Ultimas noticias

6/recent/ticker-posts
Aqui a notícia é prioridade


AKIAGORA

CLIQUE E VISITE NOSSOS PARCEIROS


AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA

AKIAGORA



AKIAGORA

Eleições 2022: Deputado e ex-prefeito do Recife, João Paulo retorna ao Partido dos Trabalhadores

Dando sequência às movimentações políticas permitidas pela janela partidária, nesta sexta-feira (11) foi a vez do deputado estadual João Paulo retornar ao Partido dos Trabalhadores (PT), cuja legenda ajudou a fundar na década de 1980. O retorno do parlamentar foi comemorado durante encontro na sede do partido, no bairro de Santo Amaro, Zona Central do Recife, com as presenças de lideranças locais, estaduais e da militância. João Paulo deixa o PCdoB onde estava desde 2017.

 

"A separação com o PT foi um dos momentos mais difíceis de minha vida política. Foi como o fim de um casamento que havia durado 50 anos, tempo da minha militância política. Contudo, meu retorno ocorre numa situação de paz e entendimento. Ao PCdoB, que será nosso aliado na grande tarefa de nos livrar do fascismo e eleger Lula presidente, deixo aqui meu agradecimento pela acolhida. Ao PT, afirmo que volto com o mesmo entusiasmo e sonhos que me moviam na construção da legenda", afirmou João Paulo.  QA filiação do parlamentar foi aprovada por unanimidade na executiva estadual do partido, na quarta-feira. O sentimento de retorno ao PT foi tão latente que fez com que ele desse entrada no processo logo no primeiro dia da abertura da janela partidária (03 de março). O nome do deputado também foi aceito por unanimidade na executiva municipal. "Nosso sentimento de voltar ao partido é para ajudar o companheiro Lula a combater o negacionismo, a fome e o desemprego que assola nosso país", completou.

 

Antes de voltar ao partido, João Paulo conversou com o ex-presidente Lula que se mostrou receptivo à volta do deputado à legenda. Na ocasião, Lula afirmou que João Paulo sempre esteve presente nas lutas importantes para o povo. "Para mim, o meu sentimento é que João Paulo nunca saiu do PT". João Paulo ainda conversou a presidente nacional do partido, Gleisi Hoffmann; o deputado Doriel Barros, presidente estadual do PT; e o senador Humberto Costa, além dos ex-ministros Gilberto Carvalho e José Dirceu. Vivian Farias, vice na chapa de João Paulo à Prefeitura de Olinda, também teve um papel fundamental na criação das condições do retorno de João Paulo ao PT.

 

João Paulo foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco, sendo o primeiro vereador do PT no Recife. No ano de 2000 foi eleito o "primeiro operário preto" a governar o Recife pelo Partido dos Trabalhadores (PT), sendo reeleito em 2004. Foi deputado federal de 2010 a 2014. Em julho de 2015, assumiu a superintendência da Sudene no governo Dilma. No PCdoB, João Paulo disputou a prefeitura de Olinda em 2020, mas foi derrotado para o prefeito reeleito Professor Lupércio (Solidariedade). O parlamentar, que exerceu vários cargos eletivos pelo PT – primeiro vereador eleito pela legenda no Recife, deputado estadual e federal e prefeito da capital por dois mandatos - é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, no início da década de 1980, e estava no PCdoB desde 2017.

DP

Comente com o Facebook:

Postar um comentário

0 Comentários