Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Prefeitura de Gravatá oferta espirometria em todas as unidades de saúde do município

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, oferece espirometria em todas as unidades de saúde do município. A iniciativa, do Ministério da Saúde – MS, possibilitará ao município a prevenção e tratamento precoce de Doenças Crônicas Não Transmissíveis – DCNT, dentre elas Asma, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e complicações pós-Covid.
Para a ação, o MS firmou parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. O coordenador municipal de Atenção Primária à Saúde, Jairo Teixeira, participou, nos últimos dias dias 18 e 19, de treinamento na UFMG e na volta trouxe o equipamento para Gravatá.
 
A espirometria será realizada presencialmente, mas o laudo do exame poderá ser recebido à distância, serviço que caberá à UFMG. O objetivo é oferecer uma solução simples, eficiente e de baixo custo que permita o acesso dos pacientes com indicação para o exame a métodos diagnósticos essenciais, melhorando a qualidade da assistência e levando em conta, ainda, que essas condições estão entre as principais causas de morte e incapacidade do mundo. A estratégia já ocorre em algumas localidades do Brasil e a intenção do projeto é ampliar essa oferta. 

Para o secretário de Saúde de Gravatá, José Edson, “essa articulação possibilitará ampliar o acesso do usuário à espirometria, exame fundamental na avaliação da capacidade pulmonar. A Atenção Primária à Saúde irá coordenar as ações relacionadas a essa proposta e, desta forma, iremos garantir um resultado em tempo oportuno, o qual implica sobre um melhor prognóstico para os pacientes, redução de gastos com internações e melhoria do acesso ao SUS.”


 PMG


Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários