Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Brasil ultrapassa 4 mil casos registrados de varíola dos macacos

O país também já registrou uma morte em decorrência da doença

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Ministério da Saúde informou que o Brasil confirmou até esta quarta-feira (24) 4.144 casos de varíola dos macacos, também conhecida como monkeypox. O país também já registrou uma morte em decorrência da doença.



São Paulo é o estado com mais casos, chegando a 2.640. Na terça-feira (23), a capital do estado registrou o primeiro caso em um bebê. A criança, do sexo masculino, tem 10 meses e começou a apresentar os sintomas em 11 de agosto.

Até o momento, 24 estados e o DF (Distrito Federal) contam com registros da doença. Somente o Amapá, Rondônia e Sergipe não têm casos.

CONFIRA O NÚMERO DE CASOS POR ESTADO

- São Paulo (2.640)
- Rio de Janeiro (508)
- Minas Gerais (221)
- Distrito Federal (156)
- Goiás (174)
- Bahia (41)
- Ceará (45)
- Rio Grande do Norte (18)
- Espírito Santo (8)
- Pernambuco (23)
- Tocantins (1)
- Acre (1)
- Rio Grande do Sul (67)
- Mato Grosso do Sul (16)
- Mato Grosso (20)
- Amazonas (16)
- Santa Catarina (69)
- Paraná (104)
- Pará (7)
- Tocantins (2)
- Alagoas (2)
- Maranhão (2)
- Piauí (2)
- Paraíba (1)
- Roraima (1)

Na terça, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recebeu um pedido do Ministério da Saúde para análise da vacina contra a varíola dos macacos. De acordo com a agência regulatória, o pedido dispensa o registro do produto.

A vacina contém uma forma atenuada (enfraquecida) não replicante do vírus Vaccínia Ankara modificado (MKA), que está relacionado com o vírus da varíola. Isso significa que o vírus não é capaz de se reproduzir e causar a doença em quem recebe o imunizante.

A agência já havia aprovado, na última sexta-feira (19), uma norma que dispensa a necessidade de registro no Brasil para importar vacinas e medicamentos já tenham sido aprovados para prevenção ou tratamento da doença por "autoridades internacionais especificadas na respectiva resolução".

COMO É A TRANSMISSÃO E QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA 'MONKEYPOX'

De acordo com balanço desta quarta do Ministério da Saúde, o Brasil apresenta 3.896 casos de varíola dos macacos, sendo 2.528 no estado de São Paulo. A pasta lançou na terça-feira uma campanha de conscientização sobre a doença, informando a população sobre a transmissão, contágio, sintomas e prevenção da "monkeypox".

CONFIRA ABAIXO OS SINTOMAS MAIS COMUNS DA DOENÇA

- Febre;
- Dor de cabeça forte;
- Inchaço nos linfonodos (conhecido popularmente como "íngua");
- Dor nas costas;
- Dores musculares;
- Falta de energia intensa.

A transmissão acontece, na maior parte dos casos, por contato físico pele a pele com lesões, ou fluidos corporais, mas, também pode ocorrer através de objetos contaminados por alguém infectado. Importante relembrar que a doença afeta todo mundo, independente de sexualidade, idade ou raça

© Shutterstock

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários