Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

TECNOLOGIA Meta avança em seu projeto de tradutor de voz universal e automático

Por: AFP

 (Foto: FABRICE COFFRINI / AFP
)
Foto: FABRICE COFFRINI / AFP
Meta, dona do Facebook e Instagram, anunciou, nesta quarta-feira (19), que desenvolveu um sistema de tradução do taiwanês, que não possui escrita padronizada, na primeira etapa do projeto de uma ferramenta de tradução de voz, automática e em tempo real, para todos os idiomas.

"Esta tecnologia permite que aqueles que falam taiwanês conversem com pessoas que falam inglês", disse o grupo californiano em um comunicado à imprensa.

O software não está pronto e nesta etapa só permite traduzir uma frase de cada vez, mas "é um primeiro passo para um futuro onde será possível a tradução simultânea de idiomas", disse a empresa.

Mais de 30 milhões de pessoas falam taiwanês, segundo o Instituto Nacional de Línguas e Civilizações Orientais de Paris. Meta explicou que o idioma, também chamado de hokkien taiwanês, não possui um "sistema de escrita padrão", como "mais de 40% das aproximadamente 7.000 línguas vivas" do mundo.

A inteligência artificial (IA) dedicada à tradução automática precisa de grandes quantidades de texto escrito para funcionar.

“Pesquisadores de IA da Meta enfrentaram muitos obstáculos, desde a coleta de dados, o design do modelo e a avaliação” dos resultados, observou o comunicado.

Eles usaram o mandarim como língua intermediária para estabelecer correspondências e depois fazer com que seu sistema traduzisse diretamente através da fala, sem passar pela palavra escrita.

O grupo americano planeja usar seu sistema de tradução para o taiwanês dentro de seu futuro "tradutor universal" e disponibilizar o código informático para outros pesquisadores de IA.

“O objetivo do projeto Universal Speech Translator (UST) da Meta é ajudar a quebrar barreiras e reunir as pessoas onde quer que estejam, inclusive no metaverso”, acrescentou o comunicado.

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários