Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts

banner no cabeçalho.

--ASSESSORIA E SUPORTE PUBLICITÁRIO PARA SUA EMPRESA E COMÉRCIO--


AKIAGORA

Clique na imagem e contate-nos


AKIAGORA

CASA DO AGRICULTOR

Novo registro geral: Saiba as mudanças no novo modelo de identidade que substituirá o RG

Após anunciar em fevereiro a criação de uma nova carteira de identidade unificada que vai substituir o Registro Geral (RG) e que terá número unificado e QR Code, o Governo Federal revelou como ficará o documento visualmente. A partir de agora o documento usará o número do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF) como identificação única dos cidadãos.

Segundo o Governo, a medida é para unificar os números de identificação entre os estados.

Anteriormente, cada estado emitia números próprios, agora eles serão de numeração única, ou seja, apenas o CPF será considerado.

Outra mudança é que a identidade terá uma versão física e virtual e também terá um QR Code, que permitirá checagem mesmo quando offline.

Além disso, a padronização funcionará para outros países, já que terá emissão em código MRZ (Machine Readable Zone) — o mesmo dos passaportes.

Vale lembrar também que a emissão será gratuita e que ainda não tem data para ocorrer, porque os órgãos de identificação de cada estado tem até o dia 6 de março de 2023 para se adequarem às mudanças.

Quem precisa obter a nova carteira de identidade?
O novo documento será emitido gratuitamente e por isso, todos podem tê-lo.

E quem não tem CPF?
Pessoas que ainda não têm o número do CPF, terão o número emitido no momento de solicitação de emissão do novo documento.

A partir de quando será válido?
Os órgãos de identificação de cada estado têm até o dia 6 de março de 2023 para se adequarem às mudanças, mas o Governo ainda não revelou a partir de quando o novo documento passará a ser emitido.

O RG atual deixará de existir?

Segundo a norma do governo federal, o RG atual continuará valendo por até 10 anos para população de até 60 anos. Para as pessoas com mais de 60 anos o RG ainda será aceito "por prazo indeterminado".

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários