
A energia elétrica ficará mais cara em agosto de 2025 devido ao acionamento da bandeira vermelha no patamar 2 pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Isso significa um custo adicional de R$ 7,87 para cada 100 kWh consumidos. A causa principal é a redução da geração hidrelétrica devido a chuvas abaixo da média, o que leva ao uso de fontes de energia mais caras, como as termelétricas.
O aumento da bandeira tarifária é uma forma da Aneel sinalizar o custo real da geração de energia e repassar aos consumidores o acréscimo devido ao uso de fontes mais caras. A bandeira vermelha patamar 2 é a mais alta e indica que a geração de energia está mais cara devido a condições climáticas desfavoráveis que impactam a operação das hidrelétricas.
A Aneel, ao acionar a bandeira vermelha, reforça a importância do uso consciente da energia elétrica para evitar o aumento dos custos e o impacto na inflação, além de contribuir para a preservação dos recursos naturais.
As previsões meteorológicas indicam que as chuvas nas próximas semanas, assim como as vazões dos reservatórios de hidrelétricas, estarão abaixo da média histórica. Essa condição impacta diretamente a geração de energia, já que as hidrelétricas, são a principal fonte de eletricidade no Brasil.
13 dicas para economizar na conta de luz
Desligue aparelhos quando não estiverem em uso;
Troque lâmpadas comuns por modelos de LED;
Ajuste a temperatura do ar-condicionado;
Considere a instalação de energia solar;
Substitua aparelhos antigos por modelos eficientes;
Evite o modo “standby“;
Evite sobrecarregar os circuitos elétricos;8. Aproveite a luz natural;
Prefira produtos com selo de eficiência energética;
Evite utilizar eletrodomésticos nos horários de pico;
Use ventiladores como alternativa ao ar-condicionado;
Mantenha os equipamentos sempre limpos;
Utilize lâmpadas apenas nos ambientes que estão sendo usados, evitando desperdício de energia.
0 Comentários
Facebook.com/akiagoraEventos