Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

CARNAVAL Os papangus voltam às ruas de Bezerros



Foto: Arquivo/Ricardo Fernandes/Spia Photo
Por: Aimé Kyrillos

Após dois longos anos sem sair às ruas devido à pandemia de Covid-19, os papangus de Bezerros, no Agreste pernambucano, estão prontos para tomar as ruas da cidade. A promessa dos mascarados é receber a multidão de turistas, vinda de vários estados brasileiros, com o habitual colorido das fantasias e irreverência. O grande desfile dos papangus está marcado para este domingo, a partir das 10h, quando a cidade deve receber parte dos mais de 500 mil foliões esperados para todos os dias do carnaval.


Tudo está pronto em Bezerros para a festa. “A folia do papangu está no nosso coração, está no nosso DNA”, disse a prefeita do município, Lucielle Laurentino. De acordo com ela, quem é da região conhece bem a experiência de “brincar” mascarado pelas ruas da cidade. “Quem é agrestino conhece bem a história de sair de máscara, sabe
como é bom poder tirarmos as máscaras do armário e sair foliando com o cidadão bezerrense e todos que estiverem presentes”, completou.


A expectativa do governo local é de que o número de foliões a ser recebido pelo município possa chegar aos 600 mil neste ano. “Com a retomada dos eventos, esperamos movimentar em torno de R$ 20 milhões durante o período carnavalesco”, estima o secretário municipal de Turismo e Cultura, Bruno Clisman. Entre os indicativos para os bons números está a ocupação de 100% dos leitos da rede hoteleira da cidade, além das dezenas de casas alugadas pelos moradores das cidades para os turistas. “Bezerros tem se consolidado a cada ano que passa como o principal polo do interior pernambucano”, acrescentou o secretário.


A folia do papangu surgiu por volta de 1900 em Bezerros, através de uma brincadeira de familiares dos senhores de engenho. Mascarados e malvestidos, as pessoas saíram pelas ruas da cidade e pediam angu de milho aos moradores, criando-se um mistério sobre a identidade dos foliões. Carnaval após carnaval a brincadeira se repetiu e quando os mascarados surgiam, as crianças gritavam para os familiares: “Lá vem os papa-angu”.


A exemplo do passado, os papangus vão percorrer as ruas de Bezerros neste domingo em blocos ou sozinhos, com roupas combinadas ou não. Certo mesmo é que os mascarados são símbolos do município, tendo sido declarados Patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco desde 18 de maio de 2009.

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários