Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Secretaria de Saúde de Gravatá amplia testagem de Covid-19 nestas quinta (03) e sexta (04).



Em atenção ao aumento no número de casos da Covid-19 na região Agreste de Pernambuco, onde Gravatá está localizado, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde do município, ampliou a testagem da doença neste feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira (03), e na sexta (04).
Para evitar aglomeração, os usuários, munidos de CPF e/ou cartão do SUS, podem se dirigir para três locais, sem precisar agendamento: EREMPAF, o Centro de Saúde Fernando da Veiga Pessoa, conhecido como Posto 1, e a Unidade Básica de Saúde da Família Nielson Lucivânio, mais conhecida como Posto da Boa Vista.
O microempreendedor José Rafael, de 24 anos, esteve no EREMPAF e disse o porquê procurou a testagem. “Comecei com sintomas na noite de ontem (quarta-02), com febre e uma pequena dor de cabeça, daí tomei um remédio em casa mesmo. A dor de cabeça passou, mas quando foi hoje pela manhã a febre voltou junto com o frio. Eu fiquei sabendo dessa testagem aqui e resolvi vir para tirar a dúvida. Muito boa essa ideia do prefeito padre Joselito de trazer isso pra gente e só temos a ganhar com isso para tirar a dúvida de vez, porque em casa, se eu tiver, poderia estar passando para as outras pessoas da minha família e agora já vou estar me resguardando caso confirme”.
airo Teixeira, coordenador de Atenção Primária em Saúde de Gravatá, explica que “esta testagem é uma resposta a alta demanda no número de casos no município e tem como método a utilização de swab nasal, que é um teste padrão ouro, para que a gente possa detectar o vírus vivo e, dessa forma, dar um diagnóstico oportuno. As equipes estarão nestes locais para fazer a notificação daquele paciente suspeito, aquela coleta oportuna e envio dessa coleta para o Laboratório Central de Pernambuco – Lacen, que é o laboratório que irá realizar a análise dessas amostras. O tempo do resultado vai depender da demanda de amostras enviadas por dia e tem uma média de até sete dias úteis para enviar esse resultado para as unidades de Saúde mais próxima de cada indivíduo para que ele possa ter acesso ao seu resultado”. 
Mauricéia Maria de Oliveira, de 39 anos, também esteve no EREMPAF para realizar o teste de Covid-19 junto com quatro pessoas da família. “Eu achei uma iniciativa legal da prefeitura para saber como está a situação atual daqui. Desconfio que o que eu tenho é uma dessas arboviroses (Dengue, Zica e Chikungunya), porque estou toda manchada, mas mesmo assim vim tirar a prova. Minha filha está com dor na garganta e como é um dos sintomas também coloquei ela para testar”.
Jairo Teixeira aproveita o depoimento de Mauricéia e reforça que “a gente está trabalhando em uma logística de forma que otimize o tempo de testagem, de não ter filas, então está sendo de um cuidado, de um tratamento de acolhimento de fato, para que a gente possa oferecer essa abordagem e assistência qualificadas. É importante que todas as pessoas que procuram esses serviços estejam sintomáticas, de preferência entre o terceiro e oitavo dia, que seria considerado o período ótimo, porém, devido à situação sanitária, já existem notas técnicas que recomendam do primeiro ao 10º dia de sintomas. Após esse período, esse teste que estamos disponibilizando não tem mais eficácia que se espera que ele tenha. Existem outros métodos, mas que na verdade não é o objetivo agora. O objetivo agora, como estamos vivendo um momento crítico, a nível de Agreste, a gente precisa que todo paciente sintomático procure um desses três pontos hoje ou amanhã”.
Para finalizar, o coordenador tranquiliza os munícipes. “A partir da segunda-feira (07), o Disk Covid (9 9922-3028) já estará reestruturado, com equipe ampliada, para responder esta demanda que estamos vivenciando agora enquanto condição de saúde da nossa região Agreste”.

*Serviço:*

Ampliação testagem Covid-19

Quando: Quinta (03) e Sexta (04)

Hora: 9h às 16h

Onde: EREMPAF, Posto 1, Posto da Boa Vista

Fonte: PMG

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários