Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Banho de mar Semana Santa: confira os cuidados com o banho de mar e tábua de maré em Pernambuco



Banho de mar
Semana Santa: confira os cuidados com o banho de mar e tábua de maré em Pernambuco
Comitê orienta banhistas que, no período de Lua Cheia, as marés mais altas aumentam as chances de incidentes com tubarões
Por: Adelmo Lucena


O Cemit orienta que os banhistas entrem no mar durante a maré baixa e fiquem em locais protegidos por arrecifes (Foto: Tarciso Augusto/ GCOM SEMAS-PE)


O feriado da Semana Santa se aproxima e muitos pernambucanos pretendem passar a próxima sexta-feira (29) nas praias do estado. Diante disso, o Comitê de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) alerta para as medidas que devem ser tomadas pelos banhistas quando entrarem no mar.


A Lua Cheia tem início nesta segunda-feira (25) e interfere diretamente no aumento das marés, tornando-as mais altas e fortes. Isso ocorre por causa da gravidade lunar, que atrai a água dos oceanos, criando as marés altas.


Entre quinta-feira (28) e domingo (31), as marés vão atingir as suas maiores marcas, nos horários do início da manhã e fim da tarde, quando vão chegar a alturas entre 1.8 e 2.2 metros.


De acordo com o Cemit, esses horários aumentam as chances de incidentes com tubarões por serem os períodos escolhidos por esses animais para a alimentação, fazendo com que eles procurem águas mais rasas e, consequentemente, se aproximem da costa.


Além dessas condições, a água turva, normalmente causada após as chuvas, também pode impulsionar o risco de incidentes com estes animais.


Orientações


O Cemit orienta que os banhistas entrem no mar durante a maré baixa e fiquem em locais protegidos por arrecifes e barreiras naturais que formam piscinas naturais. Elas ajudam a evitar a presença de tubarões.


Também é recomendado que as pessoas evitem o banho de mar e áreas com alertas de ataque de tubarão.


Também é imprescindível que os banhistas se atentem à presença de bandeirolas instaladas pelo Corpo de Bombeiros, que podem indicar locais propícios a incidentes com tubarões e afogamentos, decorrentes de fortes ondas e correntezas.


O CEMIT orienta também que a população evite o banho de mar nas seguintes condições:


• Em áreas com placas de advertência de riscos de incidentes com tubarões;


• Em áreas sem proteção dos recifes, sem formação de piscinas naturais;


• Nos horários iniciais da manhã ou final da tarde, já que os tubarões são mais ativos nesses períodos crepusculares.


• Se estiver com algum tipo de ferida ou sangramento, pois fluidos sanguíneos podem ativar o olfato dos animais;


• Durante períodos chuvosos, que aumentam a turbidez da água, fazendo com que os animais não consigam diferenciar suas presas naturais de humanos.


• Em locais próximos às desembocaduras de rios, os rios deságuam em grandes quantidades de sedimentos e matéria orgânica no mar que, além de deixar a água turva, tende a atrair animais marinhos que podem oferecer riscos de incidentes.


• Se tiver consumido bebida alcoólica;


• Se estiver sozinho;


• Se possui objetivos brilhantes e chamativos, que podem aguçar os sentidos dos animais.


Confira os horários das marés durante o feriado:


Dia 28/03 (quinta)


05h30 – 2.2m


11h34 – 0.4m


17h49 – 2.2m


23h53 – -0.4m

Dia 29/03 (sexta)


06h02 – 2.1m


12h06 – 0.5m


18h23 – 2.1m




Dia 30/03 (sábado)


00h24 – 0.6m


06h39 – 2.0m


12h45 – 0.6m


19h06 – 1.9m


Dia 31/03 (domingo)


01h04 – 0.7m


07h23 – 1.9m


13h32 – 0.7m


20h02 – 1.8m


Locais proibidos para banho


Um trecho de 33 km, entre a Praia do Farol, em Olinda, até os coqueirais da Praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, é considerado um trecho de atenção para banhistas, que devem seguir as orientações dadas pelo Comitê.


Segundo o Decreto estadual 21.402/1999, nesta área é proibida a prática de atividades náuticas.


A proibição para banho ocorre em um único ponto, em um trecho de cerca de 2,2 km da Praia de Piedade, entre a Igrejinha de Piedade e o Hotel Barramares, localizado ao lado do Hospital da Aeronáutica. Essa proibição foi estabelecida por decreto municipal de Jaboatão dos Guararapes.
.

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários