Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Na véspera de encontro com governadores, Eduardo Campos prega entendimento sobre partilha dos royalties.

alt
As discussões em volta da divisão dos royalties do petróleo do pré-sal será motivo de encontro dos governadores de Estados produtores e não produtores em Brasília, nesta próxima quinta-feira (30). O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), pregou, nesta manhã (28) o entendimento entre os chefes dos Executivos estaduais, uma vez que o Senado deverá apreciar o veto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), que inclui as unidades federativas não produtoras na partilha dos ganhos do ouro negro.

"Nós temos que apreciar um Projeto de Lei que discipline a matéria dos royalties. Vamos fincar um espaço de como esses royalties devem ser distribuídos. A proposta que o ex-presidente Lula vetou era a distribuição total do 'ante pré-sal', do pré-sal e 'pós pré-sal', todos pelo FPE (Fundo de Participação dos Estados)", disse Eduardo Campos, após a assinatura do Programa de Universidade para Todos em Pernambuco. O socialista destacou que, sobre o assunto, o país ainda está vivendo a legislação antiga, que mantém a distorção entre o repasse aos Estados. "Se votar o veto e não corrigir (a emenda), a injustiça fica prevalecida", acrescentou o governador. 

Eduardo Campos e o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), foram designados para conversar com os demais chefes dos Estados produtores e não produtores de petróleo. O socialista comentou que a divisão dos royalties não tem uma posição comum na base e que existem três pensamentos sobre a partilha. "A posição é em relação a Estado produtor e não produtor. Não tem posição partidária", frisou. "Se a pessoa é natural do Espírito Santo, ela pensa de uma forma. Se é de São Paulo, já pensa de uma maneira um pouco diferente. Se é do resto do Brasil...", disse.

O socialista reforçou que o intuito é de dialogar com os demais Estados para "não esticar a corda" sobre o assunto. "Quando esticou essa corda, foi ruim para todo mundo. À hora é de ter bom-senso, buscar o entendimento. Há um esforço do Senado de criar uma comissão para dialogar. Quando vai para um diálogo vai disposto a ceder e os outros têm que ir dispostos a ceder, senão não tem acordo. Se for para um diálogo levando só a minha vontade, o meu desejo, a minha opinião e não vou respeitar a do outro, você sai do diálogo sem acordo", declarou Eduardo Campos.

Nomeações e Armando
O governador do Estado não quis comentar sobre a nomeação para o segundo escalão do Governo Federal. O PSB poderá ficar com quatro cargos, entre eles o comando da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). "Quando eu tiver alguma coisa a falar sobre isso, eu chamo vocês e falo. Não vou estar me escondendo atrás de off sobre esse tema. Não tenho nada a falar sobre isso", disse. Sobre a declaração do senador Armando Monteiro Neto (PTB) - de que um aliado não é um subordinado - Eduardo Campos informou que o secretário da Casa Civil, Tadeu Alencar, já respondeu a questão. "Tadeu já não falou?", repassou a pergunta, Eduardo. "Tadeu já falou. Fica até chato falar", completou o governador. Nesse momento, o secretário brincou e disse: "mas o senhor pode me desautorizar", rindo ao socialista, que negou, enfático, a deixa.

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários