Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Candidato do PSL derrotou ontem o petista Fernando Haddad nas urnas, com 55% dos votos válidos; Padilha vai coordenar processo de transição


Candidato do PSL derrotou ontem o petista Fernando Haddad nas urnas, com 55% dos votos válidos; Padilha vai coordenar processo de transição

O presidente eleito Jair Bolsonaro deve ficar em casa, nesta segunda-feira (29), o primeiro dia depois que a sua vitória no segundo turno das eleições 2018 foi anunciada. O candidato do PSL – que derrotou o candidato do PT, Fernando Haddad, com 55,13% dos votos válidos nas eleições deste domingo (28) – vai tirar o dia para descansar. O primeiro dia de Bolsonaro como presidente eleito, porém, já será marcado pelo início da transição do governo Temer.

A equipe de Temer afirmou, logo após o resultado das eleições, que o processo de transição entre governos será de “transparência total” e que começará logo no primeiro dia de Bolsonaro como futuro presidente. O governo Bolsonaro receberá do antecessor informações sobre os ministérios relacionados às ações dos últimos dois anos e o que está em andamento, como contratos em vigor, obras iniciadas e orçamento já previsto. 
Para comandar tal processo de transição , Temer destacou de seu governo o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. O processo de transição entre o governo atual e o eleito é disciplinado pela Lei 10.609, de 2002, e pelo Decreto 7.221, de 2010.

A legislação obriga o repasse das informações solicitadas pelo novo governo, além de possibilitar a criação de 50 cargos de caráter temporário, chamados Cargos Especiais de Transição Governamental, para os indicados do futuro presidente. Esses cargos poderão ser ocupados a partir de terça-feira (30) e devem ficar vagos até o dia 10 de janeiro.
Bolsonaro, por sua vez, ficará em casa hoje, assim como o fez desde que foi vítima de um atentado a faca durante um evento de campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais. O candidato do PSL só saiu de casa em momentos específicos, como nos dias de votação, no primeiro e no segundo turno. 
Com sua vitória, Bolsonaro interrompeu um ciclo que vinha desde 2002, em que o PT sempre saía na frente no segundo turno das eleições. Jair Bolsonaro foi confirmado o  38º presidente do Brasil às 19h18 deste domingo, quando, com 94,44% das seções apuradas, Bolsonaro alcançou 55.205.640 votos (55,54% dos válidos) e não podia mais ser ultrapassado por Haddad, que naquele momento somava 44.193.523 (44,46%).
Com 100% das seções apuradas, Bolsonaro recebeu 57.797.073 votos (55,13%) e Haddad, 47.039.291 (44,87%). A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, anunciou, por volta das 20h10, que Bolsonaro estava matematicamente eleito.

primeiro dia de Bolsonaro eleito, porém, será de ressaca para alguns eleitores, dado que, após o anúncio da vitória do candidato do PSL, houve comemoração, buzinaços e o disparo de fogos de artifício em diversas cidades pelo País. No Rio de Janeiro, muitos eleitores se reuniram na frente do condomínio onde o presidente eleito vive, para celebrar o resultado das eleições 2018.

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários