Por: Felipe Resk

João Victor Soares da Silva é um dos denunciados pelo MPPE (Crédito: Reprodução / Redes Sociais)
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) denunciou, ao todo, seis pessoas por participação nos confrontos entre as torcidas organizadas de Sport e Santa Cruz, registrados em 1º de fevereiro, dia do Clássico das Multidões.
O Diario de Pernambuco teve acesso, com exclusividade, à lista de acusados pela promotoria. Os documentos revelam que os seis denunciados são todos integrantes da Jovem do Leão, a principal organizada do Sport, mesmo que vídeos dos episódios mostrem pessoas ligadas à Explosão Coral, do Santa Cruz, agredindo e até cometendo crimes sexuais contra os rivais.
No Recife, o principal confronto foi registrado na Rua Real da Torre, na Madalena, Zona Oeste do Recife. Na ocasião, integrantes da Explosão Coral, que eram escoltados pela Polícia Militar, se depararam com membros da Jovem, dando início à pancadaria.
Segundo o MPPE, foi a própria Jovem quem planejou e provocou o ataque. Em menor número, no entanto, os integrantes da organizada do Sport acabaram subjugados e espancados pelos membros da Explosão Coral.
Questionado sobre só ter acusado formalmente integrantes da Jovem, o MPPE respondeu que “denunciou essas seis pessoas, independentemente de serem da torcida ‘a’ ou ‘b’, porque foram presas e autuadas em flagrante delito”.
“Outras investigações estão em curso, levadas a efeito pela polícia judiciária e acompanhadas pelo MPPE, objetivando identificar outros envolvidos no episódio e detalhar as suas respectivas responsabilidades”, diz nota do órgão.
A reportagem também procurou a Secretaria de Defesa Social (SDS) para saber se os agressores que aparecem nos vídeos já foram identificados e indiciados. A pasta não respondeu.
VEJA A LISTA DE DENUNCIADOS PELO MPPE
João Victor Soares da Silva, 28 anos
É o presidente da Jovem do Leão. Foi espancado por integrantes da Explosão Coral, do Santa Cruz, durante confronto entre os bandos na Madalena. Foi socorrido em estado grave no Hospital da Restauração (HR), passou por cirurgia e permanece internado. É apontado como responsável por convocar integrantes da organizada para o confronto.
Thyago Mendes Barbosa, 34 anos
Líder do “Bonde dos Brabos”, uma das gangues da organizada, também estava envolvido no confronto na Madalena. Foi socorrido no HR. Segundo o MPPE, ele esteve no ataque ao ônibus do Fortaleza, em 2024, e ajudou a convocar os membros da Jovem para o confronto no Clássico das Multidões.
João Victor Antonio da Silva, 24 anos
Integrante da Jovem do Leão, estava no confronto na Madalena e foi levado, já desacordado, para o HR. É acusado de ter atendido ao chamado das lideranças para participar das brigas.
Bruno Luan Batista Soares, 29 anos
Outro integrante da Jovem envolvido no confronto na Madalena, é acusado de ter atendido ao chamado das lideranças para participar das brigas. Foi flagrado segurando um pedaço de madeira no início do confronto.
Mikael Joaquim da Silva, 19 anos
Também membro da Jovem, é acusado de atirar uma pedra que danificou o capô e o para-brisa dianteiro de viatura da Polícia Militar que fazia a escolta da Explosão Coral.
Lucas Melo Gonçalves de Carvalho, 19 anos
Foi detido em um carro, a menos de 2 quilômetros do local do confronto, com 11 explosivos caseiros, 32 rojões explosivos grandes, um soco-inglês, uma corrente metálica e uma barra de ferro com grampos cortantes.
0 Comentários
Facebook.com/akiagoraEventos