Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

OTORRINO Coceira no ouvido pode ser indicativo de infecções e alergias



Foto: Divulgação

Se você costuma coçar o ouvido com frequência, é preciso ficar atento. A coceira constante pode indicar a presença de outros problemas, como alergias, corpos estranhos no ouvido e até infecções.


“O ouvido coçar é uma queixa bastante frequente. Pode ter diversas causas e nunca deve ser menosprezada, pois mesmo que não haja doença propriamente dita, que seja só hábito daquele paciente, sendo recorrente, pode causar uma otite pelo trauma da coceira”, afirma a otorrinolaringologista Raquel Ferraz, do Hospital Santa Luzia, que integra a rede Vision One.


As condições subjacentes da coceira no ouvido mais comuns são o acúmulo de cera, infecções ou alergia na região. No primeiro caso, o excesso de cera pode causar irritação na área. É importante não tentar usar cotonetes para remover a substância, pois é possível empurrá-la ainda mais profundamente no canal auditivo. O ideal é consultar um médico ou profissional de saúde para fazer a remoção da cera de forma segura.


A coceira pode ser também um indicativo de uma infecção no ouvido, como a otite externa. Além da coceira, a otite causa dor e inflamação na região. Já em casos de alergia, sintomas como espirros e coriza também podem aparecer junto ao incômodo da coceira.


“Um ouvido que não produz muita cera é um ouvido que geralmente coça. Então, excesso de limpeza com cotonete, por exemplo, já pode ser uma causa. Alergias e eczemas são outras causas possíveis. Otite por fungo, também chamada de otomicose, frequente demais em quem usa fone de ouvido, também entra no diagnóstico diferencial”, enumera a otorrinolaringologista Raquel Ferraz.


“E, menos frequente, mas que também não pode deixar de ser lembrado, é o refluxo, que também pode causar coceira no ouvido e na garganta”, complementa a especialista do Hospital Santa Luzia.


Seja qual for a causa, é importante que o paciente investigue com o auxílio de um especialista. A recomendação é evitar o uso de qualquer líquido ou objeto dentro do ouvido. Limpar a área externa da orelha, de forma suave e com o auxílio de uma toalha, pode ajudar. Caso a coceira seja decorrente de um quadro de alergia, é possível utilizar medicamentos antialérgicos, mas o fundamental é procurar um médico para descobrir a causa do problema e o melhor tratamento. “Qualquer coceira em excesso deve ser acompanhada por especialista. Mesmo afastadas as causas patológicas, ela precisa ser combatida, pois costuma causar otite por trauma”, finaliza a otorrinolaringologista Raquel Ferraz.

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários