Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

UNIVERSO Pela 1ª vez, cientistas encontram sistema massivo e compacto de 3 estrelas



crédito: NASA/JPL-Caltech/UCLA

Um sistema estelar consiste em um conjunto binário de estrelas — dois astros orbitando uma a outra. No entanto, pesquisadores do Instituto Niels Bohr da Universidade de Copenhague identificaram um sistema com três estrelas em que um terceiro astro orbita o conjunto binário.


O sistema encontrado é compacto ao contrário dos outros já identificados que são tipicamente menos massivos. "Conhecemos muitos sistemas estelares terciários (sistemas de três estrelas), mas eles são significativamente menos massivos. As estrelas massivas neste triplo estão muito próximas – é um sistema compacto", garante Alejandro Vigna-Gomez, um dos autores da pesquisa.


As descobertas foram reportadas na revista científica Monthly Notices of the Royal Astronomical Society no dia 29 de junho (e você pode ler na íntegra neste link).


O período orbital do sistema binário é o mesmo da Terra, acontecendo diariamente. A massa combinada do sistema é 12 vezes maior do que a massa do Sol. Já a estrela terciária tem massa aproximada de 16 vezes a massa do Sol.


A formação do sistema triplo pode ter se dado após dois sistemas binários terem se formado inicialmente e um deles acabou se fundindo em uma estrela, segundo os pesquisadores.


Para Alejandro existem duas maneiras para provar a teoria sobre essa formação. "Um estudo o sistema em detalhes e o outro é fazer uma análise estatística sobre uma população de estrelas", explica.


"Talvez existam sistemas mais compactos enterrados nos dados. O que realmente queremos saber é se esse tipo de sistema é comum em nosso universo", pontua Bin Liu, que também assina a pesquisa.


Eles esperam ter mais colaborações e observar mais a fundo em telescópios especializados para entender se a teoria deles está correta.
Por: Camilla Germano - Correio Braziliense

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários