Por Jornal Nacional

Governo brasileiro se articula para convencer a China a limitar o embargo
O governo brasileiro está se articulando para convencer a China a limitar o embargo de carne de frango.
A suspensão das importações da carne de frango brasileira depende do acordo comercial com cada país. Dezesseis países e a União Europeia suspenderam totalmente a compra de carne de frango brasileira. Outros oito países restringiram a suspensão apenas à região afetada. É o caso do Japão, cujo acordo comercial com o Brasil prevê a suspensão automática da compra do frango produzido apenas onde foi detectado o vírus.
O governo trabalha para convencer os principais parceiros comerciais, como a China, a flexibilizarem os acordos comerciais, regionalizando os embargos; que a suspensão da compra do frango brasileiro se limite à área afetada.
De quinta-feira (15) até agora, a presença do vírus da gripe aviária só foi confirmada em Montenegro, Rio Grande do Sul.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/6/G/2RON9ARMy46WVkJTcDlQ/globo-canal-5-20250520-1800-frame-300114.jpeg)
Brasil se articula para convencer China a restringir embargo de carne de frango — Foto: Reprodução/TV Globo
“A gente tem que ter muita cautela para se pronunciar agora, porque o caso ainda é muito recente. Cinco dias é muito pouco tempo para que eles possam se sentir confiantes e regionalizar. Eu compreendo o lado deles. Vamos trabalhar. Agora é hora de fazer a nossa parte para que então, em poucos dias, a gente proponha a regionalização”, diz o ministro da Agricultura Carlos Fávaro.
A Frente Parlamentar da Agricultura, que reúne 353 parlamentares, discutiu o assunto com o ministro Fávaro.
“A gente está conseguindo mitigar efeitos importantes nos principais mercados que a gente tem. A gente precisa trabalhar nesses 28 dias para mitigar os efeitos dessa crise e tentar solucioná-la o mais rápido possível”, afirma o deputado Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.
Ao menor sinal de suspeita, agentes sanitários colhem material para análise. Nesta terça-feira (20), surgiram mais dois novos casos. Em uma granja doméstica, em Eldorado dos Carajás, no Pará. Em Derrubadas, no Rio Grande do Sul, a suspeita é em aves silvestres. Agora, são seis casos sob investigação.
0 Comentários
Facebook.com/akiagoraEventos