Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Taxa de ocupação de UTIs fica abaixo de 80% pela primeira vez em sete meses em Pernambuco

 

A taxa de ocupação de UTIs em Pernambuco atingiu a marca de 79%, registrando o menor índice desde 24 de novembro do ano passado. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), no momento, há 368 leitos de terapia intensiva disponíveis para pacientes de Covid-19 em todo o Estado, o que significa que não há mais fila de espera por vagas. O Estado tem, atualmente, 1.812 leitos ativos de UTI, sendo a sexta maior rede do país e a maior de todos os Estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

“A caminhada foi longa até aqui e ainda temos muito o que avançar. Só que é fundamental destacar esse momento porque ele é fruto de muito trabalho e dedicação, sobretudo dos nossos profissionais de saúde e de todos que têm feito a sua parte, usando máscara, evitando aglomerações e mantendo as mãos higienizadas. Precisamos continuar valorizando esses cuidados”, frisou o governador Paulo Câmara (PSB), em pronunciamento divulgado nesta quinta-feira (24).

A maior capacidade de atendimento dos casos graves de Covid-19 também se reflete em outro índice importante. Pernambuco tem a segunda menor taxa de mortalidade em decorrência do novo coronavírus no Brasil em 2021, ficando atrás apenas do Maranhão. O ranking é publicado semanalmente pela Organização Panamericana da Saúde (OPAS), entidade ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS).

VACINAS
Pernambuco recebeu, ontem (24), feriado de São João, 274.820 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 117.800 da Coronavac/Butantan; 62.250 doses da Janssen e 94.770 da Pfizer. Com isso, já são mais de 5 milhões de doses disponibilizadas para proteção dos pernambucanos. Somadas todas as entregas, o Estado soma 5.267.280 doses de vacinas recebidas. Foram 2.630.170 da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, 2.141.960 unidades da Coronavac/Butantan, 432.900 doses da Pfizer/BioNTech e 62.250 da Janssen.

As novas unidades foram encaminhadas para o Programa Estadual de Imunização (PNI-PE), que, além da checagem, fica responsável por fazer a divisão por município. O envio para as 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) já começa na madrugada da sexta (25/06), ficando à disposição para retirada pelos gestores municipais.

As vacinas da Pfizer são exclusivamente para uso como primeira dose, enquanto as da Coronavac são para a primeira e segunda, ou seja, é preciso guardar metade do quantitativo recebido para finalização dos esquemas vacinais. As novas unidades recebidas são voltadas para as pessoas com comorbidades e deficiência, guardas municipais, trabalhadores do transporte coletivo e população privada de liberdade, podendo o município dar seguimento da campanha em outros grupos ou por faixa etária de acordo com a organização de cada cidade, já que muitas já iniciaram alguns desses públicos.

As doses da Janssen, que devem ser aplicadas em dose única - seguindo o que foi acordado com os gestores municipais na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) - serão destinadas - para além da capital pernambucana, Recife - a outras cinco cidades no interior do Estado: Caruaru e Garanhuns, no Agreste; e Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, no Sertão. Sendo distribuídas da seguinte forma: Recife (31.125 doses), Caruaru (16.230 doses), Garanhuns (6.175), Arcoverde (3.555 doses), Afogados da Ingazeira (1.800 doses) e Serra Talhada (3.365 doses).

Fonte: DP

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários