Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

PANDEMIA China impõe confinamento com recorde de casos da Covid

 (Foto: STR / AFP)
Foto: STR / AFP
Por: Colaboração Isabel Alvarez - RIO (RJ)
Nesta quinta-feira (24), o Ministério da Saúde da China comunicou que o número de casos diários da Covid-19 atingiu um novo recorde no país.  O governo chinês disse que registrou quase 32 mil novos casos, nas últimas 24 horas, dentre os quais, cerca de 27 mil são assintomáticos. Também nesta semana foram relatadas as primeiras mortes pelo vírus na China em seis meses, elevando o total para 5232. As autoridades chinesas impuseram rígidas medidas de prevenção, no âmbito da estratégia zero covid. 

Estes números são mais elevados do que as infecções notificadas em meados de abril, quando Xangai, a terceira cidade mais populosa do mundo, impôs um confinamento que ficou marcado por cenas de violência e escassez de alimentos.

A estratégia de zero do governo casos inclui o confinamento de cidades inteiras, obrigatoriedade de apresentar um teste negativo para o novo coronavírus para aceder a espaços públicos e o isolamento de todos os casos positivos e respectivos contatos diretos em instalações designadas, muitas vezes em condições degradantes. A China mantém, também, as fronteiras praticamente fechadas desde março de 2020.

Pequim enfrenta o pior surto desde o início da pandemia e, dezenas de edifícios residenciais foram confinados, escolas fechadas e empresas colocaram os funcionários em home office. A capital chinesa anunciou aproximadamente 1500 novos casos positivos, sendo a maioria assintomática, entre os seus 22 milhões de habitantes. As autoridades locais decidiram montar esta semana um hospital improvisado e ainda  suspendeu o acesso à Universidade de Estudos Internacionais de Pequim, após ter sido detectado um caso no campus.

Já na cidade de Zhengzhou, província de Henan, um total de 6,6 milhões de residentes foi instruído a ficar em casa nos próximos cinco dias, podendo sair somentes para comprar comida ou receber tratamento médico. Testes diários em massa foram ordenados, como parte do que o governo da cidade designou de "guerra de aniquilação" do vírus.

Além disso, empresas e comunidades residenciais no Cantão, um importante centro industrial situado na província de Guangdong, foram também submetidas a várias formas de bloqueio, medidas que afetam particularmente os trabalhadores migrantes. Em muitos casos, os moradores dizem que as restrições vão além do permitido pelas diretrizes nacionais. O Cantão inclusive suspendeu na última segunda-feira o acesso ao distrito de Baiyun, de 3,7 milhões de habitantes, enquanto residentes de algumas áreas de Shijiazhuang, uma cidade com 11 milhões de pessoas a sudoeste de Pequim, foram instruídos a ficar em casa enquanto são realizados testes em massa.

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários