Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Fatalidade: Bebês nascidos com zika vírus têm 11 vezes mais risco de morte


 Bebês nascidos com síndrome congênita do zika (SCZ), devido à infecção por esse arbovírus durante a gravidez, correm 11 vezes mais risco de morrer durante os primeiros três anos de vida do que aqueles nascidos sem a síndrome, segundo um estudo publicado no The New England Journal of Medicine. A pesquisa foi realizada por equipes da Universidade Federal da Bahia, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pela Faculdade de Higiene e Medicina Tropical de Londres, na Inglaterra.


Dos quase 11,5 milhões de nascidos vivos no Brasil, 3.308 nasceram com SCZ confirmada ou provável — dos quais 12% (398) morreram no período do estudo (2015 a 2018). Em comparação, dos mais de 11,4 milhões de bebês sem a síndrome, apenas 1% (120.629) sobreviveram. A taxa de mortalidade daqueles cujas mães tiveram zika, portanto, foi mais de 11 vezes maior do que os demais em até 36 meses de idade.

"Muitos podem pensar que o zika é uma doença do passado, mas, apenas em novembro de 2021, houve um surto do vírus na Índia, na cidade de Kanpur, com um aumento de quase 100 casos", destaca Enny Paixão Cruz, professora da faculdade inglesa e pesquisadora associada da Fiocruz, além de primeira autora do estudo. "Para os mais vulneráveis em nossa sociedade e país, continua sendo uma preocupação global."

De abril de 2015 a novembro de 2016, o Brasil foi afetado por uma devastadora epidemia de zika, com uma estimativa de 1,5 milhão de infectados. Houve mais de 3,5 mil casos de microcefalia infantil ou síndrome congênita do zika — uma condição rara, em que a cabeça do bebê é menor do que o esperado, condição, muitas vezes, associada a cérebros subdesenvolvidos e dificuldades de aprendizagem na vida adulta.

Anomalias
O vírus zika é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Para muitos, é inofensivo e assintomático, mas, se transmitido da mãe para o bebê através da placenta, pode resultar em bebês nascendo com condições como microcefalia e outras anormalidades congênitas, além de disfagia (dificuldade de engolir líquidos e alimentos).

Embora se saiba que a exposição pré-natal ao vírus pode afetar o desenvolvimento fetal e resultar em SCZ, há muito menos dados sobre a sobrevivência e os resultados a longo prazo de crianças nascidas com a síndrome, em comparação com as demais. Também não está claro o impacto de importantes preditores de risco de mortalidade infantil, como peso ao nascer e idade gestacional ao nascimento, podem nesses desfechos.

Os pesquisadores analisaram dados de mais de 11 milhões de bebês nascidos no Brasil entre 2015 e 2018. Eles exploraram a associação entre taxas de mortalidade e a SCZ, usando informações de saúde pública, registros de nascidos vivos e de óbitos. O país exige que todas as crianças que apresentarem sintomas associados à síndrome, com microcefalia ou outros sinais no sistema central sejam notificadas.

Prematuros

Dos mais de 3 mil bebês nascidos com SCZ, quase 20% eram prematuros, 36% foram classificados como de baixo peso ao nascer e 37% eram pequenos para a idade gestacional. O risco de mortalidade de crianças nascidas antes de 32 semanas ou com tamanho menor que o esperado foi igual, independentemente da infecção por zika, observaram os pesquisadores. Além disso, eles não encontraram diferença estatisticamente significativa entre a taxa de óbitos naqueles com ou sem microcefalia.

"Embora os pais devam observar que o risco geral de morte permanece pequeno, nosso trabalho destaca a necessidade de as mulheres serem protegidas contra o vírus e de sistemas de assistência pós-natal bem estabelecidos", destaca Enny Paixão Cruz. "Intervenções precoces após o nascimento de um bebê com síndrome congênita do Zika podem reduzir os efeitos duradouros na saúde e melhorar as chances de sobrevivência. Agora que identificamos quais bebês provavelmente correm maior risco, precisamos estabelecer cuidados e tratamentos pós-natais para dar a eles a melhor chance de sobrevivência."
DP

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários