Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

EXPLORAÇÃO OCEÂNICA Pesquisadores descobrem raras piscinas de salmoura no Mar Vermelho



Foto: Divulgação/NEOM

Pesquisadores da Escola Rosenstiel de Ciências Marinhas e Atmosféricas da Universidade de Miami (UM) descobriram raras piscinas de salmoura no Golfo de Aqaba, extensão ao norte do Mar Vermelho. Esses lagos subaquáticos são ambientes caracterizados pela alta salinidade, química exótica e falta de oxigênio. Mas apesar das condições inóspitas, a descoberta desses locais é um passo para entender mais sobre a formação dos oceanos, além de oferecer pistas sobre vida em outros planetas e abrigar compostos com propriedades potencialmente anticancerígenas.


"Até entendermos os limites da vida na Terra, será difícil determinar se planetas alienígenas podem hospedar seres vivos. Nossa descoberta de uma rica comunidade de micróbios, que sobrevivem em ambientes extremos, pode ajudar a traçar os limites da vida na Terra e pode ser aplicada à busca de vida em outros lugares do nosso sistema solar e além", disse Sam Purkis, professor e presidente do Departamento de Geociências Marinhas.



O pesquisadores da Universidade de Miami descobriram as piscinas de salmoura a cerca de 1.770 metros abaixo da superfície do mar, utilizando um veículo submarino operado remotamente. "Tivemos muita sorte”, disse Purkis. De acordo com a pesquisa, esses ambientes preservam informações sobre tsunamis, enchentes e terremotos que ocorreram há milhares de anos.


O estudo, intitulado Discovery of the deep-sea NEOM Brine Pools in the Gulf of Aqaba, Red Sea, foi publicado na revista Nature Communications Earth & Environment. A pesquisa pode ser acessada na íntegra neste link.
Por: Aline Gouveia

Por: Agência Brasil

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários