Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Alinhamento Depois da RMR, Raquel Lyra se reúne com prefeitos da Zona da Mata



Foto: Janaína Pepeu/Secom PE
Por: Tádzio Estevam

A governadora Raquel Lyra (PSDB) deu continuidade aos encontros com prefeitos e prefeitas do estado para definir estratégias de desenvolvimento em todas as regiões de Pernambuco. Um dia após o encontro com os gestores da Região Metropolitana do Recife (RMR), foi a vez dos prefeitos e prefeitas das 43 cidades da Zona da Mata Norte e Sul se sentarem com Raquel Lyra e com a vice, Priscilla Krause, durante reunião ocorrida hoje (25) no Palácio do Campo das Princesas, no centro do Recife.


Durante a reunião, Raquel solicitou aos gestores a indicação de, pelo menos, três prioridades de cada município. "Estamos dialogando com todos os prefeitos para que a gente possa estabelecer prioridades para geração de mais qualidade de vida e definir, de maneira estratégica, a boa aplicação de recursos públicos em todo estado. Existe um sentimento forte do desgarramento com o interior de Pernambuco e estamos liderando esse processo de apoio e desenvolvimento regional com a participação de todos", explicou a governadora.


Raquel Lyra também pediu aos prefeitos a indicação de um representante para liderar grupos técnicos para que eles acompanhem em conjunto com o governo estadual os indicadores dos assuntos prioritários nas áreas da defesa civil, saúde, segurança pública, mobilidade, esgotamento sanitário e abastecimento d’água, resíduos sólidos, assim como superação da pobreza, habitação e educação.


As câmaras temáticas de atuação ficarão centralizadas na Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional. Os interlocutores definidos por cada município trabalharão de forma conjunta, seguindo um calendário de encontros e visitas técnicas. Os prefeitos deverão, ainda, enviar o relatório dos convênios e contratações que já estão assinadas com o Estado e a União. O levantamento servirá para fazer um panorama dos projetos que estão em andamento, dando prioridade àquelas obras que estão com mais de 80% concluídos, garantindo a boa aplicação dos recursos públicos.


O trabalho desses grupos irá começar com as ações de prevenção da Defesa Civil através de visitas técnicas aos locais de risco existentes em cada município. As datas e os roteiros serão sugeridos por cada equipe. "Já nesta semana iremos oficiar a todos os municípios para que eles constituam as câmaras técnicas de acordo com os temas transversais. Nós vamos marcar as primeiras reuniões de trabalho para emitir os relatórios e apresentar no próximo encontro, marcado para o começo de março", afirmou o secretário de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, Fabrício Marques Santos.


Para o prefeito de Goiana, Eduardo Honório (PSL), as principais demandas são relacionadas às estradas. O município tem um dos maiores números de habitantes da Zona da Mata Norte e concentra o automotivo da Fiat/Jeep. "Tenho certeza de que a governadora Raquel Lyra irá acolher a todos com bons êxitos. As demandas que apresentamos são relacionadas à educação, saúde, turismo, mas também às estradas", comentou.


O gestor de Vitória de Santo Antão, município do Agreste com mais de 140 mil habitantes, Paulo Roberto (MDB), destacou a relevância do encontro. "Essa reunião é muito importante para saber das necessidades e particularidades de cada município. Evidentemente que cada prefeito terá a oportunidade de conversar com o Governo do Estado e seus secretários e começar a trabalhar sobre as demandas. Ter um início de gestão dessa maneira nos traz a esperança de que teremos um bom governo para Pernambuco", considerou.


A expectativa do governo estadual é conseguir, através desses encontros, promover desenvolvimento potencializando as potencialidades de cada região do estado.

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários