Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

TECNOLOGIA 5G será ativada no Recife nesta segunda-feira



Planejamento da Anatel prevê que, no mínimo, 63 estações da tecnologia entrem em operação na capital pernambucana até o dia 28 de novembro deste ano. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Recife está entre as três capitais brasileiras em que as operadoras poderão ativar a tecnologia 5G nesta segunda-feira. As outras são Fortaleza (CE) e Natal (RN). A decisão foi tomada na última quinta-feira pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Doze capitais que já possuem estações de 5G no Brasil, sendo João Pessoa (PB) e Salvador (BA) as únicas do Nordeste.


De acordo com o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), as prestadoras Claro, Tim e Vivo deverão ter no mínimo 63 estações de 5G ativadas no Recife, 33 em Natal e 102 em Fortaleza até o dia 28 de novembro.


Além de João Pessoa e Salvador, existem estações ativadas em Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Vitória (ES).


O cronograma inicial previa que liberação do uso da faixa da 5G na faixa de 3,5 GHz para o Recife e mais 14 capitais em setembro, mas o Conselho Diretor da Anatel, por dificuldades na limpeza das faixas, decidiu adiar a liberação para 28 de outubro, com base em informações da Entidade Administradora da Faixa (EAF). A faixa de 3,5 GHz garante as melhores potencialidades da quinta geração.


A postergação, segundo a Anatel, permite a conclusão das ações de desocupação da faixa e mitigação de eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite.


Tecnologia vai chegar a 19 bairros
No Recife, a tecnologia chegará a 19 bairros da capital e não será implantada, a princípio, por todas as operadoras. Os bairros beneficiados serão Boa Viagem, Casa Forte, Torre, Parnamirim, Alto Santa, Terezinha, Várzea, Casa Amarela, Morro da Conceição, Pina, Apipucos, Soledade, Tamarineira, Derby, Torrões, Graças, Zumbi, Madalena, Macaxeira e Aflitos. O planejamento da TIM, à frente das primeiras ativações, é que a tecnologia alcance toda a cidade até o fim deste ano.
Por: Diario de Pernambuco

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários