Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

POMADAS MODELADORAS Especialistas alertam sobre os riscos do uso de pomadas modeladoras durante o Carnaval



Foto: Divulgação
Por: Diario de Pernambuco

Com a chegada do carnaval, cresce a preocupação dos oftalmologistas quanto ao uso de pomadas modeladoras para tranças. Desde o início de fevereiro, foram registradas mais de 140 casos de emergência relacionados à queimação química da córnea, turvação da visão e dor ocular, causados pelo produto, no Hospital de Olhos Santa Luzia (28), Fundação Altino Ventura (74) e Hospital dos Olhos de Pernambuco (46).


De acordo com a oftalmologista Elisa Martins, em contato com a água, existe a possibilidade desses produtos escorrerem para o rosto dos pacientes, alcançar os olhos e causar queimaduras oculares que “podem atingir as pálpebras, as córneas e as conjuntivas”. O suor também apresenta riscos.


Embora os sintomas sejam temporários, é preciso ter cuidado. A oftalmologista Laura Sabino instrui os pacientes que tiverem feito uso do produto a “lavar o rosto com bastante água e sabão, tomando o cuidado de deixar os olhos bem fechados. Em seguida, deve-se lavar os olhos com soro fisiológico 0,9% novo e também retirar o produto dos cabelos com água e shampoo, sem que o líquido tenha contato com os olhos ou outras mucosas do rosto”.


Thays Chen, engenheira de produção, precisou ser atendida na emergência após fazer uso de uma pomada modeladora em um penteado que usou em uma prévia de carnaval. “Passei dois dias enxergando com a visão embaçada e só voltei a enxergar normalmente no terceiro. Ao todo, fiquei uma semana de repouso e tomando remédios”, relata.


A Anvisa já proibiu a venda de todos os tipos de pomadas para modelar, trançar e fixar o cabelo. A orientação do órgão é que aqueles que tenham adquirido algum desses produtos, os devolva à empresa responsável.

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários