Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

SAÚDE Primeiro caso de gripe aviária detectado no Ártico



Foto: Reprodução/Pixabay

As autoridades norueguesas descobriram o primeiro caso de gripe aviária em Svalbard, a cerca de 1.000 quilômetros do Polo Norte, levantando temores de que o vírus possa se espalhar para outras populações de aves na região remota.



A gripe aviária de alta patogenicidade (HPAI) foi detectada este mês em uma gaivota polar encontrada morta na capital do arquipélago, Longyearbyen, informou o gabinete do governador em comunicado na quinta-feira.


"A detecção de HPAI é preocupante porque uma série de populações vulneráveis de aves selvagens põem ovos e se reproduzem no arquipélago no verão", disse Knut Madslien, funcionário do Instituto Veterinário Norueguês, em comunicado.


"As espécies que se reúnem em penhascos estarão particularmente em risco se a gripe aviária entrar nas colônias de aves", acrescentou.


O gabinete do governador disse que o Instituto Veterinário acredita que é "a primeira vez que o vírus foi detectado no Ártico".


Svalbard (Spitzberg) está localizada a meio caminho entre a Noruega continental e o Polo Norte, de onde fica a cerca de 1.000 quilômetros.


Casos de gripe aviária já haviam sido identificados no norte da Europa, mesmo além do Círculo Ártico, mas nunca nas latitudes do norte até agora.
DP

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários