Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Gravatá: cidade agora conta com exame de tele-espirometria

 

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e com o Ministério da Saúde (MS), traz ao município serrano o exame de tele-espirometria, ou tele-ECG, conhecido também por prova de função pulmonar ou exame do sopro, que é uma avaliação utilizada para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões. O resultado ajuda na análise das condições de ventilação do paciente, em que, em alguns casos, não podem ser avaliados plenamente sem a realização deste exame complementar. Alterações podem indicar doenças respiratórias como Asma ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
Ainda estamos em meio à pandemia da Covid-19 e a implementação desse exame é de suma importância para o acompanhamento de pacientes pós-Covid que tiveram complicações pulmonares, além de averiguar a situação de pacientes, tanto de Covid, como de outras doenças, que precisaram passar por intubação. O município se destaca nacionalmente com a oferta do exame pelo SUS, sendo um dos poucos a realizarem esse feito que só agrega à saúde e à qualidade de vida dos munícipes.

O exame é feito em etapas em que a primeira delas é a aferição do fluxo de ar em condições normais, quando na etapa posterior é administrado no paciente um broncodilatador à base de sulfato de salbutamol para que depois seja feita mais uma aferição. No exame várias curvas são averiguadas para se chegar ao diagnóstico e todo o processo dura cerca de 40 minutos.


PMG

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários