Educação, Tarciana Nápoles, além dos gestores das respectivas escolas, creches e bibliotecas, estudantes da rede municipal e equipes das secretarias.


TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Joelma Silva.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PREFEITURA DE BEZERROS LANÇA OFICIALMENTE SÃO JOÃO 2022




Conhecido nacionalmente como a “Terra do Papangu” e “Capital dos Bolos e Doces”, o município de Bezerros, no Agreste pernambucano, também é polo de um dos principais festejos juninos do interior. O clima frio, alto e aconchegante da Serra Negra, por exemplo, atrai turistas e visitantes o ano inteiro, especialmente nessa época do ano.

Mantendo o autêntico e tradicional forró pé de serra como principal característica, a Prefeitura de Bezerros, através da Secretaria de Turismo e Cultura, lançou, nessa sexta-feira (20), o São João 2022, do sítio à cidade, com 15 dias de festa para todos os públicos e gostos. O destaque especial é para o São João mais frio, alto e aconchegante do mundo, realizado na Serra Negra, e que tem como tema “DAQUI DO ALTO, TUDO É MAIS BONITO!”.


O atrativo das belas paisagens naturais, do sabor peculiar das comidas típicas, do autêntico forró pé-de-serra, dos grupos culturais e dos pontos turísticos, faz milhares de pessoas percorreram os 10 km, entre a cidade e a Vila da Serra Negra para desfrutar os festejos juninos que acontecem nos finais de semana do mês de junho e contam com várias apresentações artísticas e culturais para todas as idades. Com temperatura média de 16 graus e sensação térmica que chega a 12 graus, o São João na Serra Negra tornou-se um evento consolidado no calendário do estado.

“Por causa da pandemia, esperamos dois anos para voltar a realizar esse evento e não temos dúvidas de que garantiremos a realização do São João tradicional mais alto e mais frio do mundo. Construímos uma programação especial, com artistas locais e regionais, evidenciando o São João raiz da Serra Negra. Esperamos por todos lá na Serra”, destacou a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino.

Em 2022, a festividade na Serra Negra acontecerá durante oito dias, sendo 11, 12, 18, 19, 23, 24, 25 e 26 de junho e contará com a presença de artistas renomados como Jorge de Altinho, Petrúcio Amorim, Santanna, Irah Caldeira, Geraldinho Lins, Amazan, Sirano e Sirino, Flávio Leandro e outros. A grade completa será divulgada nos próximos dias.

Uma novidade este ano é a realização do São João do sítio à cidade, que acontecerá nos dias 15, 16, 22, 28, 29 e 30 do mesmo mês, em diferentes comunidades. Já no dia 03 de julho será a vez do São João na cidade. De acordo com o Secretário de Turismo e Cultura de Bezerros, Vandiael Laurentino, a expectativa para o São João da Serra Negra 2022 é de uma festa autêntica.

“Há dois anos que não temos a festa de São João aqui em Bezerros, a população e os turistas esperam ansiosos pela festividade. Por isso, trabalhamos empenhados para garantir que o São João seja o melhor possível, tanto para quem subirá à Serra, quanto para quem vai curtir na zona rural e no Centro da cidade”, comentou Vandiael Laurentino.

O evento de lançamento aconteceu na antiga Pousada Canto da Serra, na Serra Negra e contou com a presença da prefeita Lucielle Laurentino, da vice-prefeita Socôrro Silva, do Secretário de Turismo e Cultura, Vandiael Laurentino, de todo o time de secretários municipais e seus gerentes, além vereadores, lideranças políticas, empresários, representantes da imprensa local e regional.

>>SÃO JOÃO NA SERRA NEGRA


– 11, 12, 18, 19, 23, 24, 25 e 26 de junho de 2022.

>>SÃO JOÃO DO SÍTIO À CIDADE
15/06 – Sapucarana.
16/06 – Boas Novas.
22/06 – Encruzilhada de São João
28/06 – Sítio dos Remédios.
29/06 – Cajazeiras.
30/06 – Areias.
03/07 – Centro da cidade.

Você acompanha todas as informações sobre o São João de Bezerros 2022 no perfil @saojoaonaserranegra, no Instagram.

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Moyra Ferreira


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SAÚDE NOS BAIRROS: PARCERIA ENTRE PREFEITURA DE BEZERROS E TV ASA BRANCA PROMOVEU MAIS DE CINCO MIL ATENDIMENTOS



O Projeto “Saúde nos Bairros”, realizado pela Prefeitura de Bezerros e a TV Asa Branca, no último final de semana, promoveu mais de cinco mil atendimentos para a população bezerrense, com inúmeros serviços ofertados pelas secretarias municipais. A iniciativa, que faz parte do mês de aniversário de 152 anos de Bezerros, contou com a parceria da Casa do Plantio, Clínica São Gabriel e Produtos Levo.

A Secretaria de Saúde disponibilizou testagem de sífilis/HIV e Covid-19, aferição de pressão, atendimento médico, agendamento de exames, ações preventivas e de conscientização sobre saúde da mulher, psicólogo, tipagem sanguínea, entre outros. Já a Secretaria de Cidadania promoveu orientação sobre o agendamento para emissão de documentos, atualização cadastral, corte de cabelo, divulgação dos serviços da Coordenadoria da Mulher, prática esportiva, etc.

A Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável entregou mais de 1.700 mudas de árvores, além de conscientizar a população sobre os cuidados com o meio ambiente, coleta e descarte do lixo doméstico, recolhimento de pilhas e baterias, poda consciente, entre outros. O projeto de exposição de leitura ficou a cargo da Secretaria de Educação. Já as informações sobre regularização de débitos, pagamento do IPTU, taxas e alvarás foram repassadas pela Secretaria da Fazenda.

Inscrições em cursos profissionalizantes, informações sobre o processo de formalização de empreendedores, emissão de declaração e orientações para microempreendedores (MEI), entre outros serviços, ficaram sob responsabilidade da Secretaria de Administração e Inovação, responsável pela Sala do Empreendedor de Bezerros.

Além do apoio de infraestrutura e logística do trânsito feito pela Secretaria de Infraestrutura, através do Debetrans e Guarda Civil Municipal, a ação teve trio de forró pé de serra e divulgação de parte da programação do São João na Serra Negra pela Secretaria de Turismo e Cultura.

>>PROJETO

O Projeto “Saúde nos Bairros” tem como objetivo ofertar a maior quantidade de serviços para a população, contando com uma cobertura completa da TV Asa Branca e divulgação dos parceiros.



TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Thiago Agnes.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PREFEITURA DE BEZERROS ABRE CADASTRO PARA COMERCIALIZAÇÃO NO SÃO JOÃO NA SERRA NEGRA 2022



A Prefeitura de Bezerros abre, nesta quarta e quinta-feira (25 e 26), o cadastro para comercialização no São João 2022, na Serra Negra. Os ambulantes, barraqueiros e gasoseiros interessados devem dirigir-se até à Gerência de Urbanismo, que fica localizada no Centro Administrativo, na Praça Duque de Caxias, 1° andar – Centro, das 07h às 13h.

Para o cadastro, é necessário a apresentação do RG e CPF (cópias e originais), cópia do comprovante de residência atual ou declaração de endereço, foto 3×4 atualizada e comprovante de comercialização em eventos no município (fotos impressas, cópia de boletos, cópias de crachás ou outros).

O regulamento com todas as informações está disponível no site oficial, na aba “São João 2022”.

>>VITRINE CRIATIVA – EDIÇÃO ARTESANATO

Os artesãos bezerrenses também devem fazer o cadastro para participar da Vitrine Criativa – Edição Artesanato, que é uma das novidades do São João 2022. As inscrições acontecem nesta quarta e quinta-feira (25 e 26 de maio), das 07h às 13h, na Sala do Empreendedor Bezerros, que fica localizada no 1º andar do Centro Administrativo, na Praça Duque de Caxias, Centro.

No ato da inscrição, é necessário a apresentação do RG e CPF (cópia e original), cópia do comprovante de residência atual ou declaração de endereço, cópia da carteirinha do artesão ou de um documento que comprove o vínculo de artesão junto ao município e um item artesanal para ser avaliado junto à Comissão de Avaliação.

A Vitrine Criativa é uma parceria entre a Prefeitura de Bezerros e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) Pernambuco, visando oportunizar aos artesãos do município espaço para exposição e comercialização de seus produtos nas festividades.

O regulamento com todas as informações está disponível no site oficial, na aba “São João 2022”.

Você acompanha todas as informações sobre o São João de Bezerros 2022 no perfil @saojoaonaserranegra, no Instagram.

TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Vinícius Miranda.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PREFEITURA DE BEZERROS DIVULGA NOVAS ATRAÇÕES DO SÃO JOÃO NA SERRA NEGRA 2022

A Prefeitura de Bezerros divulgou, nesta terça-feira (24), outras atrações que estão confirmadas para o São João na Serra Negra 2022, que tem como tema “DAQUI DO ALTO, TUDO É MAIS BONITO”. A grade de programação completa, contendo dias e horários de cada artista, deverá ser divulgada nos próximos dias.

Artistas como Galera da Limão, Cesinha, Benil, Ciel Santos, Almir Rouche, Dudu do Acordeon, Rodrigo Raposo, Maurício Ramalho, Fábio Carneirinho, Daniel Gouveia e Victor Ferrari também farão parte da grade de shows do São João mais frio, alto e aconchegante do mundo, que acontece nos dias 11, 12, 18, 19, 23, 24, 25 e 26 de junho de 2022.

Os novos artistas divulgados se juntam a Jorge de Altinho, Sirano e Sirino, Petrúcio Amorim, Santanna, Irah Caldeira, Geraldinho Lins, Amazan e Flávio Leandro que já haviam sido anunciados durante o lançamento oficial do São João, na última sexta-feira (20).

Uma novidade este ano é o São João do sítio à cidade, que será realizado nos dias 15, 16, 22, 28, 29 e 30 de junho, em diferentes distritos e comunidades do município. Já no dia 03 de julho será a vez do São João na cidade, fechando a festividade junina em Bezerros.

Você acompanha todas as informações sobre o São João de Bezerros 2022 no perfil @saojoaonaserranegra, no Instagram.



TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Thiago Agnes.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PREFEITURA DE BEZERROS E INSTITUTO DE GESTÃO, RISCO E COMPLIANCE PROMOVEM WORKSHOP NA ÁREA DE GOVERNANÇA PÚBLICA MUNICIPAL



A Prefeitura de Bezerros e o Instituto de Gestão, Risco e Compliance (IGRC) promovem, na próxima segunda-feira (30), um workshop na área de governança pública municipal. O evento é direcionado para prefeitos, secretários, servidores públicos, conselhos de classes, sociedade civil e a população em geral.

Organizado pela Controladoria Municipal, o workshop tem como temas: “A importância do Compliance no Setor Público e seus aspectos práticos” e “A LGPD no Setor Público: Boas práticas e governança”. O encontro acontece no auditório da Escola Técnica Maria José de Vasconcelos, a partir das 09h da manhã, com acesso livre e totalmente gratuito.

A implantação do Compliance e LGPD nas instituições públicas e privadas busca garantir integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades, bem como aplicação efetiva dos códigos internos de ética e de conduta.

TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu.
ARTE: Marcelo Monteiro / Vinícius Miranda.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PREFEITURA DE BEZERROS É FINALISTA NO 11º PRÊMIO SEBRAE “PREFEITO EMPREENDEDOR 2021”



A Prefeitura de Bezerros, através da gestão Lucielle Laurentino, está como finalista do 11º Prêmio Sebrae “Prefeito Empreendedor 2021”. O município concorre em duas categorias, sendo elas: Sala do Empreendedor e Compras Governamentais. Os critérios foram analisados e julgados pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae Pernambuco.

O prêmio, idealizado pelo Sebrae, priorizou as boas práticas dos gestores públicos no estímulo aos ambientes de negócios, com ênfase no engajamento dos empreendedores e transparência nos processos de compras feitas pelo Poder Executivo. Inclusive, em dezembro de 2021, o município foi premiado como a “Sala Mais Empreendedora” do Estado de Pernambuco.

A cerimônia de premiação dos vencedores, edição 2021, será no próximo dia 07 de junho de 2022, no Recife.



TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Vinícius Miranda.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PREFEITURA DE BEZERROS DIVULGA LISTA DOS APROVADOS NO PROGRAMA DE INCREMENTO DE RENDA E PRÊMIO LUCAS CARDOSO – VIVA O PAPANGU!



A Prefeitura de Bezerros divulgou, ontem (quarta-feira, 25), a lista com os aprovados no Programa de Incremento de Renda (PIR) e Prêmio Lucas Cardoso – Viva o Papangu!, após a conclusão do recebimento e análise de documentos e recursos. Para ser aprovado, o barraqueiro, gasoseiro ou artista, que atua no ciclo carnavalesco do município, deveria encaixar-se nos critérios regulamentados e estabelecidos nos Decretos Municipal Nº 2.486 e Nº 2.487, divulgados previamente para todos os candidatos.

No Prêmio Lucas Cardoso – Viva o Papangu!, a prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Cultura, recebeu 75 inscrições, sendo que 71 foram aprovadas e 04 desclassificadas por não atenderem aos pré-requisitos do decreto municipal. Já no Programa de Incremento de Renda – PIR, das 65 inscrições recebidas, 62 foram aprovadas e 03 desclassificadas, também por não atenderem aos pré-requisitos previstos no edital.

>>RECURSOS

Ao todo, o investimento da Prefeitura de Bezerros, em ambos os programas, foi de R$ 73 mil, sendo R$ 48.200,00 destinados ao Prêmio Lucas Cardoso – Viva o Papangu! e R$ 24.800,00 para o Programa de Incremento de Renda – PIR.

>>EDITAIS

Os premiados no Prêmio Lucas Cardoso – Viva o Papangu! devem apresentar seus dados bancários na Secretaria de Turismo e Cultura e, posteriormente, serão convocados para assinarem o termo de compromisso e receberem o certificado. Os barraqueiros e gasoseiros também deverão apresentar seus dados bancários na Secretaria (originais e cópias do cartão, extrato, saldo, etc). A Secretaria de Turismo e Cultura de Bezerros fica localizada na Rua Alcides de Andrade Lima, Nº 17-35 – Centro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h.

Especialmente os contemplados no Programa de Incremento de Renda – PIR, e conforme determinado pelo decreto regulamentador, devem participar de uma formação oferecida em parceria entre a Sala do Empreendedor Bezerros e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae. A Sala do Empreendedor fica localizada no Centro Administrativo – Praça Duque de Caxias, 1° andar – Centro.

A lista final com os resultados, todas as informações e editais podem ser conferidos no site oficial da prefeitura, na aba da “Transparência” e tópicos “Prêmio Lucas Cardoso – Viva o Papangu!” e “Programa de Incremento de Renda – PIR” (www.bezerros.pe.gov.br).



TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTES: Alex Matos / Vinícius Miranda.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PREFEITURA DE BEZERROS PROMOVE “CORRIDA DA EMANCIPAÇÃO” NO DIA 18 DE MAIO


A Prefeitura de Bezerros, através das Secretarias de Cidadania e de Turismo e Cultura, por meio da Gerência de Esportes do município, promove, na próxima quarta-feira, dia 18 de maio de 2022, a tradicional “Corrida da Emancipação”, em comemoração aos 152 anos de emancipação política de Bezerros.

O evento volta a ser realizado após dois anos de pausa, devido à pandemia da Covid-19. Este ano, a corrida será destinada apenas para bezerrenses e contará com sete categorias, da mirim até a sênior.

A concentração está marcada para às 06h da manhã, com saída programada para às 06h30, em frente ao prédio da Prefeitura Municipal, no Centro da cidade. Os atletas vão percorrer aproximadamente 6 km, dentro do perímetro urbano. Haverá distribuição de água em pontos estratégicos do percurso.

As inscrições podem ser realizadas até esta sexta-feira (13 de maio), na sede da Secretaria de Cidadania, localizada na Rua Princesa Isabel, N° 296 – Bairro São Sebastião, das 08h às 12h e 13h às 17h. É necessário que os interessados apresentem RG e CPF (ou CNH), uma foto 3×4 e comprovante de residência no ato da inscrição.

 

TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Marcelo Monteiro.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SEBRAE PERNAMBUCO E SALA DO EMPREENDEDOR DE BEZERROS PROMOVEM SEMANA DO MEI 2022


A Secretaria de Administração e Inovação de Bezerros, através da Sala do Empreendedor, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está com inscrições para a Semana do Microempreendedor Individual – MEI 2022, que acontece entre os dias 09 a 12 deste mês, com oficinas e consultorias gratuitas direcionadas para a formação e capacitação dos microempreendedores bezerrenses.

As oficinas serão realizadas no Colégio Municipal Desembargador Felismino Guedes, na Praça São Sebastião. Já as consultorias serão realizadas na Sala do Empreendedor Bezerros, que fica localizada no 1° andar do Centro Administrativo, na Praça Duque de Caxias, Centro.

Para realizar as inscrições, tirar dúvidas ou saber mais sobre a Semana do MEI 2022, basta dirigir-se até a Sala do Empreendedor Bezerros, no endereço acima, ou entrando em contato através do WhatsApp (81) 9-7315-8023.

 

TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Thiago Lira.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PARCERIA ENTRE FUNDAÇÕES SOCIAIS E PREFEITURA MUNICIPAL POSSIBILITA REFORMA EM CRECHES DE BEZERROS

Uma parceria entre a Fundação Abrinq, a Fundação Abrinq e a Prefeitura de Bezerros, no Agreste pernambucano, vai possibilitar obras de reforma em duas creches municipais. A iniciativa faz parte do Programa “Creche para Todas as Crianças”, que tem como objetivo selecionar e reformar dez unidades escolares infantis, na região Nordeste, com investimento de R$ 20 mil para cada unidade educacional.

De acordo com o planejamento da Abrinq, foram selecionadas quatro creches no Estado do Ceará, três na Bahia e três em Pernambuco (sendo uma na Capital e duas em Bezerros). O edital do programa teve início em fevereiro deste ano, com foco na melhoria da qualidade de atendimento e acesso à educação infantil. As inscrições se encerraram em março e, desde então, 131 instituições passaram pelo processo de avaliação, composto pela análise documental, análise das propostas e visitas técnicas. 

Ao todo, 98 creches foram aprovadas na primeira etapa e 62 na segunda, seguindo para a última fase do processo seletivo, que analisou os espaços a serem reformados e o trabalho desenvolvido pelas instituições de ensino infantil. Após os encontros, a Fundação Abrinq selecionou as 10 unidades que serão contempladas com as reformas. 

>>CRECHES CONTEMPLADAS EM BEZERROS

*Creche Municipal Isaura Fernandes Vieira – atende 109 crianças, entre 2 e 5 anos de idade. O espaço receberá apoio para adequar dois banheiros, implementar um parque na área externa e realizar pintura.

*Creche Municipal Pequeno Príncipe – atende 125 crianças, de 2 a 5 anos de idade. O espaço receberá suporte para adequar dois banheiros das crianças, com adaptação da mobília, instalação de chuveiros e um banheiro dos funcionários. 

TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu.
FOTOS: Moyra Ferreira / Thiago Agnes.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PREFEITURA DE BEZERROS ENTREGA SEGUNDA UNIDADE ESCOLAR REFORMADA NA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO

A Prefeitura de Bezerros, através das Secretarias de Educação e de Infraestrutura, reinaugurou, nesta segunda-feira (02), a Escola Municipal Deregina de Azevedo, na Comunidade do Sítio Raposa, na zona rural do município, e que há mais de 10 anos não recebia melhorias. Esta é a segunda escola de campo reformada e entregue pela gestão municipal este ano.

A unidade escolar, que foi encontrada em condições impróprias para o acolhimento dos estudantes e realização das aulas presenciais, recebeu uma ampla reforma em sua estrutura física, parte elétrica e placa de sinalização. O espaço atende estudantes da rede municipal em uma sala multisseriada, ou seja, que compreende várias turmas em uma única sala, que é conduzida pelo professor Adriano José, que há 15 anos contribui com a educação da localidade.

Estiveram presentes na solenidade, a prefeita Lucielle Laurentino, a vice-prefeita Socôrro Silva, o vereador Edvaldo Correia (Adé), os secretários Bruno Clisman, Samuel Santos, Tarciana Nápoles, o chefe de gabinete Rhafanny Vasconcelos e a coordenadora das escolas do campo, Erica Nascimento, além de estudantes, moradores e a coordenação pedagógica da escola.

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Alex Matos.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SECRETARIA DE SAÚDE DE BEZERROS REALIZA DIA “D” DE VACINAÇÃO CONTRA SARAMPO E INFLUENZA


A Secretaria de Saúde de Bezerros realiza, neste sábado (30), o Dia “D” de vacinação contra a Influenza e o Sarampo. A ação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde – UBS’s do município e na Praça Duque de Caxias, no Centro da cidade, das 07h30 às 13h.

Para a vacinação contra a Influenza, estão aptos idosos acima de 60 anos de idade, trabalhadores da área da saúde, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas, professores, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades.

Já o imunizante contra o Sarampo está disponível para os trabalhadores da área da saúde e crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade. É necessário a apresentação de documento pessoal com foto, comprovante de residência e o cartão de vacina.

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Moyra Ferreira.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

SEBRAE PERNAMBUCO E PREFEITURA DE BEZERROS ASSINAM ACORDO PARA “PROGRAMA SEU MUNICÍPIO MAIS INOVADOR”


A Prefeitura de Bezerros, por meio da gestão Lucielle Laurentino, assinou um acordo de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Pernambuco para o “Programa Seu Município Mais Inovador”. A iniciativa tem como objetivo promover a melhoria do ambiente de negócios e a promoção de políticas públicas voltadas para os pequenos negócios. 

“Essa parceria é mais um compromisso da nossa gestão com os princípios da inovação, do empreendedorismo e do desenvolvimento econômico do nosso município. O Sebrae chega para nos auxiliar na busca por melhorias nas políticas públicas, atração de novos negócios e principalmente a criação de cenários favoráveis para instalação de novas empresas, além da valorização do empreendedor local”, destacou o secretário de Administração e Inovação, Bruno Clisman.

O programa, com foco na inovação, simplificação e gestão empreendedora, contribui para o fomento e desenvolvimento econômico de Bezerros. A partir da parceria com o Sebrae, o município reforça seu compromisso em gerar ambientes de negócios, políticas públicas de empreendedorismo e gestão inovadora. 

“Todas as ferramentas abordadas pelo Sebrae, através do Programa “Seu Mais Inovador”, nós vamos dar ênfase às nossas potencialidades culturais, turísticas, tecnológicas, empreendedoras e de geração de oportunidades. Vamos desenvolver um trabalho intersetorial entre nossas secretarias municipais como fortalecimento de um município modelo na aplicação inteligente do Plano de Governo, afinal, temos como premissa conectar Bezerros com o Brasil e o mundo, fazendo entregas com eficiência”, concluiu Bruno.

 

TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu.
FOTOS: Moyra Ferreira.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

PROGRAMA DE INCREMENTO DE RENDA É LANÇADO PELA SECRETARIA DE TURISMO E CULTURA DE BEZERROS


A Secretaria de Turismo e Cultura de Bezerros lançou, nesta terça-feira (26), o Programa de Incremento de Renda (PIR), que concede suporte financeiro aos trabalhadores de base do ciclo carnavalesco bezerrense. O programa foi instituído pelo Decreto Nº 2.487, de 26 de abril de 2022, contemplando barraqueiros e gasoseiros do município que prestaram serviços durante as festividades carnavalescas de 2020 e ficaram impossibilitados de trabalhar nos anos seguintes, devido às medidas restritivas causada pela pandemia da Covid-19.

Conforme critérios do programa, serão contemplados até 75 trabalhadores de base do ciclo carnavalesco. Para ter acesso ao incentivo financeiro, os barraqueiros e gasoseiros precisam ser maiores de 18 anos de idade, comprovar domicílio em Bezerros (últimos 60 dias), estar no cadastro municipal do ciclo carnavalesco do exercício 2020 e comprovar efetiva realização de apresentação e/ou prestação de serviço nos festejos do referido ano.

As inscrições ocorrem entre os dias 27 de abril e 06 de maio de 2022 e podem ser feitas, de forma virtual, através do e-mail cultura.secturbezerros@gmail.com ou presencialmente na sede da Secretaria de Turismo e Cultura, Rua Alcides de Andrade Lima, Nº 17-35 – Centro, de segunda a sexta-feira, das 08h às 13h. Importante lembrar que, em ambos os casos, é necessário entregar o formulário de inscrição preenchido, além de todos os documentos e anexos, conforme descrito no item 8.4 do edital.

Todas as informações sobre o programa, critérios para concessão do benefício, inscrições, impedimentos e contrapartida dos beneficiários estão contidas no edital e anexos disponíveis no site oficial da prefeitura, na aba “Transparência – Programa de Incremento de Renda – PIR” (https://bezerros.pe.gov.br/programa-de-incremento-de-renda/). Maiores informações podem ser obtidas através do e-mail cultura.secturbezerros@gmail.com ou pelo telefone (81) 3728-6706.

TEXTO: Gabriel Galvão / Izaias Néu.
ARTE: Vinícius Miranda.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

CIEE e Prefeitura de Bezerros abrem inscrições para vagas de estágio na gestão municipal

Há oportunidades para áreas de administração, agronomia, engenharia civil, pedagogia, entre outros.




Vagas de estágio em Bezerros — Foto: Divulgação



Uma parceria entre o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE Pernambuco) e a Prefeitura de Bezerros, no Agreste, abriu inscrições para vagas de estágio na gestão municipal, por meio do programa "Bezerros Mais Oportunidades".


Há oportunidades para as áreas de administração, agronomia, arquitetura e urbanismo, ciências contábeis, direito, educação física, engenharia ambiental, engenharia civil, engenharia de produção, pedagogia, psicologia e turismo.


As informações gerais sobre as vagas estão disponíveis no site oficial da prefeitura, na aba do "Bezerros Mais Oportunidades". Para se cadastrar, é necessário que o estudante acesse o site do CIEE Pernambuco e esteja com RG, CPF, declaração de vínculo com a instituição de ensino, comprovante de residência e dados bancários (Banco do Brasil, Bradesco ou Santander).
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PREFEITURA DE BEZERROS APRESENTA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO FUNDEB EM AUDIÊNCIA NA CÂMARA MUNICIPA

A Prefeitura de Bezerros, através das Secretarias de Educação e da Fazenda, apresentou, na última quarta-feira (09), durante uma audiência pública na Câmara Municipal, a prestação de contas sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O rateio dos recursos do Fundeb foi o principal ponto da audiência, que contou com as presenças das secretárias Tarciana Nápoles e Marília Motta, além do controlador municipal, José Wagner.

O rateio (divisão) dos recursos foi determinado pela Lei Nº 14.276, de 27 de dezembro de 2021, a qual diz que, pelo menos, 70% dos recursos recebidos pelo ente federativo (neste caso, o município) deve ser destinado ao pagamento dos profissionais da educação básica em exercício. Quando o município não atinge o percentual, a diferença deve ser dividida (rateada) entre os profissionais.

Em 2021, Bezerros atingiu mais de 77% de recursos gastos com o pagamento dos trabalhadores da educação básica como professores, diretores, pedagogos, profissionais de apoio técnico, entre outros. Inclusive, desde janeiro do ano passado, o município vem pagando todos os salários em dia, durante todos os meses, prezando pela responsabilidade, compromisso e transparência com o dinheiro público e respeito aos servidores municipais.

Outro ponto importante, esclarecido na audiência pública, foi em relação a quantidade de contratações na educação, em 2021, devidamente comprovada pela necessidade do município, visto um ano atípico, ocasionado pela pandemia da Covid-19, e o qual exigiu profissionais para o ensino remoto e cuidado com os espaços pedagógicos.

Por fim, vale lembrar que todas as informações prestadas pelo município, durante a audiência pública, constam no Portal da Transparência e estão à disposição dos órgãos reguladores.

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Moyra Ferreira.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


COVID-19: SECRETARIA DE SAÚDE DE BEZERROS INICIA VACINAÇÃO PARA CRIANÇAS A PARTIR DOS 05 ANOS DE IDADE



A Secretaria de Saúde de Bezerros iniciou, nesta sexta-feira (18), o agendamento para a vacinação de crianças a partir dos 05 anos de idade, sem comorbidades, contra à Covid-19. O agendamento é realizado pelo teleatendimento, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, através dos números (81) 9-9840-2845 ou (81) 9-9836-1655.

Em relação ao grupo prioritário de 05 a 11 anos de idade, sem comorbidades, é necessário a apresentação dos documentos da criança: registro de nascimento, documentos pessoais, cartão de vacinação infantil e cartão do SUS. Os pais ou responsáveis devem estar de posse dos documentos pessoais e comprovante de residência.

A vacinação infantil pode ser realizada, de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de cada bairro ou na Secretaria de Saúde.

>>VACINAÇÃO INFANTIL (Conforme dados da IV Geres)

Conforme estimativa da IV Gerência Regional de Saúde, a população infantil vacinável em Bezerros é de aproximadamente 6.879 crianças. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, já foram vacinadas mais de 1.559 crianças (22%), até esta sexta-feira (18.02.2022).//

>>VACINAÇÃO – POPULAÇÃO GERAL

De acordo com os dados do vacinômetro, divulgado na última terça-feira (25), Bezerros vacinou 51.953 pessoas com a primeira dose do imunizante, 41.465 com a segunda e 15.288 com a dose de reforço. Pelos dados, o número de pessoas que receberam a primeira dose representa 85,2%, já os que receberam duas doses, 68% e dose de reforço 25%.

Vale lembrar que o cálculo é feito baseado na quantidade total de pessoas no município, que é de aproximadamente 60.960 mil habitantes, de acordo com a previsão estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE no último censo (2021).

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Thiago Agnes.
ARTE: Marcelo Monteiro.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


COMISSÃO ORGANIZADORA DIVULGA RESULTADOS PRELIMINARES DA SELEÇÃO SIMPLIFICADA DA PREFEITURA DE BEZERROS



A Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de Bezerros divulgou, nesta segunda-feira (21), os resultados preliminares da Seleção Simplificada do município. O processo tem como objetivo o preenchimento de 400 vagas de trabalho temporário na administração municipal.

O documento com a lista das inscrições deferidas e indeferidas está disponível no site oficial da prefeitura, através do endereço www.bezerros.pe.gov.br/bezerros-mais-oportunidades. As inscrições deferidas são aquelas que estão integralmente aptas à classificação, seguindo todos os critérios propostos no edital. Já as indeferidas são inscrições que deixaram de atender algum critério posto no edital, e que não poderão concorrer a vaga proposta.

As pessoas que tiveram sua inscrição indeferida podem solicitar o recurso para reavaliar sua inscrição no processo seletivo. O documento estará disponível, na aba “Bezerros Mais Oportunidades”, entre esta terça (22) e quarta-feira (23). O candidato deve fazer o download do arquivo, imprimir, preencher, escanear e enviar como PDF para o endereço eletrônico selecaosimplificada.pmb@gmail.com, com o título: “RECURSO – (SEU NOME COMPLETO) – (CARGO QUE ESTÁ CONCORRENDO)”.

É importante destacar que a lista preliminar refere-se às pessoas que podem concorrer às vagas disponíveis, não significando que já foram aprovadas. Em caso de dúvidas, os candidatos interessados podem entrar em contato através do e-mail selecaosimplificada.pmb@gmail.com.

TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Vinicius Miranda.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


COVID-19: SECRETARIA DE SAÚDE DE BEZERROS INICIA VACINAÇÃO PARA CRIANÇAS A PARTIR DOS 05 ANOS DE IDADE



A Secretaria de Saúde de Bezerros iniciou, nesta sexta-feira (18), o agendamento para a vacinação de crianças a partir dos 05 anos de idade, sem comorbidades, contra à Covid-19. O agendamento é realizado pelo teleatendimento, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, através dos números (81) 9-9840-2845 ou (81) 9-9836-1655.

Em relação ao grupo prioritário de 05 a 11 anos de idade, sem comorbidades, é necessário a apresentação dos documentos da criança: registro de nascimento, documentos pessoais, cartão de vacinação infantil e cartão do SUS. Os pais ou responsáveis devem estar de posse dos documentos pessoais e comprovante de residência.

A vacinação infantil pode ser realizada, de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de cada bairro ou na Secretaria de Saúde.

>>VACINAÇÃO INFANTIL (Conforme dados da IV Geres)

Conforme estimativa da IV Gerência Regional de Saúde, a população infantil vacinável em Bezerros é de aproximadamente 6.879 crianças. De acordo com a Secretaria de Saúde do município, já foram vacinadas mais de 1.559 crianças (22%), até esta sexta-feira (18.02.2022).//

>>VACINAÇÃO – POPULAÇÃO GERAL

De acordo com os dados do vacinômetro, divulgado na última terça-feira (25), Bezerros vacinou 51.953 pessoas com a primeira dose do imunizante, 41.465 com a segunda e 15.288 com a dose de reforço. Pelos dados, o número de pessoas que receberam a primeira dose representa 85,2%, já os que receberam duas doses, 68% e dose de reforço 25%.

Vale lembrar que o cálculo é feito baseado na quantidade total de pessoas no município, que é de aproximadamente 60.960 mil habitantes, de acordo com a previsão estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE no último censo (2021).

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Thiago Agnes.
ARTE: Marcelo Monteiro.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------








Priscila Krause firma compromisso com Bezerros em reunião com prefeita Lucielle e vereadores da base


A deputada estadual Priscila Krause se reuniu nesta sexta-feira (4), na sede da Prefeitura de Bezerros, com a prefeita Lucielle Laurentino (DEM), a vice-prefeita Dona Socôrro (DEM) e os seis vereadores da base do governo para pactuar compromisso de representar a população do município do Agreste através do seu mandato parlamentar na Assembleia Legislativa.

No encontro, além da confirmação do pacto político, foram discutidas pautas administrativas relevantes para a cidade, como problemas com obras esgotamento sanitário da Compesa, o projeto de implantação do parque Janelas para o Rio e a questão de distribuição de água, principalmente na zona rural.

Da Câmara Municipal, estiveram presentes os vereadores Eduardo Lima (DEM), líder da bancada governista, Ade Motos (PSD), Júnior do Boi Gordo (MDB), Vando (PSB), Luisinho do Sindicato (Solidariedade) e Antônio Amorim (PSB). “É uma satisfação e responsabilidade receber esse gesto e a confiança da prefeita Lucielle, que é alguém que converge comigo nos valores e na visão de mundo. Ela é um exemplo local e nacional de atuação política renovada e fiel exclusivamente ao interesse da coletividade”, afirmou Priscila, acrescentando que as necessidades de Bezerros diante do governo estadual precisam chegar à tribuna da Assembleia: “os interesses de Bezerros precisam ser defendidos, a cidade precisa ter o seu protagonismo”.

De acordo com a prefeita, “poucas pessoas” tem a coragem de fazer o mandato da forma como Priscila faz: “me sinto eleita com Priscila e o meu compromisso está posto. Nós precisamos desse trabalho para que o cidadão de Bezerros se sinta representado na Assembleia. A gente faz uma gestão para resgatar a autoestima do nosso povo e o protagonismo do município”, registrou. Na semana passada, a prefeita e os vereadores também se reuniram com o ex-ministro da Educação Mendonça Filho. Para a deputada estadual, a condução e a liderança de Mendonça tem sido fundamental nesse processo em defesa de Bezerros. “Estamos unidos para construir caminhos e soluções para Bezerros”, concluiu.

PP


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


CRIANÇAS A PARTIR DOS 07 ANOS DE IDADE, SEM COMORBIDADES, JÁ PODEM SE VACINAR CONTRA À COVID-19 EM BEZERROS



A Secretaria de Saúde de Bezerros deu início a vacinação para crianças a partir dos 07 anos de idade, sem comorbidades, contra à Covid-19. A marcação é realizada pelo teleatendimento, de segunda a sexta-feira, das 08h às 16h, através dos números (81) 9-9840-2845 ou (81) 9-9836-1655.

Para as crianças de 05 e 06 anos de idade segue a prioridade para quem tem algum tipo de comorbidade ou deficiência, sendo que pessoas com menos de 12 anos, precisam fazer o agendamento prévio para receber o imunizante. Vale lembrar que para vacinação dos menores de 18 anos é necessária a presença dos pais ou responsáveis.

Em relação ao grupo prioritário de 05 a 11 anos de idade, é exigida a apresentação dos documentos da criança: registro de nascimento, laudo médico atualizado (exceto para caso de Síndrome de Down). Já crianças de 07 a 11 anos devem levar documentos pessoais, cartão de vacinação infantil e cartão do SUS. O pai ou responsável deve estar de posse dos documentos pessoais e comprovante de residência.

>>VACINADOS

De acordo com os dados do vacinômetro divulgado na última terça-feira (25), Bezerros vacinou 50.747 pessoas com a primeira dose do imunizante, 40.473 com a segunda e 11.246 com a dose de reforço. Pelos dados, o número de pessoas que receberam a primeira dose representa 83.24%, já os que receberam duas doses, 66.39% e dose de reforço 18,44%.

Vale lembrar que o cálculo é feito baseado na quantidade total de pessoas no município, que é de aproximadamente 60.960 mil habitantes, de acordo com a previsão estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE no último censo (2021).



TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Marcelo Monteiro.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


ESTAÇÃO DA CULTURA AMPLIA HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO EM BEZERROS




Buscando melhorar, cada vez mais, o atendimento para população bezerrense e turistas que visitam o município, a Estação da Cultura de Bezerros, que abriga o Memorial do Papangu e o Museu Maria Dulce Gomes, ampliou o horário e os dias de funcionamento. Agora, o espaço está aberto das 08h às 17h, de terça-feira aos domingos.

A Secretaria de Turismo e Cultura do município optou por aumentar o tempo de atendimento ao público nesses dias, utilizando as segundas-feiras para fazer a manutenção e a limpeza do espaço. A Estação da Cultura fica localizada na Rua Vitoriano Pereira de Lima, no Bairro Santo Antônio.

>>Memorial do Papangu

Fundado em 2006, o Memorial do Papangu apresenta inúmeras fantasias, inclusive premiadas, além de mostrar toda a história do papangu, desde as máscaras de coité até as fantasias e máscaras contemporâneas, moldadas por diversos mestres da cultura bezerrense. O local ainda conta com um material histórico do Carnaval de Bezerros e o espaço cineclubista.

>>Museu Maria Dulce Gomes

Idealizado e fundado por Maria Dulce Gomes em 1992, o museu reúne mais de 500 peças históricas, doadas por famílias tradicionais do município, como peças de roupas antigas de 1870, cédulas e moedas da história brasileira, além de televisores, rádios e câmeras fotográficas de décadas atrás. O museu é destaque pela quantidade de material, que fez parte da construção e evolução do município.



TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Vinicius Miranda.
FOTOS: Thiago Agnes.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


SECRETARIA DE SAÚDE DE BEZERROS INICIA ATENDIMENTOS DE SÍNDROME GRIPAL NO HOSPITAL DE CAMPANHA





Sem registrar internamentos por Covid-19, no Hospital de Campanha, desde agosto de 2021, a Secretaria de Saúde de Bezerros iniciou, nesta terça-feira (11), o uso da unidade de saúde para atendimento e tratamento de pessoas com síndromes gripais em geral.

O direcionamento dos pacientes exclusivamente para o Hospital de Campanha tem como objetivo desafogar a Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h, que registrou um aumento gradativo no número de atendimentos por síndromes virais nas últimas semanas. Segundo a Secretaria de Saúde, a intenção é evitar a propagação do vírus da Influenza e Covid-19 entre os pacientes que vão à UPA-24h.

Os bezerrenses também podem contar com o serviço do Teleatendimento, uma ferramenta que permite ao cidadão receber atendimento especializado em situações de casos leves da síndrome gripal. O contato deve ser feito através dos números (81) 9-9840-2845 // (81) 9-9836-1655.

De acordo com a IV Gerência Regional de Saúde (IV Geres), o município de Bezerros registrou, até o último sábado (08), 17 casos confirmados de Influenza H3N2. O boletim será atualizado quinzenalmente, conforme os dados fornecidos pela IV Geres.



TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Vinicius Miranda.
FOTO: Moyra Ferreira.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


QUARTO KIT DO PROGRAMA “MERENDA EM CASA” 2021 É DISTRIBUÍDO AOS ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE BEZERROS




https://www.instagram.com/luciomagodaradio/


ALIMENTOS – Kits são para os estudantes que estavam de forma remota ao longo do segundo semestre do ano passado.

Finalizando o ciclo de 2021, a Secretaria de Educação de Bezerros realizou, nesta quinta-feira (13), a entrega do 4º kit do programa “Merenda em Casa” para os estudantes da rede municipal de ensino que estavam de forma remota ao longo do segundo semestre do ano passado.

Os kits, que fecham o ciclo de entregas, foram distribuídos nas 38 escolas da rede municipal. Ao todo, foram mais de cinco mil kits distribuídos, sendo compostos por dez gêneros alimentícios: feijão, arroz, macarrão, flocão de milho, achocolatado, leite em pó, bolacha, farinha, proteína de soja e sardinha.



TEXTO: Vitória Carvalho / Gabriel Galvão.
FOTOS: Thiago Agnes.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE BEZERROS ABRE MATRÍCULAS PARA REDE MUNICIPAL DE ENSINO



A Secretária de Educação de Bezerros iniciou, neste mês de janeiro de 2022, as matrículas e rematrículas dos estudantes para a rede pública municipal de ensino. Com o prazo final até 31 de janeiro, às secretarias das escolas municipais estão abertas de segunda a sexta-feira, das 08h às 13h.

Para efetuar a renovação dos estudantes que já fazem parte e/ou matricular novos alunos, os pais ou responsáveis devem dirigir-se até a escola desejada, portando os documentos necessários.

Documentos necessários para matrícula dos novatos:Xerox da certidão de nascimento;
Xerox de RG e CPF do aluno (se tiver);
Xerox de RG e CPF de pai, mãe ou responsável;
Xerox do cartão de vacina;
Xerox do cartão do SUS;
Xerox do cartão bolsa família;
Xerox do comprovante de residência;
Xerox do comprovante do tipo sanguíneo.



TEXTO: Vitória Carvalho / Gabriel Galvão.
ARTE: Vinicius Miranda.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SECRETARIA DE SAÚDE IMPLANTA SISTEMA DE TELECARDIO EM BEZERROS






A Secretaria de Saúde de Bezerros inaugurou, na última semana, o telecardio, sistema que emite o laudo do eletrocardiograma em até duas horas após a realização do exame e que está disponível para toda população bezerrense na Unidade Básica de Saúde – UBS do Santo Amaro.

O Telecardio vai atender as demandas sobre o manejo clínico das doenças cardiovasculares do município, aumentando a resolutividade da Atenção Primária em Saúde e qualificando a fila dos usuários para rede especializada. É importante destacar que os profissionais da Atenção Primária foram treinados para uso do telecardio.

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Thiago Agnes.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO RETOMA AULAS PRESENCIAIS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BEZERROS






Seguindo o planejamento pedagógico, a Secretaria de Educação de Bezerros retomou, na última segunda-feira (04), as aulas presenciais para os alunos do ensino fundamental dos 2º, 5º e 9º anos da rede municipal de ensino.

O retorno das atividades está seguindo todos os protocolos de segurança sanitária dentro do ambiente escolar, envolvendo os professores, alunos, pais e/ou responsáveis. Importante destacar que 100% dos profissionais da educação estão vacinados com, pelo menos, uma dose da vacina contra a Covid-19.

A escolha para o retorno dos 2º, 5º e 9º anos da rede municipal de ensino se deu pelo fato de que os alunos dessas turmas participarão das avaliações externas do Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco (SAEPE) e do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que são instrumentos de avaliação para medir o desempenho dos estudantes.

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Laís Tavares.


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------SECRETARIA DE SERVIÇOS PÚBLICOS DE BEZERROS REALIZA CAPACITAÇÃO DOS AGENTES DE TRÂNSITO






A Secretaria de Serviços Públicos de Bezerros promove, até o mês de setembro, um curso para aprimoramento das equipes do Departamento Municipal de Trânsito e Transportes – Debetrans, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito. Na capacitação, que tem como tema a “atualização para agentes de autoridades de trânsito” e está sendo realizada de forma remota em razão da pandemia da Covid-19, os 15 agentes de trânsito receberão instruções sobre “Legislação de trânsito”, “Operação e fiscalização de trânsito” e “Ética e Cidadania”.

O curso, que começou na última terça-feira (10), terá um total de 40 horas/aula. A capacitação dos profissionais faz parte do plano estratégico da Prefeitura de Bezerros em investir na qualificação profissional dos servidores municipais, aumentando a produtividade e os resultados, a partir dos novos conhecimentos, novas técnicas e aperfeiçoamento de desempenho no trabalho.

TEXTO: Gabriel Galvão.
FOTOS: Thiago Agnes.




---------------------------------------------------------------------------------------------------------------PROJETO DE LEI DO AUXÍLIO EMERGENCIAL JUNINO É SANCIONADO EM BEZERROS









O projeto de lei que instituiu o Auxílio Emergencial Junino para artistas e grupos culturais bezerrenses foi sancionado, na última terça-feira (13), pela prefeita Lucielle Laurentino. A Lei Nº 1.408 e o Decreto Municipal Nº 2.445, ambos de 12 de julho de 2021, regulam e estabelecem os critérios e artistas/grupos contemplados para receber a ajuda financeira. Ao todo, a Secretaria de Turismo e Cultura de Bezerros está direcionando R$ 50 mil para o auxílio do ciclo junino, no município.

Levando em consideração os impactos financeiros causados pelas restrições impostas pela pandemia da Covid-19, que afetou fortemente o setor cultural e impediu a classe de promover atividades culturais, o projeto contempla as seguintes categorias: trios pé-de-serra, bandas pé-de-serra, quadrilhas, grupos de dança e mazurca, artistas de teatro, violeiros, locutores, banda de pífano, bacamarteiros, músicos em geral, iluminadores e donos de equipamentos de som.

As inscrições começam nesta quinta-feira (15) e os critérios regulamentados e estabelecidos na lei e no decreto são:

• Possuir domicílio comprovado em Bezerros;
• Estar no cadastro municipal do exercício 2019 e que comprove efetiva realização de apresentação e/ou prestação de serviço no último ciclo junino realizado na cidade;
• Cumprir critérios de renda familiar máxima, conforme regulamento;
• Não ter vínculo formal com a iniciativa privada ou serviço público, não receber benefícios previdenciários ou assistenciais, não estar recebendo seguro desemprego ou valores de programas de transferência de renda federal, com exceção do programa Bolsa Família.

Uma comissão especial da Secretaria de Turismo e Cultura foi instituída para analisar e validar os pedidos de inscrição e posteriormente a concessão do auxílio emergencial. Lembrando que, para ter acesso aos recursos, os artistas e grupos culturais precisam atender aos critérios estabelecidos no edital. Todas as informações e formulário para cadastro estão disponíveis no site oficial, na aba “Transparência – Auxílio Emergencial Junino” (https://bezerros.pe.gov.br/auxilio-emergencial-junino/).

Os recursos do Auxílio Emergencial Junino são decorrentes de dotação orçamentária própria, destinada à Secretaria de Turismo e Cultura do município, que poderá expedir portarias normativas para complementar, esclarecer e orientar a execução do projeto de lei.

TEXTO: Gabriel Galvão / Vitória Carvalho / Izaias Néu.
FOTO: Marlom Meirelles.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PREFEITURA DE BEZERROS ANTECIPA 2ª DOSE DA VACINA ASTRAZENECA/FIOCRUZ







A Secretaria de Saúde de Bezerros antecipou, nesta segunda-feira (12), a aplicação da segunda dose do imunizante Astrazeneca/Fiocruz. Agora, pessoas que tomaram a primeira dose da vacina há 60 dias ou mais, já podem realizar o agendamento prévio para receber a segunda dose.

O agendamento deve ser feito através do aplicativo ou site “Vacina Bezerros” e também pelo tele atendimento, através dos números: (81) 9-9840-2845 / (81) 9-9836-1655. É importante destacar que, no momento de tomar a segunda dose, deve-se levar o cartão de vacina da primeira dose, além de um documento com foto.

A Secretaria de Saúde destaca ainda a importância de todo cidadão tomar as duas doses da vacina para que a imunização tenha eficácia, visto que, com apenas uma dose, não é possível completar o esquema vacinal, deixando a pessoa propensa ao vírus e suas complicações.

TEXTO: Gabriel Galvão.
ARTE: Vinícius Miranda.




---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Boletim Epidemiológico Diário da Secretaria Municipal de Saúde de Bezerros


Boletim Epidemiológico Diário da Secretaria Municipal de Saúde de Bezerros deste sábado (05.06.2021). De acordo com os dados do boletim de hoje, nas últimas 24h, foram registrados 10 novos casos do novo Coronavírus no município. O boletim totaliza 3.446 casos confirmados, 16 casos de internados, 3.129 casos recuperados, 120 casos em monitoramento/isolamento, 111 óbitos confirmados e 01 óbito suspeito.




---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
FERIADO - A Prefeitura de Bezerros estabeleceu, por meio do Decreto Nº 2.433, de 31 de maio de 2021, o ponto facultativo para as repartições públicas municipais, com exceção dos serviços essenciais (especialmente aqueles relacionados à saúde pública), nesta quinta-feira, dia 03 de junho, dia de Corpus Christi.
O documento segue portaria federal do Ministério da Economia (Nº 430 de 30/12/2020), que dispõe sobre os feriados nacionais e dias de ponto facultativo. O decreto abrange todas as repartições públicas da administração direta e indireta, fundações e autarquias municipais.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Um feto foi encontrado dentro de um vaso sanitário no hospital Jesus Pequenino, em Bezerros, no Agreste de Pernambucano.






O caso aconteceu na sexta-feira (28), mas as informações foram divulgadas nesta quarta (2).

Segundo informações da Polícia Civil, algumas pessoas foram interrogadas e o feto foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). Até o momento, não há informações se foi um aborto acidental ou provocado. A identidade da mãe é desconhecida. A Polícia Civil informou ao G1 que será feita uma lista com as mulheres grávidas que passaram pelo hospital no dia do caso para continuar com as investigações.


Fonte: G1



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


EDUCAÇÃO





- O Decreto Estadual Nº 50.752, de 24 de maio de 2021, estabeleceu medidas restritivas mais rígidas para os municípios do Agreste pernambucano, até 06 de junho. Durante o período, a Secretaria de Educação de Bezerros implantou o número de teleatendimento para manter contato com a sociedade escolar e atender às demandas relacionadas à rede municipal de ensino. (81) 9-9112-2724.


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Boletim Epidemiológico Diário da Secretaria Municipal de Saúde de Bezerros




Boletim Epidemiológico Diário da Secretaria Municipal de Saúde de Bezerros desta terça-feira (25.05.2021). De acordo com os dados do boletim de hoje, nas últimas 24h, foram registrados 10 novos casos do novo Coronavírus no município. O boletim totaliza 3.329 casos confirmados, 14 casos de internados, 3.022 casos recuperados, 149 casos em monitoramento/isolamento, 103 óbitos confirmados e 04 óbitos suspeitos.




---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Boletim Epidemiológico Diário da Secretaria Municipal de Saúde de Bezerros




Segunda-feira (18.05.2021). De acordo com os dados do boletim de hoje, nas últimas 24h, foram registrados 09 novos casos do novo Coronavírus no município. O boletim totaliza 3.249 casos confirmados, 18 casos de internados, 2.992 casos recuperados, 125 casos em monitoramento/isolamento, 96 óbitos confirmados e 03 óbitos suspeitos.
__________________________________________________________________________________
GESTANTES







- A vacinação contra a Covid-19 foi suspensa em grávidas e puérperas com o imunizante da AstraZeneca. Por isso, a vacinação desse grupo será realizada com a vacina da Pfizer em caráter regional. As doses estão sendo aplicadas no Espaço Cultural Tancredo Neves em Caruaru. A Secretaria de Saúde de Bezerros está com transporte disponível para levar e trazer esse grupo prioritário. O agendamento deve ser feito via teleatendimento, na própria Secretaria de Saúde ou nas Unidades Básicas de Saúde de cada localidade. (81) 3728-6716 / (81) 9-9840-2845 / (81) 9-9836-1655.
_______________________________________________________________________________________________________


151 ANOS






- Mais do que celebrar uma data na história, queremos expressar nossa gratidão e amor por essa terra linda, abençoada e tão querida pelo nosso povo e todos que passam por aqui. Pensando nisso, a Prefeitura de Bezerros, preparou uma live especial em homenagem à Terra do Papangu. A transmissão on-line, que terá a participação de artistas e personalidades locais, será realizada no dia 18 de maio de 2021, nos canais oficiais da prefeitura (@bezerrospeoficial), a partir das 18h. Contamos com sua audiência!
__________________________________________________________________________


Boletim Epidemiológico Diário da Secretaria Municipal de Saúde de Bezerros






Boletim Epidemiológico Diário da Secretaria Municipal de Saúde de Bezerros deste domingo (16.05.2021). De acordo com os dados do boletim de hoje, nas últimas 24h, foram registrados 04 novos casos do novo Coronavírus no município. O boletim totaliza 3.232 casos confirmados, 18 casos de internados, 2.992 casos recuperados, 110 casos em monitoramento/isolamento, 96 óbitos confirmados e 02 óbitos suspeitos.________________________________________________________________________________






SEMENTES - A Secretaria de Agricultura e o Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA iniciaram, nesta terça-feira (11), a entrega de sementes para os agricultores do município. A parceria vai distribuir aproximadamente três toneladas de milho, feijão e 750 kg sorgo para 11 comunidades rurais. Famílias do Sítio Colônia foram as primeiras contempladas com a distribuição dos grãos.
___________________________________________________________________________________
Boletim Epidemiológico Diário da Secretaria Municipal de Saúde de Bezerros desta terça-feira (11.05.2021). De acordo com os dados do boletim de hoje, nas últimas 24h, foram registrados 12 novos casos do novo Coronavírus no município. O boletim totaliza 3.188 casos confirmados, 18 casos de internados, 2.990 casos recuperados, 88 casos em monitoramento/isolamento, 95 óbitos confirmados e 01 óbito suspeito.







__________________________________________________________________________________
Boletim Epidemiológico Diário da Secretaria Municipal de Saúde de Bezerros desta segunda-feira (10.05.2021). De acordo com os dados do boletim de hoje, nas últimas 24h, foram registrados 15 novos casos do novo Coronavírus no município. O boletim totaliza 3.176 casos confirmados, 17 casos de internados, 2.990 casos recuperados, 68 casos em monitoramento/isolamento, 95 óbitos confirmados e 01 óbito suspeito.



_____________________________________________________________________________


Boletim Epidemiológico Diário da Secretaria Municipal de Saúde de Bezerros






Boletim Epidemiológico Diário da Secretaria Municipal de Saúde de Bezerros deste domingo (09.05.2021). De acordo com os dados do boletim de hoje, nas últimas 24h, foram registrados 03 novos casos do novo Coronavírus no município. O boletim totaliza 3.161 casos confirmados, 12 casos de internados, 2.985 casos recuperados, 62 casos em monitoramento/isolamento, 95 óbitos confirmados e 01 óbito suspeito.


_____________________________________________________________________________










Boletim Epidemiológico Diário da Secretaria Municipal de Saúde de Bezerros desta sexta-feira (07.05.2021). De acordo com os dados do boletim de hoje, nas últimas 24h, foram registrados 12 novos casos do novo Coronavírus no município. O boletim totaliza 3.154 casos confirmados, 14 casos de internados, 2.983 casos recuperados, 60 casos em monitoramento/isolamento, 95 óbitos confirmados e 01 óbito suspeito.


__________________________________________________________________________________


NOTA OFICIAL – HOSPITAL DE CAMPANHA





A Secretaria de Saúde de Bezerros, através da Diretoria do Hospital de Campanha, esclarece que NÃO HOUVE falta de oxigênio na unidade hospitalar e que, diante do alto consumo de O² e da quantidade de pacientes internados em uso de oxigênio, nos leitos de enfermaria, a equipe médica do hospital avaliou, como medida preventiva, fazer a transferência de alguns pacientes para outras unidades de saúde da região, tendo em vista que a demanda pelo consumo de oxigênio poderia aumentar ainda mais ao longo das próximas horas.

A secretaria informa que houve um aumento expressivo no consumo de oxigênio nos últimos dias, visto que mais pacientes consumiram o máximo de oxigênio em menor quantidade de tempo, o que varia de acordo com a evolução clínica do paciente, e que comprometeu o nível de estoque de oxigênio. Informa também sobre a demora na liberação das senhas pelo sistema eletrônico da Central de Regulação de Leitos (central responsável pela coordenação efetiva de toda a oferta de leitos para internação disponível na rede do SUS), que apresentou problemas técnicos em todo Estado e ficou inoperante por várias horas, nos últimos dois dias. A direção do Hospital de Campanha decidiu, portanto, de forma prudente, transferir os pacientes, pois há uma espera de mais de 48h por liberação de senhas.

A secretaria esclarece ainda que o estoque de oxigênio do hospital está abastecido, assegurando que todos os pacientes internados na unidade de saúde recebam os cuidados necessários, e que o Serviço Social do Hospital de Campanha fez contato com os familiares dos pacientes transferidos, porém, devido ao horário (madrugada) não obteve sucesso com alguns contatos. Por fim, a secretaria reforça que todos os cuidados e protocolos de segurança sanitária devem ser cumpridos para evitar o contágio e propagação do Coronavírus.
Juntos vamos vencer essa batalha. Prefeitura de Bezerros – Fazendo Acontecer!

Dr. Pedro Arôxa – Diretor Médico do Hospital de Campanha e responsável pela gestão de enfrentamento e combate a Covid-19 no município de Bezerros.




__________________________________________________________________________________


OBRAS NA ZONA RURAL




- A Secretaria de Agricultura, segue realizando obras de manutenção e patrolamento de estradas e aração de terras em várias localidades da zona rural do município. Durante o mês de abril e início de maio de 2021, a secretaria realizou o patrolamento de mais de 100 km de estradas vicinais. Também foram atendidas mais de 80 famílias com aração de terras.
A Secretaria de Agricultura ressalta que segue realizando cadastros para a aração de terras e o cidadão interessado deve ir até o prédio da pasta, que fica na Av. Capitão Eulino Mendonça, no Centro da cidade (próximo à Associação dos Artesãos), das 07h às 13h, de segunda a sexta-feira, ou através do número (81) 9-8113-5929.
.








___________________________________________________________________________________
ENFERMEIROS DE BEZERROS RECEBEM FORMAÇÃO PARA O ENFRENTAMENTO E COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES









A Prefeitura de Bezerros, através de uma parceria entre as Secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde, realizou uma capacitação com os profissionais de enfermagem da atenção básica do município sobre o enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A palestra formativa foi ministrada pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e do Conselho Tutelar Municipal. Na capacitação, foram debatidos temas como o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e os protocolos a serem seguidos, diante de denúncias recebidas de abuso, maus-tratos e exploração sexual.




_______________________________________________________________________________
Dados do vacinômetro da Secretaria de Saúde de Bezerros, em relação ao Plano Municipal de Vacinação. De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, até o dia 05 de maio de 2021, foram recebidas 17.477 doses de vacina contra a Covid-19 e aplicadas 15.315 doses do total, sendo que destas, 10.739 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e outras 4.576 pessoas com a primeira e segunda doses da vacina.






__________________________________________________________________________________
MAIS DE MIL PONTOS DE ILUMINAÇÃO SÃO ATENDIDOS EM BEZERROS








A Secretaria de Obras de Bezerros, através do Departamento de Iluminação Pública, divulgou o balanço dos trabalhos de manutenção e melhorias na iluminação pública do município em diversos bairros e distritos. Ao longo do mês de abril, por exemplo, as equipes de manutenção conseguiram atender um total de 488 pontos de iluminação pública, sendo 354 lâmpadas e 184 reatores trocados (que funcionam para limitar a corrente elétrica), além de 277 relés fotoelétricos substituídos (que servem para acender e apagar uma única lâmpada).

Desde o início dos trabalhos, em março, o departamento conseguiu atender e recuperar aproximadamente 1.043 pontos de iluminação pública, substituindo e colocando 865 lâmpadas, 530 relés e 326 reatores. O cidadão que desejar fazer uma solicitação para manutenção de algum ponto da iluminação deve ir até a sede da Secretaria de Infraestrutura, localizada na Rua Frei Caneca – Centro da cidade, ou telefonar para o número exclusivo da pasta através do (81) 3728-6735.
_________________________________________________________________________________


REFORÇO




O serviço de teleatendimento da Secretaria de Saúde de Bezerros, destinado para o agendamento de vacinação dos grupos prioritários do Plano Municipal de Vacinação, recebeu o reforço de um novo número telefônico para atender o fluxo de demandas da população. Além dos números de celulares (81) 9-9840-2845 / (81) 9-9836-1655, o serviço conta também com um número fixo (81) 3728-6716, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.


__________________________________________________________________________________

Boletim Epidemiológico Diário da Secretaria Municipal de Saúde de Bezerros


Boletim Epidemiológico Diário da Secretaria Municipal de Saúde de Bezerros desta terça-feira (04.05.2021). De acordo com os dados do boletim de hoje, nas últimas 24h, foram registrados 06 novos casos do novo Coronavírus no município. O boletim totaliza 3.124 casos confirmados, 16 casos de internados, 2.979 casos recuperados, 62 casos em monitoramento/isolamento, 92 óbitos confirmados e 01 óbitos suspeitos.

___________________________________________________________________________________


PREFEITURA DE BEZERROS REALIZA ENTREGA DE KITs DE MERENDA NA ZONA URBANA

A Prefeitura de Bezerros, através da Secretaria de Educação, continua realizando a distribuição dos kits de merenda escolar. Na última semana, os gêneros alimentícios, que fazem parte do programa “Merenda em Casa”, foram entregues nas quatro creches e dez escolas da zona urbana do município. Ao todo, 38 unidades educacionais serão contempladas com os kits.

Segundo a Secretaria de Educação, mais de 40 toneladas de alimentos estão sendo entregues para os mais de 6.600 estudantes, sendo 4.221 alunos da área urbana e 2.386 da zona rural, matriculados nas creches e escolas das zonas urbana e rural. Cada aluno recebe um kit de merenda que é composto por dez gêneros alimentícios, sendo eles: açúcar, arroz parboilizado, bolacha, farinha de mandioca, feijão macassar, floco de milho, leite em pó integral, xerém, sardinha e proteína de soja.

>>NOVOS ALUNOS

A secretaria informou ainda que um número considerável de matrículas foram realizadas durante o período de entrega dos kits. Já prevendo esse aumento, a pasta preparou um quantitativo maior de kits para que todos os alunos pudessem ter acesso aos alimentos. Importante lembrar que os pais ou responsáveis que ainda não pegaram o kit de merenda têm até o final desta semana para ir até a escola, onde o filho estuda, e fazer a retirada.

Os kits remanescentes, ou seja, que não foram entregues para as famílias contempladas no primeiro mês de entrega, serão inclusos no segundo mês de distribuição do programa “Merenda em Casa”.

______________________________________________________________________________








SAÚDE: BEZERROS REALIZA CAPACITAÇÃO DE ENFERMEIROS DO HOSPITAL DE CAMPANHA E UPA 24H

A Prefeitura de Bezerros, através da Secretaria de Saúde, realizou uma capacitação para os enfermeiros que atuam na Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h e no Hospital de Campanha do município. Aproximadamente 20 profissionais receberam o treinamento na última semana.

As capacitações tiveram como temáticas principais a biossegurança, com medidas de controle e prevenção da Covid-19, além de paramentação e desparamentação dos profissionais, a intervenção do profissional da enfermagem na ocorrência de parada cardiorrespiratória, a preparação de material para intubação e os principais cuidados a serem tomados na sala vermelha.



O curso de capacitação foi realizado em dois dias para evitar aglomerações e garantir o cumprimento das medidas de segurança indicadas pela Organização Mundial da Saúde – OMS.




Postar um comentário

0 Comentários