Por Bruno Sznajderman

O número de senadores a favor do impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes subiu para 40 nesta quarta-feira (6), segundo levantamento feito pela oposição.
Com isso, falta uma assinatura para que o Senado chegue à maioria de 41 votos favoráveis ao processo de impedimento. A abertura, porém, é determinada pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre, e para que a destituição ocorra de fato são necessários os votos de 54 senadores.
Nikolas declarou na quarta-feira que os senadores Pedro Chaves (MDB-GO) e Mecias de Jesus (Republicanos-RR) eram as mais recentes adições à lista de apoios. Mecias confirmou à Gazeta do Povo que definiu seu posicionamento a favor do impeachment. Mais cedo, a senadora Ivete Marli Appel da Silveira (MDB-SC) também resolveu declarar apoio ao pedido de impeachment de Moraes.
O placar atualizado está disponível no site votossenadores.com.br. A página mostra que 40 senadores se posicionaram a favor do impeachment, 19 são contra e outros 22 permanecem indefinidos. Inicialmente, o senador Vanderlan Cardoso (PSD–GO) havia sido contabilizado como um dos favoráveis, mas como está licenciado do cargo desde 1º de julho, saiu da contagem. Chaves é seu suplente.
A oposição impediu a realização das sessões plenárias na Câmara e no Senado nesta tarde em protesto a prisão domiciliar imposta por Moraes ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Para acabar com a obstrução, os parlamentares pedem a aprovada de um "pacote da paz" que prevê anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023 e o impeachment do ministro.
0 Comentários
Facebook.com/akiagoraEventos