Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Campanha de vacinação contra a influenza é prorrogada até 30 de junho em Pernambuco



A campanha de vacinação contra a influenza foi prorrogada até o dia 30 de junho, em Pernambuco. De acordo com o estado, até esta sexta-feira (29), mais de 2,1 milhões de pessoas tinham sido imunizadas. Mesmo assim, cerca de 1,4 milhão de pernambucanos ainda precisam receber a dose, que protege contra três tipos da doença: A(H1N1), A(H3N2) e B.

A informação foi divulgada no boletim diário que trata dos casos de Covid-19, em Pernambuco. A superintendente de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo, afirmou que a vacinação deve atingir, principalmente, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e grávidas.

Ainda de acordo com o governo, é preciso lembrar a importância da vacina, que pode evitar adoecimento, internações e mortes.

Também é necessário, segundo o estado, estimular as secretarias municipais a seguir as medidas de segurança e higiene nos postos de saúde e também a criar estratégias para chegar mais próxima do público, principalmente durante o período de isolamento social da pandemia.

Além das crianças e gestantes, podem se vacinar contra a influenza os seguintes grupos: puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), adultos entre 55 e 59 anos, população indígena, pessoas com deficiência e comorbidades, professores dos ensinos básico e superior, forças de segurança e salvamento (policiais e bombeiros).

Também podem ser imunizados caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo (motoristas de ônibus e cobradores), portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, trabalhadores de saúde e idosos.

A Secretaria Estadual de Saúde ressalta que é preciso levar a caderneta de vacinação para que a dose contra a influenza seja aplicada. Os profissionais ainda devem analisar o documento e, caso haja alguma vacina em atraso, aproveitar para providenciar a imunização.

Além disso, afirma o governo, é preciso apresentar documentação que comprove a inclusão nos grupos prioritários. Pessoas com comorbidades (outras doenças) ou condições clínicas especiais, por exemplo, devem apresentar prescrição médica.

Mulheres que acabaram de ter filho devem apresentar comprovação do parto, como certidão de nascimento. Portuários, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo precisam mostrar documento comprobatório, como carteira de trabalho, contracheque com documento de identidade, carteira de sócio dos sindicatos de transportes ou carteira de habilitação (categorias C ou E). Força de segurança e professores também devem mostrar documentação/contracheque.

No caso de pessoa com deficiência, o Ministério da Saúde sugere apresentar laudos ou declarações médicas, comprovação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou documento de aposentadoria.

Etapas
Uma das etapas da campanha de vacinação contra a influenza começou no dia 11 de maio, em todo o estado. Esta fase foi dividida em duas e, na primeira, os postos de saúde receberam crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto.

Desde o dia 18 de maio, estão sendo vacinados contra gripe adultos entre 55 e 59 anos e professores das redes pública e privada.

Neste ano, o início da campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus. Os idosos foram os primeiros a serem vacinados.
G1 Pernambuco

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários