
© Jakub Porzycki/NurPhoto via Getty Images
Depois do Roblox e do TikTok, o OpenAI avalia implementar no ChatGPT um sistema de estimativa de idade para restringir o acesso de usuários menores.
Em comunicado publicado em seu blog oficial, a empresa informou que a ferramenta deve considerar a data de criação da conta, o comportamento dos usuários e padrões associados a faixas etárias para estimar a idade. Segundo a OpenAI, o modelo analisará uma combinação de sinais, como o tempo de existência da conta, períodos típicos de atividade, padrões de uso ao longo do tempo e a idade declarada pelo próprio usuário.
A companhia explicou que, caso o sistema faça uma estimativa incorreta, o usuário poderá contestar a decisão por meio de uma plataforma específica, com a submissão de uma selfie para verificação.
A OpenAI tem enfrentado pressão crescente para adotar medidas mais rígidas em relação ao uso do ChatGPT por menores de idade. A empresa também é alvo de processos judiciais nos quais a ferramenta é acusada de omissão ou até de ter contribuído para situações extremas envolvendo usuários vulneráveis.
Sam Altman responde a críticas de Musk
Casos recentes associados ao uso do ChatGPT reacenderam críticas de Elon Musk, dono da Tesla, da SpaceX, do X e da xAI. Em uma publicação no X, Musk afirmou que seus seguidores não deveriam permitir que pessoas próximas utilizassem o ChatGPT.
A declaração gerou resposta do cofundador e CEO da OpenAI, Sam Altman, que reconheceu a necessidade de fazer mais para proteger usuários em situação de vulnerabilidade. Ao mesmo tempo, Altman criticou Musk, afirmando que o empresário costuma acusar o ChatGPT tanto de ser excessivamente restritivo quanto permissivo.
Segundo Altman, cerca de um bilhão de pessoas utilizam a ferramenta, incluindo usuários em estados mentais frágeis, o que exige responsabilidade e equilíbrio. Ele afirmou que a OpenAI continuará tentando aprimorar seus sistemas, destacando que se trata de situações complexas e delicadas.
Em seguida, Altman também direcionou críticas aos produtos da Tesla, mencionando acidentes associados ao sistema Autopilot. Ele afirmou que, em sua experiência, o recurso parecia inseguro para ser lançado e evitou comentar decisões relacionadas ao Grok, ferramenta de IA ligada à xAI.






0 Comentários
Facebook.com/akiagoraEventos