Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Política: Ciro sobre privatização da Petrobras: 'Grupos internacionais ditariam preços abusivos'

O presidenciável Ciro Gomes (PDT) afirmou nesta terça-feira (22) que a eventual privatização da Petrobras permitiria que empresas internacionais de petróleo ditassem preços abusivos no Brasil. O ex-governador compartilhou em suas redes um vídeo de entrevista que concedeu no domingo (20) ao Cuida Cast, podcast com representantes dos caminhoneiros.
 

Não caia na balela de que se a Petrobrás fosse privatizada os preços dos combustíveis baixariam. Ao contrário: grupos internacionais ditariam preços abusivos. Veja a explicação que dei aos meus amigos caminhoneiros. #CiroComCaminhoneiros pic.twitter.com/4k74FBwuJr

— Ciro Gomes (@cirogomes) 
 

Durante a entrevista, Ciro foi questionado sobre o motivo de não existir outra empresa de petróleo brasileira além da Petrobras. Segundo o pedetista, a estatal impede que grandes empresas estrangeiras ditem o mercado de petróleo no país.

“Porque no mundo do petróleo só existem duas coisas: os monopólios estatais ou as 'sete irmãs', que são um cartel estrangeiro (...) São sete grandes companhias globais que dominam 20% do petróleo do mundo. E 80% do petróleo do mundo é controlado por estatais. Os maiores produtores mundiais têm empresas estatais. Então, o Brasil, que tem autonomia e autossuficiência em petróleo, tem que optar: ou entrega o nosso petróleo para uma das 'sete irmãs', que operam em conjunto (...) ou ele administra, como a Índia, a China, a Rússia, sabe", argumentou Ciro.

Em seguida, o pedetista criticou o apoio de caminhoneiros ao governo Bolsonaro. Em setembro do ano passado, caminhoneiros de todo país promoveram o bloqueio de rodovias em apoio ao governo e contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

"O que vocês estão reclamando é correto. O que nós precisamos é parar de ouvir só a solidariedade superficial que vocês deram, não digo vocês dois [apresentadores do programa], mas a categoria [de caminhoneiros] deu [apoio] em massa ao Bolsonaro, que é um estelionatário, 171. Ele foi lá e não entregou nada de volta a vocês, por quê? Prometeu claramente, quem quiser pega aí no arquivo do Google, que ia mudar a política de preços da Petrobras, chegou lá e se rendeu."

Em pauta
 
A privatização da Petrobras é um dos temas centrais nas campanhas dos pré-candidatos à Presidência. Cobrado pelo aumento no preço dos combustíveis, Bolsonaro já declarou diversas vezes a vontade de privatizar a estatal. O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) e o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), também já se posicionaram a favor da desestatização da Petrobras. 

Entre os principais nomes na disputa pelo Planalto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes e a senadora Simone Tebet (MDB) defendem que a empresa não seja privatizada.

DP

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários