Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

EVENTO Programação dos 377 anos da Batalha das Tabocas em Vitória foi marcado por atos cívicos, religiosos e apresentações culturais



Foto: Divulgação


Para comemorar os 377 anos da Batalha das Tabocas, a Prefeitura da Vitória de Santo Antão, realizou nesta quarta-feira, 03 de agosto, uma programação com diversas atividades. Com início às 5h30, na Praça Padre Félix Barreto, no Livramento, a passagem da data foi iniciada com ações esportivas, passeio ciclístico e corrida em alusão ao feriado. Em seguida, na Praça 03 de Agosto, houve uma solenidade cívica, com a presença de militares do Exército pertencentes ao Tiro de Guerra 07-004, discursos das autoridades e procissão motorizada em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré.



Durante a programação do aniversário da Batalha das Tabocas também aconteceu no Monte das Tabocas apresentações culturais, ações recreativas para as crianças, serviços de higiene bucal, ventosaterapia, e exposição de fotos e fatos sobre o local. As ações foram realizadas de forma integral pelas secretarias da gestão. No Monte das Tabocas, após a chegada da procissão motorizada, foi celebrada uma missa por Dom Fernando Saburido, acompanhado de padres das paróquias do município.



Durante a comemoração da data Vitória se tornou Capital Administrativa do Estado. O ato ocorreu em cerimônia realizada em frente ao Palácio Municipal José Joaquim da Silva Filho, durante a visita do governador ao município, nesta terça-feira (02), durante a vista ao Engenho Bento Velho, o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória (IHGVSA), e a indústria de vidros Alumiaço, às margens da BR-232.



História

A referida batalha é um marco na expulsão dos holandeses do território estadual, sendo considerada como o primeiro confronto da Insurreição Pernambucana. Em 03 de agosto de 1645, no Monte das Tabocas, a equipe de guerrilheiros local conseguiu afugentar os inimigos com táticas de emboscada por entre bambuzais da região, conhecidos como Taboca. A tropa oponente e bastante superior em armamentos foi surpreendido e expulso do local em meio à chuva que assolava o desconhecido terreno.
Por: Diario de Pernambuco

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários