"Rei Da Maconha"
Luiz Antonio Alves de Souza, de 53 anos, conhecido também como "Tony", estava foragido de Pernambuco desde 2022 e foi localizado na Bolívia
Por: Mareu Araújo
nullLuiz Antonio Alves de Souza, de 53 anos, um dos criminosos mais procurados do estado, chegou ao Recife na noite dessa terça (28) (Foto: PF/Divulgação)
Foragido há dois anos, Luiz Antonio Alves de Souza, de 53 anos, um dos criminosos mais procurados do estado, foi encontrado após cometer um "deslize".
É o que informou, nesta quarta (29), a Polícia Federal em Pernambuco (PF), integrante das forças segurança envolvidas na captura do homem conhecido como "rei da maconha".
O criminoso foi preso na cidade de Puerto Quijarro, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, no sábado (25), e chegou ao Recife na noite de terça-feira (28).
Ainda segundo a PF, "Tony", como ele também é chamado, foi descoberto depois de fazer contato com criminosos, possivelmene traficantes de drogas e armas, já monitorados pelas forças policiais.
A partir desse contato, foi possível que os agentes da Força Integrada de Combate do Crime Organizado de Pernambuco (Ficco-PE) localizassem o criminoso recifense, que estava foragido desde abril de 2022.
A Ficco-PE é composta por policiais federais, civis, militares e rodoviários federais, além de penais.
Como aconteceu
Em coletiva de imprensa, na manhã desta quarta (29), o Delegado Regional da Polícia Judiciária, Márcio Tenório, contou em detalhes como aconteceu o caso.
Após as notícias de que "Tony" havia saído do país, pela fronteira em Mato Grosso, ele foi incluído na lista vermelha de procurados da Interpol e não estava mais sendo procurado pela polícia no Brasil.
“Nós não tínhamos informações de que ele etava atuando com organizações criminosas daqui. A gente sabia que ele tinha fugido do país, o colocamos na Interpol e algum dia iríamos encontrá-lo,” relembrou o delegado.
Foi por meio de um cruzamento de dados de outras investigações, em que Tony da Maconha não era o alvo, que o serviço de inteligência localizou o criminoso.
“No meio dessas investigações, Tony fez o contato com alguém que estávamos monitorando. A gente o identificou e conseguimos chegar até ele”, contou.
Ação
A captura foi feita no sábado, após uma celebração de Dia das Mães na escola de seus filhos.
A captura de Tony contou com o apoio da Força Especial de Combate ao Narcotráfico (FELCN), na Bolívia.
“Na nossa visão, ele estava de alguma forma praticando crimes de lá. Acreditamos que seja tráfico de armas. A maioria das armas ilegais vem do Paraguai ou da Bolívia. É muito provável que ele estava negociando uma remessa para o Brasil”, finaliza.
Tony ou "rei da maconha" agora responde pelos crimes de uso de documento falso e falsificação de documento público, roubo e assalto a bancos, porte ilegal de arma de fogo de calibre restrito, além de tráfico de drogas.
0 Comentários
Facebook.com/akiagoraEventos