Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

FESTIVAL 30ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns começa nesta sexta-feira



De hoje a 31 de julho, uma maratona cultural de shows, peças, filmes, debates e lançamentos de livro, com presença de gigantes, vai movimentar o interior pernambucano, com o 30o Festival de Inverno de Garanhuns. Fotos: Guto Costa/Divulgação, Tatiana Moraes/Divulgação e Carol Siqueira/Divulgação

A partir de hoje, Garanhuns volta à sua tradicional efervescência do mês de julho, após dois anos sem receber o seu tradicional Festival de Inverno, que chega à 30ª edição. Será dado início à maratona de 17 dias que preencherá de cultura vários pontos e esquinas de uma das cidades mais charmosas e vivas do Agreste pernambucano. Neste primeiro fim de semana, a festa se concentra no principal polo de shows, o Palco Mestre Dominguinhos, para depois se espalhar pelos outros palcos, teatros, cinemas e espaços culturais do município.


Nascido em 1991 por iniciativa do professor universitário Marcílio Reineux, o FIG festejaria seus 30 anos de edições ininterruptas em 2020, mas como todo grande evento cultural do país, precisou ficar dois anos suspenso por conta da pandemia. Agora, vem a chance de comemorar a longevidade de um evento que traz uma enorme contribuição para a agitação artística ser uma constante no calendário pernambucano. A história dessas três décadas é contada no livro Festival de Inverno de Garanhuns - 30 anos, editado e coordenado pelos jornalistas Marcelo Pereira e Michelle de Assumpção e publicado pela Cepe Editora. O lançamento será hoje, às 18h, no Teatro Reinaldo de Oliveira (Sesc Garanhuns), onde terá apresentação de Mariene de Castro para convidados - amanhã, no mesmo local, a cantora faz show aberto ao público.


E a festa é grande, com o evento ganhando sete dias a mais além dos dez tradicionais de todo ano, dando espaço a uma pluralidade enorme de linguagens e estéticas. Veteranos, revelações e nomes a se descobrir compõem a programação nos palcos, teatros, cinemas, mesas-redondas e plataformas de lançamentos literários.


A abertura, a partir das 20h de hoje, contará com uma cerimônia especial em celebração dos 30 anos e uma noite de samba, com Mumuzinho, Diogo Nogueira e Karynna Spinelli. O sábado terá o Baião Granfino de Jorge Du Peixe (vocalista da Nação Zumbi), a MPB de Jorge Vercillo e o trap de Xamã. O encerramento do primeiro final de semana será com Nando Reis, o duo Anavitória e o pernambucano Martins. Nos dias seguintes da semana, se apresentarão nomes como Vanessa da Mata, Wanderléa, Alessandra Leão, Petrúcio Amorim e Nando Cordel.


Durante o festival, o principal palco receberá artistas do calibre de Gal Costa, Baco Exu do Blues, Lenine, Simone, Pitty, Titãs, Duda Beat, Chico César, além de uma noite totalmente dedicada ao brega e outra de celebração aos 30 anos do Manguebeat.


A partir de quinta, outros palcos começam suas programações, como o Som na Rural, Estação e Conservatório, além também do início da programação teatral. Na próxima sexta, entram também em cena os palcos de Cultura Popular Ariano Suassuna e o Palco Pop, que receberá Siba, Luedji Luna, Otto, Ave Sangria, Quinteto Violado, Juçara Marçal, Majur, Larissa Luz, entre outros. No mesmo dia, também começam as atividades da Praça da Palavra, com contações de história, saraus, debates e lançamentos.


Fim de semana do FIG


Palco Mestre Dominguinhos


Sexta
20h: Abertura
20h45: Amor Eterno
22hh: Karynna Spinelli
23h30: Diogo Nogueira
01h30: Mumuzinho


Sábado
20h: Pedrinho Pontes
21h: Jorge Du Peixe (Baião Granfino)
22h: Jorge Vercillo
0h30: Xamã


Domingo
20h: Jam 212
21h: Martins
22h: Anavitória
0h30: Nando Reis


Sesc Garanhuns


Sábado
18h: Mariene de Castro
Por: Viver/Diario

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários