Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Saúde : EUA avaliam liberar vacina da varíola do macaco para pessoas de alto risco

crédito: MIKE NELSON

Os Estados Unidos estão avaliando um pedido de liberação da vacina contra a varíola dos macacos para pessoas de alto risco. O país tem um caso confirmado da doença e quatro suspeitos, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Nos Estados Unidos, a vacina da Jynneos tem autorização para ser aplicada contra a varíola dos macacos. Segundo o CDC, o país tem um bom estoque dos imunizantes caso seja preciso a aplicação em massa.

Na segunda-feira (23), a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que o surto de varíola dos macacos fora da África pode ser combatido com boas práticas de higiene e comportamento sexual seguro e que, por isso, não há urgência para uma vacinação em massa.

Normalmente, a vacina contra a varíola comum protege também contra a dos macacos. Porém, a maior parte dos países não vacina mais contra a doença, já que ela foi erradicada em 1980.

No Brasil, ainda não há nenhum caso. Porém, o Ministério da Saúde criou uma sala de situação para acompanhar os casos no mundo. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também emitiu nota pedindo a adoção de medidas como distanciamento físico, uso de máscaras de proteção e higienização frequente das mãos, em aeroportos e aeronaves, para retardar a entrada do vírus no Brasil.

A varíola dos macacos é provocada por um vírus que infecta animais e raramente os humanos. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, linfonodos inchados, calafrios e exaustão. O mais característico são as lesões na pele que se assemelham a catapora.

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários