Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

FAKE NEWS Fake news: homem que destruiu relógio no Planalto não é militante do MST



Foto: Reprodução/Redes Sociais - Montagem CB
Por: Correio Braziliense

É falso que o homem flagrado em vídeo destruindo o relógio de Dom João VI no Palácio do Planalto nos atos terroristas do dia 8 de janeiro seja integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). As informações foram desmentidas pela Agência de verificação Lupa.


A imagem que circula nas redes sociais associa um jovem do Paraná — que não teve a identidade revelada para evitar “um risco ainda maior à sua imagem” — ao golpista que destruiu o relógio de Dom João VI, que ficava no Palácio do Planalto, enquanto usava uma blusa com o rosto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


Comparando as imagens divulgadas lado a lado, a Lupa percebeu que as características físicas dos dois homens, como sobrancelhas e queixo, são diferentes e portanto não poderiam ser a mesma pessoa.


Em nota, o MST repudiou a notícia falsa e declarou que o jovem atrelado ao ato terroristas "é militante do MST do Paraná, estudante, e mora com a família em um acampamento".


Eles também afirmaram que vão acionar a justiça para "responsabilizar as pessoas que postaram a mentira". "O MST defende a democracia e cobra a responsabilização dos vândalos, dos mandantes e dos financiadores dos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro", finalizaram na nota.


Relógio era raro e um presente do rei da França


Em entrevista ao Correio, o curador dos acervos do Palácio do Planalto e do Palácio do Alvorada, Rogério Carvalho, conta que o relógio, considerado raro, foi trazida ao Brasil em 1808 por Dom João IV, e pode ter sido um presente do rei da França Luís XIV ou uma compra da corte portuguesa.


Segundo Rogério Carvalho, o trabalho que precisa ser realizado para restaurar o relógio após a destruição é muito especializado. "Acho pouco provável que no Brasil alguém faça. Já há movimentação de várias pessoas se oferecendo para a restauração", opina o curador.

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários