Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Serviço de Referência Nacional em Filarioses oferece curso a profissionais do Hospital Geral da Mirueira


O Serviço de Referência Nacional em Filarioses (SRNF) da Fiocruz, que funciona na unidade pernambucana da Fundação, está oferecendo o curso "Abordagem do linfedema em área endêmica de filariose linfática". Coordenado pelos pesquisadores do departamento de Parasitologia Ana Maria Aguiar e Abraham Rocha, o treinamento tem como participantes os profissionais de fisioterapia e terapia ocupacional que atuam no Hospital Geral da Mirueira (HGM), que pertence ao Estado de Pernambuco.

Fruto de uma Carta-Acordo de um projeto - firmado pela OPAS/Fiocruz/SRNF e desenvolvido no ano de 2021 - o HGM foi selecionado pela Secretaria Estadual de Saúde e reestruturado para ser a referência no Estado para reabilitação dos pacientes com morbidade filarial (linfedema) diagnosticada nos municípios endêmicos (Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e Paulista). As aulas teóricas foram ministradas pela médica e pesquisadora Ana Aguiar, pelo urologista André Maciel e pelas fisioterapeutas Ligia Aquino e Tereza Cristina Vieira. Já o módulo prático, que tem duração de quatro semanas, está sendo realizado no ambulatório do Serviço de Referência.


A maioria dos pacientes atendidos são muito carentes e precisam de óleos naturais (girassol, côco etc.) ou hidratantes corporais para usarem na sua fisioterapia. Qualquer doação será bem-vinda e pode ser deixada no ambulatório do SRNF.
FIOCRUZPE

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários