Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Transporte Público Governo de Pernambuco lança licitação para concessão de paradas de ônibus no Recife e Região Metropolitana



Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

A empresa que assumir a gestão será responsável pela manutenção e modernização de 3650 pontos de embarque e desembarque do Sistema de Transporte Público de Passageiro e terá receita arrecadada com a exploração publicitária dos equipamentos

O governo de Pernambuco lançou o edital de licitação para a concessão dos abrigos e totens indicativos de pontos de embarque e desembarque no Recife e Região Metropolitana. A empresa que assumir a gestão será responsável pela manutenção e modernização das paradas de ônibus no período de 20 anos e terá a receita arrecadada com a exploração publicitária dos equipamentos. O valor mínimo de outorga é de R$ 199.747,22.


A concessão compreende 3650 pontos de embarque e desembarque (abrigos e totens) do Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP), abrangendo 14 municípios. O futuro concessionário terá a obrigação de, em 72 meses, requalificar e padronizar todos os pontos que estão incluídos dentro da concessão, além de fazer a manutenção e conservação ao longo dos 20 anos de contrato e também incluir, em parte desses abrigos, funcionalidades como serviços de wi-fi, bluetooth e painéis de informações. Como se trata de uma concessão simples, não haverá contrapartida do Estado, que receberá uma parcela equivalente a 1.75% da receita operacional mensal bruta da concessionária.


Com a requalificação, todas as paradas de ônibus receberão serviços de manutenção e de melhorias, ao longo dos primeiros seis anos do contrato. Quanto aos critérios para instalação dos serviços de wi-fi, bluetooth e de comunicação com o usuário, o Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) irá definir os locais de instalação, que devem ser preferencialmente nos pontos de parada com maior demanda de usuários.


Um levantamento realizado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) indica que existem, hoje, de 17 a 20 diferentes tipos de paradas, abrigos e totens na Região Metropolitana do Recife. Com a nova concessão, a ideia é que haja uma padronização e passem a existir apenas quatro tipos.


O gerente de projetos urbanos da Seplag, Canton Wú, destaca que o projeto inclui tecnologia para os passageiros. "A concessão prevê que ao menos 5% dos abrigos tenham wi-fi e câmeras de segurança e 3%, bluetooth e painéis de mensagem variável, indicando o intervalo de tempo dos ônibus. Essa tecnologia deverá ser utilizada nos equipamentos instalados em corredores de maior circulação de pessoas". O edital e os estudos relacionados estão publicados no site www.parcerias.pe.gov.br.
DP

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários