Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts

banner no cabeçalho.

--ASSESSORIA E SUPORTE PUBLICITÁRIO PARA SUA EMPRESA E COMÉRCIO--


AKIAGORA

Clique na imagem e contate-nos


AKIAGORA

CASA DO AGRICULTOR

SAÚDE Dia D para imunização de crianças e adolescentes é neste sábado (20/08)



Foto: Divulgação/SES-PE.

Mais de 2,4 mil salas de vacinação espalhadas pelos municípios pernambucanos estarão abertas, neste sábado (20/08), para realização do Dia D de mobilização campanhas nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação de menores de 15 anos de idade. As coberturas vacinais abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 90%, elevam o risco de reintrodução de doenças, como a poliomielite, em nosso território e possibilita o surgimento de bolsões de crianças e adolescentes desprotegidas contra as doenças consideradas imunopreviníveis.


As coberturas vacinais em Pernambuco para as principais estratégias do calendário básico de vacinação ainda não ultrapassaram o percentual de 70% (ver coberturas abaixo) e a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), por meio do Programa Estadual de Imunizações, tem reforçado junto aos gestores municipais a importância da mobilização coletiva para aumentar as taxas de cobertura e aproximar os responsáveis pela população alvo dos serviços de saúde para vacinação.


Em Pernambuco, 538.868 crianças de 1 a 4 anos de idade estão aptas a receber a vacina de proteção contra a poliomielite. Já na estratégia de multivacinação, a população-alvo será as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), não vacinados ou com esquemas vacinais incompletos, de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação. As campanhas acontecem de forma simultânea até o próximo dia 9 de setembro.


Especificamente na faixa etária de 1 a 4 anos, quando ocorre a imunização de modo indiscriminado, ou seja, independente de situação vacinal anterior. Para este grupo elegível, e quando observado desde o início da campanha no último dia 08 de agosto, a cobertura vacinal é de 5,70%, com 30.689 doses aplicadas.


“A campanha de multivacinação é para contemplar e atualizar a caderneta de vacinação, tanto das crianças quanto dos adolescentes até 15 anos. Então, para este público que estiver com a carteira desatualizada às mães, pais e responsáveis deverão levá-los aos postos de saúde mais próximos de sua residência. Estamos inteiramente mobilizados também para campanha de prevenção a poliomielite, que para as crianças de 1 a 4 anos ocorre independente do esquema vacinal. É importante que todos os pais e responsáveis levem seus filhos até a unidade de saúde, pois enquanto existir um país no mundo com casos da doença precisamos manter as altas coberturas vacinais e com isso garantir a não reintrodução do vírus da pólio. A poliomielite é uma doença grave, podendo levar a paralisia dos membros inferiores, como até causar o óbito. Essa doença tem em seu histórico o acometimento de muitas crianças nas décadas de 70 e 80 e após o grande uso da vacinação, nós reduzimos e não tivemos mais nenhum caso há mais de 30 anos no Brasil”, destaca a superintendente de Imunizações do Estado, Ana Catarina de Melo.


COBERTURAS VACINAIS


BCG – 71,19%


Hepatite A e B – 56,79% e 61,64%


Rotavírus humano – 59,20%


Pneumocóccica (<1 ano) – 67,18%


Pentavalente (<1 ano) – 64,16%


Poliomielite (<1 ano) – 61,50%


Poliomielite (1º ref) – 47,63%


Menigocócica Conj. C (<1 ano) – 64,26%


Menigocócica Conj. C (1 ano) – 63,66%


Febre amarela (<1 ano) – 40,65%


Tríplice viral (D1) – 70,26%


Tríplice viral (D2) – 40,22%


Pneumocóccica (1 ano) – 63,26%


Varicela – 57,91%


DTP (1 ano – 1º ref) – 51,36%
Por: Diario de Pernambuco

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários