Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Pesquisadores brasileiros criam teste capaz de detectar Covid em 5 segundos

 

Um teste desenvolvido por pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) promete detectar a Covid-19 em até cinco segundos. Inédita, a tecnologia se mostra especialmente útil para a testagem em massa da população. 

De acordo com os cientistas, o diagnóstico se dá por meio da saliva do paciente, coletada por um dispositivo de plástico. Dentro dele, há um filtro capaz de medir a fotometria das moléculas da amostra. Ou seja: realizar o diagnóstico com base na análise da incidência da luz sobre o material. O aparelho é conectado a uma tela, que exibe o resultado em até cinco segundos. 
  
O exame tem precisão estimada em 90%, com margem de erro de 2,5% para mais ou para menos. A acurácia se assemelha à da tecnologia RT-PCR, considerada 'padrão ouro' na deteção da Covid-19. O resultado é normalmente entregue pelos laboratórios dentro de 24 horas.

Atualmente, o teste mais ágil de detecção do vírus é o chamado teste rápido de antígeno, que fica pronto entre 10 e 15 minutos. A precisão deste método, no entanto, costuma deixar a desejar. O Ministério da Saúde calcula que a taxa de erros para resultados negativos seja próxima de 75%. 

A UEM não divulgou qual  o melhor momento para aplicação do se o novo teste. No caso do RT-PCR, por exemplo, a recomendação é de que a análise seja feita a partir do terceiro dia da manifestação sintomas ou do contato com infectados. 

A novidade foi utilizada em 970 pessoas durante o mês de maio. Os estudiosos, agora, aguardam liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para disponibilizar a tecnologia no SUS. 

Capaz de realizar mais de mil detecções por dia, o aparelho é indicado sobretudo para a testagem em locais públicos com grande fluxo de pessoas, além de festas e eventos. 

Fonte: DP

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários