Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

SAÚDE Anvisa analisa pedido para registro de vacina contra a dengue



Foto: Reprodução/Pixabay
Por: Isabel Dourado - Correio Braziliense

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza nesta terça-feira (10) uma reunião com a farmacêutica japonesa Takeda, responsável pelo desenvolvimento da primeira vacina contra a dengue do país. O encontro tem como objetivo esclarecer dúvidas técnicas e ter acesso a dados preliminares. A empresa havia protocolado um cumprimento de exigência da agência em 21 de dezembro do ano passado.


A Qdenga recebeu o registro de uso da União Europeia no começo de dezembro para crianças a partir de 4 anos e protege contra qualquer um dos 4 sorotipos do vírus da dengue. O imunizante é aplicado em duas doses com intervalo de três meses, e pode ser usado tanto em pessoas que já tiveram a doença como nas que não tiveram. A primeira vacina do mundo contra a dengue, aprovada em 2015, só pode ser usada em pessoas que já foram contaminadas.


Segundo dados do laboratório, a vacina QDenga demonstrou eficácia de 80% na prevenção da febre causada pela dengue em crianças e adolescentes nos 12 meses que se seguiram à segunda dose. O principal estudo foi feito em oito países da América Latina e da região Ásia-Pacífico, com cerca de 20.000 crianças e adolescentes. O imunizante também reduziu em 90% os casos de hospitalização.


O Brasil enfrentou uma epidemia de dengue no ano passado. Até o dia 5 de dezembro de 2022, o país tinha registrado 968 mortes pela doença ante 244 em 2021.

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários