Pesquise aqui.

A maior velocidade!

Moxabustão: calor para a cura de enfermidades.

Técnica milenar, a moxabustão é uma espécie de acupuntura térmica. Proveniente da medicina chinesa, a terapia  baseia-se nos mesmos princípios de conhecimento de meridianos de energia trabalhados na acupuntura. No entanto, o procedimento consiste na aplicação de calor, produzido por meio da combustão da erva artemisia, em diversos pontos do corpo.
De acordo com o terapeuta ocupacional Heitor Casado, a moxabustão previne e trata vários tipos de doenças, como depressão, cefaléia, hérnia de disco, insônia, problema nos ossos e nos músculos. “O bastão de artemísia funciona como um charuto, que é aproximado, sem fazer contato com a pele, do ponto ao qual se deseja acrescentar energia”, explicou.
O calor da moxa remove os bloqueios de energia que obstruem e geram disfunções no organismo. “A moxa trabalha em favor da boa absorção alimentar, que tonifica o sistema inumológico e, assim, combate e previne enfermidades”, resumiu Casado. O calor da moxabustão, segundo os especialistas, é extremamente penetrante e mais eficaz quando há menos circulação e em condições frias e úmidas.
A técnica, segundo o especialista, não apresenta nenhuma contraindicação ou efeito colateral. Mas algumas precauções devem ser tomadas em certas situações. “Há pontos na acupuntura que não devem usar em gestantes. Também há patologias oriundas do ‘calor verdadeiro’ que não é recomendável usar a moxa em determinadas regiões do corpo”, concluiu Heitor Casado.

Sobre a terapia
O procedimento é feito por meio da combustão da erva artemísia;
A técnica previne e cura diversos tipos de enfermidade;
O calor remove os bloqueios de energia;
É mais eficaz em condições úmidas e frias;
Pode ser utilizada aliada à acupuntura, ou não;
Não tem contraindicação ou efeitos colaterais.
Da Folha de Pernambuco
▲ Ir para Topo