Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

ATRACADOURO Porto de Suape estima crescimento de 8% na movimentação de cargas em 2023




Atualização do Plano Diretor 2030 deverá reforçar a consolidação de Suape como o porto-indústria mais refinado do país (Foto: Divulgação)
Por: Diario de Pernambuco

Após registrar uma movimentação de 24,7 milhões de toneladas no último ano, segundo maior volume desde a sua fundação em 1978, o Porto de Suape deverá seguir crescendo neste ano. Líder nacional na movimentação de granéis líquidos, o atracadouro público estima um avanço de 8% na movimentação total de cargas em 2023.


A perspectiva, que leva em consideração fatores como a modernização da infraestrutura portuária e do complexo, localização estratégica e aumento da diversificação das operações de cargas, foi divulgada nesta quarta-feira (18) pela direção do Complexo que soma investimentos privados de R$ 74,5 bilhões e mais de 220 empresas em funcionamento.


De acordo com o Francisco Martins, diretor-presidente do Complexo de Suape, a projeção de crescimento também está atrelada a outros fatores. “Temos futuros investimentos a serem consolidados, a exemplo da instalação de usinas de produção de hidrogênio verde, o combustível do futuro; da chegada de um novo terminal de contêineres (APM Terminals, do Grupo Maersk) e do programa de inovação que o porto vem desenvolvendo com o Cesar, o que proporcionará mais agilidade e eficiência nas atividades portuárias” afirmou.


Atualmente, além de despontar no volume de movimentação de granéis líquidos, Suape também é o primeiro no transporte de cabotagem (navegação entre portos do Brasil). O total movimentado neste fluxo de navegação foi de 16,4 milhões de toneladas, ou seja, 28% a mais do que em 2021. Já o número de importação segue igual ao resultado do período anterior, totalizando 5,6 milhões de toneladas, enquanto o segmento de exportação cresceu 6%, totalizando 2,6 milhões de toneladas.


Com relação a movimentação de cargas no geral, o crescimento foi de 12% em 2022, totalizando 24,7 milhões de toneladas. Desse total, 72,1% (17.839.551 toneladas) representaram granéis líquidos (derivados de petróleo); 22,8% (5.625.728 t), cargas conteinerizadas; 2,7% (669.330 t), granéis sólidos; e 2,4% (591.741 t) carga geral solta. Entre as principais cargas movimentadas pelo porto estão combustíveis minerais, óleos minerais, produtos químicos e orgânicos, e cereais.


SOBRE SUAPE
Fundado há 44 anos, no Litoral Sul de Pernambuco, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santos Agostinho, o Complexo Industrial Portuário de Suape atrai grandes empreendimentos em suas cadeias produtivas. Situado a apenas 40 quilômetros do Recife, está instalado em uma área de 17,3 mil hectares (incluindo áreas adjacentes).

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários