Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Cepir e Empetur lançam Projeto de Turismo Étnico.

O Comitê Estadual de Promoção da Igualdade Étnicorracial (Cepir) e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) lançaram, nesta quarta-feira (11), o Projeto Turismo Étnico nas Comunidades Tradicionais de Terreiros e Quilombolas. Estiveram presentes no evento, o presidente da Empetur, André Correia, a coordenadora de comunicação da Fundação Cultural Palmares, Suzana Varjão, o secretário executivo do Cepir, Jorge Arruda, além de representantes de terreiros e de comunidades quilombolas do Estado. A cerimônia contou ainda com a apresentação do Maracatu Porto Rico.

O projeto tem como objetivo desenvolver de maneira sustentável o turismo étnico no Estado. Para isso, as pessoas envolvidas com as comunidades quilombolas e com os terreiros vão receber capacitação para receber turistas, cursos de inglês e espanhol, oficinas de hotelaria, culinária e empreendedorismo. “Essa iniciativa pretende desenvolver o potencial do turismo étnico de Pernambuco. Realizaremos ações para que as pessoas das comunidades quilombolas e dos terreiros estejam capacitadas a receber os turistas”, afirmou André Correia, presidente da Empetur.

Para Suzana Varjão, esse projeto, além de capacitar as comunidades para o turismo, vai contribuir para o fim da violência e do racismo. “Quando vi o Pacto pela Vida surgir fiquei otimista e o que vi hoje foi o crescimento desse programa. É assim que se combate a violência e o racismo, com coragem e com decisão política”, afirmou Suzana Varjão, que parabenizou o Governo do Estado por esta iniciativa.

O projeto Turismo Étnico faz parte das ações do Ano Internacional dos Afrodescendentes, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Aproximadamente, 75 terreiros e 20 comunidades quilombolas serão incluídos nesse projeto no Estado. “O tapete cultural pernambucano vai ser oferecido de forma sistemática ao mundo. Pernambuco precisava desse projeto por ter um grande acervo cultural que nasce dentro dos terreiros”, afirmou o secretário Jorge Arruda.

http://www.akiagora.com/
blogdafolha

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários