Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Alerta: Covid-19: sequenciamento indica três casos da subvariante BA.2 em Pernambuco

Um estudo realizado em Pernambuco aponta a presença da subvariante BA.2 da variante Ômicron da Covid-19. De acordo com o sequenciamento genético realizado pelo Instituto Aggeu Magalhães (IAM-Fiocruz-PE), todas as 54 amostras positivas para a Covid-19 processadas nesta nova análise foram identificadas como da linhagem Ômicron, sendo três amostras positivas para a subvariante BA.2. A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), informou que os três casos são de pessoas residentes de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. As coletas dos pacientes foram realizadas entre a segunda quinzena de fevereiro até o final de março.

"Como sempre reiteramos, Pernambuco segue atento à circulação do vírus da Covid-19 em nossa território e a vigilância genômica ininterrupta é uma das nossas principais estratégias. Estes novos registros da sublinhagem da Ômicron, a BA.2, foram de pessoas que não apresentaram sintomas e estavam com o esquema vacinal em dia. Por isso, reforçamos mais uma vez a importância da vacinação para prevenir casos graves e óbitos pelo novo coronavírus. Os demais cuidados, como uso de máscaras e higienização correta das mãos, devem continuar. Só assim superaremos a pandemia", disse o secretário estadual de Saúde, André Longo, ontem (12).

Sequenciamento genético
A BA.2 foi detectada pela primeira vez no Estado em sequenciamento genético do Instituto Aggeu Magalhães divulgado no fim de março. Os casos positivos para a BA.2 tratam-se de três pessoas da mesma família - dois homens, de 68 e 32 anos respectivamente, e uma mulher de 63 anos - residentes do município de Jaboatão dos Guararapes. As amostras foram coletadas em 18 de março no centro estadual de testagem para a Covid-19 do Geraldão e sequenciadas no dia 7 de abril. Os três, que foram assintomáticos, estão com o esquema vacinal completo para a doença.  

As 54 amostras analisadas neste último sequenciamento foram de pacientes residentes nas cidades de Cabrobó (2), Caruaru (24), Cedro (1), Condado (1), Dormentes (1), Fernando de Noronha (1), Garanhuns (1), Jaboatão dos Guararapes (4), Orocó (1), Ouricuri (1), Paudalho (1), Paulista (1), Petrolina (2), Recife (7), Salgueiro (3), Santa Maria da Boa Vista (1), Serrita (1) e Surubim (1). 
DP

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários