Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

São João Recife promove São João entre os dias 1º e 15 de julho



Prefeitura apresentou detalhes do ciclo, que este ano terá perfil solidário e tema "São João, nossa bandeira", marcando a primeira grande festa de rua em dois anos. Arrasta-pé se espalhará por 11 polos em toda a cidade (Foto: Edson Holanda / PCR)

A Prefeitura do Recife divulgou os detalhes do primeiro ciclo festivo dos últimos dois anos na cidade. Os festejos ocorrem entre os dias 1º e 15 de julho, em 11 coloridos arraiais que tomarão conta de vários bairros da cidade, assegurando forró para todo lado. Com o tema “São João, nossa bandeira” e conclamando à solidariedade, a festa celebrará o reencontro do Recife com suas mais autênticas e saudosas tradições. O anúncio foi realizado pelo prefeito João Campos, nesta terça-feira (21), durante visita técnica ao Sítio Trindade, em Casa Amarela, principal polo da cidade, que vem sendo montado para os festejos.

“Fizemos uma visita técnica aqui das instalações, da montagem, da estrutura que vai receber os festejos de São João. Este ano, ele vai acontecer na primeira quinzena de julho, a partir do dia 1º. Aqui, o Sítio Trindade, é o principal polo da festa em nossa cidade e neste ano vai acontecer da mesma forma. Também contaremos com dez outros polos descentralizados, que serão divididos: cinco polos no primeiro final de semana e cinco no segundo final de semana de julho”, anunciou o prefeito João Campos. “Com isso, estamos contemplando toda a cadeia produtiva do São João. Os artistas, as agremiações, os grupos que historicamente são tão importantes para nossa cidade, para nossa cultura. Afinal de contas, a tradição nordestina de São João é muito forte e a gente conseguiu fazer essa adaptação contemplando a todos e permitindo que todo mundo que faz a cultura, possa ser contemplado e as pessoas da cidade também tivessem uma oportunidade de lazer, de entretenimento, de convivência”, continuou o gestor.


Com um olhar para as famílias que sofreram com as fortes chuvas que atingiram a cidade, o festejo junino do Recife se transformará em um local de arrecadação, aliando solidariedade às ações culturais. “Lembrando que este ano o São João do Recife vai ser uma festa solidária. Estamos fazendo toda a arrecadação de donativos com estrutura para receber e para poder distribuir, para fazer esses donativos chegarem a quem mais precisa”, acrescentou o prefeito João Campos. A cidade, que tem a produção e profusão musical reconhecidas e chanceladas até pela Unesco, promoverá o encontro de vários ritmos com o balancê, em apresentações de trios de forró, bandas, cantores e cantoras, cirandeiros e quadrilheiros.


Palco principal


O Sítio Trindade será o principal palco da festa promovida pelo poder público municipal, que precisou ser redesenhada, mas não arredou pé do compromisso de contemplar o maior número possível de artistas e atrações locais, confirmando-se semeadura e colheita para tantas categorias de profissionais duramente abaladas pela pandemia, no ciclo festivo ancestralmente relacionado à fertilidade da terra e à abundância. Entre os artistas que subirão nos palcos juninos estão: Maciel Melo, Petrúcio Amorim, Irah Caldeira e Nando Cordel.


No parque que reúne os atributos do interior bem no meio da capital, a festa se espalhará pelos já tradicionais Palhoção, Pavilhão das Quadrilhas e Sala de Reboco. Além das diversas atrações, o Sítio receberá as competições dos concursos de quadrilhas adultas e infantis, promovidos pela Prefeitura do Recife. Também haverá apresentações gratuitas em dez polos descentralizados, espalhados pela cidade: no Barro, Bongi, Campo Grande, Cordeiro, Lagoa do Araçá, Poço da Panela, Totó, Vila Tamandaré, Ibura e Brasília Teimosa.



“Estamos esperando um grande São João, embora não seja no período que a gente esperava, porque a gente precisou fazer uma reprogramação de datas em função das consequências das chuvas na cidade. Ainda estamos prestando assistência a muitas famílias. A gente vai ter quinze dias de ativação no Sítio Trindade com o palco principal, com sala de reboco, com o concurso das quadrilhas. Vamos ter também a tradicional caminhada do forró, que vai acontecer pela primeira vez na Zona Norte, no primeiro domingo do mês (03/07). A gente vai ter a tradição de todos os ciclos juninos acontecendo no Sítio Trindade”, explicou a secretária de Cultura do Recife, Tayza Contagem.




Homenagem


O São João do Recife 2022 renderá homenagem às quadrilhas juninas, tradição que é sinônimo inequívoco dos festejos mais nordestinos do calendário brasileiro, em todas as suas cores e ritmos, temas e tipos, personagens e representações míticas. Neste ciclo junino redesenhado pelas chuvas, 14 quadrilhas se habilitaram para receber a subvenção, apoio assegurado pelo poder público municipal aos grupos inscritos nos concursos adulto e infanto-juvenil, para montagem dos espetáculos. Todos os grupos já receberam a primeira parcela dos recursos.




Concursos de Quadrilhas Juninas


Tradicionalmente realizados pela Prefeitura do Recife, no Sítio Trindade, os concursos de quadrilhas juninas adultas e infanto-juvenis celebrarão e premiarão os defensores da colorida tradição, que assegura inesquecíveis passeios na roça, com direito a fortes emoções, figurinos impecáveis e coreografias de tirar o fôlego até da plateia. As espetaculosas disputas do 36º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas acontecerão entre os próximos dias 3 e 12 de julho. Participarão 32 grupos de todo o Estado, com 20 pares, cada. O tempo de apresentação de cada quadrilha será de 30 minutos. Já o 18º Concurso de Quadrilhas Juninas Infanto-Juvenis será realizado, também no Sítio, no dia 2 de julho. Participarão sete quadrilhas:cada uma com 14 pares e 30 minutos para apresentação.




Caminhada do Forró e Desfile das Bandeiras


Neste 2022 de ansiado retorno às celebrações culturais, em que todo encontro é bem-vindo, a Caminhada do Forró e o Desfile das Bandeiras terão suas programações fundidas. O cortejo de bandeiras juninas e sanfoneiros reunirá, no próximo dia 3 de julho, tocadores e brincantes do ciclo para percorrer as ruas da Zona Norte da cidade, em homenagem aos santos e tradições culturais populares.



Procissão dos Santos Juninos


Sagrado e profano caminharão juntos na 14ª edição da Procissão dos Santos Juninos, no dia 15 de julho. O cortejo, que sai do Morro da Conceição em direção ao Sítio Trindade, celebra todo o altar junino, dos aclamados São José, Santo Antônio, São João e São Pedro a Santa Isabel, São Paulo e Santana. A liturgia começa com a concentração e sagração das bandeiras, vindas de várias partes da Região Metropolitana, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, aos pés da santa, de onde os grupos culturais e fiéis seguem em procissão, Morro abaixo, até o Sítio Trindade.





SÃO JOÃO DO RECIFE 2022


DE 1º A 15 DE JULHO





DIA 1º DE JULHO (SEXTA-FEIRA)


- Sítio Trindade: Abertura, com shows no Palco principal e na Sala de Reboco


- Polos Descentralizados: Shows no Barro, Bongi, Cordeiro, Lagoa do Araçá, Brasília Teimosa



DIA 2 DE JULHO (SÁBADO)


- Sítio Trindade: Concurso de Quadrilhas Infanto-Juvenis e shows no palco principal e na Sala de Reboco


- Polos descentralizados: Shows no Barro, Bongi, Cordeiro, Lagoa do Araçá, Brasília Teimosa



DIA 3 DE JULHO (DOMINGO)


- Desfile das Bandeiras e Caminhada do Forró


- Sítio Trindade: Shows no Palco principal e na Sala de Reboco, Eliminatórias do Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas




DIAS 4 A 6 DE JULHO(SEGUNDA A QUARTA-FEIRA)


- Sítio Trindade: Eliminatórias do Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas




DIA 7 DE JULHO (QUINTA-FEIRA)


- Sítio Trindade: Shows no palco principal e na Sala de Reboco




DIA 8 DE JULHO (SEXTA-FEIRA)


- Sítio Trindade: Shows no palco principal e na Sala de Reboco


- Polos descentralizados: Shows no Ibura, Campo Grande, Totó, Vila Tamandaré, Poço da Panela



DIA 9 DE JULHO (SÁBADO)


- Sítio Trindade: Shows no palco principal e na Sala de Reboco


- Polos descentralizados: Shows no Ibura, Campo Grande, Totó, Vila Tamandaré, Poço da Panela




DIA 10 DE JULHO (domingo)


- Sítio Trindade: Shows no palco principal e na Sala de Reboco




DIA 11 DE JULHO (segunda-feira)


- Sítio Trindade: Final do Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas




DIA 12 DE JULHO (terça-feira)


- Sítio Trindade: Final do Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas




DIA 14 DE JULHO (quinta-feira)


- Sítio Trindade: Shows no palco principal e na Sala de Reboco




DIA 15 DE JULHO (sexta-feira)


- Procissão dos Santos Juninos


- Sítio Trindade: Shows no palco principal e na Sala de Reboco
DP

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários