Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Lei em ação: Camaragibe inicia distribuição de absorventes nas escolas nesta segunda-feira

A Prefeitura de Camaragibe, por meio da Secretaria de Educação, começou, nesta segunda-feira (14), a distribuição gratuita de absorventes higiênicos às estudantes em idade menstrual nas escolas municipais. A iniciativa em combate à precariedade menstrual e em garantia aos direitos humanos fundamentais se deu em cumprimento da Lei 880/2021, sancionada pela prefeita Doutora Nadegi, que institui o Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos nas instituições municipais de ensino, além de estabelecer rodas de diálogos a fim de conscientizar a respeito do cuidado com a saúde menstrual e acolher as estudantes, evitando, assim, a evasão escolar.

Em Camaragibe, as aulas presenciais voltaram no dia sete de março. Na cidade, 479 estudantes estão aptas e serão contempladas com a distribuição dos produtos higiênicos. Esse número engloba adolescentes a partir de 11 anos e mulheres que frequentam o Ensino de Jovens e Adultos (EJA). Além disso, o acolhimento das alunas acometidas de cólicas menstruais, durante o período, será garantido através do abono das faltas.

“Sabemos que a pobreza menstrual é um grande problema no nosso país, e eu, como médica, sinto a obrigação de garantir a dignidade para as estudantes da nossa rede municipal de ensino. Esse diálogo já era algo que acontecia desde início da nossa gestão, e assegurar que essas meninas continuem estudando, sendo acolhidas nas escolas e tendo a garantia que estão protegidas e compreendidas no ambiente escolar, é o nosso objetivo. Na nossa cidade, as alunas são acompanhadas para assegurar que estejam presentes nas aulas e recebam todo o acompanhamento necessário”, destaca a prefeita Doutora Nadegi.

“Me sinto muito agradecida por receber os absorventes na escola. Eu sempre tive o problema de faltar na escola quando eu estava menstruada, e nem sempre eu tinha dinheiro para comprar o kit. Agora estou protegida enquanto estiver estudando, não vou perder nenhum conteúdo das aulas e ainda vou ter os absorventes todos os meses. Sei que também vou aprender muito nas palestras como cuidar da minha saúde”, disse a aluna do oitavo ano da Escola Municipal São José, Eduarda Santana.

DP

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários